Conserino ataca Lula, reconhece erro e recua via Jornal Nacional

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O Jornal Nacional de ontem, dia 29, leu nota de Cássio Conserino, ou do MP, afirmando que houve “erro” ao digitar no mandado de intimação a possibilidade de condução coercitiva.

Lula discursa no aniversário do PT-no RJ-Foto Francisco Ramos

Jornal GGN – Um pedido de habeas corpus para impedir que o ex-presidente Lula seja conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos no Ministério Público do Estado de São Paulo foi pedido por seu advogado. O pedido foi feito no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ontem, dia 29 de fevereiro, em pedido que contempla esclarecimentos sobre a participação do casal Lula na compra de uma cota de apartamento triplex no Guarujá, em São Paulo.

O promotor de Justiça Cássio Conserino, que bem já alertou sobre sua posição em entrevista na revista Veja, afirmou que Lula poderia ser conduzido coercitivamente para prestar informações sobre a compra do imóvel.

O pedido de habeas corpus foi confirmado pelo Instituto Lula que afirmou ter o ex-presidente enviado as explicações por escrito, coisa que, na atual fase do processo, lhe é facultada, ou seja, ele pode mandar por escrito no lugar de ir pessoalmente.

O Instituto não reconhece Conserino como o promotor “natural” do caso e defende que a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo prevê a necessidade de distribuição criminal a um dos promotores de justiça da área. Neste caso, como bem reconheceu o Conselho Nacional do Ministério Público, não houve essa distribuição.

Para os advogados de Lula, houve prejulgamento ou antecipação de juízo de valor da parte de Conserino. Ele, em entrevista à revista Veja, que foi às bancas no dia 22 de janeiro, afirmou, peremptória e incisivamente, que iria denunciar o ex-presidente Lula e D. Marisa. A declaração foi feita de forma incisiva mesmo sem o procedimento investigatório concluído e sem que o casal pudesse ter tido a oportunidade de manifestação.

Força-tarefa da Lava Jato

Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato, lá do Paraná, defenderam ontem, dia 29, no Supremo Tribunal Federal investigação sobre “supostas vantagens indevidas” que Lula teria recebido de empresas investigadas na operação. Eles mandaram recado à ministra Rosa Weber afirmando que a força-tarefa deve continuar investigando os fatos.

Esta ação se deu em resposta à interpelação dos advogados de Lula para suspensão da investigação pois que o MPF no Paraná, no âmbito da Lava Jato, e o MP de São Paulo, investigam os mesmos fatos.

No sábado, durante festa de aniversário do PT, Lula criticou a oposição e a imprensa, tentando atingi-lo com vazamentos de informações e criminalizando-o por meio de notícias sem que haja qualquer julgamento.

Conserino de novo

O Jornal Nacional de ontem, dia 29, leu nota de Cássio Conserino, ou do MP, afirmando que houve “erro” ao digitar no mandado de intimação a possibilidade de condução coercitiva. Segundo os advogados, a admissão de erro se deu somente após protocolo de habeas corpus perante o Tribunal de Justiça de São Paulo. Leia a nota enviada pelos advogados de Lula na íntegra.

Nota

Na noite de hoje (29/02/2016) o Ministério Público de São Paulo divulgou nota lida pelo Jornal Nacional na qual afirma que houve “erro” do Promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino ao inserir em novo mandado de intimação dirigido ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à sua esposa, D. Marisa Letícia, a possibilidade de condução coercitiva de ambos na hipótese de ausência dos depoimentos marcados para o dia 03/03/2016.

É importante esclarecer que:

1 – O reconhecimento desse “erro” ocorreu apenas após o protocolo de “habeas corpus” perante o TJSP pela defesa do ex-Presidente Lula e D. Marisa, combatendo a nova arbitrariedade praticada pelo Promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino;

2 – No último dia 23/02/2016 os advogados do ex-Presidente Lula e de D. Marisa fizeram contato com a Promotoria de Justiça onde está lotado o Promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino, na tentativa de esclarecer que ambos prestariam esclarecimentos por escrito, como faculta a lei, mas não tiveram retorno;

3 – No dia 24/02/2016 os advogados do ex-Presidente Lula e de D. Marisa receberam duas versões de mandado de intimação; a primeira, convocava o casal para prestar depoimento no dia 07/03/2016; a segunda, convocava o casal para prestar depoimento no dia 03/03/2016. Em ambas as versões, constava a advertência de que “o não comparecimento importará na tomada de medidas legais cabíveis, inclusive condução coercitiva, pela Polícia Civil e Militar, nos termos das normas acima referidas”.

O ex-Presidente Lula e D. Marisa reafirmam que estão dispostos a prestar os esclarecimentos necessários para a elucidação dos fatos, desde que dirigidos à autoridade competente e imparcial.

Cristiano Zanin Martins

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deixa eu ver se eu entendi,

    Deixa eu ver se eu entendi, um promotor, concursado, errou em uma intimação, serviço básico que qualquer estudante de direito sabe fazer, não leu, mandou intimar. Ou é incompetente ou leviano

  2. Globo assumindo papel

    O Jornal Nacional de ontem, dia 29, leu nota de Cássio Conserino, ou do MP, afirmando que houve “erro” ao digitar no mandado de intimação a possibilidade de condução coercitiva.

     

    A Globo assumiu o papel de órgão oficial de imprensa do MP golpista.

    E tem gente que ainda acredita em imprensa “isenta”…

    Isenta de caráter, isso sim.

  3. Se Lula continuar sendo preso

    Se Lula continuar sendo preso ou perseguido, nós teremos que tomar as ruas e lutar. Não vejo outra saída no sentido de defender o Brasil e o projeto popular que se iniciou em 2003. O resto é conversa fiada. Aliás, esse é um lado positivo de tudo o que está acontecendo: vamos unir o campo progressista brasileiro em torno da figura de Lula e definir muito bem os lados, acabando com essa ilusão de “pacto” que na verdade nunca existiu (haja vista como não aceitam a figura de Lula na política nacional, somente “toleraram” durante um tempo).

     

  4. Lula é a gente junto!

    O Procurador Conserino – tal qual qualquer torquemada – não consegue esconder sua sanha em querer pegar o ex-presidente Lula. Eh evidente para qualquer néscio que o que quer o MP e a força-tarefa da Lava Jato é a cabeça de Lula. E ainda temos que ler jornalistas, colunistas dizendo que esta tudo certo, não ha nada de errado, é assim mesmo. Lula – em algum momento – se corrompeu agora tem que pagar. Isso é apenas perseguição! Ninguém busca justiça ai – se quisessem fazer justiça, a Lava Jato e o jagunço Conserino estariam cuidando dos Estados do Parana e de SP, que estão caindo de podre) –  Isso ai é apenas linchamento de uma figura publica.

  5. Isenção de caráter.

    É o Plim plim inaugurando novos termos nessa sanha golpista que capitanea.

    Não há mal que dure para sempre e a Globo, com todos os “bons préstimos” que tem prestado à sociedade, já poderia estar saindo de cena e de nossas vidas.

    Alguns brasileiros, como eu, já pularam esse córrego.

  6. “O Jornal Nacional de ontem,

    “O Jornal Nacional de ontem, dia 29, leu nota de Cássio Conserino, ou do MP, afirmando que houve “erro” ao digitar no mandado de intimação a possibilidade de condução coercitiva”:

    Nao so eh transparente mentira como o Brasil inteirinho sabe disso.

  7. parece hilário, mas é trágico

    parece hilário, mas é trágico ver a grande midia

    golpísta – globo – lendo notinha do golpista conserino…

  8. Isso não é promotor de

    Isso não é promotor de justiça e sim um garoto de recado da Globo e Veja, aliás, o próprio Dellagnol confirmou que a investigação contra Lula foi aberta a pedido dos barões da midia que, como sabemos, usam as Instituições para a judar o PSDB e, por outro lado, destruir o PT como também solapar as conquistas do povo brasileiro, zerar o tesouro para que não haja recursos para os programas sociais, entregar o pré-sal e a Petrobrás às multinacionais, será que existe no mundo uma elite mais rampeira e rapineira do que a nossa

  9. Esse nem cara de nerd tem,

    Esse nem cara de nerd tem, muito menos de santo. Bem que suas poses para os jornais tentam passar a idéia de um playboy, mas nem isso tem – não parece ter papaizinho rico. Restou a cara de um jogador de futebol açodado querendo aparecer bem em entrevistas. Daqueles que Chico Anísio interpretava muito bem. Diploma de ‘adevogado’, pose de Bozó (“Trabalho para a Grobo) e cabeça de Neymar depois dos milhões e da sonegação. Triste fim de Policarpo Quaresma…

  10. Como erram não? Outro dia foi

    Como erram não? Outro dia foi o sigilo que foi publicado, depois deixou de ser sigilo tb “erraram” eu acredito.

  11. Conserino bem que queria ser

    Conserino bem que queria ser um probo e visionário Policarpo Quaresma. Sem chance! Quem nasceu para puxar saco de rede Globo não tem futuro. Veja Joaquim Barbosa. Tomou Doril e sumiu…

  12. O bode

    Os promotores, para aquele que possui alguma pendenga na justiça, é um bode dentro da sala.E os caprinos ficaram mais fedidos depois de 1988.

  13. Vai que cola …

    Alguém aí já deu uma cantada “vai que cola”? Sim, daquelas de “jogar verde e colher maduro”?

    Pois é …

    Muitos já vêm dizendo: Eles não têm nada, basta ocupar o espaço com a retórica afim!

    Uma das maiores provas de que todo o discurso deles está caindo no vazio é essa ação desastrosa e vergonhosa desse promotor.  Uma piada ridícula! Um promotor que admite que errou na intimação de caráter coercitivo? Sendo o erro jusaimente nesse caráter? E isso em relação a uma figura pública das mais, se não, a mais famosa do país?

    O que se passa na cabeça de promotores, juízes e desembargadores? Erro estúpido e crasso como esse é normal para um concursado de tal nível? Não avalia o membro do judiciário toda a repercussão que a mídia faria sendo levado de maneira coercitiva a pessoa em questão? Qualquer cidadão percebe isso, não é possível que esse promotor não tenha pensado nisso também, ele é o que, afinal? Um palhaço desajustado e imbecil ou está motivado politicamente? Pois é assim que a população enxerga, o senso crítico avança e a comunicação no país já se alterou, tudo reflexo do amadurecimento de nossa democracia.Como pode um erro desses? E com desculpas descaradas assim?

    Mas, enfim, são essas as características de parte de nossa justiça? De nosso judiciário? Se não é motivada politicamente, é imbecilizada na leitura e juízos de suas próprias ações? Se não for perseguição e tentativa de mácula à grande riqueza política que tem Lula, riqueza comprovada em pesquisas, então é imbecilizado o judiciário. E é assim (embora eu não acredite) porque parte do judiciário acredita em algo que não é real, a saber, as novelas policiais da velha mídia.

    Como não há materialidade alguma, nenhuma realidade mais concreta, só ilações, suposições, hipóteses e “hermenêutica” descaradamente conveniente e parcial por parte do judiciário, e tudo alimentado numa construção dramatizada/novelística/policialesca/judiciária, novelinha policial alimentada pela Globo e afins, e que a população cada vez engole menos, o caminho que sobra a eles é fazer com que o próprio adversário creia no imaginário que produzem, daí o “verde coercitivo” na intimação, a maior evidência que necessitam no mínimo de uma correspondência para darem prosseguimento em tom emocional, pré-juízo e comoção pública, a criminalização, trabalhando assim o imaginário da população, e quem sabe isso produz apelo entre juízes, promotores e desembargores em suas sentenças?

    Seria bom tudo isso para quem não tem nada, ou seja, ver o próprio adversário entrar nessa e passar a acreditar que tem que se encaixar nesse imaginário. Daí assume esse contexto e dá o que eles mais precisam: ele no palco, ou seja, a correspondência mínima real.

    Simples, vou repetir: eles não têm nada! Estão jogando verde para cima de TODOS, mas a comunicação mudou e a velha mídia, apesar do alcance numérico com todos os seus canais de comunicação, está perdendo a batalha pela crescente conscientização. Não é uma questão do número de audiência, mas sim o que a população vê e entende enquanto MANIPULAÇÃO, pois, mais madura e nutrida pela internet, sabe de TODOS  os jogos de interesses da sociedade atual. Há um claro avanço no discernimento disso, como muitos já defendem. É o resultado prático da experiência democrática.

    E com base nisso, com base nesse jogo da mídia com parte do judiciário e pf, que veremos o resultado no STF sobre o psicopata corrupto pego em flagrante com contas na Suíça, onde, pasmem, assumiu via Globo ser USUFRUTUÁRIO nada mais do que uma expressão com intuito eufêmico. Resta-nos saber que hermenêutica terá esse corrupto na análise, pelos ministros do STF, das ações que lhes são contrárias? E sim, com base no jogo mídia/pf/ promotores, pois é bom termos essa base de análise para ver até onde a imbecilidade do judiciário, ou a perseguição política em detrimento ao cidadão e à Constituição de 1988 podem chegar. Será que chega ao STF?

    Ah, sim, sobre a não materialidade mínima de um crime e apenas as especulações ou ilações como suficientes para se manter a mesma investigação em duas instâncias diferentes. Claro que me refiro ao MPF que disse haver suspeitas sobre Lula, então que as apresente, mas que não sejam apenas ilações e especulações, pois assim é evidente a perseguição, ou imbecilização, por acreditar na construção novelística/policial de um canal de mídia sem correspondência material mínima.

    Agir em crença ao tom dramatizado ridículo e novelístico da Globo, sim, existem juízes no país que se influenciam ou são deslumbrados com esse universo, aceitando, inclusive, prêmios de empresas privadas de comunicação. Não há nenhum propósito à justiça, isso. Só o que há é a criação de um personagem manipulável a interesses outros, a começar com o status e a propaganda do próprio prêmio, como se a dignidade e a correção de um juiz viesse por prêmio de empresa privada de comunicação, e não por exercer a justiça com base na lei orgânica do judiciário defendendo a Constituição de 1988. Cadê os juízes desse país? Ganhando bastante e confortáveis materialmente, Joaquim?

    É, essa referência de verdade à tv, referência imbecilizada ou politicamente interesseira,  pois é evidente que a realidade do Brasil é muito mais ampla e complexa, o Brasil é muito maior do que a tela de uma tv.

    Bom, mudando de assunto, não sei o que fez a mudança na orientação do governo sobre a votação do pré-sal no Senado. Se foi o impeachment, que não vai acontecer, mas mesmo que viesse a ser, o maior interesse do país se sobressai a qualquer biografia, portanto, a defesa da nossa riqueza pelo marco regulador atual é o maior interesse, a alteração deste marco, como propõe a PL de Serra, é enfraquecer a nação futura, evidentemente, ainda mais em tempo de acerto geopolítico no preço do prpoprio petróleo. Enfim, é burrice e negligência ao erário, sendo este direcionado à educação, saúde e toda a gama industrial da exploração do petróleo, nem preciso dizer isso, é óbvio.

    Agora, se o governo mudou sua orientação devido a outros motivos, mais universais dentro da disputa cada vez mais inflada da geopolítica mundial, com ameças de guerra inclusive, então o governo ERROU AINDA MAIS! Pois é nossa garantia para tempos adversos também.

    Foi Deus quem deu o pré-sal ao país, humanos foram apenas ferramentas, mas as decisões do que fazer com essa riqueza está nas mãos de quem ELE colocou no poder:Vveta, Dilma. Não há motivos para alteração no marco.

    Quais seriam, afinal? O que seria? Uma invasão ao país? Guerras? Conflito nos BRICs? Derramamento de sangue?

    É, João Goulart também achou isso no Rio Grande do Sul, não combateu, não enfrentou e tivemos um atraso cultural e econômico que gerou, e gera ainda, milhares de mortes, de quem lutou contra a ditadura e, principalmente, da população mais carente, negros em comunidades que são assassinados até aos dias de hoje, é a cultura que ficou, aquela lá de 1964.

    Que resultado, hein, Jango? Agora podemos ver, também, os mesmos tentando as mesmas coisas com o mesmo golpe, perseguindo e tentando criminalizar o maior líder político do país, tentando derrubar um goerno legitimamente eleito, somado a isso, a tentativa de dar as riquezas naturais, como sempre foi no país.

    Será que é falta de progressismo de verdade? É frouxidão? É a falta de combatividade, é a falta de proteger a Constituição e os interesses futuros da nação?

    Que a justiça no Brasil seja feita, mas com base em nossa Constituição, resgantando a política ao cidadão, em sua proteção contra arbitrariedades e persegyuições políticas, contra prisões arbitrárias e o devido esclarecimento à população sobre os riscos dessas arbitrariedades.

    Político brasileiro: Pense grande.

  14. Danou-se!!! MP conserta “erros” através do palco do JN

    Danou-se!!!

    Vamos esperar o link da programação do MP, PF, Judiciário pautada pela GLOBO como já acontece com o futebol, carnaval etc, afinal ela já é porta-voz ou será o contrário?

  15. Ontem  Villa no Jornal da

    Ontem  Villa no Jornal da Cultura, falou um monte de besteira do Lula.

    Gritando disse : O Lula é um arregão, quem não deve não teme, eu quero, eu exijo uma resposta do Lula, ele tem que depor no fórum da Barra Fundão, ele não pode fugir, tem que comparecer, ele tem que responder sobre o triplex e as 40 caixas que deixou no sítio de Atibaia… só faltou chamar o Lula de filho da puta.

    Não boa, esses caras tem tando ódio do Lula que dá pena de ver.

    O Lula deve está provocando cancêr em muitos coxinha. De tanto ódio, rancor, ira, revolta, vontade de esganar, isso tudo somatizado vira um tumor maligno.

    Coitados !

  16. “Os caras de Curitiba,metendo
    “Os caras de Curitiba,metendo o louco lá”!(não seguindo regras)
    E o LULA fazendo muito bem em ” meter o louco aqui!”
    Kkk,o erro parece.q.foi INADVERTIDO deles,entenderam o pq desta história de na gíria METER O LOUCO!
    ORA SE PRA ELES TUDO PODE,PARA OUTROS TD PODE.TAMBÉM!
    Só não vale rasgar a Constituição para não dar muito na cara!
    Obs:Desculpem este meu Devaneio mas tenho q aproveitar este espaço aqui!

  17. Ontem comentei aqui no blog

    Ontem comentei aqui no blog que a Dilma deveria nomear o ínclito Doutor Cláudio Fonteles como titular do MJ, e recomendá-lo para que nomeace um oficial militar LEGALISTA, com prestígio entre as forças armadas, e que tivesse atuado como assessor direto do grande cientista Othon no Programa Nuclear brasileiro como novo Diretor Geral da Polícia Federal .

    Este novo diretor teria carta branca para depurar a P.F afastando delinquentes e os que utilizam a corporação para fazerem politicagem e escancarar publicamente os que estão sabotando a democracia e a economia brasileira  .

    Posto isto, seria impossível a máfia midiática e os degenerados paneleiros baterem de frente contra estas nomeações .

  18. Não precisamos apenas de um

    Não precisamos apenas de um novo e ínclito ministro, o momento exige um novo Teixeira Lott para desmascarar e enquadrar os que estão praticando terrorismo contra o Estado brasileiro .

    Dilma deveria nomear um assessor de confiança do grande cientista Othon(preso político apenas por ser o responsável pelo programa nuclear brasileiro) .

    É isso que teria que ser feito e chega de blá blá blá .

  19. Não acho que petistas,

    Não acho que petistas, lideranças, militantes e simpatizantes tenham mais qq obrigação com o Judiciário. O Judiciário está correndo atrás do prejuízo e nós devemos fazer o mesmo. Cumprir determinações da Justiça, hoje é fazer concessão a adversário político.

  20. promiscuidade!
    Agora MP tem um canal para divulgar as arbitrariedades e os erros!

    A que ponto chegou a promiscuidade do MP e o PIG!.

    Como podem dizer que estamos num estado de direito!!!

  21. “1 – O reconhecimento desse

    “1 – O reconhecimento desse “erro” ocorreu apenas após o protocolo de “habeas corpus” perante o TJSP pela defesa do ex-Presidente Lula e D. Marisa, combatendo a nova arbitrariedade praticada pelo Promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino;”

     

    Não sejamos hipócritas e digamos a verdade: Esse tal de Conserino é um descarado e mentiroso. O sujeito assinou o mandado de intimação de um ex-presidente da República; quem irá acreditar que não leu que ali estava escrito  “INCLUSIVE CONDUÇÃO COERCITIVA”. Nem a avó dele acreditaria nessa mentira. Podemos comparar com alguém que tenha escrito uma carta de próprio punho para uma pessoa e, depois, escrito outra retratando-se, sob alegação de que a assinou, mas que a mensagem mais importante ali contida foi um erro cometido por outrem. No Poder Judiciário de ultimamente, temos visto muitos absurdos, mas esse extrapolou.

  22. O que é que o MST tá esperando??

    .

    Será que esperam algum comunicado no JN ???

    ..Prá invadir esta área devoluta e  como disse o leão-marinho, sem dono:  ” Não é minha ! “…..

    Maluf definitivamente deveria cobrar royalties destes caras de pau !!!

    Como diria uma música do Chicletão: ” – Mainha, é só me chamar que, eu vou !! “

    1. TB não entendo. uma área

      TB não entendo. uma área enorme com estrutura para receber dezenas de pessoas, sem dono e o MST e MTST não estão interessados… muito estranho. Postei sobre isso no Twitter. 

  23. Armadilha.
    O MP SP SAI, LIMPA O CAMINHO PRO MORO TRUCIDAR E PRENDER O LULA COM A BENÇÃO DA ROSA WERBER QUE JÁ TEVE O MORO COMO SEU AUXILIAR NO JULGAMENTO DO MENSALÃO. ACORDA PESSOAL, A CAÇA CHAMA-SE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA – O MAIOR PRESIDENTE DO BRASIL! OS COXINHAS DOMINAM O BRASIL, INFELIZMENTE!

  24. Pessoal, essa estoria dos

    Pessoal, essa estoria dos procuradores/promotores e quejandos, isso é uma palhaçada, uma mitologia. Um bando de garotos com diploma de direito fazem um concursinho e dai acham que são deus. Pior: quem devia amansar essa tribo deixa que pensem assim. Basta ver esses malucos que têm se destacado. O juiz que dirigia o carro do Eike Batista. Um outro (de Roraima, se a memoria não me trai) que apronta tudo o que pode e inventa de ir atrás do Lula. Este Conserino, reincidente. O tal que guardou os papeis do metrolão em gaveta errada. Outro dia desses vi um desses idiotas, um recem nomeado procurador de SP, postar uma ‘noticia’ sobre o pedido de falencia de Krugman. Postava e fazia comentários engraçadinhos. O cara pegou uma brincadeira de um site americano de piadas e mandou ver. Imagine o que esse cara faz numa investigação! Dificil saber se é só idiota ou se é idiota e desonesto. Só que essa coisa está espalhada nesse terrenos dos tais MPs e areas proximas. Compre seu diploma de direito, estude para um concursinho e ganhe o direito de aprontar o que bem entender. Ah, sim, reivindicando o republicanismo e ganhando mais do que a presidenta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador