Em busca da peça final para prender Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em fins de fevereiro, um conflito entre o Ministério Público Estadual de São Paulo e a força-tarefa da Lava Jato do Paraná colocava em risco a jóia da coroa das investigações de mais de dois anos de trabalho do juiz Sergio Moro: a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
 
Os avanços até então obtidos pelos procuradores e delegados com a revelação do sistemático esquema de corrupção dentro da Petrobras permitiu à equipe não apenas deixar à luz da opinião pública e sociedade a prática reproduzida em outras estatais brasileiras, como também aperfeiçoar a obtenção das provas. 
 
Mas o recorte do que seria investigado e até onde o trabalho dos investigadores avançaria escancarou uma estratégia polêmica: delações premiadas e prisões preventivas, e redução de penas dos delatores, em contraposição ao risco de quebra de importantes empresas para o mercado brasileiro. 
 
Para se chegar ao objetivo, nenhuma dessas medidas poderia ser questionada, abrindo espaço para a anulação da operação.
 
Neste sábado, o GGN revelou que de posse dos grampos há apenas 5 dias, desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a Vara Federal de Curitiba a utilizar o conteúdo das conversas de Lula com políticos e aliados nas investigações, Sergio Moro avançou no caso, emitindo inclusive juízo sobre a interpretação dos áudios. [Leia aqui]
 
No despacho, Moro entregou uma das peças-chaves para entender esse processo: admitiu que um dos motivos para determinar a condução coercitiva de Lula, no dia 4 de março deste ano, foi o conteúdo dos grampos, revelados à imprensa no dia 16 de março. Mas por que o juiz do Paraná decidiu levantar o sigilo dos áudios apenas 11 dias depois?
 
O GGN mostra, agora, o orquestramento da investigação.
 
O motivo para a prisão coercitiva de Lula naquele mês foi a constatação de que o ex-presidente estava acompanhando os passos dos investigadores, recebendo informações de suspeitas de buscas e apreensões e outras medidas da Lava Jato sobre ele. 
 
Apesar da hipótese, Moro não tinha a comprovação de que o ex-presidente atuava para obstruir a Justiça, o que sustentaria um pedido de prisão, mas sentia seu avanço ameaçado. Outro delimitador era que, aquela época, a investigação não era exclusiva da equipe do Paraná. Estava nas mãos do Ministério Público Estadual de São Paulo o caso sobre o triplex do Guarujá. 
 
O levantamento do sigilo de conversas entre Lula e detentores de foro seria a segunda ameaça de os processos contra o ex-presidente saírem do controle de Sergio Moro, podendo ser transferidos ao Supremo. Para efetivar uma acusação ou denúncia, a apuração precisaria ser muito bem fundamentada. Um só passo em falso significaria o fim dos trabalhos. 
 
Cercado pelas diversas frentes, Moro preparou o terreno e tratou de avançar nas investigações desde os últimos dias de fevereiro até aquele 16 de março, quando levantou o sigilo dos áudios.
 
O trabalho foi feito até o ponto em que precisou arriscar perder os autos, no dia 16 março: data da nomeação do ex-presidente para a equipe ministerial de Dilma Rousseff. Foi quando levantou o sigilo do ex-presidente com políticos e, na mesma tacada, adiantou ao STF “provas fortuitas” contra Dilma [Leia aqui]. Já neste último passo, o objetivo era recorrer ao melhor escudo de Moro até hoje: a opinião pública pelos meios de comunicação.
 
Os dias que antecederam a liberação dos áudios
 
Na última semana de fevereiro, mais especificamente no dia 22, a equipe de Sergio Moro deflagrava a Operação Acarajé, decretando a prisão do marqueteiro João Santana e de sua esposa, Monica Moura, responsáveis pelas campanhas à Presidência de Lula, em 2006, e de Dilma, em 2010 e 2014.
 
Naquela semana, o primeiro dos obstáculos surgia: os procuradores da Lava Jato e os promotores do Ministério Público do Estado de São Paulo eram postos a conflito sobre de quem era a competência para investigar o ex-presidente. O pedido foi da própria defesa de Lula, que questionou o STF.
 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nem sequer esperou o pedido da relatora Rosa Weber, e enviou uma manifestação do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, alegando não haver conflito de atribuições. No dia 29 de fevereiro, Dallagnol sustentava que os casos das reformas no apartamento triplex no Guarujá e do sítio em Atibaia não tinham relações com a investigação do MPSP, sobre o edifício no litoral paulista. 
 
 
“No que tange ao PIC [Procedimento Investigatório Criminal] conduzido pelo MPF, as provas em cognição sumária são no sentido de que os fatos sob apuração, além de reproduzirem tipologia criminosa de lavagem de capitais já denunciada no âmbito da Operação Lava Jato, envolvem José Carlos Bumlai, executivos da construtora Odebrecht, e executivos da construtora OAS, todos investigados e muitos dos quais já denunciados no esquema de corrupção que assolou a Petrobras”, defendia o procurador. 
 
Observação do documento
 
O ofício do MPF foi enviado à grande imprensa, que deu ampla repercussão ao caso. Não disponível nos arquivos do STF [Acompanhe aqui], o documento foi encontrado pelo GGN nos arquivos do PSDB [Acesse aqui].
 
Na página dois, Dallagnol argumenta que o próprio procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi quem enviou a denúncia referente ao ex-presidente Lula para a força-tarefa da Lava Jato apurar.
 
 
O anexo 5 traz o despacho de Janot. Datado do dia 2 de julho de 2015, o PGR afirma que a representação para investigar Lula partiu do deputado federal Wherles Fernandes da Rocha (PSDB-AC), com base em uma reportagem noticiosa que traz “supostas condutas ilícitas”. Janot determinou o envio do caso à equipe de Moro.
 
 
Contudo, o procurador-geral ressaltou naquela decisão que “se surgir algum elemento objetivo que indique envolvimento de detentor de prerrogativa de foro, seja imediatamente encaminhado para a PGR para apreciação”. Sabe-se, agora, que esse trecho do despacho foi ignorado pela equipe de Moro.
 
Com o arquivo remetido diretamente por Janot, Rosa Weber deu razão aos procuradores, em desfavor dos advogados de Lula que questionavam a competência. Moro assegurava-se de que o caso estava em suas mãos, agora com aval do Supremo para seguir com a fase iniciada no dia 27 de janeiro, a Triplo X.
 
 
A aliança com a imprensa
 
Conforme as investigações se aproximavam do ex-presidente, os bastidores da política e dos editoriais daquele período miravam o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Havia o receio de que a nomeação de Lula como Ministro atrapalhasse o processo de impeachment.
 
No dia primeiro de março, os jornais atribuíam a nomeação do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva à influência de ex-presidente. Atribuía-se ao governo Dilma a intenção de aumentar o controle sobre as atividades da Polícia Federal, logo após Lula virar alvo dos investigadores. 
 
Manchetes da Folha de S. Paulo dos três primeiros dias de março de 2016
 
Mas ainda que com o apoio dos grandes jornais na mira contra Lula e a recente vitória no Supremo, respaldados por Janot, os investigadores sofreram novo imprevisto dos promotores do MPSP. 
 
Na semana seguinte à condução coercitiva de Lula, que já havia causado grande impacto e repercussão negativa, no dia 9 de março, os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo assinaram uma denúncia contra o ex-presidente por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro na aquisição do triplex em Guarujá. 
 
A precária qualidade técnica da denúncia ameaçava colocar a perder a precaução adotada pelos investigadores do Paraná com o caso do ex-presidente. De imediato, a equipe tratou de mobilizar os jornais, que levaram críticas ao documento nos dias que seguiram. 
 
Procuradores da Lava Jato falaram em “off”, criticando as lacunas técnicas da denúncia. A Procuradoria-Geral mostrou-se irritada com a peça. Vladimir Aras, um dos procuradores que atua ao lado de Janot na cooperação internacional, chegou a publicar nas redes sociais que o texto era “imprestável a qualquer juízo”.
 
O próprio magistrado do Paraná fez conhecer que estaria “indignado” com o pedido de prisão preventiva feito pelo MPSP. As críticas se estenderam por colunistas de O Globo, como Merval Pereira, Ricardo Noblat, da Época, Diego Escosteguy, Mônica Waldvogel, da Globonews, entre outros.
 
Moro se irritou, porque dias antes ele substituía a prisão de Lula pela coerção, em tempo de evitar maiores danos à credibilidade da força-tarefa junto ao meio jurídico. No dia 4, quando obrigou o ex-presidente a depor às autoridades, o magistrado agora admite que o motivo estava nas conversas telefônicas gravadas semanas antes. E arriscou na coerção para tentar as últimas provas e, ao mesmo tempo, amedrontar o ex-presidente de que os investigadores estavam dois passos adiante, evitando estratégias de sua defesa.
 
Para a acusação contra Lula faltava uma peça final. A medida dos promotores de São Paulo, logo no início de março, prorrogou por alguns meses mais a conclusão.  
 
A peça final
 
Em entrevista recente concedida ao GGN, o procurador Vladimir Aras, um dos braços de Rodrigo Janot e papel-chave da Lava Jato na cooperação internacional, afirmou que a autoincriminação é a mãe das provas do Direito Penal. [Leia aqui]
 
A delação premiada é a confissão do ilícito com o compromisso de delatar terceiros. O benefício para o acordado é a redução da pena. 
 
A prisão de Marcelo Odebrecht, há mais de um ano na 14ª fase da Lava Jato e já condenado no dia 8 de março, a negociação para o acordo com Léo Pinheiro, da OAS, desde que a empreiteira está na mira da força-tarefa, na 22ª fase, e as denúncias já apresentadas contra os publicitários João Santana e Mônica Moura, em abril deste ano, todas buscam como objetivo final a delação. Junto com a delação, a tática dos investigadores é solicitar documentos aos réus ainda nas negociações para o acordo, uma vez que a própria delação, por si só, não se caracteriza como prova.
 
Neste percurso, os investigadores depararam-se com documentos como a lista da Odebrecht – uma superplanilha que cita dezenas de partidos e políticos como supostos destinatários de repasses da empreiteira. Além de remeter o documento direto ao Supremo Tribunal Federal (STF), Moro tratou, ainda em março, de garantir que a investigação que pode respingar em outros partidos tramite em sigilo.
 
Há exatamente uma semana, João Santana e sua esposa e sócia davam entrada no jogo da delação, ao mesmo tempo em que Sergio Moro recebia do Supremo a permissão para trabalhar com os grampos de Lula – rcomprovando o ucessos táticas utilizadas.
 
Em tempo: Com os últimos detalhes para começar as delações dos empreiteiros Marcelo e Léo Pinheiro, após meses de desgastantes negociações, o noticiário desta terça (26) amanhece com a tensão interna de executivos das empreiteiras, ao que tudo indica pressionados para entregar a jóia da coroa da Lava Jato.
 
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso não é investigação. É um
    Isso não é investigação. É um roteiro escrito pelos golpistas. A ação do MP e de Moro é criminosa.

  2. Escárnio e deboche….

    ….é o resumo da atuação  do justiceiro moro contra Lula. Se ele pagar prá  ver, o paiol de pólvora explode. Se houver alguma chance para Dilma no Senado, o rábula certamente arriscará tudo numa operação  tudo ou nada.  É o responsável  pelo que venha a ocorrer !

  3. Escárnio e deboche….

    ….é o resumo da atuação  do justiceiro moro contra Lula. Se ele pagar prá  ver, o paiol de pólvora explode. Se houver alguma chance para Dilma no Senado, o rábula certamente arriscará tudo numa operação  tudo ou nada.  É o responsável  pelo que venha a ocorrer !

      1. Não

        É por que não tem nada mesmo contra o Lula. E estão revoltados por causa disto. Quanto mais mexe no esterco mais PSDB apareceÉ por que não tem nada mesmo contra o Lula. E estão revoltados por causa disto. Quanto mais mexe no esterco mais PSDB aparece

  4. “A aliança com a

    “A aliança com a imprensa!”

    Não acredito em “Aliança com a imprensa” no sentido aqui colocado. A ‘justiça’ não se aliou à imprensa; ela foi cooptada pelo sistema sob comando dos irmãos Marinho. Mera executora de recados, em que pese a maioria de seus descendentes da Casa Grande adorar “a missão”.

    A Imprensa, leia-se irmãos Marinho da Globo mandam e Moro e STF obedecem. E se não obedecerem, o pau canta no Jornal Nacional e até nos editoriais de O GOLPE, ops, O Globo.

    A plutocracia paulista em desespero porque não não consegue ganhar uma eleição nacional, via Serra e FHC, pediu ao Departamento de Estado de Hillary Clinton uma providência. Hillary testou o sistema em Honduras e já na sua saída do dito Departamento, repetiu o teste no Paraguai, um país muito mais estratégico do que possam pensar os néscios. E preparou a bomba pro Brasil com os treinamentos/troca de informações com a força tarefa do golpe do Paraná.

    O Sistema Globo é uma base avançada do Departamento de Estado americano no Brasil. Quem coordena tudo são os irmãos Marinho. Como foi seu pai desde o governo de Castelo Branco (lembram, quando “o ditador” Figueiredo se entupiu na história de Roberto Marinho contra Abi-Ackel?).

    Somos um principado governado pelos “príncipes” Marinho e seu colosso informativo. A serviço dos Estados Unidos.

  5. excelente…

    cada vez mais fácil para gente perceber que um inventa fatos para que outro possa mudar atitudes

    só assim é que se consgue pegar um inocente,

    com um juiz servindo de guia para investigações, quando o certo seria servir de guia para a justiça

    todos os que saíram das cavernas do silêncio, Banestado, estão mudando criminosamente atitudes de inocentes para se chegar aos fatos que até certa altura da operação foram inventados pela mídia a pedido de tucanos e golpistas

  6. Imoral e ilegal

    Os perseguidores do PT e de suas lideranças lançam cordas sobre seus pescoços com as pontas viradas para aqueles que pretendem derrotar. Tolos!..

  7. bem colocado…

    tendo a Globo não precisam violentar nenhuma soberania

    nem gastar com invasão militar

    em tempo: imprensa brasileira substitui qualquer base militar americana

    e também diplomacia

  8. A santa Inquisição da Lava-jato!

    Transformaram em PECADO, EM SACRILÉGIO CRITICAR EXAGEROS DA LAVA-JATO!

    Isso induz a pensar que quem está do lado de lá TEM PODERES E CERTEZAS ABSOLUTAS!

    Certezas humanas devem ser precedidas por PROVAS, a menos que eles sejam DIVINOS?

    O PIG é Divino? A justiça brasileira é Divina?

    Cadê as provas?

    A inquisição fez isso e queimou muita gente e muita gente inocente…

    O interessante é que os exageros atuais apontam SEMPRE na direção do PT e na busca desesperada de pagar o LULA!

    Tem algo divino nisso?

  9. Bando de canalhas. ORCRIMs perigosíssimas.

    Prezados,

     

    Depois de uma reportagem como esta, que expõe as fraldas dessa quadrilha da Farsa a Jato e o conteúdo mal-cheiroso delas, não podemos ficar com firulas. A força-tarefa da Farsa Jato é, de fato, uma organização crimiosa. Sérgio moro é um criminoso e golpista a soldo dos EUA; Rodrigo janot(a) e demais procuradores da FT da Farsa a Jato integram, também, uma organização criminosa, a soldo do mesmo comando golpista e entreguista. Prostituta que cobra menor cachê, a policia federal é repleta de facções e organizações criminosas.

    As ORCRIMs institucionais (compostas por membros da PF, do MP e do PJ), cooptadas pelo alto comando internacional do golpe e associadas às quadrilhas oligárquicas e plutocratas são as responsáveis pelas crises econômica e política e pelo golpe de Estado em curso. 

    A desesperança e o desespero nos vêm porque as Forças Armadas, que poderiam dar um basta em todas essas ORCRIMs e brecar o golpe, se mostram omissas e coniventes com os que vilipendiaram a Democracia brasileira.

     

      1. Por isso a provocação sutil

        Álvaro,

        Não afirmo nem nego a tua dúvida. Nos comentários eu faço essa provocação, exatamente para que alguém das armas se manifeste. E você há de convir que se as FFAA estiverem metidas no golpe e fizerem parte das ORCRIMs, a situação é ainda mais grave que em 1964. A ditadura que se seguiu àquele golpe foi deletéria, mas nos governos dos generais  não houve privataria e entreguismo; havia algum nacionalismo e algum planejamento de longo prazo, além de muita corrupção, censura e tortura. O golpe atual não  mostra nenhum  dos aspectos positivos (que os há) dos governos militares que se seguiram ao de 1964. Este é o drama

         

    1. Não acredite nem um minuto

      Não acredite nem um minuto nisto.

      O povo brasileiro já deu mostra irrefutável de seu BUNDAMOLISMO quando ficou quietinho diante do golpe perpetrado por uma quadrilha de ladrões e bandidos togados contra a predienta Dilma.

      Do povo, o bandido Moro nada tem a TEMER.

      Que inveja dos turcos.

  10. Prender o Lula nessas circunstâncias é o equivalente a prender

    Prender o Lula nessas circunstâncias é o equivalente a prender o Nelson Mandela. 

  11. desastre mesmo, para uma justiça eficiente…

    está na peça inicial

    quem não manda arquivar uma porcaria dessas, um pedido com base no foi noticiado por esta porcaria de imprensa,

    deixa bem claro que estão probidos de mandar arquivar qualquer coisa contra petistas

    é por isso que certo ministro vem aceitando tudo, semeando para deixar a imprssão que escolha de relatores é aleatória

  12. O deputado Wherles Fernandes da Rocha

    Patrícia Faermann diz:

    O anexo 5 traz o despacho de Janot. Datado do dia 2 de julho de 2015, o PGR afirma que a representação para investigar Lula partiu do deputado federal Wherles Fernandes da Rocha (PSDB-AC), com base em uma reportagem noticiosa que traz “supostas condutas ilícitas”. Janot determinou o envio do caso à equipe de Moro.

    Jornais do Acre falam desse Major Rocha, que é Wherles:

    O principal acusado no caso é o deputado federal Major Rocha (PSDB-C), cujo nome verdadeiro é Wherles Fernandes da Rocha, então tenente e comandante da Polícia Militar em Sena Madureira, apontado em vários depoimentos pelas vítimas das torturas como o homem que comandava os suplícios, inclusive com choques elétricos nos olhos e testículos dos torturados.

    Leia mais, em

    http://www.sentineladafronteira.com.br/19389/

  13. Dileta e competente repórter

    De fato, as coisas são bem mais simples. Não se instala a impessoalidade investigativa ( nem a função pública decorrente )  por dotes de ‘belezura’ – digamos assim – dos olhos de quem investiga. É sim, dada e necessária pelo simples fato, e fato da vida, do qual se sabe há muito e sempre ( há séculos, que diante de qualquer processo investigativo – qualquer um – a verdade que brota, pode 1. surpreender 2. comprometer ) – desde que Noé e Ló existiam.

    Assim, a impessoaldade lá está por ser, justamente, a primeira ( mas não a única ) dentre as regras e razões aplicáveis.

    No caso concreto temos um magistrado ( magistrado?) que se preocupa em investigar, quando sua função  ( ou a falta dela; aliás, o que acabará por anular toda esta conspiração contra a grande empresa brasileira ) seria o puro julgamento, juízo e a ponderação valorativa devida ( o que, conceda-se, todo o resto Brasil inteiro sabe que nem é simples, nem pouco; só no Paraná se permite pensar diferente?).

    Note o seu foco de agir, dentro sistema processual, aquele que ele mesmo teima em desacatar massiva e celeremente: prisão ilegal, consecução de prova ilicitamente conseguida; uma inacreditável e chancelada ( e defendida, pública – em cerimônia – e pressurosamente, por escrrito,  em trabalho teórico dez anos antes ) participação e manipulação de informação pela imprensa no curso de uma investigação; ou mesmo da fase de instrução processual; desrespeito à intimidade investigada não pertinente ( gravosa violação aos direitos e garantias individuais dos mais caros ); incitação da desordem pública; intimidação e tortura psicológica de presos sob sua guarda.

    É juizeco, sob qualquer viés. E suspeito, intelectualmente embusteiro. Esta,  a melhor das óticas.

    Na pior das hipóteses: um agente corporativo dos órgãos americanos de segurança, saturado daquela direita de lá, esta assassina já faz mais de cinquenta anos, das minorias da Terra, fabricando guerras, discriminação e armamentos…

     

     

  14. O engodo final.
    Que fique claro é um engodo. Vão enrolar no vernáculo para prender Lula. Ele sabia, ele usava o sitio, ele comprou um apartamento que não está em seu nome.. Especulações, opiniões, acusações e se prende o melhor presidente da história brasileira. Não vamos dar ares de inteligência para essa gente. Eles são sim “espertos” e sem limites. Estão deixando eles fazerem o que fazem com interesses bem claros. São interesses políticos e econômicos.

  15. Lula não é Betino

    Todo mundo sabe que a Mãos Limpas é a inspiração de Moro na Lava Jato. Lá, um peixe grande da política se encrespou, o ex-primeiro-ministro Betino Craxi.

    Moro, procuradores e imprensa, provavelmente por preconceitos de classe e em razão da cegueira das elites, acham que o ex-presidente brasileiro tem a mesma dimensão do já falecido ex-premiê italiano. 

    Lula é muito maior. Inventar motivos para prendê-lo não será bom negócio. Construção de consensos na mídia não é o suficiente para se criar um clima que permita abusos sobre um mito.

    Alguém precisa avisar o Moro que Lula não é Betino.

     

  16. São minucias para um jogo de mestre.

    Com esse grau de minucias, não entendo como Cunha e “os outros” conseguiram passar a perna no Moro até agora. Caramba, O Moro deve ser muito incompetente, os outros deixaram rastros que são pegadas de elefante no parquinho e ele (Moro) não consegue pegar um!

  17. Quando se,lê Nassif

    Quando se,lê Nassif diariamente durante uns 4 anos seguidos.É possivel perceber a mensagem subliminar em seus textos,ou de sua editoria.Acredito que estão nos preparando para a prisão do Lula ainda essa semana.

      1. Sei lá,esse povo já perdeu o

        Sei lá,esse povo já perdeu o pudor faz tempo! Folha na maior cara de pau assumi que não está nem ai para o direito ao voto.

        Estadão hoje,vem confirmar que não visão deles,a “maioria” só vale desde que esteja dentro do desejo  da  máfia midiatica.

    1. Naturalização

      Cara Eliane, meu temor é que estejamos “naturalizando” a ideia de prisão do Lula.

      Fala-se desse absurdo com naturalidade.

      Conseguiram, de tanto repetir, transformar a ideia de prisão do Lula como uma coisa banal, que se pode fazer ou não fazer de acordo com a vontade de um juizinho qualquer.

      Amparam-se, inclusive, no nosso sistema injusto, na nossa cultura do “prende e arrebenta”, cultura do punitivismo. “São milhares de presos sem julgamento”; “outros tanto estão presos injustamente” etc. etc. etc. E tudo isso, em vez de ser motivo para mais indignação, acaba virando justificativa para que “poderosos” sejam vítimas da mesma irracionalidade.

  18. Que o Moro pense bem antes de

    Que o Moro pense bem antes de cometer besteira e fazer injustiça. Ele sabe que o ex-presidente não está envolvido nessas alegações sem sentido. O ex-presidente Lula além de ser um estadista reconhecio mundialmente é tido para o povo brasileiro como um grande legado. Justiça é algo nobre. O Lula tem a força do povo e um povo ferido vai buscar forças até nos céus…

  19. Estado de Direito

    O Brasil só estará em pleno estado de direito quando houver punições rigorosas para juizes  e procuradores que exorbitarem de suas funções. Nada de “punições” fajutas, como aposentadoria. 

  20. Quem investiga o Sergio Moro

    Quem investiga o Sergio Moro e sua obsessão compulsiva em prender o Lula ?. Os crimes do PSDB e seus integrantes não tem importância ? Aécio Neves, José Serra, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, José Sarney, Color de Mello, Geraldo Alquimin…etc são inocentes e merecem estar livres ? A mídia calou em relação a estes políticos ? E o Temer…mais o Jucá…? Esse Moro está “pagando para ver”…mexendo num vespeiro. Será que essa tão buscada prisão do Lula nada mais seja do que um artifício de “botar fogo no Brasil”, desestabilizar nossa nação…e dar condição a 4ª frota americana de marcar presença em nosso território ?  STF..CNJ.. saiam da inércia e do armário: hora de investigar o Dr Moro… A pátria desse Juiz é tudo…menos Brasil.

  21. O que de fato acelerou a voracidade do aparato estatal?

    Não vejo absolutamente ninguém falar de um fato crucial para o desborde e o avanço fulminante das operações golpistas contra Lula em 04 de março. Qual seja, a saída de José Eduardo Cardozo no dia 29 de fevereiro de 2016.

    A saída do Ministro da Justiça produziu um vácuo de comando e tanto a Polícia Federal, o MPF e o golpista Moro, incensados pela mídia venal e com medo de que o novo Ministro da Justiça viesse a “obstruir” o avanço das investigações, resolveram pisar fundo no acelerador e desataram uma desabalada carreira de persecução contra Lula. 

    Sem falar desse fato (saída de José Eduardo Cardozo em 29 de fevereiro), e das consequências fulminantes do mesmo, se perde um dos mais importantes – senão o mais importante – fios da meada dessa trama maquiavélica urdida na calada da noite. 

    No mais, não acredito em prisão de Lula e de mais ninguém. No caso do Lula o plano é tirá-lo do jogo eleitoral em 2018. Para tanto não é necessário nenhum tipo de prisão. Basta apenas condená-lo de modos que ele passe a ser enquadrado pela Lei da Ficha Limpa. 

    Tudo feito de forma minuciosa e cronometrada para que ele não possa concorrer no próximo pleito. O problema é encontrar os inexistentes crimes que embasem uma condenação futura. 

    1. Concordo, isso é claro e

      Concordo, isso é claro e cristalino. Enquanto estava um banana no MJ, eles deitavam e rolavam, cozinhando em banho maria o prato principal, sem pressa, desgaste de longo prazo. No momento que o governo agiu para acabar com as palhaçadas de uso político de vazamentos, eles apertaram o passo. Por isso a chuva de processos na justiça para atrapalhar que um novo ministro fosse empossado, assim como ocorreu com a nomeação de Lula na Casa Civil.

  22. prisao

    Não há duvida que o Judiciario esta mostrando suas garras, mas dar o passo de prender Lula eles não vão dar, corre-se um alto risco de desordem no pais, mesmo com provas fortissimas mas não é o que acontece, o intuito é tirar o Lula do pareo das proximas eleiçoes, mas os 30 % que votam nele vão votar no candidato que ele indicar.

  23. O golpe veste toga!

    A sociedade brasileira está aterrorizada com tanta corrupção acumulada ao longo do tempo por membros e representantes da elite, que ocupam todas as esferas de poder. Esse papo de que, apenas a classe política pratica atos sujos, de corrupção, é balela. E o pior de tudo, é que a plutocracia dos ratos, seguem intactos. Lógico, há protetores e abafadores escondendo-se por trás de togas. Quando no mínimo, o que poderiam fazer é pôr em prática a justiça isenta e desapaixonada. Já estamos de saco cheio destes pseudos moralistas que posam diariamente de justiceiros. São tão, ou mais corruptos do que os acusados!
     

     

  24. Moro em busca de Lula

    Ha alguns conceitos que tenho como importantes e me ajudam a entender os fatos acima.

    A) Poder que não se exerce é usurpado. ( Por exemplo, Supremo que não se impõem,se apequena)

    B) Lei que não gera punição é desrepeitada. Por todos.

    C) Nosso Judiciário é um dos mais caros do mundo ( conforme pesqusia recente da faciuldade de economia da UFRGS).Por que temos esta anarquia ampla, geral e irrestrita, em que o Brasil se transformou ? Como entender se o Judiciario nos custa tanto? 

    Nosso Judiciario é incompetente. Não dá mais para aceitar a impunidade como a consequência de um sistema de leis complicado. Temos que enfrentar a verdade. È incompetencia mesmo. 

    Temos um Legislativo em que 61% tem pendências com o Judiciário, Se está no nosso Legislativo a fina flor da malandragem nacional, se bandidos tem a maioria para fazer as nossas leis, para destituir uma presidenta honesta, para que serve o nosso Judiciário? 

    Judicario para proteger a sociedade somente dos ladrões de galinhas?   

    D) Um Supremo

    -que não defende a Constituição, este Supremo flerta com o caos.

    -que disse em dezembro, por meio de Terori em decisão que liberava um empreiteiro da prisão, que os métodos de Moro são uma vergonha em qualquer pais civilizado, e assiste passivamente Moro desdenhar deste despacho  e continuar fazendo as mesmas coisas, a extrapolar, grampeando e divulgando ate a presidenta, este Supremo flerta com o caos.

    – que levou 155 dias para retirar Cunha da presidência da Camara, só o fazendo após a abertura do impeachment que sem pre se soube fajuto, em contra partida leva somente 5 horas para se pronunciar sobre o bloqueio do whatsapp , que  há 2 anos nem  existia, este Supremo flerta com o caos. Vai ver o whatsapp é mais importante que o impeachmanet

     

    Moro é apenas uma prova da nossa indigencia, de que nossas instituições tem a forma adequada, mas somnete a forma. Nossas instituições são incompetentes. 

    1. Sergio. E voce ainda esqueceu

      Sergio. E voce ainda esqueceu aquela absurda, cínica, escancarada sessão para julgar a liberação de pipoca nos cinemas. Uma autêntica escarrada na cara da população…

      São tantas maluquices que a gente até vai esquecendo de relatar…

  25. Lula é o obstáculo a ser removido

    Independente dos meios a serem usados, Lula é o obstáculo a ser removido por eles e para eles.

    E como são desprovidos de caráter, nessa obsessão de destruí-lo, carregam ainda todos os requintes de humilhações e constrangimentos.

    Portanto, isso que fazem com Lula não procede de justiça, mesmo medieval, mas de rito possessivo, malígno.

  26. O recado é claro do
    O recado é claro do Judiciário à sociedade brasileira!
    Eles defendem não a Justiça e sim às elites! Tá dominado!
    Cunhas,Fhcs e Aécios agradecem e enquanto isso outros
    NADA PODEM os PPPPS(preto,pobre,petista e prostituta)!

  27. O clube

    Ainda se junto com a prisão de Lula, mesmo que seja inocente, se garantisse que a iniciativa privada, a partir de agora, não mais interferiria no estado para obter privilégios… Mas o que acontecerá, creio, é justamente o oposto: veremos, a partir de agora, nossa “pátria mãe” ser “subtraída em tenebrosas transações” cada vez mais. Ou alguém acredita que um governo infiltrado pelos imperativos privados, como são os da turma que se esconde atrás de Michel Temer, vá a partir de agora, deixar de corromper o estado e passar a orientá-lo às demandas sociais?

    Sérgio Moro não precisa nem conversar com empresários estadunidenses, com Gilmar Mendes, com os Robertos Marinho filhos e menos ainda com o inscipiente Michel Temer: os tratos são tácitos, os sócios do clube sabem o que fazer. A impressão que se fica, de que há um controle central do golpe, vem menos da existência de uma pessoa e mais da homogeneidade das realizações e das ideias.

  28. A Lava Jato está chegando ao

    A Lava Jato está chegando ao seu final. Olhando o resumo da ópera fica evidente que o único objetivo dela desde o começo era tirar o Lula da vida política, somente este. Tantos empresários presos delataram petistas e ao mesmo tempo políticos de quase todos outros partidos. Os petistas delatados foram severamente punidos, os empresários que eles esperavam que entregassem o Lula ou pelo menos petistas e não o fizeram também estão sendo punidos. Mas, nenhum tucano, várias vezes citados, nem pmdbistas, foram presos nem investigados, apenas o Cunha que a Suíça praticamente obrigou a que investigassem. Ninguém tem dúvida sobre o objetivo político dessa operação que consumiu muito dinheiro nosso, custou aos brasileiros milhares de empregos, quase quebrou a Petrobras, agravou grandemente a crise financeira, revelou a todos que parte do judicíario, do MP, da PF estão podres por se aventurarem, se misturarem, se lambuzarem com o que há de mais podre na política e na imprensa. Se abaixaram tanto… para prender o Lula? Quanto mais se expõem, mais nos fazem acreditar que o Lula é realmente muito melhor e superior a toda essa corja junta. 

  29. Como sempre afirmei, o

    Como sempre afirmei, o objetivo da lava jato JAMAIS foi combater a corrupção.

    Desde sempre foi abrir caminho em parceria com a midia golpista para denegrir o PT, os petistas e seus programas sociais, além de pavimentar o caminho para prender o maior líder popular que o Brasil produziu depois de Getúlio Vargas. O Lula.

    Para mim, TODOS os integrantes da força-tarefa “destruir o PT nem que para isto seja preciso destruir o Brasil” deveriam estar atrás das grades pois não passam de bandidos concursados.

    Dsde que o Aécio foi delatado pela primeira vez e nenhuma providência foi tomada pelo juiz bandido, esta operação caiu em completo descrédito para mim.

    Não passam de terroristas financiados pelo estado brasileiro em benefício do estado americano do norte.

    E isto fica claríssimo com o silêncio do estado americano sobre o golpe perpetrado no Brasil, onde uma verdadeira quadrilha tomou o poder. Mas, isto não importa para eles, desde que a quadrilha fique submissa aos desejos deles.

  30. Obstrução da justiça?

    Mas se o motivo da condução coercitiva foi obstrução da justiça, então porque no depoimento não foi feita nem uma mísera pergunta sobre esse tópico?

    Penso que foi ao contrário: a condução foi realizada para assustar Lula na esperança de que ele cometesse alguma ilegalidade que fosse flagrada nos grampos.

    Mas o máximo que conseguiram foi escandalizar o termo de posse…

  31. No fundo estão as privatizações

    Os golpistas e as privatizações

    Os golpistas, contando em seus quadros com elementos sob fortes indícios de roubalheiras, inclusive, o senhor interino, adotaram a cínica bandeira de súbita violenta revolta contra a velha e conhecida roubalheiras, contando com esmagador apoio da grande mídia ‘livre”, divulgando todo tipo de verdades, mentiras, distorções, vazamentos e cinismos, fazendo a cabeça do despolitizado povão. Num colossal espetáculo, como se nunca antes tivesse existido gigantescas roubalheiras, para a felicidade e o contínuo enriquecimento das elites, internas e externas, impunes e acima das leis.

    Em plena crise mundial do capitalismo, o gigantesco clima de insegurança gerado pelos golpistas com devastadoras badernas por todo o Brasil, divulgando todo tipo de escândalos pela grande mídia “livre”, destruíram o excelente clima de confiança existente na economia Dilma/PT de até junho de 2013, de pleno emprego, segurança e felicidade geral. Empurrando a economia do Brasil para o atual estado geral de desalento e inseguranças e temores.

    Fazendo uso de escandalosas arbitrariedades, políticas e judiciais, de sujos artifícios e  manobras, agem sem preocupação alguma, diante das pessoas bens, diante das pessoas inteligentes, diante do que ainda resta na Justiça e no Congresso, diante das Forças Armadas, da Igreja Católica e da ABIN, principalmente, diante de Deus, onde prestarão contas, sem poder contar a conhecida grana e a velha sujeira da justiça.

    Até mesmo, pelo próprio passado de seus integrantes, os golpistas não estão nem aí para o combate a corrupção, gigantesca. Por conta desta maldita incontrolável corrupção, acredito que mais de 50% do PIB do Brasil vai parar nos cofres das felizes e ricas elites, internas e externas. O que até agora apareceu, não é nada do que realmente existe. Acreditem!

    O que os golpistas querem, mesmo, é botar as mãos nos potes de puro ouro, chamado de  privatizações, de riquíssimas empresas estatais a preços de bananas, como no entreguista governo FHC/PSDB.  Desta vez, começarão com um dos mais valiosos ativos do Brasil, começarão com a privatização do Pré Sal e do setor elétrico, quem sabe, de toda Eletrobras.  Logo, seguirão outros bilionários ativos, a preços de nada.

    Uma maneira “legal” para apoderar-se de siderais fortunas alheias, de modo rápido, acumuladas em décadas e décadas de muito trabalho e privações do trabalhador, são os fulminantes leilões de privatizações a preços insignificantes, propositalmente avaliados por critérios duvidosos, chamados de preços mínimos. Uma suprema traição à Pátria.

    Além do que, a privatização (doação), por contraditório que possa parecer, não fortalece o sistema capitalista, mas sim, o debilita e muito. Debilita, por eliminar incontáveis empregos, diretos e indiretos, justo numa era de forte retração na capacidade de empregar da iniciativa privada devido ao desemprego tecnológico tomando conta do mundo todo, fazendo milhares de desempregados e de falências em todas as áreas, assustadoramente reduzindo o polo consumidor.

    A antiga CVRD foi privatizada pela bagatela de menos de 3 bilhões, cerca de metade em moedas podre. Na avaliação de especialistas, por conta de suas imensas e diversificadas jazidas de minérios, grandes e diversificadas instalações industriais e prediais, valiosas ferrovias e frota naval, o preço justo teria sido mais de R$ 1 trilhão.

    Além da trágica entrega da CVRD, outras mais tiveram semelhante destino. Dentre elas, estratégicas empresas para o desenvolvimento e segurança do Brasil, como as telecomunicações e energia elétrica, privatizadas a preços de bananas. O que o Brasil perdeu e continua perdendo decorrente das privatizações FHC/PSDB, reduz as roubalheiras descobertas pelo Mensalão,  Lava Jato e outros mais, a roubos de pivetes.

    A grande motivação das elites em privatizar, ficou esclarecido depois que a grande mídia do mundo “livre” alardeou o súbito enriquecimento de muitos dos integrantes da cúpula dirigente da ex URSS, decorrente das privatizações russas. Se lá correu uma sideral grana por fora, depositadas em paraísos fiscais como “comissões” e “prêmios” pelos preços mínimos fixados para os leilões de privatizações – verdadeiras mixórdias – o mesmo deve ocorrer em outras privatizações por todo o mundo. Uma sideral impune roubalheira das elites.

    Enquanto isso, em sessenta anos, a China tornou-se a segunda potência do mundo, partindo do zero absoluto em 1949. Nessa estupenda velocidade econômica, em breve, será a primeira potência mundial. Este magnífico progresso científico, tecnológico e militar, não é por acaso e merece a devida análise, racional e isenta de paixões. Entretanto, parte primordial do milagre chinês, por certo que são os pesados investimentos em educação, saúde, ciência, tecnologia e defesa, bem como, a conhecida tolerância zero para com ladrões e traidores da Pátria. Alguém duvida?

     

  32. O que se tem? Nada

    Uma meteria longa, confusa, sem qualquer informação nova. A não ser essa caçada insana, pra destruir Lula e seu legado. Triplex e sitio não colaram. Então o crime agora é obstrução. Afirmar que o  conteudo dos grampos “revelados a imprensa”  é a prova da obstrução, é coisa pra lá de duvidosa. As delações OAS, Odebrecht não envolvem Lula. O que estes procuradores de merda esse juiz tem para prender Lula?? Nada. 

  33. Fiquem tranquilos

    Já apostei comm 3 amigos anti petistas que Lula não será preso. Independentemente se ele cometeu ou não algum delito.E eu não também não sou petista.

  34. Cálculo

    Eu não me espantaria de ver a prisão do Lula ser decretada um ou dois dias antes da votação final do impeachment, para dar o caldo final.

    Veremos.

  35. Se Lula for preso o Brasil

    Se Lula for preso o Brasil vai abaixo com todo mundo junto.  

    Triste ver o Brasil dominado por um juizeco.  Para que STF?  Judiciário lixo.  

  36. Uma coisa é certa…

    A história não perdoa os canalhas. Eles são desmascarados mais cedo ou mais tarde e, dependendo do dolo e do prejuízo, seja a um povo ou a uma nação, também suas futuras gerações são marcadas para sempre.

    Quanto a este juiz e os mpf de pr/sp vale o que disse Abraham Lincoln: “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”

     

     

  37. Parabéns à equipe GGN por esse trabalho

    Ha muito tempo vamos acompanhando o fio sendo demelado da grande obsessão da Lava Jato e Sérgio Moro, que seria acabar com as possibilidades politicas do presidente Lula. O que fica (ficara) é como puderam ir tão longe na perseguição a um homem por razões ideologicas? Ainda chegara a conta do judiciario.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador