Festival de Artes Cênicas de Bauru resiste à pandemia, por Carlos Motta

Fábio Valério, diretor-artístico do Face, entende que é da essência da arte insistir em se manifestar nos momentos mais difíceis.

Festival de Artes Cênicas de Bauru resiste à pandemia, por Carlos Motta

O Festival de Artes Cênicas de Bauru (Face) chega em 2020 à sua nona edição. Em nove anos de história, sua direção já enfrentou muitos desafios, mas desta vez a equipe encara um obstáculo inédito: o de realizar um evento artístico em tempos de pandemia.
 
Fábio Valério, diretor-artístico do Face, entende que é da essência da arte insistir em se manifestar nos momentos mais difíceis. “Poder elevar a estética, o movimento, a contradição, o manifesto, é, e sempre será um elevado sinal de cultura, de resistência e da memória do agora. Sim, continuamos aqui e continuaremos sempre onde houver civilização, onde houver a possibilidade, mesmo que fragmentada de encontro com o outro”, diz.
 
O festival estava previsto para ocorrer em setembro, mas devido à pandemia de covid-19, foi adiado para novembro deste ano. Ainda assim, a realização do festival na data prevista está condicionada às recomendações das autoridades sanitárias, e a organização está atenta às determinações da municipalidade de Bauru e do governo do Estado. Em caso de determinação de adiamento, uma nova previsão de data será informada. As inscrições pelo site estão abertas até 30 de maio para grupos e artistas de teatro, dança, circo e performance que queiram se apresentar.
 
A decisão foi tomada após o informe da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, prorrogando os prazos de execução dos projetos contemplados pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Editais), que patrocina esta 9ª edição do festival.
 
A diretora geral do Face, Andressa Francelino, assegura que “diante do instável cenário, atuaremos com as devidas medidas restritivas, conforme os melhores pareceres da comunidade médica”. Segundo disse, “a organização do festival tem como prioridade o bem-estar e a saúde dos artistas, profissionais e do público.”
 
Reconhecido como um dos principais festivais de teatro do Estado de São Paulo, o Face é uma mostra cênica não competitiva de espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, workshops e bate-papos, que preza e foca as pesquisas cênicas contemporâneas. A sua primeira edição, em 2012, nasceu das inquietações de um coletivo de artistas da cidade de Bauru ante a defasagem cultural que a cidade sofria, e tem conquistado a cada ano mais espaço neste território, atraindo um público crescente.
 
O tema do festival este ano é “Lugar Manifesto”, sobre o qual o diretor artístico do Face, Fábio Valério, comenta: “Mesmo que antinatureza e a violação do homem tenham êxito e todo caos se instaure, e sejamos levados a uma reconfiguração violenta do existir, haverá poesia; mesmo que todos os dedos sejam insuficientes para contar os nossos mortos, haverá poesia, mesmo que nossos sonhos sejam lançados um século à frente, haverá poesia, mesmo dançando na estagnação de todas as palavras inaudíveis, haverá poesia, mesmo que nossos desejos de deleite se esfacelem no primeiro sopro, haverá poesia. Que esse lugar manifesto nos dê um instante de memória viva e que tenhamos a certeza de que sempre haverá poesia.”
 
A organização do festival  pretende que os grupos e artistas interpretem e acrescentem seus olhares sobre o tema “Lugar Manifesto” por meio do espetáculo que será inscrito no festival. As obras selecionadas vão formar, no seu conjunto, um manifesto, uma declaração sobre a conjuntura atual.
 
Além da direção geral de Andressa Francelino e da direção artística de Fábio Valério, a coordenação do 9º Face é de José Vinagre, produção de João Folcato, Juliana Ramos e Mariana Vita. O festival é uma realização do Protótipo Tópico, da Sociedade Amigos da Cultura e do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e correalização da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru.
 
As inscrições para o 9º Festival de Artes Cênicas de Bauru podem ser feitas até 30 de maio, pelo site facebauru.art.br. Acompanhe o evento nas redes sociais: @facebauru.
Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador