MPF pede arquivamento de inquérito sobre Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

A Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu pedir o arquivamento do inquérito instaurado para investigar suposto repasse da Portugal Telecom para o PT, segundo a assessoria de imprensa Ministério Público Federal no Distrito Federal.

A apuração começou em 2013 a partir de depoimento dado pelo publicitário Marcos Valério, preso por ter sido operador da Ação Penal 470, o chamado mensalão. Entre os suspeitos de terem participado do esquema de negociação do repasse está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A partir do depoimento foram abertos dois inquéritos, um civil e um policial, para apurar o caso. Segundo a assessoria, a decisão do arquivamento foi tomada pelo procurador Frederico Paiva, do Núcleo de Combate à Corrupção, após a investigação policial concluir que não foi possível provar o depoimento de Valério.

Ambos inquéritos aguardam a homologação do arquivamento, o civil, na 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, e o policial, na 10ª Vara da Justiça Federal, no DF.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E quando é que vão investigar a PRIVATARIA?

    Com tantos recursos alocados e ímpeto investigativo exacerbado dos impávidos agentes da máquina administrativa improdutiva do Estado, porque será que não houve até agora nenhum interesse em investigar os crimes denunciados nos LIVROS (não são manchetes de tablóides da Editora Abril) A PRIVATARIA TUCANA, de Amaury Ribeiro, O PRINCIPE DA PRIVATARIA, do jornalista Palmerio Doria e a OPERAÇÃO BANQUEIRO do jornalista Rubens Valente? Para o observador perplexo parece que toda a alta burocracia do Estado vive procurando pelo em ovo porque a maior autoridade policial do país, o titular da PGU – Procuradoria Geral do Universo, o Ali Kamel, só tem interesse em vasculhar uma fração muito específica do extrato da sociedade, mais especificamente um seleto e reduzido grupo particular do espectro político do país.

  2. acaba um novela, começa outra

    Para Lula acabou o mensalão (que não existiu).

    Já na edição dessa semana a Óia (vi a capa na banca) lança na conta de Lula o petrolão.

    E a Petrobras (segundo relatos) segue a financiar (e com isso avalizar!) com anúncios a revistinha …

    Tristeza!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador