Revista GGN

Assine

Cunha alerta Temer: "Sabíamos de tudo e de todos", diz à Lava Jato

 
Jornal GGN - Uma das principais ameaças para Michel Temer, na contramão de suas estratégias para garantir auto-proteção e de sua cúpula no Judiciário, está dentro do Complexo Médico Penal, em Curitiba. O depoimento de Eduardo Cunha ao juiz Sérgio Moro, na Justiça Federal em Curitiba, nesta terça-feira (07), mostrou que o ex-deputado mantém a tática sinalizada de, se condenado, levar o presidente junto.
 
Os primeiros sinais de ameaças apresentados pelo peemedebista surgiram com a convocação de Temer como sua testemunha de defesa na investigação em que é acusado de receber, pelo menos, R$ 5 milhões de um contrato da Petrobras do campo de exploração de petróleo, na costa do Benin, na África, em 2011.
 
O presidente decidiu responder ao questionário por escrito. Cunha enviou, então, um total de 41 perguntas. Mas apenas 20 delas foram liberadas pelo juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. Entre as que foram barradas, é visível a estratégia assumida pelo ex-deputado de provar que, se ele é réu ou for condenado, Michel Temer também deve ser.
 
O duplo viés da defesa, feita pelo polêmico advogado Marlus Arns, conhecido por costurar acordos de delação de empreiteiros e outros investigados e que carrega relações políticas em seu histórico (leia aqui), era de que, por outro lado, se o presidente mostrar desconhecimento ou negar irregularidades, ao mesmo tempo o ex-deputado não poderá ser condenado.
 
Entre as poucas questões liberadas por Moro a Michel Temer, uma abordava uma reunião, em 2007, supostamente para discutir as indicações do PMDB para diretorias da Petrobras. Cunha alerta que, assim como ele, o atual presidente participou e, além disso, foi um dos organizadores do encontro. Na resposta escrita, Temer negou ter participado do encontro.
 
Ao juiz Sérgio Moro, Cunha disse que o presidente mentiu. "Fui comunicado (sobre a reunião), tanto eu como Fernando Diniz, na época, pelo próprio Michel Temer e pelo Henrique Alves (ex-ministro e aliado muito próximo de Temer). O Michel Temer esteve nessa reunião junto com Walfrido Mares Guia", relatou ao magistrado.
 
Explicou que a reunião "era justamente pelo desconforto que existia com as nomeações do PT", colocando, à época, Graça Foster na Diretoria de Gás e José Eduardo Dutra na Presidência da BR Distribuidora. Cunha acrescenta que essas indicações foram "feitas sem as nomeações do PMDB".
 
Por conta disso, naquele ano de 2007, "houve uma revolta da bancada do PMBD na votação do CPMF", como resposta do partido contra as decisões do PT, e Temer reuniu os caciques da sigla para discutir. "Nesse dia, eles chamaram, Michel e Henrique Alves chamaram para essa reunião, para acalmar a bancada, e a bancada acabou votando em seguida a CPMF", contou.
 
"[Temer] participou sim da reunião e foi ele que comunicou a todos nós o que tinha acontecido na reunião, porque não era só o cargo da Petrobrás, era outras várias discussões que aconteciam no PMDB", lembrou Eduardo Cunha.
 
O relato é o primeiro que dá sinais de ameaça ao governo atual. Quando proibido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de seguir ocupando a Presidência da Câmara dos Deputados e, em seguida, cassado do mandato de deputado federal, Cunha negou que delataria os seus antigos aliados. 
 
Entretanto, o questionário enviado a Temer como testemunha do processo, no fim do último ano, trouxe à tona, novamente, o temor para a bancada do PMDB. Na tentativa de se salvar, Cunha deve mostrar que se ele era um dos responsáveis por comandar o esquema de corrupção dentro do PMDB na Petrobras, o então presidente da sigla, Michel Temer, teria conhecimento sobre indicações, decisões e influências, e deveria ser também responsabilizado na Lava Jato.
 
A conclusão de sua estratégia, iniciada desde o ano passado, foi confirmada no depoimento a Sergio Moro. "Tudo era reportado, sabíamos de tudo e de todos", resumiu Eduardo Cunha, mostrando que as práticas de Cunha que seriam criminalizadas pela Lava Jato integram o jogo político, e todos a praticavam.
 
Acompanhe as informações de Eduardo Cunha sobre o contrato da Petrobras investigado, a partir do minuto 12:08, e sobre as nomeações da Petrobras envolvendo Michel Temer, a partir do minuto 19:52:
 
 
 
 
Média: 4.7 (14 votos)
20 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

A Lava Jato foi idealizada a

A Lava Jato foi idealizada a partir da operação Banestado, que livrou a cara dos peixes graúdos que  resolveram mostrar aos metidos à honestos, quem realmente manda, a ponto de continuarem roubando e atribuindo a culpa aos otários pobretões.

Seu voto: Nenhum
imagem de JoaoMineirim
JoaoMineirim

Se as declarações do acusado

Se as declarações do acusado não servirem para confirmar a narrativa do golpe, não vem ao caso. Se não puder encaixar no script do Moro de alguma forma, não vem ao caso.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A Justiça Federal, o MPF e o

A Justiça Federal, o MPF e o STF transformaram o Brasil numa pocilga.

Cunha mente para ser solto, Temer mente para não ser preso.

Eles estavam juntos durante o golpe de estado. E a justiça não conseguiu separá-los metendo ambos na mesma cela.

 

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Júnior Sertanejo
Júnior Sertanejo

Ontem fiz alguns

Ontem fiz alguns comentários,que vou tentar compila-los para melhor entendimento.Aos fatos.Defendo que a pauta do Blog dê prioridade a temas políticos,visto que,o tsunami que nos devasta é de natureza política,iniciado com o golpe de Estado que vitimou a Presidenta Dilma Rousseff.Quadrilhas de vários segmentos,da gang palaciana,dos bandidos vestidos de toga,enfatize-se,incrustada em todas as instâncias do Poder Judiciário,além daquela de contingente maior,a de colarinho branco que infesta o Congresso Nacional,tomaram de assalto o País.Todas elas teem uma coisa em comum.Estão armadas de pistola Ponto 40.O que entendo disso tudo.As gang's tem sua areas delimitadas,além da diversidade dos seus interesses escusos.Ora,impossível que em algum momento as Ponto 40 não entrem em ação.A guerra civil capixaba,a cassação do Governador e do Vice do Rio de Janeiro e a invasão da Câmara dos Deputados por policiais,indicam claramente que alguma coisa de muito grave está a caminho.A reforma da Previdência de Don Altobello e do Deputado Carlos Marun,pode ser do prenúncio

estouro da boiada.Alonguei-me um pouco,mas continuo entendendo que o Blog deve priorizar a pauta política,não a técnica,principalmente porque entendo que as próximas horas serão decisivas.

Seu voto: Nenhum

.

Para Cunha é mais seguro continuar preso.

Essa afirmação, com recusa de fazer o exame, de que possui um "aneurisma igual ao de Dona Marisa" é uma "dica" para alguém que tem esse problema?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes" (Khalil Gibran – 1883-1931).

Lula

Deveria conversar com Temer e propor perdão....
Como ele é traíra, aceitará.

É uma oportunidade....Que a esquerda vai novamente deixar passar.

Seu voto: Nenhum
imagem de Robson Santos
Robson Santos

De A a Z, passando por C

Segundo o PHA - em colóquio com Ciro Gomes -, "a Lava Jato não vai dar em nada porque pega de A a Z, passando por C. (?)

E o revisor é militante do PSDB!

Sob Ciro, acordão ainda pode dar caldo fecundo para as mudanças... pode!???

https://www.conversaafiada.com.br/politica/ciro-o-momento-e-fecundo-o-povo-esta-com-medo-do-spc

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

  O juizeco do Paraná me

 

O juizeco do Paraná me parece muito fraquinho. E não me refiro ao registro de sua voz esganiçada. Voz vacilante, um tanto entre o falsete e uma taquara rachada. Ainda não captei, o que levou os irmãos Marinhos da Rede Globo, contratar este medíocre ator para compor o cast da novela do Golpe 2016, e, o escalando num papel de certa relevância até, na trama armada para derrubar a presidenta Dilma.

Nesta cena da ´patacoada da oitiva, na qual o Moro faz o heróico juizeco da "operação lavabunda," contracenando com o Eduardo Cunha, o golpista traido e abandonado pelo bando, ora em desgraça.

Na referida cena levada ao ar ontem, termina, pelo desempenho do bandido dar de lavada no mocinho de merda, na interpretação da farsa, digo, da cena. Enquanto um Moro murcho e apequenado, que nem fazer perguntas consegue. Que merda de ator, ops, juiz é esse? O Dep. de telenovelas da Globo terá que explicar à ANATEL que merda está contecendo. O governo do traíra Temer investe uma furtuna de dinheiro público nesta bosta de TV e a contrapartida é essa porcaria...que não pode nem ser levada ao público?

Orlando

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Cunha

Não teve o cabelo cortado.

Eike e Cabral sim

O juiz, amigo de traficante, trata o Cunha como hospede VIP. 

 

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Pedro Augusto
Pedro Augusto

VALENTÃO   http://mundovelhom

VALENTÃO

 

http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2017/02/valentao.html

 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Serjão
Serjão

Calma, Cunha

Já vão tirá-lo daí.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Joao Carlos Campos
Joao Carlos Campos

Politicos como Delatores

Pessoal, 

 

Eu espero muito das delações de politicos, mas depois que as vejo, percebo que não vejo nada.

 

A delação do Delcidio e a do Cunha, acabam por finalizar esta minha opinião.

 

Em suma, eu não acredito em delação de politico algum, seja ele o partido que for, cargo, importancia e relevancia.

 

É politico? Não deveria nem fazer delação, ou depoimento, ninguem acreditará

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Moraes no STF?? Eu digo “ótimo”, ora!


Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Raimundo Boaventura
Raimundo Boaventura

Esqueçam. Se puserem um

Esqueçam. Se puserem um corpo, a arma do crime, o morto, e nesta cena estiver algum dos inimputáveis, pela ótica do MP, judiciário ou PF, é possível que o morto seja condenado, com convicção, e o autor do crime inocentado.
O morto terá que provar sua inocência.
Na era de Moros e Dellangol's comandando a santa inquisição, somente os não crentes irão queimar na fogueira santa.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Protesto!  Nao dava pra

Protesto!  Nao dava pra colocar uma foto de Temer um pouquinho mais alegrinho nao?

De preferencia, ao lado da esposa!

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Junior Sertanejo
Junior Sertanejo

Ivan,Ivan,não ultrapasse os

Ivan,Ivan,não ultrapasse os limites do recato.Não se fie no fato de você habitar as terras do emperucado exotico,que você vai se ousar.Um tal de Silvonei de Souza,por violar o celular da recatada e do lar,está tirando 5 aninhos em regime fechadissimo.Se o  careca lombrosiano nomeado para o STF colocar a mão em tu,tu nunca mais vai fazer xixi.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de ze sergio
ze sergio

protesto....

Levar só o Temer, não!!! Não entrem neste jogo de acusar alguns tentando liberar outros. É a Politica Nacional que foi construída em cima da maior barbárie histórica do planeta. Tem que aparecer todos. O Brasil inteiro, as árvores, os quatis sabemn como é formada a estrutura pública nacional. A quem queremos nos enganar? Aquela Prefeita de uma minuscula cidade do interior do MA consegue desviar mais de 50 milhões de reais. Tivesse sido dividido entre seus habitantes, seria mais dinheiro que toda esta gente verá durante toda sua vida. E estamos falando de um municipio que nem aparece no mapa !!! Temos que implodir esta estrutura corrupta e ditatorial que sustenta o Poder Público Nacional. Não existe salvação de ninguém que nunca acusou a podridão de um corpo que está morto há décadas. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

E-da-í!?

E-da-í!?

Seu voto: Nenhum (5 votos)

PJ não VOTA!

O Jornalismo acabou e a eleição não tem fim!

imagem de Manu Guitars
Manu Guitars

"Cunha enviou, então, um

"Cunha enviou, então, um total de 41 perguntas. Mas apenas 20 delas foram liberadas pelo juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro."

Este é um otimo exemplo do "não vem ao caso" em todo seu esplendor.....de toda as maneiras,

agora que o gatinho esta bem acomodado e alimentado

e o supremo de galinha(ou galinhas), bem dominado por "Gilmar e sua  orquesta"(Gil,Toffofo e Brucutu)

vai ser muito dificil incriminar temer e cia de qualquer coisa........

Acho que o cunha perdeu o "timing"......

minha unica duvida é o que vai fazer a velha midia........

se não, acho que a lavajato com relação ao grupo do temer, corre o risco de dar aquela esvaziada.....

e a "cotação" do moro, para min, ja esta caindo.......

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Antonio Uchoa Neto
Antonio Uchoa Neto

Contra Lula e seus advogados

Contra Lula e seus advogados – e até contra dona Marisa – Moro é um leão, um autêntico herói justiceiro. Contra Cunha – e outros participantes dessa operação para destruir o ex-presidente – o juizinho de voz afetada é um poodle. Faz perguntas baseadas em entrevistas de Cunha ao JN – situação devidamente ridicularizada pelo réu -, ou seja, os “autos” em que se baseia também são pauta da Globo...

Outra: Gilmar Mendes já sinalizou que a estratégia de Cunha parece que começa a dar certo:

http://www.tijolaco.com.br/blog/petrobras-e-garnero-foram-ameaca-de-cunha-temer-quero-ser-solto/

https://www.conversaafiada.com.br/brasil/gilmar-vai-soltar-o-dirceu

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.