A lambança do baixo clero na festa da vitória de Cunha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A festa de comemoração de Eduardo Cunha (PMDB) frente à Câmara dos Deputados contou com presenças não tão ilustres. Pastor Everaldo (PSC), Levy Fidelix (PRTB), Marcos Pereira (PRB) eram os mais importantes. Reclamavam queixas que sofriam os partidos nanicos e faziam piada com a derrota do PT.
 
Do Painel, Folha de S. Paulo
 
Dilma e PT viram alvo em festa de Cunha com baixo clero
 
Por Bruno Boghossian
 
“Foi um fracasso retumbante do time do Freddie Mercury e do Pepe Legal”, dizia aos risos um cacique do PMDB na mansão do Lago Sul, em Brasília, que recebeu a festa da vitória de Eduardo Cunha (RJ) na eleição para a presidência da Câmara. O esporte preferido dos peemedebistas na noite de domingo (1) foi fazer piada com a articulação política de Dilma Rousseff.
 
Os alvos eram os dois principais ministros da cozinha do Palácio do Planalto, que trabalharam pela candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) –segundo colocado, com quase metade dos votos de Cunha. Aloizio Mercadante (Casa Civil) era Freddie Mercury, vocalista bigodudo da banda Queen. Pepe Vargas (Relações Institucionais) virou Pepe Legal, desenho animado que estrelava um cavalo atrapalhado, que às vezes atirava no próprio pé.
 
O novo presidente da Câmara foi saudado por colegas de legenda e outros aliados, mas Michel Temer (PMDB) não apareceu. “Achamos que não era o momento”, disse um amigo do vice-presidente, em referência à rusga entre Cunha e o poder Executivo.
 
Mas cinco dirigentes de partidos estiveram por lá, quase todos pequenos. Os maiores caciques eram Marcos Pereira, do PRB de 21 deputados e do Ministério do Esporte, e Pastor Everaldo, comandante dos 12 parlamentares do PSC. Coincidência ou não, ambos são líderes evangélicos –assim como Cunha.
 
Everaldo se sentou em uma mesa perto da família de Cunha. No fundo do salão, estavam Levy Fidelix (PRTB), Daniel Tourinho (PTC) e Renata Abreu (PTN). As três siglas têm, juntas, sete deputados na Câmara.
 
Enquanto circulava, o presidente da Câmara dedicou um bom tempo às queixas dos partidos nanicos. Copo de uísque na mão direita, Levy Fidelix vociferava contra o também diminuto PT do B, o ausente Luis Tibé.
 
“Ele é traíra! Queria f… a gente, vá pra China! A gente queria fazer um grupo para apoiar o Eduardo e ele tentou vender a gente pro governo em troca de carguinho!”, reclamava o ex-presidenciável.
 
Fidelix carregava no bolso do paletó um documento que provava que ele havia tentado aderir à candidatura de Cunha. O presidente do PRTB quer formar um bloco com outros partidos nanicos e conquistar o comando de uma comissão da Câmara.
 
No jardim, dois tucanos ficaram a noite toda em silêncio –duas aves de bico amarelo, presas em uma gaiola. Aécio Neves e seus correligionários nem chegaram perto da festa, apesar de dirigentes do PSDB terem comemorado a vitória de Cunha como gol em Copa do Mundo.
 
“É o início do fim do ciclo do PT”, disparava o deputado Danilo Forte (CE), candidato a líder do PMDB.
 
“O Pepe achou que era o cozinheiro do Congresso, mas vai ter que servir cafezinho”, disse outro peemedebista. “A grife do PT não anda muito vendável na praça”, completou um cacique.
 
Cunha adotava um ar republicano. “Eu não impus derrota nenhuma ao governo. Foram eles que se derrotaram”, afirmou.
 
Até o início da madrugada, o presidente dizia não saber se o Palácio do Planalto havia telefonado para comentar o resultado da eleição. “Fiquei sem bateria no celular. Não sei se alguém ligou.” Arlindo Chinaglia o procurou por volta das 22h. Telefonou para o gabinete, que transferiu a ligação para o celular do motorista de Cunha.
 
Depois de circular pelo salão por mais de uma hora, o novo presidente só conseguiu jantar à meia-noite. Dono da festa, não precisou pegar a fila: por trás da mesa do bufê, pediu que lhe servissem um pouco de talharim com tiras de filé mignon. “Eu vou tomar um vinhozinho, mas ali na mesa”, avisou ao garçom, que correu para providenciar uma taça de tinto.
 
Nem assim conseguiu jantar em paz. Enquanto comia com a família, ouvia cochichos de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), ex-ministro de Lula, que se sentou na cadeira ao lado e se curvava para falar em seu ouvido.
 
Cunha foi embora depois de 1h da manhã. Às 10h, teria seu primeiro compromisso institucional como chefe de poder, ao lado de Ricardo Lewandowski na abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A DERROTA EM ORDEM DE

    A DERROTA EM ORDEM DE RESPONSABILIDADE….1º)DILMA;2ª) MERCADANTE; 3º)  AOS “JÊNIOS” COORDENAÇÃO POLÍTICA MONTADA PELO PLANALTO; 4º)  MAS PRINCIPALMENTE A CORRETNE “MENSAGEM AO PARTIDO”. OS MESMO QUE TEM VERGONHA DO PRESIDENTE LULA E PRODUZIARAM A CAMISA DE CAMPANHA DO CHINAGLIA COMS AS CORES DO PSDB.

  2. Vossa nação contra o meu “quinhão”

    É a política de partido, com projeto de nação, contra a política profissional, do projeto pessoal. Por causa do preparo cívico e político do povo – e da falta da reforma – temos o que está aí: quase 40 agremiações de políticos profissionais (algumas chamadas equivocadamente de partidos), longe de problemas, de holofotes incômodos, e do ônus de governar, mas apenas com os bônus do poder.

    Enquanto se discute um projeto de nação, entre partidos de verdade; deputados profissionais chegam caladinhos a Brasília com o seu projeto pessoal, à procura do seu espaço, da sua carreira, do seu futuro pessoal, do emprego para a família, ou para exibir uma nova mulher.

    1. “É a política de partido, com

      “É a política de partido, com projeto de nação, contra a política profissional, do projeto pessoal”:

      Pos eh, Alexis, mas…

      Mostre UM projeto que o baixo clero emplacou nos ultimos 4 anos.

      So um…

  3. eleição

     Me sinto envergonhada com o nivel dos nossos representantes,  cada povo tem o representante que merece, isto é fato.

    Como esses representantes são pessoas tão pequenas, a medir pelos seus atos, pensam que o nosso pais é a cozinha

    da casa deles. ATÉ QUANDO? 

  4. Eu não entendo como a eleição

    Eu não entendo como a eleição de Eduardo Cunha causa tanta polvorosa entre os petistas, é apenas mais um pemedebista a dirigirar uma das casas. Qual a diferença entre EC e Renan Calheiros. Ou José Sarney, ou Henrique Eduardo Alves. Todos são bandidos.

    Em tese, para a militância, ED é apenas o bandido que não gosta mim.

    Se gostasse haveria problema?  Não, respondo eu por vocês. 

    Bandido por bandido, veja o que aconteceu em 2007 com Renan Calheiros quando o PT segurou o elemento no Senado.

     

     

    1. Eu tb fico sem entender como

      Eu tb fico sem entender como vc consegue 5 estrelas ! Será que tem alguem traidor até aqui ? Só um troll e 5 estrelas no primeiro momento, é muito. Concorda ?

      1. Eu é que não entendo você só

        Eu é que não entendo você só atacar os comentaristas e não ter um argumento contra as idéias… militonta das bravas!!!

        1.  Sr. Ranheta. Quais serão

           Sr. Ranheta. Quais serão suas idéias, que até hoje não as vi. Nada mais além de RANHETAR, sua grande especialidade. Quem é o sr. ? Que apito toca ? Se concorda com o outro, problema  seu.  O pobre deve estar precisado de advogado de defesa mesmo. Os iguais se entendem. E pode me chamar do que quiser. Tô nem aí para pessoas como o Sr. que não deve ter uma alegriazinha em sua vida. OH dó !

        2. De duas uma , ou o Estadão

           

          Será que  Diego Zanchetta quer uma “boquinha” de estagiário no GGN?

          O cara abandona o próprio blog (?) as moscas..tipo complexo

          de Salieri.Toma jeito “Dieguinho”..se seu bllog não decola a culpa 

          não é de ninguem..aliás..Psdebistas só militam quando pagos

          ..aliás Pesdebistas não existem ,deveria ser  mais simples.

          Gestão ! Pergunte ao Alckimim!

      2. Lenita,

        chamar os outros de troll muda alguma coisa, acaba com a roubalheira na Petrobras, acaba com a crise política e instituicional para a qual nos encaminhamos?

         

         

  5. Tá todo mundo loco, oba…

    ………

    Fazer o que agora? 

    Escutar o Sívio Brito   https://www.youtube.com/watch?v=Ifo9p_Du0Vw

    Sinceramente, eu acho o PT culpado pelo Eduardo Cunha, o PT teve 12 (doze) anos, tinha maioria absoluta no Congressa para fazer todas as reformas e não fez. 

    Agora tem que segurar o tranco, não adianta mais culpar a midia, o PIG,  oposiição nefasta, o Cerra, o Farol de Alexandria, o Aócio, tudo isso virou (já faz tempo) clichê, não cola mais.

     

    1. Quando o PT teve maioria

      Quando o PT teve maioria absoluta no Congresso Free? É assim: o PT faz é culpado; o PT não faz, também é culpado.

      Tenho absoluta certeza que se o Arlindo Chinaglia fosse o escolhido uma pessoa com o nickname em inglês, com as iniciais FW e a primeira palavra significando “liberdade”, estaria agora vituperando que o PT aliciou os deputados, distribui prendas etc e coisa e tal.

      É ou não é? 

  6. O PREÇO DO REPUBLICANISMO

    De todas as demais teorias, penso que a mais correta é Dilma estar pagando o preço do republicanismo.

    Política e republicanismo não combinam.

    Vendo um jornal local, em minha cidade, está o Prefeito e Alckimim, em uma foto em que ele entrega uma chave. Abaixo,  da manchete sobre a frota de veículos, muitas fotos das conquista da atual administração. Havia, ao lado de veículos conseguidos com o governador, muitos veículos e máquinas que o governo federal doou ao Município.

    Quem lê a matéria vai entender que todos os maquinários e veiculos foram doados pelo governo do Estado. E não foram.

    Manipulação?!

    É claro que não é a política x republicanismo.

    E é o que Dilma está colhendo.

    É necessário, sim, premiar aqueles que sustentam o poder e dizer não àqueles que o querem, preparando um golpe, a la Paraguai.

    Todos estamos vendo isto.

    The end!

  7. E o pessoal debochando porque

    E o pessoal debochando porque Marina não teve “competência “para fundar um partido. Talvez ela devesse buscar consultoria com esses próceres.

  8. Este tipo de reportagem do

    Este tipo de reportagem do jornal do rato presta-se simplesmente ao serviço de menosprezar a política e,principalmente os políticos.

    Os deputados,todos eles,sem exceção,são eleitos com uma votação bastante representativa em seus estados.Cada qual representa uma fatia do eleitorado e deve ser rspeitado por isso.

    O governo talvez não atenda a todos de forma equânime,o que é errado,e força aaglutinação em torno de aventureiros cujo interesse menor apresenta-se sob o manto da igualdade.

    É chegado o momento de parlamento brasileiro ter o ddestaque que lhe é garantido constitucionalmente.A oportunidade é agora e o povo deve ficar atento para que isto ocorra livremente.

  9. BEM

    Mais é bem feito para a DILMA por querer ter aliados como esses, PMDB, coroneis do nordeste e lideres religiosos de quinta categoria.

    Vou repitir mais uma vez,

    Em 2013, a presidente perdeu uma oportunidade unica de se monstrar uma grande estadista e ter o apoio de quem ela realmente precisava, do povo brasileiro. 

    O LULA não perderia esta oportunidade, pois muitos diziam que o movimento era acefalo ( sem lider), de chegar e se colocar a frente, como lider que o povo necessitava.

    1. CORONÉIS DO NORDESTE ?

      Coronéis do Nordeste ? Esse tempo já passou, eles agora estão por todos os estados, tal como o PCC Paulista. Em MG tinha até um Rei, SP tem um Tucanato e no Paraná um Juizato Tucano, que parece superior a todos os demais Juízes de todas as estâncias. No STF um goianato,  que mantem os demais em sua  linha ( ou então na Lei da Mordaça ). E viva o Brasil e viva o povo brasileiro ! E viva IEMANJA, a raínha do mar.

      1. Passou?

        Voce conhece os Sarneys, Collors, esses são alguns dos coroneis do nordeste que voce esqueceu de citar.

        Voce vez um balaio de gatos e citou um monte de gente, e ate o PCC que são criminosos e assassinos, que ate o presente momento não foi profado que tem ligações politicas.

        Mais podemos dizer que com aliados como estes, o PT não precisa dos inimigos citados por voce lenita.

        1. Fabio

          eu não disse que o tempo dos coronéis nordestinos passou, disse é que ele se espalhou por todo o Brasil, assim como o PCC, que iniciou em São Paulo e já infestou o Maranhão e até Sta Catarina.. Leia de novo. Abraços

    2. Fabio,Coxinha carioca.

      Coroneis nordestinos?Coronel tem e sempre teve é aí no lindo Rio de Janeiro,só para citar alguns:Coroneis marinhos todos eles,coronel edir macedo,coronel garotinho ele e ela,coronel silas malafaia,coronel rrsoares,coronel cabral,coronel eurico miranda,coronel joão havelanje e tantos e tantos outros.Mané!

  10. Esse porre de felicidade

    Esse porre de felicidade desse baixo clero vai virar um ressaca infernal.

    Não vai ter engov, chá de boldo, soro … que vá aliviar a dor de cabeças desses caras.

    Na boa, o mal não vai prevalecer para sempre.

    E mais, o governo/PT já passaram por momento muitos piores que esse e conseguiu sair do atoleiro.

    É só uma questão de tempo, essa euforia vai acabar e todos viverão num mundo real.

  11. Os partidos de esquerda e o
    Os partidos de esquerda e o próprio PSOL adotaram uma estratégia burra que fez o jogo da direita e da mídia o tempo todo, desde a farsa do mensalão. Criminalizaram o PT pra tentar tirar algum lucro politico na mídia e tomaram um tombo nessas eleiçoes porque alimentaram a direita que cresceu no congresso e resultou que a esquerda diminuiu e nem o PSOL cresceu.deveriam ter dado força ao PT e ao governo o pendendo o governo mais para a esquerda nas duas casas. Quem perdeu foi a esquerda que não formou uma hegemonia por conta da estrategia burra e infantil de se aliar ao discurso do PIG e da direita conservadora. Por isso Cunha venceu.

  12. Os partidos de esquerda e o
    Os partidos de esquerda e o próprio PSOL adotaram uma estratégia burra que fez o jogo da direita e da mídia o tempo todo, desde a farsa do mensalão. Criminalizaram o PT pra tentar tirar algum lucro politico na mídia e tomaram um tombo nessas eleiçoes porque alimentaram a direita que cresceu no congresso e resultou que a esquerda diminuiu e nem o PSOL cresceu.deveriam ter dado força ao PT e ao governo o pendendo o governo mais para a esquerda nas duas casas. Quem perdeu foi a esquerda que não formou uma hegemonia por conta da estrategia burra e infantil de se aliar ao discurso do PIG e da direita conservadora. Por isso Cunha venceu.

  13. Quem nasceu para Bidu nunca chega a Rin tin tin.

    Talvez esta expressão se aplique muito bem para os dois lados. A presidenta Dilma está penando por vários motivos, não tem o mesmo carisma de Lula que mesmo rodeado por imensas trapalhadas de seus companheiros conseguia tirar de letra sem sofrer nenhum desgaste político pessoal.

    Um bom exemplo da diferença de Lula para Dilma é o início do primeiro governo Lula em relação ao segundo governo Dilma. No início do governo Lula ele coloca como presidente do Banco Central um Banqueiro político (filiado a PSDB) e como ministro da fazenda um médico que como ministro simplesmente sentou em cima do caixa e os dois fizeram a política mais neo-liberal possível. Isto tudo era em nome da governabilidade, mas como era o governo Lula, tanto a oposição, por ser um governo neo-liberal, adorou e como era no governo Lula os militantes do partido também adoraram.

    Agora Dilma coloca um ministro para sentar em cima do caixa, pois a situação econômica internacional não favorecia o Brasil como antes e os déficits estavam crescentes e mais um pouco cairíamos de novo numa boa inflação. Com Dilma nem a oposição nem a situação gostaram. Esta situação me parece muito semelhante ao governo Jango. O grande economista Celso Furtado aconselhou a Jango antes de implementar as necessárias políticas de metas, fazer uma pequena recessão para frear a inflação. Não ouvindo Celso Furtado, Jango se apoiou em Brizola e mais outros que queriam desde o início do seu governo partir para o enfrentamento, deu no que deu.

    Agora Dilma, num republicanismo correto deixa o Baixo Clero assumir a presidência da câmara, e todos veem nisto uma perda política, mas voltando a expressão inicial, quem nasceu para Bidu nunca chega a Rin tin tin, ou modificando um pouco quem nasceu para Baixo Clero nunca o Papa os levará a cardeais. Não se iludam, o último grupo no congresso do baixo clero que teve algum poder foi o grupo dos anões do orçamento e vejam a onde chegaram.

    Logo, logo, os cardeais do congresso incomodados por uma articulação que não os considerou vão começar a tomar conta, e teremos de novo tudo dantes como no quartel d’Abrantes.

  14. Os partidos de esquerda e o
    Os partidos de esquerda e o próprio PSOL adotaram uma estratégia burra que fez o jogo da direita e da mídia o tempo todo, desde a farsa do mensalão. Criminalizaram o PT pra tentar tirar algum lucro politico na mídia e tomaram um tombo nessas eleiçoes porque alimentaram a direita que cresceu no congresso e resultou que a esquerda diminuiu e nem o PSOL cresceu.deveriam ter dado força ao PT e ao governo o pendendo o governo mais para a esquerda nas duas casas. Quem perdeu foi a esquerda que não formou uma hegemonia por conta da estrategia burra e infantil de se aliar ao discurso do PIG e da direita conservadora. Por isso Cunha venceu.
    O Brasil sera ainda mais conservador porque a bancada evangélica cresce e apóia gente sem escrepulos como eles mesmos e como Eduardo Cunha como representante e líder. Qualquer politica social de inclusão principalmente para as minorias ou projetos mais avançados na medicina, ciencia e tecnologia, que envolvam questões tabus não irá para frente. O Brasil cada vez mais ficará para trás importando tudo que se desenvolve lá fora. E a mídia incentiva e ate impõe esse pensamento conservador, denegrindo e malhando qualquer politica progressista.

  15. O Severino Cavalanti já foi

    O Severino Cavalanti já foi presidente do congresso e o governo sobrevivieu. A lista dos políticos do Lava a Jato vem aí e não sei se o Moro vai conseguir salvar os adversários do governo, o que pode incluir o atual vitorioso, Cunha, o Messi da polítca. Quem tem tanto rabo preso não pode ficar tão tranquilo.

    Tem muita água para passar debaixo da ponte. Os petistas estão muito fatalistas e os oposicionistas estão muito otimistas, eufóricos em demasia. Quem ganhou a eleição presidencial mesmo?

    PS: Para o impeachment, ao contrário do que diz o pig, falta tudo. Falta desemprego, inflação e envolvimento da Dilma com a corrupção do Lava a Jato.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador