newsletter

Assinar

Os foguetes políticos que faltam ser disparados

A caixa de Pandora da Lava Jato ainda não jogou todos seus dados no ar. Nos próximos dias, haverá o ápice dos movimentos iniciados nos últimos meses.

O primeiro, o caso Eduardo Cunha.

Cunha está no seu limite, cercado por todos os lados, sem espaço para manobra no STF (Supremo Tribunal Federal), acuado na Comissão de Ética da Câmara, sendo submetido a uma pressão sem paralelo, diuturna, na qual não pode cometer nenhum erro.

O fato capaz de desmontá-lo emocionalmente provavelmente será  a detenção ou convocação coercitiva de sua esposa, deixando-a a mercê dos trogloditas de Curitiba.

Nos últimos dias, além disso, robusteceram-se os rumores sobre a ação da Procuradoria Geral da República em cima dos parlamentares investigados.

A análise dos ventos e dos astros revela uma boa probabilidade de ambas as operações serem disparadas nos próximos dias.

Se essas duas ofensivas forem deflagradas, haverá dias de tensão absoluta.

Provavelmente Cunha pretenderá levar junto com ele Renan Calheiros, Michel Temer e Romero Jucá, sem contar parceiros de outros partidos. Mas provavelmente o Congresso será libertado do grupo inacreditável de parlamentares financiados por Cunha.

***

Paralelamente, ganhará nova intensidade a ofensiva sobre Lula.

Desde o início, o objetivo final da Lava Jato é condenar Lula ou, no mínimo, inabilitá-lo para eleições futuras.

Passado o impacto da truculência da Lava Jato da última sexta-feira, provavelmente persistirá a ofensiva.

*** 

 E aí o jogo de xadrez ficará complexo.

A estratégia da Lava Jato será submeter Lula a julgamentos, inabilitando-o para as próximas eleições. Será possível meramente com uma sentença do juiz Sérgio Moro confirmado pelo Tribunal Federal de Curitiba. Com as afinidades políticas entre ambos, o impossível seria a não confirmação da sentença.

Deste vez, não haverá a grande contribuição do procurador Carlos Fernando e do juiz Sérgio Moro, deslegitimando qualquer medida com sua truculência barra-pesada.

***

Sendo julgado, há a probabilidade de Lula ser absolvido. Mas a probabilidade maior é de ser condenado e a condenação ser confirmado pela segunda instância, inabilitando-o para as próximas eleições.

Se conseguirem anular Lula, a oposição não leva. Haverá abalos sísmicos na política brasileira, manifestações de rua, mas o fato consumado baixará a fervura política e obrigará todas as partes a um pacto de governabilidade, uma trégua até 2018.

Sem o risco de Lula em 2018, a tendência será uma dose de bom senso amparando o governo Dilma Rousseff, do mesmo modo que aconteceu com Itamar Franco no impeachment de Fernando Collor.

***

Depois, provavelmente as eleições mais selvagens da história moderna brasileira, desde as eleições heróicas de 1974.

Seja qual for o resultado, a imprudência de dar toda corda para a Lava Jato cobrará uma conta futura enorme do país. Levará anos até que um novo arco político ganhe consistência para unir o país em torno de um projeto factível.

***

Sobre o Supremo Tribunal Federal:

Há uma diferença fantástica entre o tamanho real das pessoas ilustres e o da sombra que projetam.

Há Ministros conhecidos como o passaporte para uma nova renascença, os iluministas capazes de conduzir o país com suas luzes, que não resistem a um track de rede social. Só conseguem se locomover em temas de unanimidade.

E outros que, sem a solenidade dos muito ilustres, honram e dignificam seu trabalho casando conhecimento e bom senso com a coragem.

Salve Ministro Marco Aurélio de Mello.

Imagens

Média: 4.6 (39 votos)

Recomendamos para você

228 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

imagem de D_P
D_P

Nassif, Por que não dá o nome

Nassif,

Por que não dá o nome aos bois ?

O Barroso está mostrando ser mesmo um covarde.

Ao invés de se apequenar ele deveria  processar os blogs e sites que andaram atacando e fazendo ilações com seus familiares.

Ou então pedir para sair do STF e voltar a defesa do casamento gay, anencéfalos, etc, etc, etc....

Defender o Estado nada hien Ministro ?

 

 

Seu voto: Nenhum (34 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de jose adailton v ribeiro
jose adailton v ribeiro

Entrevista

Gustavo Franco  entrevistado pelo  Estadão relembra uma fala de Lula que teria sido dita em 1989.A entrevista é de 14 de novembro de 2015.

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,a--amargura-leva-o-humor-p...

Seu voto: Nenhum
imagem de jose adailton v ribeiro
jose adailton v ribeiro

Continuo louvando

A política é a habilidade de prever o que vai acontecer amanhã, na semana que vem, no mês que vem e no ano que vem. E ter a habilidade de explicar depois por que nada daquilo aconteceu. W.CHURCHILL"Louvo Sergio Moro. Mil vezes o excesso do que a apatia", diz Marco Aurélio Mello

http://jornalggn.com.br/noticia/louvo-sergio-moro-mil-vezes-o-excesso-do...

  

 

Seu voto: Nenhum

Não é apenas Lula

Sem dúvida Lula é forte não porque sua pessoa ou personalidade sejam fortes ( e isto sem dúvida o são)  ou pelo seu carisma (que sem dúvida ele tem). Lula é forte pelo que ele representa, uma politica economica social realizada em tres governos .  O que pretendem é a destruição da única politica economica e social que fez o país alcançar um protagonismo internacional  e uma ascensão social  jamais alcançado e toda a nossa história.  O que querem é destruir a possibilidade desta política  continuar. Por isto não acredito que tudo pare, se conseguirem colocar grilhões  em Lula.  A condenação de Lula seria apenas o começo , seria apenas a porteira para a implantação da política de submissão, dependência, e de destruição do  welfare state. Esta é o outro lado da campanha midiática. O caos político paralisa a economia  ,  e nos tornou mais vulnerável a conjuntura economica internacional, e forçou o governo a cair na velha armadilha , isto é o governo implantou o que queriam seus inimigos. Como todos viram ,nada desta receita de Levy deu certo, e tudo é batido e repetido  como sendo consequencia da politica economica petista. A equipe orquestrada de trolls que aparece nos blogs e nos  tweeters,  jornalistas,  comentaristas e toda uma equipe ( sempre dos mesmos) analistas batem nesta tese , sem jamais confessarem que o que não vem dando certo é a política que estava nos programas do PSDB. Mas isto não interessa , com  time claramente orquestrado, continuam batendo na tecla do lulopetismo,  deixando claro que o que se pretende é a destruição de toda uma política . Portanto  só vão parar se conseguirem chegar ao poder. Mas neste interím , como Assad na Síria, não se importarão de deixar a economia e o país aos frangalhos. Para eles o desemprego é apenas um indice para ser usado politicamente ou para diminuir o custo da mão de obra. Como dizia a Zeina Latif, ( uma destas analistas que aparecem no programa de Waack): uma taxa mais alta de desemprego é salutar para a economia ( esta é a politica economica que pretendem). Para estes o desemprego não envolve o sofrimento das pessoas. Mas quando conveniente este sofrimento aparece em manobras de propaganda em seus telejornais. Na maior desfaçatez seus políticos  declararam, que vão parar todas as pautas no congresso até que consigam o impeachment. Em qualquer país onde se tivesse uma imprensa livre de seus patrões, teríamos um grande reṕúdio a este tipo de postura.  Porém isto é usado ainda contra o governo. Tudo isto me indica que se prenderem Lula, ou o inviabilizarem politicamente, ainda assim vão continuar, seja através do impeachment, seja através do amordaçamento e do aprisionamento do governo.  Só perderão se tudo isto transbordar para fora dos tribunais de Guantanamo ( bairro de Curitiba) e do parlamento.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Política e Justiça

SUPREMO DE QUE?

Até agora não se salva ninguém no Supremo Tribunal Federal. A começar pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que tinha o caso do Mensalinho Mineiro nas mãos. Declinou da condenação do Deputado Federal Eduardo Azeredo com sua renúncia e remeteu o processo de volta prá Minas. Em Minas, EDUARDO AZEREDO FOI CONDENADO e APENADO A 20 ANOS DE RECLUSÃO, mas permanece livre e... “O ex-parlamentar, DE 66 ANOS, trabalha agora na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O ex-governador foi contratado como diretor executivo para as áreas internacional e de ciência, tecnologia e inovação da entidade de classe. O SALÁRIO É DE R$ 25 MIL MENSAIS, conforme informado pela federação. (in: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/05/27/reu-do-mensalao-mineiro-azeredo-e-contratado-por-r-25-mil.htm)”

Alguem duvida que os recursos e os embargos garantirão a liberdade do ilustre por 4 anos?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Putsgrila

imagem de Marcus Kay
Marcus Kay

Correção

Sentença do juiz Sérgio Moro confirmado pelo Tribunal Federal de Curitiba?? Ficamos lisonjeados mas a sede do TRF4 é Porto Alegre.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de j.marcelo
j.marcelo

Foi ironia do Nassif,Marcus

Foi ironia do Nassif,Marcus ele quis dizer que quem tá mandando é de Curitiba(apesar de o i(MORO)lista ser só

pau mandado da Globo e ter a CONIVÊNCIA DOS GUARDIÃES DA LEI,(leia-se STF) Moro faz o trabalho sujo

para eles,SENÃO ELE TERIA SIDO PODADO FAZ TEMPO!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

sem medo do lava-a-jato

que aconteça uma catarse coletiva no congresso e todos se delatem mutuamente. A missão do Estado de Direito é acabar com esta corrupção faraônica no BRASIL.. Se os procedimentos do Laja- a- jato   extrapolam a lei cabe ao STF intervir. O importante é que pela primeira vez a impunidade do colarinho branco é ameaçada. Não é o que todos queriamos? É preciso que a Alethéia chegue aos tucanos. Não podemos perder de vista o principal que é o aparelhamento do ESTADO por criminosos. Muito lutamos pela Petrobrás como empresa pública. Aconteceu que ela nunca foi tão ptrivatizada e saqueada por todos os lados: políticos, sidicatos corporativos, empresários.Acabaram com a Empresa símbolo do país. Assisti recentemente entrevista com Olívio Dutra, este sim um verdadeiro petista que não foi seduzido pelos dólares. Um Republicano, coisa rara no país. Não temos estadistas e toda mudança será mais do mesmo. A revolução republicana deve vir da rua, dos movimentos sociais e sociedade civil. 

Seu voto: Nenhum

sem medo do lava-a-jato

que aconteça uma catarse coletiva no congresso e todos se delatem mutuamente. A missão do Estado de Direito é acabar com esta corrupção faraônica no BRASIL.. Se os procedimentos do Laja- a- jato   extrapolam a lei cabe ao STF intervir. O importante é que pela primeira vez a impunidade do colarinho branco é ameaçada. Não é o que todos queriamos? É preciso que a Alethéia chegue aos tucanos. Não podemos perder de vista o principal que é o aparelhamento do ESTADO por criminosos. Muito lutamos pela Petrobrás como empresa pública. Aconteceu que ela nunca foi tão ptrivatizada e saqueada por todos os lados: políticos, sidicatos corporativos, empresários.Acabaram com a Empresa símbolo do país. Assisti recentemente entrevista com Olívio Dutra, este sim um verdadeiro petista que não foi seduzido pelos dólares. Um Republicano, coisa rara no país. Não temos estadistas e toda mudança será mais do mesmo. A revolução republicana deve vir da rua, dos movimentos sociais e sociedade civil. 

Seu voto: Nenhum
imagem de Aleksei Sabidov
Aleksei Sabidov

Com todo respeito às opiniões

Com todo respeito às opiniões em contrário, acredito que a maior parte dos problemas por que passam Lula e Dilma decorre da inabilidade em jogar o jogo político. Alguns equívocos inacreditáveis podem ser facilmente enumerados:

1 - Na nomeação do Procurador-Geral da República, o Presidente de República pode escolher qualquer um dos integrantes da carreira. Lula resolveu fazer diferente e mandou os procuradores elaborarem uma lista tríplice e escolheu o mais votado. Dilma seguiu pelo mesmo caminho. Ao fazer isso, Lula enfraqueceu seu próprio poder. O procurador que queria chegar ao cargo de PGR não devia mais lealdade ou gratidão ao nomeante, mas ao grupo político interno que o ajudou a ter mais votos. É inacreditável que um governante tenha aberto mão de seu poder em tema tão sensível;

2- A nomeação de um ministro do STF é algo extremamente relevante. Por exemplo, bastam seis ministros do STF para  julgar inconstitucional uma lei aprovada pela unanimidade do Congresso. Outros Presidentes da República nomearam ministros alinhados ideologica e politicamente com eles. Lula e Dilma resolveram fazer diferente e nomeram alguns ministros que nem conheciam e que não tinham a mesma orientação política. Vê-se o resultado;

3- A lei da deleção premiada foi aprovada em meados de 2013, ainda no primeiro governo de Dilma. Será que ninguém conseguiu prever onde ela mais seria usada? Será que em meio a uma brutal perseguição era necessário voluntariamente tornar a própria vida mais difíícil? Acho que a lei tem seus méritos e deveria se aprovada, mas, do ponto de vista do partipante do jogo político, foi um tiro no pé;

4- Não procede a queixa de Gilberto Carvalho no sentido de que esperava que o Ministério Público fosse mais responsável devido à forma como foi tratado. As instituições estão na luta política, cada uma buscando o protagonismo. Ao dar muitas armas a um outro participante, correu o risco de vê-las usadas contra si;

5- Por fim, a completa ausência de repressão aos vazamentos criminosos das delações premiadas foi algo sem paralelo. O combate permanente aos abusos era necessário para demonstrar aos outros participantes do jogo político que custa caro descumprir as regras do jogo. Não se deve esperar "responsabilidade" do outro jogador, deve-se mostrar autoridade.

Neste contexto, é fácil perceber que muitos dos foguetes da Lava Jato foram entregues por Lula e Dilma. O PT não será punido pelo que faz igual aos outros partidos, mas pelo que, de forma pueril, resolveu fazer diferente.

Seu voto: Nenhum
imagem de Aleksei Sabidov
Aleksei Sabidov

Com todo respeito às opiniões

Com todo respeito às opiniões em contrário, acredito que a maior parte dos problemas por que passam Lula e Dilma decorre da inabilidade em jogar o jogo político. Alguns equívocos inacreditáveis podem ser facilmente enumerados:

1 - Na nomeação do Procurador-Geral da República, o Presidente de República pode escolher qualquer um dos integrantes da carreira. Lula resolveu fazer diferente e mandou os procuradores elaborarem uma lista tríplice e escolheu o mais votado. Dilma seguiu pelo mesmo caminho. Ao fazer isso, Lula enfraqueceu seu próprio poder. O procurador que queria chegar ao cargo de PGR não devia mais lealdade ou gratidão ao nomeante, mas ao grupo político interno que o ajudou a ter mais votos. É inacreditável que um governante tenha aberto mão de seu poder em tema tão sensível;

2- A nomeação de um ministro do STF é algo extremamente relevante. Por exemplo, bastam seis ministros do STF para  julgar inconstitucional uma lei aprovada pela unanimidade do Congresso. Outros Presidentes da República nomearam ministros alinhados ideologica e politicamente com eles. Lula e Dilma resolveram fazer diferente e nomeram alguns ministros que nem conheciam e que não tinham a mesma orientação política. Vê-se o resultado;

3- A lei da deleção premiada foi aprovada em meados de 2013, ainda no primeiro governo de Dilma. Será que ninguém conseguiu prever onde ela mais seria usada? Será que em meio a uma brutal perseguição era necessário voluntariamente tornar a própria vida mais difíícil? Acho que a lei tem seus méritos e deveria se aprovada, mas, do ponto de vista do partipante do jogo político, foi um tiro no pé;

4- Não procede a queixa de Gilberto Carvalho no sentido de que esperava que o Ministério Público fosse mais responsável devido à forma como foi tratado. As instituições estão na luta política, cada uma buscando o protagonismo. Ao dar muitas armas a um outro participante, correu o risco de vê-las usadas contra si;

5- Por fim, a completa ausência de repressão aos vazamentos criminosos das delações premiadas foi algo sem paralelo. O combate permanente aos abusos era necessário para demonstrar aos outros participantes do jogo político que custa caro descumprir as regras do jogo. Não se deve esperar "responsabilidade" do outro jogador, deve-se mostrar autoridade.

Neste contexto, é fácil perceber que muitos dos foguetes da Lava Jato foram entregues por Lula e Dilma. O PT não será punido pelo que faz igual aos outros partidos, mas pelo que, de forma pueril, resolveu fazer diferente.

Seu voto: Nenhum
imagem de arkx
arkx

o buque de Espertirina (3)

a sucessão de acordos palacianos sempre fazendo das crises brasileiras momentos de renovação  do pacto entre as elites, está agora brutalmente interrompida pela Lava Jato: o setor dominante rachou. Marcelo Odebrecht condenado a mais de 19 anos de prisão expõe já não mais sabermos ao certo quem manda no Brasil. qual o novo sistema de poder que emergirá da Lava Jato?

até hoje, a cada conchavo de gabinete a crise foi superada por um rearranjo para que nada mudasse e apenas o trabalhador padecesse a mudança e pagasse a conta. enquanto aparentemente se digladiava, o setor dominante sempre duelou com flores, reservando as bombas  para os oprimidos.  com os empreiteiros encarcerados, desfaz-se um acordo que remonta a JK e consolidado na Ditadura.

com  o nítido viés salvacionista do Cruzados de Curitiba, o comentário abaixo de André Araújo indica pontos que merecem ser melhor compreendidos. (http://jornalggn.com.br/comment/862557#comment-862557)

citemos então o Livro das Revelações, 2:9: “ ...e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.”

citemos também 3:9: “Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem...”
.

Seu voto: Nenhum

Nassif

Nassif, um pedido:

Jamais se canse. Não esmoreça.

É preciso estar pronto. A arma que nos resta é a da informação. É usar nossas cabeças e vozes para rebater o fluxo do esgoto que temos todos os dias.

Admiro sua visão e seu empenho em mostrar a verdade desde a época da TV Cultura (antes da emissora se tornar esse covil imundo) quando você comentava economia.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"O jornal de ontem mentiu. O de hoje está mentindo. O de amanhã não será mais verossímil."

Ave!

Concordo plenamente: um oasis de inteligência, caráter e informação verdadeira.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

lidiaz

imagem de BTib
BTib

Mais um desenvolvimento na

Mais um desenvolvimento na teoria...

Também que foi o militar da aeronáutica responsável do aeroporto a parar o sequestro do Lula para curitiba, apenas ele teria poder para tal, provavelmente depois de consultar superiores. Não acredito que os policiais que levavam o Lula se intimidassem com meia dúzia de petistas no aeroporto, ou apenas com a presença do Ministro Marco Aurélio.

O que pode também ter acontecido é uma fusão das duas teorias, para ser mais plausível. O Ministro soube da operação ilegal, como muitos ficaram sabendo, e decidiu ir falar com o Militar da FA responsável do aeroporto para parar aquela ilegalidade. Claro que perante o Ministro, afirmando a ilegalidade, deve ter dado ordens para o avião não sair do chão. Bateria certo com o apagão de informação da grande mídia sobre o que aconteceu lá nesse dia, e também as justificativas do juiz Moro que nunca se justificava de nada (bateuo medo), assim como Globo depois com as suas vivandeiras tentando açular militares possívelmente dissidentes (e levaram uma resposta no dia seguinte de altas patentes, que obedecem a Dilma).

Se foi assim, fica uma esperança de que os militares não vão deixar, agora, acho que o Brasil é a Ucrânia tropical, por isso esse pessoal vai para cima com tudo, é tudo ou nada para eles, desde semear a desobediência entre os militares até rachar o Brasil...agem por desespero, agora temos que entender de onde vem esse desepero, como uma operação golpista (que já colocou o Almirante Othon, pai do programa nuclear brasileiro preso), dessas pode passar perante os militares.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de BTib
BTib

Mais um desenvolvimento na

Mais um desenvolvimento na teoria...

Também que foi o militar da aeronáutica responsável do aeroporto a parar o sequestro do Lula para curitiba, apenas ele teria poder para tal, provavelmente depois de consultar superiores. Não acredito que os policiais que levavam o Lula se intimidassem com meia dúzia de petistas no aeroporto, ou apenas com a presença do Ministro Marco Aurélio.

O que pode também ter acontecido é uma fusão das duas teorias, para ser mais plausível. O Ministro soube da operação ilegal, como muitos ficaram sabendo, e decidiu ir falar com o Militar da FA responsável do aeroporto para parar aquela ilegalidade. Claro que perante o Ministro, afirmando a ilegalidade, deve ter dado ordens para o avião não sair do chão. Bateria certo com o apagão de informação da grande mídia sobre o que aconteceu lá nesse dia, e também as justificativas do juiz Moro que nunca se justificava de nada (bateuo medo), assim como Globo depois com as suas vivandeiras tentando açular militares possívelmente dissidentes (e levaram uma resposta no dia seguinte de altas patentes, que obedecem a Dilma).

Se foi assim, fica uma esperança de que os militares não vão deixar, agora, acho que o Brasil é a Ucrânia tropical, por isso esse pessoal vai para cima com tudo, é tudo ou nada para eles, desde semear a desobediência entre os militares até rachar o Brasil...agem por desespero, agora temos que entender de onde vem esse desepero, como uma operação golpista (que já colocou o Almirante Othon, pai do programa nuclear brasileiro preso), dessas pode passar perante os militares.

Seu voto: Nenhum
imagem de JoaoMineirim
JoaoMineirim

Eu queria que alguém

Eu queria que alguém escrevesse um bom texto explicando este fenômeno do anti-petismo. Quando ele surgiu ? Tem a ver com o Indiano que coordenou a campanha do Serra em 2010 ? Como conseguiram convencer emocionalmente tantas pessoas , ao ponto de ficarem cegas de ódio e não conseguirem enxergar nada de forma racional ?  

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Casa Grande & Senzala

João, quem, jornalisticamente, explica melhor esse fenômeno da sociedade brasileira é Mino Carta, quando, a cada 9 de 10 vezes que comenta a política nacional, sempre o faz inserindo o drama inicial de nossa matriz cultural, na efígie da Casa Grande&Senzala, cunhada na desigualdade de situações de uma e de outra, a alastrear-se até por sobre nossas instituições.

Lula até que tentou a conciliação étnica nomeando Joaquim Barbosa, mas, enfim, essa matriz cultural é tão forte que alicia até quem deveria ser contra ela, resistindo e reforçando seu total repúdio.

Mas com o exemplo acima, vimo-lo foi parar em Os Donos do Poder, de R Faoro, instalando-se na hedonista Flórida.

 

Abs,

Horridus bendegó

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de WELINTON NAVEIRA E SILVA
WELINTON NAVEIRA E SILVA

O repentino anti-petismo

Grande número de brasileiros é filiado à turma de preto. Basta uma simples ordem dos respectivos padrinhos para os seus filiados irem para cá, ou para lá. Simples assim.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Texto

João, conterrâneo, comece por protelar medidas e reformas necessárias ao país, e foque no curto prazo aumentando as despesas sem se preocupar com a receita, reduzida com desonerações pontuais sem contrapartidas, faça intervenções excessivas na gestão econômica, de forma a gerar dúvidas e desconfiança em quem investe no país e financia sua dívida. Seja criativo nos números da economia maquiando resultados, pedalando dívidas para o ano seguinte e desprese o controle da inflação. Minta pra se reeleger, mas minta muito, esconda a situação real do país para seu eleitorado, atribua um belo "pacote de maldades" ao seu opositor, e depois de eleita, execute-o, integralmente, ação por ação. Você vai perder uma boa parte do seu eleitorado aí, mas tem mais. Sem apoio, o "pacote de maldades" necessário pra corrigir os erros anteriores, não vai ser aprovado no Congresso, e portanto, não será executado. A dívida cresce, os juros idem, perde-se o grau de investimento, e o país para, esperando a Presidente, que é do partido pego novamente num gigantesco escandalo de corrupção, ser impedida ou pedir pra sair. Resumindo, conduza o país a um PIB de -3,8%, Desemprego de 9%, Inflação 10% e quebre a principal empresa do Brasil após assaltá-la e vai entender o fenomeno do anti-petismo.

Seu voto: Nenhum

Cristiano, esquecestes de acrescentar...

... afete uma visão de sociedade onde apenas 25% dela têm o domínio dos meios de produção e divulgação de imagens e junte a isto a percepção de que a cidadania e o direito ao mercado de consumo também pertencem só a esses 25% de cidadãos que não querem ver-se próximos de gente pobre e brega nos aeroportos. Essa obsessão por exclusivismo da classe dominante do Brasil herdada por atavismo de nossa diáspora é o sentimento que está na raiz ao anti-petismo. 

Seu voto: Nenhum

Você me parece ser uma pessoa

Você me parece ser uma pessoa bem culta, mas essa linha de raciocínio, baseada no coitadismo, é típica de discursos populistas, escritos para inflamação (ilusão) de massas, não de intelectuais. São esses discursos que dividem o país entre nós e eles, casa branca e senzala, elite e povão. Ninguém é mais responsável pelo anti-petismo que o próprio PT, passou da hora de assumir os próprios erros em vez de por culpa em mídia e nessa linha atrasada de classe dominante. A classe dominante é a população brasileira, a mesma que agora rejeita esse partido por motivos óbvios.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Você me parece ser uma pessoa

com pouco conhecimento da realidade social brasileira, que é, em sua maior aparência, dominada pela probreza. Coitadismo,populismo são adjetivos que negam às massas o direito à soberania, como se o Estado fosse um fim e um meio apenas à classe dominante, com o agravo de que no Brasil essa dicotomia assume todos os requisitos para uma guerra civil e/ou revolução sanguinária (como dizia Raymundo Faoro, "não sei como a maioria não vai na jugular da minoria"), que só não ocorre de fato por aqui, por sua população ser bovinamente religiosa. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Somos uma democracia e a

Somos uma democracia e a massa é sim soberana, é ela quem elege o Presidente da República, e assim tem sido nos ultimos 26 anos, metade destes governados pelo PT. Afirmar que a população é uma manada e que não se revolta mostra que não sou só eu que não conheço muito da realidade social brasileira. O PT fez esse mesmo subjulgamento ao enganar seu eleitor incauto, achando que depois não teria grandes consequências políticas. 9% de aprovação popular está bom pra você? Cabe se atualizar, hoje em dia informação está ao alcance de todos, independente de classe. O povo não é mais tão manipulável quanto antes, não tanto quanto um governo populista gostaria. Poderíamos ser mais politizados, fato, mas isso depende de educação pública de qualidade, isso sim muda a realidade social brasileira. Agora eu te pergunto, vamos para 14 anos de governo petista e como estão nossas escolas? 

Seu voto: Nenhum
imagem de Egomet Leao
Egomet Leao

Cristiano, voce esta'

Cristiano, voce esta' colocando a carroca a frente dos bois. Tudo o que voce menciona so' aconteceu depois que este odio ao PT se implantou (por meio de requintado esquema, diga-se) com uma tecnica subliminar audio-visual.

Por exemplo, pesquise os nomes de novelas e programas de TV (embora eles nao sejam os unicos arificios utilizados) e voce ira' entender.

Vou lhe dar apenas um exemplo (veja como foi feito o titulo de uma "novela" de TV meses antes das eleicoes de 2014): GERAC4O BR45IL.

Voce vai encontrar exatamente estes numeros 40 (do  partido de Marina) e 45 (do partido de Aecio) - com as cores dos respectivos partidos tremulando em cada um destes numeros. Subliminarmente excluindo o PT. 

Exemplos destes ha' muitos outros em diversos momentos da vida cotidiana. E eles se prestam mais a submeter as mulheres; dai estarem elas tao envolvidas nestes dificeis momentos do Pais. 

Seu voto: Nenhum
imagem de JoaoMineirim
JoaoMineirim

Mas como vc explica o ódio

Mas como vc explica o ódio que já existia antes destas causas que citou ? Lembro que já demonstravam ódio quando ela optou por ser chamada de Presidenta. E já demonstravam ódio mesmo antes da economia apresentar os resultados ruins que citou, os maus resultados e os erros evideciados apenas aumentaram este ódio.

 

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

João, me desculpe mas não

João, me desculpe mas não vejo ódio partidário em nenhum cidadão comum, a não ser em alas radicais, tanto de direita quanto de esquerda. O que existe hoje é uma população cansada, puro reflexo da incompotência na gestão do país, da falta de transparência do Governo e dos casos de corrupção envolvendo a cúpula do partido. Daí sobram motivos para um ambiente anti-petismo. Nos Governos Lula, com ambiente favorarel e Brasil de vento em popa não havia anti-petismo, pelo contrário, ai do político que se declarasse de Direita, não se elegia pra nada. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Minha teoria é

Minha teoria é de que, dentre outros fatores, a grande responsável por tudo isso foi a imprensa de massa, ou o PIG, como gostam de chamar.

E as marteladas constantes, dia após dia, a exposição constante do PT no noticiário sempre associando o partido a algo negativo, criaram um monstro que creceu e agora amadureceu.

Gosto de comparar esse processo com o que foi feito com Maluf antes da era do PT.

A internet cresceu, as redes sociais se modernizaram. Mas isso não significou que as pessoas, mesmo com a facilidade de acesso à informação, fossem manipuladas e a opinião pública fosse direcionada num sentido único.

O que observamos hoje é resultado de um longo processo. Ocorre desde o começo da era Lula, mas notadamente, depois de 2006, do julgamento do "mensalão" esse sentimento de ódio foi cada vez mais alimentado pela imprensa.

Agora, os midiotas que batem panela, vão se manifestar contra a corrupção (só a do PT) são os mesmos zumbis incapazes de pensar que a mídia arrebanhou e 

O comportamento padrão, agora, em resumo, é o dos boçais iletrados, cheios de motivação, mas vazios de raciocínio. Como por exemplo os do tipo "revoltados online", ou os animais que agrediram verbalmente Chico Buarque.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"O jornal de ontem mentiu. O de hoje está mentindo. O de amanhã não será mais verossímil."

A que ponto chegamos !

Em toda a história da jurisdição brasileira, e concernente ao momento peo qual passam os tribunais brasileiros(em todas as instâncias) jamais tivemos tão distante, de confiarmos na justiça, e este "mar de lamas" chegou até a nossa Suprema Côrte, aonde certos juízes, são tão respeitados e confiáveis( ? ) que somos obrigados(pelas circunstâncias)a elogiar o Min. Marco Aurélio de Melo, que pelo menos no momento, é o mais(senão o único) Min. do Supremo, que não foi envolvido pelas garras peçonhentas das oposições, da direita e do PIG.

Extranha-se também o silêncio desabonador, do Pres. do Supremo, que calando-se, ou omitindo-se de comentar as arbitrariedades cometidas "de cabo a rabo" pelo Judiciário brasileiro, que vai da ordem de prisão ao Vice-Presidente do Facebook no Brasil, à multa de "Hum Real" a um delinquente que ofendeu a honra de líderes petistas, e cabe ao solitário Marco Aturélio, a difícil missão de "apagar os incêndios" dos xiítas do Poder Judiciário. 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Os poderosos  vieram na escuridão, e destruiram a única rosa do meu jardim; Depois vieram novamente às escondidas, e destruiram todas as minhas roseiras, porem jamais conseguirão impedir, a chegada da primavera.

Prezado Raí Os tres poderes

Prezado Raí

Os tres poderes da republica estão na mão do MPF,

Que adora o poder que lhes foram concedido pelos pseudos republicanos.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Mário Mendonça

imagem de MateusDomingues
MateusDomingues

Não se vence eleição por WO

Há uma parcela da população brasileira que nunca conseguiu engolir o sapo barbudo. São aqueles que sempre caluniaram Lula, que sempre viram nele um oportunista e vagabundo que foi capaz mesmo de mutilar um dedo para não “trabalhar”. Há na esquerda, ou melhor, entre os que se pretendem ou outrora se pretenderam de "esquerda", quem também sempre acusou Lula de não ser um verdadeiro esquerdista. No entanto, esta “esquerda” que imagina a si mesma como “crítica” e, por vezes, “moderna” e “contemporânea”, que se presume como não sendo nem “anacrônica” nem “dinossaurica”, nunca teve este mesmo pudor que tinham contra Lula e o PT – mesmo pudor, geralmente medo e horror, que esta “esquerda chique” também teve, nos anos 1980 e 90, contra Brizola, o PDT e o trabalhismo varguista de esquerda – em se alinhar com a direita. Os ditos “comunistas” se deram muito bem, por um bom tempo, no PMDB e não tiveram nenhuma vergonha em ser parte do governo Sarney, mesmo que para tanto tivessem que renegar e expulsar comunistas autênticos e históricos, do calibre de um Luiz Carlos Prestes – estes mesmos “eurocomunistas” à la brasilienne também não tiveram nenhum remorso em abandonar o governo Sarney quando o mesmo estava afundando. Estes mesmos “comunistas”, agora com novo rótulo, PPS, não tiveram nenhum pudor em repudiar novamente Lula e o PT, associando-se com FHC, PSDB e DEM, sendo um satélite da direita. O mesmo aconteceu com outra centro-esquerda “chique” que participou da fundação do PSDB. O mesmo está acontecendo agora com o novo e reciclado PSB. Sem falar de ex-petistas que, perdendo qualquer visão objetiva da política, cegam-se por mágoas pessoais e se tornam tropa de choque da direita. Enfim, há no establishment nacional quem nunca aceitou Lula, simplesmente por ele ser “analfabeto”, sindicalista e nordestino de “baixo”. Vomitam preconceitos e reacionarismos. E, infelizmente, muitos na classe média e entre as classes mais populares acabam por reproduzir tais preconceitos e reproduzem acriticamente discursos ricos em elementos conservadores e anacrônicos. Mesmo em 2010, no auge da popularidade de Lula da Silva, a vitória de Dilma Rousseff foi por estreita margem. Sempre houve, em parte da população brasileira, demasiada desconfiança com Lula e seu partido – partido de sem-terras e sem-tetos, de “criminosos”, de “pobres”, de “vagabundos”, de “bolivarianos”, em suma, uma “organização criminosa”.

Este contingente numeroso, talvez 1/3 talvez 1/4 da população, que desde a pulverização das redes sociais, fazem mais barulho na internet e dominam as mesmas redes sociais. É uma ilusão achar que essa parcela, que reproduz a grande mídia, representa a maioria da população. Infelizmente para a nossa democracia, esse setor minoritário domina o Estado brasileiro, a máquina pública, e assistimos, via judiciário e polícia federal, uma overdose de preconceitos de classe e de revanchismos.

Feita essa digressão, faço outra: é precipitado afirmar que Lula está fora do jogo. É verdade que, em 2010, a vitória de Dilma foi apertada. Mas também é verdade que Dilma teve que trabalhar com elementos estranhos na sua campanha. Uma reeleição que parecia tranquila foi abalada pela trágica morte de Eduardo Campos. Marina Silva rapidamente, inflada pelo establishment, tornou-se a grande favorita. Faltava, no entanto, consistência a Marina. De toda maneira, essa reviravolta mexeu com tudo e nesse turbilhão, a vitória de Dilma no segundo turno foi muito pequena. Entrementes, Aécio ganhou grande capital político, mas se trata de um capital do qual o PSDB não é dono e, principalmente, Aécio não sabe nem consegue administrar. E outro fator importante: Dilma venceu Aécio principalmente porque para metade da população, mesmo uma administração medíocre que foi o primeiro governo Dilma, mesmo um partido em profunda crise que é o PT desde o julgamento do mensalão, mesmo um país perdido como está o Brasil desde as jornadas de junho de 2013, mesmo com um ano difícil como foi o ano de 2014, Dilma, o PT e, fundamentalmente, a memória dos anos Lula eram incomparavelmente melhores do que Aécio e o PSDB representam. O período FHC foi muito ruim e isso ainda está na memória da população, ao menos de metade dela. É verdade também que desde que foi reeleita, Dilma vem sistematicamente renegando alguns valores importantes de sua trajetória política e, nos momentos mais difíceis, vem se isolando e se omitindo, revelando grande ingenuidade e inexperiência, imperdoáveis em um chefe de governo. Ademais, 2015 conseguiu ser muito pior que 2014 e nada indica que 2016 vai terminar melhor. Isso criou grande decepção e resignação entre nós que votamos nela.

No entanto, como bem mostrou na última sexta-feira, mesmo com a economia definhando, mesmo com o PT sendo executado diariamente em praça pública, mesmo com a tentativa de tirar os partidos de esquerda do quadro político em uma conspiração que pode conduzir o PT à ilegalidade, Lula ainda consegue fazer parte considerável da população ouvi-lo. Evidentemente, para aquela parcela que sempre desprezou Lula, o discurso de Lula é vazio – como sempre foi. Para estes, Lula é culpado de tudo, principalmente do maior de todos os crimes, a saber: o de existir. Mas estes não são a maioria dos eleitores brasileiros. Creio que é um grave erro achar que Lula não é o favorito nas próximas eleições. É verdade que há intensa movimentação para impedir sua candidatura. E, desafortunadamente, não é mais absurda tal possibilidade. Seria um crime político e uma injustiça enorme – e isso parece ser bem provável. Não obstante, é outra ilusão acreditar que se vence eleição por WO. Se Lula não disputar, dificilmente o PT vai conseguir apresentar um nome forte – mas talvez consiga! –; mesmo assim, é um erro acreditar que Serra, Aécio ou Alckmin simplesmente já venceram. Sem Lula e sem o PT, o sistema político brasileiro entra em colapso; em 2018 qualquer governador, senador, deputado federal ou estadual ou prefeito de hoje pode aparecer como o vencedor das presidenciais – ou talvez alguém de “fora” da política. Basta ter discurso. É impossível saber. De toda maneira, não se pode subestimar Lula; mesmo que aconteça o crime de torna-lo inelegível, ele será o grande eleitor em 2018 e será um ator importante, provavelmente o mais importante, mesmo que esteja em prisão. A grande vantagem de Lula é que todos sempre subestimam seu talento, sua inteligência e sua capacidade ímpar de reação e de fazer política.

Ainda é cedo para descartar outros nomes do PT. Uma eventual reeleição do prefeito Haddad implica certa competividade ao PT sem Lula. Outros nomes dentro do PT podem surgir. 2018 está longe e não é absolutamente certo que em 2018 Dilma estará tão em baixa como está agora. Se o PT não apresentar nome competitivo, a meu ver, é fato que, como afirmei, o sistema político implode. Nomes como Ciro ou Cid Gomes, em um partido trabalhista e que tem história e programa parecido com os do PT (e no qual a presidenta Dilma também se formou politicamente e militou) podem ser uma alternativa e uma possibilidade de continuidade ao que a administração Lula começou. Mesmo a Rede de Marina Silva pode ser uma opção – embora, depois das mais recentes declarações dela, ficou evidente que o caminho à direita que Marina fez em 2014 e sua falta de caráter são coisas sem volta. Outros nomes, repito, podem e devem aparecer. É difícil dizer que quem votou em Lula e Dilma nas últimas eleições e que a maior parte da nova juventude irão necessariamente votar em um candidato da oposição de hoje – oposição que conta, a nível nacional, com a rejeição massiva da maioria do povo brasileiro desde 2002.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

boa análise, mateus... lula

boa análise, mateus...

lula influenciará, espero..

e muito....

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Flavio Martinho
Flavio Martinho

Escreveu tudo. A Lula não

Escreveu tudo. A Lula não interessa candidatar-se. Então ele será, esteja onde estiver, o grande eleitor e, consequentemente, o grande vencedor.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Não acredito que Dilma terá

Não acredito que Dilma terá refresco após uma possível condenação de Lula. Uma vez condenado Lula, que é a figura emblemática, fica mais fácil condenar a cria, que não tem carisma nenhum.

O objetivo não é só inabilitar Lula, mas também o PT enquanto partido.

PS: Não existe Tribunal Regional de Curitiba. o Tribunal da 4ª Região tem sede em Porto Alegre, onde se situa a segunda Instância.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de José CB ( aguardando aprovação )
José CB ( aguardando aprovação )

Nassif,

Não existe Tribunal Federal em Curitiba.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Traidores indignos

Esse fim de semana eu tive qu explicar para a familia francesa o que esta acontecendo no Brasil, afinal todos os sites tinham dando a "prisão" coercitva do ex-presidente Lula. E tinham também dando os cinco minutos de fama para o Sérgio Moro, que foi comaprada a Eliott Ness, no site do jornal Le Monde.

Comecei pelo inicio. A Operação Lava Jato, a Petrobras, a reeleição de Dilma Rousseff.

Quando disse que um dos maiores cientistas brasileiro, expert em nuclear, esta preso, depois de "troca" de informações com os Estados Unidos. Todos acharam incrivel. Meu sogro, homem do meio politico-empresarial francês, disse ser praticamente impossivel isto na França.

Ai, então entro com a informação de que a oposição aproveitou da confusão criada pela Lava Jato e estão tirando parte do pré-sal da Petrobras. A primeira reação foi: mas com o petroleo tão baixo nesse momento, o Brasil estara doando seu pré-sal aos americanos e estrangeiros. Eh um absurdo!

Minha familia francesa por laços de matrimônio se mostrou muito mais nacionalista e preocupada com o futuro do Brasil que os proprios "homens de bens" do nosso Pais.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de WELINTON NAVEIRA E SILVA
WELINTON NAVEIRA E SILVA

Sim, são traidores da Pátria

Maria Luisa

Desde pequeno que escuto falar na falta de patriotismo do brasileiro. De uns tempos para cá, estou começando a desconfiar que o brasileiro é muito pior do que isso. Tragicamente, passei a acreditar que o brasileiro é traidor da Pátria.  Se implantar aqui o padrão de repulsa chinesa por traidores, por certo que 50% da população seria fuzilada. Não é possível construir um Brasil forte com tantos traidores e sabotadores soltos e livres, debochados e ditando regras.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Eduardo Outro
Eduardo Outro

GRANDE POST!

Pra variar mais um grande post do Nassif, melhor analista político da atualidade. Com já quase 200 comentários, não li todos, percebe-se facilmente a discussão que provocou. Mesmo que tudo o que Nassif hopotetiza não se confirme, vale pela chacoalhada que dá em nossa cabeça: pensar e se posicionar. Uns acreditam que a guerra continuará contra o atual Governo e Lula até que sejam aniquilados. Outros pensam a teoria do bolo, com relaçao à jararaca, quanto mais nele se bate mais ele cresce. Outros o creem quase imortal politicamente, se alijado da disputa, será eleito quem indicar. Eu, especialista em prever o passado, vou aguardar a evolução da guerra, arrancando meus últimos fios de cabelo na torcida pela vitória do meu General. Apreensivo. Apreensivo pois quando se vê um bispo da igreja católica, Don Darci Nicioli (video no DCM para quem se interessar) falando o que falou aos inocentes fiéis de Aparecida, vemos a que ponto chegou isso tudo. É a casa grande não apenas explorando os da senzala mas explorando com ódio. Justamente quem deveria disseminar amor. Dias piores se anunciam num porvir descolorido.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Salve Min. Marco Aurélio de Melo

Sim Nassif, nisso concordamos, eu também acho o Ministro Marco Aurélio de Melo justo, votou com o relator do Mensalão em praticamente todos as votações deste processo, ajudando a condenar os envolvidos (não todos, faltou o chefe) no maior escândalo de corrupção da política brasileira até o Petrolão vir à tona.

Salve Min. Marco Aurélio de Melo!

Seu voto: Nenhum (16 votos)
imagem de Henrique Vaz
Henrique Vaz

Novas leis penais foram iniciativas do governo

Governo masoquista? Veja quem apoiou ou quem resistiu ao projeto que hoje permite criminalizar corruptores:http://www.cartacapital.com.br/politica/chegou-a-hora-de-punir-os-corruptores-3978.html

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Golpe allà paraguaia

Bom, corro o risco de parecer lunático, mas de qualquer forma a história e os eventos na América Latina no tempo recente me permitem uma digressão.

Quem está por trás do golpe: 

Liliana Ayalde

Essa golpista canalha e descarada foi a que conseguiu depor Lugo via golpe judiciário.

Ninguém de furte em saber que as embaixadas estadunidenses na AL funcionam como filiais da CIA.

Não me surpreenderia saber que ela ou representantes se encontrassem com os operadores e agentes do golpe: membros do judiciário e figuras políticas.

Serra? Talvez. FHC? Bem provável.

A quem possa interessar, durante as ditaduras na AL, os agentes secretos se serviam de lideranças políticas e membros infiltrados em sindicatos, universidades, agremiações e associações para passarem informações dos passos dos opositores das ditaduras.

Fato é que é possível concatenar os eventos e concluir que os EUA não são simpáticos à figura do PT nem Dilma e Lula são os seus favoritos a ocupar as principais cadeiras do Executivo. Muito mais interessante é colocar ali alguma figura 

A CIA adotou uma estratégia diferente: como os golpes não podem ser dados como eram na década de 60, então passou a adotar métodos mais indiretos, mas abertos em várias frentes. Usam o judiciário, a imprensa e a oposição para ir minando pouco a pouco as forças dos considerados opositores. O rol de ferramentas para isso é extenso. Os planos A, B e C, são usados em sucessão, quando não simultaneamente. O golpe se dá inclusive introjetando na opinião pública a aceitação do golpe sem questionamentos.

Não se iludam: quando os golpistas, não os peixes-pequenos, mas os graúdos e invisíveis, pretendem algo, eles não retrocedem.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

"O jornal de ontem mentiu. O de hoje está mentindo. O de amanhã não será mais verossímil."

imagem de altamiro souza
altamiro souza

já semelhanças mesmo com o

já semelhanças mesmo com o golpé de 64

revi o filme "p dia que durou 21 anos", no you tube...

todo o esquema usado pela cia. para derrubar jango...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Severino Januário
Severino Januário

São incríveis estas mulheres

São incríveis estas mulheres americanas. Aquela Victoria Nuland deu o golpe na Ucrânia como se estivesse na sala de visitas de sua casa. Cobrou resultados porque segundo ela os EUA já tinham investido 5 bilhões de dólares naquele movimento golpista que prostou a Ucrânia por longo tempo. E quando, na frente de todos os europeus, alguém lhe falou que de deveria consultar a União Européia, ela disse: "Fuck the European Union!" Isto é que é senso de propriedade absoluta do planeta. Já nossa embaixadora, parece que sua característica é a total discrição. Discrição demasiada, até.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Sérgio da Mata
Sérgio da Mata

The snake will smoke

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Notícia muito importante !!!

Pessoal, 

Alguma maneira de confirmar ou negar esta mensagem que está circulando no Facebbook ???

Se for verdade, provavelmente, a Lava-Jato caminha para o fim !!!

 

A POLÍCIA DA AERONÁUTICA SALVOU O LULA DAS "GARRAS" DE MORO.
***********************************************************************************
A NOSSA "ETERNA GRATIDÃO" AO CORONEL QUE COMANDOU A TROPA DE SOLDADOS DA AERONÁUTICA NO ATO DE BRAVURA NO ENFRENTAMENTO DOS INIMIGOS DA DEMOCRACIA, DA LEGALIDADE E DA PÁTRIA.
*********************************************************************************** 
A OUSADIA DOS GOLPISTAS QUE ANTERIORMENTE JÁ TINHAM PRENDIDO O CIENTISTA E ALMIRANTE OTHON, PARA DESTRUIR O PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO, SOFREU UM GRAVE REVÉS NAS MÃOS DAS FORÇAS ARMADAS. O CIRCO FOI DESMONTADO E O BRASIL AGRADECEU COMO CONSTATOU O INSTITUTO DE PESQUISA.
*********************************************************************************** 
********************SEQUÊNCIA DOS FATOS *******************************
O que teria, de fato, atrapalhado os planos de levarem o ex-presidente Lula para Curitiba é umas das questões mais levantadas após a última tentativa da equipe de Moro.
Aeroporto de Congonhas, sexta-feira, 04 de março, cedo da manhã.
Soldados da polícia da aeronáutica estranham a movimentação de outros policiais armados.
Bloqueiam a entrada e não deixam eles entrarem no aeroporto. Não teriam reconhecido a farda que foi usada pela Polícia Federal, que estava fortemente armada.
Um dos soldados avisa ao coronel o que está ocorrendo.
O coronel fica furioso.
O reforço é chamado. Em poucos minutos a polícia da aeronáutica está preparada com centenas de homens para, se preciso for, confrontar os policias da PF.
A confusão é enorme, então descobre-se que o ex-presidente estava sendo conduzido. Neste momento, o coronel assume o comando do aeroporto e dá ordens para que cem homens da Polícia da Aeronáutica cerquem o jatinho que, segundo lhe informaram, levaria o ex-presidente Lula para Curitiba.
Mais tensão.
Sabe-se então que Lula está na sala da PF para interrogatório. Neste instante é aventada a decisão de invadir a sala para resgatar o ex-presidente. Há uma negociação, mas o CORONEL, QUE SEGUNDO CONSTA É LEGALISTA, TERIA PERGUNTADO: "O QUE VOCÊS PENSAM QUE ESTÃO FAZENDO COM UM EX-PRESIDENTE?."
Em meio a isso, o ex-deputado, professor Luisinho já estaria protestando contra a detenção de Lula e há uma baderna enorme defronte a sala da PF. Manifestantes contra Lula entram em êxtase.
Desmentidos surgem, mas o coronel do aeroporto não dá sinais de recuar. A PA permanece a postos, pronta para qualquer tentativa de condução de Lula.
A equipe da lava-jato desiste do plano A, que seria levar Lula à Curitiba – onde deputados de oposição já estariam comemorando.
Além disso, decidem reduzir o tempo do interrogatório, que era pra ser bem mais longo e, consequentemente, mais cansativo ao ex-presidente.
A Polícia da Aeronáutica, sob o comando do coronel, não arreda pé.
Diante do impasse, o juiz Sergio Moro teria dado ordens para abortar a operação.
O EX-PRESIDENTE LULA É LIBERTADO.
A OPERAÇÃO FRACASSOU.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

´pò, cara, me emocionei com

´pò, cara,

me emocionei com esse relato.

valeu!!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Edmar
Edmar

Acho crível que o Ministro

Acho crível que o Ministro Marco Aurélio tenha usado a PA para impedir o tresloucado ato ordenado pelo Moro. Indício disso é que a Globo se deu ao trabalho de ler um "relatório" do delegado responsável pela "operação". No relatório de alega que o Lula teria, após dizerr que só sairia de casa augemado, ido depor sem opor qualquer resistência. Parece uma tentativa de antecipar defesa para essas alegações de que a ordem era levar o Lula preso pra Curitiba. Tambem é indício de que iam mesmo levar o Lula preso pra Curitiba o deslocamento de alguns da oposição, como o Bolsonaro, e a festa que já faziam, igual à da "vitória por cinco minuto" do Aécio em 2014.  Não que o Ministro do STF discorde "muito" dos golpístas. Mas o primo que o levou ao STF tabem ta na mira dos facistas do MPF. 

Seu voto: Nenhum

Papo louco

   O efetivo da PA em CGH não chega nem a 2 pelotões ( + ou - 30 homens ), muito menos existe algum "coronel" lá baseado.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

junior50

Tem uma outra versão, que o

Tem uma outra versão, que o Juiz Marco Aurélio estava no aeroporto quando começou o tumulto.

Se inteirou do que se tratava, e imediatamente deu ordens para que soltasse o presidente, pois, aquela não era forma correta de tratar um ex presidente.

Dizem que por isso o ministro começou detonar o Moro.

Agora, qual das duas versões é verdadeiras ?

Vai saber !

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Consagre os seus sonhos e projetos ao Senhor, e eles serão bem sucedidos, creia.

gAS

imagem de professora do Paraná
professora do Paraná

Aparentemente não foi isso.

Aparentemente não foi isso. Em entrevista à Bandnews o ministro Marco Aurélio disse que tomou conhecimento do que estava acontecendo quando Lula já estava depondo no pavilhão de autoridades. Ou seja, a vinda pra Curitiba provavelmente já não iria acontecer.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Fulvia
Fulvia

No RJ, marginais costumam

No RJ, marginais costumam assaltar vestidos com fardas do exército (camuflados), polícia federal e polícia militar, agem principalmente em vias que vão dar no aeroporto Internacional do Galeão.  É possível que a PA tenha estranhado um aparato gigantesco de pessoas travestidas de policiais invadindo ou adentrando um aeroporto portando armas de grossos calibres.

É possível que o alto oficial da aeronáutica de plantão naquele dia tenha tomado providências para deter esse aparato que até então ninguém sabia do que se tratava.

Podia ser marginais tentando sequestrar uma aeronave, ou traficantes se passando por policiais tentando embarcar algumas toneladas de drogras em alguma aeronave oficial.  Podia ser também algum sequestro de personalidade pública ou algum ato de terrorismo.  Acredito que o oficial do dia tenha sim tomado providências em meio a balbúrdia que se formara.

Enquanto isso prof Luisinho que já desconfiava do que se tratava, fazia escândalo para chamar a atenção do maior número possível de pessoas.  Agora o que não dá para engolir é o fato de MAM está embarcando ou desembarcando na hora certa e no momento exato em que tudo isso acontecia.  É claro que MAM (imbuído da autoridade que lhe é peculiar) já sabia o que iria acontecer e estava lá para impedir.  

Pelo que eu li em outros sites de notícias toda Brasília sabia da operação de prender Lula, menos é claro a presidente da república e seu então ministro da justiça.

E a tolinha aqui pensava que Zequinha só tocava piano pra búlgara.

 

p.s. Qualquer coisa que vier a acontecer de nefasto no país, pode-se colocar na conta da presidente da república que fez ouvidos moucos para os inúmeros avisos sobre a unutilidade de se manter uma autoridade omissa e indiferente aos reclamos da funçaõ que exercia.  

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.