
Desde o teatro grego, dois personagens opostos foram consagrados: o guerreiro e o cortesão. Para cada qual, a dramaturgia criou uma ética própria.
Para os guerreiros, os combates a peito aberto, a luta limpa, o respeito pelo adversário, especialmente pelo adversário caído, a intolerância às manobras de bastidores. Para os cortesãos, as jogadas oportunistas, os métodos sibilinos, sorrateiros, as jogadas calculadas e interesseiras.
Foi assim com César e os senadores romanos, com a saga de D’Artagnan e os Três Mosqueteiros, com a dicotomia entre Ricardo Coração de Leão e João Sem Terra.
Na maioria das vezes, o perfil cortesão era assumido por intelectuais da corte ou políticos, ambos se igualando nas manobras de bastidores; o perfil guerreiro, pelos comandantes.
Nesse início de eleições, há uma peça de teatro grego no ar, a prisão e o desterro político de José Dirceu, o maior dos generais do PT, e a luta penosa para livrá-lo de um juiz carrasco. Finalmente, sua saída da prisão, abatido, envelhecido mas mantendo o porte ereto.
Duas manifestações de adversários me chamaram a atenção
Bolívar Lamounier é um cientista político que experimentou o auge em fins dos anos 80, quando foi dos primeiros a se dar conta de um novo personagem que surgia no horizonte político: a opinião pública midiática.
Depois disso, logo tornou-se um intelectual orgânico firmemente ligado ao PSDB, como tantos outros intelectuais de peso, como Boris Fausto. Com uma diferença. Boris jamais abriu mão do rigor acadêmico, jamais fez concessões à selvageria exigida pelos grupos de mídia para ganhar visibilidade. Bolívar seguiu caminho inverso, dos intelectuais que abrem maos de teses iluministas para atender ao clamor da turba.
É dele as seguintes declarações dadas a O Globo (http://goo.gl/P0hIwl), referindo-se à saída de Dirceu da Papuda para exercer o direito assegurado por lei de trabalhar fora:
Para ser enfático, Bolívar precisaria mostrar o contraste, demonstrar o privilégio. Ele apelou então para uma imagem forte:
“Nem nos tempos das prisões políticas, os presos tiveram regalias como as que estão tendo José Dirceu”.
Não se sabe bem o que ele fazia nos tempos da ditadura. Naqueles tempos os presos saíam mortos. Talvez fosse essa a isonomia pregada pelo nosso intelectual iluminista.
“— É um deboche claro. A maioria dos presos brasileiros vive em condições sub-humanas. O próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que as prisões brasileiras mais parecem masmorras medievais, muito longe da situação vivida por Dirceu. Não podemos esquecer que o ex-ministro foi condenado por corrupção, o que é um crime grave e teria que estar recebendo a punição de forma exemplar, sem privilégios”.
Bolívar ignorou toda a teoria iluminista, os avanços civilizatórios consagrados desde a revolução americana e considerou privilégio o réu ter direitos. Para a turba, isonomia consiste em tratar todos sem direito algum.
Até hoje, não vi nenhum intelectual sério, que se dá o devido respeito, endossando selvagerias dessa ordem.
Aloyzio Nunes é o político guerreiro. É o principal senador da oposição, sem gastar saliva em bobagens como Álvaro Dias, sem fazer uma representação por hora, como Carlos Sampaio, sem ficar na nota só das agressões, como Roberto Freire.
Na reportagem do Estadão, ele fala de Dirceu e faz oposição ao mesmo tempo (http://goo.gl/eJvJjK).
Não renega seu passado de guerrilheiro nem a amizade com Dirceu:
“Somos amigos desde os tempos da faculdade. Eu não renego um amigo. Sou amigo até hoje do Dirceu”, disse o tucano, para quem “divergência política é uma coisa” e amizade, outra.
Tem a devida solidariedade de guerreiro em relação ao adversário caído:
A imagem do amigo envelhecido e abatido em seu primeiro dia de trabalho fora da Papuda o impressionou. “Cadeia é uma merda, é um horror, aquele cheiro de creolina”, observou.
Mas não abre mão do discurso político:
Aloysio não acredita que tenha havido abuso no julgamento do Supremo Tribunal Federal. “O Zé é um cara disciplinado, inteligente, uma pessoa calorosa. Lamento muito sua situação. A prisão é sofrida. À maneira dele está fazendo o que acha que é certo para o Brasil. Eu discordo. Ele teve toda oportunidade de se defender.”
E dá a fórmula civilizada (e eficaz) para a oposição política:
“O ataque é contraproducente, acaba ricocheteando. Não precisa atacar o governo do PT. Os pontos frágeis do governo Dilma são muito visíveis, muito sentidos pela população, os preços, o endividamento das famílias, a baixa qualidade de emprego, a diminuição do ritmo de criação de empregos, o mau serviço público, a incerteza do amanhã.” Para Aloysio, não há mais grandes embates ideológicos. “O que existe são propostas para melhorar o Brasil. O Aécio tem credibilidade de sobra para propor isso.”
Aí me lembrei, logo após a vitória de Dilma, em 2010, José Dirceu comentando a reação de seu adversário José Serra – em vez de um discurso de aceitação da derrota, uma conclamação à luta. Em vez de condenar o adversário, Dirceu manifestou admiração pelo seu espírito de luta.
Os guerreiros sabem se respeitar.
Fernando Lopes
7 de julho de 2014 4:42 pmCredibilidade de Aécio????
O que existe são propostas para melhorar o Brasil. O Aécio tem credibilidade de sobra para propor isso.”
Com esta frase ele perde completamente a moral. Quando foi que Aécio apresentou propostas??? E uma pessoa que é uma farsa total como é esta praga de Aécio Neves mauricinho cheirador pode ter alguma credibilidade??
Poxa chamar uma pessoa que emite esta opinião como estudioso ou cientista politico é no mínimo uma ofensa a qualquer cidadão com um mínimo de informação. Eu me senti profundamente ofendido de que um blog que se diz independente continue a tratar Aécio como se fosse alguém valha alguma coisa!!
Motta Araujo
7 de julho de 2014 6:33 pmNada a ver. O que o Nassif
Nada a ver. O que o Nassif destacou no post é a diferença entre o GUERREIRO e o CORTESÃO, é esse o eixo da matéria.
Quanto ao Aecio, tem credibilidade para os seus eleitores e não tem para os que votam no PT, é algo auto evidente.
sergio m pinto
7 de julho de 2014 8:27 pmAh! Que falta faz uma mídia
Ah! Que falta faz uma mídia isenta e uma oposição capaz. Nos livraria de uma série de comentários esdruxulos!
Mauricio Salles
7 de julho de 2014 4:43 pmÉ isso aí.
Mais uma belíssima e oportuna análise de Luis Nassif. Parabéns.
Guilherme Nobre
7 de julho de 2014 4:44 pmArtigo capcioso, dourando a
Artigo capcioso, dourando a pílula do candidato paulista?
luisnassif
7 de julho de 2014 5:06 pmHomenagem aos que são nobres
Homenagem aos que são nobres não apenas no nome.
Alan Souza
7 de julho de 2014 5:41 pmToma-te!
Podias dormir sem essa, Guilherme Nobre…
Carlos G P Lenz
7 de julho de 2014 5:55 pmDiscordo
O Aloísio foi demagogo.
político minúsculo ! Não ajuda em nada a melhorar a imagem da política e dos políticos brasileiros.
Wagner
7 de julho de 2014 7:37 pmCalminha!
Calminha!
Dulce (Madame X)
7 de julho de 2014 7:49 pmChamem os bombeiros que o
Chamem os bombeiros que o bicho vai pegar! 🙂
Luis Fraga
8 de julho de 2014 3:54 amLamento muito Nassif
Pela primeira vez acho horroroso um post seu.
O fato de um sujeito ser horrível não torna outro que é menos pior , bom !
Não tem nobreza nenhuma na atitude do Aloyzio Nunes. Veja e reveja estas declarações:
Aloysio não acredita que tenha havido abuso no julgamento do Supremo Tribunal Federal. “O Zé é um cara disciplinado, inteligente, uma pessoa calorosa. Lamento muito sua situação. A prisão é sofrida. À maneira dele está fazendo o que acha que é certo para o Brasil. Eu discordo. Ele teve toda oportunidade de se defender.”
Esse negócio de chamar de Zé, elogiar como inteligente e caloroso é de uma falsidade sem tamanho.
Como dizer, diante de tudo que já sabemos sobre este julgamento farsesco, que “Ele teve toda oportunidade de se defender “?!
Se fosse um homem digno, um guerreiro de verdade como você o quer homenagear, romperia com seus interesses políticos e de seu partido (que atropela a verdade dos fatos) para falar a verdade sobre o mentirão. Isso é defender um amigo!!
Lamenta o caramba ! Se lamentasse faria algo contra seu PSDB que procura tirar todo ( em associação com essa mídia mentirosa e bandida) proveito político de um crime de caixa 2, mesmo que leve pessoas à uma condenação exagerada e esdrúxula num julgamento político e de exceção.
Francamente Nassif. Tu mandou mal pra caramba!
Cristiana Castro
7 de julho de 2014 5:00 pmEsse negócio de transformar
Esse negócio de transformar adversário em inimigo, sobretudo, em política é o que há de mais pouco inteligente. QQ um que vença, terá, obrigatoriamente que conviver com o outro e isso vale para nós, militantes, simpatizantes e eleitores, tb. Por mais que as pesquisas apontem favoritos, não há como termos certeza do que vai sair das urnas. Vença quem vencer, vamos todos ter que dialogar. Política não é essa zona que a mídia tenta vender; é só chegar chegando que é coisinha simples e qq um tem capacidade para desempenhar a tarefa. Não é mesmo. Política é para guerreiros mesmo e, temos vários e temos bons em vários partidos.
Com relação a JD, está mesmo mais magro, abatido e envelhecido mas como bem disse o PHA, nada que uns dias de sol e alimentação adequada não resolvam. A casca se regenera com facilidade; dureza é arranhar o que vai lá dentro, quee levou décadas para ser construído e que esses últimos meses só devem ter fortalecido. Apesar de todo o sofrimento, temos hoje, um comandante melhor e mais forte do que o que tínhamos há 8 meses atrás.
Neideg
7 de julho de 2014 8:15 pmTambem sinto isso
Tambem sinto isso Cristiana.
As vezes me sinto culpada por esperar, sempre, do Ze uma reacao quase nao humana, afinal, em tamanha adversidade qualquer ser humano, por mais forte e firme que seja, pode quebrar.
Fernando Antonio Moreira Marques
7 de julho de 2014 5:19 pmPrisioneiro sem crime demonstrado nas provas.
Qual foi mesmo o crime do Dirceu? Formação de Quadrilha? Que quadrilha? Dimínio do fato? Que fato? Compra de votos?
Qual foi o crime do Dirceu? Cadê as provas dos crimes do Dirceu?
Ser Petista? È crime?
Lamento ter suportado tanta ignomínia sem poder reagir.
Fernando Antonio Moreira Marques
7 de julho de 2014 5:32 pmVala Comum dos Enviesados!
Tentar vender a impressão que o julgamento foi justo e que ele teve todas as oportunidades de defesa é a grande artimanha do político capcioso. Não difere muito do viés ordinário dos que assumem que se é do PT não presta. Vale tudo para jogá-los na vala.
Schell
7 de julho de 2014 5:24 pmO interessante é que os de
O interessante é que os de sempre aécionistas e serristas e fhcardosistas é que, através da “mérdia” passam dia após dia tentando incendiar o país em factóides ruins. Depois, posam de madalenas vestais e vestidíssims. Bando é pouco, quadrilha. E, sobre o Aloysio, seria interessante verificar o tal encontro com o Serra, em Paris, no início dos anos 70: aí tem “truta”.
Marco Antonio L.
7 de julho de 2014 5:25 pmConfuso sobre qual
Confuso sobre qual justificativa para defender o vice do Aécio. Quanto ao Dirceu, mas uma oportunidade de justificar que o julgamento foi correto. Que tristeza !!!
Rodrigo de cassio
7 de julho de 2014 5:39 pmGuerra, morte, paz !
Guerra, morte, paz !
Elliane
7 de julho de 2014 5:44 pmQuanta nobreza tem o Loló 300 mil.
Aloysio Nunes é “nobre”?
Faz-me rir. Vide ele mandando um reles blogueiro a PQP e tentando avançar pra cima do rapaz.
Isto agora faz parte da nobreza. kkkkkkkkkkkk
Heitor de Assis
7 de julho de 2014 5:50 pmQue post mais estranho…
Nem de gente empapuçada de cachaça e jornal nacional em pé-sujo aqui de Jacarepaguá, eu ouvi opiniões como as de Bolívar. Sobre o Aluysio guerreiro… bom, é melhor deixar prá lá.
LuizOP
7 de julho de 2014 5:54 pmNassif, vamos por partes.
O
Nassif, vamos por partes.
O senador foi elegante e entendi o espírito do seu artigo. O dito “sociólogo” não é um verdadeiro intelectual, por que um verdadeiro intelectual nem teria tal abordagem, cientificamente nula.
Mas a fala do senador não procede. ZD não teve chance nesse julgamento de fachada. Não sei se ele é culpado de algo, mas sei que não conseguiram provar. Repetindo: não conseguiram, E o condenaram sem prova.
Pelo outro lado, o mensalão do PSDB provavelmente jamais será julgado.
Renato Kern
7 de julho de 2014 5:59 pmOs historiadores da imprensa
Assim como o patrão rodeado de aduladores que lhe enganam no dia a dia, nossa imprensa se cerca apenas daqueles que quer ouvir. São idéias de aluguel de conteúdos ocos que apenas preenchem colunas e satisfazem uma direita burra.
emerson57
7 de julho de 2014 6:00 pmbolinha de papel
ÇERRA45 = bolinha de papel.
Aloysio300= garrafa d’agua.
Serralheiro 70
7 de julho de 2014 6:01 pmBom post, umlouvor a honra de
Bom post, umlouvor a honra de políticos que a preservam. Vale destacar que os melhores permanecem fiéis a seus ideais, como faz Zé Dirceu.
robertog
7 de julho de 2014 6:03 pmO BL tinha altos sonhos
O BL tinha altos sonhos políticos. Não os realizou e ficou a imensa mágoa. Simples como isso.
jorge paula
7 de julho de 2014 6:05 pmAlem de nobre!!! O Aloysio
Alem de nobre!!! O Aloysio Nunes se assemelha as velhas raposas da politica se veste em pele de cordeiro para assaltar o galinheiro. Usou a mesma tatica na eleicao para o senado em 2010 apareceu no programa canal livre, entrevista para folha sempre se arrependendo do passado, deu certo ne! Mais a verdade é como diz o ditado: malandro de mais vira bicho.
Antonio Passos
7 de julho de 2014 6:06 pmImpossível concordar com ambos
Lamounier é um canalha, concordo, mas não é possível sequer respeitar a opinião de Nunes porque é baseada em mentiras. O que ele diz sobre o governo Dilma é, na melhor das hipóteses, distorção clara da verdade apenas para marcar posição oposicionista. Resumindo, ambos mentem, distorcem, enganam, e quando fazem isto não permitem que sejam respeitados, na minha modesta opinião. Uma oposição verdadeiramente progressista no Brasil de hoje, por incrível que pareça, é feita pelos blogs “sujos”, que com sua independência apontam erros no governo com sinceridade e intenção, não de ganhar eleições, mas de ver o Brasil cada vez melhor.
Chico Salgado
7 de julho de 2014 6:07 pmAs prisões
Em 12 anos de governo daria para remodelar totalmente o sistema prisional brasileiro. Faltou competência e sobrou bandalheira !
walter araujo
7 de julho de 2014 11:30 pmO que que isso tem a ver com
O que que isso tem a ver com o que se está discutindo aquí.?
É cada um que me aparece, putz. rs rsrs
ricardo gonçalves
7 de julho de 2014 6:08 pmAloisio é da mesma cepa
Aloisio é da mesma cepa mediocre de Carlos Sampaio. Já Já o nassif percebe.
Jorge Leite Pinto
7 de julho de 2014 6:13 pmOk.
Só fico com algumas
Ok.
Só fico com algumas dúvidas:
1- Como foi elencado ontem mesmo aqui, como Aloysio Nunes escapou ileso da emboscada que vitimou Marighella? Como foi parar em Paris (com grana, e num lugar caro) e depois voltou fagueiro e lépido pra deitar solenemente na cama da direita.
2- Quais encantos levariam nosso querido Nassif a, sempre, ser condescendente com as “qualidades” do Aécio? É um direito dele,claro, mas que não combina com sua “linha”. Ou será que ele gostaria de ver a volta do neoliberalismo e dos entulhos do FH?
Motta Araujo
7 de julho de 2014 6:49 pmQuer dizer então que não
Quer dizer então que não estamos vivendo no neoliberalismo? O que é a JBS antiga Friboi , o maior truste de carnes do mundo, inventado NESTE governo com dinheiro do BNDES ? O que seria a VOLTA DO NEOLIBERALISMO?
Jorge Leite Pinto
8 de julho de 2014 3:28 amJBS, Friboi? Que isso tem a
JBS, Friboi? Que isso tem a ver com neoliberalismo, ó pá??? Esse A.A. anda bebendo…
Ademais o que comentei foi a complacência do Nassif com o candidato que quer a volta do Armínio Fraga. Está bem claro. Precisa desenhar?
Zanchetta
7 de julho de 2014 7:17 pmEu acho que o Aloysio se
Eu acho que o Aloysio se livrou da emboscada do Marighella do mesmo jeito que o Genoíno se livrou da morte no Araguaia… ou não?
Neideg
7 de julho de 2014 8:09 pmSobre Aloisio e Genuino. O
Sobre Aloisio e Genuino. O que se espera de alguem de carater eh o respeito ao passado desses homens que foram capazes de lutar comtra a Ditadura, nao importa quais posicoes politicas assumam hoje. Quem ficou debaixo da cama esperando o tiroteio passar nao tem moral para questionar quem estava pendurado no pau de arara.
Va se ver no espelho! Quem sabe aparece algum resquicio de carater e voce respeita um pouco mais os homens que tiveram Coragem de lutar por seu pais nos piores momentos.
Ugo
7 de julho de 2014 6:14 pmdas biografias
Limando-se as biografias, Stalin, Hitler, Mussolini, nas mãos de isentos jornalistas do folhão, poderão ser incluídos no “Pantheon” dos santos ou dos heróis.
Nassif cadê a coerência deste senhor servo de muitos patrões, ele é diferente do Jabor? Ou de muitos outros colunistas de mesmo percurso e viradas inacreditáveis!
Rene Piccolo
7 de julho de 2014 6:14 pmÉtica do Guerreiro
Companheiro, vc conhece bem o Aécio, pois chamou ele de Cheirador, e o Cachaceiro do seu Guru, ignorante, tremendo Pingão, ignorante e ladrão, além de ser pelego, pois fazia acordos escusos com as montadoras.
Vai defender vagabundo lá na casa do C……
luisnassif
7 de julho de 2014 6:32 pmPrezado,fui atras para
Prezado,
fui atras para entender quem é capaz de uma baixaria desse tipo.
Voce era engenheiro de planejamento da Worley Parsons, de Diadema, até 2012. De lá para cá, deve ter trocado de profissão. Deveria se envergonhar de posar de cafajeste em um blog público.
Dulce (Madame X)
7 de julho de 2014 7:21 pmahahaha quem manda mexer com
ahahaha quem manda mexer com quem tá “queto” ahahaha
Diadema ABATIDA por São Lourenço ;))
Marcos Carvalho Campos
7 de julho de 2014 7:44 pmDeve estar bêbado. Se não
Deve estar bêbado. Se não está bêbado, está possuído pela raiva, como muitos brasileiros que se recusam a acreditar que estão pegando os caras errados.
S
7 de julho de 2014 6:28 pmTemo que desta vez você
Temo que desta vez você esteja sendo otimista Nassif.
Acho que os tucanos mais espertos estão começando a temer o inevitável restabelecimento da sensatez na percepção dos acontecimentos.
Os mais estúpidos, como sempre, levam mais tempo.
luisnassif
7 de julho de 2014 7:23 pmMas é isso mesmo. E cabe a
Mas é isso mesmo. E cabe a nós estabelecer a distinção.
JB Costa
7 de julho de 2014 6:29 pmSubiu no meu conceito esse
Subiu no meu conceito esse senador por São Paulo. Não o julgava capaz desse gesto. Quanto ao intelectual Bolivar Lamounier…….Quem é ele mesmo?
Nonato Amorim
7 de julho de 2014 7:02 pmALOYSIO 300 MIL
JB, não se engane com a retórica desse tucano de alta plumagen. Ele é o famos Aloysio 300 mil, aquele que pegou igual quantia emprestada do famoso Paulo Preto, aquele que o Serra nunca ouviu falar e nem mesmo sabem quem é. Tá lembrado? Não? Então leia essa notinha da FSP: Abrs.
Engenheiro emprestou R$ 300 mil a Aloysio
DE SÃO PAULO
O senador eleito pelo PSDB de São Paulo Aloysio Nunes Ferreira é amigo do ex-diretor de Engenharia da Dersa Paulo Vieira de Souza há 20 anos.
Mas, segundo afirma o engenheiro, nem por essa amizade ele arrecadaria recursos para campanhas do tucano.
Contudo, em 2007 sua família emprestou dinheiro para que o hoje senador eleito adquirisse um imóvel de R$ 300 mil em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo. A Folha revelou a transação em 17 de dezembro de 2009.
Nela, a ex-mulher de Preto, Ruth, entrou com R$ 50 mil, e uma de suas filhas, Priscila Arana de Souza, com R$ 250 mil. Priscila é advogada do escritório Edgard Leite Advogados Associados, que defende empreiteiras contratadas para construir a alça sul do Rodoanel.
Aloysio disse ter usado o dinheiro para pagar parte do apartamento e que quitou todo o valor até 2009 em parcelas, mas tudo sem juros.
Em nota divulgada em 2009, Aloysio afirmou que a transação foi informada em suas declarações de renda.
Diante dos ataques feitos por Dilma Rousseff, Preto disse que recorreu a Aloysio, cobrando dele uma defesa pública.
vera lucia venturini
7 de julho de 2014 6:48 pmNo comportamento de José
No comportamento de José Dirceu existem os códigos dos guerreiros. No de Aloisio Nunes não.
Um guerreiro não pode ter trato com traidores. E toda a argumentação de Aloisio está em cima do relacionamento com traidores: a imprensa que inventou um roteiro mentiroso e o Judiciário que inventou formas jurídicas exóticas e subtraiu provas para trair a verdade e o guerreiro.
E Aloisio é hipócrita, ele sabe da trama verdadeira pois seu partido dela fez uso e saiu incólume. Mas o mais grave é que ele sabe de crimes muito maiores do que aquele atribuido ao guerreiro Dirceu e se cala para permanecer no grupo dos que detém o poder de destruição por armas covardes e traiçoeiras.
José Dirceu não. Ele é um guerreiro leal pois tendo o Estado nas mãos, respeitou as instituições e apresentou-se de peito aberto para a luta, defendendo-se com as armas da Justiça que são oferecidas para todo e qualquer cidadão. Armas essas que já haviam sido corrompidas por tartudos covardes e traiçoeiros invalidando a sua defesa.
Isso se não observarmos que no código do guerreiro está a defesa dos fracos, a honra, a defesa do território etc. Onde se enquadra Aluisio neste código?
Já para Bolivar Lamonier só cabe um adjetido: é um pária. Nem para tartufo serve tal a sua insignificância em termos de poder e criação intelectual.
Acabei de ler o “O Vermelho e o Negro” de Stendhal. José Dirceu é Julien Sorel, Aloisio no máximo é um Barão de Valenod, entranhado no poder para negociar favores e Bolívar com certeza é o jovem Tanbeau, o patife que usa de intriga e de seu tio acadêmico (FHC?) para penetrar no Salão do poderoso Sr de La Mole e tentar destruir Julien.
Bispo da Dama
7 de julho de 2014 6:52 pmQuem é o cortesão e quem é o Guerreiro?
Ainda estou tentando entender.
Não sei se me guio pelas imagens onde aparece um cortesão ao lado de José Dirceu ou pelo texto onde Aloísio Nunes demonstra toda sua fidalguia com a capciosa frase: “À maneira dele está fazendo o que acha que é certo para o Brasil. Eu discordo. Ele teve toda oportunidade de se defender.”
Claro que também posso equacionar esse dilema com a história de cada um deles ou o que representam seus partidos para o povo desse País, mas aí pode ser outra história e eu não tenho “cartuchos para queimar”, pois não tenho nobre nem no nome.
Flics
7 de julho de 2014 6:57 pmÉ isso ai, seu Nassif…
… um poquinho de civilização não faz mal a ninguém…
Flics
7 de julho de 2014 6:59 pmUm “poquinho” e …
… pouquinho.
Adriano C
7 de julho de 2014 7:04 pmGuerreiro?
Aloyzio Nunes guerreiro? Nem se ele fosse o último ser vivo da Terra! Nassif pirou!
Nonato Amorim
7 de julho de 2014 7:13 pmALOYSIO 300 MIL, O ELEGANTE
Nassif & Amigos, olha a elegância do Senador, aí…
http://www.youtube.com/watch?v=YZ4m5KmlcFE
[video:http://www.youtube.com/watch?v=YZ4m5KmlcFE%5D
Dulce (Madame X)
7 de julho de 2014 7:53 pmMeu Deus…mas é um
Meu Deus…mas é um “gentleman” !!!!!!!!!!!!! ahahahah
Adriano C
7 de julho de 2014 7:15 pmAloyzio Nunes guerreiro? Nem
Aloyzio Nunes guerreiro? Nem se ele fosse o último ser vivo da Terra. Nassif pirou! Se ele fosse guerreiro “mesmo” admitiria que houve abuso no julgamento do processo. Ele quer que o “amigo” se exploda, dada a conveniência política. Belo exemplo de guerreiro! Aff!
Olhar de urbanista
7 de julho de 2014 7:29 pmMenos, né?
É isso aí, Adriano!
Aloísio guerreiro é forçar um tanto…
Menos, Nassif, menos, por favor.
Oscar Müller
Geraldo bresciane
7 de julho de 2014 7:24 pmBolivar L.
Bolivar Lamounier perdeu, e não é de hoje que faz isso, grande oportunidade de fazer uma análise decente e racional do fato, preferindo o oportunismo do holofote midiático. Demonstra, com esta atitude, sua envergadura moral e intelectual. Deprimente e, ao mesmo tempo, esclarecedor. O sociólogo, encantado com sua “descoberta”, a opinião publica midiática, achou por bem alimentá-la, sevando-a com artigos feitos sob medida para o coche da imprensa-empresa.
Maria Luisa
7 de julho de 2014 7:31 pmNobres ?
Muito bem, Nassif, reconhecendo qualidades, assim como aponta defeitos. E é campanha eleitoral, o vice da oposição não iria dizer outra coisa sobre a situação, ainda que não seja tudo verdade. E enquanto não se fizer uma clara defesa do que foi o mensalão – bem didatica – o PSDB vai continuar jogando a carta de que o PT é corrupto e apenas ele. Ai ficam nessa de que o julgamento foi legitimo. Isso ai não da mais pra gente engolir.
Adir Tavares
7 de julho de 2014 7:34 pmTraíra…
…mais um traíra, jamais vai ser perdoado!!!
Dulce (Madame X)
7 de julho de 2014 7:40 pmNão compreendo estas
Não compreendo estas “amizades”, que só sobrevivem ENQUANTO ALGUÉM ESTÁ POR CIMA DA CARNE SECA.
O Aluisio é um OPORTUNISTA QUE QUER PASSAR POR CONFIÁVEL (já que “respeita” amizades). Destas amizades, o inferno anda cheio. Aloisio teve todas as oportunidades do mundo, não em prestar favores ao Dirceu, mas exigí-lhe TRATAMENTO DIGNO, JÁ QUE TINHA CONHECIMENTO DA POLÍTICA DO SEU PARTIDO…mas com rabo preso (em Paulo Preto, QUE NÃO FOI DEIXADO FERIDO NA ESTRADA) ficou difícil…
Optou por “SER AMIGO”, e deu “opções” a Dirceu: “com ou s/ areia”. ABANDONOU-O VERGONHOSAMENTE. Esperavam acabar com o político José Dirceu, criaram o MITO…E AGORA A AMIZADE “AFLORA”! Este “ser” É COVARDE!!!
ALOISIO NÃO MERECE DE MIM, CHORO NEM VELA…muito menos RESPEITO, QUANTO MAIS O MEU HUMILDE E CONSCIENTE VOTINHO…
Abs.
Danilo pro
7 de julho de 2014 10:50 pmApoiado!
Apoiado!
mario aquino
7 de julho de 2014 7:46 pmDe tão nobre que é o Senador,
De tão nobre que é o Senador, teve que ficar camuflando a sua participação nos escandalos dos Metrô, o TJSP sempre vai reconhecer que estas aves bicudas nada de errado fizeram.
mario aquino
7 de julho de 2014 7:49 pmNobreza do respeitável
Nobreza do respeitável Senador está relacionada aos escandalos do metrô, em cuja responsabilidade sempre será dada isenção por parte do TJSP, uma vez que faz parte das aves plumadas e bicudas.
Briguilino do Blog
7 de julho de 2014 7:52 pmOs vermes saem pelas portas dos fundos
E nesse caso, o “vencido” é o Vencedor!
http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2014/05/o-verme-sai-pela-portas-dos-fundos.html
lenita
7 de julho de 2014 7:55 pmNassif. Could you repit,
Nassif. Could you repit, please ?
Caio Cezar.
7 de julho de 2014 8:12 pmOra, ver os comentários à
Ora, ver os comentários à essa matéria só me dá uma certeza, todos aqueles que laboram por esse desgoverno crepuscular e esse partido passado se reuniram num lugar só. Senhores por favor enfiem seu rancor em algum lugar e deem-se ao trabalho de ler os autos do processo penal 470 do STF. Para colocar os fatos de outra forma só inventando.
Galvão
8 de julho de 2014 3:15 amTenho uma…
má noticia pra você: O “desgoverno crepuscular”, vai ganhar no primeiro turno. Devolvo a você o conselho: leia os autos da AP 470, e traga pra nós, a prova do crime que gerou a condenação do José Dirceu. Quero te lembrar que o crime de formação de quadrilha foi rejeitado nos embargos infringentes. A condenação do Zé, está igual ao pintor que a escada caiu, e ele ficou pendurado na broxa. Não se sustenta, e num país de instituições seria, o seu processo (e não só o dele), deferia ser submetida à revisão criminal. “A Rosa Weber pelo menos foi honesta ao admitir que: NÃO TENHO PROVAS CONTRA O REU JOSÉ DIRCEU, MAS VOU CONDENA-LO PORQUE A LITERATURA JURIDICA ASSIM ME PERMITE”.
PS.: Abri uma exceção, não costumo debater com anônimos.
Cezário Marinelli Júnior
8 de julho de 2014 9:09 pmPrezado Senhor, por primeiro,
Prezado Senhor, por primeiro, me desculpe não sabia que falava com uma personalidade de alto relevo como o senhor, mas apenas por galvão não o reconheço, me perdoe mas acho que é veleidade sua.
Quanto a seu texto, mesmo reconhecendo que não há neutralidade científica em ciências sociais, muito menos em política há que se esperar o mínimo que seja de vontade de ser ver a verdade. No seu texto não se vê nem isso. Respeitosamente tente se colocar numa posição de pelo menos mais bom senso.
Quanto a seus argumentos as provas estão todas nos autos. Não cabe mais provar a culpa, essa é inapelavél. A última palávra já foi dada pela mais alta corte deste sofrido país. O Senhor sendo uma pessoa de excelsa inteligência deveria saber que agora cabe aos desiludidos partidários do condenado Dirceu, procurar meios de desconstituir as provas feitas. Senhor, querer agora inverter o ônus da prova é brincadeira, de sua insuspeita e tremenda inteligência.
Quanto à citação da Excelentíssima Ministra Rosa Weber, demonstra o quanto o Senhor entende do que está falando, ou seja, da doutrina jurídica vigente no país, por favor procure se inteirar sobre a doutrina do domínio do fato, entre outras.
Moacy Rozzi
7 de julho de 2014 8:19 pmAmigos da onça
Dura e insensível a posição de Bolívar Lamounier. Mais solidária e diplomática a posição de Aloyzio Nunes. Não sei como classificar a posição de Lula que na entrevista à RTP afirmou que os petistas presos não eram pessoas de sua confiança.
Ginah
7 de julho de 2014 8:49 pmPressuposto suposto
Lula não falou que os petistas presos não eram de sua confiança. Sua afirmação é uma desinformação, não sei se por falta de informação ou má fé.
Moacy Rozzi
7 de julho de 2014 9:05 pmEntrevista Lula RTV
Lula falou muito claramente e a informação é indesmentivel. Está na net. Jornais on-line e com vídeo no You tube. Também não sei como classificar esse seu desconhecimento. Conveniência, talvez.
Alexandre Augusto Godinho de Oliveira
7 de julho de 2014 9:29 pmO que entendi sobre a citação
O que entendi sobre a citação de Lula de que “não se tratava de pessoas de confianaça” é que tanto fazia serem ou não e que o processo era contra a democracia. Talvez tenha faltado a clareza na sua fala que mostrasse o que ele queria realmente dizer.
Fr@ncisco
7 de julho de 2014 9:41 pmCORAGEM, VÁ, LEIA NOVAMENTE, UMA HORA CLAREIA…
Lula não falou tão claramente assim, tanto que pessoas como tu, piamente acreditam no que dizem, mas ele não disse. Faça o recomendado, leia o texto completo da fala de Lula e se continuar não entendendo, peça ajuda aos universitários, para parar de dar fé ao que não existe, pois parece ser caso não de cinismo, como de muitos coxinhas isssssspertos por aí, mas de dificuldade na intelecção de textos. Coragem, vá, leia novamente, uma hora clareia à luz da realidade dos fatos, pois a pior escuridão é a que se vê, mas não se enxerga.
Moacy Rozzi
7 de julho de 2014 11:03 pmRevendo video da fala de Lula
Não precisei de coragem, apenas de paciência. Revendo o video da Radio e Televisão Portuguesa, Lula começa com a equação espírita dos tais “20% jurídica e 80% política” e a jornalista observa sobre companheiros de partido presos, etc e tal. Lula fala “não, não se trata de gente da minha confiança”. Bem, talvez não quisesse dizer isso, mas disse. Lamento, porém não é a primeira asneira que ouvi dele. Não sei o que sentiram Dirceu, Genoíno e Delúbio.
Desenhador
8 de julho de 2014 1:08 amDesenhando
“Não, não se trata de “gente de minha confiança” significa, para bom entendedor, que não é este o fulcro da questão.
Uma forma mais clara de dizer isso: “Ser de minha confiança não é o que está em discussão, mas a forma como foram julgados”.
Ou “Não, não se trata de [ser] gente de munha confiança, …”
A menos que vc não perceba Lula, no mínimo como um “político safo”, querer acreditar, ao pé da letra, que Lula tenha declarado publicamente que Dirceu, Genoíno e outros não eram da confiança dele é muita vontade de pegar a letra no pé.
Vamos, sei que vc não é um papagaio gravador, mas alguém que ouve … e pensa.
Faz uma forcinha, se isso não for queimar sua cabecinha.
Galvão
8 de julho de 2014 3:24 amOs coxinhas…
continuam tentando confundir as palavras do Lula. Coxinhas, atenção: Quando o Lula disse “não, não se trata de gente da minha confiança”, se referia aos juízes que foram indicados por ele para compor o STF. Os companheiros Dirceu, Genoíno e Delúbio não são burros, e entenderam bem o que disse o Lula. Quer que desenhe?
Raí
7 de julho de 2014 9:46 pmAprenda a ler, e nas entrelinhas.
Prezado, concordo com vc. no que refere-se a esta toupeira direitista, que acha que o Dirceu teve o que mereceu.
Quanto ao seu posicionamento quanto ao Aluysio,lamento contradizê-lo, quanto a ele ser solidário com o nosso preso político Dirceu, ele apenas quer parecer solidário, porem suas palavras, soam falsas e sem verdade. Elas destilam veneno, e suas atitudes e atos políticos,e distam kms. de diplomacia. Tambem não procedem as suas palavras, advindas de uma “leitura” errada e uma interpretação absurda, das palavras do ex-Presidente Lula, à RTP.
Jade
7 de julho de 2014 8:21 pmO “guerreiro” disse que
O “guerreiro” disse que Dirceu teve oportunidade de se defender, KKKKKKKKKKK!!!!
Celso Santos
7 de julho de 2014 8:24 pmA ética do guerreiro e do cortesão,
A diferença entre quem luta e quem joga sujo. Parabéns, Nassif.
zuleica jorgensen
7 de julho de 2014 8:31 pmPatético esse texto do
Patético esse texto do Nassif.
Comparar Nunes a um guerreiro é um pouco forte demais. Se ele não fala mal de Dirceu, porque é seu amigo, não o faz por respeito político, mas por amizade. E o mínimo que se pode fazer a um amigo é não falar mal dele.
Aos que não são amigos, mas adversários políticos sabemos bem qual a conduta dele: seu FDP, vou comer seu C…
Atitude que não é exatamente de um guerreiro.
Isso tudo sem falar numa penca de passagens pra lá de obscuras em seu passado político – como o do Serra, aliás – e em suas atitudes atuais, nas votações do Congresso. Por falar nisso, alguém conhece alguma iniciativa do Aloysio no Senado que tivesse como objetivo melhorar o país e a vida de seu povo?
Desculpe Nassif, esse aí de guerreiro não tem absolutamente nada.
luisnassif
7 de julho de 2014 8:42 pmZuleica,se soubesse o que a
Zuleica,
se soubesse o que a demonização do Dirceu engendrou no ambiente da mídia e, especialmente, no do PSDB, valorizaria mais a fala do Aloyzio. Tenho conhecidos de anos que desviam na rua com receio de me encontrar, devido à defesa que fiz de Dirceu na AP 470. Esse segmento paulistano tornou-se mais intolerante que a KKK.
Raí
7 de julho de 2014 9:31 pmTá havendo um mal-entendido.
Nassif, acho que você não entendeu a posição da Zuleica. Assim como ela, eu tambem acho muita bondade da sua parte, achar que o Aluysio, seja “bonzinho” quando ele, não apedreja(pelo menos publicamente) a quem conheceu na intimidade, porem que ele seja confiável, isso é muito distante da realidade. E quanto a você ter sido um defensor do Dirceu, isso é reconhecido por todos que o conhecem.
Marc
7 de julho de 2014 10:33 pmNassif acho que muitos
Nassif acho que muitos sentiram isto na pele.
Pessoas boas e inteligentes que conhecem você, mas foram tão contaminadas pelo ódio que preferem encerrar longas amizades.
Entendo o espaço que você deu para a entrevista do Aloisio e entendo que ele esta correndo o risco de ser “linchado” pelo seus partidarios.
zuleica jorgensen
8 de julho de 2014 4:34 amTenho acompanhado, sim,
Tenho acompanhado, sim, inclusive neste blog, que frequento há muitos anos.
Mas poucas vezes vi um ódio tão transbordante quanto naquela reação do Aloysio Nunes à pergunta, provocativa, sem dúvida, do Rodrigo Pilha. Não conheço nenhum dos dois, mas acredito firmemente que um senador da república possa falar como ele falou a um blogueiro (ou jornalista, ou açogueiro, ou eleitor, ou o que seja).
E o ódio disseminado na mídia é simplesmente um horror. A própria mídia fez isto, e agora está presa na armadilha. Falas mansas, dependendo de quem venham,significam muito pouco. O ódio está aí, a pleno vapor na campanha, ns falas dos sacripantas de sempre e de seus fanáticos seguidores.
Eu, como muitos, continuo passando aqui diariamente. Mas me assustei realmente com esse post, para mim uma tentativa de aliviar para a campanha de Aécio, traçando um perfil que me parece irreal do senhor escolhido para ser o vice na chapa. Só de imaginar a eventualidade de uma pessoa assim assumir, em algum momento, a presidência da república, já me deixa aterrorizada.
Francisco Ernesto Guerra
7 de julho de 2014 11:19 pmAliás
aluysio 300 mil que perdeu o controle no episódio “seu FDP vou comer o seu C…” faria bem à socidade brasileira, se assumisse claramente sua homossexualidade.
maria rodrigues
7 de julho de 2014 8:34 pmO abatimento de José Dirceu
O abatimento de José Dirceu ocorre desde que ele foi incriminado, ainda como Ministro, sem ver uma mínima chance de se defender. A pessoa, por mais forte e inteligente que seja, uma vez acuada, sem o uso de seus direitos e garantias, inevitavelmente cairá, apresentará uma face triste e abatida. Na verdade, Dirceu estava preso muito antes do julgamento, provavelmente sendo ofendido por anda passava, tal o ódio que a imprensa conseguiu disseminar naqueles que em princípio detestam todos que são petistas, sobretudo aquele que foi considerado pelo STF como chefe de quadrilha.
Sempre acreditei que os tucanos, diferentes dos demistas, preferiram, e ainda preferem, falar pouco sobre os reus do mensalão porque eles conhecem a política brasileira, e sabem que tudo não passou de um golpe dado por eles mesmos, como sabem que quem apresentou Marcos Valério à sociedade foram eles; como sabem que os mesmos ditos crimes praticados pelo PT o foram, do mesmíssimo modo praticado por eles. O que se investigou sobre os tucanos em relação a Marcos Valério ficou restrito a MG, mas, ninguém é imbecil pra desconhecer que os relacionamentos com o Careca tiveram alcance nacional. Tudo concorreu para que os tucanos tivessem outro tratamento, e ainda assim, pelo andar da carrugem, nada acontecerá a nenhum deles.
Já havia lido a matéria sobre Aloysio Nunes em favor de José Dirceu. Todavia, o que todos queremos saber é o que será que está por trás desse mimo de última hora. Será que aloysio Nunes pretende empregar Dirceu com maior salário? Ou se servir da inteligência dele, dos conhecimentos dele, que deve estar revoltado com os companheiros, para tirar algum proveito político? Sei não!
Delmo Oliveira
7 de julho de 2014 9:08 pmCaro
Caro Nassif;
Acho que você está exagerando na dose!!! Menos Nassif. O Capitão da Petezada, se achava o tal, tanto assim, que desafiou o homem errado, o então deputado federal Roberto Jefferson(PTB/RJ) e aí desta vez quebrou a cara, teve que ser defenestrado do cargo de ministro todo poderoso da C.Civil, pois estava ameaçando nossa tenra democracia, através do maior escândalo operado no palácio Presidencial, O Mensalão, que tinha como objetivo garantir maioria parlamentar ao governo. Agora amizade é uma coisa, não se pode misturar a mesma, com a conduta do personagem em tela. O episódio do Mensalão é muito relevante, só que a Petezada achava que seria transformado em pizza, pois o criador(Lula) tinha o poder central nas mãos. Precisamos tirar ensinamentos, lições etc de tal episódio, pois nossa democracia ficou arranhada, principalmente diante de algumas manobras para evitar o andamento da Ação Penal 470. Precisamos ficar sempre alerta em defesa da nossa tenra D-E-M-O-C-R-A-C-I-A!!!
walter araujo
7 de julho de 2014 10:52 pmEsse linguajar de botequim
Esse linguajar de botequim não convence mais ninguém.
Os frequentadores deste blog sabem muito bem o que
significou e representou a Ação Penal 470.
Francisco Ernesto Guerra
7 de julho de 2014 11:14 pmDuro mesmo
É quando o mentiroso acredita na própria mentira.
Ronaldo Braga
7 de julho de 2014 9:22 pmSolicitação de informação
Eu só gostaria de saber porque os meus comentários não estão sendo publicados.
Se meus comentários não são bem-vindos é só avisar que eu me abstenho de comentar.
Simples assim.
luisnassif
7 de julho de 2014 10:00 pmConfira se não está
Confira se não está confundindo posts. Aqui não tem nada seu.
Ronaldo Braga
8 de julho de 2014 1:58 amTentando novamente
Bom, tenho absoluta certeza de que postei meu comentario aqui.
Mas vou tentar novamente.
Repito meu comentario:
Este post é mais um da safra do “emcimadomurismo nassifiniano”.
Raí
7 de julho de 2014 9:25 pmAs muitas controvérsias a respeito da pauta.
Caro Nassif, a sua análise “escorrega” na maionese, quando tenta encontrar algum vestígio de intelectualidade apartidária, na vida do Bolívar Lamounier, e no crédito à posição do Aluysio Nunes. Explico: Como você e toda a torcida do Corinthians sabe, o sociólogo Bolívar, “escondeu-se” debaixo da saia da mamãe, enquanto o Jose Dirceu e alguns revolucionários brasileiros(até o Aluysio) enfrentavam os “macacos” militares, que armados até os dentes, prendiam e arrebentavam a gente nas ruas, naquele tempo de enfrentamento, e de luta pela redemocratização.
Já o Senador PSDBista, que chegou a ser um dos nossos líderes, “vomitou” no prato no qual comeu, ao aliar-se, ao que tem de pior, na política brasileira, e hoje não lembra nem em sombra, aquela figura briguenta que foi, época na qual ele e a geração Dirceu, lutaram e venceram aos militares e um regime, que ele hoje quer que volte, embora com outro nome.
Ambos os sujeitos analisados nesta pauta, merecem respeito. Um por ser um intelectual “vendido” ao sistema(leia-se PIG) e o outro, por ter perdido o eixo, e ter se deixado levar pelo canto da sereia de uma oposição que não aceita, que um partido fundado por sindicalistas e ex-revolucionários sonhadores, continuem governando, com os olhos voltados para os mais pobres e para a maioria dos brasileiros.
Alexandre M
7 de julho de 2014 9:36 pmJosé Dirceu
Com todo respeito a coluna, ter um passado heróico ou exemplar para alguns, não dá o direito á ninguém de praticar crimes. Praticando-os, deve estar sujeito as punições da lei como qualquer cidadão Brasileiro.
Meu comentário é lógico, sem ideologias partidárias ou políticas.
josé justino de souza neto
8 de julho de 2014 12:12 amQualquer brasileiro
Logicamente, pelo seu “brilhante” argumento, o banqueiro OPPORTUNISTA, o médico ESTUPRADOR e o senador daquela organização VEJA-GOV.GOIÁS-CACHOEIRA-DEMÓSTENES não são cidadãos brasileiros.
RAYMOND GOODVENTURE
7 de julho de 2014 9:37 pmSOBRE GUERREIROS E CORTEZAOS
O verdadeiro guerreiro nao foge a luta, nao muda de lado,no caso de Aloisio acho que nunca teve lado.
Vejamos dois casos distintos:Dilma e Dirceu, permaneceram do mesmo lado no infortunio e na fortuna.
Por outro lado, temos os cavaleiros do apocalipse: FHC/SERRA/ALOISIO, bastou chegarem ao poder e suas mascaras cairam. Infelizmente, o capital compra ate mesmo aqueles que nao necessitam serem comprados. Talvez por possuirem intimamente uma mesma visao de mundo. Ao verem o mundo como uma imensa planilha repleta de bonitos graficos, se esquecem das pessoas de carne e osso. ELEGEM O MAL COMO NECESSARIO, DESDE QUE DELE NAO SEJA VITIMA.
POR FAVOR NAO ME CENSURE! ALGUNS COMENTARIOS MEUS FORAM EXCLUIDOS DESMOTIVADAMENTE.
luisnassif
7 de julho de 2014 10:02 pmDesmotivadamente uma pinoia.
Desmotivadamente uma pinoia. Voce entra corajosamente, com um nick, sem assinar seu nome, me ataca e acha que não houve motivo?
Francisco Ernesto Guerra
7 de julho de 2014 11:08 pmExcluida
A parte das planilhas, subscrevo o restante do comentário.
Não há como fazer comparação entre Zé Dirceu e aluysio nunes. Deve ser porque a minha visão de guerreiro verdadeiro se confunde com a ética, a honra e a entrega dos antigos samurais, tão bem ilustrada na trajetória de José Dirceu e Dilma Roussef e, obviamente, ausente do curriculo do “trezentos mil”.
Jorge Vieira
7 de julho de 2014 9:49 pmTudo é relativo
Vamos relativizar.
Não existe essa estória de guerreiros e maus-caracteres absolutos e puros.
José Dirceu é uma das minhas referências na política porque, fundamentalmente, luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Ponto. Os métodos que usa, num sistema capitalista como o brasileiro, dos mais injustos do mundo, pouco me interessam quando ferem a ética do sistema capitalista. A minha confiança no político José Dirceu é que – alcançado o poder, ou seja, as condições objetivas para realizar as transformações necessárias para propiciar um pouco de oportunidades a um povo massacrado por séculos pela escravidão e pela exploração capitalista no campo e nas cidades – José Dirceu implementará, efetivamente, as ações estratégicas para isto.
E foi isso que ele fez no pouco tempo que esteve à frente da Casa Civil no governo Lula. E foi por isso que ele lutou por mais de uma vida. E foi por isso que ele foi tão perseguido.
Aloysio Nunes, a seu modo, também luta para alcançar o poder. A diferença entre ele e José Dirceu é que Aloysio Nunes não tem à frente um projeto pela emancipação popular. A ele e a seus correligionários interessam obter o poder para fazer retroceder a situação atual para, por exemplo, entregar o pré-sal ao capital estrangeiro, como foi feito com o mercado de telefonia no governo de FHC ou reduzir, drasticamente, o bolsa família.
Se José Dirceu e Aloysio Nunes se respeitam pelo passado de lutas contra a ditadura civil-militar, isto é totalmente irrelevante. Essa troca de gentilezas não significa absolutamente nada. Só serve para dar vazão a artigos essencialmente inúteis. Não revela nada. no presente, sobre os projetos de um e de outro.
Aloysio Nunes foi um guerreiro no passado de lutas contra a ditadura ? OK. Mas mostra o seu lado mau-carater ao dizer que José Dirceu teve todas as oportunidades para se defender no julgamento da Ação Penal 470.
José Dirceu, provavelmente (não há provas), cometeu erros na formação da Aliança para permitir a governabilidade de Lula no poder, o que levou o PT a cometer a irregularidade do caixa 2.
Em resumo: o que interessa é se os projetos de um de outro são do interesse democrático-popular.
Desconfio que ao trazer à tona a troca de flores entre José Dirceu e Aloysio Nunes, Nassif tem como objetivo elevar o nível de Aloysio ao patamar de Dirceu, o que novamente me leva a afirmar que não existem bons e maus-caracteres absolutos.
Francisco Ernesto Guerra
7 de julho de 2014 10:54 pmPerfeita colocação
Gostei muito do trecho do “… artigos essencialmente inúteis…” que tentam de alguma forma equiparar a figura histórica de José Dirceu, com um certo aluysio 300 mil, que tem assumida vocaçãode cabo anselmo.
O resto, bem o resto é conversa prá boi dormir, de quem vê a história sob um prisma estreito, enviezado e acredita que as elites das montanhas de MG podem (ainda) produzir algo de bom para o Brasil.
peregrino
7 de julho de 2014 9:53 pmquem mostra quem é quem é o inimigo…
um guerreiro sem outro igual cai de frente para o inimigo, enquanto qualquer outro dá as costas
é muita hipocrisia alguém sentir pena de um guerreiro, sendo este alguém um fujão
Alexandre Weber - Santos -SP
7 de julho de 2014 10:00 pmDois velhos guerrilheiros cujo tempo já passou
O discurso que encanta e comove é o da ruptura com o que está ai para que mudanças possam ocorrer no cotidiano de todos nós, o povo desta nação.
Estes sujeitos, como os outros tiveram o seu tempo e fracassaram.
Agora, com as voltas que a vida dá, querem seu naco do Brasil.
Não é assim que funciona.
Os tempos são diferentes, outra tecnologia, estes ai são do tempo do tacape com bodorna, hoje a manha é outra.
Dá acesso de riso ver um falar que amizade é uma coisa e política é outra.
Será que eles pensam que enganam alguém com este discursinho continuista.
Vivemos em tempos interessantes.
chico da dilma
7 de julho de 2014 10:03 pmNem guerreiro e muito menos,cortês.
Tenham respeito,pela luta honrada e pela cortêsia.Saravá!
pepe legal
7 de julho de 2014 10:14 pmdesculpe senhores, este post
desculpe senhores, este post dá a entender que o dirceu é um preso político. ao que consta, houve um processo com direito ao contraditório, e foi constatado um crime de corrupção. deveríamos, todos os democratas, estar contentes com tal pena, pois provou a maturidade institucional brasileira, ao dar voz de prisão a condenados poderosos em um julgamento feito dentro da lei.
ORRAIO
7 de julho de 2014 10:28 pmdesculpe senhores, este post, pepe legal
Leia de novo. E de novo. Novamente, até entender…
walter araujo
7 de julho de 2014 10:38 pmFosse essa a sua primeira
Fosse essa a sua primeira intervenção aquí no blog não
daria para esconder a imagem de um bucéfalo de chapeu.
Antonio Barbosa
7 de julho de 2014 10:19 pmSangue e Honra
Sangue e Honra. Modelo dos antigos guerreiros. No filme Tróia Aquiles o maior guerreiro de sua época vai para um combate singular. Aquiles luta com Heitor sob os olhos dos troianos. Mata Heitor e vai embora. Ninguém reagiu. Nenhuma fecha foi disparada. “Sangue e Honra”. Hoje as “guerras” são travadas nos bastidores governamentais, nas mídias, nas ruas, no trabalho, nas casas, nos tribunais. São “guerras” de cortesãos como as antigas, pelo poder e pelo dinheiro, mas não são “guerras de guerreiros” pela glória e pela honra. Não há mais glória, nem honra, mas somente o desejo de viver como reis. Não se pode confundir cortesões com guerreiros, porque os guerreiros não fazem conchavos, não jogam em bastidores e assumem sem medo suas ações. Dizem: “Fiz porque julguei certo fazê-lo” e não tentam descaracterizar e difamar aqueles que o julgam. Não, meu caro. José Dirceu é um cortesão. Jogou e perdeu, mas não aceita a derrota. Não houve glória em seus atos, apenas abrigos de ratos do erário público. O grande mal de nosso tempo é ser politicamente correto, ou seja, falar somente aquilo que não provoque embates. A pena de José Dirceu é ridícula. Como pode o mentor e comandante de todo esquema pega apenas 7 anos e o operador, um mero subalterno 37 anos? Por mais que Joaquim Barbosa tenha se esforçado por 7 anos para demonstrar categoricamente a máfia do mensalão, ele não pode suportar as pressões políticas que o impediram de ir além. Em seu “exército” haviam detratores da causa, homens cujo caráter dúbio jogou contra os interesses da nação e assim o verdadeiro guerreiro, Joaquim Barbosa, não pode consolidar a derrocada dos detratores do erário público. Assim como Júlio César, Joaquim Barbosa foi apunhalado pelas costas e atirado aos “leões da mídia” para ser retalhado, difamado e por fim posto de lado como uma simples pedra no sapato. Se por um lado sente-se uma vitória dos cortesãos, por outro há um exército silencioso que espera a oportunidade de ir a “guerra” e colocar por terra, definitivamente, o sonho de comunização do Brasil.
josé justino de souza neto
8 de julho de 2014 12:05 amJoaquim não tem honra, não tem caráter, não tem compostura…
Não teve respeito pelas leis que ele deveria respeitar e é um perfeito hipócrita. Aguardo o julgamento da AP2474 que ele convenientemente colocou em sigilo.
Quanto à defesa de José Dirceu, lembro-me muito bem de dois gãngsters togados dormindo DESCARADAMENTE enquanto advogados faziam a defesa dos réus.
As conexões entre certos togados e a mídia venal, particularmente a tal empresa sonegadora de impostos, é um ótimo exemplo da pouca vergonha de certos ministrinhos do STF. E é também uma demonstração de sua hipocrisia e de seu falso moralismo ao atacar um lado e ignorar CONVENIENTEMENTE os malfeitos dos “juízes”.
O que é MÁFIA para você? Houve prova de pagamento de mensalidades para algum parlamentar? Máfia para você não deve ser as conexões EXPLICITADAS em vídeos, entrevistas e até artigos da mídia venal a respeito das conexões entre certo governador goiano, um criminoso quadrilheiro do mesmo Estado, um senador hipócrita herói da Veja e um ministro gângster especialista em liberar banqueiros opportunistas e estupradores da prisão, não é?
O que você quis dizer com “comunização do Brasil”? Explique para nós.
Mostre para nós QUANDO O JOSÉ DIRCEU DIFAMOU ALGUM ADVERSÁRIO. Você quer saber quantos e quantas vezes o José Dirceu foi difamado por seus adversários? Você mesmo acabou de difamá-lo ao insinuar que ele era chefe de uma máfia.
Contra o José Dirceu eu vejo muita INVEJA, DESPEITO e ÓDIO. Ele foi demonizado e perseguido por uma mídia que participou ATIVA e MATERIALMENTE das torturas e assassinatos de cidadãos na ditadura civil-militar. Ainda é perseguido por sonegadores de impostos (onde documentos foram retirados da Receita e até hoje as responsabilidades não foram apuradas), falsificadores de documentos (apropriação de uma rede de TV) e fraudadores de eleições (caso PROCONSUL).
Procure enganar outro, cidadão, de preferência os miolos-moles acostumados aos grunhidos do Tweeter.
Anarquista Lúcida
7 de julho de 2014 10:23 pmNassif quando quer passar vaselina…
Tá certo, tá certo, é direito dele. Mas se referir ao elogio de Dirceu a Serra como um homem com espírito de luta transformando isso num elogio a Serra como um “guerreiro” é um pouco demais pro meu estômago. Guerreiro só se for de luta livre, dessas em que vale tudo, até enfiar o dedo no olho do adversário.
carlos afonso quintela da silva
7 de julho de 2014 10:28 pmTude bem, mas e os R$300 mil?
Tude bem, mas e os R$300 mil? E o caso do Trensalão? Pena que nunca serão julgadas tais extrepolias do guerreiro.
peregrino
7 de julho de 2014 10:36 pmuns protegidos e outros perseguidos………………………rs
até hoje, sim, há quem pense que o inimigo é outro
peregrino
7 de julho de 2014 10:58 pmbem………………….tempo ao tempo
pois o que melhor define é o legado que fica após a luta de cada um deles
Marc
7 de julho de 2014 10:53 pmUma chance a paz
Restabelecer um dialogo politico mais inteligente e equilibrado vai ser um longo e doloroso caminho.
Quero crer que o discurso do ódio não é nosso, toda vez que recorremos a ele contribuimos para a obra de uma direita perversa.
peregrino
7 de julho de 2014 11:12 pmbem lembrado, Marc…
acredito que a intenção da direita, ao trazer esta bobagem de guerreiros, foi exatamente esta, a de nos manter presos à terra deles, campo para manifestações de revolta, violência e ódio
repare que estamos discutindo o que foram, e não o que são agora
+almeida
7 de julho de 2014 10:56 pminocente sabe nada
Os guerreiros que acreditam que Aécio Neves tenha propostas com credibilidade para melhorar o Brasil, certamente estão nos EUA e na Europa a espera de outros agrados feito a Vale, Eletrobrás, e quem sabe a Petrobrax, etc…
peregrino
7 de julho de 2014 11:24 pmguerreiros com guerreiros………………..escravos de Jó
segundo Wikipédia……………………………………………fica muito parecido:
Escravos de Jó é uma cantiga de roda de origem, significado e letra controversos. Formada a roda, as crianças (ou jogadores) permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita. Ao ritmo da música, marcando os tempos fortes, iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na mão direita para o vizinho da direita, e receber com a mão esquerda o objeto do vizinho da esquerda (se estiver de pé), trocando-o rapidamente de mão.
Quando a letra diz “zigue, zigue, zá”, o objeto é retido na mão direita, e só passado para a pessoa da direita na última palavra.
Observação: Quando o jogo é feito sentado (geralmente em torno de uma mesa), pode-se usar somente a mão direita, largando-se o objeto sempre à frente do vizinho da direita. Vão saindo da roda aqueles que se perderem no ritmo, ou passarem mal o objeto, que pode ser caixinha de fósforo, ou qualquer outro objeto que seja fácil de tomar com uma só mão. Para super cobras no jogo, pode ser tentada uma rodada especial invertendo o sentido da brincadeira (para a esquerda).1
Alex B
7 de julho de 2014 11:36 pmGosto de ler esses blogs
Gosto de ler esses blogs esquerdistas porque é um exemplo real da verdadeira psicologia social que envolve as ideologias sectárias, os comunistas logo de início se colocaram contra a religião justamente para que as pessoas vissem as teorias marxistas como uma espécie de religião social que substituiria a religião deista, e como toda religião o objetivo não é discutir idéias e utilizar a razão, nas religiões as coisas são colocadas e simplesmente a resposta é: ” tenho fé”, ” mas Deus quer isso ou aquilo” e por aí vai; nesse blog é nítido que o conceito “religioso” do marxismo cultural é algo evidente, aqui fatos ou provas nada significam porque na visão sectária tudo que é contrário à causa é forjado, falso ou manipulado; cheguei a ver em um site a imagem de Dirceu crucificado em uma comparação com JC, as pessoas passaram por uma lavagem cerebral puramente ideológica e não racional de forma que se o “santo” líder apontar para o Sol e disser que é a Lua todos os discípulos vão confirmar essa afirmação, não vejo isso algo bom para uma sociedade; as respostas dessas pessoas aos argumentos lógicos e reais é algo a ser analisado não pela política ou sociologia e sim pela Teologia; é comum pessoas que dizem que creem em Deus e nunca leram a Bíblia, aqui é a mesma coisa, nota-se nas argumentações que de 40 posts 1 tem algum conteúdo teórico palpável, o resto!!!! só destilação de ódio, vitimismo, ativismos e outras baboseiras irrelevantes. Na França o esquerdismo que está levando aquele país pro buraco pelo menos é discutido amplamente e abertamente, as pessoas pelo menos optam baseadas em alguma leitura e conteúdo, aqui no Brasil as pessoas seguram bandeiras com martelo-foice e depois vão comer no MacDonald’s, só massa de manobra acéfala. Aposto que ( se esse comentário for postado) a maioria começa a ler e a mente sectária liga a alarme e pensam logo é mais um Troll direitista imbecil e param de ler, ou então conseguem ler( milagre no meio esquerdista) e pensam de imediato que eu não creio no Messias; só gostaria que as pessoas estudassem aquilo que defendem, lessem livros sobre o que defendem e seus contrários, enfim só queria viver em uma sociedade mais evoluída e culta, isso sim é desenvolvimento social e humano.
jorge paula
8 de julho de 2014 12:01 amAposto que ( se esse
Aposto que ( se esse comentário for postado) a maioria começa a ler e a mente sectária liga a alarme e pensam logo é mais um Troll direitista imbecil e param de ler, ou então conseguem ler( milagre no meio esquerdista) e pensam de imediato que eu não creio no Messias!!! Caro nobre coxinha acertou na mosca!!! Começei a ler o teu comentario e pensei igualzinho ao que tu escreveste acima é inconfundivel o modo de escrever dos coxinhas parece regra ou ate que é o mesmo troll disparando sua metralhadora como balas cheias de asneiras. Outra coisa volta ou vai para França e leve todos os coxinhas juntos.
Itamar Branco
8 de julho de 2014 12:32 amBlogues são guetos ideológicos
Concordo com sua análise. Também visito diariamente este espaço e acesso outros que nem devem ser mencionados aqui. Sem querer desmerecer ninguem, pouco proveito se tira. Os comentaristas (e aí me incluo) são um grupo reduzido com opinião formada, cristalizada. Ninguem convence ou muda a opinião de ninguem. Nem lá , nem cá.
O blog é governista e ponto final. Comentários que contrariam a tendência são apredejados. Às vezes, com sorte, recebem uma contestação polida e educada. O blog do Reinaldo Azevedo é antigovernista. Se o comentario contraria sua “linha editorial”, simplesmente é vetado.
O Nassif é mais democrático, mas também sacaneia: deixa comentários incômodos “dormindo” e os divulga após uma enxurrada de comentarios favoráveis. Boa manobra. Perdem o efeito. Não são lidos. Mas ninguem pode alegar censura. Aqui a “esquerda’ é do bem e a “direita” é do mal.
Veja como a coisa é séria: nesse post cismaram que o Nassif favoreceu o Aloyzio Nunes. Até o Nassif levou pau do pessoal e chegou a responder um ou dois comentaristas. Não se preocupe. Você vai levar pau também. E eu, idem.
Rodrigo C Moreira
8 de julho de 2014 1:41 pmCara, esse é o melhor
Cara, esse é o melhor comentário que li aqui em meses.
Perfeito. Impressionante. hahaah
Francy Lisboa
8 de julho de 2014 11:33 pmVocê olha debaixo da cama
Você olha debaixo da cama antes de dormir para ver se há algum comunista?
Vc acredita que o comunismo quer dominar o Brasil?
Fala sério. Não há problema algum ter ideologia e outra, se o Nassif quiser que todos concordem com ele é só mudar os comentários para Amém.
luisnassif
8 de julho de 2014 12:35 amVocê está falando sério?
Você está falando sério?
Edi Passos
8 de julho de 2014 2:46 amPatropi, és tu?
Gosto de ler esses blogs esquerdistas porque é um exemplo real…
Çábias palavras mestre!
geraldo celso ferreira filho
8 de julho de 2014 1:01 pmResposta
O caixa dois de uma campanha foi considerado mensalão. Conseguir torná-lo um “mensalão” foi coisa da mídia golpista, levado a efeito pela Rede Globo e seguida como “cordeirinhos” pelas demais redes. O Sr. Joaquim Barbosa ” o que não sabe se vai ou ou se fica” conseguiu com sua violência conduzir a maior farsa já ocorrida na estória desse País no supremo. Assistiu-se e assiste-se daqueles que acham que o Brasil é Sâo Paulo e o resto, um denodado esforço de achincalhar o Partido dos Trabalhadores e por consequência derrubar o Presidente Lula. Não conseguiram. Mentem e mentem. Fazem o País parecer um desgraça, apoiam o Aécio e o Eduardo Campos. Vão perder no primeiro turno. José Dirceu lutou pela democracia inclusiva, retirar dos poucos e faze-la para todos. Isso o PT fez e faz. No mais é discussão boa para “acadêmicos falsos” . A realidade é que o estigma de “vira-latas” prolifera nessa turba que não vê que o mundo está mudando. A China em 5 ou no máximo 10 anos será a maior nação do mundo e o BRASIL estará lá entre as maiores. Europa falida, Estados Unidos falidos. Quem viver verá!
Francy Lisboa
8 de julho de 2014 11:30 pmMalandro pego o seu “Deus” e
Malandro pego o seu “Deus” e segue o conselho do Guerreiro do Post .
joao
7 de julho de 2014 11:56 pmMuito interessante!
Elegante de sua parte!
Num embate de ideias, posições e diferenças politica, manter a nobreza de reconhecer o adversário, respeitar é muito importante para debater, agregar pensamentos e principalmente testar as teses e teorias próprias como dos conceitos, considerações e julgamentos de ideias.
Gostei do comentário da Cris. Assim.
Poderia ter umas listas de políticos guerreiros e do cortesão.
Já bem claro as definições do LN vamos lá.
. Quem você indicaria da oposição (ao PT) como guerreiro e outro cortesão.
. Quem você indicaria do PT como um politico guerreiro e outro cortesão.
Guerreiros Senadores:
Da oposição: Aloysio Nunes e Paulo Bauer
Do PT: Eduardo Suplicy e Paulo Renato Paim
Destaques: Randolfe Rodrigues e Pedro Simon
Governador: Tarso Genro e Jaques Wagner guerreiros e Cortesão: Rosalba Ciarlini e Geraldo Alckmin
Cortesão da Oposição:
Álvaro Dias
Katia Regina de Abreu
Destaques: Pedro Taques PDT
*Todo ano há votação no congresso: Os melhores senadores de 2013,
segundo os jornalistas. Aqui: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/os-melhores-senadores-de-2013-segundo-os-jornalistas/
Antonio Passos
8 de julho de 2014 12:02 amQueria ver Dirceu repetir o elogio agora
Depois que a direita conseguiu colocá-lo atrás das grades, duvido muito que José Dirceu elogiasse o “espírito guerreiro” de Serra, que é o maior símbolo desta direita golpista e cruel.
Carlo Zardinni
8 de julho de 2014 12:32 am“— É um deboche claro. A
“— É um deboche claro. A maioria dos presos brasileiros vive em condições sub-humanas. O próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que as prisões brasileiras mais parecem masmorras medievais, muito longe da situação vivida por Dirceu. Não podemos esquecer que o ex-ministro foi condenado por corrupção, o que é um crime grave e teria que estar recebendo a punição de forma exemplar, sem privilégios”.
Sem sacanagem, você ler uma destas de um zécú descerebrado, inveterado leitor do pig e viciado em noticiários da televisão da vida, vá lá, fazer o quê mesmo, né? Audiẽncia 100% dos dapenas da vida e dos homerbonnes dá nisto, não é verdade?
Agora, você ver um intelectual deste porte, com acesso a informação de qualidade, a documentação a farta, a laudos, a livros publicados sobre o caso, depoimentos de pessoas sérias, nelas incluídas o Dr. Roxin, e o sujeito publicar esta pérola aí cima é de estourar os bagos!
Na minha terra se diz que o passsarinho foi colocado no dedo do dono para cantar.
Finalizando, apenas uma pergunta que não quer calar:-como o Marighella morreu na chuva de balas dos meganhas e o seu motorista, bravo guerreiro, saiu ileso, sem um arranhão? Corpo fechado? Será que a Dona Milú sabe o porquê?
AlvaroTadeu
8 de julho de 2014 12:32 pmEu, defendendo Aloysio Nunes Ferreira…
Oi, Carlo Zardini. Vai parecer que estou defendendo Aloysio Nunes, mas a biografia de um homem só pode ser cravada após sua morte. Aloysio perdeu-se nos vícios, abandonou as virtudes e virou vice de um marginal que aspira à Presidência da República. Marginal porque vive não se sabe de quê, finge que é mineiro e mora na Lagoa, já foi parado dirigindo bêbado com carteira vencida, quando podia ter quantas carteiras quisesse, é senador da República. Sabe o porquê da carteira vencida? É a infração mais grave. Recusou-se ao bafômetro, mas como a carteira estava vencida, chamou alguém para dirigir até seu edifício na Avenida Epitácio Pessoa e assim escapar da delegacia. Um homem que espancou uma namorada num evento de moda, no Copacabana Palace e imprensa nenhuma comentou, o marginal candidato e seu vice, e seu vício.
Ah, estava até esquecendo. Na guerrilha, não havia essa hierarquia, de motorista, faxineiro, etc. Em cada ação, dividiam as tarefas de acordo com as habilidades de cada um. No assalto, Aloysio foi escolhido para dirigir o fusca. No dia do assassinato de Marighella, ele, Marighella, foi de ônibus para o encontro com os dominicanos, encontro ocorrido dentro do fusca dos religiosos, na Alameda Casa Branca, Jardim Paulista, São Paulo.Os dominicanos haviam sido devidamente torturados pelo monstro que atendia pelo nome de Sérgio Fernando Paranhos Fleury. Só assim foi possível atrair Marighella para a armadilha. Marighella estava desarmado e foi fuzilado sem nenhuma chance de defesa. Os covardes que o assassinaram atiraram para todos os lados e mataram também uma jovem policial que participava da ação, mais um alemão que passava de automóvel e não quis parar, com medo de assalto. Os covardes puseram a culpa dos crimes em Marighella.
Jair Fonseca
8 de julho de 2014 3:28 pmÉ isso aí.
É isso aí.
Jair Fonseca
8 de julho de 2014 2:15 amPois é, Nassif, bastante
Pois é, Nassif, bastante ponderada sua posição, mas o problema é que para reconsiderar a dicotomia PT-PSDB você empregou as metáforas dicotômicas do guerreiro e do cortesão, quanto às duas principais figuras políticas em pauta e ao cientista político. Acontece que guerreiros podem tornar-se cortesãos, e vice-versa, sem que as marcas mais originais apaguem-se, necessariamente, junto às de outro tipo. Ou seja, seria preciso desconstruir essas metáforas dicotômicas. A tragédia neobarroca de Dirceu e Aloysio reside nisso, embora a barra só tenha pesado para o lado do primeiro, enquanto que o segundo se safou, e todos conhecemos o porquê disso: Dirceu foi exposto, enquanto Aloysio ficou do lado da sombra. Quanto ao tal iluminismo, de quem deveria cumprir o papel de sábio cortesão, para usar aqui a metáfora ótica, é preciso não esqueçar que a noção de luz não existe sem a das trevas, e vice-versa. Luz fraquinha como a do intelectual em pauta só evidencia as zonas escuras em que ele se situa.
Patricinho
8 de julho de 2014 2:22 amDá licença, Nassif.
Nem vale a pena falar do Bolivar, que bajula o capital desde que lhe deram chance. Mas diizer que o Aloysio é guerreiro soa como chamar o Barbosa de justo. Se algum dia essa ternurinha de rapaz teve alguma postura política digna, esse dia está lá na década de 70. O sujeito trabalha para um partido que pretende arruinar todas as conquistas sociais que os trabalhadores conseguiram. Um partido que destruiu as conquistas do trabalhismo com a famigerada flexibilização FHC nos anos 90. Está sentado à direita do capitalismo mais tosco que conseguiram projetar desde a Revolução Francesa. O que há de guerreiro nessa figura? Só se estiver falando de sua valentia contra o blogueiro que ousou provoca-lo. A persona em questão não desitiu da espada nem tornou-se cortesão. Ele pertence a uma outra categoria, dos que vendem a espada e a inteligência a preço de feira, venda casada. Bem diferente do Zé Dirceu, que pode ter lá suas quedas pela direita, mas nunca foi aceito integralmente por ela.
Cafezá
8 de julho de 2014 4:07 amJosé Dirceu é mais do que um
José Dirceu é mais do que um guerreiro, é também um profeta. Em 2002, guerreou heroicamente e profetizou que Lula seria o próximo presidente da República. Quando foi inventada a farsa do mensalão, guerreou e profetizou que provaria sua inocência. É só aguardar.
marina rosa
8 de julho de 2014 4:21 amA ETICA DO GUERREIRO…
Somente agora , quatro dias após a sua confirmação para vice presidência na chapa do Aecio Neves, o SR. Aloysio NUNES vem a público dizer que foi guerrilheiro e tinha por principal função ser motorista de um dos homens mais procurados na época da ditadura ( carlos marhiguella). Não esquecendo que, quando CM foi assassinado pela ditadura, o mesmo, não encontrava-se em seu posto para o qual foi designado…talvez, já se encontrasse na França com a sua missão em divulgar a guerrillha na Europa.O que me causou grande surpresa , uma vez que, para se fazer uma revolução precisariamos antes nos fortalecer internamente e não no exterior, além do que não haviam quadros /pessoas suficientes para dispor neste tipo de tarefa. Tenho dito. Cada qual conta sua estória..é um direito. Mas..não me convenceu!!!!! . EVIDENTEMENTE QUE ESTA DECLARAÇÃO NÃO PASSA DE UMA ESTRATÉGIA DE CAMPANHA, só não sei a quem eles pretendem confundir ou enganar.Eis a grande questão. Aos que conhecem a verdadeira história deste país, com certeza, que não. Estes que se juntam aos PIGS não são e nunca serão GUERREIROS, não passam de LOBOS VESTIDOS EM PELE DE CORDEIROS.
.
margot riemann
8 de julho de 2014 11:03 amEstá certo Sr. Nassif.
Está certo Sr. Nassif. Disseminada pela mídia, o ambiente geral da opinião publica é de baixaria. É hora de valorizar qualquer manifestação de decencia.
sergio a b
8 de julho de 2014 12:55 pmaloysio e aécio
Não dá prá ouvir, sem rir de quem, não enfrenta um bafômetro,ou de quem tem diz ter amigos que emprestam 300 mil reais.
Rodrigo C Moreira
8 de julho de 2014 1:01 pmBelo texto. Nao conhecia esta
Belo texto. Nao conhecia esta parábola. Parabéns.
Maria izabel L Silva
8 de julho de 2014 1:04 pmAmigo da Onça
Nãp vejo qualquer decencia no pronunciamento do Dr. Aloysio. Esta só se proveitando da desgraça alheia para fazer politica. O recado foi claro. Dirceu e o PT estão acabados. Tá na hora do Aecio e do PSDB. Pra mim, O PSDB representa o atraso. Ja foi testado e só trouxe desgraça para o pais. Quanto aos intelectuais, são isuportaveis. Covardes, carreiristas, vaidosos, insensiveis, estupidos … Cade as propostas do seu governo Dr Aloysio?? Deixe o Dirceu em paz. Ela não precisa de “amigos da onça” …
Tony
8 de julho de 2014 3:51 pmUma singela opinião
Maria Izabel,
Uma pequena correção. Acho você confundiu intelectuais com cientistas politicos (como esse Lamounier), os que tanto pululam nas telas da Globo News…
Quanto ao Aloysio, discordo do Nassif e concodo com você, me parece um cinico e hipócrita, e lembrando sempre que, as decisões da nossa justiça não é atestado de idoneidade, mas garantia de impunidade. Demóstenes e Genoino, as duas faces da realidade, que o digam…
Marcos Antônio
8 de julho de 2014 1:37 pm“Ele teve toda oportunidade
“Ele teve toda oportunidade de se defender.” Aloisio Nunes – Só a direita pensa assim…
E em tempo, para mim o barbosão continua por que ELE É O ÚNICO LOUCO QUE TEM PRESTÍGIO POPULAR PARA IMPOR UM IMPEDIMENTO PARA DILMA CONCORRER AS ELEIÇÕES!
O Brasil deve estar infestado de agentes da CIA que podem organizar um golpe jurídico por aqui!
Basta criar as provas que o barbosão dá a canetada!
Por isso ele reconsiderou sua aposentadoria…
Fica de olhos bem abertos, Dilma!
Calvin
8 de julho de 2014 1:44 pmVão surtar!
Assim tu mata seus comentaristas Nassif!
Faltou destacar que Aluysio se isentou do Cartel, porque não foi indiciado e a investigação continua e fez analogia com o mensalão: “Não tem que usar o mensalão na campanha, o PT já pagou, os condenados estão cumprindo pena”
Tony
8 de julho de 2014 3:53 pmLembre-se
Aloysio Nunes, discordo de você, me parece um cinico e hipócrita.
Lembrando sempre que, as decisões da nossa justiça não é atestado de idoneidade, mas garantia de impunidade. Demóstenes e Genoino, as duas faces da realidade, que o digam…
Mariano
8 de julho de 2014 1:59 pmJoaquim Barbosa adia sua aposentadoria!!!
Olá Nassif, essa noticia de JB ou Batman para os intimos de adiar a aposentadoria tem cheiro de manobra, quer dizer que a alegação de “passar as informações ao novo presidente” não cola, ele gostou do poder e da paparicação do pig, também ele ainda não terminou o serviço sujo que foi designado.
Um abraço!!!!
IV AVATAR
8 de julho de 2014 2:01 pmHummmm
Aluisio assoprou antes de dar uma bela dentada em Dirceu. Quem não conhece esse método? Nenhuma cortesia, muito pelo contrário: Nem o Zuniga chegou a tanto!
Neideg
8 de julho de 2014 4:57 pmAvatar,
Espero que ele de
Avatar,
Espero que ele de dentadas políticas em Ze Dirceu. Nao ha nada mais enojante que alguem que sofreu na pele a perseguicao politica, utilizar os mesmos métodos com seus adversarios, e o pior, que antes foram seus aliados.
Francy Lisboa
8 de julho de 2014 11:42 pmNão minha família eu tenho
Não minha família eu tenho que aguentar coisas como “volta câncer de Lula e Dilma”. “Esses petistas tinham que morrer”, etc
Eu só pergunto uma vez: “Porque odeiam tanto quem não é ideologcamente afinado com vocês”?
cric…cric…cric…cric
Está mais do que provado quem não sabe convver em Democracia não é a Direita ou a Esquerda, quem não sabe viver em Democracia é que está calcado no ódio como primer da argumentação política.
zé lima
9 de julho de 2014 12:18 amIsso sim, é cinismo!
“Os pontos frágeis do governo Dilma são muito visíveis, muito sentidos pela população, os preços, o endividamento das famílias, a baixa qualidade de emprego, a diminuição do ritmo de criação de empregos, o mau serviço público, a incerteza do amanhã.”
Com essas “pérolas” acima proferidas, o Aluyzio “300 mil” Nunes Ferreira, ou submergiu perante a demência, ou perante o cinismo.
É que no desgoverno privata/tucano as famílias poupavam mais que os japoneses, os empregos tinha qualidade sueca, o desemprego era zero, o serviço público era de padrão canadense, e o futuro era um verdadeiro “céu de brigadeiro”.
Nassif, não há dessemelhança entre seis e meia dúzia, assim, como, não há entre Aloyzio e Bolívar!
LUIZÃO
15 de julho de 2014 1:32 amDO YOU BELIVE?
Você olha debaixo da cama antes de dormir para ver se há algum comunista? Ou um agente da Gestapo?
Vc acredita que o comunismo quer dominar o Brasil?
Vc acredita que o Integralismo, o Nazismo, os Klingons ou o Império Romano quer dominar o Brasil?
Você acredita que coisas como o Chavismo, Indiginenismo a lá morales ou zapatismo são viáveis?
Você AINDA ACREDITA EM IDEOLOGIAS ?
Você ainda acredita em DIREITA E ESQUERDA????
Vc acredita que nosso amigo Dirceu é inocente, que tudo foi armação da Vênus Platinada, e que só o Marcos Valério é culpado?????
Vc acredita que nosso amigo Dirceu é um preso político ideológico?
Vc acredita que o mensalão nunca existiu?
Vc acredita mesmo???
Vc acredita na Área 51???
Vc acredita no Boi Tatá e no Saci Pererê???
Vc acredita que o PT e o seu irmão gêmeo, o PSDB, são diferentes nas práticas e no governo?
Vc acredita na propaganda ideológica destes caras??
Vc acredita naquele papo de somos diferentes, e os outros são tão iguais?
Vc acredita em político honesto?????????????????????????????????????????????
Vc acredita em imprensa independente???Mesmo??????
Então, meu amigo, Você acredita em Papai Noel.
Agora…
Vc acredita que por ser DO SEU partido um correligionário pode cometer qualquer coisa no poder? E sair impune por ser seu correligionário e camarada?Que os fins justificam osm eio mais sórdidos???Pensa assim mesmo??
Se você acredita nisto, e em pelo menos mais uma das minhas perguntas acima… Eu não gostaria de ficar na mesma cela com você!!!
Ps: Vc acredita que meu comentário será aceito neste blog de conformados e alinhados?
Então você é um ingênuo!!!!!!!!!!!!!!