27 de junho de 2026

Ibama só consegue arrecadar 8,7% das multas ambientais

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Entre 2011 e 2014, apenas 8,7% dos valores cobrados em multas ambientais pelo Ibama foram efetivamente arrecadados. As informações são da Folha de S. Paulo

O valor de R$ 250 milhões em multas aplicadas contra a Samarco já podia ser considerado baixo diante da gravidade do crime. E existe a possibilidade de recurso por parte da empresa, que leva, em média, oito anos para ser julgado.

Da Folha de S. Paulo

Infratores ambientais pagam só 8,7% das multas aplicadas pelo Ibama

Por Fernanda Mena e Eduardo Geraque

A julgar pela história, são grandes as possibilidades de não chegarem aos cofres públicos as multas de R$ 250 milhões aplicadas pelo Ibama contra a Samarco –controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton–, responsável pelo “tsunami de lama” que destruiu vilas e vidas e tomou conta do rio Doce.

Entre 2011 e 2014, apenas 8,7% dos valores cobrados em multas ambientais pelo Ibama (órgão do governo federal) foram arrecadados.

Isso quer dizer que dos R$ 4,9 bilhões em multas ambientais já constituídas (em que não cabe recurso no processo administrativo), apenas R$ 424,2 milhões foram pagos.

Os valores arrecadados vão para os cofres da União e 20% são aplicados no Fundo Nacional do Meio Ambiente.

“Se a multa não é paga voluntariamente pelo infrator, o processo é remetido para a Advocacia-Geral da União, que faz sua ação de execução fiscal”, diz Halissom Barreto, coordenador de cobrança e controle de créditos do Ibama.

Na AGU, o crédito é inscrito em dívida ativa e no Cadin, que impõe restrições ao devedor para obter financiamentos. A cobrança costuma gerar processo judicial que dura, em média, oito anos para ser julgado. “O sistema de execução não contribui para a celeridade das cobranças”, diz Renato Rodrigues Vieira, procurador-geral federal da AGU.

Para se ter ideia, o índice de recuperação de dívidas tributárias no país é de 1,8%.

O cenário se repete nos Estados. Em Minas, a Rio Pomba Cataguases (hoje Bauminas) foi multada em R$ 75 milhões em 2007, por rompimento de barragem. Em acordo, o valor caiu para R$ 15 milhões e foi parcelado em 60 vezes.

“As multas caducam pelo excesso de prazo para recursos e pela inércia na execução. São muitas instâncias onde as infrações podem ser discutidas”, afirma Fernanda Carbonelli, advogada ambiental.

“Se o infrator consegue em alguma das esferas uma decisão favorável ou um laudo contrário, usa esta ‘falha de comunicação entre os vários órgãos’ a seu favor”, diz.

Compensa?

Os danos ambientais provocados pelo rompimento da barragem em Mariana devem durar décadas e os custos para atenuá-los devem ser bilionários, segundo especialistas.

A Samarco fez um acordo preliminar com o Ministério Público de Minas e o Federal para pagar R$ 1 bilhão a fim de cobrir os primeiros gastos.

As multas, porém, são consideradas tímidas. O Ibama vem defendendo o fim do teto de R$ 50 milhões para punições ambientais.

Em Mariana, o órgão teve de aplicar cinco multas de R$ 50 milhões cada pelos impactos na bacia do rio Doce. Considerada por especialistas a maior tragédia ambiental do país, deixou ao menos oito mortos –mais quatro corpos aguardam identificação e 11 pessoas estão desaparecidas.

Neste sábado (21), a lama chegou ao mar, no Espírito Santo.

“Nunca apanhamos tanto como nesses últimos dias por termos aplicado multas irrisórias na Samarco”, disse Luciano Evaristo, diretor de Proteção Ambiental do Ibama, em uma audiência pública.

Foi aplicado o valor máximo previsto em todos os artigos existentes na lei que puderam ser relacionados com a tragédia de Mariana.

“A função da multa é dissuadir a prática infracional. É impor ao infrator os custos dos danos por ele causados. Por isso o teto de R$ 50 milhões não é viável: empresas podem incorporar essa multa em suas operações e não adotar práticas que sejam, de fato, sustentáveis e evitem danos”, diz Barreto.

Segundo ele, além da multa, o Ibama opera embargos e apreensões de bens dos infratores ambientais.

Marco regulador

O desastre iniciado em Mariana (MG) há pouco mais de duas semanas está repercutindo na discussão sobre o novo marco regulador da atividade mineradora no país.

Desde 2013, comissões da Câmara analisam proposta do Executivo para reformular o Código da Mineração, em vigor desde 1967.

O novo texto já vinha sendo criticado por movimentos sociais, que apontam o afrouxamento da governança dos recursos minerais e da proteção socioambiental.

Agora, depois da tragédia, a proposta para o novo código vai perder artigos controversos e ganhar mecanismos de segurança das operações.

“As mudanças foram motivadas pela catástrofe de Mariana. Temos que aprender com um evento como esse e diminuir os riscos, aumentando proteção e segurança das barragens”, afirma o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), relator do texto.

Na terça (24), Quintão se reúne com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara para discutir formas de mitigar os impactos ambientais da atividade mineradora.

Mas, segundo ele, algumas alterações na proposta já estão certas. Uma delas é a retirada do polêmico artigo 119, que subjuga à anuência de órgão federal “a criação de qualquer atividade que tenha potencial de impedimento da atividade de mineração”.

Esse ponto influiria na demarcação de áreas de proteção ambiental, terras indígenas e territórios quilombolas.

O relator disse à Folha ainda que tornará obrigatória a apresentação pelas mineradoras de plano de evacuação e de contingenciamento de barragens para o caso de acidentes; de plano de tratamento e reciclagem dos rejeitos da exploração de minério; e de um seguro de danos gerais correspondente ao risco apresentado pela barragem.

De acordo com o deputado federal Sarney Filho (PV-MA), membro da Frente Ambientalista e da nova comissão que discute o código, deve haver uma “mudança de foco” no próximo texto. “O que está proposto privilegia a atividade minerária em detrimento das questões ambientais. Isso vai mudar”, avalia.

Demora e problemas

“Foi preciso ocorrer uma tragédia como a de Mariana para que o relator considerasse demandas que reivindicamos desde 2013”, lamenta Julianna Malerba, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental e do Comitê em Defesa dos Territórios Frente à Mineração.

Segundo ela, a proposta inicial do novo código, do Executivo, tinha problemas do ponto de vista socioambiental. “Mas, no Legislativo, o texto foi modificado por comissões compostas majoritariamente por deputados financiados pelas grandes mineradoras, e piorou muito.”

Onze dos 21 deputados que compõem a ainda incompleta nova comissão para discussão do texto tiveram parte de suas campanhas financiadas por mineradoras. O relator, Quintão, teve 42% da campanha de 2014 bancados pelo setor e seu irmão é acionista de uma mineradora.

Enquanto o código em vigor determina a obrigatoriedade de a mineradora evitar a poluição da água e do ar e proteger e conservar fontes de água, o texto reformulado pelos parlamentares menciona não a preservação, mas a “recuperação ambiental das áreas impactadas”.

A proposta do novo código também descreve como direito da mineradora “usar as águas necessárias para as operações da concessão”.

“O beneficiamento do minério usa muita água, a mesma que alimentaria o lençol freático”, destaca Malerba.

Para ela, é importante observar o contexto de discussão do novo código.

“Vamos triplicar a produção de minério de ferro até 2030. Como há queda do preço das commodities, a intensificação da produção ocorre com a superexploração do trabalho e a depreciação das condições de segurança. Mariana é consequência disso”, afirma Malerba.

Novo Código de Mineração
Propostas pós-Mariana que serão apresentadas pelo relator do projeto à comissão no Congresso

> Excluir artigo 119, que subjuga à anuência federal a criação de qualquer atividade que possa impedir o exercício da mineração

> Tornar obrigatória a apresentação pelas mineradoras de plano de evacuação e de contingenciamento de barragens em caso de acidentes

> Obrigar as empresas do setor a fazer um plano de tratamento e reciclagem de rejeitos de exploração de minério

> Fazer com que as empresas contratem um seguro de danos gerais correspondente ao risco apresentado por cada barragem

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. marilamar

    22 de novembro de 2015 12:40 pm

    Sr JANOT GURGEL BRINDEIRO

    Sr JANOT GURGEL BRINDEIRO FERNANDO….., o SR Aecio e irma esta soltos, assim como Serra, filha e cunhado Preciado, assim com CEDRAZ e filho, NARDES e familia, Alckmin e familia, Carlos Sampaio e familia, Alvaro Dias e familia, Cunha e familia, Agripino e familia, Moro e familia, Carlos Fernando e familia……, cadê o PSDB, DEM, PPS na LAVAJATO!!!! Vamos a luta, povo brasileiro!!!
    Vamos colher 1 milhao de assinaturas para o IMPEACHMENT do Alckmin, Beto Richa, Rolemberg, Perillo, Aecio, Serra, e todos os Estados Desgovernados por facinoras, nazistas, facistas, corruptos, ladroes que torturam os professores e alunos com suas policias nazista, e mandar copias para Orgaos Internacionais….ACORDA BRASIL….ACORDA….. Vamos a luta, povo brasileiro!!!
    O povo pode destituir Gilmar, Dr Moro, Fux, Marco Aurelio, Serra, Alckmin, Aecio, Beto Richa, Cunha e qualquer um!!! É um direito Constitucional.
    Sim! Nós, o povo brasileiro, podemos tirar Gilmar Mendes do STF, Serra, Alckmin, Beto Richa, Aecio, Perillo, Sartori, Cunha e etcs, por direito constitucional. Porque, de acordo com a Constituição Federal, art. 1., parágrafo único: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Isto é, a CF nos garante o exercício do poder diretamente, nas ruas! Povo Brasileiro, Saia às Ruas!
    O POVO BRASILEIRO tem que acordar estamos vivendo momentos de uma guerra oculta, onde o Brasil esta sendo entregue com o seu pobre povo humilde de graça, pela segunda vez, para o EUA e Inglaterra…ou vc acham que os procuradores, marinhos, juizes bandidos de toga fora fazer o que no EUA, recentemente, acordar, o GOLPE BRANCO DO JUDICIARIO esta cada vez mais claro….tem que ir pra RUAS e se arma se for necessários (vide acampamento fascista, nazista, CIA, FBI, NSA,MOSSAD, mercenarios, agentes públicos da segurança,a armados até os dentes em frente ao Planalto), pois, o nosso PAÍS esta sendo tomado de dentro para fora, esta tudo organizado e orquestrado na Operaçao LAVA JATO, onde os mesmos bandidos de toga e corruptos, como o Moro, procuradores e policiais federais e o delator Youssef, que investigaram e desmontaram a CPMI DO BANESTADO, onde foi roubado 124 bilhoes de dólares, não prenderam ninguém e nem recuperaram um centavos, e todo o PSDB estava envolvido, estão de volta com o mesmo delator Youssef??? 
    Foi um ato terrorista planejado contra a Cidade de Mariana, e outras cidades, tudo tem que ser investigado por órgãos internacionais!!! Pois a quantidade de mercúrio despejada na Lama Toxica, é gigantesca, desconfia-se que eles estão extraindo OURO sem autorização, por isso PF, MPF,MPE, TJ/MG, MEIO AMBIENTE, Defesa Civil e etcs, demoraram para agir, eles já estavam comprados? E a Rede Globo é sócia da SAMARCO??? ACORDA BRASIL, ACORDA.. Eles querem a PETROBRAS….o PRE-SAL e a Amazonia??? ACORDA BRASIL: Todas as entidades sociais, CUT, UNE, UBES, IGREJA, FORÇA SINDICAL e outras deveriam se engajar nesta bandeira e os familiares de alunos, somos maiores que esta policia nazista, que espanca professores, alunos e pratica genocídios todos os dias a mando de um corrupto, ladrão Alckmin, sob proteção do podre judiciario !!! Se organizar, se reunir, traçar pautas e ir para luta: ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL: Alckmin e sua superquadrilha do PSDB: 
    Fechar escola tambem é um ato de terrorismo, sr juiz bandido de toga…, tudo é do PSDB, as instituiçoes publicas e federais esta corrompidas, tudo nos bolsos do PSDB, DEM, PPS…..OS VERDADEIROS LADROES DOS COFRES DO BRASIL, com a proteçao do PODRE JUDICIARIO??? ACORDA BRASIL, ACORDA BRASIL, vamos a luta, colher 1 milhao de assinaturas em uma semana e pedir o IMPEACHMET de todos desgovernadores do PSDB no Brasil e enviar copias para todos os ORGAOS INTERNACIONAIS, solicitando ‘ SOCORRO’. Com proteçao especial do PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO: vejam a listas das corrupçoes, onde os corruptos imprendiveis, inimputaveis, improcessaveis, injustiçaveis…quase todos do PSDB, participaram e continuam a roubar, diariamente.
    Podridão do PSDB!!!

    Eles os corruptos e corruptores do Brasil, que estão Camara e Senado Federal, Judiciario esta aprovando leis que atenta com a liberdade e a democracia do POVO BRASILEIRO. Temos que criar uma FORÇA POPULAR, com MST, CUT, e todos os trabalhadores, estudantes, intelectuais e pessoas idôneas e famílias do bem, reagir, ir para ruas e se necessarios extipar, extinguir, degolar este cancer que esta matando o Brasil, o PODRE JUDICIARIO, que presta serviço ao PSDB, DEM, PPS, Rede GLOBO e etcs? Um tempo passado, vi no mural, “juiz bom é juiz morto”, creio que estamos voltando a este tempo??? Pois, é impossivel nenhum JUIZ DE VERDADE nao vê o que esta acontecendo neste Brasil, as pessoas idoneas e honesta sendo atacadas e presas, sem provas, sem crimes, sem culpas. Eles da imunda direita tem criadouros de cachorrinhos bandidos de toga nas sua propriedade, por isso são protegidos 24 horas por todos os dias, por isso eles continuam a roubar os cofres públicos a cada segundo, e levar o dinheiro para paraísos fiscais, como vimos na CPMI DO BANESTADO, CPMI DO CACHOEIRA, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, SANGUESSUGAS, MENSALAO TUCANO MG, TRENSALAO TUCANO SP, ROUBOANEL, LISTA DE FURNAS que envolve todo o PSDB, de cabo a rabo, mas nao anda, pois os B.T., travaram???, Venda doativa do BANESPA para o SANTANDER do cunhado do Serra, falência da NOSSACAIXA feita pelo Serra, Cunha, familia que eles estao tentando livrar, Aecio e sua irma que foram denunciado para o tudo Mundo ver e eles, estao blindando-os?, o helipóptero da cocaina dos Perrelas e AL/MG que sumiu nos poroes imundo do podre judiciário, Serra e familia, Daniel Dantas e Irma, Alckmin e familia, Beto Richa e família, Cedraz e família, Nardes e família, mais recente a Operaçao ZELOTES(167 bilhoes) que eles(PF, PGR, MPF, STF) estao contaminando e desconstruindo com atos ilegais, ……tudo para defender os Marinhos, Frias, Mesquitas, RBS, Nardes,CEDRAZ, Globo, Bradesco, Bank Boston, Gerdau, Santander, PSDB, DEM, PPS e etcs…..tudo bem organizado pela CIA, FBI e NSA……é para pensar!!!! e pensar muito, temos que agir, o POVO tem que ser acordado………
    http://escandalostucanos.strikingly.com/
    http://kidjansen.wordpress.com/…/julio-cerqueira-sobre…
    https://jornalggn.com.br/…/operador-tucano-de-pasadena…
    https://jornalggn.com.br/…/o-direito-de-resposta-e-o…
    https://www.facebook.com/video.php?v=1214052078610352
    http://escandalostucanos.strikingly.com/
    https://www.facebook.com/video.php?v=316200815234952&set=vb.100005351081069&type=2&theater
    http://www.contextolivre.com.br/…/obrigado-bloomberg…
    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…
    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://www.istoe.com.br/…/316224_TRENS+E+METRO…
    http://www.istoe.com.br/…/319551_TODOS+OS+HOMENS+DO…
    http://www.istoe.com.br/…/337679_MP+APONTA…
    http://www1.folha.uol.com.br/…/1400001-documento-mostra…
    http://mariafro.com/…/a-batata-do-alckmin-esta-assando…/
    http://www.viomundo.com.br/…/propinoduto-tucano-teria…
    http://www.novojornal.com/…/alstom-promotoria-da-suica…
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/rolo…
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/…/lobis…
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/labogen.html
    http://eleicoes.uol.com.br/…/alckmin-deve-entregar-so… 
    https://www.youtube.com/watch?v=RueXGs02ZIA
    https://www.youtube.com/watch?v=i2qF65hskgs#t=79
    http://pocos10.com.br/?p=11129#sthash.pRNfRMub.dpuf
    https://www.youtube.com/watch?v=Yt6O9hXCRbg
    https://www.youtube.com/watch?v=ub-trb-clfk
    http://www.forbes.com/profile/veronica-serra/

  2. Leo V

    22 de novembro de 2015 5:19 pm

    O mesmo ocorre com as multas

    O mesmo ocorre com as multas trabalhistas.

    Com teto congelado há muito tempo, sai lucrativo infringir a legislação.

Recomendados para você

Recomendados