Nova tragédia causada por chuvas no RJ contabiliza ao menos 19 mortes

Temporal afetou especialmente a região da Costa Verde. Cidade mais atingida foi Angra dos Reis, com um total de 11 vítimas

Destruição causada pelas chuvas em Angra dos Reis (foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)

O Rio de Janeiro voltou a sofrer com desastres naturais provocados por fortes chuvas que atingiram, desta vez, a região sul desse estado. O temporal durou mais de 48 horas, entre a quinta-feira (31/3) e o sábado (2/4) e atingiu principalmente a Costa Verde, tendo a cidade de Angra dos Reis como a principal afetada.

Segundo as autoridades fluminenses, algumas cidades enfrentaram alagamentos e também deslizamentos de terra em zonas serranas. O número oficial de vítimas fatais é de 19, sendo que 11 delas foram encontradas em Angra dos Reis, 6 em Paraty, 1 em Mesquita e 1 em Cachoeiras de Macacu.

Também há registros de destruição causada pelas chuvas em Ilha Grande (pertencente ao município de Angra dos Reis), onde bombeiros e funcionários da Defesa Civil do Rio de Janeiro tentam localizar ao menos três pessoas desaparecidas. Os trabalhos de resgate continuam na região e se estima que o número de vítimas poderia aumentar nas próximas horas.

No último domingo (3/4), o governo federal decretou estado de emergência em Angra dos Reis e anunciou que enviará assistência humanitária e uma força-tarefa para restabelecer serviços essenciais e reconstruir partes das áreas atingidas. Entre essas tarefas de reconstrução estariam trechos da rodovia Rio-Santos (BR-101) que se encontram atualmente interditados, nas proximidades de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.

Esta é a segunda tragédia provocada por intensas chuvas no Estado do Rio de Janeiro, neste ano de 2022. No dia 15 de fevereiro, a cidade de Petrópolis enfrentou esse fenômeno, que causou a morte de 233 pessoas. Esta mesma cidade voltou a ser atingida por um temporal no dia 20 de março, de menor magnitude, mas que também produziu vítimas: ao menos 5 mortes e 4 pessoas desaparecidas.

Leia também:

Petrópolis: não foi um desastre natural, por Eliane Daré

Catástrofe em Caraguatatuba completa 50 anos

A mídia ignorando a História

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador