
Jornal GGN – Sob o comando de Michel Temer (PMDB), o governo federal arrecadou R$ 12 bilhões a menos em impostos e contribuições no acumulado de maio e junho. Foram R$ 193,68 bilhões neste ano, em comparação aos R$ 206 bilhões no mesmo período do ano passado, em valores corrigidos pelo IPCA. Os dados foram divulgados pela Receita na quinta-feira (28).
O governo alega que o principal motivo para a queda na arrecadação é a desaceleração da atividade econômica, que atingiu a pior marca em seis anos tanto em junho, como no acumulado do primeiro semestre.
De dezembro de 2015 a maio deste ano, a produção industrial teve queda de 10,27%, a venda de bens recuou 9,8% e o valor em dólar das importações caiu 30%. Isso significa que o governo recebeu menos impostos de empresas e pessoas, afirmam.
No acumulado de maio e junho, o resultado também é ruim quando a análise é sobre o superávit primário. No período, o déficit somado é de R$ 24,27 bilhões, quase 50% maior que os R$ 16,32 bilhões registrados no mesmo intervalo do ano passado. No semestre, o rombo é de R$ 32,5 bilhões, o maior desde 1997.
O governo aponta que o resultado negativo no semestre foi provocado pela Previdência Social, que viu seu rombo para R$ 79 bilhões. Em 2016, o governo prevê que o déficit da Previdência some R$ 149 bilhões, quase o dobro do registrado em 2015.
oneide
29 de julho de 2016 7:04 pmDo mesmo autor do quanto pior
Do mesmo autor do quanto pior melhor.
Schell
29 de julho de 2016 8:12 pmO mesmo espírito que levou os
O mesmo espírito que levou os comerciantes, fornecedores, atravessadores e fabricantes a elevar sistematicamente os preços dos produtos e serviços desde a “posse” do interino, também os levou a sonegar, sonegar e sonegar, afinal, é o que os temeristas ofereceram para todos eles.
Ivan de Union
29 de julho de 2016 8:45 pmTa explicado porque eh que os
Ta explicado porque eh que os coxinhas estao tao “organizados” ultimamante, em outro post. (e mesmo assim, continuam analfabetos!)
O governo da sonegacao oficial chegou. Perguntem pro Alkcmin, por exemplo, que perdoou legalmente aquela multa de milhoes de reais.
Alexandre Weber - Santos -SP
29 de julho de 2016 10:12 pmPagamento de juros aumenta, receita diminui
Afinal esta trinca está lá para que, a não ser garantir os juros que pagamos aos banqueiros.
É claro que se o dinheiro que se arrecada vai para os rentistas que se locupletam com os juros, não sobra para investir em capital humano, obras de infra-estrutura, habitação, saúde e ensino.
Mas o povo anestesiado não percebe que se o seu dinheiro é surrupiado, não receberá nada em contrapartida, ou seja, fica na miséria, que levará, inexoravelmente ao caos e a guerra.
Rafael Carvalho e Lima
29 de julho de 2016 11:35 pmConfiança de Mercado
Isto que este governo passa extrema confiança ao mercado. Parabéns. Só uma dica, vender um poço de petroleo de dezenas de bilhoes por merreca o transforma em ótario de plantão.