A minissérie italiana Rossella e a emancipação das mulheres

Enviado por Maria Carvalho

(obs: minissérie em andamento)

Da Agência Brasil

TV Brasil estreia minissérie italiana Rossella

A TV Brasil apresenta, a partir desta segunda (18), às 23h, a minissérie italiana Rossella. Produzida entre 2011 e 2013 pela TV italiana RAI, a série de vinte e quatro episódios acompanha a trajetória de uma jovem em busca da emancipação social e cultural das mulheres na transição do século XIX para o século XX.

Inédita na televisão brasileira, a trama se passa na cidade de Gênova no final do século XIX, um período de grandes mudanças sociais. Em duas temporadas consecutivas, a TV Brasil exibe a produção que faz uma reconstituição histórica a partir dos cenários, figurinos, personagens e questões sociais da época.

Rossella vive diferentes emoções para conseguir autonomia e encontrar o amor

Nascida em uma família nobre da Itália, a romântica e rebelde Rossela (Gabriella Pession) vive com o pai, Pietro Andrei (Fabio Sartor), dono de uma indústria mecânica, e com a irmã, Paolina (Teresa Saponangelo). A mãe, Olímpia (Monica Guerritore), morreu em circunstâncias misteriosas quando ela era criança.

Rossella conhece o pobre e ambicioso jornalista Giuliano Sallustio (Giuseppe Zeno) por quem se apaixona à primeira vista. O amor secreto do casal enfrenta a resistência da sociedade. Cortejada por Walter Jaeger (Giovanni Guidelli), herdeiro de uma família alemã e proprietário de uma indústria, ela recusa o pedido de casamento.

Ao revelar seu amor por Giuliano e exigir sua liberdade, Rossella rompe com o pai e com as rígidas regras sociais que a mantinham em seu papel de filha na família. Ela é deserdada por se apaixonar por um homem de outra classe social, desfazendo o casamento arranjado com Walter Jaeger.

Em uma atitude revolucionária para o período, Rossella decide então partir com Giuliano e vai precisar de muita coragem e persistência para viver seu sonho e vencer os desafios do seu tempo. A jovem encarna o espírito de luta pela emancipação das mulheres italianas no alvorecer do século XX. Neste processo, vivencia aventuras, amores, paixões, tragédias e traições.

Rossella ainda convive com o casal Riccardo (Danilo Brugia) e Sophie Valeri (Francesca Cavallin), Conde e Condessa que residem em uma luxuosa mansão. Ela também se aproxima de outros familiares. Na primeira temporada, a vida da moça sofre várias reviravoltas que a fazem amadurecer.

A atriz italiana Gabriela Pession interpreta Rossella na produção que tem como marcas o grande elenco, o esmero dos figurinos, a delicada fotografia e, ainda, uma sensível reconstituição daquele tempo.

Aspectos históricos e transformações sociais no contexto da época

A nova minissérie exibida pela TV Brasil aborda assuntos pertinentes que estavam em pauta no contexto daquela época. A história de amor e o amadurecimento de Rossella são pano de fundo para apresentar essas transformações sociais.

No decorrer dos capítulos, o enredo apresenta temas como a evolução da medicina, o conflito de classes, a relação da aristocracia italiana com os empregados, a opressão e as condições de trabalho dos operários bem como a mudança dos costumes da sociedade.

Além disso, a produção também recorda aspectos históricos como a corrida imperialista. Um dos personagens decide ir para a África, desbravar o continente e explorar as colônias europeias. Guerras e crises financeiras também são tratadas neste momento da série.

A desconstrução do amor romântico do século XIX também é mostrada no seriado conforme Rossella descobre os acontecimentos que afligem sua vida. Com o desenrolar dos fatos em seu cotidiano, a personagem conquista mais independência. Rossella deixa de ser uma menina inocente e se torna uma mulher forte.

Ficha Técnica

Produção: RAI

Direção (primeira temporada): Gianni Lepre
Direção (segunda temporada): Carmine Elia
Elenco: Gabriella Pession, Giuseppe Zeno, Fabio Sartor, Monica Guerritore, Teresa Saponangelo, Toni Bertorelli, Paolo Mazzarelli, Giulio Forges Dananzati, Danilo Brugia, Francesca Cavallin, Giovanni Guidelli, Gabriele Bocciarelli, Ugo Dighero, Camilla Filippi, Fausto Sciarappa, Anna Melato, Simone Montedoro, Serena Rossi.
Ano: 2011 a 2013
Classificação indicativa: 14 anos

Serviço
TV Brasil
Rossella
Minissérie de 24 episódios
Estreia 18 de maio, às 23h
De segunda a sexta-feira

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sinto demais não ter

    Sinto demais não ter condições de assistir a essa série da Tv Brasil, que promete ser maravilhosa, com imagens e figurinos deslumbrantes, entere outas cositas más. O horário não anima. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador