Gilmar é sorteado relator de ação contra Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Armando Franca/AP

Jornal GGN – Após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os inquéritos solicitados contra Aécio Neves (PSDB) ao Supremo Tribunal Federal por conta da delação da Odebrecht foram retirados do relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, e sorteados a Gilmar Mendes.

Segundo informações de O Globo, Gilmar já assumiu a relatoria do caso em que Aécio teria recebido “pagamento de vantagens indevidas em seu favor e em benefício de seus aliados políticos” nas eleições de 2014.

Mas um segundo inquérito, envolvendo a distribuição, por Aécio, de R$ 7 milhões para as campanhas de Antonio Anastasia, em 2010, também pode terminar nas mãos de Gilmar. Isso porque Janot pediu que os dois casos fossem sorteados ao mesmo ministro.
 
“Janot solicitou também a redistribuição de outro inquérito contra Aécio, mas pediu que fosse feita uma ‘distribuição por dependência’, ou seja, que o mesmo sorteio valesse para os dois processos. Ainda não está definido, contudo, se o pedido foi aceito e se Gilmar será também o relator desta outra investigação”, explicou o jornal O Globo, na noite de sexta (23).
 
Aécio ainda é alvo de um terceiro inquérito com base na delação da Odebrecht, que já foi redistribuído no STF ao ministro Ricardo Lewandowski. “No total, o senador afastado responde a nove inquéritos no tribunal. Dois deles são baseados na delação da JBS, e têm como relator o ministro Marco Aurélio Mello.”
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acreditam serem filhos de ogum ?

    Toda essas barbaridades acontecem (inclusive a perseguição criminosa ao Lula) porque esta corja acredita terem corpos fechados . Nada os atingem, nem facas, flexas, tiros, bombas etc…

    E nós aqui teclando indignados…

     

  2. Caro Nassif, poderia cair nas

    Caro Nassif, poderia cair nas mãos do aleister crowley do tucanistão, da dupla rococó&shopping ou do atual presidento antunes, Mas caiu nas mãos de dantas. O Brasil fica, cada dia, mais esquisito.

  3. O impedimento e a suspeição

    O impedimento e a suspeição são claros, manifestos, insofismáveis.

    E deve ser declarado por Gilmar ou (o mais provável que ocorra) arguído pelo PRG e interessados (sociedade civil).

    Não obstante, tudo pode ocorrer em contrário: “ora, ora, a lei”… 

    A se ver.

  4. Meu juiz de estimação

    MAIO – 2016 

    Gilmar Mendes manda arquivar 2º pedido de inquérito contra Aécio Neves

     

    Abril – 2017 

    Gilmar Mendes suspende depoimento de Aécio Neves à Polícia Federal

    Gilmar Mendes manda arquivar 2º pedido de inquérito contra Aécio Neves

  5. Marmelada

    Isso é um jogo de cartas marcadas. Gilmar acendeu o forno. Te prepara, Aécio, que tu vais te empanturrar da pizza do Ministro Jaboticabal.

    Mas viram que agora o Negro de 2ª linha, digo, primeira, precisa dos elogios do Barroso, ao contrário do período em que tramitava a AP 470.

    No dia em que eu amanhecer embucetado, eu vou fazer os aceiros do Brasil e tocar fogo, antes, porém, eu vou evacuar a população, mas a elite não participa da população. Então nós vamos tornarmo-nos um imenso Portugal em chamas da destruição, e da depuração aqui

  6. É dificil não pensar em mutretagem

    mas é ainda mais difícil pensar que não foi maracutaia.

     

    Assim, o Aécio ganha o jogo antes da partida

    A lava jato do Janot, tal qual a do Camundongo, vai parir mais um rato

  7. O nome dessa pocilga deveria ser Estupremo Tribunal Fodoral

    Decreto a imediata dissolução do Estupremo Tribunal Fodoral.

    Vamos ver se o Dallagbosta vai reagir e pedir novamente a prisão do meliante não com convicção mas com provas

  8. Mas o gilmar boca mole vai se

    Mas o gilmar boca mole vai se declarar impedido por questões éticas….kkkkkkkkkkkķkkkkkk,   deixa eu respirar um pouco….kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. E SE O CIDADÃO COMUM PUDESSE ESCOLHER SEUS JUÍZES.

    Olha Nassif, eu tenho vontade de falar tantas coisas, mas o que eu falaria você certamente não publicaria, mas mesmo assim é possível dizer alguma coisa. Porque ainda se paga juízes neste país, só se for para levarem a frente PICARETAGEM, não é possível que os processos desse cidadão que avisa que “agente mata antes de delatar” caia não mão sempre do mesmo estrupício do direito. Isso passou do limite, veja que a notícia sobre o cidadão que avisa que mata foram quase simultâneas tanto da comissão de ética quanto do STF, parece que nos atordoam e maltratam para nos forçar a desistir dos canalhas pelo descrédito, tática de nazistas de poderosos que parecem também nos dizer – fiquem nos seus lugares seus manés – Não tem explicação o que está ocorrendo no Brasil, bandidos, quadrilheiros e monstros de todas togas tomaram o país de assalto, não tem a menor explicação o que está ocorrendo, não tem nenhum sentido lógico do ponto de vista de seriedade e o mínimo de honestidade. VIVA O BRASIL…VIVAAAAA…VIVA AS QUADRILHAS…VIVAAAAA.VIVA OS BANDIDOS…VIVAAAAA.VIVA AS TOGAS…VIVAAAAA.O BRASIL DE HOJE É O PRODUTO DESSE MEIO.

  10. Probabilidades

    Caso o sorteio fosse de fato aleatório, seria praticamente impossível esta “escolha”… Este stf, a cada dia mais e mais minúsculo, mostra didaticamente qual é o seu papel: o de guardião do estamento patriarcalista e escravocrata do Brasil. Mudança através do voto…? Estão demonstrando, sem ambiguidades, que isto é impossível…

  11. Roleta viciada

    Os amadores dos cassinos de Las Vegas precisam vir aprender com os profissionais do “çupremo” como se monta uma roleta autenticamente viciada.

  12. Megasena

    Alguem sabe dizer se Aécio joga na Megasena?

    Se souberem me digam onde e quais os números. Eu saio daqui de sampa para o Rio ou BH, só para jogar na mesma loteca que ele.

    Ou a sorte é do GM?

  13. Absolvição

    Alguém ainda tem dúvida que Aécio será absolvido? Doravante tempos atrás vi uma entrevista de Fernandinho (beira-mar) ao Jornalista Luiz Carlos Azenha em que ele diz ser “pecuarista”, coitado de mim, eu que achava que beira-mar era um grande criminoso, hoje tenho convicção de que ele é um injustiçado. Ora se absolvição de Aécio está garantida por que não dar o perdão presidencial para beira-mar também, por que políticos tucanos são sempre protegidos e os outros não? É só beira-mar filiar-se ao PSDB também e tudo fica resolvido. 

    1. Se o Eduardo Azeredo foi

      Se o Eduardo Azeredo foi condenado e está livre andando pelas ruas de BH, nem Alice acreditaria que o Abominável iria pro xilindró.

      1. Convicção

        Pois eu acredito, MarFig,  *tenho convicção  , que o Abominável experimentará o xilindró, sim!

        O “encarceramento”, mais do que merecido, figura entre os maiores terrores do nosso herói.

        E aquilo que se teme acontece primeiro.

        Vide eduardo cunha.

  14. Ele tem relação pessoal com o
    Ele tem relação pessoal com o investigado, claramente não pode assumir esse papel. Até aparece em gravações.

  15. e os bobos e otários aqui a assistir

    Qual é o limite?

    Não tem limite a nossa passividade.

    A quadrilha dos piores criminosos faz o que bem entendem.

    Eles entram com a cara (de pau) e nós com o rabo, com o c* ao seu dispor.

    Escárnio e gargallhadas varam as madrugados nos palacetes dos sórdidos canalhas.

     

     

  16. E a “poderosa ” ?

    Chefe Suprema ? nada viu , ouviu ou falou ? É por isso que digo: o único mineiro (?) que presta atualmente é o  Nassif (e eu tb). Então não era para ela tê-lo impedido de concorrer , por expontânea vontade ? Para que a Suprema existe então ? se não for para por ordem na bagunça, é para que afinal ?

    Conforme diz a música : Carmen, que amava Gilmar, que amava Aécio, que amava toda a quadrilha ! É amor dimais , sô ! E isto está levando o país prô buraco.

  17. Ai, tao previsível!

    Sempre detestei a frase do De Gaulle de que o Brasil nao é um país sério, mas às vezes a realidade dá razao a ele.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador