Bolsonaro volta atrás e decide prorrogar Exército no Ceará

Virou uma queda de braço, com o PR Bolsonaro fazendo pressão nos governadores para que auxiliem na votação do excludente de ilicitude, que beneficia policiais.

Jornal GGN – Jair Bolsonaro, presidente, decidiu prorrogar por mais oito dias a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que autoriza o emprego das Forças Armadas e da Força Nacional para ajudar na segurança do Ceará. As informações são da Folha.

O motim de policiais militares, que já dura dez dias, teve o suporte da GLO num primeiro momento. O decreto da GLO é válido por dez dias, e teria seu término nesta sexta, 28. O governador Camilo Santana pediu ao governo federal a prorrogação e, o PR Bolsonaro, em sua live oficial de redes sociais, avisou que não iria prorrogar o decreto.

Virou uma queda de braço, com o PR Bolsonaro fazendo pressão nos governadores para que auxiliem na votação do excludente de ilicitude, que beneficia policiais. Ele quer que os governadores pressionem suas bancadas no Congresso para aprovação do projeto.

Além disso, está no ar a disputa sobre o ICMS dos combustíveis. Como aditivo, junte-se a falação de Bolsonaro de que Rui Costa, governador da Bahia, seria responsável pela morte do miliciano Adriano da Nóbrega, ligado ao senador Flávio Bolsonaro. Vinte governadores chegaram a escrever uma carta ao PR criticando esta postura.

Após a live do PR, na quinta-feira, governadores de quatro estados cogitaram enviar reforços ao Ceará para ajudar no enfrentamento ao motim. E isso em uma crítica ao PR, que disse que não iria prorrogar a GLO.

O PR tomou a decisão de prorrogação do decreto em reunião no Palácio do Planalto hoje, que teve a participação de Sergio Moro, da Justiça, Eduardo Ramos, Secretaria de Governo, Jorge Oliveira, Secretaria-Geral, Augusto Heleno, o general do Gabinete de Segurança Interna, Walter Braga Netto, da Casa Civil, e André Mendonça, da Advocacia-Geral da União.

Integrantes do governo vieram em defesa do PR afirmando que a fala de não renovar a GLO era somente uma forma de pressão aos governadores, para que ajudassem na sua missão de aprovar o excludente de ilicitude. O PR enfrenta dificuldades no Congresso.

Leia também:  Anistia Internacional repudia a ameaça de Bolsonaro de armar a população

‘O que eu pretendo do Parlamento brasileiro para eu poder ter tranquilidade para assinar GLO, porque nesse momento eu não tenho tranquilidade, nós queremos atender os governadores, mas os governadores têm que ter ciência de que precisam nos apoiar para que o Parlamento vote o excludente de ilicitude’, disse o PR.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

3 comentários

  1. Sem excludente o exército disparou mais de duzentos tiros contra uma família, com esse tal excludente lançará foguetes contra motos e carros.

  2. Êpa! Êpa! Se isso não é o famoso “toma lá da cá” o que é? Cadê as promessas de campanha do mito? Ele não iria exterminar essa prática para sempre, da política brasileira? Mentira tem pernas curtas.

    1
    1
  3. O Presidente que parecia ‘bronco’ mostra toda competência lapidada na Escola Superior de Guerra. Excelência das Forças Armadas Brasileiras com reconhecimento mundial. Sumiu Ciro Gomes? Sumiu Cid Gomes? Onde está PDT? Onde está o discurso de Ciro Gomes contra Tabata Amaral, que o histórico de seu Partido não permitia ir contra Trabalhadores? Onde está o discurso de defesa dos Trabalhadores Brasileiros nas Polícias Militares? Onde está o discurso de defesa dos Trabalhadores Policiais explorados por Governadores e Salários de 3 mil reais sem aumentos? A cada dia, o Presidente da República expõe a ‘Velha Política’ de Farsante Redemocracia de Estado Ditatorial Absolutista Caudilhista Assassino Esquerdopata Fascista de Feudos, Parasitas e Coronelato como Família Gomes no CE. Outro exemplo foi a exposição da manutenção de Preços Estratosféricos dos Combustíveis, mantidos por Governadores dos estados. A cada dia a Velha Política com menos discurso e ainda mais encurralada. É o Renascimento Brasileiro depois de 9 décadas de Idade Média. Pobre pais rico. Mas de muito fácil explicação. (P.S. Onde está a defesa dos Trabalhadores Brasileiros na Polícia? Agora querem vendê-los como criminosos e amotinados? A Verdade é Libertadora)

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome