Brasil recebe prêmio mundial da ONU pelo Fundo Imobiliário para Propriedade Comunitária (FICA)

Carla Castanho
Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

O Prêmio Pergaminho de Honra 2023 da ONU Habitat reconhece iniciativas de habitação e assentamentos humanos

Foto: Fundo Fica

O Fundo Imobiliário para Propriedade Comunitária (FICA) está entre os 5 vencedores do Prêmio Pergaminho de Honra 2023 da ONU Habitat. A celebração irá ocorrer durante o Dia Mundial do Habitat (WHD), em 2 de outubro.

Esta é a sexta vez que o Brasil é contemplado na prestigiada premiação. No ano passado, foi Recife, em 2012, a cidade de São Paulo, em 2013, o Rio de Janeiro, além de dois programas do governo federal reconhecidos em 2005 e 2006. 

O Prêmio

A premiação abraça iniciativas memoráveis no campo do desenvolvimento sustentável há 30 anos, ao reconhecer iniciativas de habitação e assentamentos humanos, que propõem  melhorias na vida urbana e atenção aos mais vulneráveis. São 5 projetos selecionados por ano, com mais de 80 indicações vindas da África, Ásia, Europa e América Latina.

De acordo com o Prêmio, o FICA foi escolhido por se dedicar ao combate da especulação imobiliária e gentrificação – quando áreas urbanas são transformadas levando ao encarecimento do custo de vida e aprofundando a segregação socioespacial nas cidades – em áreas centrais do país.  

“A organização sem fins lucrativos ajudou famílias de baixa renda a lutar contra a segregação e apoiou as cidades na obtenção de moradia para todos. (…) Sua missão é única no contexto brasileiro e, ao atuar como proprietário social, oferece um novo papel dedicado ao combate à especulação e à gentrificação”, afirma o Prêmio. 

O FICA

O Fundo Imobiliário para Propriedade Comunitária (FICA), é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2015, que tem a missão de oferecer moradia de qualidade com aluguel acessível no centro de São Paulo, o que viabiliza políticas públicas para habitação daqueles mais vulneráveis e torna o uso da terra mais justo. 

A partir da construção de um modelo de propriedade sem fins lucrativos, não governamental e não especulativa, o FICA desenvolve, os seguintes programas: 

  • MORAR PRIMEIRO, que prevê habitação para população em situação de rua – em parceria com o Padre Júlio Lancellotti;
  • APARTAMENTOS, onde moradias unifamiliares são compradas por doações;
  • COMPARTILHA, em que moradias coletivas financiadas por investimentos sociais;
  • FICALab, de incubação e aceleração de projetos;
  • E o recém lançado MORADIA ESTUDANTIL, para estudantes de baixa renda da Universidade de São Paulo. 

O FICA, em parceria com o FUA (Fundo Agroecológico), é uma iniciativa da Associação Pela Propriedade Comunitária, que atualmente tem em sua diretoria a arquiteta e urbanista Simone Gatti, o consultor de empresas Emil Lewinger e o professor Renato Cymbalista. 

Outros vencedores

Confira, abaixo, os outros vencedores contemplados pelo prêmio, neste ano:

  • A Fundação Pró Empleo Productivo, do México (programas de capacitação que promovam a geração de empregos e melhorem a produtividade econômica nas cidades);
  • Município de Dubai, dos Emirados Árabes Unidos (Programa de Reciclagem de Resíduos de Gordura, Óleo e Graxa para lidar com resíduos da indústria hoteleira); 
  • Assembleia de Moradores de Braga, de Portugal (criação de soluções de desenvolvimento social, econômico e ambiental para todos os residentes da cidade);
  • Ecovinroment de Bumeh Slum, de Serra Leoa (lida com a questão crítica da poluição plástica e seu impacto negativo no ambiente urbano).

Leia também no jornal GGN:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador