Cunha deve ganhar ‘anistia’ após entregar o impeachment

Jornal GGN – Após a aprovação do pedido de impeachment na Câmara dos Deputados, correligionários do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) preparam uma movimentação para que ele não perca o madato. Cunha é réu no Supremo Tribunal Federal e corre o risco de perde seu mandato no Conselho de Ética por dizer, na CPI da Petrobras, que não tinha contas no exterior. 

Osmar Serriglio, peemedebista do Paraná, diz que o processo no Conselho de Ética “não vai dar em nada”, já que o presidente da Câmara tem maioria de aliados no conselho. “O juízo da casa é um juízo político, de conveniência e oportunidade”, afirma. Serriglio também acha “duvidoso” que Cunha seja condenao por mentir “sem estar sob juramento”.

Paulinho da Força (SDD-SP), um dos maiores aliados de Cunha, disse que “ele ganhou força, graças a ele o impeachment passou”. Já Chico Alencar, do PSOL, afirma que a movimentação para salvar o mandato do deputado já era prevista. “Está se confirmando o que nós já sabíamos, é uma grande farsa, eu não ficaria nem um pouco surpreso se ele fosse anistiado pelo Conselho de Ética”, diz.

Do El País

Cunha entrega o impeachment, e deve receber ‘anistia’ em troca
 
Correligionários do deputado não acreditam que Conselho de Ética deva cassar seu mandato
 
O temido efeito colateral do impeachment da presidenta Dilma no Congresso já está em curso. O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que agiu como o maior antagonista ao Governo de Dilma Rousseff, ganhou ares de vitorioso neste domingo. E agora sua bancada informal quer retribuir o serviço prestado. Cunha, que é réu no Supremo Tribunal Federal por seu envolvimento na Lava Jato, está sob o risco de perder seu mandato no Conselho de Ética por ter mentido na Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, onde ele negou ter contas no exterior. Se isso acontecer, ele perderia o direito ao foro privilegiado, e poderá ser julgado pelo implacável juiz federal Sérgio Moro.

Entre seus correligionários, porém, já existe uma movimentação para que ele não perca o mandato. “O juízo da casa é um juízo político, de conveniência e oportunidade”, afirma o deputado Osmar Serriglio (PMDB-PR), para quem o processo no Conselho “não vai dar em nada, uma vez que oCunha tem maioria lá”. De qualquer forma, o paranaense considera a cassação do mandato uma punição muito severa. Ele cita uma suposta decisão do Supremo segundo a qual “mesmo sob juramento você pode mentir para não se prejudicar”. “Logo é duvidoso ele ser condenado por mentir sem estar sob juramento”, diz Serriglio, que acredita ainda que o presidente da Casa tenha conquistado a simpatia de muitos parlamentares pela agilidade com que fez o processo de impeachment tramitar.

O primeiro passo para livrar Cunha no Conselho – cujo processo se arrasta a um ritmo lentíssimo – foi a troca do deputado Fausto Pinato (PP-SP), no início de abril. O pepista foi um dos 11 membros do colegiado que votou pela continuação do processo de cassação, contra dez que sugeriam a interrupção do processo. Sua vaga foi ocupada pela deputada Tia Eron (PRB-BA), que integra a bancada evangélica e é alinhada com o presidente, o que aponta para uma inversão de resultado favorável a Cunha.

O deputado Carlos Marum (PMDB-MS), aliado do deputado, é outro que acredita que a cassação do presidente da Casa por ter omitido as contas no exterior é uma punição exagerada. “Entendo que deva haver [uma punição], mas não entendo que deva ser a cassação”, afirmou. Já Paulinho da Força (SDD-SP), um dos maiores defensores de Cunha, foi mais explícito. Questionado se o presidente conquistou a simpatia de alguns colegas por ter agilizado o processo de impedimento de Dilma, o sindicalista respondeu que “ele ganhou força, graças a ele o impeachment passou”.

Para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), a operação abafa para salvar o mandato do presidente da Casa já era previsto. “Está se confirmando o que nós já sabíamos, é uma grande farsa, eu não ficaria nem um pouco surpreso se ele fosse anistiado pelo Conselho de Ética ”, afirmou o parlamentar. Segundo ele, Cunha “está empoderado nesse momento, foi o grande vencedor do processo de impeachment, e aí tem o corporativismo parlamentar, que tentará protegê-lo”. Alencar afirma que a grande esperança “para a democracia e para a Câmara” é que o Supremo aja com rapidez e condene ou afasta o peemedebista.

“Não adianta querer limparmos a casa do vizinho e não limparmos a nossa”, criticou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Um dos opositores de Cunha na Casa, Delgado diz que vai cobrar que os movimentos pró-impeachment pressionem a Câmara a derrubar o peemedebista também.

De acordo com o site Congresso em Foco, porém, a defesa de Cunha no Conselho irá usar como estratégia para desqualificar a acusação do falso testemunho um argumento técnico. O dinheiro depositado nas contas suíças não seria de fato dele, mas sim resultado de negócios como exportação de carne. Neste caso, ele seria apenas beneficiário do dinheiro administrado por um truste criado para gerir os recursos. Se for considerada a ovação ouvida pelo presidente da Casa ao proferir seu voto favorável ao impeachment neste domingo, a estratégia deve funcionar. Nos últimos meses, com o apoio dos líderes de partidos da oposição, o parlamentar se dedicou a fazer tramitar em tempo recorde o pedido de afastamento da petista. Neste domingo ele alcançou seu grande objetivo.

 

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em isso acontecendo

    Em isso acontecendo convenhamos que será muito dificil falar aos mais jovens, que estão começando, que o país é viável. Aliás, esqueçam o conceito República.

     

  2. Cunha ainda será útil por um

    Cunha ainda será útil por um mês, nada mais que isso. Nesse tempo vai varrer a poeira da Câmara, reorganizar a tropa da fisiologia e deixá-la nos trinques. Depois disso, será um estorvo e valerá mais morto (no sentido figurado) do que vivo. Pior: Poderá vir a ser um inimigo perigoso para o governo golpista. Será melhor para os golpistas que assumam logo diretamente o comando da tropa que antes pertenceu a Cunha, para manobrá-la nas votações como o golpe bem quiser. Agora, não mais em troca da recompensa, mas sim, pelo medo e pela permanência da ameaça. Por isso, a Lava Jato tão cedo não perecerá. Um corrupto não pode ser rebelde, não pode querer ser independente, a não ser que tenha a cobertura e a segurança oferecida por alguém como Cunha. Por isso mesmo, logo, logo Cunha estará debaixo de meia tonelada de areia (no senttido figurado, claro.). 

  3. Mas é claro que sim.
    Eles

    Mas é claro que sim.

    Eles agora tem o Poder de Fato e podem fazer isso.

    Dilma quando teve o Poder não anistiou seus companheiros de lula que ela própria sabia serem inocentes, tais como Dirceu, Delubio, Genoino, Vacarri, João Santana e Delcídio.

    Foram todos presos e Dilma deu uma banana a eles.

     

    1. “Dilma quando teve o Poder

      “Dilma quando teve o Poder não anistiou seus companheiros de lula que ela própria sabia serem inocentes, tais como Dirceu, Delubio, Genoino, Vacarri, João Santana e Delcídio.

      Foram todos presos e Dilma deu uma banana a eles.”

       

      Foi muito pouco, ou nada solidária com seus companheiros.

      Só não digo bem feito para ela porque quem vai sofrer as consequências seremos todos nós.

      Ainda vale a pena lutar por seu mandato, não por ela, mas para de certa forma dar menos poder para Temer e esses ratos do congresso.

       

  4. Tendências do pós-golpe

    1. Anistia de Cunha
    2. Encerramento da lava-jato e dos mecanismos de combate à corrupção
    3. Adiamento das eleições de 2018 para 2020
    4. Modificação nas regras de composição da Câmara, reduzindo o poder de voto das bancadas do Norte-Nordeste
    5. Retomada das privatizações: Petrobras, Pré Sal, BNDES, Banco do Brasil etc.
    6. Desmontagem das políticas focalizadas de combate à desigualdade social: bolsa família, cotas, luz para todos, cisternas etc.
    7. Recessão prolongada com aumento de tarifas e desemprego crônico

    Tirando os super ricos e o políticos corruptos novos ricos que assistimos ontem no Congresso, todo muito vai sofrer com o Golpe de Estado, inclusive a classe média burra, que não estuda e age como inocente útil contra ela mesma.

  5. FILHOS DA PUTA. LAZARENTOS,

    FILHOS DA PUTA. LAZARENTOS, DESGRAÇADOS, CANALHAS ORDINÁRIOS. LADRÕES DOS MISERÁVEIS DO PAÍS. 

    Ladrões da minha cidadania.

      1. Não se esqueçam dos filhos e

        Não se esqueçam dos filhos e filhas da puta do STF.

        O Janot denunciou o Cunha, e o STF não fez nada.

        Acho que houve treta nessa denuncia, jogo combinado. 

        Eu denuncio mas vocês do STF não fazem nada, vão enrolando até o povo idiota esquecer

    1. Guarde a energia

      Vera, entendo e compartilho a revolta.

      Mas vamos usar nossa energia para combater o inimigo. Ele só precisa ser corretamente identificado.

      Agora, sem termos as limitações de sermos governo, devemos concentrar nossas baterias contra a Globo/Abril i tutti quanti. Esqueçam Temer-Cunha. Estes serão os primeiros a serem abatidos pela mídia. E se forem poupados, mais fácil desmascarar quem manipula o poder ao seu favor.

      Não sendo mais governo, desaparece o falso álibi da liberdade de imprensa.

        GMT Detect languageAfrikaansAlbanianArabicArmenianAzerbaijaniBasqueBelarusianBengaliBosnianBulgarianCatalanCebuanoChichewaChinese (Simplified)Chinese (Traditional)CroatianCzechDanishDutchEnglishEsperantoEstonianFilipinoFinnishFrenchGalicianGeorgianGermanGreekGujaratiHaitian CreoleHausaHebrewHindiHmongHungarianIcelandicIgboIndonesianIrishItalianJapaneseJavaneseKannadaKazakhKhmerKoreanLaoLatinLatvianLithuanianMacedonianMalagasyMalayMalayalamMalteseMaoriMarathiMongolianMyanmar (Burmese)NepaliNorwegianPersianPolishPortuguesePunjabiRomanianRussianSerbianSesothoSinhalaSlovakSlovenianSomaliSpanishSundaneseSwahiliSwedishTajikTamilTeluguThaiTurkishUkrainianUrduUzbekVietnameseWelshYiddishYorubaZulu AfrikaansAlbanianArabicArmenianAzerbaijaniBasqueBelarusianBengaliBosnianBulgarianCatalanCebuanoChichewaChinese (Simplified)Chinese (Traditional)CroatianCzechDanishDutchEnglishEsperantoEstonianFilipinoFinnishFrenchGalicianGeorgianGermanGreekGujaratiHaitian CreoleHausaHebrewHindiHmongHungarianIcelandicIgboIndonesianIrishItalianJapaneseJavaneseKannadaKazakhKhmerKoreanLaoLatinLatvianLithuanianMacedonianMalagasyMalayMalayalamMalteseMaoriMarathiMongolianMyanmar (Burmese)NepaliNorwegianPersianPolishPortuguesePunjabiRomanianRussianSerbianSesothoSinhalaSlovakSlovenianSomaliSpanishSundaneseSwahiliSwedishTajikTamilTeluguThaiTurkishUkrainianUrduUzbekVietnameseWelshYiddishYorubaZulu           Text-to-speech function is limited to 100 characters Options : History : Help : FeedbackClose

  6. Esse é o “cara” mais caro do Brasil

    Até o Maluf fez continência a ele antes de votar SIM, com inesperado vigor.

    O Cunha é o super vilão, aquele cara tremendamente inteligente apenas que voltado para o mal. Como diz o Bob Jefferson (e que mandou à filha para votar SIM), o Cunha é o seu Malvado Favorito.

    O cara deve ser muito poderoso, ao ponto que fez fugir à advogada Catta Preta para Miami, além de “pilotar” o voto de mais de 100 deputados no congresso. Quem sabe “pilota” também alguns votos em outros poderes…..

    1. Cunha não é inteligente. Se

      Cunha não é inteligente. Se ele fosse inteligente essa operação estaria sendo feita inteiramente por debaixo da mesa e vocês só teriam suspeitas de que teria algo errado, e se ele fosse realmente inteligente ninguém suspeitaria de nada. Não, ele é só mais um parlamentar arrogante com o poder que conseguiu (que eu gostaria de saber como)

  7. Que nada! O “povo” vai lotar

    Que nada! O “povo” vai lotar a avenida paulista pedindo a cassação de Cunha.

    cri… cri… cri… cri… cri…

  8. Esqueçam o Cunha

    Quem manipula os pauzinhos é a Globo.

    Esqueçam o “fora Cunha”. Se bobear, este será o próximo mote da Globo.

    O nosso deverá ser, “Fora Globo”.

    E mais, devemos ficar atentos para impedir um governo Temer, ou de qualquer um dos seus sucessores, de voltar a financiar a Globo e a Abril.

  9. o osmar serriglio citado aí

    o osmar serriglio citado aí só pode ser o famigerado osmar serraglio, do pmdb do

    noroeste do pr, um dos infames que ajudou a arrasar os membros do pt no o infame mentirão…

    traidor do velho mdb velio de guerra, aderiu ao atual governador tucano richa…

  10. Osmar Serraglio

     Ele foi o relator da cpi do mensalão (correios)

    E junto com ACM Neto livrou o próprio Cunha de indiciamento naquela cpi.

    Para entender isso o interessado tem que ler as notas taquigráficas da cpi publicadas no diário do senado de julho de 2006 num dia só tudo junto. Dia 17 não sei. No relatorio nada saiu. Nem investigaram.

    Aí vão ver que o nome dele foi mencionado por uma investigação de desvio do fundo de pensão prece da cedae – rj.

    E pelo relacionamento com o investidor de bolsa lucio funaro.

    E ler os jornais da épca que ligam os dois.

     

     

  11. CUNHA PRESIDENTE

    Esse cara vai conseguir a presidência da República.

    De todos os ladrões que por lá já passaram , ninguém se iguala a esse. Na queda de braços com o governo , teve calma. Negociou. Soube esperar. Deu uma rasteira na própria presidente da República. Agora não vai perder o cargo. E certamente não vai ter que responder na justiça por seus notórios crimes.

  12. PGR e Moro

       É certa a absolvição de Cunha no Conselho de Ética, no maximo ele entregará a cadeira de PresCamara, descendo para a “planicie”, onde irá continuar a manobrar sua bancada do baixo clero, sendo auxilio importante para Temer.

       Tambem são favas contadas que jamais o Congresso dará autorização para que ele seja processado, e o STF dirá que não se envolverá em relação a outro poder , o PGR irá “engolir” este sapo, que poderá, caso deseje, dividir com Sérgio Moro.

       A absolvição de Cunha, mostrará as vestais de Curitiba, não a todas/os, pois messianicos tem dificuldade de compreender a realidade, que a “Lava Jato ” estaciona no PT , e que a partir de agora, republicanismos bestas, éticos de livrinho, foram para a casa, e como Temer tem que “salvar” o Brasil, em nome deste resgate, o judiciario deve colaborar, e não mais colocar obices a governabilidade. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador