Ônibus lotados, bolsos cheios: a realidade do transporte público

Enviado por André Paulistano
 
de O Globo
 
Em 1 ano, lucro líquido de empresas de ônibus de SP aumentou em até 2.056% 
 
Alessandra Duarte e Carolina Benevides
 
Entre 2011 e 2012, empresas de ônibus da cidade de São Paulo chegaram a aumentar seu lucro líquido em até 2.056%. Planilhas de custo das empresas que operam o serviço de transporte urbano na capital, disponíveis em arquivos da Secretaria municipal de Transportes e divulgadas também pelo Fórum de Transparência e Controle Social de São Paulo, apontam o lucro líquido de cada empresa em 2012 e 2011. No caso da Viação Santa Brígida, por exemplo, que opera na área 1 da cidade, demonstrações dos resultados dos exercícios da empresa nos dois anos mostram que seu lucro líquido passou de R$ 340.735 em 2011 para R$ 7.346.690 em 2012, variação de 2.056%.
 
Outro exemplo que pode ser citado é o da Viação Campo Belo, que explora o serviço na área 7 de São Paulo. Seu lucro líquido foi de R$ 3.981.603 em 2011 para R$ 39.680.300 em 2012 — variação de 896%. No caso da Transpass, que opera na área 8, o lucro líquido variou 165%: foi de R$ 3.972.964 em 2011 para R$ 10.543.859 em 2012. E a Cidade Dutra, da área 6, teve lucro líquido de R$ 1.065.093 em 2011; no ano seguinte, passou para R$ 2.570.074, o que equivale a uma variação de 141%. Segundo a SPTrans, órgão responsável pelo transporte urbano na cidade de SP, a margem de lucro das empresas do setor é de cerca de R$ 400 milhões por ano.
 
 

Foi o Fórum de Transparência e Controle Social de São Paulo quem pediu à Câmara municipal que a nova licitação que seria feita na cidade este ano, quando vencia a atual licitação, fosse cancelada. Os contratos atuais acabaram prorrogados por mais um ano, para que fosse debatido um novo modelo de licitação para o transporte urbano na capital. A nova licitação deve sair somente após as conclusões dos trabalhos da CPI atualmente instalada na Câmara municipal sobre os transportes em São Paulo.
 
Ontem, O GLOBO mostrou que metade das capitais não tem licitação de ônibus urbano, e que empresas e empresários do ramo estão inscritos na dívida ativa da União com um montante de quase R$ 3 bilhões em dívidas previdenciárias e tributárias; apesar disso, parte continua a ganhar licitações.
 
A supervisão do transporte público também é um problema. Em matéria publicada hoje, O GLOBO revela que a fiscalização do transporte urbano apontam deficiências e desafios para o setor nas capitais brasileiras. Secretários de Transportes da cidade do Rio e do Distrito Federal, além do diretor do Detro, que responde pelas linhas intermunicipais do Estado do Rio, incluindo as da Região Metropolitana, reconhecem que o número de agentes para fiscalizar os mais de 21 mil ônibus que circulam nessas regiões é insuficiente.
 
Em Belo Horizonte, o presidente da BHTrans, órgão responsável pelo transporte urbano na capital, também afirma que os 18 agentes que cuidam exclusivamente da fiscalização in loco dos ônibus não são suficientes para a frota de 3.054 veículos, mas ressalva que a prefeitura tem investido em fiscalização eletrônica, presente em todos os ônibus e responsável pela maior parte das multas ao sistema.
 
Em São Paulo, o valor das multas aplicadas na Região Metropolitana da capital este ano até junho — R$ 2,34 milhões — já é maior do que a soma das multas de todo o ano passado; lá, são 167 fiscais para 4.897 ônibus espalhados por 39 cidades.

 

Redação

10 Comentários

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  1. O melhor “negócio” do mundo

    É assim em todo o Brasil. É um antro de corrupção que ninguém quer mexer porque é um “negócio” que  dá para todos, menos para o passageiro.

    Por que os sindicatos não denunciam? Estão nas mãos dos donos dessas empresas.

    1. pois é Luciano, e depois

      pois é Luciano, e depois trabalhador é que é chamado de “guerrilheiro”, que bela inversão da realidade que os políticos hoje em dia nos fornecem quando falam besteiras ao público.

  2. Tá mais q na hora de mudar o sistema de concessoes

    Deixar de remunerar por passageiro transportado — o que torna lucrativos os ônibus cheios — e passar a remunerar por viagem feita, com normas sobre o número de viagens conforme o horário. 

  3. taí um bom motivo para se investigar mais a fundo, MP…

    tudo indica que fazem parte da maior facção criminosa do planeta e vocês vigiando políticos

    1. sempre desconfiei…

      pelo fato de não reclamarem perdas nem fazerem questão de recolher os ônibus que são largados nas ruas por ocasião de greves ilegais e vandalismo…………

      dizem que até dispensam qualquer tipo de seguro

      1. Nem o Lloyd´s de Londres que

        Nem o Lloyd´s de Londres que faz seguro até de cocô de baleia faz seguro de onibus coletivo no Brasil. Não existe esse seguro simplesmente. E como é que as empresas de onibus vão recolher onibus com penu furado a bala e onibus incendiado? Recolhem depois, na hora é impossivel.

      2. de diferentes maneiras e comparações…

        todos contribuem para uma anormalidade sem igual em todo planeta…………..

        e o MP vigiando petistas

  4. Sim, ai está um antro de

    Sim, ai está um antro de corrupção e que ninguem quer dar um jeito. O governador do DF, conseguiu, contra tudo e contra todos, desmanchar a indecência do transporte público no DF. Mas pergunta para os passageiros o que eles acham do governador? Dizem que tem sentem falta do roriz…De quem é a culpa maior por nada nessa área ser resolvido? O cidadão tem que fazer a sua mea culpa. Agora, os sindicatos brasileiros deveriam passar, também, por um faxina intensa e radical. Tanto os seus diregentes quanto os donos das empresas, muitos deles deveriam já estar enjaulados.

  5. Tem que se apurar a veracidade destes índices.

    Há de rever os números editados pelo O Globo. este jornal até aqui tem deturpado qualquer notícia para insuflar sensação de frustração no povão e induzir que o roubo é generalizado –  parece mais disparate para jogar o empresário contra o público.

    Continua a  ser um bom negócio. Já foi muitíssimo  melhor no passado de uns 15 anos. No passado, consultava-se  uma COPPE ( não sei se ainda presta consultoria) e se observava um valor similar ao praticado.

     

     

     

  6. Soltar grandes números assim é fácil….

    Queria saber sobre a taxa de retorno do investimento ou dos ativos das empresas. Daí dá para começar a discutir se estão ganhando muito ou não, mesmo com maquiagens contábeis.

     

     

     

     

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