Ferrovia Noroeste do Brasil despacha último carregamento de minério

Enviado por mpaiva

Triste mistura de planejamentos interrompidos, privatização, empréstimos estatais sem fiscalização, morte de uma ferrovia que causará impacto negativo em rodovias que cortam o Pantanal Sul Matogrossense, região  supostamente de  preservação!
 
Do SBT MS
 
https://www.youtube.com/watch?v=pwdccHn4zRc
 
A gente começa a edição de hoje com um fato que possivelmente ficará marcado na história do nosso Estado. Em operação há 101 anos, a velha Noroeste do Brasil despachou ontem seu último carregamento de minério rumo a São Paulo. A não ser que haja uma grande mobilização, este pode ter sido o dia da morte da ferrovia, que foi fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

 

Redação

4 Comentários

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  1. A ferrovia tem uma bitola

    A ferrovia tem uma bitola antiga que não permite grandes velocidades ou cargas mais pesadas. A empresa simplesmente não entendeu como viável o investimento para modernizar a ferrovia, e assim morre uma importantíssima via de escoamento da produção graneleira e mineral do oeste brasileiro… 

    Infelizmente as privatizações mal feitas com marco regulatório ineficiente de ferrovias e a inação da ANTT selaram a morte de vários trechos ferroviários no Brasil… 

  2. Matéria ordinária

    Esse pessoal do jornalismo empresarial é f___ . O “Trem do Pantanal”, imortalizado na canção de Almir Sater, ou a “Ferrovia da Morte” segundo outros, estava fadada ao fracasso desde que foi privatizada. Não é uma questão técnica. No entanto, os profissionais da mídia escondem o nome do criminoso. A edição do vídeozinho pilantra faz parecer que a Dilma ou o Lula é que são responsáveis por seu sucateamento, já que não tomaram medidas para evitar a quebra do “negócio”. No entanto, o golpe foi dado pelo Príncipe da Privataria, que nem é mencionado. E Fernando Henrique Cardoso está solto. Livre para continuar blasfemando nosso país e para quebrar outros setores da nossa economia. A História registra.

  3. recordações

    Lembro-me de meu avô, engenheiro ferroviário que ainda conheci na minha infância. Ele desbravou esse interior, tendo chegado a morar em Bauru e depois no Mato Grosso (ainda não desmembrado). Nunca se gabava do pioneirismo, o que me chegou foi através da narrativa de minha mãe. Viúvo, casou-se com uma matogrossense cujos filhos e netos fixaram residência no Rio, após a morte da mãe. Tendo voltado para o Rio ele também, tinha o hábito de passar as tardes no Clube de Engenharia (para talvez conversar sobre suas aventuras) e depois parar em nossa casa para jantar, antes de se recolher ao apartamento de Copacabana. Imagino que esta agora seja sua segunda morte.

  4. As agências reguladoras geralmente são um fracasso!

    No governo FHC foram criadas as famosas agências reguladoras, agências estas que servem para dar uma função de Estado para seus funcionários, ótimos salários e pouco trabalho.

    Inúmeras funções que eram dos ministérios foram transferidas para estas agencias que não regulam nada nem tem uma visão estratégia que combine com o governo.

    Este modelo de agência reguladora copiado dos Estados Unidos, serve basicamente ao mercado, se uma ferrovia se mostra antieconômica simplesmente se fecha, e como diz no vídeo a ferrovia tem um traçado que foi lançado a mais de 100 anos, realmente qualquer traçado que tenha por base 100 anos de existência é algo antieconômico.

    Assim como a ANTT, a ANA, a ANATEL e a ANAEL estão executando tarefas com um desempenho muito abaixo do que os órgãos que faziam isto há décadas atras faziam. Porém seus membros ganham o dobro ou o triplo de funcionários dos ministérios congêneres e ficam fazendo palestras mostrando belas apresentações de de regulação e fiscalização tem muito pouco.

    Talvez a discussão deva ser a desativação destas estruturas inúteis e caras e reestruturação com caráter profissionalizante dos ministérios, fazendo com que não haja uma ruptura entre quem fiscaliza e quem executa, vários países do mundo desenvolvido não tem agências reguladoras e a sua infraestrutura vai muito bem obrigado.

    Na Inglaterra instalou-se uma série de agências regulatórias e o que se vê é que a infraestrutura inglesa está crescendo como cola de cavalo, ou seja, estão desmanchando a infraestrutura inglesa em nome do mercado. Ferrovias e aeroportos estão sendo desativados por serem antieconômicos deixando determinadas regiões sem possibilidade de crescer ou mesmo manter o que tinha.

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