Cunha representa a si mesmo, o que é mais problemático, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Folha

Janio de Freitas

Um ou outro, lá e cá

Alguém disse que Cunha representa o ‘PMDB do mal’. Ele representa a si mesmo, o que é mais problemático

Hoje, quando o Congresso recebe os senadores e deputados para iniciar a nova legislatura, promete ser o dia mais interessante da vida parlamentar neste ano. A disputa pela presidência da Câmara vale a atenção que receba, não propriamente pela rivalidade entre Eduardo Cunha e Arlindo Chinaglia, com Júlio Delgado esperançoso de uma surpresa, mas, sim, pelos reflexos que a eleição lançará para fora da Câmara.

Poucas vezes, desconsiderados os tempos de ditadura, o contraste entre as perspectivas representadas pelos dois principais candidatos terá sido tão acentuada. Alguém disse que Eduardo Cunha representa “o PMDB do mal”. Eduardo Cunha representa Eduardo Cunha. O que é muito mais problemático, pela permanente e sempre aumentada incógnita, do que qualquer parcela peemedebista, todas sujeitas a limites e negociações.

A possível presidência de Eduardo Cunha será uma dificuldade grande e constante para o governo, sem que isso assegure vantagem para a oposição. Nada a ver com independência do deputado. É que os direcionamentos de Eduardo Cunha determinam-se por motivações variáveis que não costumam ser claras, ou induzem a impressão de que sob o propósito exposto há intenções inconfessáveis, seja lá pelo que for. Imprevisível e ousada, desafiadora e passível de suspeitas diversas, assim tende a ser a presidência da Câmara por Eduardo Cunha. À imagem do próprio.

Se a disputa fosse menos rasteira, ou seja, menos apegada às características da atualidade, Arlindo Chinaglia poderia ter feito sua campanha com a invocação da passagem que teve na presidência a que deseja voltar. Sóbrio, muitas vezes duro e áspero na condução de sessões, foi presidente da Câmara muito mais do que um petista na presidência da Câmara. Mas as presentes condições políticas são muito mais difíceis para os petistas em geral e, acima de todos, para os da Câmara.

A possível presidência de Arlindo Chinaglia não é uma obscuridade, dado o seu histórico pessoal e político. Nem é contra ele que a oposição investe, é contra o PT. Mas com Chinaglia não se imagina que os oposicionistas tenham a vida fácil, para o seu jogo, que tiveram até agora com o peemedebista e “aliado” Henrique Alves, nem o PMDB encontre facilidade para as manipulações de suas chantagens por cargos e verbas. Expectativa, portanto, de embates fortes.

E há, ainda, as duas fervuras que devem escoar para a Câmara: a política econômica e a corrupção na Petrobras. O PT já aprendeu a engolir a vergonha, mas se a mão do governo no bolso dos direitos alheios provocar reações de massa, e se o caso Petrobras for levado a sério, sem a oposição preferir nova proteção aos seus comprometidos –então Arlindo Chinaglia, sob pressões enormes, vai viver o teste da sua vida política.

A depender do eleito, e do consequente estado da Câmara, será maior ou menor o grau de dificuldades políticas do governo, capaz ou não de mais agravar seu desempenho e perturbar suas pretensões. Um vitorioso ou outro, vai se acelerar ou não o processo da sucessão presidencial, maiores problemas do governo provocando a consolidação do Lula messiânico.

A de hoje não é apenas mais uma eleição na Câmara. A eleição é lá, sim, mas o efeito é cá.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É inacreditável a capacidade

    É inacreditável a capacidade que os Brasileiros tem de eleger VAGABUNDOS como CU-nhas, Bolsonnaroa, Malufa, Tucanalhas e outras merdas DIREITOPATAS. 
     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  2. Infelizmente o Estado

    Infelizmente o Estado brasileiro ainda não possui um serviço de informações (contra-espionagem) para defender a nossa frágil democracia .

    Aliás, com o despudor sufocante do PIG, será que vivemos realmente numa democracia ? .

    Provavelmente a CIA esteja derramando muita grana para que os candidatos governistas percam as Presidências da CD e do Senado .

    Em 1962 a CIA, utilizou os execráveis IBAD /ADEP (Instituto de Ação Democrática e Ação Democrática Popular) como fachadas para o repasse de verbas para as campanhas de parlamentares anti-João Goulart .

    Se a ABIN investigasse a fundo quem está financiando quem, descobriríamos a raíz deste golpismo, que pra mim já está totalmente escancarado .

    Que saudade do ínclito Delegado Paulo Lacerda .

     

    1. sem comunicação com o povo, o governo sofre

      não aprenderam nada da história, essa turma do pt. tão apanhando para aprenderem a ser otários.

      achavam que podiam cooptar nossa imprensa traíra!!

  3. É um erro pensar que Cunha

    É um erro pensar que Cunha ”representa a si mesmo”.

       Escolado por Dom Lulone, ele sabe que existe mais de 300 picaretas no congresso,

                E o que faz Cunha?

                  Tenta cooptar o que Dom Lulone ensinou.

                            Dom Lulone sabe das coisas.

  4. Em relação ao Eduardo Cunha,

    Em relação ao Eduardo Cunha, para mim o maior traíra é o Michel Temer.

    Ele como vice presidente, tinha que colocar o interesse do país acima dos interesses partidários.

    Ele sabe das dificuldades que o seu colega de partido vai impor ao governo ao qual ele integra, e mesmo assim hipotecou o seu apoio à candidatura do Eduardo Cunha.

    Ou seja, colocou o interesse do partido acima dos interesse nacionais.

    E mais, corre o risco de perder a boquinha de vice caso o Cunha coloque em votação o impeachment da presidenta.

    Esse Temer é o maior traíra, não fez nada, ou vingiu que fez, algum movimento  para impedir a eleição desse corrupto.

    Seria muito melhor a Dilma ter como vice o capeta já  que todos sabemos que ele não presta.

    Se der algum merdelê põe na conta do Temer.

     

    1. Ledo engano

      Com o impeachment da Dilma quem assume é ele o Michel Temer. A não ser que tenha mudado do Collor para cá com a saída do Fernando Collor quem assumiu foi o Itamar Franco.

      Ou estou enganado?

  5. O caminhão do som e do Mal.

    Antonio Carlos Silva, tenho outra sugestão, de investgação mais fácil. Bastava anotar a placa do caminhão de som de outra passeata golpista  na Avenida Paulista, sábado 31.01.2015. Placa anotada, qualquer parlamentar estadual do PT wm São Paulo pede ao DETRAN o proprietário do veículo. Certamente será uma empresa de promoção de eventos, dessas que alugam carros de som para sindicatos, propaganda de bailes funk, etc. Isto posto, verirficar quem fez o pagamento desse aluguel. Certamente não será uma pessoa física, certamente será jurídica. Vai na Junta Comercial (JUCESP) e eureka!, descobre-se quem está por trás disso.

     

  6. a imagem de si mesmo.
    a

    a imagem de si mesmo.

    a imagem de cunha são os seus interesses já defendidos anteriormentepor ele,

    como na vortação do marco civil da intenet.

    e no longo currículo de processos contra ele.

    é só aprofundar os interesses que defendeu e que resulrtaram nesses processos.

  7. Bando de iludidos que vivem no auto engano

    Não existe hoje político com talento, retórica e carisma para continuar a engabelação do povo e da nação, com a manutenção dos privilégios odiosos que destroem sonhos dos brasileiros, e o progresso da nação.

    A política deveria ter sido reformada em busca de credibilidade, não reformaram e agora irão, inelutavelmente, pagar o preço da decisão idiota que tomaram.

    O povo não é bobo e acordou no mundo.

     

  8. O PMDB tem sido um dos

    O PMDB tem sido um dos maiores inimigos do Brasil, desde a década de 1990.  Para começar, Sarney era da ARENA (risos) e mudou para o PMDB. Quer dizer, o único presidente da república que eles tiveram era um recém convertido. E a ARENA continuou no poder, só vestiu a carapuça PMDBista.

    Depois sempŕe apoiaram os interesses da casa Grande. Contra a PEC anti escravidão, sempre chantageando o Governo. No caso da Petrobrás, dizem que o “Congresso” travou a pauta por 3 meses para obrigar Lula a nomear determinadas pessoas na Estatal. Quem seria este “Congresso”? Será que se o PMDB que é maioria no Congresso realmente quisesse a pauta seria trancada?

    Um dos partidos com maior número de cassações do país, só perdendo para o DEM. O PMDB faz seus negócios e usa o PT apenas para levar a fama. Sinceramente, não voto PMDB há uns 20 anos, e o critério meu para votação é optar pelo partido com menor número de cassações.

    Não entendo como o PMDB pode ser o partido mais votado para o congresso e menos ainda como Eduardo Cunha possa ser o preferido nestas eleições para presidente da Camara. O povo deu um cheque em branco para o PMDB e agora se surpreende quando o partido tenta assumir de vez o poder?

  9. Diluir o poder de voto desse

    Diluir o poder de voto desse partido prostituto, pmdb, é a alma do negócio, mas com tanto analfabeto político que só sabe existir, como partido, o PT, fica complicado. O analfa político é o pior analfabeto que uma democracia pode ter e, graças á máfia midiática, eles borbulham (principalmente em sp e paraná de sp).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador