Pancadaria de Aécio Neves

Sugestão de João

do Jornal Opção

por Euler de França Belém

Marketing equivocado

Pesquisas sugerem que pancadaria de Aécio Neves está transformando Dilma Rousseff em vítima

A presidente petista também está batendo, mas preserva a imagem de seriedade, sem deboche, e de estadista

As pesquisas e os intérpretes da política às vezes demoram a perceber aquilo que, na falta de palavras flaubertianas, se pode chamar de micropolítica. A pesquisa do instituto Datafolha, que aponta a presidente Dilma Vana Rousseff, do PT, com 52% (48% das intenções de voto) e Aécio Neves com 48% (46% das intenções de voto) dos votos válidos sugere algumas interpretações. Antes de apresentá-las, um breve comentário. Observando a margem de erro, deve-se admitir que se trata de um quadro de empate técnico. Porém, extrapolando, quem sabe exagerando, talvez seja possível dizer outra coisa: que Dilma Rousseff efetivamente cresceu, reduzindo a expectativa de poder do tucano de Minas Gerais. Mais: se Aécio Neves tivesse 52% e Dilma Rousseff aparecesse com 48%, ainda assim, por enviesado que seja o comentário, haveria um indicativo de que a petista poderia reverter o quadro. Como? Com o uso da estrutura, da máquina e, também, de um marketing afiado. A expectativa de poder está com a petista-chefe. Pode ser que mude, se houver um eleitor “adormecido” que, de alguma forma, queira dar o “troco” no governismo e que acredita que o senador simboliza a mudança, ou, ao menos, o político que vai arrancar o Lulopetismo ou a “chata da Dilma” do poder.

Sobre a ligeira ascensão de Dilma Rousseff, há pelo menos três explicações tradicionais. Primeiro, a máquina do PT, ou do Lulopetismo, está em ação, buscando demolir a imagem de Aécio Neves, tanto nos programas de televisão e pílulas quanto nas ruas e redes sociais. Segundo, a propaganda da petista está explorando sua ligação com os pobres e os setores menos aquinhoados das classes médias. O postulante tucano desmente, todos os dias, que não vai acabar com programas sociais, mas, do ponto de vista popular, onde há fumaça há algum fogo, brando ou não. Terceiro, os programas eleitorais da presidente estão acrescentando propostas populares, por exemplo na área de habitação, que tendem a agradar os eleitores dos setores da sociedade mais pobres.

As explicações garantem o crescimento de Dilma Rousseff e o ligeiro recuo de Aécio Neves? Primeiro, é preciso dizer que são pertinentes. Segundo, embora a campanha de Dilma Rousseff seja agressiva e bem feita, Aécio Neves tem apresentado vacinas que às vezes funcionam. Se não funcionassem, não teria 48% dos votos válidos.

Vamos à micropolítica, àquilo que não tem sido examinado com o devido cuidado, mas que talvez possa contribuir para o debate.

A presidente Dilma Rousseff faz 67 anos em 14 de dezembro. É uma senhora, com dois ex-maridos, uma filha e um neto. Trata-se de uma mulher e política com imagem intocada de seriedade. Há corrupção em seu governo, como houve no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso — até porque o PT apenas assenhorou-se, no poder, de uma base que havia sido construída pacientemente pelo tucanato ao longo de oito ou dez anos (contabilizado o período do presidente Itamar Franco, no qual FHC foi “primeiro-ministro”) — e possivelmente houve no governo de Aécio Neves em Minas Gerais. Ocorre que, no caso de Dilma Rousseff, assim como no de FHC e Aécio Neves, fica-se com a impressão de que ela não conspurcou-se. Por mais que haja sujeira no governo petista, não  há nenhum indício de envolvimento pessoal da presidente. É provável que ela não combata a corrupção com veemência, dada a necessidade de garantir a governabilidade — parece óbvio que o PT “comprou” sua governabilidade —, porque precisa de uma base política no Congresso nacional e, também, de uma base eleitoral nos Estados.

Nos programas eleitorais e nos debates, Aécio Neves “bate”, com certa implacabilidade na presidente Dilma Rousseff. Chama-a de mentirosa, sugere que é ignorante. O eleitor está gostando da pancadaria? Há quem acredite que sim, que as pessoas gostam de ver os poderosos “apanhando” e “sangrando” em praça pública. Mas um jovem, bem-vestido, bem-nascido, bonito e saudável, dizer publicamente que uma senhora de quase 70 anos é mentirosa — uma mulher com histórico de seriedade — e que “não” sabe das coisas, quase uma analfabeta funcional, agrada mesmo os eleitores? Talvez Aécio Neves esteja pegando muito pesado. As críticas devem ser feitas, e podem ser duras na formulação, mas os eleitores podem estar entendendo que estão sendo feitas à mulher Dilma Rousseff, percebendo-as mais como ataques e, até, desrespeito. É provável que, indiretamente, as críticas de Aécio Neves estejam transformando a petista numa espécie de vítima. Vítima tanto do tucano quanto de aliados “malandros” do PMDB, do PP e do próprio PT.

Dilma Rousseff também está batendo, e com crueza, mas mantém as aparências, por assim, diluindo, com habilidade, as críticas — envelopando-as com algumas ideias e propostas. A presidente faz a crítica direta parecer indireta, contextualizada, enquanto a crítica de Aécio Neves parece direta demais. Daí que a petista parece mais construtiva e o tucano mais destrutivo. Na verdade, os dois são construtivos e, ao mesmo tempo, destrutivos.

Há outro aspecto sobre o qual os aecistas e seus marqueteiros deveriam repensar: por que Aécio Neves ri tanto? Não seria mais adequado, para um candidato a presidente da República, um pouco mais de sobriedade? Aécio Neves, que deixa a impressão de que está sempre debochando da adversária, é um político da linhagem de Tancredo Neves, seu avô, mas parece que está esquecendo disto.

Por mais que gagueje, por mais que às vezes pareça desnorteada — a indivíduo Dilma Rousseff parece ser muito rígida e, confrontada, descontrola-se —, a presidente tem uma imagem de estadista, apresenta-se com seriedade, mesmo quando faz críticas exageradas contra Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso.

O comentário sugere que Dilma Rousseff está reeleita e Aécio Neves já perdeu? De forma alguma. Porém, se mantiver o marketing do “já ganhou”, se não eliminar a cara de hiena — está rindo em demasia, como se não estivesse levando a disputa a sério, e sim se divertindo — e se não reduzir a pancadaria contra o indivíduo Dilma, não apenas a presidente, vai ser muito difícil, senão impossível, Aécio Neves dar a volta por cima. Os brasileiros não apreciam aqueles políticos que, ainda candidatos, se apresentam como praticamente eleitos.

Há tempo para mudar? Como os números estão “colados” — a eleição está sendo disputada unha a unha, como costuma dizer o excelente pesquisador Gean Carvalho, do Instituto Fortiori —, há, sim, possibilidade de reversões. Tanto pode ganhar Aécio Neves quanto Dilma Rousseff. Quem errar menos, na reta final, irá para o pódio.

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Teve um que até infectou* uma cadeira numa foto…

      Acabou tendo que sentar em outra coisa…

       

      (*) segundo JQ, que “mandou” desinfetá-la…

    2. PESQUISAS SAO APENAS FORMATADORAS DE OPINIAO

      Nao é possível que a gente nao aprenda, Altamiro. Ficar endeusando essas pesquisas fajutas, que já nos levaram a erro no primeiro turno, é TIRO NO PÉ. 

  1. IG: “Médico gasta 3 min p/ consulta e 10 p/convencer voto”

    Isso em desprezo e prejuízo do diagnóstico da saúde da paciente!

    O difícil é descobrir na matéria do IG, para quem o médico cabala os votos!

    Mas a verdade evidente acaba aparecendo: é para Aécio Cunha*

     

    (*) O candidatO deveria ter vergonha de usar o nome do meio, do avô materno e esconder o paterno, que era da famigerada Arena, o partido da ditadura.

  2. Na reta final da

    Na reta final da campanha Aécio Neves age como se fosse um verdadeiro varão do Império Romano. Por isto, ele merece um prêmio de consolação após ser derrotado por Dilma Rousseff. Subscreva agora mesmo uma cota de R$ 1,00 para que Aécio receba em casa esta bela estátua romana:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=883280145029148&set=a.345737828783385.85599.100000415136357&type=1&theater

     

          1. Baixaria é confundir “cultura

            Baixaria é confundir “cultura clássica” com outra coisa. Vá censurar seus filhos, bobinha.

          2. Tá adotando o modelo do Aécio?

            Chamar uma senhora de 66 anos de bobinha, além de muita arrogância, é desrespeito. E o teor dos seus comentários representa sim baixaria. Você está nos convidando a abrir links que apontam para estátuas clássicas, sim, mas de um falo, ou seja, com conotaçao sexual, que, NO CONTEXTO DA CAMPANHA, é apelar para argumentos machistas. Está chamando o Aécio de veado? Se nao é isso, para que lhe “ofertar” essa “bela estátua romana”? Ora, ora. 

            Baixaria só nos prejudica 3

          3. Adoro seus comentários

            Ao mesmo tempo sábios e engraçados, gosto da maioria de seus comentários.

            Principalmente quando ministrados como puxões de orelha a comentaristas algo frívolos e imaturos.

            Adelante!

            Saudações 

            Frederico

          4. Obrigada.

            Mas nao me sinto “dando puxoes de orelha” em ninguém. Reajo a coisas que considero preconceituosas, de qualquer tipo de preconceito que seja, inclusive e talvez sobretudo preconceito linguístico, que muitos nao reconhecem como preconceito. No caso em pauta houve homofobia (machismo comigo, homofobia no teor do “comentário” original).

            Além de tudo, proceder de forma anti-ética nos prejudica, permite que um aliança qualquer fique catando esses exemplos para dizer que os petistas sao assim. Nao sao. 

  3. Outra eleição!

    Decididamente estamos vendo campanhas diferentes….

    Eleições 2014: resultante zero?, por Mara Bergamaschi

    (…) A voz de Lula gritando impropérios, legendados na TV, talvez venha a ser uma das coisas mais tristes e assombrosas desta campanha.

    Leia a íntegra no blog: http://goo.gl/tex0AA

    1. Mas o sr. não é leitor da

      Mas o sr. não é leitor da Vejota ? Aquilo sim é baixaria que dura quase 13 anos contra o “Analfabeto, 4 dedos, petralha, ladrão, canalha, levando um pé na b….. do Evo Morales,  pai do dono da Oi, da Escola de Agricultura Luis de Queiroz e mais modernamente da Friboi, além de amante da Rosemary, etc. etc. Isto sem nunca revidar. E qdo ficou doente então?

      Certo ou errado, ele tem todo o direito de colocar para fora, tudo o que engoliu nestes anos todos. Parabéns Lula ! continue mostrando quem são os Tucanos cheirozinhos.

  4. Creio que a pá de cal, ou o

    Creio que a pá de cal, ou o momento dramático que derrubou a estratégia marqueteira do Aécio, foi o mal estar sofrido pela presidente quando dava uma entrevista. O espectador enxergou ali a fragilidade física de uma mulher maltratada pelo malvado Aécio.

  5. Excelente análise

    E imparcial, o que é raro….

    Na minha opinião (vai surpreender muitos aqui!) Aécio é o pior candidato do PSDB.

    Covas, Serra e Alckimin são muito melhores, tinham mais história, mais conteúdo e mais seriedade, detalhe bem apreendido pelo autor do post. Nessas eleições eu preferiria Alvaro Dias, senador que nunca abandonou a oposição, combativo sem apelar, e ao contrário de Aécio, não ficou 4 anos no Senado fazendo conchavos de bastidores.

    Dilma, FHC, Serra e Alckimin parecem honestos, ninguém imparcial duvida (e dos mensaleiros, Genoíno também!).

    Votarei contra o atual governo porque para mim foi reprovado nestes 4 anos, que é o que está sendo julgado nesta eleição, e porque temo pelo País se os próximos 4 anos os últimos 4. Teremos perdido esta década, como a de 80.

    O voto no PSDB desta vez é mais na equipe do que no candidato, até porque ex-colaboradores do PSDB viram empreendedores ou consultores no exterior, os do PT viram aspones em prefeituras do ABC.

    Em relação à campanha, até Lauro Jardim concorda:

    “O Datafolha de hoje é a comprovação do protagonismo de João Santana nesta eleição presidencial. A pesquisa revela que o otimismo do brasileiro com a economia melhorou.

    Em relação à inflação, por exemplo,  o dado é impressionante: desde 2007, nunca tantos brasileiros acharam que a inflação vai parar de subir ou mesmo cair.

    Não resta dúvida de que foram os programas criados por João Santana para Dilma Rousseff que (douraram a pílula e) levaram tal otimismo ao eleitor.

    Os programas de Dilma na TV e no rádio são superiores aos feitos pela equipe de Aécio Neves. No primeiro turno, muita gente ainda queria tapar o sol com a peneira, argumentando que Aécio tinha menos da metade do tempo destinado ao PT.

    Os programas e comerciais de Santana são mais eficientes não só para desconstruir, como já se viu, mas também para construir – isso é pouco ressaltado.

    Essa batalha a Dilma já ganhou: a da comunicação na TV e no rádio.

    Aécio Neves pode vencer a eleição. Mas se o conseguir terá sido apesar do seu programa de rádio e TV.”

    Por Lauro Jardim

     

    1. O Serra inocente e honesto

      O Serra inocente e honesto ????? Pelo amor de Deus ! Prá mim o político mais sujo e mentiroso que existe, aquele que além de tudo, trouxe as baixarias americanas para sua campanha à presidência. O “filho do verdureiro” que jamais trabalhou. Que me perdoem  os verdureiros, mas herança ele não recebeu, aliás, recebeu da filha gênio, antiga sócia da irmã do Daniel Dantas e agora do homem mais rico do Brasil, o Lemmon , João Paulo, se não me falha a memória.

    2. Ah! Então João Santana está é

      Ah! Então João Santana está é dourando a pílula?! Foi o PSDB que nestes ultimos 12 anos foi diuturnamente defenestrado pela nossa mídia né? Foi o PSDB que esteve em todas as manchetes negativas de jornais. Pode verificar o manchetômetro. Agora que no horário político, qundo não se pode haver censura e alguém mostra realmente a cara do PSDB é o PT que está de apelação? Que está na desconstrução? Ah, me poupe!

      1. Pesquise!

        Tem google e youtube prá isso!

        Veja que a campanha de João Santana que elegeu o desastre Maduro na Venezuela acusava o opositor de ser…. gay!!!

  6. Playboy Lambão

    Só lamento que a diferença seja tão pequena entre um governo que promoveu o bem estar de largas faixas da população e um candidato que quer esconder o desastrado passado dos governos de seu partido e nada tem de novo a oferecer, além de trazer o Ministro da Economia do FHC, sinalizando que vai voltar o arrocho, o desemprego, o entreguismo e todas as medidas para garantir o Estado Mínimo. Entidade criada pelos neoliberais para excluir o povo e garantir as benesses dos banqueiro e da elite.

    Fica claro que o clima, de que “tudo vai muito mal”, criado falaciosa e permanentemente pela mídia golpista produz efeitos no entendimento de uma grande parte dos eleitores menos esclarecidos. Se Dilma ganhar eles voltarão mais ferozes contra o governo. Se Aécio ganhar passaremos a viver “num mar de rosas” enquanto estaremos sendo subtraídos de todas as nossas riquezas pelos entreguistas de sempre.

    É preciso regular a mídia e assegurar que o lado do governo tenha voz num Sistema de Comunicação de Primeira Linha. No momento só a Direita raivosa possui estes canais de acesso às grandes massas da nossa cidadania. O desequilíbrio é total! Ganhar, mesmo assim, é sem dúvida um grande feito!

  7. Que felicidade!!!

    Tenho por costume fazer algumas reflexões, em minha página na Face. Agora um sobrinho meu deixou um recado que iria votar no Aécio ou em branco, mas lendo o que escrevo, resolver votar na Dilma. Estou de orelha a orelha!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador