“Eu tenho direito à presunção da inocência”, diz Eduardo Cunha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Mesmo com contas na Suíça confirmadas pela Procuradoria Geral da República com base em documento enviado pelo banco Julius Baer, o deputado e presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), disse que não sairá do posto ainda que vire réu na ação por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo Cunha, ele tem “direito à presução da inocência” e vai “persistir” no comando da Casa enquanto não for julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

Em entrevista à colunista da Folha Mônica Bergamo, publicada nesta sexta-feira (9), Cunha reafirmou as informações que prestou na CPI da Petrobras, negando contas estrangeiras em seu nome ou de familiares, além de offshores. Pressionado pela jornalista, ele disse que não vai “cair na armadilha de alimentar essa discussão.”

“Eu estou sendo execrado por uma divulgação seletiva, vazada de forma criminosa, para tentar me constranger, como sempre. Meu advogado não quer que eu fale. Quando tivermos conhecimento dos fatos, ele falará por mim”, disse o peemedebista. “O meu mandato só pode ser alterado se eu renunciar. E eu não vou renunciar. Não existe impeachment de presidente da Câmara. Aqui é só sob meu juízo próprio. E eu vou persistir”, acrescentou.

Seletividade

Cunha voltou a dizer que se acha vítima de uma perseguição política com uso de aparelhos do Judiciário. Desde as primeiras denúncias da Lava Jato, o deputado vem sustentando que o governo tem usado a PGR para atingi-lo.  “A minha pergunta é a seguinte: depois de um ano e oito meses de investigação, 39 inquéritos abertos, quem com foro, do PT ou do governo, está denunciado como eu? Tem alguém? Por que esse açodamento comigo? Obviamente há uma escolha.”

Passaportes

Apesar de negar as acusações, Cunha tem contas na Suíça beneficiando sua família confirmadas pela Procuradoria Geral da República. Segundo informações da Folha desta sexta-feira (9), o órgão recebeu do Ministério Público suíço cópias dos documentos usados para a abertura da conta no banco Julius Baer. Há passaportes de Cunha, de sua esposa e de uma de suas filhas. É norma no País que os beneficiários de instituições financeiras sejam declarados mesmo que as contas sejam controladas por offshores (empresas de fachada).

Endereço do Rio

O banco Julius Baer já informou às autoridades suíças a existência das contas atribuídas a Cunha onde foram bloqueados US$ 2,4 milhões (R$ 9,3 milhões). Nos formulários para abertura das contas constam como endereço a rua Heitor Doyle Maia, 98, na Barra da Tijuca, no Rio. O imóvel que está em nome da empresa C3 Produções Artísticas, empresa que tem como cotistas Cunha e a mulher, é o endereço residencial do casal, publicou a Folha.

O jornal “O Globo” também divulgou que que duas das quatro contas bancárias atribuídas à família foram fechadas em abril de 2014, mês seguinte à deflagração da Operação Lava Jato.

Impeachment

Abordando as dificuldades do governo Dilma Rousseff mesmo após a reforma ministerial, Cunha disse que analisará o pedido de impeachment assinado por Hélio Bicudo e Miguel Reale Junior neste feriado. O documento será acolhido ou rejeitado por ele na próxima terça-feira, ocasião em que a oposição se diz pronta para recorrer ao plenário e iniciar o processo de afastamento da petista.

Cunha nega que tenha acertado a manobra do impeachment com a oposição e afirmou que “até agora não houve representação que juridicamente apontasse fato que poderia ser enquadrado como impedimento, um crime cometido no mandato.” Ele indicou que são necessários atos cometidos no atual mandato para viabilizar a deposição de Dilma.

O Tribunal de Contas da União, através do ministro Augusto Nardes, apontou na quinta (8) que há uma investigação interna para apurar se as pedaladas fiscais foram praticadas pelo governo em 2015. Nardes disse que há “fortes indícios” de que foram. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma cusparada na cara da

    Mais uma cusparada na cara da sociedade.

    Ser brasileiro, está sendo motivo de vergonha. Uma elite boçal que só enxerga o próprio umbigo e o rabo dos outros.

     

  2.  
    “Aqui é só sob meu juízo

     

    “Aqui é só sob meu juízo próprio. E eu vou persistir” Por [eduardo] ‘CU(nha)’ do ‘Aécio Furnas Forever’!

    Flutuando entre a cafajestice e o ultra-autoritarismo!

    Do protagonismo de gângster a fanfarrão!

    (…)

  3. Prá começar

    O grave não é ter conta bancária na Suiça, o grave é que essas contas não constam da declaração de bens, nem na Receita Federal nem no TSE.

    1.  
      … O crime hediondo é que

       

      … O crime hediondo é que essas contas clandestinas comportam dinheiro graúdo da CORRUPÇÃO!

      E a potencialização da impunidade!…

  4. Presunção seletiva

    Ele tem, mas os outros nao podem ter. “Mesmo sem provas, vou condenar porque a jurisprudência me permite” disse, pasmém!, Ministro do STF!

  5. Ah…

    Ah…mas a presunção de inocência não foi abolida pelo “domínio do fato” pelo STF de Joaquim Barbosa? A direita, as Midias, não comemoraram isso?

  6. Se até José Dirceu, sobre

    Se até José Dirceu, sobre quem não havia nenhum prova, não teve direito à presunção da inocência, por que Cunha, contra quem há provas incontestáveis, teria direito à presunção da inocência?

  7. Mas o STF , os juízes , não mudaram essa jurisprudência

    quando julgou o mensalãoe agora a lava jato? Agora você tem que provar que é inocente e não alguem provar que você é culpado.

    Ou isso só vale para os petistas?

    1.  
      … [Ou] As provas

       

      … [Ou] As provas científicas e robustas contra certos culpados [confessos] são indícios veementes e cabais de inocência!…

       

      NOTA ÚNEBRE:

      a direitona [eterna] Casa Grande desmoraliza, inclusive, a “Justiça” do ‘braZ$&l’!

  8. Como assim, presunção de

    Como assim, presunção de inocência, se a Suíça já provou que as contas existem e duas já existiram. Penso que só ele e o Janot acreditam na inocência dele. Será que a justiça está esperando que ele impeça a Dilma para só então tomar alguma providência contra o meliante? Mas um impedimento pelas mãos do Cunha, do Nardes ou de outro corrupto qualquer vai ter credibilidade zero.

  9. Estranho é ele dizer isso….

    Presunção de inocência todos tem (ou deveriam ter), mas vejamos o caso Veja/Romário: Romário não disse nem a nem b, partiu pra Suíça pra esclarecer o que houve. Não é que se inverta o ônus da prova, mas um representante do povo tem deveres, um desses deveres é ser cândido, puro, (daí candidato). Precisa ser honrado e revidar ataques a sua honra , ataques que em última instância são vitimados seus eleitores.

     

  10. Não se diria que existe gente

    Não se diria que existe gente boba na Câmara. Mas ela está cheia de gente muito primitiva e sem condições de avaliar com profundidade a realidade. Desta vez as coisas estão muito diferentes, e esta gente não sabe disso. Deste modo, se encosta em um ou outro deputado que ele julga que sabe de tudo e que vai levá-lo ao paraíso. Pois agora se sabe, dezenas de deputados assim estão encostados em Cunha e vão ao fundo do mar com ele.

    1. Vão nada. Eles boiam. E têm

      Vão nada. Eles boiam. E têm voto para derrubar veto, etc, tudo aquilo que os fortalece para barganhas de governabilidade. Terão é que arrumar um novo capo, para evitar o barata voa.

  11. Traduzindo: apesar de todas

    Traduzindo: apesar de todas as provas devemos presumir que ele seja inocente. Só podemos considerá-lo culpado se ele adimitir.

    1. Aqui neste país acontece

      Aqui neste país acontece coisas que nem o capeta faria melhor, a oposição é já de antemão, inocente. JJá para os petistas essa “história” de presunção de inocência não existe, eles que vão presumirem lá no fundo da cadeia se quiserem. É o país da piada pronta,  mas bem sem graça. 

  12. Tem lógica

    Afinal de contas este negócio de provas já perdeu a importancia há muito tempo. E não há como processar alguem que não é pppp. Tem lógica.É só uma onda contra o cunha. E se a globo pode, quem não pode, excluidos os pppp.

    É um forte candidato a presidente dos “somos cunha” (psdb/pig). Felicidades.

  13. Mudaram de ideia com o vento?

    CAdê aquele pessoal do BLOG que defende o dispositivo constitucional do trânsito em julgado?

    Mudaram de idéia? Bateu um ventinho no Zepelim?

    Não se envergonhe não!!! Venha a público defender Cunha, o inocente, PORQUE não transitou em julgado.

    Tenha coragem para defender suas ideias!!!

    1. Eu respondo por mim.

      Nunca pedi fora Cunha ou cunha na cadeia. Ele tem a presunçao da inocência.. ao menos da minha parte. Tampouco jamis aqui falei que FHC, etc eram bandidos… Os considero políticos conservadores e sem escrúpulos, mas jamis os criminalizei. Porém , cunha cometeu sim, falta grave no decoro parlamentar. Mentiu que não era titular de contas no exterior. Ninguém, e muito menos eu, está afirmando que 5 milhões que dizem conter as tais contas são oriundos de atos ilícitos. Mas ele declarou em seção de CPI como testemunha, numa condição dupla de manter a verdade. E, a menos que o ministério público da suíça o tenha tirado pra cristo, ele tem sim contas não declaradas.

      Deve renunciar à presidência da câmara ou sofrer processo de quebra de decoro… Por muito menos muita gente já foi cassada.

      1. “Ninguém, e muito menos eu,

        “Ninguém, e muito menos eu, está afirmando que 5 milhões que dizem conter as tais contas são oriundos de atos ilícitos”:

        Quem falou em lavagem de dinheiro foi o MP da Suissa.  Nao ha nada de errado em dizer que o dinheiro EH SIM dinheiro de corrupcao.

    2. Menos. O cara tem

      Presunção da inocência para o Cunha. Então tá.

      O cara tem comprovadamente uma conta de dinheiro público roubado confirmado pela Suiça, e é o terceiro na sucessão presidencial. Quem o elegeu para presidente da Câmara foram seus pares, não foi o povo. Tem que cair fora rapidinho da presidência da Câmara. E como deputado, cargo conferido pelo povo, não terá as pautas golpistas na mão.

      Além do que está negociando na nossa cara a sua permanência no poder,  promovendo o impeachment ilegal de uma presidente honesta. Que tal um trânsito em julgado para a Dilma também? Lembrando que o cargo que hoje ela exerce foi lhe concedido pelo povo.

      Athos, vamos sacrificar o Brasil pela presunção da inocência?

    3. O sr. Eduardo Cunha deve ser

      O sr. Eduardo Cunha deve ser destituído do cargo de deputado federal.

       

      Mentiu na declaração de bens que fez na época da eleição e os documentos estão aí. Ele deve perder não só a presidência da câmara, mas o cargo de deputado. Os documentos estão aí, vieram da Suíça. Evidentemente que ninguém mandou prender a mulher dele

  14. Presunção de inocência é um

    Presunção de inocência é um direito que ele tem, ninguém está pedindo a sua prisão antes de concluído o devido processo legal e confirmada a sua culpa,.

    O que ele não pode mais é presidir a Câmara pois quebrou o decoro paralamentar.

  15. Onde estão os Sibás e Sampaios ?

    Em paìses civilizados, quando paira uma suspeita, (nesse caso MUITO grave com provas do MP suiço) sobre um parlamentar ou um Ministro de Estado, ele próprio já se afasta até ficar tudo esclarecido. Se não faz, é dever do Congresso exigir seu afastamento até que tudo se esclsreça. Se não exigem, são cúmplices ou covardes. É o caso do PSDB, do PT, PSB, etc, etc. Só o PSOL demonstrou coragem e dignidade.
     

    1. Não é só o PSOL que pede o afastamento de Cunha

      Um grupo de cerca de 29 parlamentares do PT, do PSOL, da Rede, do PSB, do PPS e do PMDB protocolou nesta quarta-feira pedido de investigação sobre a conduta do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), objeto de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal sobre envolvimento no esquema de desvio de recursos da Petrobras.

      http://www.valor.com.br/politica/4260996/deputados-pedem-processo-contra-cunha-mas-esbarram-em-regimento

      1. 29 depurados !!

        Em uma Câmara composta por 513 deputados, em vez de esse fato poder ser encarado como um primeiro passo, no meu entender é o atestado de cumplicidade e de covardia.  Os líderes têm que se pronunciar pelas bancadas. Chega a ser ridículo diante do número total de deputados. É patêtico !

  16. Mas que droga, Deputado! Até

    Mas que droga, Deputado! Até o julgamento da AP470, não só o senhor  mas um país inteiro, tinha direito a presunção de inocência… Cunha é um lixo mas é um cidadão brasileiro e teria mesmo direito a presunção de inocência. fFlando francamente, não sei o que quero agora; Se a volta do Estado de Direito para que possamos viver com um mínimo de segurança ou a manutenção do Estado de exceção que pode nos possibilitar uma vingança um dia… Pensando melhor; fiquemos com a segurança do Estado de Direito mas alimentemos  o desejo de vingança contra cada um deles.

  17. Valei-nos, São Lombroso,

    Valei-nos, São Lombroso, protetor dos criminoso… 

    PS: sei que é ambíguo o epíteto acima: é proposital. O erro também…

  18. O DIREITO DE CUNHA

     

    O DIREITO DE CUNHA É INEQUÍVOCO. DEVO COM ELE CONCORDAR NO SENTIDO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA.

    TAMBÉM É UM POLÍTICO DE SAGACIDADE INVULGAR. DEVERAS.

    MAS, PENSO QUE UM PRESIDENTE COMO ELE DEVERIA SE AFASTAR IMEDIATAMENTE DO COMANDO DA CASA, COM BASE NO BOM SENSO, NA MORAL, NA ÉTICA, NOS MAIS ELEVADOS PADRÕES DE COMPORTAMENTO, QUIÇÁ NELE INEXISTENTES, COMO APONTAM INDÍCIOS NOTÍCIADOS À EXAUSTÃO PELA MÍDIA.

     

    PENSO TAMBÉM QUE NO RITMO QUE VÃO AS COISAS, SEU ESTADO DE PRESUNÇÃO É MOMENTÂNEO.

    O QUE FARÁ O STF COM EDUARDO CUNHA COM TANTAS PROVAS? DIZEM QUE POR MUITO MENOS PROVAS ZÉ DIRCEU FOI CONDENADO NO MENSALÃO ( ESTOU FALANDO DE ELEMENTOS CONTIDOS NOS AUTOS DA AÇÃO PENAL, NÃO FALO POLITICAMENTE).

    ESPECULAM QUE NO MOMENTO OPORTUNO O STF IRÁ TRUCIDAR O CUNHA. SÓ O TEMPO DIRÁ!

  19. Para evitar a perda do

    Para evitar a perda do mandato e a prisão,

    Cunha só tem uma solução,

    É a unica que se vê,

    Entre para o PSDB.. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador