22 de junho de 2026

Com Temer, governo arrecada R$ 12 bilhões a menos

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Sob o comando de Michel Temer (PMDB), o governo federal arrecadou R$ 12 bilhões a menos em impostos e contribuições no acumulado de maio e junho. Foram R$ 193,68 bilhões neste ano, em comparação aos R$ 206 bilhões no mesmo período do ano passado, em valores corrigidos pelo IPCA. Os dados foram divulgados pela Receita na quinta-feira (28). 

O governo alega que o principal motivo para a queda na arrecadação é a desaceleração da atividade econômica, que atingiu a pior marca em seis anos tanto em junho, como no acumulado do primeiro semestre.

De dezembro de 2015 a maio deste ano, a produção industrial teve queda de 10,27%, a venda de bens recuou 9,8% e o valor em dólar das importações caiu 30%. Isso significa que o governo recebeu menos impostos de empresas e pessoas, afirmam.

No acumulado de maio e junho, o resultado também é ruim quando a análise é sobre o superávit primário. No período, o déficit somado é de R$ 24,27 bilhões, quase 50% maior que os R$ 16,32 bilhões registrados no mesmo intervalo do ano passado. No semestre, o rombo é de R$ 32,5 bilhões, o maior desde 1997.

O governo aponta que o resultado negativo no semestre foi provocado pela Previdência Social, que viu seu rombo para R$ 79 bilhões. Em 2016, o governo prevê que o déficit da Previdência some R$ 149 bilhões, quase o dobro do registrado em 2015. 

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. oneide

    29 de julho de 2016 7:04 pm

    Do mesmo autor do quanto pior

    Do mesmo autor do quanto pior melhor.

  2. Schell

    29 de julho de 2016 8:12 pm

    O mesmo espírito que levou os

    O mesmo espírito que levou os comerciantes, fornecedores, atravessadores e fabricantes a elevar sistematicamente os preços dos produtos e serviços desde a “posse” do interino, também os levou a sonegar, sonegar e sonegar, afinal, é o que os temeristas ofereceram para todos eles. 

  3. Ivan de Union

    29 de julho de 2016 8:45 pm

    Ta explicado porque eh que os

    Ta explicado porque eh que os coxinhas estao tao “organizados” ultimamante, em outro post.  (e mesmo assim, continuam analfabetos!)

    O governo da sonegacao oficial chegou.  Perguntem pro Alkcmin, por exemplo, que perdoou legalmente aquela multa de milhoes de reais.

  4. Alexandre Weber - Santos -SP

    29 de julho de 2016 10:12 pm

    Pagamento de juros aumenta, receita diminui

    Afinal esta trinca está lá para que, a não ser garantir os juros que pagamos aos banqueiros.

    É claro que se o dinheiro que se arrecada vai para os rentistas que se locupletam com os juros, não sobra para investir em capital humano, obras de infra-estrutura, habitação, saúde e ensino.

    Mas o povo anestesiado não percebe que se o seu dinheiro é surrupiado, não receberá nada em contrapartida, ou seja, fica na miséria, que levará, inexoravelmente ao caos e a guerra.

     

  5. Rafael Carvalho e Lima

    29 de julho de 2016 11:35 pm

    Confiança de Mercado

    Isto que este governo passa extrema confiança ao mercado. Parabéns. Só uma dica, vender um poço de petroleo de dezenas de bilhoes por merreca o transforma em ótario de plantão.

Recomendados para você

Recomendados