PERNAMBUCO CENSURADO Sindicato dos jornalistas manifesta preocupação de censura por parte do Governo Eduardo Campos e Poder Judiciário

 

Por Antonio Nelson*

 

Censura à jornalistas e imprensa! A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) declarou preocupação com represálias feitas pelo Governo de Pernambuco e o Poder Judiciário. O manifesto foi publicado em 18 de dezembro deste ano (abaixo), e registra denúncias feitas pela procuradora do Recife, advogada, jornalista, blogueira e ciberativista Noelia Brito e ao jornalista Ricardo Antunes.

Noelia recebeu intimação do desembargador José Carlos Patriota Malta, com a finalidade de censurá-la. Na quinta-feira, 28 de novembro, Noelia foi obrigada à retirar matéria que denuncia possíveis irregularidades em processos licitatórios realizados pelo Estado de Pernambuco e pela Prefeitura de Ipojuca. O post compromete o governador Eduardo Campos (PSB) e o prefeito de Ipojuca (PE), Carlos José de Santana (PSDB). Para mais detalhes, leia na íntegra, com exclusividade: DENÚNCIAS Desembargador José Patriota censura blogueira Noelia Brito para proteger Eduardo Campos.

Jornal do Commercio – que tornou-se porta voz do Consócio Novo Recife – e Diário de Pernambuco não veicularam. Nenhuma mídia corporativa da capital pernambucana tratou do assunto, no dia do post.

Já Ricardo está proibido de mencionar o nome do “cientista” político Antonio Lavareda no seu blog – Leitura Crítica – e também em outro meio de comunicação. A decisão foi do Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde veta citar empresas no controle de Lavareda.

Uma das empresas de Lavareda, a Black Ninja foi vencedora da licitação de propaganda no valor de R$ 30 milhões feita pela Prefeitura do Recife. Em seu site, Antunes antecipou a informação ainda na pré-campanha eleitoral. Foi também dele a informação de que a Lead Comunicação, de propriedade da mulher do empresário, foi beneficiada com  dispensa de licitação de R$ 200 mil para um evento de moda, o Shopping Day, pouco antes das eleições municipais. A informação foi confirmada pelo próprio Diário Oficial da Prefeitura do Recife. Estas informações estão no Portal Comunique-se.

***

O jornalista Talis de Andrade, em seu blog, sob o título Pernambuco censurado, discorre sobre as contradições “ocultas” no Sinjope. Além disso, Talis esclarece o Caso Ricardo Antunes, sobre a perseguição do banqueiro e marqueteiro Lavareda, confira: SINDICATO DO JORNALISTAS DE PERNAMBUCO

 

A FARSA, A MENTIRA E A VERGONHA

Por Ricardo Antunes

Mais uma vez o Sindicato dos Jornalista Profissionais de Pernambuco mostra sua verdadeira face: a do engodo e a da mentira…Confira no blog do Talis:

 SINDICATO DO JORNALISTAS DE PERNAMBUCO

 

 

Sinjope

*Antonio Nelson é jornalista, ciberativista da liberdade na rede e do software livre.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito boa tarde de

    Muito boa tarde de sábado!

    Como blogueiro (não sou jornalista) tendo em vista a forma repressiva que os governos se comportam, seja à nível estadual ou seja à nível municipal, fico alarmado, diante do que vejo. Aqui em minha cidade, particularmente, o que encontramos, na cidade de Barreiros, é uma máquina massiva em na tentativa absurda de frear a liberdade de expressão.

    Como blogueiro já fui processado pelo atual prefeito, felizmete, tendo ganho ao final.

    Recentemente tentaram bloquear minha página (www.blogdoed.com), e até tentaram colocar policiais contra mim, mediante fraudes de fakes, e por aí vai.

    Parece pouca coisa, diante da distancia entre uma pequena cidade de interior para uma capital, mais ainda assim, á nível de esfera virtual é muita coisa.

    Felizmente, apesar de todos os pesares, mesmo recebendo ameaças de morte, mensagens por sms, sem identificação, etc, ainda continuo de pé, fazendo livremente minhas postagens. Mesmo que para isso veja no olhar de alguns, magistrados um ódio sem limites e uma vontade terrivel de encontrar uma forma de calar a boca desse blogueiro.

    Seja como for, estamos aqui, e vamos sempre adiante, apesar dos pesares.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador