Governo Richa monta operação “de guerra” contra protesto de professores

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O governo do Paraná, capitaneado pelo tucano Beto Richa, montou uma estrutura “de guerra”, segundo relatos da equipe da Folha de S. Paulo, para conter os protestos de trabalhadores do setor público (a maioria, professores) contra a votação do projeto que altera a previdência dos servidores pelos deputados estaduais, nesta quarta-feira (29).

O Estadão relatou, por volta das 15h, que professores e policiais militares entraram novamente em confronto em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, e cerca de 50 pessoas sairam feridas após a polícia lançar mão de bombas de efeito moral, balas de borracha, jatos de água e gás de pimenta. No dia anterior, o arsenal foi o mesmo, mas o número de feridos aumentou no confronto de hoje. Os professores estão em greve desde o início da semana.

Segundo a Folha, entre os manifestantes há alunos da rede pública, que tiveram de recuar depois da truculência da PM, mas ainda tentam acompanhar a votação do projeto encaminhado por Richa à Assembleia. No início do ano, a Casa foi invadida por servidores em greve. Desta vez, os deputados conseguiram na Justiça a proibição de invasores na sessão. A polícia diz que recebeu ordens de cumprir com o mandado.

Um vídeo caseiro divulgado pela página do Facebook “Insurgência” – que, por volta das 17h, já falava em mais de 100 feridos – mostra o cenário de violência encampado pela polícia do Estado. A prefeitura de Curitiba, que fica em frente à Assembleia, foi usada como ambulatório emergencial para dar conta dos casos de agressão. Em comunicado oficial, o Paço disse que o Centro Cívico parece “uma praça de guerra” e está evacuando as escolas da região por conta dos efeitos do gás. Os funcionário da prefeitura seguiram no atendimento às vítimas.

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

URGENTE!Vídeo caseiro mostra a chuva de bombas da Polícia Militar em Curitiba. São imagens impressionantes que demonstram a barbárie imposta pelo governador Beto Richa (PSDB). Ouçam o barulho da truculência contra os trabalhadores.As informações que temos é que já existem cerca de 100 feridos. Imagens de Márcio Fernandes

Posted by Insurgência on Quarta, 29 de abril de 2015

 

Ainda de acordo com a Folha, todas as entradas da Assembleia estão fechadas e os policiais foram orientados a usar o cassetete se for preciso, mas sem mirar em membros superiores. “Se precisar usar a tonfa [cassetete], é por baixo! Nada de sair girando por cima”, disse um dos comandantes.

Os deputados começaram a votar, esta semana, um projeto que pretende alterar a previdência estadual, aliviando o caixa do governo em R$ 1,7 bilhão ao ano. Por volta das 17h40, eles ainda debatiam o assunto, com alguns parlamentares de oposição ao governo Richa lamentando a operação de guerra montada pelo tucano.

O deputado Ademar Traiano (PSDB) foi um dos que não ficou sensibilizado pelo número de servidores agredidos. Mesmo com pedidos de diversos parlamentares para que a sessão fosse adiada, ele disparou: “A bomba não é aqui dentro. Então, vamos votar [o projeto do governador].”

Além de professores, outras categorias como agentes penitenciários e sevidores da saúde estão unidos contra o projeto.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma demonstração do

    Mais uma demonstração do valor que o PSDB da ao professor.

    Enquanto um promotor/defensor ganhar 30.000 e um professor 3.000 não teremos justiça neste país.

     

  2. Não foi confronto

    foi um verdadeiro massacre contra os manifestantes, professores em sua maioria.

    As notícias que circulam é que Richa, além de ter ampla maioria na Alep, pressiona fortemente os parlamentares da base aliada para aprovar a mudança.

    Correm boatos (atenção: boatos!) de que inclusive já teria usado o dinheiro, por isso a necessidade tão grande de aprovar as medidas a todo custo.

  3. Choque choque de indigestão e da polícia

    O “geito” tucano de governar, sempre foi assim, todos sabem… FHC, Serra, Chuchu,Aécio, Richa…

    Nos anos 90 eram cantados como a modernidade, a evolução das coisas, com isso ganharam a Presidência da República, quem tem mais que 30 anos sabe muito bem o resultado desse “moderno” FHC em 8 anos de império.

    Richa apenas cumpre as máximas tucana no que diz respeito ao proletariado ou até ao lupen-proletariado: trabalhador é lixo, e excrecência, é apenas estatística; tem que ser tratado na porrada, na bala, na pimenta, no roubo de seus direitos e na indiferença.

    Uma pergunta idiota: sendo o pessoal da educação tão estreitamente ligado à população (aos filhos da população pelo menos), como explicar o PSDB ter esse poder todo exatamente no Paraná e em São Paulo, afinal educar é formar cidadania, mas cidadania pra dar maioria política aos tucanos?

    Em São Paulo um governador que diz que “só leva bala quem resiste”, no Paraná a tirania de um estado contra professores e funcionários públicos, e assim vai se desenhando a história de uma das “social democracia” mais canalhas de que se tem notícia; e isso sem falar na roubalheira que eles praticam onde chegam, o que também é completamente ignorado pelo povo brasileiro pois está sob o manto de blindagem da mídia bandida e do judiciário.

    1. Marly sabes que não sou

      Marly sabes que não sou troll.mas será que esses numeros estão corretos?,se estiverem isso é muito grave.

      1. Eu conferi.

        Eliane, após ver essa notícia no twitter da Regina Salomão, e com a indicação da Carta Capital, fui conferir. E, segundo a Carta Capital, há sim, cerca de 150 feridos.Não sei colocar vídeos nem fotos. Mas na Carta Capital há várias fotos de pessoas feridas com muito sangue aparente. Eu estou chocadíssima. Esse governador do Paraná é louco?  E os seus pares de PSDB, inclusive um alucinado chamado Aécio, ainda têm a petulância de atacar nossa Presidenta. Um verdadeiro horror!

        1. Meu Deus! essa turma do PSDB

          Meu Deus! essa turma do PSDB nunca tiveram escrupulos.Mas com a blindagem da Midia perderam a decencia de vez.isso não pode ficar impune!

    2. De o nome certo…

      oi Marly,

      Por favor a polícia só faz o que lhe é mandado.

      Dê o nome correto: Beto Richa.

      É como no massacre do Pinheirinho: Geraldo Alckimin…ou não tá valendo mais o recém-inaugurado DOMÍNIO DO FATO?!!

  4. Massacre tucano na república

    Massacre tucano na república do paraná, a coisa funciona assim em governos do PSDB supressão de direitos dos professores e se você não gostar leva porrada. 

  5. Quando os fins justificam os meios

    Desproporcional, a violência partiu da polícia, como demontram as imagens sobre o confronto. Há cerca de 107 feridos, dezenas em estado grave, e boatos  não confirmados de que haveriam  2 mortos. Uma creche nas imediações, que atende cerca de 150 crianças, foi afetadapelo efeito das bombas de gás-lacrimogêneo e evacuada. Contrário ao estabelecido em lei, o juiz Xito Pereira impediu que os servidores acompanhassem as votações na AL.  Dentro da Assembléia Legislativa do Paraná, seis representantes dos professores e servidores públicos foram mantidos presos, durante algumas horas, e levados, em seguida, à carceragem. Enquanto as bombas explodiam do lado de fora, o senador Roberto Requião criticou Beto Richa e manifestou a intenção de pedir intervenção do governo federal.

    Neste momento,  o projeto acaba de ser aprovado por 31 votos a 20. Inconstituvional, o polêmico projeto permitirá que o governador tucanoutilize os recursos do  Paraná Previdência, fundo dos servidores do estado, para cobrir os rombos nas contas de sua administração.  Se confirmado a ilegalidade nas mudanças previdenciárias, poderão ser suspensos repasses federais ao governo do Paraná.

     

  6. Precisa mudar as aposentadorias todas!

    o  problema sempre sera pagar a conta, quem paga sao os contribuintes todas as pessoas serias sabem que precisa mexer nas aposentadorias em todos os niveis,  como as pessoas vivem mais e tem direitos adiquiridos como se fecha a conta?

    Quem paga sempre sera o contribuinte , quanto a violencia policial sempre e condenavel. 

    1. Que tal os contribuintes

      Que tal os contribuintes bilionários pagarem a conta? Vivem em sociedade, as custas do que é produzido em sociedade por quem é educado por professores. Nada mais justo que paguem o que receberam.

    2. Pegou o bonde errado

      Acho que você não tem a menor ideia do que esta se falando.

      O governador quebrou o estado e agora quer sacar do fundo de previdência do servidores, cujo aporte é feito sobre 11% da folha de cada um, 2 bilhões de reais e devolver (sic) em 2021, 2022 e 2023, quando ele não será mais governador.

      O fundo é capitalizado e de acordo com a tabela atuarial.

      Ou seja não se trata de impostos de contribuintes não.

      1. o carlos não deixa de ter uma certa razão

        se o playboy tomar essa grana na mão grande, como pretende, o rombo certamente será coberto com nossos impostos.

        afinal nem o moro não teria coragem de cobrar-lhe a devolução.

    3. Amigo, o governador do Paraná

      Amigo, o governador do Paraná não está batendo em professor para “mudar as aposentadorias”. Está batendo em professor para usurpar o dinheiro da previdência estadual para cobrir o rombo do erário público paranaense.

      Se você de fato se preocupa com o fato de que “as pessoas vivem mais e tem direitos adquiridos”, deveria ser o primeiro a perceber que a conta vai ficar ainda mais difícil de fechar se o dinheiro dos segurados for usado para tapar os buracos do Tesouro.

      1. Vamos aguardar sua posicao

        Vamos aguardar sua posicao quando for votar o ajuste fiscal do Levi que tira os direitos dos trabalhadores mexendo na previdencia (tambem precisam ser feitos) , o problema do Brasil que oque o outro partido que nao gosto faz esta sempre errado ai fica dificil.

         

        1. Meu, a crise é do capital, é

          Meu, a crise é do capital, é o capital quem tem de pagá-la. Não os trabalhadores. Isso não muda de acordo com partidos; claro que o PSDB é muito mais useiro e vezeiro em debitar o prejuízo na conta dos trabalhadores do que o PT, mas quando o PT faz o mesmo, está errado também.

          Outra coisa é a mistura de alhos com bugalhos. O aumento dos juros pode ser uma exigência do capital para corrigir os rumos da acumulação – mas a baixa dos juros também é uma política que atende fundamentalmente ao capital. Está aí bem clara a posição do Motta Araújo, para que não digam que eu estou inventando.

          Por outro lado, o fim da pensão viúva virgem e o aumento do prazo do seguro-desemprego, embora profundamente equivocados do ponto-de-vista da oportunidade política, não constituem em absoluto ataques aos direitos dos trabalhadores. São coisas de outra natureza, que podem – e devem – ser criticadas, mas não são de forma alguma o equivalente petista do pacote do Richa.

    4. Greve de professores e Beto Richa

      Se eu fosse sua professora e pedisse, numa prova, para contextualizar a situação da previdência do Paraná e relacioná-la aos protestos dos servidores, eu te daria zero. Você não entendeu nada.

  7. A Globo News e a Band News

    A Globo News e a Band News noticiaram o “confronto” entre professores e policiais. Dezenas de professores feridos e não mostraram nenhum. Se fosse governo petista estavam na praça de guerra, com transmissão ao vivo 24h.

  8. Assisti pela TV.
    Chamam de
    Assisti pela TV.
    Chamam de “operação de guerra”, mas só um dos lados estava armado e atacando. O lado do governo tucano.
    Isso não é guerra, é massacre.

  9. Não há nnhuma graça na

    Não há nnhuma graça na violenta truculência de Richa contra os servidores do estado. Mas foi gozado ver a Globo News: o repórter da emissora destacado para cobrir o protesto ao vivo e o âncora coxinha, Sidnei Resende, tentando conversar mas o clamor popular impedia o diálogo. A multidão gritava:

     

    – “A verdade é dura / a Rede Globo apoiou a ditadura!”

     

    O diretor cortou o áudio mas aí é que o diálogo entre estúdio e rua ficou impossível. O diretor, então, tirou o “ao vivo” do ar, cortou para reportagens gravadas dando conta de brigas de adolescentes em duas escolas… “Violência por violência, o negócio é manter a audiência.”

     

    Ou seja, violentas são as pessoas das escolas estaduais, não a polícia de Beto Richa…

  10. Força desmedida
    E a turma da “manifestação” tirando selfie e agradecendo o resguardo da ordem e da segurança pela PM. Vai rolar um “domínio do fato” para o Sr. Governador ou professor agora é “terrorista”, e aí os fins justificam os meios? Não demora vão aperfeiçoar jogando bomba desde drones…

    É o fim!

    1. Nossa! Pior que na ditadura!

      Nossa! Pior que na ditadura! Pior do que Erasmo Dias fez na PUC-SP, em ’77!

      Verdadeiro crime que não pode ficar impune!

      Impeachment de Beto Richa já!

  11. vi na bandeirantes agora: a

    vi na bandeirantes agora: a policia militar do paraná soltou cachorros treinados pra cima da multidão. um dos feridos foi um reporter da propria emissora. um pit bull o atacou na perna.  um  verdadeiro massacre.

  12. Na Folha, todo o cinismo de Beto Richa

    Folha de São Paulo online

    “Confronto entre PM e manifestantes deixa ao menos 170 feridos no PR”

    Servidores querem impedir votação de proposta do governador Beto Richa (PSDB)  que altera previdência: governador defendeu PM e disse que truculência foi de black blocs.

    Veja bem: o Beto Richa disse que truculência foi de black blocs.

    É foda!

     

  13. Tucanos do PR tratam professores com porrada

    Fonte: Conversa Afiada

    Veja o que disse o Roberto Requião sobre o massacre de hoje no Paraná

    Requião: “agressão de Richa contra os professores é estúpida, violenta, cruel,imbecil, idiota e desnecessária”.

  14.  
    VÍDEO INÉDITO!Datena “da

     

    VÍDEO INÉDITO!

    Datena “da Band” se reta com o Tucanato da ‘Guantánamo do Paraná’!

     

    “Nem ‘Jesus’ os DEMoTucanos respeitam!”

     

    Ah ‘lote” de sacripantas desalmados!

    ###########################################

    Cinegrafista da Band é atacado por pit bull da PM

    Cão mordeu repórter cinematográfico em Curitiba, em manifestação de professores em que 150 foram feridos após confronto com a polícia

    https://www.youtube.com/watch?v=OriMaBBJLno

    e aqui:

    http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000748662/cinegrafista-da-band-e-atacado-por-pit-bull-da-pm-durante-protesto.html

  15. Excelente governador para os

    Excelente governador para os paranaenses, até ganhou em primeiro turno. Isso deve ser montagem. Um governador como esse não ganharia em primeiro turno. Os paranaenses adoram Beto Richa.

    1. Excelente governador

      Assim como a Dilma, reeleita, está sendo uma excelente Presidente pós estelionato eleitoral.

      Todas as unidades federadas, sejam municípios, estados ou a união estão quebrados.

      A única diferença é que os paranaenses estão reagindo, enquanto o resto do Brasil assiste perplexo e sem reação o governo federal e outros governos estaduais fazerem, dia pós dia, a mesma coisa que está sendo feita aqui, ajustar o seu caixa em cima do lombo do trabalhador. 

      1. Amigo o que está em debate

        Amigo o que está em debate aqui não é o governo Dilma nem Dilma pessoa. O debate é Beto Richa. Se quer falar de Dilma, procuraremos um debate que fale de seus erros. Me diga onde tem e iramos para lá.

        1. Errado

          O assunto do seu comentário foi o povo do Paraná. Eu só respondi que, aparentemente, são os únicos que estão reagindo num país que está inteiro quebrado. O governador imbecil mandou um projeto que confisca o fundo de pensão e os paranaenses reagiram. A presidente mandou uma MP que confiscou pensão e seguro-desemprego e os brasileiro irão, cabisbaixos como de costume, aceitar passivamente.

  16. Desculpa aí

    Sem querer desmerecer ninguém, mas aqui no Paraná somos foda demais.

    Faz tempo que não vejo trabalhador enfrentar as forças repressivas do Estado de peito aberto e com a coragem que tiveram os paranaenses no dia de hoje.

    Orgulho de ser paranaense. 

    Ah, os fatos ? Normais. Deveriam estar acontecendo em todo o Brasil, onde essa corja de políticos de todas as matizes tratam diariamente o povo com um desprezo cada vez maior. Mas seria pedir muito que todo brasileiro se portasse como um paranaense.

     

     

    1. É pedir demais sem dúvida

      É pedir demais sem dúvida que os outros brasileiros votem em tucanos e os elejam em primeiro turno, mesmo que tenham falido com as finanças do estado no mandato anterior.

      1. Minha amiga

        Vamos para com o fla-flu imbecilizante. 

        O PSDB não tem nem 10% dos deputados da Assembléia ( 4/54 ); Os deputados que aprovaram esse projeto são dos mesmos partidos aliados do governo federal em Brasília e aliados do governo estadual aqui : PMDB, PSD, PTB, PDT, PR, PP, etc, etc, etc

        Lá eles tem Ministérios, aqui eles tem Secretarias. É por isso que lá vão aprovar tudo que o Levy mandar contra os trabalhadores e aqui vão aprovar tudo que o secretário de finanças mandar contra trabalhadores.

        Enquanto a mediocridade insistir que no Brasil há uma disputa entre PT e PSDB e não uma disputa entre povo que trabalha e governos que servem as elites, essa pilantragem vai continuar eternamente. Aqui em Curitiba e lá em Brasília.

    2. Deixe de cinismo.

      Você certamente estava lá junto ao professorado, apoiando-o, não é? E certamente estará nas próximas manifestações, ainda maiores, que ocorrerão contra esse massacre. Conte outra!

  17. CRIME de RESPONSABILIDADE de RICHA e sua PM

    Os professores tinham uma decisão da Justiça assegurando o acesso à Assembléia.

    Apesar disso, a PM de Richa (exceto 17 heróicos PM´s que se negaram*) cercou e impediu o acesso.

    Portanto um CRIME DE RESPONSABILIDADE do governador e sua PM, desobedecendo e desrespeitando a Justiça e causando mais de centena de feridos, danos , etc., além de impedimento do exercício de cidadania (na “casa do povo”).

    É aí Morinho, que está aí pertinho, prisão preventiva para o governador?

    Ou vai miar? (hehe)

    (*) foram presos … por cumprir a lei!

  18. Isso sim pode (e deve) dar impitim

    Governador usar sua policia para impedir ILEGALMENTE e truculentíssimamente (como numa ditadura), professores munidos de decisão da Justiça assegurando seu acesso à casa do povo e seu exercício de cidadania.

    Responsável por todo este nojento episódio com dezenas de feridos (que custou caro, em munição, helicópteros, etc.)

    E 17 PM´s que se negaram a cumprir a ilegal truculência ainda foram presos por cumprir a lei.

    Impitim no Betim!

     

  19. 17 PM´s são presos por … respeitar a justiça!

    A ALEP dispunha de uma decisão liminar da Justiça garantindo o acesso à Assembléia.

    Apesar disso, a PM (exceto os 17 acima) cercou e impediu ILEGALMENTE o acesso à Assembléia.

    Portanto, LEGALMENTE são responsáveis pelo confronto, onde usaram gases, balas de borracha e outros recursos já conhecidos, para DESRESPEITAR A LEI!

    Ou o governador e chefe da PM e seus comandantes estão acima da Justiça?!

    Há CLARO CRIME DE RESPONSABILIDADE aí, causando mais de centena de feridos e impedimento ao exercício de cidadania.

  20. É inacreditável a declaração do presidente tucano da câmara:

    Ademar Traiano (PSDB, tinha que ter um “trai” no sobrenome), presidente da assembléia:

    “O que está acontecendo lá fora NÃO É PROBLEMA NOSSO”

    Aquela que é por princípio a casa do povo, com membros eleitos pelo povo, representando o povo.

    Realmente não tem uma nanonoção do que são.

    Ou do que deveriam ser…

  21. Caro Nassif e demais
    Não

    Caro Nassif e demais

    Não quero ser chato, mas é inocência dos professores acharem que fazem greves em governos tucanos, eles estão em guerra e não sabem disso.

    Esse grupo de quadrilheiros, não podem chegar perto do governo federal, a guerra é decretada imediatemente.

    Saudações

  22. Quem escolheu o candidato?

    Minha pergunta é: Quem escolheu esse candidato? O mal do eleitor é que geralmente votam no partido e não no político, não pesquisam sobre o candidato, não procuram saber que ele já fez ou deixou fazer. Mesmo dentro do PT tem político com que não é uma Brastemp, mas têm outros que são bons. Ás vezes por pirraça deixa de votar num político só porque ele é de terminado partido e acaba escolhendo qualquer porcaria e dá nisso.

    1. Sbernadelli, o certo é votar
      Sbernadelli, o certo é votar em partido mesmo, o brasileiro (boa parte deles) é que ainda usa o voto personalista, votar em figuras sem entender que figuras semrpe dependem de partido.

      Espero que o povo não siga essa sugestão pois isso é um retrocesso. O voto partidário precisa ser reforçado e os “votos Tiriricas” que parem os Cunhas e cia precisa ser tratado pelo que é: resquício do atraso político do país.

      Voto personalista é retrocesso, é isso que enfraquece as instituições. Eu não voto em políticos do DEM, PSDB e cia. Só votaria em um político de direita por algum motivo bastante especial, se ele concorresse contra um Hitler e olhe lá, fora isso, prefiro fingir que não li a sugestão acima.

    2. O povo do Paraná é manipulado pela turma de Beto Richa

      No período eleitoral a Justiça proibiu falar mal de Beto Richa. Só valia falar em propostas, e aí ele mentiu muito. Deputados que fazem parte da Assembleia têm programas em rádios e TV e passam 4 anos falando mal dos adversários de Richa e bem do governador. Um dos aliados de Richa é Ratinho Jr cujo pai é dono da retransmissora do SBT no Paraná. Sendo assim, a maioria da população foi induzida a votar em Richa. Outra questão, Richa deu 4 mil de auxílio-moradia para juízes e conselheiros do Tribunal de Contas. Não é à toa que a Justiça não permitiu a entrada de professores na Assembleia, a pedido do tucano e fiel escudeiro de Richa, José Traiano, foi derrubado um habeas-corpus conseguido pela União dos Estudantes que dava permissão a qualquer um acompanhar as votações naquele local. Richa faz o que quer no Paraná, tem boa parte da imprensa e da Justiça trabalhando a seu favor.

  23. Disputa de classes

    Isso se resume numa disputa de classes, empresários e trabalhadores. O governo paranaense fez farra com concessão de renúncias fiscais do ICMS, agora falta dinheiro para pagar aos aposentados, como não tem coragem de revogar tais benefícios, retira direitos dos servidores. Não tem outra saída, tem que resistir.

  24. Esse governador é um Playboy

    Esse governador é um Playboy hipocrita!

    Barbarie!!

    Agora é hora de ir pra rua em massa, marchar até a casa deste Pulha

     

  25. Inqualificável o que o
    Inqualificável o que o neofascista Richa fez, aliás, como todo o PSDB atual se comporta com seu verniz neofascista (todo neoliberal é um protofascista com discurso de “liberdade” furado e moralista, pra demonizar forças progressistas).

    Um governo que manda uma PM truculenta, armada com pit bulls (só isso já indica algo errado com esse tipo de polícia), atirar e reprimir professores não merece ficar no poder, o Richa deve ser afastado do poder por esses atos incompatíveis com um Estado democrático.

    Moralmente falando, imagina a reação no mundo em saber que governos estaduais no Brasil reprimem professores a bala quando deveriam reverenciá-los. É essa gentalha/escumalha que vai às ruas relinchar, tirar selfie com aparato repressivo e falar que quer “melhor educação”? Conta outra.

    Eleitor atual do PSDB não passa de quadrúpede, só gente que não tem qualquer noção de democracia apoia uma corja dessas no poder. Estou ofendendo os animais com a comparação.

  26. Fiquei tão puto que mandei

    Fiquei tão puto que mandei alguns Twitter irados para aquele criminoso tucano:

     

    começou a guerra como se fosse Adolf Hitler. Ele também se suicidará num Bunker subterrâneo e será queimado num buraco de bomba?

    trata grevistas como Reinhard Heydrich tratava judeus. Heydrich foi “educado” em 1942. Beto Richa será “educado” em 2015?

    Anastasio Somoza García maltratava professores como . As vítimas de Richa darão a ele a mesma lição que foi data a Somoza em 1956?

    , o rei do Paraná, estudou História, sabe que Getúlio Vargas se matou. Ele sabe quantos paranaenses metidos Vargas mandou matar?

    JFK nunca mandou policiais agredirem professores e morreu com um tiro na cabeça. manda PMs atirar em grevistas e ainda está vivo.

    gosta de ver professores sangrando. Se ele sangrar aprenderá a não maltratar cidadãos paranaenses?

    “O estado sou eu”, dizia Luis XIV. “O Paraná sou eu”, diz ! Luis XVI foi decapitado. Degolado Beto Richa aprenderá esta lição?

    é famosa por investir na educação. é famoso por cegar professores. Dilma mandará alguém pegar o Richa num “ponto cego”?

    diz que é um político corajoso. Mas não o vi enfrentando pessoalmente um só professor. Ele teria coragem de enfrentar um aluno?

    quer matar o sindicalismo no Paraná. Ideais e direitos sindicais são a prova de balas. Tucanos também são a prova de balas?

    comanda o Exército. comanda a PM do Paraná. Quem tem mais poder de fogo para defender os paranaenses?

    O compromisso do PSDB é com a educação. quer ensinar os paranaenses o valor cívico da violência. Ele será vítima desta lição?

    Os tucanos são civilizados. age como um vandalo. Os professores ensinarão seus alunos a vandalizar a casa dele?

    Um país democrático se faz sem violência policial. discorda. Quando a violência política entrar na casa dele ficaremos tristes?

    Livros tem mais valor do que armas. ensinou aos seus professores que eles devem abandonar os livros! Eles meterão bala nele?

    é macho para mandar PM meter bala em professor. Ele é macho para entrar no ringue com um professor de vale-tudo?

    gosta de praticar tiro ao alvo com professores. Os paranaenses praticarão tiro ao alvo com ele? Pequena perda, direi!

    Cidadãos tem direitos diz a CF/88. acredita que tem mais direitos que a CF/88. Well… ele terá que engolir a CF/88 pelo anus.

    Lugar de criança é na escola. discorda. Ele usou sua PM para mandar crianças que apoiam professores em greve para os hospitais.

    Bandido bom é bandido morto, dizem os tucanos. viverá muito se os professores começarem a ensinar que tucano bom é tucano morto?

    Maluf ficou famoso por dizer aos bandidos “estupra mas não mata”. já é famoso por mandar sua PM cegar mas não matar professores!

    Se for cobrado por cada olho que mandou sua PM destruir ontem perderá o olho do cu? O cu do Beto Richa é dele ou é do macho dele?

     

  27. e quem tá pagando a conta são os pm

    segundo estão falando aqui em curitiba, é que os pm não receberam diarias para pagar a hospedagem.

    devem estar superfelizes. além de terem o dinheiro da aposentadoria tungado na mão grande, gastaram do bolso para a ação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador