Tentaram matar o Putin?

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_07_17/M-dia-alvo-dos-quem-abateu-Boeing-777-poderia-ter-sido-avi-o-do-presidente-russo-2784/

 

“Posso dizer que o avião do presidente russo e o Boeing malaio intersectaram-se no mesmo ponto e no mesmo nível de voo. Isso aconteceu perto de Varsóvia no nível de voo 330 numa altitude de 10.100 metros. O avião do Vladimir Putin estava lá às 16h21, hora de Moscou, o avião malaio – às 15h44, hora de Moscou”, disse uma fonte na agência Rosaviatsia (Aviação Russa).

A fonte sublinhou que “contornos dos aviões são parecidos, assim como as dimensões. Quanto ao colorido, numa distância tão grande é quase idêntica”.

 

Se tentaram mesmo matar o Putin, os nazifascistas ucranianos acabaram de se matar. E a seu país. A conferir!
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_07_17/M-dia-alvo-dos-quem-abateu-Boeing-777-poderia-ter-sido-avi-o-do-presidente-russo-2784/

Redação

81 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. todo meu apoio Cláudio José…

      PAZ NO MUNDO 2

      no nível de conhecimento em que estamos, sempre que alguém decidir substituir a política pela guerra, o que estará sendo destruído não são equipamentos ou edificações de bases inimigas, são apenas vidas inocentes

      1. Tô achando sinistro

        Tô achando sinistro também.

        Pelas evasivas de um lado e de outro… Acho que os telefones estão muito ocupados neste instante. Até as máquinas de propaganda (mídia) estão estuporadas esperando comando…

        Sinistro.

        1. sinistro mesmo…………………………………………..

          a maior prova de tudo hoje em dia, e do mais elevado grau de convencimento que já existiu entre as nações……………………………………………………………………………………………………………é a detruição de vidas humanas inocentes

          nessas horas e nesses livros é que procuro algo que não justifique………………………………………………………………………………………………….jamais encontrei

          nas histórias reais, sentidas, das civilizações e interrupções de eras deve existir

          1. eu vou dormir e sonhar que não nasci aqui………………….

            alguém ou algo em mim mesmo me sacaneou ao deixar de perguntar se eu queria ou não

  1. Se foi um missel de terra é

    Se foi um missel de terra é impossível visualisar um avião comercial do chão. Só se foi um caça.

    Essa história tá muito mal contada.

  2. Queriam matar o Putin?
     
     

    Foi só ocorrer a reunião do BRICS em Fortaleza e já estão acusando a Rússia de ter abatido uma aeronave de passageiros na fronteira com a Ucrânia. Quem está dizendo que a aeronave foi abatida por Moscou é o governo da Ucrânia e a Folha de São Paulo está fazendo o maior espalhafato com a notícia como se tudo já tivesse sido apurado. http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/07/1487267-aviao-com-passageiros-da-malasia-cai-na-ucrania-diz-agencia.shtml

    Tudo é muito previsível no mundo em que vivemos, não é verdade?

    Mas de repente, uma possibilidade desconsiderada inicialmente pela Folha: 

    Terroristas queriam abater
    avião do Putin

    É o que diz fonte de agência de notícias russa

    Compartilhe
      Imprimir
     

     

    Comparação entre as aeronaves

     Foto e tradução copiada do Conversa Afiada 

    Do Russia Today:

    O avião da Malaysian Airlines MH17 estava viajando quase no mesmo caminho que o jato do presidente da Rússia, Vladimir Putin, pouco antes do acidente que matou 295, segundo a agência de notícias Interfax News.

    “Eu posso dizer que o avião de Putin e da Malásia Boeing cruzaram no mesmo ponto e na mesma altura: de 10.100 metros. O jato presidencial estava lá às 16:21, horário de Moscou e a aeronave Malásia , às 15:44, horário de Moscou “, disse uma fonte  à agência de notícias sob condição de anonimato.

    “Os contornos das aeronaves são semelhantes, as dimensões lineares são também muito semelhantes, como a cor, e a uma distância bastante remota são quase idênticos”, a fonte.

     

     

    1. Como é que funciona,

      Como é que funciona, Rebolla?

      O operador do míssel aqui em baixo diz lá vem o avião  mas não estou vendo direito se este  tem ou não tem turbina? Na dúvida lá vai…

      Como disse o Mauro B. aí em cima, missel não é estilingue que o cara olha, mira e atira.

  3. teoria não se sustenta

    Ao se observar a rota provável do avião de Putin, esta teoria não se sustenta …

    Observar o que diz a fonte:

    (O destaque em negrito é meu)

    “Posso dizer que o avião presidencial e o Boeing de Malaysia Airlines cruzaram o mesmo ponto e o mesmo corredor. Isto ocorreu perto de Varsóvia a uma altitude de 10.100 metros. O avião presidencial estava no local às 16p1 ( hora local) e o avião da Malaysia Airlines às 15p4 (hora local)”, disse a fonte.”

    Oras! Putin provavelmente se dirigia Moscou, partindo do citado ponto de cruzamento: Varsóvia-Polônia. E indo para Moscou.
    Porque o avião Presidencial de Putin, partindo de Varsóvia, teria ido voar sobre grande parte do território de um país atualmente hostil como a Ucrânia, indo até a região de Donetsk?
    O Mapa abaixo explica melhor, observar que Donetsk está totalmente fora da rota de voo Varsóvia -> Moscou

    http://www.guiageo-europa.com/mapas/europa.htm

  4. Rota de voo Brasilia-Moscou

    O avião presidencial russo é um Ilyiushyn IL-96-300, com capacidade de fazer um voo direto, sem escalas, entre Brasília e Moscou.

    O indício de que o voo de Putin se dirigia a Moscou está justamente em ter passado próximo a Varsóvia…É a rota mais curta para quem vem de Brasília com destino a Moscou… Depois de passar pela Espanha, França, Alemanha e república Tcheca, o voo passa justamente por Varsóvia e daí segue por Belarus -> Moscou.

    Donetsk na Ucrânia está totalmente fora desta rota, mais exatamente: Uns 1.300 km à SUDESTE, enquanto Moscou está à cerca de 1.150 km a NORDESTE, partindo de Varsóvia…

    1. Você não entendeu

        Um cruzou a rota do outro, não estavam exatamente na mesma rota, não acredito que Putin passaria sobre a ucrânia, mas pelo jeito faz sentido os aviões terem estado perto um do outro num dado momento, daí a teoria de que seria possível alguém confundi-los.

  5. Tudo leva a crer que SIM!
    Que

    Tudo leva a crer que SIM!

    Que outra motivação teriam para jogar um míssil contra um avião comercial???? Será que achavam que tinham poucos problemas para resolver e precisavam arranjar mais??? O interesse era acabar com o inimigo maior, não tenham a menor dúvida, Falharam feio, mas que tentaram, tentaram…

     

  6. Ambos tinham 2 asas.
    O

    Ambos tinham 2 asas.

    O engraçado é que nego acredita que essas armas são como estiingues, o cara olha, mira e tira.

    Teorias ridículas, como a falta de treinamento com armentos fornecidos pela Rússia aos rebeldes nem pensar.

     

     

     

    1. Pensei a mesma coisa. Eu não

      Pensei a mesma coisa. Eu não entendo nadica de misseis mas imaginar que neguinho aqui embaixo errou de avião por causa de cor  e desenho de asa é inverossímel.

      1. Nada parece ser inverossímil

        Nada parece ser inverossímil nesta guerra. Quem está combatendo na região não é o exército da Ucrânia, mas uma tal de Força Nacional formada por gente do exército e gente sem qualquer experiência militar. E eles têm armas poderosas, como estas baterias de mísseis antiaéreos S-300, que bastou a Rússia ameaçar mandá-las para a Síria para Israel protestar veementemente e a escalada da guerra síria morrer. Para se ter uma ideia, há garotos de dezessete anos que foram recrutados na Ucrânia para “combater os invasores russos”. Chegando lá, com os rifles nas mãos, foram recebidos por senhoras de idade ucranianianas como eles que passaram neles uma reprimenda e eles ficaram chorando, sendo consolados por elas mesmas. Então, lá tudo pode acontecer.

  7. Rússia e BRICs

    Nos noticiários a Rússia ganha destaque… sediará a próxima Copa e Putin participa da reunião dos BRICs no Brasil onde se anuncia formação de um banco internacional para se opor ao FMI… De repente os noticiários são invadidos com notícias negativas sobre a Rússia como o acidente no metrô e, agora, a hipótese de que a Rússia teria derrubado o boeing da Malaysia Airlines… Coincidência?

    A queda do avião foi nessa tarde. Nenhuma investigação foi iniciada… mas a mídia já decidiu que foram rebeldes russos na Ucrânia que derrubaram o avião… a 10.000 metros de altura… haja mira para rebeldes em terra!

  8. crueldade

    Os rebeldes erraram o avião de Putin e acertaram uma aeronave de turistas comuns, provocando a morte de dezenas de inocentes. Essa crueldade pode ter sido causada por grupos de ultradireita que tomaram o governo da Ucrânia no ano passado.

    Falando em crueldade, aqui no RJ a família Picciani  e vários outros deputados do PMDB fluminense já ostentam em seus galhardetes e santinhos o nome de Aécio Neves como candidato à presidência da República. Esse mesmo fenômeno ocorreu na primeira eleição de Cabral ao governo do RJ em 2006. Naquela época era comum encontrarmos propaganda eleitoral de Cabral apoiando Lula na zona sul e Alckmin na zona oeste. Dilma que se cuide ou  será abatida em pleno voo.

  9. De todas as teorias

    De todas as teorias conspiratórias sobre esse assunto essa é a disparadamente a pior.

    O avião de Putin é embarcado com todos os sistemas de segurança de um avião militar. Os ucranianos sabem muito bem disto e não seria nem um pouco inteligente um ataque desses logo contra o Putin.

    Está bastante claro que foram mesmo os rebeldes pró Russia que fizeram esse serviço desastroso. Eles mesmo “comemoraram” nas redes sociais o abate de uma “aeronave militar” no dia de hoje.

    Erraram e erraram feio.

     

     

    1. Os separatistas simplesmente não têm armas pra isso

       

      helicópteros da Ucrânia ateiam fogo em próprio checkpoint

      Tradução do google http://translate.google.com/translate?depth=1&hl=en&rurl=translate.google.com&sl=auto&tl=pt-BR&u=http://rt.com/news/161044-ukraine-helicopter-checkpoint-attack/

      Donetsk banho de sangue: vídeo Insider mostra helicópteros Ucrânia ateiam fogo em próprio checkpoint

      Helicópteros ucranianos dispararam contra um posto de controle militar da Ucrânia, em Donetsk Região, no rescaldo de uma batalha noturna, um vídeo supostamente baleado por um dos soldados indica. Aparentemente, as tropas de Kiev sofrem de grave falta de comunicação.

      O vídeo de oito minutos no YouTube foi baleado perto da cidade de Volnovakha em Donetsk Região da Ucrânia, de acordo com a descrição. Ela mostra um grupo de homens armados uniformizados com insígnias do exército ucraniano e pelo menos dois outros em roupas civis se esconder atrás de um caminhão militar.

      [video:www.youtube.com/watch?v=3r0UJXUw8WI width:560]

      O veículo está em um campo e os homens estão observando de longe a separação cinto floresta na fronteira campo Pelo menos duas vans são vistos e fogo queima entre as árvores. Tiroteios esporádicos pode ser ouvido, possivelmente de munição detonar no fogo, e, em seguida, uma enorme explosão irrompe no acampamento. Os soldados discutir se eles devem cair para trás.

      Em seguida, dois helicópteros Mil Mi-24 começar barraging a baixa altitude sobre a área. Depois de várias passagens da aeronave começar barraging o campo queima de seus canhões.

      “O que eles estão fazendo?” Um dos soldados exclama com surpresa. “Eles são nossos?” “Who the f *** mais?” Outras respostas.

      O grupo foge às pressas da cena, mas o cinegrafista continua filmando o filme, xingando e rezando como ele corre.

      Screenshot do youtube.com / user / MrTheVvideo

      Screenshot do youtube.com / user / MrTheVvideo

      Um par de minutos depois, ele chega a mais um cinturão de floresta. Ele se aproxima de outro militar da Ucrânia, que está falando em um telefone celular.

      “Quem eles estão atirando?”, Diz o homem. “Há civis e nossos soldados lá. Você tem uma linha para a aviação do exército, o que os f *** está acontecendo? “

      “Dois [Mi-24s] e um [Mi-] 8 chegou. Eles estão voando sobre o nosso ponto de verificação e atirando em nosso posto de controle “, o relatório continua.” Há muitos corpos lá. Fomos apagando o incêndio BMP [veículo de combate de infantaria], pensamos que o Mi-8 estava indo para pegar os corpos. Agora, eles estão atirando “.

      Tropas ucranianas usam seus helicópteros na luta contra as milícias armadas locais opostos o governo de Kiev para destruir hardware danificado nos combates para evitar que caiam nas mãos das milícias. Falta de comunicação entre as tropas poderiam ter levado ao comando da aviação acreditando que o posto de controle foi tomado por milícias.

      O vídeo foi carregado no YouTube na terça-feira, o que coloca o tempo das horas de vídeo após um ataque noturno no posto de controle militar perto Volnovakha. O ataque não pode ter sido um ataque da milícia, mas sim um caso de fogo amigo, em que uma unidade de pro-Kiev atacou por engano outra unidade.

      A batalha deixou pelo menos 16 soldados ucranianos morreram e 30 ficaram feridas.

       

      Ex-Primeira Ministra ucraniana defende genocídio de russos com armas nucleares.

      http://esquerdopata.blogspot.com.br/2014/03/ex-primeira-ministra-ucraniana-defende.html

      [video:http://www.youtube.com/watch?v=6RxSzSWbcxo%5D

       

      1. Os separatistas capturaram um

        Os separatistas capturaram um lançador de mísseis do tipo BUK recentemente, que consegue atingir aeronaves até uma altitude superior aos 33 mil pés em que o avião estava voando. Inclusive, eles comemoraram tal fato em uma postagem no Twitter, que foi “misteriosamente” removida após o acidente de hoje.

        Além disso, depoimentos de testemunhas já disponíveis na net levam a crer que o avião foi realmente abatido por mísseis “surface-to-air”, que só podem ter saído da área sob controle dos separatistas.

        Por último, note-se que o governo russo está insinuando que a culpa é da Ucrânia porque o avião foi abatido dentro do seu espaço aéreo e que, portanto, esse último país seria o responsável pela segurança dos aviões que passam pela região. É um argumento muito “matreiro”, considerando-se que a área onde o avião foi abatido está sob controle de separatistas. O que o governo da Ucrânia poderia fazer, escoltar todos os aviões civis que passam por cima do território fora do seu controle?

        Portanto, os indícios levam a crer no momento que o ocorrido foi uma “comida de bola” dos separatistas, que destruíram um avião de passageiros penando que era um avião militar. Infelizmente, uma investigação conclusiva vai ser praticamente impossível, considerando-se as circunstâncias da região …

    2. Um caça Su-25 foi abatido segundo os próprios ucranianos

       que , evidentemente culpam os russos ,mas o fato é que os rebeldes podem abatê-los a baixa atitude, ao contrário do boeing que voava a 10 Km de altura, os dois casos não têm nenhuma relação entre si.

    3. É óbvio.

      E agora ficará transparente quem arma os insurgentes desde março, posto que até então nunca houve nenhum movimento rebelde armado por lá. Na deposição de Yanukovich quase que nem passeatas teve.

      Deve estar havendo grande frustração desde a retomada de Slaviansk faz uns 10 dias. Os rebeldes só controlam as capitais e uns 30% das duas províncias.

      Voz da Rússia é oficioso do governo russo. eles até chamam os insurgentes de autoridades da República Popular de Donetsk.

      É um mundo de fantasia sem fim.

      Não vale mais a pena perder tempo com esse assunto.

       

      1. Então tá, os rebeldos

        Então tá. Os rebeldes frustrados com a retomada de Slaviansk extravasam a frustração derrubando um avião de passageiros. Menos, Gunther.

        1. Não.

          Os rebeldes frustrados e crescentemente acuados podem estar perdendo a noção do que fazem.

          Não faz tempo derrubaram um avião militar com cerca de 50 pessoas, não? Quem forneceu equipamento para isso?

          E houve comemorações públicas de derrubarem esse.

          Provavelmente achavam que era um avião ucraniano.

          É como o Marco falou: erraram feio.

           

    4. E me diga Marco se nesta

      E me diga Marco se nesta crise da Ucrania em algum momento houve sensatez. Os ucranianos não sabem coisa nenhuma divididos que estão entre facções e algumas delas tão radicais que tem o nazismo como ideologia. Entraram de joguete na geopolítica americana e aliados europeus.

       

    5. Há notícias de que o que os

      Há notícias de que o que os rebeldes comemoravam foi na verdade a derrubada de um caça “pé-de-sapo” ucraniano ocorrida ontem. Há também notícias de que os militares ucranianos haviam  deslocado ontem para a região do desastre uma bateria de mísseis S-300, capazes de abater qualquer avião a 100 quilômetros de distância. Há também notícias de que dois caças ucranianos seguiram o avião abatido até três minutos antes do abate. Se poderia então supor que que os caças identificaram o avião a ser abatido, e passaram informação para o pessoal de terra, que então lançou o míssel. O que não é possível é que estivessem tentando derrubar o avião do Putin, a menos que tenha acontecido uma formidável sequência de erros inadmissíveis. A rota do avião do Putin cruzou com a rota do boeing na Polônia, perto de Varsóvia, com quarenta minutos de diferença entre a passsagem de um avião e outro. Entretanto, o avião do Putin seguiu para nordeste, rumo a Moscou, enquanto o avião da Malásia seguiu para sudeste. É verdade que para chegar a Moscou o avião de Putin teve que atravessar um pequeno trecho de território ucraniano. Este trecho, porém, fica no noroeste da Ucrânia, distante quase mil quilômetros do lugar da tragédia e, portanto, fora do alcance dos S-300 ali estacionados. Hoje se noticia que a Ucrânia havia declarado a zona aérea sobre a região como fechada ao tráfego aéreo. Se isso for verdade, pode muito bem ter acontecido que, ao deterem a presença do boeing voando na zona proibida, bateu uma paranóia qualquer e os operadores da bateria de mísseis passaram fogo, já que parece que têm autonomia para tanto, dentro desta guerra muito estranha. Mas não se pode afastar também a possibilidade de que de algum modo os rebeldes tenham conseguido o mesmo ou outro sistema de mísseis e por alguma paranóia semelhante tenham disparado. De qualquer modo, peca o apressado que tira conclusões com fins políticos. O que vai ficar na berlinda é esta absurda guerra fratricida, impensável antes de que o “Ocidente” fosse se meter tão profundamente nos problemas internos da Ucrânia.

  10. O que não falta é “entendido”

    É engraçado ver algumas pessoas opinando com um conhecimento de causa que ninguém tem, nem jornais, nem agências de notícia, nem governos. Ninguém tem certeza de nada, mas alguns “comentaristas” aqui do blog já dizem direitinho tudo o que aconteceu: “foram os rebeldes e pronto”. 

  11. EUA Sentiram o golpe

      Não acredito em coincidência desse tamanho, isso foi uma reação e uma provocação ao Putin depois da efetivação dos BRICS e do encontro com a colega alemã, o avião foi derrubado quase na fronteira da Rússia, um avião com as mesmas cores, quase o mesmo desenho , que cruzou a trajetória do avião russo, cria-se um constrangimento com acusações à Rússia e insinuam para os bons entendedores que Putin é um alvo móvel, alguém pode ter dado o recado a uns malucos na ucrânia de que aquele era o avião presidencial mesmo sabendo que era mentira, o boeing foi escoltado por dois caças ucranianos, o que o caracterizaria ainda mais como avião presidencial para alguém em terra, isso se não foram os próprios caças que o abateram.

    Mais um sinal de desespero.

     

    Ukraine’s anti-aircraft missile system dispatched to Donetsk

    Ukraine’s anti-aircraft missile system dispatched to Donetsk Wednesday

    The aircraft at an altitude of over 10,000 meters could be shot down only with the weapons of the S-300 or Buk (Beech) missile systems

    El Boeing 777 “voló escoltado por 2 cazas ucranianos”

     RT Actualidad / Actualidad Imprimir http://es.rt.com/yW7Controlador aéreo: El Boeing 777 “voló escoltado por 2 cazas ucranianos” antes de desaparecer

  12. Apenas informando. Este

    Apenas informando. Este controlador de voo em Kiev, no Twitter desde 2010, acusa uma facção das forças armadas da Ucrânia, associada à ex-premiê Iúlia Timochenko, pela derrubada do avião. Estaria havendo uma luta interna pelo poder, com um grupo de militares de Kiev (ligados ao Ministro do Interior) se opondo ao governo central (e aos militares ligados ao Ministro da Defesa).

    https://twitter.com/spainbuca

    Segundo ele, a unidade em que trabalha foi tomada por militares ligados ao Ministro do Interior e por “estrangeiros”, logo após o abate, e eles pareciam saber muito mais do que deviam, muito cedo. Os radares do centro de controle teriam detectado a presença de dois caças ucranianos escoltando o 777, durante cerca de 3 minutos, antes da derrubada.

    A conferir.

    1. apenas uma duvida: se havia

      apenas uma duvida: se havia dois caças da ucrania escoltando a aeronave antes da queda os pilotos não perceberam que a aeronave era civil? e mesmo assim a derrubaram? o que aconteceu foi sinistro mesmo. meu respeito e meus sentimentos as familias das vitimas. luto!

  13.  Caro Nassif, a Ucrania é

     Caro Nassif, a Ucrania é hoje um fantoche dos EUA. A impressão que se tem é que os americanos tentaram matar Putin.

  14. Com raras exceções, parece

    Com raras exceções, parece haver torcida dos dois lados.

    O fato já aconteceu. A torcida é em vão.

    Deveríamos ter torcido antes.

    Para que nenhum dos dois, três ou quantos lados puder haver, tivesse cometido esta tragédia.

    Guerra é guerra. Nunca há vencedores – a menos que nos coloquemos sempre no lugar dos vivos, nunca no dos mortos.

     

    Ah, só há uma alternativa para a guerra. A política. Aquela nojenta, infame, podre das negociações, conceções e acordos. Certamente os que deixariam de morrer por conta dela não pensariam assim. Mas é tão difícil nos colocarmos no lugar deles.

    1. Conversa sem pé nem cabeça

        Mataram  cerca duzentas pessoas, é preciso saber quem e porquê, não só por causa dessas pessoas mas por tudo  o que está em jogo no mundo relacionado à essa confusão na ucrânia, e não simpesmente lavar as mãos, nunca vi ninguém achar bonito neutralidade contra os nazistas em 45 mas agora com os nazistas ucranianos é muito lindo.

    2. 1)    Há uma torcida: EUA X

      1)    Há uma torcida: EUA X RUSSIA. Sobre qual lado é o culpado.

      2)    Há um movimento de negação da política no Brasil e no mundo.

      3)    Como esse processo é visto: “A ação do Estado é vista como contraproducente pelos bem-sucedidos e integrados e como insuficiente pelos desmobilizados e desprotegidos. Estas duas percepções convergem na direção da “deslegitimação” do poder administrativo e na desvalorização da política. Não há dúvida de que este novo individualismo tem sua base social originária na grande classe média produzida pela longa prosperidade e pelos processos mais igualitários que predominaram na era keynesiana.”

      4)    Qual a origem do nazifacismo:    “Os anos 20 e 30 deste século revelaram um capitalismo cada vez mais poderoso em sua capacidade de criar e destruir, de transformar a concorrência em monopólio, de praticar o protecionismo, de arrasar as moedas nacionais, de causar o desemprego de homens e a paralisação das máquinas.

      Revelaram também estes anos  loucos e trágicos que as sociedades podem reagir à violência cega e desagregadora das leis econômicas com as armas da brutalidade, do voluntarismo político e da impiedosa centralização das decisões.  O fascismo teve muitas máscaras, mas é inegável que em sua essência ele representou o drama da vingança do político contra as pretensões de autonomia do econômico. Era preciso subtrair a produção e a troca de mercadorias ao império das normas emanadas do diktat do ganho monetário e submetê-las à vontade do Fuhrer e às necessidades do povo.*”

      5)    Apurar fatos e tomar providências é diferente de torcer, de deixar os “instintos mais primitivos” tomar conta de nossa razão.

      6)    Que sejam apurados os fatos e tomadas as devidas providências à luz da razão – do contraditório, da Política pacífica e democrática, enquanto ainda é tempo.

      *Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo

  15. Não importa quem lançou o míssil…

    …os maiores culpados foram os que permitiram a utilização da rota sobre uma região em guerra… para economizar uns litros de querosene. Não acredito, neste caso, num abate premeditado de uma aeronave civil estrangeira por nenhum dos lados. 

  16. Esperar

    É mais prudente esperar por uma investigação, antes de já ter uma teoria pronta para atirar na imprensa. Não sei bem o que cada lado ganharia com o ataque a um avião de passageiros, com ou sem o Putin. Mesmo para o novo governo ucraniano, atacar um chefe de estado vizinho e poderoso, seria de uma estupidez extrema, não vejo essa possibilidade. Se fossem os rebeldes, tampouco haveria ganho, aliás atrairia mais antipatia da “comunidade internacional”, como se diz aqui. Os russos ? Esses querem é manter a estratégica Criméia na maciota, como “fait accompli”, de preferência sem atrair marola, pois seus problemas já são muitos.

  17. Outros episódios:

    De acordo com o texto abaixo, outros episódios de queda de avião tiveram uma versão pública e outra privada:

    Militares abateram aviões civis em 1983 e 1988  (Link: Carta Capital)

    Por José Antonio Lima

    A queda ainda não esclarecida do voo MH17, da Malaysian Airlines, nesta quinta-feira 17, na Ucrânia, causa choque pois pode ter sido causada por um ataque militar a um alvo civil. Se confirmada esta hipótese, o caso vai se assemelhar a dois episódios ocorridos nos anos 1980 que provocaram horror no mundo.

    O primeiro deles se deu em 1.º de setembro de 1983, quando caças soviéticos abateram o voo 007 da Korean Airlines. Naquele dia, o voo deixará Nova York, nos Estados Unidos, rumo a Seul, na Coreia do Sul. Na segunda parte da viagem, após uma escala em Anchorage, no Alasca, o voo saiu de sua rota e entrou no espaço aéreo da União Soviética, sobrevoando a península de Kamchatka, onde Moscou mantinha uma série de operações secretas. Os caças soviéticos decolaram com a missão de abater a aeronave invasora e cumpriram o objetivo, matando as 269 pessoas a bordo, incluindo 61 norte-americanos, entre eles um deputado.

    O governo dos Estados Unidos classificou a ação como um “massacre” imediatamente após o ocorrido. Inicialmente, o governo soviético negou o ataque ao avião civil, mas depois confirmou o erro e atribuiu o equívoco a uma “sofisticada provocação” dos EUA. O caso, que ocorreu em um dos momentos mais tensos da Guerra Fria (ao lado, a capa da revista Time de 12 de setembro de 1983), só não causou mais estragos nas relações entre as duas potências pois tanto nos EUA quanto na União Soviética prevaleceu, em privado, a versão de que se tratara de um mal-entendido. Essa versão vigorou pois, no mesmo momento em que o voo 007 entrou no espaço aéreo soviético, uma aeronave espiã dos Estados Unidos fazia um voo de vigilância na região. Entre as aeronaves espiãs dos EUA estavam Boeings RC-135s, semelhantes ao 747 da Korean Airlines.

    Quase cinco anos depois, em 3 de julho de 1988, foi a vez das Forças Armadas dos Estados Unidos abaterem um avião civil. Naquele dia, o cruzador USS Vincennes, da Marinha dos EUA, se envolveu em uma batalha com navios iranianos no Golfo Pérsico e, em meio ao confronto, abateu o voo 655 da Iran Air, que decolara de uma base aérea em Teerã, capital do Irã, para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os mísseis lançados pelo cruzador destruíram o avião, matando as 290 pessoas, incluindo 66 crianças, a bordo.

    Oficialmente, os EUA alegaram que confundiram a aeronave civil com um caça Tomcat F-14 usado pela Força Aérea iraniana. No Irã, o caso foi entendido como sinal da disposição de Washington de entrar de forma definitiva na Guerra Irã-Iraque ao lado do Iraque, então comandado por Saddam Hussein. Este fato, assim como os bárbaros ataques com armas químicas realizados pelas Forças Armadas iraquianas, convenceram o governo do Irã a aceitar, em agosto daquele ano, um cessar-fogo proposto pela ONU.

    Em 1996, os EUA indenizaram as famílias das vítimas em 61 milhões de dólares, mas jamais pediram desculpas pelo ocorrido. Até hoje, o ataque ao voo 655 é usado no Irã como prova de que os Estados Unidos não são confiáveis e estão dispostos a tudo para derrubar a República Islâmica.

  18. Batalha longa

    Nassif,

    Um acontecimento trágico como este provoca, necessariamente, o aparecimento de todas as interpretações possíveis. 

    A Malaysia Airlines precisa se benzer –  em que pé ficou o outro acidente, também com o avião lotado de gente e que sumiu, ninguém sabe ninguém viu, todo mundo largou prá lá ? Parece que aquele avião nem caiu, ou seja, todas as perspectivas positivas apresentadas pela grande mídia internacional naufragaram.

    Neste segundo avião da MAirlines fulminado, o local do ataque é politicamente bastante ingrato; o ataque em si, por míssil, deixa à vista a responsabilidade de quem controla aquele espaço aéreo, no caso, o governo ucraniano; como já ocorre, pode ser sugerido mais de um agressor.

    Para um caso intrincado como este, uma vítima concreta já é a verdade,uma vez  que a grande batalha será a da informação, já iniciada..  

    Um detalhe chama a atenção – qual teria sido a lógica do abressor, para se permitir atingir um avião comercial, muito esquisito.

  19. Quase 300 pessoas morreram.

    Quase 300 pessoas morreram. Não tiveram chance alguma.

    Putin está correto ao afirmar que a culpa é do governo Ucraniano que voltou com ações militares contra os Rebeldes pró-Russia. Em um ambiente como esse a primeira que morre é a verdade. Depois os inocentes.

    Tantos os rebeldes como o governo ucraniano tem tecnologia para lança-mísseis terra-ar. Esses equipamentos estão disponíveis nos 2 lados. Os rebeldes já fizeram coisa “tecnicamente” mais difícil ao derrubar 2 jatos militares ucranianos nos últimos dias.

    A postagem feita no facebook pelo ministro do interior de Donetsk (líder rebelde)  “comemorando”  20 minutos depois da queda do avião da Malasia,  o abate de uma suposta aeronave que naquele momento ele acreditava ser “militar”, no meu entender, já é clara o bastante para definir quem fez o quê.

    Agora é aguardar a mídia internacional tentando levar esse erro trágico para as costas do Putin e, é claro,  da imprensa brazuca chamando à responsabilidade da Dilma no caso.

    Só aguardar.

    1. Esse é o avião militar abatido

      Rússia acusada de abater caça no território da Ucrânia

       

      17/07/2014 – 13:17

      Autoridades de Kiev dizem que esta é mais uma prova do envolvimento directo de Moscovo no conflito no Leste da Ucrânia.

      As autoridades ucranianas dizem ter provas de que um dos seus caças Su-25, que participava numa operação contra os rebeldes separatistas, foi abatido por um avião russo no Leste da Ucrânia. O embaixador russo nas Nações Unidas, Vitaly Tchurkine, negou a acusação.

       

      http://www.publico.pt/mundo/noticia/russia-acusada-de-abater-caca-no-territorio-da-ucrania-1663255

  20. Toda torcida neste caso é indigna.

    Em casos como este, não dá pra torcer.  Para as 300 vítimas e seus familiares e amigos não faz diferença, mas pode ser inclusive que a queda do avião se deva a outro motivo que não seu abate por míssil. Quem sabe um problema técnico ou mesmo terrorismo já dentro da aeronave. Aliás, esta é outra hipótese plausível, se considerarmos o recente desaparecimento de outro avião da mesma companhia malaia. Nesse caso agora há como descobrir a causa da queda, e quem sabe isso não seria uma dica para o outro recente e já esquecido desastre?

  21. Intimidação?

    Derrubar o avião presidencial russo seria uma declaração de guerra explícita demais até pros E.E.U.U… Suspeito que abateram o avião civil de propósito para intimidar o presidente russo… Além do mais, como explicado em outro comentário, as rotas dos dois aviões se cruzaram sim mas tomavam direções bem diferentes, e o avião abatido já estava bem longe do avião russo

    1. Continuo sem entender,

      Continuo sem entender, Gunter.

      Quem tem dispositivo para esse tipo de abate? Poderá ter sido manobra diversionista? De quem? A quem interessa?

      As evasivas para um fato desse são piores do que as afirmativas.

        1. Efeito colateral

          ruy,

          Em minha opinião, o abate não dá vitória a ninguém.

          Serve para aflorar os ânimos, para manter o clima de beligerância no ar, os quase trezentos mortos não passam de efeito colateral, de acordo com o ponto de vista de alguns estrategistas militares..

           

      1. Certeza ninguém pode ter ainda.

        O que me parece mais provável é os supostos (porque nem todos moravam lá até o início do ano) rebeldes terem obtido algo sem o treinamento adequado para isso.

        Quem fornece armas para eles?

        Manobras diversionistas são comuns nesse conflito também. Toda hora alguém faz alguma coisa tentando que a culpa recaia sobre o governo ucraniano pós-Maidan. Até durante as manifestações na praça ocorreu.

        Já são vários os casos. Esse da praça (em que infiltrados de Yanukovich atiraram mas uma pessoa “testemunhou” para um ministro estoniano que teriam sido manifestantes, tentando fazer crer em um ‘false flag’), depois o do rabino, depois o do diretor de TV, depois os panfletos antissemitas.

        Fora toda a propaganda veiculada por rádios e TV. Muitas coisas lembram falsos ‘false flags’.

        Não seria impossível que fizessem um atentado para culpar o governo Poroshenko.

        Mas como os próprios rebeldes comemoram o atentado em redes sociais… Pelo visto desta vez foi explícito.

        Agora esperemos que a Rússia, mesmo sem reconhecer oficialmente o desastre, pare de abastecer com armas e militares essa aventura louca.

        A imagem da Rússia já é um desastre internacionalmente por várias coisas. (Ressalvando-se a rapidez na avaliação em relação a como os rebeldes sírios manipulavam.)

        Vão querer ficar com mais essa?

         

        1. Você está acreditando muito

          Você está acreditando muito nas versões espalhadas pelo “Ocidente”. Há provas inclusive fotográficas, segundo o outro lado, do desembarque na praça Maidan de 400 mercenários que foram postados armados com fuzis nos prédios ao redor da praça, ao comando de um conhecido extremista de um dos partidos neonazistas que estavam à frente da manifestação. Saiba que agora os neonazistas fazem parte do governo e incitam novas manifestações para reabilitar o abominável nazista ucraniano Banderas, que criou com os alemães na segunda guerra o campo de concentração de Babi-Yar, onde matou centenas de milhares de compatriotas seus. Querem que Banderas seja alçado ao título de herói da Ucrânia. Estes mesmos nazistas estão no comando do Ministério do Interior hoje, que está à frente das operações militares no Leste. Esta gente é capaz de tudo. O presidente agora eleito não manda em nada na Ucrânia. O fato é que se o Ocidente não tivesse se metido ao extremo na situação interna de lá, ao ponto de ministros alemães e senadores americanos discursarem para os manifestantes na “praça da liberdade” estimulando abertamente um golpe de estado, não teria havido a derrubada de um presidente legitamente eleito, para que fossem colocados no lugar os nazistas e oligarcas corruptos que lá estão. Esqueceram que o presidente derrubado, a quem também acusavam udenísticamente de corrupto, foi eleito com os votos da enorme população russófona do Leste, que agora não se conforma com o golpe de estado e quer independência. O responsável direto e exclusivo por toda esta imprevisível guerra é o “Ocidente”.

        2. Gunter diz

          “Muitas coisas lembram falsos ‘false flags’.

          Não seria impossível que fizessem um atentado para culpar o governo Poroshenko.”

          Voce deve estar “viajando” pra fazer um comentario destes. Ta’ com muita cara de “false flag,” sim; mas qual a chance que os rebeldes teriam de influenciar a opiniao publica internacional com base em “false flag operations” Mr. Gunter, considerando o extraordinario poder de fogo da midia ocidental que, not surprisingly, ja’ concluiu, sem necessidade de nenhuma investigacao, que “os culpados” sao os rebeldes “anti-ucranianos” ?

          Ainda nao e’ possivel se chegar a nenhuma conclusao sobre o assunto. Porem, esta’ muito claro que alguem teve a intencao de derrubar um aviao de carreira, voando a 10.000 de altura. Se acidente foi, e’ porque derrubaram o airliner errado. Mas tambem nao esta’ descartada a possibilidade de que foi exatamente este airliner o escolhido a ir para o “sacrificio”.

          Sim, tem todas a marcas de um “false flag,” a questao e’ por parte de quem ? Tais operacoes sao normalmente engendradas por setores muito poderosos e arrogantes que sabem que jamais seriam punidos, se descobertos; e que tem, principalmente, o poder de influenciar a midia, sem cuja “colheita” em termos de opiniao publica tais operacoes nao fariam sentido.

          Seu comentario e’ uma mera projecao de seus preconceitos contra Vladimir Putin.

          Tenha um pouco mais de respeito pelas vitimas da tragedia.

           

           

    2. Ucrânia

      Gunter,

      Já tinha visto a matéria, ridícula.

      Este tipo de matéria é que vai florear o acidente prá lá de suspeito.

      Um fato inconteste- o espaço aéreo é da Ucrânia, aquele governo é quem tem que dar satisfação a respeito desta sua incompetência, a sua incapacidade para controlar o próprio espaço aéreo.

      Agora resta aguardar, de um lado,  a chuva de acusações de um USA prá lá de ressentido com o baile que vem levando de Vladimir Putin, e de outro, os pronunciamentos vindos do governo russo.

  22. Abate de aviões civis de passageiros

    Quem será o assassino do dia?

     

    Qual nome irá juntar-se a desta seleta galeria de matadores a sangue frio? Homicidas em massa…

    General Anatoliy Kornukov – União Soviética / Rússia

    O general Kornukov comandou a derrubada do voo 007, um 747, da Korean Airlines, no dia 01 de setembro de 1983. O ataque matou 269 civis próximo à ilha de Sacalina.

    Tenente-Comandante William C. Rogers III – Estados Unidos da América

    O Comandante Rogers ordenou o lançamento dos mísseis que abateram o Airbus, voo 655, da Iran Air, no dia 03 de julho de 1988, exterminando 290 passageiros no Golfo Pérsico.

    Agora quero saber quem foi o responsável pelo ataque ao Boeing 777, da Malaysia Airlines, voo MH 17, sobre a Ucrânia, com 298 pessoas a bordo. O soviético e o americano não foram punidos pelos seus atos. Kornukov chegou ao comando da Força Aérea Russa. O americano foi condecorado com a Legião do Mérito.

    Nos dois casos acima morreram quase seiscentos seres humanos. Os soviéticos em 1983 não seguiram as regras internacionais para os casos de invasão do espaço aéreo. Atiraram primeiro e não perguntaram depois. Os americanos fizeram pior, derrubaram o avião iraniano no espaço aéreo do Iran.

    Quando a URSS não conseguiu esconder o verdadeiro motivo da queda do 747, da KAL, enfileirou as mais esfarrapadas desculpas. Enquanto os EUA declaram que não houve erro no ataque do USS Vincennes contra uma aeronave civil, conforme declaração do então vice-presidente George Bush. Ao contrário do primeiro caso, quando disse se tratar de crime contra a humanidade, no segundo o presidente Ronald Reagan escondeu-se covardemente.

    Além dos militares hoje existe um outro personagem, ou outros, quem manteve a autorização para o sobrevoo comercial de uma região em guerra? Tudo para economizar alguns litros de querosene ao não utilizar uma rota mais longa. Este também é assassino, embora não tenha ordenamento o pressionamento dos botões, mas para um maior lucro das empresas aéreas.

    1. Governo já culpado

      Rebolla,

      Tudo bom ?

      O general russo fez o que tinha que fazer, o comandante americano fez o que não tinha que fazer.

      Se a região da Ucrânia em que o avião foi abatido é região de guerra, um fato, como explicar a leniência do governo ucraniano no controle daquele espaço aéreo ? Esyte governo pilantra é que deveria ter sustado a passsagem de avião comercial por aquela rota, caso entendesse aquela região como perigosa.

      O governo ucraniano já larga como culpado, em forma integral ou parcial, por este acidente.

    2. Falta acrescentar a esta

      Falta acrescentar a esta lista o general da própria Ucrânia que fazia exercícios militares quando um míssil sob sua responsabilidade abateu sobre o mar negro um avião russo que ia de Israel para a Sibéria, matando 78 passeiros. Por este ato, que foi investigado por autoridades internacionais da aviação, a Ucrânia foi responsabilizada e teve que desembolsar 16 milhões de dólares para indenizar as vítimas.

  23. Só sei que não saberei.

    Não sei o que aconteceu nesse episódio, mas sei de uma coisa. Seja qual for a verdade, nós não vamos ficar sabendo qual é. Vamos ser apresentados a versões e a versão com mais poder sobre nós (a que for adotada pelo governo americano) vai prevalecer como versão oficial.

    Nesses casos eu procuro observar e ver quem ganha com a situação. Acidentes existem, é verdade, mas conspirações também.

    Enfim, duvido que saberemos da verdade.

    1. Pois é, Ruy.
      Não consigo

      Pois é, Ruy.

      Não consigo enxergar, no nível das lideranças nacionais, a quem aproveita essa arenga.

      Até as máquinas de propaganda estão atônitas.

      Tendo a crer que foi coisa de “empolgados”. Por isso a demora em identificar qual grupo teria a possibilidade de realizar tal barbaridade; ou barbeiragem, sei lá…

  24. 2 boeings 777 da Malasia

    2 boeings 777 da Malasia Airlines. Um some, ninguém acha, a mídia pouco toca no assunto da possibilidade de ter sido atingido por um míssel em pleno voo. 2 meses já se passaram. O segundo cai, em território Ucraniano, e em menos de 3 horas a mídia ocidental já tem os culpados através de supostas “gravações”, facebook, twiter.

    No primeiro voo o comportamento da mídia foi de total cautela. Não chegaram a nenhuma conclusão até hoje. No segundo, já apontaram os culpados em poucas horas. São os rebeldes russos.

    No site da BBC (http://www.bbc.com/news/world-… tem o seguinte:

    The Ukrainian Security Service SBU has published on its Youtube account what it says are intercepted conversations between pro-Russian militants in which they say they admit shooting down a civilian plane, BBC Monitoring:

    https://www.youtube.com/watch?…

    Ao clicar no link acima do vídeo no youtube que a BBC passou. Cadê o vídeo? Por que foi removido? Seria uma montagem tão grotesca que resolveram remover?

  25. A miopia moral…

    Quando me dizem que a imprensa hoje não passa de uma grande, gigantesca, agência de propaganda, devo dizer, que não consigo duvidar. Não é que eu seja dotado de “miopia moral” a ponto de atestar fé na bravata de um interlocutor contra a sagrada instituição da imprensa, e dos  seus sacerdotes, os jornalistas, nada disso. Apenas tenho o espírito tomado pela dúvida, que acredito sã, após ter presenciado no decorrer destes últimos doze anos uma sequência assustadora de equívocos dos nossos diários e semanários.

    Pois a queda deste avião na Ucrânia, com a morte de 295 inocentes, parece-me como mais uma falha jornalística da nossa impoluta imprensa… Vou explicar, ou ao menos, tentar. A primeira coisa que chama atenção é o fato de que mal explodiu em terra, já se saber, BBC à frente, que a aeronave de triste sina havia sido abatida. Com o culpado apontado de pronto: os insurgentes federalistas do leste ucraniano, e a ferramenta declarada, bateria BuK M-1. Desta vez, ao que parece, não teremos o circo da procura pelas “caixas pretas”…

    Pois… As rápidas e longas acusações parecem-me com argumentos lógicos, muito convenientes, afinal, os ditos “rebeldes” não abateram um sem número de aeronaves do impoluto governo central da Ucrânia? Sim abateram, não fosse o detalhe infernal, como sempre são os detalhes, de que o Boeing 777 da Malasyan foi abatido enquanto navegava pela aerovia UL980, cuja a altitude mínima é de 28mil pés e a máxima de 66 mil. Estava o Boeing, segundo os informes a 32.800 pés, ou seja, 10.000 metros. Para exercer o macabro ato de ceifar vidas inocentes, os malditos rebeldes teriam que ter em mãos algo mais do que as metralhadoras e os mísseis de ombro (MANPAD) com os quais obtiveram as suas vitórias, sim, pois todas elas até aqui foram contra aeronaves que voavam abaixo de 6.000 metros.

    Todavia, um sistema BuK M-1 poderia com facilidade colocar no chão um airliner… Ora, ora. E não é que uma maldita brigada antiaérea não deu de presente alguns veículos lançadores para os terroristas? É o que foi noticiado… Até se saber que a brigada que perdeu as suas baterias continua, ela mesma, com todas. Creio que não adianta muito esconder… Se foi um míssil 9M38M1, ou 9M117, armas que equipam o sistema BuK M-1, então o responsável se encontra em Kiev. Nem mais, nem menos.

    E ainda que fosse crível que os guerrilheiros federalistas estivessem com lançadores BuK M1 em mãos, seria difícil crer que soubessem operar, pois a formação de um artilheiro não é simples, ela é extensa. Ao contrário do que se pensa, não é um simples apertar de botão, pois existe uma miríade de botões na cabine de controle e se faz necessário conhecer de cada um a função devida.

    Ademais, por mais que o governante ucraniano berre, não poderá desviar a atenção dos respingo de sangue destes inocentes, afinal, ele conduz uma guerra civil em uma parte determinada do seu território. O tráfego comercial, se não necessita estar totalmente fechado sobre a nação, pelo menos que o estivesse sobre a região de conflito. A outra culpa recais sobre a empresa Malasyan, que por focar apenas o custo não fez uma outra rota, mas longa, cara, mas sem o risco inerente de atravessar uma área de conflito.

    Quanto as mensagens trocadas pelos “comandantes rebeldes”, é interessante notar como sempre aparecem mensagens em áudio, ou palavras  inocentemente trocadas pelo Facebook, por parte dos criminosos que pelo mundo ousam desafiar o idôneo interesse do Tio Sam. Do ataque químico em Damasco ao trágico episódio que agora comentamos, sempre há quem em alto e bom som se acuse perante o mundo. Só não vejo o mesmo por parte dos corajosos comandantes do massacre em Gaza… Acho que os israelitas não fazem uso de radio, nem de redes sociais.
    Ô dó…

  26. Já há alguma prova disponível

    Já há alguma prova disponível publicamente de que foi um míssil que atingiu a aeronave? Até onde li, são o governo ucraniano e a inteligência americana que estão dizendo isso, com base em dados de um satélite militar americano e no tal “vídeo removido” que supostamente incriminaria os rebeldes. Considerando ser este um segundo evento com um Boeing 777 da Malaysia, não poderiam ter ocorrido, em ambos os casos, falhas catastróficas? (que poderiam eventualmente colocar a Boeing na berlinda)

     

  27. na guerra, a primeira vítima

    na guerra, a primeira vítima é a verdade, taí o esquema midiático hegemônico dos eua que comprova isso….

    o que impoorta não é o fto, é a versão,

    parece o tea party peessedebistA conjuminado com a grande mídia nacional – o pig.

    aversão!

  28. O Putin deve está putim da

    O Putin deve está putim da vida com essa estória.

    eh,eh,eh, piadinha sem graça, mas é só para não passar em branco.

  29. Certeza não teremos, mas………………..

    Como postaram aqui, o que vai prevalecer será somente a versão dos que deteêm os meios de manipulações, ou seja a imprensa no planeta!

    Se não saberemos a verdade, poderemos especular que o Putin, está incomodando muitos, e sua atuação no CS da ONU, tem desagradado muitos também! Agora veêm com esta proposta de Banco dos Brincs. Será que os que estavam no podio até agora, iriam se contentar com isto e sorrirem!

    Em alguns posts eu dizia que a Águia não iria ficar impassivel vendo tirarem seu tapete, e tal qual no passado, os impérios não se renderam passivamente.

    Apenas para clarear, cito o acidente com o avião que transportava o Presidente Polones e todo seu Ministério, e o que aconteceu, nada, simplesmente foi abafado pela imprensa, que muito comodamente não aprofundou as investigações sobre tal acidente.

    Sabe-se que iriam para uma reunião importante na Russia, e na Agenda constava o interesse de ambos os paises suprimirem em seus acordos comelrciais o dolar como moeda!

    Aos mais interessados, cabem investigar se for de seus interesses, caso contrário, aceitem as versões oficiais. É mais cômodo! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador