5 de junho de 2026

Buenos Aires vence Prêmio de Transporte Sustentável

Sugerido por alfeu

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Do EcoDesenvolvimento
 
 
Buenos Aires tornou-se recentemente a vencedora do nono prêmio anual de Transporte Sustentável. A capital argentina faturou a conquista pelo fato de a cidade reduzir as emissões de CO2 e fornecer melhorias na segurança para pedestres e ciclistas durante o ano de 2013.
 
No ano passado a cidade reformou o trânsito em uma das suas maiores avenidas, a 9 de Julho, separou as pistas e incluiu o corredor de ônibus rápido (BRT). Lá, o BRT tem 17 estações ao longo da avenida, na qual são acomodadas 11 linhas de ônibus, que tornam mais rápidas as viagens para cerca de 200 mil passageiros por dia.
 
Além disso, Buenos Aires adicionou um novo corredor de BRT de 23km, o Metrobus Sur, e transformou dezenas de blocos do centro da cidade em um ambiente que estimula a andar a pé e em bicicleta, promovendo assim uma cultura que prioriza as pessoas, em vez dos carros.

 
O Prêmio Transporte Sustentável é concedido anualmente a uma cidade que tem implementado projetos de transportes inovadores e sustentáveis ​​no ano anterior
 
“O sucesso de Buenos Aires prova que você pode sonhar com uma cidade sustentável”, destacou Guillermo Dietrich, secretário de Transportes da capital da Argentina, ao portal Cities Today.
 
Menções honrosas
 
As três cidades que ganharam menções honrosas em 2013 foram Suwon (Coreia do Sul), Indore (Índia) e Lanzhou (China). A primeira investiu em infraestrutura para os ciclistas; a segunda implantou um corredor eficiente de ônibus rápido; enquanto a terceira foi destaque por conta de sua integração entre alternativas de transporte coletivo.
 
Fundado em 2005, o Prêmio Transporte Sustentável é concedido anualmente a uma cidade que tem implementado projetos de transportes inovadores e sustentáveis ​​no ano anterior. Estas estratégias devem melhorar a mobilidade para todos os residentes, reduzir o transporte e as emissões de poluição do ar e melhorar a segurança e acesso para os ciclistas e pedestres.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ArthurTaguti

    21 de fevereiro de 2014 5:51 pm

    Eu acho Buenos Aires uma

    Eu acho Buenos Aires uma cidade incrível.

    Não escrevo metrópole, porque seus ares são nostálgicos, e com exceção de Puerto Madero, um andar pelas suas ruas parece uma viagem no tempo, com prédios antiquíssimos e conservados, linhas de metrôs e trens centenários, e cafés, livrarias, restaurantes e anfiteatros por todo canto.

    A democracia é pujante, com a política sendo discutida em todos os lares, táxis, bares, cafés e, claro, ruas, já que todo dia existe uma manifestação marcada, seja de movimentos populares, seja da classe média anti-kirchnerista.

    Não causa surpresa que um sistema de transporte destes tenha surgido na capital portenha. Existe, lá, uma sensação de pertencimento muito maior do que vimos nas grandes metrópoles de cá, desenhadas e arquitetadas por grandes construtores e grandes interesses.

    Certamente voltarei em breve para lá, para conferir qual é deste sistema, assistir mais um pouco de tango e saborear um belo de um bife de chorizo a um preço 5 vezes menor do que os extorsivos praticados na capital paulista.

     

     

  2. Flics

    21 de fevereiro de 2014 8:51 pm

    Buenos Aires…

    … é a cidade do meu coração….  mas seguramente quem “deu” esse premio não tem andado por lá faz muito tempo – digamos 10 anos… o transporte público, tanto metro como onibus são péssimos, apesar de baratíssimos….

    …  ah, entendi… o Macri – um filhinho de papai que fez fortuna, o pai, com negócios com o estado – é o prefeito da cidade… tinha que ganhar um premio gente, claro… eles sabem se promover… e tem gente que acredita!

Recomendados para você

Recomendados