Para melhor entender os amuos de FHC com Joaquim Barbosa

Para entender esse sentimento de FHC em relação a Joaquim Barbosa, é necessário retroagir um pouco. Como se recorda, FHC apressou-se a vir a público não recomendando qualquer aposta política em Barbosa.
 
Na sua origem, o PSDB era visto como o partido dos intelectuais, dos técnicos, o candidato à social democracia brasileira, imune ao conservadorismo obtuso do PFL-DEM e ao radicalismo da primeira infância do seu irmão univitelino, o PT.
 
A legitimação do partido dava-se através do republicanismo de um Franco Montoro, do sentido público de Mário Covas,  de um punhado de intelectuais de centro-esquerda.
 
FHC nunca foi liderança orgânica do partido. Era um troféu enfeitado por um belo currículo acadêmico. Sua ascensão ao posto de guru máximo do partido foi fruto de uma sucessão de acidentes: a indicação para Ministro da Fazenda de Itamar, a articulação dos financistas do partido em torno do plano Real, e a morte das lideranças referenciais, que o transformou na única referência intelectual do partido. 
 
O líder da oposição
 
Com a democracia assegurada, a estabilidade monetária, as políticas de inclusão, o grande desafio do PSDB seria a estruturação de uma oposição viável, que permitisse uma competição sadia e uma alternância no campo das ideias, das propostas e do poder.
 
O golpismo nasce fundamentalmente da incapacidade de uma oposição em apresentar-se como uma alternativa politicamente viável.
 
A inação, a falta de propostas, o vazio intelectual de FHC, sua posição de mais impopular ex presidente da história, tornavam quase inexplicável sua ascendência sobre o partido.
 
Foi entronizado no posto porque sua falta de ideias e de propostas, sua inércia,  encaixavam-se à perfeição aos objetivos de um partido de caciques que se recusavam a abrir espaço para a renovação.
 
Anos atrás, em um Congresso de deputados estaduais em Foz do Iguaçu, assisti a uma palestra do governador mineiro Antônio Anastasia na qual, com ideias claras e palavras acessíveis, delineava um programa político objetivo, com posições didáticas sobre cada tema relevante, saúde, educação, segurança. Onde está Anastasia? Debatendo-se entre ser candidato a senador, a contragosto, ou abandonar a vida política. E foi o melhor nome de segunda geração do PSDB mineiro.
 
Em São Paulo, Gabriel Chalita tornou-se o primeiro Secretário de Educação tucano popular junto à categoria mais crítica ao tucanato: a dos professores. Era o único nome com potencial da segunda geração de políticos do partido. Foi limado por José Serra. 
 
No Rio, Eduardo Paes só alçou voo depois de deixar o PSDB carioca. No Paraná, Gustavo Fruet cresceu depois de sair das amarras partidárias.
 
A culpa pessoal e intransferível de FHC foi ter endossado e estimulado o mais anacrônico recurso do jogo político brasileiro do século: a exploração do anticomunismo, um fantasma ainda presente no imaginário nacional. 
 
Sob sua liderança, o PSDB endossou essa loucura midiática e tornou-se mais retrógrado que o DEM, mais radical que o PT infante, sendo conduzido pelas manchetes e escândalos, ao invés de conduzir a mídia pelas ideias.
 
A indústria do anticomunismo e a experiência dos cinco macaquinhos
 
Eram cinco macaquinhos, uma escada e, no alto, um cacho de bananas. Cada vez que um macaquinho tentava subir a escada, todos eles recebiam um banho de água fria. Com o tempo, sempre que um macaquinho ameaçava subir a escada, era contido pelos demais.
 
Aí tiraram as bananas do alto da escada. Um a um foram trocados os macaquinhos originais. O novo na turma tentava subir a escada e imediatamente era contido pelos demais. Passava um tempo, entrava na nova rotina.
 
Quando o quinto macaquinho original foi substituído, na memória coletiva não existiam mais bananas. Mas permaneciam os controles internos para impedir qualquer macaquinho de subir a escada.
 
Esse caso, contado nos manuais de psicologia, é similar ao que ocorreu com a indústria do anticomunismo brasileiro.
 
Nos anos 20 e 30 houve um conjunto de episódios consolidando o anticomunismo no imaginário de muitos setores. 
 
Devido às perseguições religiosas em países comunistas, para a Igreja o comunismo passou a significar o ateísmo anticlerical. 
 
Para o Exército, havia as lembranças do que foi chamado de Intentona Comunista, dos oficiais mortos de madrugada, e da doutrina internacionalista que abominava o conceito de nação, além dos ecos da guerra fria. 
 
Para os empresários, tratava-se do regime que acabou com a propriedade privada e instituiu o planejamento estatal férreo.
 
De lá para cá, tudo mudou. 
 
A Guerra Fria terminou no encontro de Kennedy com Kruschev  em 1963. 
 
O comunismo acabou no início dos anos 90. Por aqui, o comunismo já havia perdido a liderança dos movimentos populares para o recém-criado Partido dos Trabalhadores, conduzido por um líder, Lula, que era filho direto da industrialização das multinacionais no ABC. E se havia alguma dúvida sobre suas intenções social-democratas, a Carta aos Brasileiros eliminou-as.
 
Uma a uma foram retiradas as bananas do alto da escada. Mas permaneceu a exploração do anticomunismo no imaginário nacional. Tornou-se a maneira mais simples de conduzir qualquer discussão política pública.
 
Na sua versão século 21, esse anticomunismo tosco assumiu a face do chavismo, bolivarismo, farquismo, castrismo e outros ismos que passam a léguas de distância da realidade política e econômica do país.
 
Será possível que Arnaldo Jabor acredite que nós acreditemos que ele acredita que o chavismo seja uma ameaça ao país? Pouco importa: basta o Hommer Simpson acreditar.
 
O anticomunismo – seja lá o que for hoje em dia – unifica tudo, como creme de leite jogado em cima de doces de má feitura. Soma a indignação moral da religiosidade obtusa, com o desejo de legitimação dos militares, com a indignação do empresariado com a burocracia e o aparelhamento do Estado, com a indignação da opinião pública com a corrupção política. Vira tudo um discurso único. 
 
Não são mais vícios históricos que precisam ser combatidos. Com o anticomunismo ganham forma, corpo, identidade, seja lá o que o Hommer Simpson entenda por chavismo, bolivarismo e castrismo. E cria a figura do inimigo comum a ser eliminado.
 
Dia desses comentaram aqui no Blog sobre um programa da Globonews no qual quatro direitistas jactaram-se da inteligência superior da direita.
 
Deveriam envergonhar-se de ter reduzido a direita a essa montanha de chavões de segunda linha.
 
Para quê a sutileza cortante de Roberto Campos, a navalha afiada de Nelson Rodrigues, a consistência sóbria de Gustavo Corção, a profundidade dos verdadeiramente conservadores, como José Murilo de Carvalho, Paulo Mercadante? 
 
Tudo virou um MMA do pior nível, um caldeirão de impropérios tão fácil de ser reproduzido que gerou uma multidão de seguidores.
 
Em todo o espectro do mercado de mídia abriram-se vagas para anticomunistas radicais, de colunistas de opinião a humoristas, de roqueiros a acadêmicos de pouco brilho. Basta se dispor a brandir uma retórica primária, tão velha quanto os discursos do Almirante Penna Botto, para ganhar visibilidade. 
 
Virou um autêntico coral dos Bigodudos: o discurso brandido pelo comentarista de rádio pretensamente intelectual é o mesmo do humorista de “stand up” é o mesmo dos historiadores de terceira linha.
 
Foi para esses primatas que FHC entregou a bandeira da oposição  embrulhada no sensacionalismo e dramaturgias baratas dos grupos de mídia. Logo ele, filho de uma família historicamente vítima desse anticomunismo primário e generalizador.
 
A manipulação do anticomunismo poderia ser uma jogada de esperteza se o resultado final fosse a viabilização da oposição. A unica esperteza foi ter aberto mercado de mídia para essa multidão vociferante que passou a compor a cadeia improdutiva do anticomunismo.
 
A dura mudança de imagem
 
Dia desses, uma das mais agressivas militantes tucanas na blogosfera fez uma sincera autocrítica. Mostrou a ineficácia desses métodos de agressão, de substituir a disputa de ideias pelos ataques descabelados.
 
Coincidiu com a avaliação dos partidos de oposição – do novo PSDB, com Aécio Neves, ao PSB de Eduardo Campos – de que o estilo esgoto adotado por José Serra mais afastava do que atraia eleitores.
 
Agora, tenta-se a todo custo mudar a imagem.
 
Aécio Neves esforça-se por parecer um bom moço. Ele e Eduardo Campos evitam as baixarias consagradas por Serra. Mas o partido não logrou desenvolver propostas; Aécio não conseguiu desenvolver um discurso.
 
Pior, tornaram-se prisioneiros de uma opinião pública restrita e doente que só sabe exercitar a retórica do anti, permanentemente atrás da catarse, da vindita, da vingança. 
 
Quando o partido tenta se desvencilhar da imagem radical, essa opinião pública sente-se órfã e sai atrás de outros salvadores.
 
E aí entramos no ponto central: porque a preocupação de FHC com o fenômeno Joaquim Barbosa?
 
Serra nunca foi esse profeta louco que passou a encarnar. A melhor definição para ele é que se trata de um estelionatário de ideias, criando personagens fictícios para iludir os seguidores. Enganou a mídia (incluindo-me aí) posando de desenvolvimentista, de anti-privatização selvagem. Depois, tentou enganar a direita com seu discurso à Malafaia. Não convence mais ninguém. 
 
Já Joaquim Barbosa é autêntico, autenticamente radical,  autenticamente jacobino, autenticamente cruel, disposto a qualquer gesto para conquistar o espaço junto às celebridades que o estimulam para a grande vindita.
 
É esse o receio de FHC. Como promover o ajustamento do partido, procurar uma nova legitimação, sem se esvaziar em favor de um alucinado?
 
Nao reclamaria se o alucinado estivesse sob seu controle.
Luis Nassif

242 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E por falar em Barbosa…

    O SUPREMO DO SUPREMO VAI MANDAR PRENDER O HELICÓPTERO

    A PF apreendeu um helicóptero com 500 kg de cocaína (ou terá sido apenas 450 kg?). E segundo a mídia isenta  é impossível saber de quem é a cocaína e até mesmo de quem é o helicóptero. Porém, alguns blogueiros sujos e enlouquecidos dizem que o objeto voador seria da família  PERRELLA  que, por sua vez, seria amicíssima do candidato Aécio Neves. Por outro lado, Aécio Neves anda paquerando com Joaquim Barbosa para que o ministro seja candidato à vice-presidência em sua chapa. Diante da impossibilidade de se descobrir qualquer coisa a respeito da carga misteriosa ( a cocaína) e do proprietário do objeto voador, a  mídia esqueceu completamente do assunto. 

    Mas o ministro Barbosa já emitiu sinais de que não pretende deixar mais este caso de caixa 2 ficar sem punição. E teria dito que no caso de não se identificar um culpado, ele manda prender o helicóptero em pessoa e na mesma cela onde ficará o Roberto Jefferson, um dos réus já condenados no rumoroso processo do mensalão, mas inexplicavelmente ainda gozando de liberdade total. Mas o ministro teria dito também que só manda prender o Jefferson quando tiver provas robustas contra o helicóptero, pois infelizmente não é possível aplicar a teoria do domínio do fato quando se trata de máquinas voadoras.

    PS: da minha loucura podem deixar que eu cuido.

  2. “…o vazio intelectual de

    “…o vazio intelectual de FHC, sua posição de mais impopular ex presidente da história…”

    Parei de ler aí!!!

    O “vazio intelectual de FHC”? Você pode até não concordar em nada do que ele pensa, é do jogo, mas, convenhamos, “vazio intelectual” é forçar a barra.

    Agora, a parte mais divertida: “mais impopular ex presidente da história”? Eleito duas vezes em primeiro turno? Sarney e Collor foram mais populares que FHC? 

    Tenha dó!

    1. Rapá, tu não sabe é ler não,

      Rapá, tu não sabe é ler não, vixi-maria! Não sabe ler o fhc, cujos escritos são, de fato, vazios de conteúdo (é só rapapé), e não sabe ler é não! o que o Nassif escreveu, sô!, ou seja, que é o EX mais impopular. Nenhum EX é tão impopular. Ôxe! Ex-presidente é diferente de presidente, né mêmo? Agora volta lá, lê tudo de novo e copia 100 vezes no caderninho, tá bom?

    2. Cheiúra Intelequitual

      Amigo, não é só não concordar, é a consistência do que não concordar.

      Eu não concordo (fortemente) com Roberto Campos, Janio, Lacerda…

      Mas discutir com eles é algo que FHC não daria nem pra saída. Seria massacrado!

      Se muito, daria alguns falsetes.

      Deu pra entender?

      Assim como contra um Brizola, um Tancredo…

      FHC não passa muito de um principezinho emplumado que tomou conhecimento acadêmico e não sabe o que fazer (eu disse FAZER!) com ele.

      Exceto fazer pose e entonação.

      Ou embasbabar-se com mãos nos ombros…

      Sacou?

  3. Ótimo!

    Ótimo texto Nassif. Desvela a cutruquice dos “viúvos” da guerra fria, e seus argumentos desfocados da realidade, pois é óbvio que não há “comunistas” no poder… E ainda por cima… Que paulada em FHC e seu partido hein, rs…

    Um abraço.

  4. Nassif , simplesmente genial

    Nassif , simplesmente genial ! Até FHC consegue perceber a insanidade de levar Barbosa para grandes aspirações políticas. Entretanto, a alegria do palhaço eh ver o circo pegar fogo.

  5. classificação de Barbosa.

    Qual fase do Jacobino é o Babosa? Imfligir uma derrota o prefeito de SP, na questão IPTU , o classifica como jacobino. Os jacobinos eram loucos, mas tinham um objetivo a defesa do povo e sua melhora de vida. 

    1. sim, eles tinham como objetivo a defesa do povo

      mas se vc considerar que o aumento DIFERENCIADO do iptu paulistano atende a criterios de justiça social, visto que isentava pessoas de baixa renda e aposentados e aumentava para os de renda alta, certamente o “jacobino”  só defendeu os direitos dos Paulo Skafs da vida, pois do povo ele quer distancia…..

  6. pera aí!

    fHC disse que JB não tem traquejo para presidente, mas poderia ser vice.

    agora, quem gostaria de um alucinado, fora do controle, no posto de vice da sua chapa?

    isso faz sentido?

  7. “Quando o quinto macaquinho

    “Quando o quinto macaquinho original foi substituído, na memória coletiva não existiam mais bananas. Mas permaneciam os controles internos para impedir qualquer macaquinho de subir a escada.

    Esse caso, contado nos manuais de psicologia, é similar ao que ocorreu com a indústria do anticomunismo brasileiro”:

    Norte americano.

     

  8. “Dia desses comentaram aqui

    “Dia desses comentaram aqui no Blog sobre um programa da Globonews no qual quatro direitistas jactaram-se da inteligência superior da direita”. Acho que, sem querer, assisti parte do programa. Era o equivalente a quatro torcedores fanáticos de um time falando mal de outro time odiado por eles.  Eram o waack, o Bolivar , o pondé e o reinaldo.

    josé maria

  9. tartufos

    Caro Nassif

    Não pela primeira vez, FHC e Roberto Marinho, acompanhados das esposas, posaram em 1ª fila num recital no Itamaraty, quando aquele chanceler.

    Pouco depois daquele regabofe, escândalo das parabólicas (ou antes?) Fhc acaba ministro das finanças e ‘candidato’.

    De quem?

    O tio dizia que ele não era confiável.

    Tartufos!

    Mário Covas é de família endinheirada em STS. De berço rico.

    Meu pai e seu compadre, comunistas dos tempos bicudos, do tempo da guerra, sempre suspeitaram dele.

    Questinavam: como um sujeito ‘trintão’, supostamente politizado à esquerda, poderia participar daquela marcha de reacionários?

    Todavia, ele esteve nela.

    Tartufos!

    Montoro foi ministro do trabalho.

    Do Jango?

    Não. Do Tancredo!

    Mas se apresentava, na década de 80, como Ex-ministro do trabalho de Jango.

    Tartufos.

  10. Propostas, platéia, palco e bastidores.

    Pergunta: Porque a oposição não oferece propostas?

    Resposta: Porque elas são impublicáveis.

    A menos que mintam oficialmente (pois nas coxias mentem o tempo todo) e ofereçam as mesmas propostas que seus adversários.

    E os eleitores não são otários

    (nem eu poeta).

    Sabem quando o produto é falsificado.

    Daí a sinuca de bico.

    E a vontadinha de apagar a luz.

  11. O PSDB carrega uma doença de

    O PSDB carrega uma doença de berço: ele é cria do PMDB. Sua origem está na fuga de políticos de centro-esquerda do PMDB paulistano, após perderem influência no partido. O PMDB é o maior partido do Brasil. Mesmo assim é incapaz de lançar candidato próprio a presidente. Isto porque o partido é nada além de um ajuntamento de políticos com interesses estaduais, formado para atender às exigências da lei eleitoral. Não se arriscam a voos nacionais porque jamais conseguiriam satisfazer os interesses locais de seus filiados, nem suportar o risco de ficar longe do poder em caso de derrota nacional.

    A sina pmdbista do PSDB se manifesta claramente fora de São Paulo. Sua origem é paulista. Cresceu em outros estados seja como abrigo de políticos da linha pmdebista, seja por estar no poder. Seu comando nacional foi completamente paulista. Por isso seus interesses eram basicamente paulistas. Os planos nacionais do partido eram os interesses de  São Paulo. Na verdade, da elite paulista. Os intelectuais que gravitavam no centro-esquerdismo e se juntaram ao PSDB eram o joio da mistura. Suas ideias não eram novas, nem boas. E suas boas intenções não resistiram aos encantos do poder  e às oportunidades que desfilavam em sua frente.

    Para azar do partido, suas referências maiores, Montoro e Covas, morreram. O comando passou para as mãos de FHC e de Serra. O segundo só abre a boca para dizer que fez algo, cuja autoria é de outrem. O primeiro é um mestre das platitudes. Sozinhos, eles são incapazes de empurrar algo adiante. Somente muito vento soprando na popa faria algo sob o comando de ambos seguir em frente. Foi o que ocorreu após o lançamento do plano real, que eles mesmos puseram a perder logo depois.

    A vida foi muito generosa com FHC. Segundo nos conta o livro o príncipe da privataria, um tio  teria dito que ele nunca triunfaria, baseando-se na capacidade exibida pelo sobrinho. Coube ao vendaval irresistível do liberalismo, impulsionado pela queda do comunismo, a inação do esquerdismo e a força dos governos Reagan e Thatcher, unir empresários e mídia para fazer dos tucanos campeões nacionais.

    Quando a casa caiu, a parte do empresariado que estava bem posicionada com os tucanos gritou. A mídia faz parte deste grupo. Toda a incapacidade dos líderes tucanos foi exposta. São incapazes de elaborar uma ideia nova. Seus principais economistas ainda defendem os manuais liberais que foram desmentidos pela realidade. São incapazes de olhar em volta e se adaptar aos novos tempos. Esta crítica aplica-se também à mídia. Tinha duas opções. Ao invés de se deixar levar pelos novos tempos, preferiu ficar ancorada no passado e tentar mudar o curso do tempo. Era uma derrota anunciada. Mas tudo isto passará. Caberá aos historiadores catalogar os ossos dos tucanos e dos ainda barões das mídias, extintos por não se adaptarem ao ambiente que evolui em seu próprio ritmo.

    O espaço que Serra ainda consegue nos jornais deve-se à esperança que a mídia deposita em seu cada vez mais remoto retorno a um cargo com poder de gasto. Quanto a FHC, já completamente afastado de qualquer possibilidade de cargo eletivo, sua aparição constante na mídia deve-se a seu sucesso junto aos leitores. Seus aguerridos admiradores, embora poucos, compram seus exemplares para prestigiar o mestre. E os petistas, que odeiam FHC, também compram, para poderem protestar. O homem é um dos poucos que conseguem atrair público. Basta ver que os post que tratam de FHC são campeões de comentários neste blog. Ele é um trofeu. Mais petista do que tucano, pois sua presença causa mais danos aos últimos, enquanto a maioria ainda se recordar de seus tempos na presidência. Por isso, eu não perco a oportunidade de dizer: Vida e lingua longas a FHC.

  12. Pensando com Nassif

    Por mais que matute, Nassif, não consigo atinar com os dados históricos em que vc se baseia para dizer que PSDB e PT são irmãos univitelinos. Parece-me um disparate, já que participei do processo de criação do PT no início dos anos 80 e me cansei de ser xingada nas manifestações pelo pessoal do PSDB. Essa turma achava que a gente não podia reivindicar nada se não estivesse andando a pé, de chinelinho de dedo e roupas velhas. Carreata parecia ser exclusividade desse pessoal e quando nós nos atrevíamos a fazer uma dessas éramos não apenas hostilizados pelos cheirosinhos, mas atacados por sermos muito radicais.

    Pensando em tudo que vc escreveu, parece-me que seu tom é muito mais de preocupação pelo fim de um partido que, desde a origem – como dissidência do PMDB, liderada por Mário Covas – se mostrou apartado do povo, mais chegado mesmo a uma classe média que naqueles tempos também procurava identificar seu lugar no jogo das forças sociais, após o fim da ditadura militar que a submeteu por longos anos à manipulação descarada das organizações mafiosas da mídia nacional.

    O PSDB nasceu com vício de origem, embora tenha mobilizado nomes como Teotônio Vilela, Franco Montoro e Mário Covas. Mas na luta intestina, ainda na década de 80, esses fundadores perderam espaço para os pragmáticos Serra, FHC e aliados. O PSDB nunca foi partido de massas e muito menos da massa trabalhadora, desde o fim da era Vargas escanteada no jogo político nacional.

    O PT surgiu de bases sindicais e dos movimentos sociais. É uma força política que veio se fortalecendo e aprendendo a jogar o jogo político, em um processo de adequação às exigências para chegar ao poder, porque isso é, ao fim e ao cabo, o objetivo de toda agremiação política. O PT cometeu o “erro” de não se restringir à oposição barulhenta que sempre o distinguiu no cenário político e isso é imperdoável para a direita empedernida que, alojada nos redutos conservadores, como São Paulo, e principalmente nos aparelhos midiáticos de manipulação, tenta a todo custo minar esse poder legítimo, conferido pelo povão ao PT.

    Portanto, não existe base histórica nem sociológica para corroborar essa análise primária que tenta igualar os dois partidos. O ocaso do PSDB está cada vez mais próximo. E vc terá de abrir mão do antigo namoro, aquele que o seduziu nos anos 90 e o levou a defender em sua coluna na FSP as privatizações tucanas.

    1. Os gêmeos bivitelinos

      Brunacci,

      será que o Nassif não se referia aos tantos fundadores do PT e do PSDB que saíram do antigo MDB, PCB, etc e que historicamente lutaram pela democracia no Brasil nas décadas de 60, 70 e 80?

      Acho que este é o líquido aminiótico ao qual o Nassif se refere. Creio. 

      Mas só também. Foi parir as crianças e a coisa fedeu. Um caiu num berço pobre e o outro em berço de ouro se achando dono do pedaço. 

      Hoje, os meninos crescidos, deram nisso. O do berço de ouro, já adulto,  faz beicinho para tomar o lugar do menino pobre que conquistou seu espaço mrecedidamente. 

      Percebe-se que aquele menino do berço de ouro está meio doente e provavelmente não passará dos 35 anos de idade. 

      Como é comum dizer: a inveja mata…E eles estão morrendo. 

      É a primeira vez que irei ver alguém morrer de inveja. Literalmente.

       

       

       

       

       

    2. Gêmeos

      PT e PSDB são, claramente, gêmeos idênticos, univitelinos.

      O que não significa que se dêem bem um com o outro, que se gostem ou se apoiem.

      Se não fossem a vaidade, radicalismo e sede de poder de ambos os lados, governariam este país ad infinitum, com apoio da “ala progressista” do PMDB, PDT, PSB e demais partidos de centro e esquerda e, assim, teriam enterrado os Sarneys, Bornhausens, Malufs, Agripinos, Collors, Renans e outros.

    3. Foi a coisa que mais me

      Foi a coisa que mais me chamou a atenção no texto. Nassif sempre insiste nessa tecla, mas eu jamais concordarei com essa opinião. PT e PSDB não são nem irmãos, que dirá univitelinos. O simples fato de alguns políticos de ambos os partidos terem tido participações similares na luta pela redemocratização do país não os torna parentes.

      Talvez Nassif pense que a a classe médis petista de São Paulo equivale à classe média tucana, mas ele esquece que a formação do partido envolveu uma massa totalmente estranha à classe média. O primeiro prefeito petisto em Recife era operário e morador de um bairro superperiférico e pobre chamado Ibura. O PSDB recifense não deve saber nem onde fica tal lugar.

      Excetuando essa afirmação aberrante, o texto é muito bom.

  13. joaquim barbosa é o candidato da UDN em 2014

    O psdb será varrido do mapa em 2014.

    O PiG vai junto? Ou vai lançar outro candidato? joaquim barbosa é alternativa para o moralismo udenista.

  14. Desabafo

    PQP, Nassif!

    Escrevi um monte sobre seu ótimo post e perdi tudo antes de enviar.

    Agora, … só depois!

    Mas deixo pelo menos o elogio, como desabafo!

     

  15. um incapaz

     

    É surpreendente a falta de capacidade de articulação política de FHC, também não acredito na viabilidade de JB como candidato mas ele deveria elogia-lo e dizer que já tem seu candidato, posteriormente dependendo de como as coisas se apresentem lá na frente aí sim ele ofereceria a vice-presidência.

    Eu me lembro bem da campanha de sucessão de Lula em 2009 quando os nomes de Aécio e Serra estavam na disputa dentro do partido e Lula fazia elogios ao mineiro, ele brincava dizendo que não tinha um canditato e a oposição tinha vários rsrsrs 

  16. Sei, conheço o discurso

    Então o comunismo acabou no início da década de 90, só que em alguns anos será a maior economia do planeta.

    O imperialismo yankee também não existe mais, ficou lá atrás em algum lugar do passado, só que a NSA sabe a marca da sua cueca e com quem você anda conversando.

    Conheço o discurso. Agora somos todos irmãos, lutando globalmente contra os loucos terroristas islâmicos para levar a democracia a todo o planeta e, é claro, assegurar os direitos dos LGBT e dos maconheiros, que é o que mais importa.

    Sei. Conheço.

    Nos aguardem.

    1. Boa Marcos.
      Eu pensei algo

      Boa Marcos.

      Eu pensei algo igual, mas escrever qualquer coisa em cima do que o Nassif escreve não é para qualquer um como eu.

      Fiquei que nem o mineiro que encontrou a lâmpada mágica e só pediu queijo porque ficou com vergonha de pedir algo mais valioso.

    2. O que LGBT e maconheiros tem a ver com o resto?

      Me parece que uma parte fundamental de ser comunista é tratar as pessoas com igualdade e garantir a liberdade individual. Assim um comunista devertia ser um capeão dos direitos das minorias sexuais.

       

      Por isso é trsite ver o que acontece hoje na Russia. Todo o tempo vivido no comunismo foi inutíl para livra-los do preconceito e de um moralismo tacanho (violência e corrupção, tudo bem. o problema é a propaganda do homossexualismo).

       

      E quanto à futura maior economia do planeta. você deveria visitá-la para ver que o comunismo acabou por lá no final dos anos 70. Só ficou uma ditadura fortíssima e um capitalismo controlado pelo governo, com todos os seus problemas – desigualdade, especuação, consumismo e desperdício, etc.

  17. Caro Nassif e demais
    Assim

    Caro Nassif e demais

    Assim como alguns, estou no PT desde a sua formação, em épocas passadas, votei no FHC como senador.

    Durante o desmanche e criação de novos partidos, os partidos empresariais precisavam de uma nova máscara,  o PSDB serviu certinho, hoje ele está desgastado. Mais radical, veio o PT, os petistas jurássicos, se desdobram com o PT no governo, sabem do possível, mas está longe do que sonhamos.

    O PT no governo e com a atual configuração de deputados e senadores, interessa a setores do empresariado, eles sabem da limitação do governo e que as mudanças não os afetam, coloco o PT hoje, como um partido que agrada os setores empresariais, que tem visão de futuro, não os setores empresariais tiranossauricos, que além de não querer o PT grande, serve de freio para os avanços sociais, que é o PSDB atual, mas não me iludo quanto a nenhum do dois.

    Considerando apenas as eleições, o PT tem que aumentar os números de deputados e senadores e se conectar com os  movimentos sociais.

    Antes era o anticomunismo, mas demonstrava a luta de classes, agora é o terrorismo, a luta de classes fica mascarada, é terminologia do neoliberalismo.

    Saudações

     

     

     

  18. os macaquinhos e os doutoramentos

    O texto de Nassif explica, sim.

    Manobras via mídias para chegar (de novo) ao poder é coisa que FHC nunca deixou de fazer.

    Quanto aos macaquinhos, a primeira vez que soube deles foi lendo a Folha, provavelmente neste artigo do

    mestre Rubem Alves:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u326.shtml

    Agora achei uma fonte com a descrição (em inglês) da pesquisa e slides para você acompanhar, passo a passo, os acontecimentos com os macaquinhos:

    http://www.culturesatwork.com/blog/item/90-dangers-of-learned-behaviour

    Lá diz que

    It is based on actual research about transmitted fear responses by G.R. Stephenson. (Stephenson, G. R. (1967). Cultural acquisition of a specific learned response among rhesus monkeys. In: Starek, D., Schneider, R., and Kuhn, H. J. (eds.), Progress in Primatology, Stuttgart: Fischer, pp. 279-288.)

    Quanto ao brilhantismo acadêmico de FHC, toda vez que ouço ou leio esta frase não consigo deixar de me lembrar da portentosa análise de Millôr Fernandes da tese que FHC aprontou e que o levou ao doutoramento. Para começar o ano novo rindo às gargalhadas, leia lá:

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-pensamento-de-fhc-analisado-por-millor-fernandes.html

     

  19. É por essas e outras que

    É por essas e outras que considero o Prof Hariovaldo Almeida Prado o maior pensador da direita atualmente. É o único “pensador” da direita que tem uma proposta consiste, bem definida e clara: “No combate ao comunismo ateu e em defesa da família cristã”.

  20. PARA QUE SERVE O MULATO GLOBELEZA

    PARA QUE SERVE O MULATO GLOBELEZA

    “Se queres entrar na política, temos uma vaga de senador subalterno”. Este é o recado da direita, dado antes por Dora Kramer, e agora diretamente por FHC, a Joaquim Barbosa, o notório carrasco torturador (e potencial assassino) de José Genoíno, prisioneiro político do estado brasileiro pela segunda vez.

    Na verdade apenas um afago no ego do psicopata, tal proposta é mera conversa prá boi dormir. Que a direita escravocrata brasileira não vai querer trocar do cargo atual o mais perfeito especimen de jagunço que encontrou em mais de 500 anos de história de dominação do Brasil.

    É lá no STF, a postos para o golpe a ser tentado em 2014, que ele deve ficar.

    Se não conseguirem, pois “maiores são os poderes do povo”, restará a este senhor se arrastar com a sua coluna vergada para a Casa Grande, submisso e subserviente, até o final de seu mandato no supremo, prestando mais alguns serviços sujos, tais como manter, em sessões de tortura judicialescas, as suas patas e caninos sobre os “seus” presos petistas, segurando suas cabeças para a Globo exibir como troféu até as eleições, e inocentar seus patrõezinhos mafiosos na corja política do PSDB, DEM e agregados.

    Para em seguida se aposentar, mergulhando na mediocridade de um dos rodapés mais fétidos e vergonhosos da história brasileira.

    E, quem sabe, virar sócio de Gilmar Mendes na Casa Grande de alguma fazenda do Mato Grosso, para comandar seus jagunços menores, completando a grande metamorfose de sua vida.

    1. Mulato?

      Rapaz, você está cert em tudo, exceto em chamar JB de mulato, sendo ele, obviamente, negro. Não tenha medo de usar essa palavra, pois não é palavrão.

  21. Para entender o processo e

    Para entender o processo e resumir mais esse excelente texto de Nassif, usarei a frase de Juracy Magalhães:

    ” o que é bom para os EUA, é bom para o Brasil”

    Foram os EUA quem propagandeou o anticomunismo, e a nossa classe média sempre foi uma seguidora do que determinam os EUA. Daí que parte da igreja aderiu ao movimento de 64, outra parte opôs forte resistência.

    O PSDB surgiu na classe média e dentro dela. O PSDB sempre foi figadal admirador dos EUA. Daí,  nenhuma surpresa com o neoliberalismo do qual se utilizou, nenhuma surpresa no alinhamento com a grande mídia, historicamente defensora dos interesses imperialistas.

     

    1. As matrículas não estão 

      As matrículas não estão  encerradas. E a primeira aula será:

      “Conhecer profundamente o assunto sobre o qual vai escrever” e

      as outras coisa – paulatinamente – lhes serão acrescentadas.

  22. Nassif

    A sua contatação;

    “O golpismo nasce fundamentalmente da incapacidade de uma oposição em apresentar-se como uma alternativa politicamente viável.”

    Não condiz com a sua análise sobre Jango e o golpe que o derrubou.

    Sobre isso gostaria que vc publicasse o contraponto respeitoso e muito bem fundamentado do comentarista Obelix, às 15:28, no post   “As contradições de Jango”

    1. Ô Assis, não fica aí

      Ô Assis, não fica aí apertando o Nassif, por causa de um pequeno detalhe… Além do mais, quem consegue fugir às minúcias, às análises abissais produzidas nas reentrâncias daquele cérebro do Obelix?  Gostaria tanto de saber se Obelix é o mesmo Titia Morgana… Me passa essa informação, por favor, Nassif?  

  23. A ilusão. Ou a continuação de um sonho

    Todo o excelente e factual texto de Nassif, para concluir com um questionamento:

    “É esse o receio de FHC. Como promover o ajustamento do partido, procurar uma nova legitimação, sem se esvaziar em favor de um alucinado?”

    Não percebo em nada, em nenhuma posição, discurso, plataforma, ou pronunciamento dos líderes do partido algo que minimamente conduza alguém a pensar que o PSDB está procurando ajustamento ou nova legitimação.

    O PSDB, por opção, se tornou refém da grande mídia, e a bandeira da grande mídia não é o Brasil propriamente dito.

    1. FHC, pensa?

      FHC – a Ofélia da política brasileira – apenas quer afastar jb da disputa presidencial para que o psdb pelo menos continue como “o primeiro dos últimos” na eleição. Mas tá dificil, porque Aécio é mais fraco que caldo de bila. Sei não, mas tenho a impressão que sei lá…acabam chamdndo Serra para disputar o segundo lugar.

      Quanto ao capitão-do-mato…o que os coroneis ordenarem, ele cumpre. É um pau-mandado e ponto final.

      http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/

    2. O receio de FHC.

      Entendo os “amuos” do FHC, contra a pretensão do Joaquimzão, em imiscuir-se na vida partidária, como o receio do seu partido, em perder o poder, não somente para um partido político como o PT por exemplo, mas para um aventureiro, desequilibrado, cruel, anti-democrata, rancoroso, maldoso e recalcado, como o “sonhador” em questão.  

  24. Elocubrações

    Há uma grande disputa ocorrendo na sociedade.

    População  X  grandes corporações

    os governos no meio

    A grande mídia no mundo históricamente ao lado do poder.

    Afirmações ou constatações de “governos fracos” e “falta de representatividade nos parlamentos”.

    Governos que tentam ser nacionalistas ou avançar nos preceitos democráticos de melhores condições sociais.

    Fortes pressões

    A ladainha do crescer, crescer, colocando as grandes corporações como centro do processo.

    A grande mídia como instrumento de manipulação.

    Cultura hegemônica.

    Perda de direitos.

    População  X  grandes corporações

  25. Mas quem é que quer o Joaquim

    Mas quem é que quer o Joaquim Barbosa?. Nem pra adoção…ninguém quer, não serve. Ta muito grande pra ser adotado.

  26. Caro Luis,como

    Caro Luis,como sempre,irretocavel seu comentário,mas naturalmente ensejaria um segundo comentário,que seria a candidatura de Joaquim Barbosa a presidente,já que ao meu ver,esse e o centro da questão.Quando você corretamente o coloca” autenticamente  desequilíbrado,provinciano,jacobino e cruel”,nessa linha eu teria muito mais adjetivos pouco lisonjeiros para acrescentar,como se materializaria uma candidatura de Joaquim Barbosa e seus desdobramentos em uma campanha.A candidatura assim que oficializada,carimbaria o julgamento do mensalão como de exceção,político e com evidente fins eleitoreiros,inclusive ao meu,ver passível de anulação.Seria tudo que o PT quer para iniciar o massacre.Com um comportamento comprovadamente irascível e desequilíbriado,que postura adotaria durante uma nada limpa,como certamente são as campanhas,especialmente as presidênciais.Como se comportaria durante um debate televisivo,onde teria obviamente que responder a perguntas mortíferas para ele.Jogaria na lata do lixo o capital político que conseguiui com aquela história do menino pobre que mudou o Brasil.Voce acerta na mosca quando diz que não,reclamaria se o alucinado estivesse sobre seu controle.Fernendo Henrique e um camaleão,e como não seria de outra forma,se aproveita corretamente da situação,e acerta,quando afirma que Joaquim Barbosa não saberia como evitar crises.Ele quis dizer que JB e a própria crise.Bem,diante de tudo que coloquei,que e o centro de toda discussão,há espaço para uma aventura do tipo,Joaquim Barbosa para presidente.Não creio em uma candidatura de JB a presidente.A palavra está com você meu caro e meu nobre Luis Nassif .

  27. Acho uma grande sacanagem com Serra

    “Serra nunca foi esse profeta louco que passou a encarnar. A melhor definição para ele é que se trata de um estelionatário de ideias, criando personagens fictícios para iludir os seguidores. Enganou a mídia (incluindo-me aí) posando de desenvolvimentista, de anti-privatização selvagem. Depois, tentou enganar a direita “

    Se é um estelionatário(e o é), apenas seguiu os ditames das correntes que abraçou.

    Como posou de desenvolvimentista e anti-privatização e enganou?

    Não sabiam que ele era candidato do PSDB e a opção (lado) do PSDB?

    Enganou a mídia?

    Paraí, a mídia não pauta o que querem os grandes grupos?

    No emblemático caso da bolinha de papel, Serra recebeu um telefonema e logo após ele teatralizou a cena.

    Quem deu imensa repercursão foi a mídia, inclusive “entrevistando” “especialistas”.

  28. artigo

             O Supremo e a vara de marmelo

              Haveremos de convir. Em um dia, em uma tarde qualquer. Ou mesmo na calada da noite, quando não formos mais donos do tempo. O Inquisidor Joaquim Barbosa que preside o Supremo Tribunal Federal, a corte mais poderosa do mundo. Atípica, diferente das de outros países democráticos. Exorbitância de poderes conferidos, inclusive pendente de alterações preconizadas pelos Tratados Internacionais a que somos signatários. Não praticaria o leque de ilegalidades. Açoite à Constituição, não fosse a composição do Supremo, uma das piores da história na defesa dos princípios constitucionais, e provável destaque na subserviência sem pudor. Na luz do dia e sob o luar. Ao contrário da diversidade e preparo jurídico comprovado nas sociedades que se edificaram na defesa dos direitos da cidadania, aqui são escolhidos até em mesa de botequim, em eventos não recomendados. Sem transparência e notório saber que a atuação exige. Nas mais das vezes na madrugada fria e tenebrosa, alçados a condição de reis, e assim entendem e se comportam. São cotizados, não no sentido de resgate de direitos subtraídos de populações, etnias, situações de pessoas com necessidades especiais, pela exploração, segregação. E são reincidentes e solidários (quando silenciam ou não) nas questões que envolvem crimes hediondos, uns antes, outros depois: estupros, assassinatos, ocultação, sequestros, a banqueiros criminosos e chiques, a todos eles a liberdade. Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Celso de Mello e Gilmar Mendes, no julgamento da ADPF 153/DF, em 2010, pertinente o registro, foram favoráveis a que a Lei da Anistia 6.683/79 premiasse os crimes praticados pelos torturadores do aparelho policial-militar. As asas da liberdade foram estendidas, por eles ministros, sobre os agentes públicos que praticaram os crimes mais cruéis e desumanos a mando do estado terrorista a serviço do capital internacional. Contra àqueles que efetivamente defenderam a legalidade constitucional quebrada, estilhaçada pelo Golpe Militar de 1964. Torturas como método de interrogatório, assassinatos covardes e ocultação dos corpos nunca encontrados, estupros, homicídios, perdoados. Confundiram o último pau-de-arara da música com o degradante instrumento de tortura ainda visto, relatado em algumas delegacias do país. Contra a tendência das Cortes Internacionais de punição dos criminosos, inclusive em vários países do que se denomina Cone Sul. Votaram contra a punição dos torturadores que praticaram crimes inomináveis durante a ditadura militar. Deixaram criminosos desse naipe, crimes contra a humanidade, livres nas ruas e avenidas. Rindo, zombando acintosamente das famílias que perderam seus filhos na luta pela democratização do país. E tinham todo o respaldo jurídico dos Tribunais Internacionais, Corte Interamericana de Direitos Humanos, na vertente de imprescritibilidade desses crimes. Acovardaram-se. É fato, o constrangimento, a tortura psicológica, a imputação da humilhação acoplada à falsa pena, decorrente do falso crime (pela ausência de provas), caso da AP 470 (mensalão) se consolida perigosamente na conjuntura atual. Agora uma prerrogativa do Supremo. E pelo fato de pensarem assim mesmo e não serem contidos na investida contra a legalidade democrática. Seria uma contradição insolúvel deixar o torturador do regime militar preso e permitir que Genuíno, Dirceu e outros mais que participaram na luta contra a ditadura, tenham os benefícios da lei, na especificidade das penas. Destaque para o ministro Gilmar Mendes, como os outros antes, além de banqueiro criminoso, solta também assassino, Reginaldo Pereira Galvão o matador sanguinário da missionária Dorothy Stang e o estuprador de 37 mulheres Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos. A ministra Rosa Weber é réu – confessa, afirmou que condenou José Dirceu sem provas. Ellen Gracie, ex-ministra que não deu trégua na condenação dos petistas, de malas pronta para o PSDB. E na sobra do que restam, os outros ministros ajoelhados em caroços de milho atento as lições de Joaquim com a vara de marmelo em uma das mãos; na outra a Constituição Brasileira totalmente esfacelada. A composição do Supremo atual é que permite os crimes contra a Constituição. Em permanecendo a apatia, não do mundo jurídico, a OAB, as Associações de Magistrados se levantam contra a ditadura do Supremo, vários a serem cometidos em 2014. É só aguardar.

    Por Renato Uchôa (Educador)

    1. Sr Educador
      Os nomes que

      Sr Educador

      Os nomes que postou abaixo como sendo estes que votaram favoráveis a anistia de criminosos, está em parte errada. 

           Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Celso de Mello e Gilmar Mendes, no julgamento da ADPF 153/DF, em       2010, pertinente o registro, foram favoráveis a que a Lei da Anistia 6.683/79 premiasse os crimes praticados pelos      torturadores do aparelho policial-militar.

      Ayres Britto e Ricardo Lewandowski não votaram pela anistia geral e irrestrita .  Foram votos vencidos.

       

      Votaram pela Anistia geral e irrestrita : Eros Grau, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Carmem Lucia, Peluso, Marco Aurélio, Ellen Gracie.

      Creio que voce de corrijir, inclusive,  naqueles locais para os quais já enviou, caso tenha ocorrido. 

       

       

      1. Meu teclado está

        Meu teclado está brincando…kkkk

        Errata:

        Creio que voce de corrijir, inclusive,  naqueles locais para os quais já enviou, caso tenha ocorrido. 

        leia-se:

        Creio que voce deva corrigir, inclusive naqueles locais para os quais já tenha enviado(caso tenha occorrido).

         

        Abraços

  29. Falta algo em seu artigo

    Falta algo em seu artigo Nassif !

    O que tem a fundação ford a ver com toda a trajetória

    desta pessoa?

    ….”era tanto dinheiro e não precisava justificar os gastos”….

  30. Juca Kfouri

    Até o Juca Kfouri no blog dele quer saber a resposta para o maior enigma de 2013:

    – a fazenda é dos Perrella.

    – o helicóptero é dos Perrella.

    – o piloto é dos Perrella.

    – a cocaína não tem dono?

    1. Essa eu sei.
      A fazenda é do

      Essa eu sei.

      A fazenda é do pai.

      O helicóptero do filho.

      A cocaína é do espírito santo, amém.

       

      (não lembro onde li, mas achei que é ótimo)

       

      PS: Não éra o Kfouri que admirava tanto o Zezé? Mudou de opinião?

  31. FHC x Joaquim Barbosa

    FHC pecou. Omitiu-se “vergonhosamente” de ser oposição ao deixar a presidência da República. Mas, não chega a ser o vilão que está aí delineado na crítica feita pelo colunista.

    Se o PT ainda não conseguiu virar o jogo político e implantar uma ditadura no Brasil é porque as instituições democráticas foram implementadas da contento pelo governo FHC.

    Nassif, direita e esquerda só existe na idéia dos esquerdistas dos “Grêmios Pelicanos” por aí afora! Coisa dos anos 60!!!!

    Desafio você publicar nesta sua coluna matéria (honesta) a respeito da dívida interna feita pelo Lula e Dilma e qual foi destino que deram ao dinheiro!

    Da mesma forma desafio você publicar matéria (honesta) a respeito das intenções de Lula e do PT quanto ao jogo político no Brasil sob a ótica do Foro de São Paulo.

    O PSDB é uma sigla, um partido político, porém o povo brasileiro  (consciente) que comunga dessa oposição congrega 40% da população (produtiva – não a do Bolsa Esmola). Convencer os outros 40% que vivem dos privilégios étnicos e beneficiários da Bolsa Esmola são outros quinhentos. Esse é o jogo político do PT hoje, comprar a consciência política dos menos favorecidos com essa indignidade (Bolsa Esmola e privilégios para cotistas étnicos).

    Joaquim Barbosa não tem estrutura partidária para concorrer ao cargo de Presidente, seria manipulado pelos caciques da atualidade (da sua esquerda!). Se optar por ser ditador não seria diferente de um LUMUMBA.

     

     

    1. Sugiro você trocar de

      psiquiatra! Por que seus remédios estão errados.

      ” intenções de Lula e do PT quanto ao jogo político no Brasil sob a ótica do Foro de São Paulo.”

      “PT ainda não conseguiu virar o jogo político e implantar uma ditadura no Brasil”

      Deus do céu, ninguém na sua família lhe explica que você esta com problema neurológico, ou é parte do seu DNA?

    2. Carlos Antonio não sabe onde fica a verdade.

      Nassif, a crítica honesta que você merece é querer parecer democrático. Dá voz a quase todos.Mas esse Carlos Antonio é um embuste intelectual, todos no blog já sentiram isso. Mas ele tem todo o espaço do mundo com outros pseudônimos na Revista do Esgoto, na Folha, no Estadão.

      Se eu escrever no blog do Reinaldo Azevedo pedindo providências contra os proprietários de meia tonelada de cocaína no helicóptero da empresa de um Senador da República, pilotado por um funcionário da Assembleia Legislativa de Minas, ele vai xingar minha mãe e não publicará.

      Esse Carlos Antonio se apoia em 44% de votos para a presidência, obtidos mediante fraude grotesca, onde a ex-Ministra Erenice Guerra foi apresentada como bandida para prejudicar Dilma e nem o STF com Barbosa e tudo teve coragem de processá-la por qualquer coisa, pois todos os “fatos” narrados na Revista do Esgoto e na Rede Globo eram falsos. Esse Carlos Antonio precisa saber da vergonha que eu sentia vendo milhões passarem fome. Que oportunidade tinha um garoto nascido na Caatinga em 1990? Tinha oportunidade de migrar para São Paulo, virar camelô no Largo da Concórdia e talvez virar um classe média, com um carro zero um-ponto-zero e uma casinha de 3 quartos e quintal nos limites da Zona Leste.

      Um garoto nascido hoje no agreste não precisa mais migrar. Vai terminar seus estudos e cursar uma universidade pública. Vai projetar plataformas de petróleo em Pernambuco. No governo do PSDB elas eram compradas em Singapura ou em qualquer outro lugar onde não se podiam examinar as contas e o superfaturamento estava liberado em nome da modernidade.

      Ele diz que o PT não conseguiu implantar uma “ditadura” no Brasil. Se o PT quisesse, bastava aplicar a lei. Sem dinheiro do governo, a Revista do Esgoto, Folha, Estadão e Globo não sobreviveriam 3 anos. E os “empresários de oposição”, basta dar um aperto nos Skafs da cidade de São Paulo e eles estão enquadrados. O “sucesso” do Golpe de 1964, isto é, sua longevidade deveu-se às ilegalidades que cometeu. Tortura e assassinatos tinham objetivos políticos explícitos. Destruiu a maior companhia aérea nacional, a Panair e a VARIG, uma empresinha lá do Sul tornou-se a maior companhia aérea do Brasil, criou a Rede Globo, cujo jornal era o QUINTO em vendagem no Rio de Janeiro. Com essas “ajudas”, muita gente no Brasil enriqueceu, os inimigos faliram. Esse Carlos Antonio agita a bandeira do Povo Ridículo para sofismas. E como dizia a minha avó, sofismas não põem pão e leite à mesa.

    3. Meu Deus!!!! Carlos

      Meu Deus!!!! Carlos Antonio… vc não pode parar de tomar seus tarjas-preta!!

      “as instituições democráticas foram implementadas da contento pelo governo FHC.”??? Ah é? Quem comprou o congresso rpa se beneficiar da emenda de re-eleição? Quem nomeou o famos ENGAVETADOR geral da república (cargo que era pra ser PGR)? Quem nomeou Gilmar Mendes pro STF?

       

      Ah, e o seu penultimo parágrafo é de tamanha tosquisse que deveria ser emoldurado!!

  32. Panelinha?

    Excelente raciocínio, mas acho que o problema do PSDB também se deve ao fato que formou-se uma panelinha de lideres do partido que não dão oportunidade aos novos talentos, essa estrutura de líderes não deixou o partido avançar como poderia, principalmente se tivessem deixado o Aécio se candidatar a presidente no último pleito – uma excelente oportunidade de bater a até então desconhecida Dilma.

    1. FHC e os Outros Psicos

      Bom dia.

  33. comentando

    Assisti, zappeando ao painel mencionado em que quatro pensadores com as mesmas opiniões espinafravam esquerdas, comunismos chavismos etc. e um senhor brilhante, será o grande filosofo deste mundo quando os macacos estiverem extintos e ele único representante das espécies, concluia ser de esquerda apenas o preguiçoso assim no seco. Olha o Jabor, Gullar e menos votados promovidos à …?

    O jb apesar de ter estudado conhecer línguas não percebeu como o poder é exercido. Lá bem no alto estão os bem nascidos, na velha Europa eles devem ter perfume da nobreza nada de “parvenu”, nos estados unidos aqueles do dinheiro recente e antigo, no Brasil uma mistura com dinheiro e procedência. Os demais estão prestando serviços, sentar à mesa dos grandes não significa ser o construtor das ideias, é sim receber os recados e cumpri-los. O jb neste pais dos váriados ismos não quer perceber o racismo, este menino é o maior inimigo e limite insuperável.

    O deslumbramento do cargo te impediu ser construtivo, não vai precisar da historia para ser julgado.

  34. Nassif

    O Barbosa seria incrível, talvez seria uma grande oprotunidade do PSDB de conquistar mentes e corações, “BARBOSA PARA PRESIDENTE”, precisa ver se o Ney Latorraca iria topar…………..hilário , não?

    1. anticomunismo

      Em 62/63, a China encaminhou uma missão diplomática/empresarial para “ver” as condições do Brasil para futuros negócios. Depois Jango, nosso vice presidente,  retribuiu a visita indo à Pequim para consolidar esta parceria, que seria o marco do desenvolvimento norte americano no século vinte, pós guerras.  Os anticomunistas, os mesmos de hoje, com a diferença que as forças armadas estavam enganjadas e lideravam todas as conspirações contra o governo, espionaram e usaram esse fato para insuflar o “povo” conta o comunismo e efetivar o golpe que de fato aconteceu. Hoje se tenta a mesma coisa usando o castrismo, bolivianarismo, chavismo etc. A mesma canalha de sempre.  STF está enganjado nesta conspiração toda e o Joaquim Barbosa é mais um neste processo. A diferença é que é visivilmente desiquilibrado, a um passo do hitlerismo. O ódio que tem pelos petistas é de uma imensidão sem medidas. Tudo porque teve que se ver humilhado diante de José Dirceu a pedir seu apoio para ser indicado a ministro. Jose Dirceu ainda ponderou que ele poderia amanhã estar o julgando. Como resposta inventou esse tal de Domínio do FAto para encarcerar seu benfeitor. Barbosa, além de tudo que o Nassif falou, é um verdadeiro bandido.

  35. Virou birra comigo.Porque um

    Virou birra comigo.Porque um dos mais respeitado blog  da blogosfera,cujo responsável e um dos mais respeitado jornalista brasileiro,privilegia comentaristas.A,B e C tem primazia sobre D, E e F.Os comentarios,por dever de justiça,não deveriam ser postados na medida que fossem postados.Porque acontece isso só aqui e nem um outro,porque já verifiquei em todos.So acontece aqui E certo isso?Que critérios são esses?Aqui antiguidade e posto?O conceito de democracia aqui e este?Com a palavra o editor do blog ou o resto e silêncio.

    1. Tenente, dia desses vetei um

      Tenente, dia desses vetei um comentário dizendo que você é o rei dos chatos. Achei uma injustiça. É que ninguém teve paciência de lhe explicar que comentarista cadastrado tem comentários publicados automaticamente. E quem não é cadastrado precisa esperar a liberação. 

      1. Ha, ha, ha… Semana passada

        Ha, ha, ha… Semana passada um Desembargador,  que desejava ser chamado de excelência num restaurante, destratou o garçon e foi ridicularizado pela mídia. Isto é igual a um militar querendo usar os privilédios da patente num blog?

      2. Pois errou feio.Nao devia ter

        Pois errou feio.Nao devia ter vetado.Quanto a ninguém teve paciência de me explicar quanto a cadastramento,conversa mole,e que geralmente as pessoas tem medo de militar.Veja o caso de LCLbotelho,nunca mais apareceu.O principal argumento de quem não os tem e partir para desacreditar  o outro.Ja começo a incomodar.Meu pai costuma me dizer que o pior ciúme e o de homem.Quanto a você Nassa,esquenta não.Eu sou o Tim Maia do blog.

      3. Comentário Aberto ao

        Comentário Aberto ao Jornalista Luis Nassif.Pensei muito antes de tomar essa atitude.Se você vai publicar ou não,isso a mim não compete.Antes de mais nada quero lhe dizer que sou um socialista,por formação e convicção.Sou um admirador incondicional do ex Presidente Lula.A ele devoto carinho,respeito e admiração.Não voto em partidos por terem se tornados um saco de gatos.Voto em Lula,ontem,hoje,sempre,eternamente.Voltando a questão que me motivou a lhe dirigir esse comentário aberto,sou seu admirador,bem como de sua irmã  Maria Inês, que considero a mais completa jornalista/articulista da chamada grande mídia.Fiquei muito feliz quando foi prestar seus brilhantes conhecimentos ao Instituto Lula.Sou leitor do seu blog há anos.Bem,a pouco menos de hum mês me habilitei a postar comentários em seu blog.Tentei estabelecer uma empatia com você,até na forma de meus comentários jocosos,de estilo diferente ao praticado no blog,não consegui e comecei a notar que alguma coisa estava errada.Como está em moda,  eu era um ponto fora da curva.Quando iniciei os comentários,estava em plena efervecência o episódio que se convecionou a se chamar de Helicoptero do Pó.Notei uma certa apatia do blog com relação a esse assunto,em contraponto com a propria historia e postura do blog,e em relação a velha mídia.Comecei a cobrar de forma dura,insistente,diária.O blog,praticamente não tomava conhecimento, e em alguns casos limava meus cometários.Se o assunto era incômodo ao blog por razões outras,a mim não interessa.O blog tinha a obrigação de se posicionar,seja de que forma lhe proviesse.Se sou seu leitor,é porque aqui encontrei  posições que harmonizam com  o meu modo de pensar.Não custava nada ter me explicado que comentaristas cadastrados tinham preferência na postagem de comentarios.Não, a mim isso nunca foi feito.Óbvio,o proposito não era esclarecer,era outro.Claro,me excluir do blog.As minhas cobranças se tornaram  um incômodo.O editor de um blog e um  jornalista de sua categoria taxar um participante de” Rei dos Chatos”é algo impensável.E aí Nassif caiu a ficha e o rei ficou nú.Você teria formas bem mais elegantes de me excluir do seu blog.A forma deselegante com que me tratou, e pricipalmente a forma que engendrou para me excluir do blog, me leva a pensar coisas que não cabem em você.Como disse no início,a publicação desta é de sua inteira resposabilidade,o blog é seu e você fará o que melhor achar.Meu respeito e admiração por você continuarão,reafirmando votos de um Feliz Ano Novo,para você e sua família,despeço-me, e até uma outra oportunidade se Deus quiser,meu caro e meu nobre Luis Nassif.

        1. Não chora não seu Tenente…

          Não chora não seu Tenente… não dá bola pro pessoal daqui, as vezes são de pegar no pé … se já aturamos o “Anarquista” … anos luz…. imagina!… te registra e segue comentando bixo, o dono do blog é gente boa…

           

          … ah, lá encima podes escolher como os comentarios serão dispostos, por antiguidade ou não…  abs

        2. Caro tenente, (batento

          Caro tenente, (batento continência, rsrsr) se o senhor fosse leitor antigo do blog como afirma ser, saberia que leitor cadastrado tem o comentário liberado imediatamente.   Fez sua defesa, porém caiu em contradição, deixa de mimimi.     

    2. Democracia na visão de um tenente.

      Caro Tenente, se a explicação do dono do blog, não foi entendida, eu posso desenhar, pois todos sabemos que o conceito “democracia” jamais foi entendida como representatividade e direitos iguais, para todos, pelos militares.

    3. Não pode derrotar Hitler e bajular seus sucessores.

      Sr, Tenente, com todo o respeito, não bato continências para o senhor. O senhor merece todas as homenagens por aquilo que fez na Segunda Guerra, mas seu discurso político atual é perfeitamente preconceituoso, obtuso, irrelevante, na medida que fala sobre o que não sabe e não sabe sobre aquilo que fala. A idade provecta traz experiência, mas nunca trouxe inteligência.

       

  36. “Mau rei em tempo de paz

    “Mau rei em tempo de paz Tarqüínio foi bom general em tempo de guerra” afirmou Tito Lívio sobre Tarquínio Soberto (último rei de roma). Sobre o mesmo diz Virgílio em seu poema épico Eneida:

     

    “Vis et Tarquinios reges animanque superbam

    Ultoris Bruti, fascisque uidere receptos?

    Consulis imperium hic primus saeuasque securis

    Accipiet, natosque pater noua bella mouentis

    Ad poenam pulchra pro libertate uocabit.

    Infelix! Utcumque ferent ea fact minoris:

    Uincet amor patriae laudumque immensa cupido.”

     

    Em Português na conhecida e prestigiada tradução de Odorico Mendes:

     

    “Ver queres os Tarquínios, e o severo

    Vingador Bruto e os recebidos feixes?

    Cônsul, tomando as sevas machadinhas,

    Ai dele! imolará rebeldes filhos

    à pulcra liberdade. Vário ajuizem

    Disto os vindouros, há de o amor da pátria

    E o de glória vencer desejo imenso”.

     

    FHC foi mal presidente em tempo de paz e seria comandante ainda pior em tempo de guerra, pois assinou o tratado de não proliferação de armas nucleares deixando o Brasil à mercê de algumas potências imperiais que tem milhares de ogivas nucleares em seus “arsenais diplomáticos”.  O desejo imenso de FHC de moldar o Brasil à sua imagem e semelhança, contudo, o transforma num simulacro do banido rei romano. Tarquínio tentou recuperar o poder e fracassou. Esta é a sina de FHC, pois o  amor da pátria há de sempre derrotar ele e todos seus afilhados políticos (José Serra, Geraldo Alckimin, Aécio Neves, etc…). 

  37. Um raio de luz, em FHC.

    Nassif, que o “andar do combôio” fez o FHC, até então dígno de crédito, pela sua formação academica e seu espírito revolucionário, transformar-se neste arremêdo de político, que hoje ainda tenta existir, isso está claro, para quem acompanha a caminhada  destes atuais atores políticos, porem que ele fez isso, quase que sem querer, tambem é verdade, porem a caminhada “no escuro” que o seu partido (antes MDB, depois PSDB) obrigou-lhe, e ainda obriga-o, a tentar consertar as “cagadas”do seus companheiros, e quando alguem resolve sair do anonimato, ou tentar entrar na política “por cima” como o Joaquimzão, que antever a saída do Supremo, e a entrada no ostracismo, e “peita” o sistema, sonhando com a possibilidade de continuar “mandando” como adora fazer, ele desperta uma espécie de medo ou ciúme, destes velhos caciques, que só aceitam dividir os cargos majoritários do partido, com os “seus”.

    Isso explica os “amuos” do ex-presidente, contra o atual Pres. do STF.

  38. Concordo com o dono do blog

    Concordo com o dono do blog quando diz que FHC passa longe de ser um líder político daquele tipo que é visto interna e externamente como uma figura referencial autêntica, uma espécie de ícone a quem as pessoas recorrem para identificar um grupo e suas idéias (o que o Lula inequivocamente é para o PT). Mas o problema é menos a falta de idéias do ex-presidente (que nem entro no mérito se é fato ou “pegação no pé” do dono do blog) do que falta de carisma mesmo. Enfim, é muito fácil antipatizar com FHC, não seria diferente se ele fosse o Oráculo de Delfos da Social Democracia. Mas isso de querer jogar nas costas do ex-presidente, que foi esquecido, pra não dizer que foi escondido, pelo PSDB ao longo de praticamente todo o governo Lula, a maior parcela de responsabilidade pelos descaminhos do tucanato me parece muito injusto. E, convenhamos, mesmo que tivesse rumo e discurso e lideranças autênticas, dificilmente o PSDB faria frente ao PT. O PSDB não tem base social, não tem eleitorado cativo (vem dependendo nos últimos pleitos do eleitorado “anti”, que é fiel como uma meretriz), seus quadros têm todos a mesma cara (homem, branco, de classe média alta; pra mim isso é secundário, pro eleitorado, isso conta muito e vai contar cada vez mais). O PSDB tem cara de ser um clube, daqueles frequentados apenas por bem nascidos. É assim que é visto, como o “partido dos ricos”. Do outro lado, tem o PT, um partido de massas, o único do país, com uma liderança carismática, o Lula. Que idéias, que propostas, mudariam a correlação de forças? Sem uma ajudinha (muito mais tímida do que os petistas e filopetistas querem nos fazer crer) de certos setores da imprensa, e o PSDB já teria sido dizimado.

  39. BARBOSA/FHC

    IMAGINEM BARBOSA PRESIDENTE E SERRA VICE OU AO CONTRARIO , O BRASIL

    VIRA UMA VENEZUELA , ESSA É PARA POUCOS ENTENDEDORES !!!

  40. Me sinto um tanto

    Me sinto um tanto constrangido a deixar meu comentário uma vez que, não sou intelectual e nem tão pouco um exímio entendedor da politica atual. Resta-me então apenas uma pergunta: O senhor Nassif é tendencioso a defender o P.T em seu dia a dia?

    Quando leio sobre F.H.C já imagino um monstro, mas paro e reflito quem ele foi e graças a Deus, consigo retornar ao campo da sanidade e dar certos créditos pelo tempo que o nosso país andou nos “trilhos”.

    Hoje, fico com o “pé atrás”. Tenho medo do futuro que nos apresentam.

    Belo dia ouvi alguém dizer (pessoa simples), vocês irão sentir o verdadeiro Brasil após o ano de 2014, pois não haverá a cortina da copa do mundo e em seguida as eleições.

    É problema meu, mas estou iniciando a construção da minha residência e não consiguirei terminá-la neste ano que se inicia e por isso, meu medo aumenta a cada dia.

    Existe por ai, algum visionário que posso me dizer com exatidão como estará nosso país em 2015/2016?

    E vou mais longe, se existir alguém super otimista e com dinheiro sobrando, por favor, fala com o luciano hulk para me incluir no programa lar doce lar. Mas, quero que o super otimista me ajude na compra dos materiais. ok?

    Eu desafio alguem a me ajudar.

    1. Tente usar a memória.

      E lembrar como eram os tempos do fhc no governo – os “trilhos” eram de uma montanha russa de expansão e retração econômicas, desemprego e precariedade de trabalho, juros altíssimos, desindustrialização, duas quebras  do país.

      Naqueles tempos, ninguém tinha a menor idéia de como iria acabar o ano, quanto mais os dois próximos.

      Então não entendo porque da sua preocupação. Acredito que, apesar de prognósticos não tão bons, temos hoje muito mais capacidade de estimar o que vai estar acontecendo em 2015/16 do que era possível nos anos 90.

    2. Na boa… vá lá ler sua veja

      Na boa… vá lá ler sua veja vai…
      Pelamordedus!! uma década de melhora signifgicativa na viada da maioria da poplualçao.

      Desdemprego em queda… aumento da renda… etc etc etc etc e vc ainda fica com medinho pq a “Regininhas” vêm na TV dizer que tem medo? Pq Miriam Leitão diz todo santo dia que o país vai quebrar?

      Faz DEZ ANOS que vocês vivem falando que no próximo ano o Brasil quebra e a cada ano o páis está melhor!

      Vai construir sua casa na Espanha ou na Grécia, onde o materia de construação deve estar mais barato que aqui

       

      E denovo, a previsão que vc adoraria ouvir (que o páis via quebrar) está lá nos veículos de comunicação que vc proavelmente gosta de seguir, o PIG!  Nção tem erro: na veja, folha, estadão, globo, as previsões são SEMPRE as piores possiveis (desde que o governo seja trabalhista, claro)

  41. Bom Texto

    Bom dia, Nassif.

     

    Belo texto, na minha opinião Joaquim Barbosa sairá candidato a presidente sim, mas de todo modo vai levar uma saraivada que não vai ter como esquecer. 

    1. O irretocável toma corpo

      O irretocável toma corpo principalmente quando LN faz seu mea culpa  “incluindo-me aí” quanto à sua ardente  admiração pelo Serra… disso me recordo bem…

       

  42. Nassif porque você defende Aécio??

    O artigo é excelente mas peca por uma coisa que você insiste!! Porque defender Aécio??

    O que há de novo em Aécio???˜!!! Um mauricinho filhinho de papai (ou de vovô se preferir) viciado em pó e alcool, devasso, arrogante um completo idiota.

    E o avô dele?? Eterno em cima do muro que se dizia de esquerda mas dedurava todo mundo prá tortura. 

    E Anastasia?? O grande intelectual, o supremo administrador entrega um estado em colapso total, mal administrado, em que os resultados do famoso “choque de gestão” do Aécio terminaram de quebrar o estado na administração infantil e incompetenta do tal gênia Anastasia.

    E o contrôle de imprensa?? Todos adoram falar de Cuba, de China de Venezuela mas aqui em MG toda a imprensa é controlada pelo Aécio. Sabe-se até como ele faz a chantagem ( por meio das verbas publicitárias do Estado e empresas como Cemig e Copasa- cerca de 60% do total de verbas publicitárias em MG). O controle de imprensa aqui é capaz de provocar cenas como uma charge de o Estado De Minas (o grande jornal do mineiros) em que a mulher do Lula aparece na porta do quarto perguntando a Lula se foi de algum amigo dele a idéia de matar o cartunista (no caso o cartunista Glauco assassinado em 2010). E o mesmo chargista f6ez um desenho de Tancredo Neves como anjinho (!!) lá nas nuvens assoprando conselhos para o delito netinho…

    Pôxa… Você fica aí de longe em São Paulo fazendo especulações sobre o que acontece em Minas deveria de vez em quando ouvir o que seus cumpadres tem a dizer sobre esta farsa e fracasso total que é o Aecismo !!!

    1. Parece que a ficha caiu,na

      Parece que a ficha caiu,na linha do comentário de Fernando Lopes.Fui taxado de chato,dada a minha insistência na apuração do caso do famoso Helicóptero do Pó.Aqui no blog,quase nada sobre o assunto.Peguei pesado.Ninguem e chamado de chato a toa.Vai ver Nassa,que quem postou me taxando de Rei dos Chatos,não queria nem saber do tal Helicóptero do Pó.Agora ta explicado.Arre égua.

    2. Entre mineiros.

      Minas é um país insondável. Em 2012 estive em BH e outras cidades do interior umas sete ou oito vezes. Com todos com quem eu conversava, só ouvia cobras e lagartos do Aécio e do Anastasia. A maioria, impublicáveis. Mas se vocês não gostam deles, como eles se elegem? Parece que Aécio teve 80% dos votos para o Senado, elegeu o governador, o cara deve ser bom…

      Conversa, respondiam. Eles têm o total controle da imprensa. O noticiário local da Rede Globo e outras redes é de elogio amplo total e irrestrito. O Estado de Minas é um jornal falido (no final de 2013 demitiu uns 80 funcionários entre jornalistas e administrativos), cuja pauta é determinada pela Andréa Neves, irmã do Senador mauricinho. Com o controle da imprensa, em estados isolados como Minas, que recebe pouca gente de fora, com esse controle determina-se o controle da opinião pública. Se Minas afundar, o Brasil vai junto. E 2014 é a última estação. Se não mudar agora, não haverá esperanças. Nassif, a gente pode ser paulista, mineiro, paranaense, alagoano, mas na hora de escolher o candidato, pouco importa se estudou na mesma universidade que eu, se torce para meu time ou se frequenta a mesma pizzaria. Seja quem for, venha de onde vier, precisa defender as ideias nas quais acredito. Nenhum outro critério de voto deve prevalecer. Só serve quem defende as ideias que a gente julga justas, embora para cada um, a justeza das ideias seja diferente.

    3. Meu caro, você está

      Meu caro, você está equivocado. quem manda na mídia em Belo horizonte é a irmã de Aécio Neves. Ela é que detêm o poder midiático e político, o irmão é apenas um “bucha”. Um abraço.

  43. Propaganda e JB

    Em primeiro lugar: propaganda agressiva nunca funcionou no Brasil. Basta ver que aquelas da PepsiXCoca-Cola não fizeram sucesso aqui.

    Em segundo lugar: Não precisamos de outro Jãnio Quadros.

  44. Muitos anos atrás assisti a

    Muitos anos atrás assisti a um Roda Viva (quando prestava) onde o entrevistado era o saudoso Milton Santos.

    FHC era o presidente do Brasil.

    Um dos entrevistadores perguntou ao MS como ele via um intelectual na presidência.

    Milton responde:

    _Devo corrigir a sua pergunta pois não temos um intelectual na presidência. O intelectual muda a sua opinião sómente como fruto do debate e após ser convencido pelos seus pares e o que temos é uma pessoa que muda de opinião de acordo com os interesses políticos.

    P.S.: relato o fato apenas apoiado na memória e já se passaram muitos anos. Mas afirmo que foi +ou- assim. Abs.

  45. Muitos anos atrás assisti a

    Muitos anos atrás assisti a um Roda Viva (quando prestava) onde o entrevistado era o saudoso Milton Santos.

    FHC era o presidente do Brasil.

    Um dos entrevistadores perguntou ao MS como ele via um intelectual na presidência.

    Milton responde:

    _Devo corrigir a sua pergunta pois não temos um intelectual na presidência. O intelectual muda a sua opinião sómente como fruto do debate e após ser convencido pelos seus pares e o que temos é uma pessoa que muda de opinião de acordo com os interesses políticos.

    P.S.: relato o fato apenas apoiado na memória e já se passaram muitos anos. Mas afirmo que foi +ou- assim. Abs.

    1. Acho que é o trecho que

      Acho que é o trecho que segue:

       

      Fernando Conceição: Esse processo, o senhor considera este processo irreversível? Em outros termos também o Brasil hoje é governado por um intelectual conhecido internacionalmente, e o seu projeto de governo tem por trás de si uma série de outros intelectuais que apresentam esse projeto como um projeto irreversível, e chamam os críticos desse projeto de ressentidos. O presidente até tem usado alguns termos, bobos e etc.. O senhor não se sente dessa forma como uma ave rara em todo este processo na intelectualidade brasileira? Na medida em que grande parte dessa intelectualidade tem aderido ao projeto de governo, que me parece, tem sido, haja vista, a vitória que o atual governo teve na votação da reeleição.

      Milton Santos: Se aderem é porque são menos intelectuais. O intelectual se caracteriza pela sua força crítica. Quem, dotado de força crítica for, jamais vai imaginar que é uma só perspectiva, uma só alternativa.

       

      http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/112/entrevistados/milton_santos_1997.htm

  46. FHC e PSDB estao condenados a

    FHC e PSDB estao condenados a serem sempre o heróis dos Pit Bulls do Brasil. Depois de se deixarem representar por histéricos profissionais como  Reinaldo Azevedo, Mainard, Augusto Nunes, Jabor e revista Veja, eh tarde para buscarem a classe do Figaro e de Jacques Chirac.

  47. Nossa Nassif,arrasou

    Eu  venho observando a reação do FHC meio creusa-descabelada desde dezembro. Eu até compartilhei com o grande professor Hariovaldo de Almeida Prado essa impressão 

    https://twitter.com/AnaCruzzeli/status/407102093703401473

    Acho que a midia está querendo enfiar o Joaquim Barbosa na goela do PSDB e o FHC luta com todas as plumas de seu corpo pra que não haja esse triste fim.

     Depois que ¨quiseram¨ enfiar a Marina na goela do PSB acho que Barbosa na goela do PSDB seria tática dos banqueiros e Rede Globo. Se isso se confirmar que o Dudu traíra aguarde, Marina tomará o posto do rapaz na moral.

     A candidatura do Eduardo Campos não é solida como muitos pensam não. Vamos ver se ele é macho o bastante para frear o Joaquim e sua rede global de maldades. 

     De qualquer forma ver Fernando descabelado…Não tem preço. E isso é culpa do José Dirceu.

  48. FHC e Barbosa

     Joaquim Barbosa mostrou-se  ser um deselegante e rude concomitantemente  deslumbrado com o glamour midiático. Fato de maior, indisfarçável,  é ser ele escancaradamente anti-petista, sem a menor sombra de dúvida. Porque tanto ódio de petista e inveja do Lula que o conduziu ao cargo? Vá entender. Joaquim Barbosa e Gilmar Dantas, ops, Mentes, ops Mendes, deveriam, sem dúvida,  regularizar suas filiações ao PSDB. Porque o reu confesso Jefferson não entrou na sua sanha vingativa  espetaculosa das  prisões dos ditos “mensaleiros”? Porque o tal mensalão tucano de MG ainda nem começou a ser  julgado?

    A compra de votos para aprovação da PEC para reeleição de FHC, infinitamente mais amoral,  imoral e grave que o tal “Mentirão” jamais mexeu com os ânimos do STF que deveria “on the top” zelar pela nossa Carta Magna. Neste ato, os tucanos  corromperam para  reformulação, em seus  benefícios, da nossa lei maior. Infinitos outros escãndalos abafados e engavetados, infinitamente mais graves,  jamais serão julgados ou sequer foramquestinandos moralmente por este tribunal, agora  de exceção, visivelmente influenciados pela pressão de uma mída amoral acarretando em um indisfarçavel julgamento político em que o presidente julgador  sonha poder maior. 

    Uma atenuante é ser ele, então,  um jacobino, nacioanista ou xenófobo. Pior seria se fosse a la FHC, entregusita, privateiro, engavetador e xenófilo. Tenho dito. 

  49. Ah,ah,ah,ah,ah.Ta vendo Nassa

    Ah,ah,ah,ah,ah.Ta vendo Nassa que eu não sou um chato.Veja o comentário de Rai.Para ficar bem com você,pagou o maior mico.Pois bem seu Rai,pertenci a Força Expedicionária Brasileira-FEB,lutei na segunda guerra mundial,em combate fui ferido e perdi o dedo mindinho,sou um octogenário aposentado,por idade e por invalidez.Fui condecorado por bravura pelo Governo Brasileiro por ter trazido vários escalpos,portanto mereço respeito.Nassif,apesar de me considerar um chato,não nega os serviços que prestei a minha Pátria e dela me orgulho.Rai,se você me der a honra de querer me conhecer,estarei desfilando em Brasília no próximo 7 de Setembro.Va até o pelotão dos pracinhas e pergunte pelo Tenente Aldo Raine.Facil me achar,só tenho quatro dedos na mão,mas pelo amor de Deus não me confunda com Lula.Nassa,na moral,se você olhar do seu lado,verá que o chato não sou só eu.Sou um Tim Maia,Nassa.

    1. Nunca confundo C., com bunda

      Caro Tnte, respeito seu passado dito “glorioso” porem não tenho o menor carinho por milicos, sejam da ativa ou da reserva, pois sofrí nas mãos de seus companheiros, na defesa da redemocratização brasileira, enquanto o octogenário militar, deveria está “deitado em bêrço explêndido”ou apoiando seus colegas de farda, quando eles prendiam, torturavam e até matavam, os democratas que lutavam pela democracia.

      Quanto a confundi-lo, com o Lula, fique tranquilo, isto jamais ocorrerá, pois ao contrário do sr. ele é um homem de bem, que perdeu um dedinho, trabalhando e não atirando em pessoas, e isso o difere muito do caro ex-militar..

    2. inconfundível: Lula,o maior lider brasileiro de todos os tempos

      Ninguém irá confundi-lo com Lula.

      Ele foi nosso presidente por dois mandatos.

      E foi um presidente maravilhoso, tirando milhares de brasileiros da pobreza. Nem preciso discursar sobre suas obras sociais. E foi perseguido pela ditadura cruel que se instalou em nosso País. Mas sobreviveu e e se tornou o brasileiro mais importante, não só no Brasil, mas em todo o mundo!

      E você, não nego seus méritos, acho que todos que participaram em defesa do País são dignos de grandes elogios e devem ficam perenemente e inesquecíveis em nossa memória.

      Mas escalpos?!

      É claro que soldado em combate irá matar ou morrer. E o heroísmo em combate é digno de grandes encômios, máxime pelo  risco de sua própria vida, na defesa de nosso País. Pedir respeito pelo seu heroísmo é correto.

      Mas guardar escalpos?!

      Pedir respeito pelos escalpos?

      Não, você merece respeito pelo soldado que você  foi, defendendo nosso povo, jamais por ter guardado escalpos de soldados de outro lado da trincheira. A final,  estes últimos,  os soldados do outro lado, eram seres humanos!

       

    3. Aldo Raine?

      Aldo Raine? Xará do personagem de Bastaros Inglórios? Aham, tá bom.  E eu sou o General Patton. Bem que eu acho que te conhecia de algum lugar…

  50. FHC

    Muito ouvi falar de vc ter se vendido ao PT, a principio achei que não era verdade pois o tinha como alguém que dista não precisaria e com o tempo e seus textos deu para ver a verdade, em seu texto vc transforma um dos melhores presidentes que o país teve nos ultimos 70,80 anos colocando-o no mesm patamar de um Sarney, Collor, Figueiredo, mas esquece que este país ainda possue pessoas que tem condições de ler e ver todos os tipos de comentaristas e sua tendencias e criar um a opinão própria, voltando ao texto se ve uma endeusação do ptismo e a demonização de quem não compactua com eles por vc, o comunismo que vc retrata realmenre não existe pois o PT é ‘oportunista’ e sim depoos de sua passagm pelo poder veremos o que realmente sobrou do país e alguns numeros atuaisn já me dão razão, sugiro que vc vc volte a ser menos tendencioso tenho certeza que seria bem mais respeitado.

  51. Irretocável. Luis Nassif

    Irretocável. Luis Nassif acordou inspirado. Essa vai entrar para os anais das melhores analises de inicio de ano. Ano que promete muita emoções…

  52. Amuos de FHC com Joaquim Barbosa

    Quer saber, Nassif, seria bom que Joaquim Barbosa fosse, sim, candidato à Presidência, pois ele não resistiria ao debate democrático. Hoje ele ele tem a grande mídia ao lado, incensando-o, falando sozinho, mas numa campanha política, sendo questionado por jornalistas independentes e bloguistas sem o ranço direitista, tendo que debater frente com a Dilma, ele, truculento e troglodita, mostraria a sua face mais verdadeira e cruel. Seria flagorosamente derrotado, pois depois da internet a grande mídia não consegue enganar a grande massa e não elege mais ninguém.

  53. FHC e JB: uma bomba semiótica.

    Prezados e prezadas,

    É um texto de rara densidade, e não poderia ser diferente.

    Gostaria de apresentar alguns comentários complementares, que não atacam a ideia central do texto: a direita perdeu o rumo!

    O que o Senhor Nassif desconsidera, talvez por não achar que mereça destaque, e/ou por opção política, é que a ideia de bipolaridade que se resumia na disputa geopolítica da Guerra Fria, que repercutia nos arranjos institucionais (Estados Soberanos) ao redor do planeta pode ter acabado, mas não a contraposição entre capitalistas e anticapitalistas.

    Desconsiderar isto é como aceitar que é este cenário mundial que permanecerá como última etapa “civilizatória-evolutiva” da Humanidade, que ficará circunspecta a esperar os ciclos de crises capitalistas (expansão e retração). Creio que se  for isto, resta-nos o suicídio coletivo (perdão pela piada ruim).

    É claro que o Exército, empresários (os mais inteligentes) e setores conservadores da sociedade, capazes de formular conceitos mais honestos que tipos como Jabour, Leitão, Sardemberg, Villa, Azevedo, e outros, enxergam que não estamos a beira do colapso vermelho.

    Mas eu imagino que é isto que os assombra, e explico porque:

    Em um mundo hegemonicamente capitalista (sim, eu considero a China um exemplo acabado de capitalismo de Estado, e não um vertente bem sucedida do socialismo real), e na ausência de um contraponto ideológico tangível, tendo as forças de esquerda da América Latina ocupado governos com sucesso inquestionável, dada as condições rudimentares nas quais receberam seus países, após anos de esquartejemanto neoliberal, não restou nada mais que esta direita tacanha como representação política. É como se a direita tivesse se intoxicado de si mesma, no pós-tudo que desembocou em 2008.

    Em nenhuma outra época, o capitalismo alcançou níveis tão extremos de auto-realização (aliás, como sempre ocorre antes de cada debacle).

    É só dar uma olhada no painel das direitas mais significativas eleitoralmente (ou não) ao redor do globo. Ou temos um deslocamento para o centro, junto as forças consideradas progressistas, como signo de autopreservação (no Brasil é exemplo o PMDB, o que representa o PSD, etc), ou um isolamento no extremo (Grécia, Áustria, França, Inglaterra, EEUU, etc).

    Para este setor solitário, nada mais que recorrer a fantasmas do passado, já que não monopolizam mais a agenda do presente, e quiçá, a do futuro.

    O capitalismo sabe que na retomada que se anuncia, precisa desesperadamente dos Estados (como sempre precisou) para alavancar sua acumulação. E nesta recente ressaca neoliberal, os setores políticos nos quais a população identifica uma simbiose com a ideia de Estado necessária não é a direita.

    Por óbvio o capitalismo mantém as agendas de governança sob restrita e ferrenha dominação, no tripé improvável, de juros, câmbio flutuante e déficits fiscais (engana-se quem imagina ser estes indicadores da responsabilidade de governos nacionais), mas há uma considerável brecha a ser ocupada por movimentos populares para esticar a corda, de forma indesejável para os detentores do poder.

    São o que Marx com maestria identificou: os paradoxos capitalistas, ou a sua dialética fatal.

    Qualquer movimento mais à esquerda destes governos é “saudado” com editoriais furiosos, loas a tradição, família e propriedade, etc.

    É que neste emaranhado de possibilidades e fluidez de informações e da ação política (este é um termo que o Senhor Nassif gosta) não há mais como divisar se no auge de seu domínio sobre as formas de governança e dos gestos político-culturais nacionais, não esteja a cilada irreversível do capitalismo.

    Em um mundo “desarrumado” como o de hoje, não é mais possível determinar (de verdade, nunca foi, mas hoje é bem mais agudo o processo de fluidez) se uma medida X ou Y desencadeará turbilhões de insatisfação, como bem diz David Harvey, movimentos da alienação, que expressam profundo desgosto com o status quo, mas não detêm direção política.

    Há sempre forças de plantão, incubadas, capazes de aproveitar a oportunidade.

    É este o temor que arrasta estes movimentos conservadores a tipos como Joaquim Barbosa.

    É este o paradoxo da “internet livre” e a vigilância da NSA e CIA.

    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    O entrevero entre FHC e JB (este último não respondeu, ainda) é, como já disse em outro post, uma bomba semiótica, cuidadosamente armada com aquilo que o Senhor Nassif bem identificou: as “qualidades inerentes” de FHC, ou seja, um ex-presidente decorativo, incapaz de defender seu legado dentro do jogo político, rejeitado por uma população que o elegeu por duas vezes (e lembrem-se, em 1998, em no primeiro turno, fato inédito no pós-89), e que nunca foi um quadro partidário na completa acepção da palavra.

    Joaquim Barbosa, foi encaixado preliminarmente como anti-PT (e com sucesso allimentado pelas quadrilhas da mídia), mas falta ao JB o apelo popular e disseminação capilar da sua imagem, de início antipática, mesmo com todas as falácias raciais em torno de si.

    É preciso dar ao destempero um sentido, um estofo político. E isto, para ser feito de maneira rápida que o calendário exige, só com um bate-boca, onde o JB possa ser visto como homem que prende petistas ladrões, mas também não “arrega” para a elite tucana.

    Que maneira melhor que fazê-lo senão dando a ele a chance de se digladiar com um ex-presidente odiado? E justamente o que “representa” o outro lado, não petista?

    É esta dimensão contra tudo e todos que se pretende colar a sua imagem, e quando FHC o provoca, fazendo o papel do sparring, ou coelho perfeito, confere a JB esta condição de independência que não foi posível com o julgamento-linchamento, efeito colateral previsível para aquele circo.

    Ele (FHC), disciplinadamente, coloca-se para apanhar.

    Até porque, sabemos todos que o acerto entre as elites não permitiria que JB batesse nos tucanos dentro de sua área de atuação, ou seja, o STF e a ação dos supostos crimes cometidos em Minas e SP.

    Este trabalho (de persecução e punição) aos tucanos vai ficar com aqueles que a população (e o establishment de mídia) identificam como pró-PT, Levandowski, Zavaski, etc, reequilibrando a noção bipolar do funcionamento da casa, e que dá aos setores que queriam presos os petistas, mas se incomodam com a barbárie encenada, o conforto trazido pela ideia de que uma injustiça compensa a outra.

    E assim como a ação 470 deu pouco resultado nas escolhas eleitorais de 2006 e 2010, assim será em 2014. Eles sabem disto. Fica uma “rebarba” que serve mais a disputa interna entre eles, com um ou outro manipulando o denuncismo para soterrar o outro e alavancar suas chances.

    JB não pode “dançar esta música” com Lula, pelos motivos óbvios: Lula não se rebaixaria a lutar no campo do obscurantismo barbosiano, e há o problema central: é de Lula a indicação a Barbosa. No imaginário popular eleitoral, morder a mão de quem o alimentou é quase sempre uma interdição, salvo quando eleitorado percebe que o mentor massacra o aprendiz. Não é este o caso!

     

    Sendo assim, com toda a (corretíssima) análise do Sr Nassif, ficam estas palavras rudes do povo da Gália: o peixe não está fresco.

    1. prezado guerreiro celta

      gostei da tua analise, parece que a poçao do Panoramix te fez ver com clareza todo o imbroglio dos romanos.  Porem, vc escreveu um paragrafo que me chamou atençao

      “Este trabalho (de persecução e punição) aos tucanos vai ficar com aqueles que a população (e o establishment de mídia) identificam como pró-PT, Levandowski, Zavaski, etc, reequilibrando a noção bipolar do funcionamento da casa, e que dá aos setores que queriam presos os petistas, mas se incomodam com a barbárie encenada, o conforto trazido pela ideia de que uma injustiça compensa a outra.”  Nao acredito que os setores que queriam os petistas presos desejassem o mesmo para os “imaculados” tucanos e muito menos que eles tenha se incomodado com a barbarie encenada.  Por outro lado, o julgamento dos tucanos nao compensará a injustiça contra o PT, pois isto ainda nao ocorreu e duvido que ocorra com a mesma sanha. Até porque neste julgamento, nao teremos um gilmar (impedimento obvio), um celso (aposentado), nem mesmo um fux brandindo argumentos exdruxulos e certamente que o Lewandoski e o Zavaski permitirao a ampla defesa dos acusados, sem inventar dominios de fato. Portanto, nao será uma injustiça a compensar a outra, disso vc pode apostar, meu caro comedor de javalis.

      E que o ceu nao caia nas nossas cabeças…..

  54. Recado dado, Brabosão defenestrado

    Bom dia.

    O recado, dado de forma sutil pelos calunistas do PIG, e bem direto, sem rapapés, pelo Homem da Ford, é um aviso ao genuflexo Brabosão:

    — “Conheça o seu lugar. Você é apenas um Capitão do Mato. A sua atuação se circusncreve à cooenestação jurídica dos nossos casuísmos.”.

    Se após esta direta do Fundação Ford Man, Brabosão se negar a “conhecer o seu lugar”, alguém lhe faça um croqui, por favor.

    Saudações “Dilma, em 2014, tasca a Lei dos Meios. Dá o Golpe de Misericórdia no PIG”,

    Morvan, Usuário Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use Linux.
     

    1. Jogam palavras ao vendo

      Jogam palavras ao vendo repetidamente, adeptos de Goebels.

      FHC (o mesmo do “libere marijuana”) por pouco não fez o PSDB aderir ao Foro de São Paulo, a cúpula comunista que comanda a América Latina dita inofensivamente socialista, incluindo o Brasil.

      FHC pavimentou a chegada do Molusco, braço cubano que “fala” português ao poder, e passou-lhe a faixa sob intensos orgasmos.

      JB nada mas fez do que esquecer “obrigações com padrinho” e aplicar a lei, sua obrigação constitucional.

      JB é carta fora do baralho político, por vontade própria e por não ter sangue de barata, característica fundamental na política tupiniquim.

      PIG significa parte da imprensa LOTADA de esquerdistas desde antes de 64. Esse foi o grande erro militar: abdicar da guerra ideológica quando era tempo de travá-la. Hoje não há jornalista conservador na mídia, apenas espantalhos (Jabor). Quem se salva da obtusidade reinante são hoistoriadores fieis aos livros.

      PIG nada mais faz do que fingir; encarrega-se da útil contra-informação. Assim, estes blogecos posam de progressistas e têm a quem “enfrentar” nesse puro jogo de cena.

      Acabo de ver aqui ao lado o patrocínio da CEF hahahahaha Chapa-Brancas

      VIVA LOBÃO, VIVA AZEVEDO 

    2. Joaquim Barbosa

      Caro, morvan.

       

      Gostou dos comentários do Nassif?? Aposto que vc gostou!!! Também gostei. Um dos comentaristas mais lúcidos da mídia nacional.

      Porém meu caro, seus comentários foram de uma infelicidade absurda!!!!

      O  Brasil só está do jeito que está (permita a redudância) devido a pessoas como vc. 

      Um conselho pra vc : leia mais.

      Ou então, chuta o balde e fica só no facebook. Será um favor que vc fará aos leitoes de colunas sérias como esta. Assim não precisaremos ficar lendo #*%erda de comentários como os seus!! 

       

       Ah, já ia me esquecendo : dois livros para começar (clássicos) e tem que ler na ordem!!

      1º A Folosofia da Pobreza; e

      2º A Pobreza da Filosofia

  55. “Já Joaquim Barbosa é
    “Já Joaquim Barbosa é autêntico, autenticamente radical,  autenticamente jacobino, autenticamente cruel, disposto a qualquer gesto para conquistar o espaço junto às celebridades que o estimulam para a grande vindita.” Um personagem tragico. Me lembra o Robespierre. Aquele mesmo da Revolução de 1789. Os historiadores o definem dessa mesma forma. Antenticamente radical, autenticamente jacobino, autenticamente cruel. Portador de uma “pureza fatal”, cuja cabeça foi literalmente decepada, quando os verdadeiros politicos se cansaram dele. Acho que, simbolicamente,  não demora cortarem a cabeça do JB. Basta que ele entre na disputa. Se ganhar, não dura um ano. Lembram do Collor?? A tabua de salvação contra o “sapo barbudo”? Era outro alucinado que surgiu do anonimato para a gloria em pouco tempo, e voltou para inferno de onde saiu em menos de 2 anos. Se  jogarem o JB na disputa, eu  me sento na primeira fila para assitir a essa tragedia…

  56. Visão Clara e Fantástica da Cena Política Nacional

    Nassif, sempre o achei extremamente competente e com uma visão clara e objetiva do cenário político nacional e este seu artigo ilustra isso claramente, mas gostaria de acrescentar que o Ministro Joaquim Barbosa, em minha oipinião e visão, por simples coerência, não poderia exercer qualquer cargo eletivo pois, sendo um funcionário publico de carreira da República não pode possuir o poder de fiscalizar a sí proprio ocupando qualquer cargo eletivo que seja e extendo isso a todos os funcionários publicos de carreira e estáveis. Acredito que se ele possuir a moral e a coerência que dizem recusará ser candidato a qualquer cargo eletivo no País, exceto o de candidato de Presidente do supremo tribunal pelo voto direto, caso o mesmo venha a se tornar um poder realmente independente em nossa República o que atualmente infelizmente não ocorre. Abraço.

  57. Parabéns, Luis Nassif, pelo

    Parabéns, Luis Nassif, pelo artigo lúcido e brilhante, como sempre.

    Ótimo ano de 2014 para vc e para os amigos do Blob.

  58. Falsa dicotomia

    Só existe PSDB e PT , um país com tamanha diversidade resumida a apenas duas opções,é lamentável.

    Sobre o anticomunismo, o foro de São Paulo não tem relevância qualquer então Nassif.

    O que Nariz Gelado propôe é uma real politik, objetivando a tomada de poder passando por cima de divergências que a oposição tem internamente.

    O que importa é tirar o PT do poder.

    1. Nos Estados Unidos, que

      Nos Estados Unidos, que também tem uma enorme diversidade, também só tem dois partidos: o Democrata e o Republicano. Em que isso é exatamente problema?

    2. Nos Estados Unidos, que

      Nos Estados Unidos, que também tem uma enorme diversidade, também só tem dois partidos: o Democrata e o Republicano. Em que isso é exatamente problema?

    3. Falsa Falsidade Falsa

      Ué, nos seus confessadamente admirados EUA e Reino Unido, existe exatamente esta (falsa) dicotomia.

      Republicanos x Democratas e Trabalhistas x Conservadores.

      De onde V.Sa buscou tal incongruência com vc mesmo?

      Da vontade de dizer que o que importa é tirar o “lado oposto” do poder?

      Quanto ao tal Fôro, ele faz parte do mesmo trololó de anticomunismo, Coréia Nortista, Cuba, Chavismo etc. e tal.

      Não estão na nossa agenda. Só aparecem pela insistente referencia de previsíveis e inócuas cabecinhas neuróticas que vivem a falar delas.

      Pra vc que gosta, puro chitchat.

       

       

       

    4. Pra um sujeito que ainda vive

      Pra um sujeito que ainda vive na realidade binária da guerra fria, num mundo dividido entre comunistas e não comunistas, essa reclamação soa, no mínimo, incoerente.

      Mas também, esperar coerência de mais um palhaço do Inst. Mises, principal reduto do racismo acadêmico!

  59. Xeque-mate no Rei

    “Não reclamaria (FHC) se o alucinado (JB) estivesse sob seu controle.”

    Espetacular análise, Nassif.

    Tanto é verdade o que você concluiu que FHC insinua uma Vice-Presidência para Joaquim Barbosa, naturalmente na chapa do PSDB. Assim JB estaria sob controle do partido.

    Nassif, na tua análise política faltou esse arremate.

    Acho que FHC lançou o balão de ensaio para fisgar JB e preparar a opinião pública para a saída de JB do STF em março.

    Com JB como vice ficariam diluídas as acusações que viriam de que JB utilizou o julgamento da Ação Penal 470 como trampolim para promoção política.

    FHC é muito esperto e oportunista e a jogada dele é mais profunda. Tenta derrubar cavalos e torres e neutralizar os peões.

    Falta comer a Rainha e dar xeque-mate no Rei.

    .

  60. Joaquim Barbosa, o novo JQ

    Digo que Joaquim Barbosa tem uma cabecinha fraca, que ele mandou processar o rei Luis XIV por usar uma frase sua (O Estado sou eu), que ele ainda vai pensar ser o volúvel Jânio Quadros. A cabecinha fraca de Joaquim Barbosa vai fazer ele cair na mesma tentação de Jânio Quadros.

  61. Os loucos que adoram o jogo

    Os loucos que adoram o jogo do esgoto também estão do lado da esquerda, e na mídia. Ou que seria PHA e o DCM? O jogo baixo nível é dos dois lados. Quando ao PSDB, talvez FHC não seja tão cupado assim. A culpa cabe mais a Serra, que é viciado pelo poder e destroi quem se colocar em seu caminho.

  62. JOGADA/MANCADA

    A JOGADA:FHC desqualifica JB para ocupar a presidência da república porque ele (JB) tira votos do Aécio.

    A MANCADA: FHC sugere que a vice-presidência está de bom tamanho para o JB.

    Ora, se JB não tem cacife para ocupar a presidência da república, como pode ser vice-presidente, se, em tese, pode vir ocupar a comando do país na eventualidade de uma vacância na presidência?

    Para mim, FHC não está falando coisa-com-coisa. Caduquice? Pode ser.

     

    1. Desculpe não perder a piada

      Seu sobrenome me levou a “balão”, que me levou a “cabeça pensante”, que me levou a “equilibrio”, que me levou a  “densidade”, que me levou a “empuxo”, que me levou a imagem do…

      balãozinho, mais leve que o ar, subindo até desaparecer nos céus.

      Oh céus!

       

      PS: já pedi desculpas,

  63. Joaquim Barbosa

    Meu Caro Nassif,

     

    São pessoas com o nosso digníssimo magistrado Joaquim Barbosa, através de suas ações, que me mostram, me demonstram  e me convencem, de maneira inequívoca, que não existe justiça no Brasil. Afinal todo o circo do julgamento do mensalão foi lamentável; para mim, um dos mais bizarros episódios da história do judiciário no Brasil. E sempre com o calendário ajustado com as eleições, com a monstruosa cobertura da imprensa pró PSDB, que retratou o episódio como o maior caso de corrupção de todos os tempos no mundo. De fato não tivemos casos mais graves de corrupção, afinal venda (doação) de estais, com rombos de biliões de reais, compra de votos para reeleição de FHC, aprovação de PEC, desvio de dinheiro no metropolitano de São Paulo, ha! sim e é claro o mensalão tucano, anterior e fundador do mensalão petista, inclusive com os mesmos operadores são reconhecidamente casos sem menor importância, mesmo que existam outros casos que nem ouvimos falar.   Se o nosso digníssimo magistrado Joaquim Barbosa não sair candidato a algum cargo eletivo. para mim será uma enorme surpresa, mas esperemos para ver.

  64. acadêmicos de pouco brilho…

    Olá, Nassif, tudo bem? Deixe-me ver se entendi direito: quando você fala em “acadêmicos de pouco brilho” e “historiadores de terceira linha”, por acaso, você se refere a sujeitos como o Marcos Antônio Villa? kkkkk

    1. pode ser, mas nao esqueça do proprio fhc

      e nao podemos esquecer tb do excelso escritor e imortal merval , do geografo que entende de tudo o tal de magnoli e daquele historificador gaucho que felizmente me recuso a lembrar do nome.  Tem tb aquele bigodudo que sempre abrilhanta as tardes com a agradavel cia da monica tadfoguel na grobonius,  um que parece o paulo morsa nos programas do milton leite …

  65. PSDB é partido de gabinete e mais nada

    Oposição no Brasil nunca vai sair do PSDB, um partido indolente e que só conhece a politica de gabinetes. Para por fim a esta ditadura da corrupção que há no Brasil, somente quando o povo se organizar independentemente dos partidos tradicionais e criar um partido de transição para fazer as mudanças nas leis que ponham o País nos eixos e que dêem ao eleitor o poder de fiscalizar os políticos cassando-os em pleno mandato quando trairem o interesse público. Tal como está, estes políticos nunca farão reforma alguma que fira seus interesses.

  66. Os amuos do FHC

    Caro Jornalista. 

    O conteúdo de sua manisfestação é um primor que todos os brasileiros deveriam ler e entender.

    Não obstante opiniões da direita capitalista em contrário, ela empresta um raciocínio que levará aos jovens à leitura que fizemos quando lutamos contra a ditadura dos militares de então, que tinham nas suas militâncias burras toda a leva dos que hoje compõem os “correlegiados” do PSDB e em especial  o próprio FHC que fugiu para o Chile.

    Um País se faz com história e esse PSDB não tem nada a comentar sobre esse tema.

    O FHC é e foi um engodo programado pela aristocracia burra de Minas e São Paulo.

    Lembro-me bem da fase das falências e concordatas impostas pela não credibilidade que a ameba tinha , com empréstimos externos e ameaças de calote, que hoje, felizmente  não temos mais , improdutividade total, ganhos extraordinários dos banqueiros protegidos pelo PSDB.

    Gostei imensamente da figura do pseudointelectual , coadjuvado pelo reconhecimento da ignoraância  intelectual do Serra, que já é um morto politico. Do Aécio um dos comentários feitos é de uma realidade a toda a prova. só faltou dizer que é uma merendinha.

    Por fim quero reconhecer que a inoperância do PSDB e seus seguidores  terá um  fim semelhante ao do finado PFL que hoje insignificantemente atende por  DEM.

    Parabens

     

  67. FHC e Joaquim Barbosa

     É sempre bom obtermos informações de diversas fontes,principalmente de opiniões contrárias entre si e até contrárias a nossas próprias opiniões,para reavaliarmos nossas idéias.

    Também é muito útil ter clareza das motivações de quem dá a opinião,para saber avaliar se há ou não viés ideológico ou preconceito em quem opina,com isso relativizando possíveis exageros.

      Lendo com regularidade os textos de Luis Nassif fica clara sua postura.

      Será sempre contra,preferencialmente radicalmente contra,FHC.

      Será sempre a favor,preferencialmente muito a favor,do PT.

     

    1. Leitor fresco?


      Colega, se vc acompanha Nassif há muito, deveria ter percebido nele uma rara dose de neutralidade jornalística (que não precisa ser “no zero”).

      Percebo nele (como reconheço em mim) uma constatação de ter sido traido, enganado pela hipocrisia farsesca e na minha oinião, nefasta) dos tucanos, principalmente este rebotalho remanescente.

      Note que neste próprio texto ele reconhece que até Serra o enganou (como a mim, FHC um dia).

      Note também que uma das melhores características intelectuais de um ser humano é admitir, além de aprender e consolidar, mudar, revisar.

      Note ainda que não tenho procuração dele para falar em seu nome, apenas falar das minhas percepções sobre o que leio dele, há muito!

      Talvez voce apenas tenha pego este bonde há pouco.

      Ou então é daqueles que ao contrário de Raul (e Milton), tem aquela velha opinião formada (e imutável) sobre tudo.

      Posso lhe dizer que, buscando ser pragmático (e orientado ao melhor coletivo) em meus pensamentos, já fui mais PSDB do que PT*.

      Mas estava (sendo) enganado.

       

       

      (*) não sendo até hoje nem um nem outro.

      1. Ver comentário de psdbista se

        Ver comentário de psdbista se passando por petista é duro, mas de petista querendo se passar por psdbista. E que agora não é nem um, nem outro, é DEMAIS!!!

    2. muito a favor do PT?

      Flavio, vc sempre le este blog e ainda nao aprendeu que aqui se critica nao com o figado mas com cabeça fria e dados?  O Nassif sempre ta criticando a politica do Mantega, a inoperancia do Paulo Bernardo,  a falta de açao do JE Cardoso, etc.  Aqui nao tem chapa-branquismo.  Por outro lado, reconhecer os acertos do governo nao é demerito.  E ser contra o FHC, por tudo que ele representa de vanguarda do atraso e da sua incapacidade de entender  a realidade brasileira e mundial nao chega a ser nenhuma novidade.  Se vc quer um critico realmente feroz, melhor entrar no conversa afiada….

  68. Fujimori Piorado no lugar do PSDB. Assim não dá! Assim não pode!

    Salve, salve! Na mosca LN. 

    Faltou apenas realçar mais e mais, que irão tentar a fujimorização do Brasil, tendo por candidato um fujimori piorado.

  69. Joaquim Barbosa é apenas um jurista, nada mais

     

    Está na hora de pararmos de pensar que existe um salvador.

    A imagem profética de Jesus está dois mil anos desgastada. Joaquim Barbosa não é o salvador da pátria, nem FHC, muito menos Lula.

    Estes todos são apenas fruto do que é um país sem pensadores livres. Onde não existe reflexão profunda em nada. Onde os temas mais importantes do país são tratados com a mesma importância de um resultado de futebol.

    Pois é exatamente isso o que aqueles que controlam o poder econômico querem.

    Entretando não quero falar sobre teorias de conspiração, não é este o intuito. O que digo é que não é possível fazer verdadeiras mudanças no Brasil enquanto o modelo do sistema implantado não mude.

    Não meu caro, não falo de comunismo. Esse modelo já se mostrou incapaz de conduzir um país. O homem é um ser que não consegue se livrar da armadilha do desejo do poder. Veja o Chavismo, Castrismo, Stalinismo entre outros. A direita também sofre o mesmo mal. O Varguismo (que os comunistas de hoje amam, sem que eu possa entender o motivo. Vargas matou mais comunistas do que a ditadura militar, entre muitos outros direitistas).

    Contudo vemos uma briga estúpida sobre qual mdelo é melhor. O petista atual pode ser bonito no papel, mas na prática é insustentável, inviável e até por que não dizer infantil. Porém o modelo PSDBista não é diferente.

    As amarras que impedem o nosso país de dar o salto que o colocará  em seu lugar é algo que não é discutido, visto que os mais educados, e faço uma mensão ao senhor caro escritor deste blog, que me motivou a escrever, algo raríssimo vide a nível tão baixo das dicussões sociais, políticas e humanas atuais, se preocupam em rebater a opinião daqueles que não conseguem ver um passo além da perna.

    Portanto cabe discutirmos como mudar o que realmente é o câncer em nosso país, esse câncer não é Joaquim Barbosa, ele é apenas um juiz cumprindo um código legal, nada mais, e um ex presidente que fez o seu papel e contribuiu para algo, não para tudo, e que se sai com uma opinião pública contra, sendo que de nada isso importa, visto que a opinião pública se mal sabe do que está falando, ou pior, muda de opinião como troca de roupas de baixo.Não que mudar de opinião seja ruim, os mais sábios mudam e aprendem. Entretando o que digo é diferente e o senhor tenho certeza que entende.

    Agradeço sua atenção, seu pensamento e texto animou o meu dia. Parece que ainda existe espaço para discussões filosóficas. E posso ver uma luz em meio a um nevoeiro de discussões rasas.

    Cordialmente,

     

     

     

  70. FHC Joaquim Barbosa

    Caro Nassif 

    O Festival de Hipocrisia que Assola o País continua . O Sr. Joaquim Barbosa ,quando afastado por problemas de coluna, foi execrado pela imprensa , que cansou de vê-lo em botecos bebendo sua cervejinha , etc. e em festas de aniversário ou que tais. Posteriormente , cumprindo a sua obrigação funcional , nada mais do que isso , pois não nos esqueçamos que o STF é um órgão colegiado, foi elevado  a condição de grande jurista e presidenciável . Tive a honra de estudar como os nossos maiores juristas na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco ,e nunca ouvi qualquer comentário dos Mestres a respeito do Dr. Barbosa.  Também não entendi a compra de uma apartamento em Miami atrvés de uma empresa de facahada .  Vejo que na verdade o que se defende é o fato de ele ter vindo de uma família pobre e ser negro . Com todo o respeito , nas mesmas condições , ou seja de orígem pobre e negro , prefiro o PELÉ. 

    1. FHC Joaquim Barbosa

      Com todo respeito?

      Esta comparação foi a mais sem respeito que já li. Foram comparados como se fossem escravos vendidos na praça na época imperial. Não estamos falando de mercadorias e sim de homens que serviram e servem seu país de maneira digna. Mas infelizmente há pessoas que precisam da existência dos corruptos e dos políticos mal intencionados.

      Não importa cor ,sexo ou origem social o importante é a intenção.

      Que seja sempre feita a justiça com ou sem Joaquim Barbosa.

      Vocês vão ter que engoli – lo!!!!!!!!!!

      Ah! Uma dica. Se não descer bem, toma uma cervejinha.

       

    1. Mandela aonde? Onde existe

      Mandela aonde? Onde existe apartheid legal que precisa ser deslegitimado? Mandela é referenciado na estrutura social da Africa do Sul, que é unica no mundo e não existe em nenhum outro pais africano, quanto mais em outros continentes.

      E cada comparação sem cabimento como se os paises e as sociedades fossem iguais em qualquer latitude.

  71. O inútil útil

    Fernando Henrique é um personagem virtual sustentado pela mídia. Vazio de ideias e argumentos é o derradeiro canal entre os golpistas e a pretensão ao poder. Apenas isso. Não oferece perigo pela irrelevância e a total ausência de coragem. É um bufão.

  72. “Virou um autêntico coral dos

    “Virou um autêntico coral dos Bigodudos: o discurso brandido pelo comentarista de rádio pretensamente intelectual é o mesmo do humorista de “stand up” é o mesmo dos historiadores de terceira linha.”

    Bem isso aí mesmo… e, como xingam, gritam e são agressivos, estão colocando a maior pilha nessa modinha do ódio. O problema é que JB tem muito mais a cara dos #xatiados do que qq político de qq partido. Na verdade, ainda não vi nenhum político de peso disposto a assumir, publicamente, seu envolvimento com esses grupo aí, seja lá o que representem. Vejo mais jornalistas consagrados e  intelectuais de novela capitaneando os indignados.

  73. O que começou como

    O que começou como “judicialização da política” se transformou, como era de se esperar, na politização da justiça. Todas as vezes que Joaquim Barbosa, sempre ele, descumpre a lei, amparado no fato de ser ministro e presidente do STF, age politicamente. Juiz, para ser imparcial politicamente, tem de se ater estritamente à lei e falar apenas nos autos. Decisão “ad hoc”, ao sabor do freguês e circunstâncias, que descumpre lei (a Constituição!) e jurisprudência (do próprio STF!!) como faz Barbosa, não passa, ela sim, de chicanice. Mas isso nem é o pior. O pior é que a chicana visa a satisfazer propósitos políticos mesquinhos e menores que são destruir possíveis adversários políticos e promover a própria candidatura à presidência da república.

    Alguém duvida de que todos esses movimentos de Barbosa ao arrepio da lei nada mais são do que ações políticas? Claramente, são. Barbosa quer provocar controvérsias políticas, pois as ações políticas que desenvolve requerem respostas políticas, daí as controvérsias. Barbosa, contudo, as quer enquanto ainda é presidente do STF: seu viés ditatorial é melhor atendido se, em vez de um igual na arena política, for um “mais” igual, pois presidente do Supremo, órgão que, segundo ele, não deve satisfação a ninguém, e, ipso facto, seu presidente. Por isto, as respostas políticas a Barbosa não deveriam levar a bate-bocas com ele, tema no qual é mestre. As respostas têm de resumir a processá-lo no Senado com vistas a seu impedimento, levando a questão política proposta pelo judiciário ao palco correto, o Legislativo: a politização da justiça tem de ser moeda de duas faces.

    Outro sintoma da politização da justiça é a declaração de FHC, uma declaração política preventiva, fruto também, certamente, da desenvoltura barbosiana na arena política. FHC contrapõe-se politicamente aos inequívocos movimentos políticos de Barbosa, que está a usar a AP 470 e, especialmente, a vida de Genoíno como alavancas de sua pretendida carreira política. Concordo, porém, que incomodou a FHC o estrelismo desmedido de Barbosa: “dois bicudos não se beijam”, como se dizia antigamente, afinal são ambos tucanos, ao menos nas práticas.

    Na hipótese de Barbosa aceitar se submeter ao paradigma democrático, o que não parece ser o caso, começa mal: o papel de carrasco e pau-mandado não é bem-aceito pela população em geral. Embora boa parte dos promotores de carreira ache que sua atuação como carrascos – mormente desrespeitando direitos de acusados, tomando a condenação destes, uma vitória pessoal, como único desiderato, em vez da promoção da Justiça, como é o caso de Barbosa – agrade o eleitorado, se engana. O Povo não gosta de carrasco, mormente se as vítimas são representantes deste, como é o caso da vítima José Genoíno. Se, sob a hipótese de respeito à Democracia, Barbosa se candidatar (tomara que o faça) à presidência da república, será derrotado fragorosamente, e o país livrar-se-á dele.

    Por outro lado, se Barbosa se inclina para a perpetração de golpe de Estado de direita, como, aliás, parece ser o caso, Barbosa fala, então, não ao Povo, mas à extrema-direita, ela, sim, afeita ao descumprimento da lei tal qual ele, haja vista a baderna institucional e hierárquica promovida pelo motim de 1964.

    Em sendo assim, a escolha de Genoíno como alvo de martírio é perfeita: é de esquerda, é do Povo, é lutador. Destruir Genoíno (como fizeram com Tiradentes) por tudo o que simboliza, é prova cabal do que Barbosa seria capaz de fazer se alçado ao poder pela extrema-direita golpista, ou seja, um líder perfeito para a facção, tão truculento quanto outros de triste memória, mas ungido com a capa preta do STF, o que dá a falsa impressão de ser cultor do Direito. Barbosa quer, destruindo Genoíno, como fizeram com Tiradentes, atemorizar o Povo, submetê-lo, anulá-lo, pois Genoíno é um do Povo. Aliás, não se duvide de que, se pudesse, Barbosa mandaria esquartejar Genoíno, como fizeram com Tiradentes, para servir de lição à gentalha, isto é, nós.

    Lewandowski e Barroso, infelizmente pois eram esperança de um judiciário melhor, também agem politicamente atribuindo-se e atribuindo ao STF papéis que só lhes poderiam ser concedidos, PELO POVO, pela via política. Quando ameaçam o Legislativo de usurpar-lhe poder, nada mais fazem do que política, ou melhor, politicagem, pois não receberam delegação popular para tal. Lamentável e desanimador.

    A invasão agora de prerrogativas do legislativo municipal de São Paulo, outra vergonheira judicial, é mais um sinal a mostrar que o judiciário passou a agir politicamente.

    A politização do judiciário, na verdade um golpe de Estado judicial em andamento, e há inúmeros sinais disto como se viu, é ameaça real à Democracia que tem de ser levada a sério. Até FHC, cujo partido político deu início ao processo de politização do judiciário – quando levou da arena política para a judicial questões eminentemente políticas – , até FHC, repetindo, está a pôr as barbas de molho em relação a Barbosa. Quando FHC (FHC!) toma a iniciativa de reagir a Barbosa, fica claro que já está passando da hora de todos os partidos políticos agirem articuladamente para pôr cobro a essa tentativa de implantação de baderna institucional e jurídica liderada pelo STF, em especial, pelo seu presidente, Joaquim Barbosa.

  74. O inusitado, que rei sou eu.

    FOI A  TV GLOBO QUE LANÇOU ”  O CAÇADOR DOS MARAJAS ” E NA MESMA EPOCA O FOLHETIL (NOVELA) ” QUE REI SOU EU”  QUE POSSIBILITOU A ELEIÇÃO DE COLLOR  E FOI  A MESMA TV GLOBO QUE CHAMOU OS CARAS PINTADAS PARA AS RUAS EXIGINDO  A SAIDA DE COLLOR . COMO DIZIA O GRANDE SALOMÃO NADA HA NOVO DEBAIXO DO SOL E SIMPLESMENTE REPETIÇÃO , A NOSSA MEMORIA COLETIVA E CURTA , COMO DOS 5 MACAQUINHOS. O DESAFIO E ENSINAR O POVO A PLANTAR E CULTIVAR EM SEUS QUINTAIS  BANANEIRAS E DAR BANANAS DE MONTÃO AO NOSSO POVO SEM ANZOL.OU BARGANHA POLITICA.

  75. Nomeação de Ministros do STF

    Não podemos nos esquecer que os Ministros do STF são de nomeação “política”, escolha do Presidente da República. No caso do Joaquim Barbosa ainda é mais grave, ele pediu apoio ao Ex Ministro José Dirceu e indicado pelo mesmo!!! Que ironia não?!!

    1. Indicação política

      Mais grave ainda: se o digníssimo magistrado Joaquim Barbosa pediu apoio e recebeu de José Dirceu e foi nomeado pelo Lula, esse senhor, o digníssimo magistrado Joaquim Barbosa é acima de tudo e antes de tudo uma pessoa de má índole, capaz de trair de forma tão desavergonhada quem o apoiou, imagina o que fará o digníssimo magistrado Joaquim Barbosa se eleito para presidente do Brasil … teremos todos que andar de armadura … 

      1. JB possui índole

        Lendo o comentário do Sr José Roberto Lopes, vejo o referido assunto da seguinte maneira, se JD roubra, JB tem que roubar tambem? É isso que temos que interromper no Brasil, a ajudinha, porque “eu ajudo tenho que ser ajudado”, o Sr Joaquim Barbosa está de PARABENS, bato PALMAS de pé a esse SR, que encontrou nas brexas da LEI maneira de punir políticos corruptos, que estão acabando com nosso país.

  76. Contrassenso direcionado

    Eu não posso discutir a habilidade do autor do texto em construir uma linha de pensamento plausível e um tanto aterrorisadora da situação política no Brasil neste momento, contudo me causou um desgrenhamento na percepção de conceitos e fatos. Quem é esse Serra descrito? E o PSDB? Que alucinação apresentada para este partido que mais se assemelha a um enorme chuchuzal produtor dos mais diversos chuchus sem gosto? A ira apresentada como uma característica dos partidos de oposição (se é que podemos dizer que existe isto no Brasil) parece ser resultado de erro postal, onde é entregado uma correspondência para quem não tem nunhuma ligação com a história. Acredito que o PT e sua corja, sim, são detentores de todos os adjetivos elencados.

    1. sobre fhc e joaquinzao

      O NOBRE MISSIVISTA OU FALA SEM CONHECIMENTO OU DE FATO PERTENCE A UMA MINORIA QUE ENXERGA NO PT T9DOS OS MALES DA SOCIEDADE. CORJA, SE EXISTE, SOFRE PUNICAO INTERNA E DEIXA OS QUADROS DO PARTIDO, FORMANDO UM AGRUPAMENTO SEM LEGITIMIDADE E REPRESENTATIVIDADE! OU, AINDA, REFORCANDO OS QUADROS DE UMA OPOSICAO ANEMICA E SEM PROJETOS PARA O PAIS. A PRETENSA INTENCAO DE CRIMINALIZAR UM PARTIDO ESSENCIAL AO BRASIL SEGUE UMA DIRECAO SEM RUMO TAL COMO OS CARECAS CABELUDOS DA INFANCIA DO NOBRE MISSIVISTA!

       

    2. E a quadrilha Petista?

      Pois é, espero ler algum artigo deste Luis Nassif a respeito desta quadrilha petista que assalta vorazmente os cofres de nossa combalida economia.

  77. Nassif,
    Ao terminar de ler

    Nassif,

    Ao terminar de ler seu comentário quis de pronto dizer o quanto achei muito bem feita sua análise e muito bem escrito o texto. Em seguida li que muitos dos frequentadores do blog tiveram a minha mesma impressão e registraram isto; mesmo assim não vou deixar de afirmar também esta impressão de suas palavras, ótima análise, ótimo texto. Extremamente oportuno e valioso, principalmente quando sentimos a quase totalidade da imprensa, em tv, revistas e jornais, falando e incentivando exatamente os absurdos a que você se refere; usando uma expressão popular, parece que tá tudo dominado, e estamos vivendo no país uma espécie de estágio pré-democrático. Daí a grata oportunidade de ler este, como outros textos seus, bem como de outros bravos, como o Paulo Moreira Leite.

    PS. Sem querer alterar em nada o seu tão aclamado texto, se me permite, faço duas observações.

    A primeira é que o Sr. Joaquim Barbosa não é apenas uma pessoa agressiva para atingir seus prósitos, parece que ele também tem um sério problema de caráter, uma vez que esconde documentos como o inquérito 2474 e outras provas e garantias favoráveis aos réus na Ação Penal 470, para deliberadamente, autoritariamente, ao arrepio do direito, condenar os réus.E ainda beneficia escancaradamente as pessoas alinhadas com o perfil político dele.

    A segunda é sobre o Sr. Aécio Neves, que também como alguém aqui falou, mostra toda a cara em Minas Gerais com corrupção, autoritarismo e cerceamento da imprensa, bem como com seu estilo de playboy inconsequente.

    É isto. 

  78. “a mídia capturou Barbosa para o seu projeto”

    “CRÍTICA A BARBOSA NÃO É RACIAL. É POLÍTICA”

     

    Edição/247 Fotos: Alexandra Martins/Câmara | Carlos Humberto/SCO/STF:

     

    Deputado federal Edson Santos (PT-RJ), que foi ministro da Igualdade Racial, no governo Lula, vê no presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, uma antítese aos governos do PT no País; para ele, Barbosa age não como juiz, mas como um candidato que terá sua “dura e firme oposição”; o petista desconsidera qualquer tipo de “bullying racial” contra Barbosa, como foi dito pela jornalista Ana Alakija; “Ele vai contra tudo o que o Brasil avançou em luta racial”, diz ao 247 o deputado, que foi responsável pelo Estatuto da Igualdade Racial, combatido pela Globo, que apoia Barbosa incondicionalmente; “a mídia capturou Barbosa para o seu projeto”

    3 DE JANEIRO DE 2014 ÀS 14:02

     

    Valter Lima, do Brasil 247 – Ex-ministro da Igualdade Racial, o deputado federal Edson Santos (PT-RJ) não enxerga qualquer tipo de “bullying racial” nas críticas feitas contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, como afirmou a jornalista Ana Alakija, editora da Agência Afro-Latina e Euro-Americana de Informação. Ao 247, Edson Santos, disse que a questão contra Barbosa “não é racial, mas sim política”. “O que o senhor Joaquim Barbosa faz atualmente é um jogo político”, afirma.

    Para o petista, Barbosa é “peça no esquema dos tucanos, uma tentativa de volta do projeto neoliberal ao poder”. “Tanto que FHC já sinalizou que ele pode ser candidato ao Senado ou até a vice-presidente“, frisa.

    Edson Santos vê em Barbosa o maior contraponto ao PT. “Ele tem uma postura a qual me oponho, que é de não reconhecer os avanços que o Brasil teve nesse período dos governos do PT, que permitiram criar o ambiente atual de qualidade de vida e de ação afirmativa para a entrada de jovens negros e pobres nas universidades, por exemplo. Além das medidas de inserção dos negros em ambientes dominados por brancos. E ele fez parte disto, que foi a iniciativa do presidente Lula de colocar um homem negro no STF, para representar um novo momento do país”, afirma.

    Outra questão levantada pelo deputado é a forma como o presidente do STF conduziu o julgamento da Ação Penal 470 e as prisões dos condenados. “A postura de JB se coloca, claramente, em oposição ao projeto do PT. A forma como ele conduziu a AP 470 com o claro objetivo de condenar, introduzindo até novidades na Teoria do Direito, estabelecendo que são os réus que têm que provar sua inocência. E não a acusação, a culpa. Sinceramente, Joaquim Barbosa vai contra tudo aquilo que o Brasil avançou em termos sociais e em luta racial, nos últimos anos em que foi governado pelo PT e pelos partidos aliados”, afirma.

    Denominando Barbosa de “principal algoz da AP 470”, o petista cita a situação do ex-deputado Roberto Jefferson, também condenado na ação, mas ainda em liberdade, e recebendo tratamento diferenciado ao que foi dado ao também ex-deputado José Genoino.

    “Veja a questão de Roberto Jefferson. Não é porque foi ele quem desencadeou este processo que vou desconsiderar que ele precisa de um tratamento diferenciado em relação ao seu estado de saúde, mas este direito também tem que ser garantido a José Genoino, que tem uma cardiopatia grave. Mas Barbosa insistiu em mantê-lo preso. Não no regime semiaberto, mas no fechado, como fez com Dirceu ilegalmente”, ressalta.

    Ministro responsável pela criação do Estatuto da Igualdade Racial, Edson Santos lembra que a oposição foi contrária ao projeto, bem como a Globo. “Isto só revela as reais posições de cada um de nós. A mídia acabou capturando Joaquim Barbosa para o seu projeto. Como principal partido de oposição, a mídia vê que Barbosa serve ao seu projeto. E Barbosa assume esse ar de celebridade que nada tem a ver com a função de presidente do STF”, critica.

    Questionado sobre a possibilidade de Barbosa ser realmente candidato, o deputado acredita que isto é uma decisão pessoal do presidente do STF. “Acho que ele já se comporta como candidato. Já sinaliza que é uma opção política. Ele tem todo direito de fazê-lo, mas terá a minha mais dura e firme oposição”, reforça.

     

     

  79. Essa gente perdeu o juízo

    Estava ouvindo um de esportes da  rádio Transamérica para despairecer a cabeça. Eis que ouço o apresentador do programa descer a lenha no Lula e deixar bem claro o temor com Fidel Castro e a poderosa e perigosa república cubana. E o mais interessante é que os apresentadores que sabem muito de futebol, ficam fazendo comentarinhos babacas sobre política, com um viés idiotizante, direitista. Fazer o que né. Não dá nem para ouvir uns programas de futebol, sem esses idiotas amedrontados com o comunismo. Vida que segue e reeleição para a dona Dilma, urgente.

  80. Recordar é viver. A demagogia tucana

    início de governo

    “O governo de Minas Gerais irá criar mais 1.314 cargos comissionados até 2014. A decisão consta do decreto de lei delegada 182 assinada pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) “

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governo-de-mg-criara-mais-1314-cargos-comissionados,670571,0.htm

    Fim de governo:

    “A demagogia do “choque de gestão” e da máquina “enxuta”

    vaievem

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=12148

  81. FHC x ? + JB

    Este é o país dos pseudointelectuais, da falta de livres pensadores, etc…Fácil de explicar, nossa formação academica deixa muito a desejar e quando saem da faculdade, pobres, não têm muito à disposição para ler e, ao menos, entender o que são as ideologias e o que elas pretendem. Não existe jornalismo neutro. O Nassif se limita a reproduzir o que todos, com um pouco de massa cinzenta e um pouco de leitura, sabem. Dependendo do momento ele disfarça bem as suas tendencias. Direita, esquerda, não percebem que isto já acabou, aqui na Divertilandia? Acordem.

    É um cenário pobre pois o sistema é pobre, os governantes, de qualquer vertente, são reféns de um Congresso idiota que está muito mais atras de bons cargos do que uma eventual decencia em qualquer governo. Continuem a discutir sobre o nada, como aqueles comentaristas esportivos, vcs são os comentaristas divertidos…

    Nunca li tanta besteira num mesmo lugar.

      1. Para que vc entenda melhor o

        Para que vc entenda melhor o nível dos comentarios, este texto é a compilação de varios lidos aqui. Parabens, vc achou que era besteira e é. Parem de escrever sobre o nada, parecem freiras à procura de Jesus para se casar. Cegos, como FHC, como o povo brasileiro que sempre escolhe o menos pior. E toma tudo que vem dos contrarios como vitimização, essa besteirada de Casa Grande e Senzala, de elite e, e quem é a oposição à elite. Que elite? Maniqueistas infantis e desletrados.

  82.  O FHC apenas está

     O FHC apenas está reconhecendo que o JB, a cada dia que passa, está perdendo toda sua credibilidade. Juristas renomados estão apontado seus erros e os excessos do STF. Até mesmo opositores do PT,  como Ives Gandra, que se declara de direita, anti-PT, mas que não pactua com a mentira. Canotillo apontando os superpoderes e a Constituição paralela feita pela “interpretação da lei” pelo STF. O teórico do “domínio do fato” contradizendo a interpretação do JB no julgamento. Intelectuais, como Frei Beto, denunciando a falta de equilíbrio do magistrado.

    O FHC só tá enxergando que o JB não vende nem máscara de carnaval e será reconhecido como uma aberração no STF e na politica. Ele não quer é cometer mais esse erro indo contra a correnteza da sabedoria.

  83.  Grande Nassif, você é bom

     Grande Nassif, você é bom demais para trabalhar na grande mídia, não há lugar para um jornalista que faz um texto dessa qualidade, nos jornalões que apostam na desiformação, obtusidade e pre-conceito do seu publico.

  84. O momento atual é  de uma

    O momento atual é  de uma crueza inédita.  Não existe hipocrisia que dê um  jeito aos  atores deste teatro de horrores que se transformou a política nacional .  FHC ,  nem de falsa vestal pode mais posar .  Lula ,  de há muito disse a que veio : um novo Perón , no pior sentido do dito – se é que pode existir algum diferente deste relativamente à Juan Domingo Perón ;  Aécio … para ficar minimamente palatável teria que fazer um ato de contrição escancarado a nação na base do fumei mas não traguei ,  adaptado  às verdades consabidas ;  Eduardo Campos , este teria que antes de tudo contar como arrumaram a mega sinecura para a matriarca … ; já  Dona Dilma … bem esta é a presidente , mas a meu ver teria que explicar ( convivendo fraternalmente com Paulo Salim Maluf ,  por que ainda não devolceu as três milhas do Adhemar .

    Pessoas que se entendem públicas têm – obrigatoriamente –  que se explicar ao seu público , que tem que sabê-las na integralidade de seus atos pretéritos .

     

  85. Disse tudo.

     Foi perfeito. “Já Joaquim Barbosa é autêntico, autenticamente radical,  autenticamente jacobino, autenticamente cruel, disposto a qualquer gesto para conquistar o espaço junto às celebridades que o estimulam para a grande vindita.”

  86. Eu também votaria no FHC. Ou

    Eu também votaria no FHC. Ou no Serra. Mas com muito gusto no Anastasia. No Aecinho não.Isso faz de mim um Hommer Simpson? (seja lá quem for esse filósofo!) Aguerra fria acabou em 63? E a vitoriosa de 64? E a derrubada de Allende em73? Eu viajei na maionese de 63 a 89!!! Outra coisita, para Arnaldo Jabor criticar Chaves tem que teme-lo? O PSDB realmente não me encanta mas votar no PT? Poxa! Tambem sinto falta do Nelson Rodrigues e do Bobby Fields mas cadê os intelectuais de esquerda com sua inteligentsia? O Nassif fala dos rotos e esquece os maltrapilhos.

  87. Realidade virtual

    Excelente texto para um roteiro de filme de ficção científica, daqueles em que tudo se passa em uma realidade virtual criada para iludir os obtusos e aquelas de visão turva pelo radicalismo ultrapassado e rançoso. O trem passou e nós o perdemos… mais uma vez. 

  88. As indiosincrassias de um velho coronel

    O nosso glorioso antigo mandatário tem uma visão de mundo, facilmente perceptivel se prestarmos atenção às muitas entrevistas que concedeu após ter deixado o cargo. Já havia tido atitudes não explicáveis dentro de um contexto normal e moral ainda na época de ministro, quando usou sua influência sobre o então presidente para impedir a nomeação do maior geógrafo do País no cargo de Ministro da Educação. Sua pretensão intelectual sempre esteve muito alem da realidade de seu conhecimento, aliás, o verdadeiro intelectual da família sempre foi sua esposa e ele um vigorozo exibidor de títulos. Não nego que tenha sido um bom presidente, tambem, pelos que em passado recente o antecederam, até um chimpanzé da política, conseguiria fazer algo de bom, entretanto, o fato ridículo é que tenha sido superado qualitativamente no cargo por seu sucessor, que apesar de vender, com ajuda dos marqueteiros, uma imagem de homem de origem humilde que pretendia o poder para dar oportudidade a todos, partiu de uma ideia originalmente tucana para criar o sistema que podera eternizar no poder um partido sem ideologia, sem projetos, sem seriedade, mas, detentor de grande ambição de poder e principalmente das benesses dele decorrentes.

  89. Estadista……

    Compreendo-o, senhor Nassif. Entretanto, há algo a observar a sua alusão a amuação de FHC ao Ministro Barbosa, Entendo assim; O que o ex presidente FHC quiz dizer é o que todos sabemos, o Senhor Joaquim Barbosa não é político de carreira, portanto, não estaria preparado para governar o entrolho que é o Brasil de hoje. Quanto a ser ele, FHC, apenas mais um nome no PSDB não lhe tira o mérito da criação, em equipe, implantação e manutenção do Plano Real. Em 1993 tinhamos uma inflação altamente destrutiva, perssistente, de 2477% ao ano, o Plano Real aboliu a desastrosa circunstancia que imperava em nossa economia há décadas.  Foi FHC grande Estadista, não precisa provar mais nada a ninguém, não vê os seus feitos por não querer, estão aí a olhos vistos. 

    1. Estadista

      Não creio que se negue a FHC seus feitos.  A questão são seus defeitos. Encarnar o Plsno Real e levá-lo adiante contra a percepção cansAda de planos ocasionalmente bem sucedidos é mérito inegável. Mas dói na alma a adesão submissa aos princípios econômicos atualizados por Reagan e Thatcher, para delícia dos capitalistas especuladores e desespero de quem vive de salário. É desesperados constatar que as privatizações não foram planejadas para trazer melhores serviços à população e mais recursos aos estado; parece mesmo que tudo era era para menos, exceto o lucro de empresários fi anciãos pelo próprio estado a juros resíveis. FHC teria sido o maior dos governantes, alguém para ser revendíamos ad eternum até por adversários, não fora ter oriporcionao a maior farra privada com recursos públicos dos tempos republicanos no Brasil. Admirei FHC do período final da ditadura,  tive enorme esperança em seu início de governo, mas o FHC da reeleição e do segundo mandato deixaram em mim o gosto amargo do engodo e o atraso de quase uma década a mais de potencial desenvolvimento jogada no ralo .

       

    2. FHC ESTADISTA

      Foi camarada que entregou o Brasil ao estrangeiro… E ainda não contente,deu as empresas (e com dinheiro do Povo brasileiro)… É um entreguista ,safado,ladrão…E pra você lembrar ele não criou o Plano Real…Foi criado o Plano Real no governo do PMDB de Itamar,que era vice de Collor,e depois assumiu,então foi criado o Plano Real no Governo do PMDB,a criança tem outro pai e com nome diferente…..

       

       

  90. Anticomunismo

     

    Nassif, “cadeia improdutiva do anticomunismo”.  Essa é ótima!…Entretanto devemos assinalar que o anticomunismo foi e continua sendo a maior e mais virulenta patologia social da história. Uma doença que fez e continua fazendo muitos males pra humanidade, milhões de vítimas.

    As pessoas acometidas de tal doença, dependendo da intensidade, criam um espécie de Paranóia, cuja motivação parece ser o medo e o choque de admitirem uma idéia ou concepção diferente e/ou melhor que as suas; principalmente pelos resultados positivos alcançados, que elas teimam em não ver. 

    Em verdadeiros delírios estruturados e organizados, evocam um “demônio” para a partir deste exporem seus preceitos, justificarem seus preconceitos, suas intolerâncias e ódios! (vide Arnaldo Jabor).

     

         

     

  91. Não, eu não votaria no FHC

    Não, eu não votaria no FHC mais. Não depois de ser roubada pelo Fator Previdenciário que ele criou e que o PT insiste em manter, sob a alegação de que a Previdência não suportaria…

    O que a Previdência precisa, assim como todos os outros setores do Governo é de por um fim na corrupção que grassa em todas as esferas. Isso é que torna o Brasil inviável. Não é preciso ROUBAR dos aposentados que labutaram mais de 30 anos para colocar a Previdência em ordem.

    Eu votaria em Joaquim Barbosa, talvez como uma forma desesperada de mudar alguma coisa. Talvez um louco (como FH alega que JB é) faria finalmente a loucura de acabar com a festa desses governantes e políticos, com suas regalias, colocando-os no lugar que lhes cabe, de SERVIÇAIS DO POVO! Estou FARTA desses políticos maquiados.

  92. Este filme já passou!

    Para quem não viu ou não se lembra,  indico assistir alguns vídeos com Mussolini e Hitler discursando, jogando a culpa de todo o mal nas costas de judeus e comunistas.  Pois estes “salvadores da mãe pátria” renasceram na figura do Joaquim Barbosa.  Aí mora um grande perigo, não subestimem.

  93. O PiG não quer morrer abraçado ao psdb em 2014

    O psdb será varrido do mapa em 2014.

    E a casa-grande sabe disso. 

    A rede globo e o restante do PiG estão desesperados atrás de uma alternativa. A “elite” branca e rica não quer levar uma surra nas eleições apoiando um insosso como aécio. Um candidato que apenas cumpre tabela, sem perspectiva real de vitória.

    Como a direita não tem nenhuma proposta para o Brasil… sobra a pieguice moralista. A UDN. E joaquim barbosa já mostrou que, apesar de destemperado, é completamente obediente ao PiG.

    1. Direita??

      O PT é o que? esquerda?

      Também não tenho dúvidas de que ganharão a próxima eleição. Mas falta realmente algum candidato de esquerda no Brasil.

      E o tal do PiG conseguiu convencer metade do Brasil que o governo FHC foi bom e a outra metade de que o Lulalá que era o “top”, lembrando muito a política dos USA, onde existe um partido de direita e outro de mais direita.

      Enfim, o tal do PT é muito mais competente do que o PSDB em ser direita. Mas o Brasil pracisa de uma coisa diferente.

       

      1. Outras opções!

        A extrema esquerda já tem seus “eternos candidatos”  Plinio Sampaio, Rui Pimenta e Zé Maria. O problema é que o discurso pré guerra fria, baseado no ódio e no atraso, não convence quase ninguém!

  94. críticA
    Que texto Socialista, Protetor e tendencioso é esse Sr. Nassif? O Sr. é candidato a algum cargo político pelo PT ou pretende alguma vaga em Brasília.? Que discurso sindicalista atrasado é esse? Vc não tem vergonha de apontar os verdadeiros tiranos? Em plenos escândalos vergonhosos mundialmente o Sr. em com esse discurso de chão de fábrica?

  95. Fico imaginando  JB num

    Fico imaginando  JB num debate como candidato, ficaria em pé, não aceitaria

    réplica..seria de um didatismo . Vai lá Joaquim!Salve o Brasil deles!

     

  96. Tempos Bicudos

    Com rara maestria resumiu a situação atual. Se debulhou em lágrimas por um perdido PSDB apoiado em Franco Montoro e Mário Covas, que não conheci, pois aqui no Rio é um partido sem expressão. Os votos de FHC por aqui foram dos preconceituosos anti-lulistas e não dos aficionados do “saudoso” partido.

    Por aqui os votos que porventura venham a ter Barbosa, Aécio, Marina e Eduardo continuarão a ser dos 30% de anti-lulista, ex-udenistas e afins e sua poderosa midia golpista. que já determinou vencedores e perdedores nas urnas, e hoje apenas manipula, perigosamente, diga-se de passagem, uns desclassificados togados para gáudio daqueles 30%.

    1. Tempos mais bicudos ainda

      Como vivi tempos mais bicudos ainda fico me imaginando pendurado num pau-de-arara, levando choque nas partes e ouvindo meio desacordado um samango brutamontes dizendo: “Vamos, vamos, diga logo quem são estes togados desclassificados…”

  97. Para melhor entender os amuos de FHC com Joaquim Barbosa

    Primeiramente um excelente 2014 com muita saúde para voce e toda a familia

    Luis Nassif leio a sua coluna diarimente e esta manifestação de mau humor do senhor Fernando Henrique Cardoso não é somente para com o Joaquim Barbosa, ele se permeia para com aqueles que tentam subir a escada e pegar o cacho da banana.

    Podemos relembrar o senhor Zito, o rei da baixada no partido, teve seu nome negado para concorrer ao governo do estado tendo em vista que não tinha o perfil dos intelectuais.

    Poderiamos ficar aqui relembrando fatos, principalmente dele com a Presidente Dilma, onde ele poderia subir a escada e pegar as bananas sem apanhar.

    Agora chamo atenção ao seu artigo para o que está entre linhas, não adianta fazer manifestão, quebradeira, tacar fogo em tudo se nós não realizarmos uma votação com sabedoria.

    Não existe voto de protesto, pois o voto no Macaco Tião não existe mais (lembram disso no RJ) e junto com os Tiriricas da vida estão indo outros em que não votamos.

    Vamos melhorar a nossa escolha, pois quem manda hoje são os vereadores, deputados e senadores o Executivo está nas mãos deles e tem que fazer o que eles querem inclusive liberar verbas.

    Para finalizar

    QUAL É A FINALIDADE DO LEGISLATIVO?

    O LEGISLATIVO ESTÁ CUMPRINDO O SEU DEVER?

    A POPULAÇÃO ESTÁ ACOMPANHADO O LEGISLATIVO?

    VIVA O BRASIL.

    1. Legenda de aluguel

      Zito em Caxias, Silvio Lopes e extensa família em Macaé, e outros tantos politiqueiros pelos municípios do interior fluminense, usaram o PSDB como legenda de aluguel. Não fazem a menor idéia do que foi o PSDB paulista.

  98. Besteirol

    O comentário é tendencioso, verdadeiro besteirol. Tenta diminuir a imagem de FHC com argumentos tolos, bla, bla, bla. Na verdade, Joaquim Barbosa, no STF já demonstrou que não pode ser contrariado. Imaginem na presidência da Republica, baixando a cabeça para um congresso corrupto, obrigado a fazer concessões desmoralizantes. Joaquim Barbosa é por demais autoritário, todo mundo com um mínimo de discernimento percebe isso..

    1. FHC / Joaquim Barbosa

      Ninguém está diminuindo a imagem de FHC,pois,ele é quem diminue…O maior lesa-pátria que o Brasil já produziu…..Totalmente sem moral…..E o Joaquim Barbosa,não pode ser contrariado,frente a um congresso corrupto….O STF é um braço deste congresso e da direita… O STF,tem exceções… Uma pena que quem julga pelo correto,pelo certo são poucos,o resto são marias-vai-com as outras. Concessões desmoralizantes,é só acompanhar e ver a quantas anda as concessões feitas aos amigos do JB,da globo,do PSDB,dos banqueiros,dos politicos,um monte de coisas engavetadas,e prescrevendo…..

  99. nao vou comentar o post

    mas sim sobre alguns comentarios realmente fora do ar que vi sobre o mesmo.  Tem alguns que vem aqui pra passar uma reprimenda no autor por ter publicado o texto, recriminando o esquerdismo, fazendo alusao a uma (aqui cabe o termo) “suposta” adesao ao pt e toda uma papagaiada udenista que nao se sustenta.  A estes, um conselho:  o texto é de opiniao, embora recheado de sustentaçao historica e portanto, nao passivel de contestaçao, a menos que se queiram mudar fatos ja ocorridos.  E como todo texto de opiniao, deve ser respeitado por representar o que o Nassif pensa.  Vcs virem aqui pra recriminar o dono do blog é só mais uma demonstraçao da alienaçao em que vcs vivem..Vcs nao estao preparados pra democracia, meus caros.  Ja ouviram falar da tal liberdade de expressao? Em tempos de internet com redes sociais, 98% dos textos sao opinioes. Tentem se lembrar do Voltaire: “ainda que nao concorde com nada do que vc diz, darei minha vida pela sua liberdade de dizer”.  Trocando em miudos: vao censurar lá na Conchinchina, catso!

  100. EXCELENTE

    Eu iria tentar comentar mas o texto é excelente demais para eu, pobre mortal, tecer qquer comentário à respeito, senão elogiar…

     

    Parabéns à lucidez….

  101. Só acho que sempre que

    Só acho que sempre que comentamos qualquer declaração de FHC temos que nos lembrar de algumas coisas. Ele sempre foi conduzido por sua vaidade. Junte a ela a inveja (que sente de Lula) e a frustração (esquecido pelo povo) e poderemos interpretar com maior clareza seus passos e palavras. Jamais vai se conformar por ter sido relegado pelo povo ao ostracismo. Ele é o Midas ao contrário de nossa política e tem que ser escondido por seus partidários. Isso dói muito em alguém que se acha o máximo (alguns cegos também o acham). 

  102. FHC foi ou ainda é sustentado pela CIA via Fundação Ford?
    Nassif esqueceu de dizer o óbvio: FHC é há décadas, financiado pela CIA e membro ativo da NED, “National Endowmnt for Democracy” braço da CIA criado em 1978 por Reagan, para fazer sabotagem política, pura, sem assassinatos de políticos adversários de Washignton ( essa parte continuou com a CIA) Eu proponho ao Nassif fazer uma entrevista com FHC, nem que seja por e mail, com algumas perguntas: Primeira questão: Voce foi sustentado pelo governo americano ou pela CIA, como afirma a escritora Frances Sauders em seu livro “Quem pagou a conta?” http://tribunadaimprensa.com.br/?p=29078 ( Algo que até Olavo de CArvalho admite, mas diz que a Fundação Ford, que repassou o dinheiro, deu para FHC porque ela e ele trabalham para os soviéticos (!!!!- esse cara é louco demais ) http://www.olavodecarvalho.org/semana/090916dc.html Segunda Questão: “Você e o Bolíver Lamounier ainda são os coordenadores da NED no Brasil?” ( tem que ser de chofre, com câmara e gravador ligado) – tenho comigo um folder impresso dessa organização, com nomes dos seus coordenadores em vários países do mundo. O seu nome está lá. Um folder em papel couché, nas cores bege e azul editado pela WMD, a “Internacional” da NED. Então quem é ?Desde quando?Quando você deixou a NED e porque?Segunda: “O que é exatamente, a NED?”Terceira:  “A NED é uma agencia subvencionada pelo Governo dos Estados Unidos ou pela iniciativa privada ou pelos dois?”Quarta: “Como está estruturada a NED no Brasil?”Quinta: “É verdade que a sede da NED fica no Instituto FHC?” Sexta: “A NED no Brasil é uma associação aberta ou fechada?”Sétima: “Quem mais faz parte da NED no Brasil? Poderia dar o nome de mais algum associado?”Oitava: “Como são aplicados os recursos da NED no Brasil? Vocês distribuem bolsas de ensino? Promovem cursos? Quando será o próximo?” Nassif, meu caro: a Eva Goringer , advogada que vive em Washington, descobriu na Venezuela, como as Mírians Leitões e os Demétrios Magnólis de lá eram remunerados, com auxilio da NED, que fazia o dinheiro chegar a eles através de “bolsas” e “mestrados” nas Universidades de Harvard e outras. Passou da hora de aceitarmos no Brasil esse faz de conta, de que políticos como FHC e Serra, vão e voltam dos EUA, ganham milhões em verbas de um governo estrangeiro para “promover a democracia” e ninguém pergunta nada, ninguém diz nada, ninguém acha que isso seja um problema, mas algo normal e corriqueiro…

  103. As origens do PiG e os Estelionatos Eleitorais Midiáticos

    Nassif,

    Gostaria de sugerir uma matéria/análise daquela famosa edição do Jornal Nacional no sábado à noite antes da eleição do Collor mostrando o estouro do cativeiro do Abílio Diniz e o desfile televisivo dos sequestradores Chilenos e Canadenses vestindo camisetas do PT, com direito a closes em panfletos com a estrela do PT.

    Para mim este foi o maior estelionato eleitoral da história do país, merecedor de uma outra comissão da verdade para esclarecer a população o poder que a mídia tem de coroar um rei ou deixar o rei atual nu. Acho este estelionato maior que o de Bush sobre Al Gore, pois lá só não se escancarou a manipulação deslavada da eleição pela vergonha da “maior democracia do mundo” em exibir suas entranhas que, como qualquer entranha, fede a fezes, mas não entendo porque não se toca neste assunto aqui no Brasil.

  104. O personagem de Barbosa

    Barbosa também assusta porque o personagem que ele interpreta, “o homem que vai acabar com a corrupção”, já foi usado com sucesso em duas eleições presidenciais: Jânio Quadros em 1960 e Collor de Mello em 1989. 

    Assim, acredito que dos atuais oposicionistas, Barbosa é o que mais tem chance de crescer. Infelizmente. E isto também deve ter pesado no desespero do FHC.

  105. Barbosa não é um anticomunista

    A análise sobre a indústria do anticomunismo foi certeira, mas não vi relação com Joaquim Barbosa.

    Barbosa não é um anticomunista, é apenas um analfabeto político. Encarna o típico cidadão classe média: o despolitizado que não luta por direitos sociais, luta apenas por mais “poder aquisitivo”. É nesse aspecto que ele é nocivo, pois seu exemplo deseduca os que nele poderiam se inspirar, ao ocultar que as conquistas sociais são fruto de uma árdua luta política.

    O meritíssimo juiz deveria começar a sua instrução política assistindo, urgentemente, ao vídeo “Globo e os Protestos” (http://www.youtube.com/watch?v=UiVDtWb7K48), do PC Siqueira. No vídeo, publicado em 21/06/2013, durante as manifestações, PC explica, didaticamente, para adolescentes, o que é esquerda e o que é direita, e alerta para o apropriação que a mídia estava fazendo das manifestações.

    Quanto a FHC, tornou-se patético. Pensou que enganar um punhado de pobres com alguns “vale-isto”, “vale-aquilo” demonstraria que ele fosse “social-democrata”. Enquanto isso, passou procuração para o FMI governar o Brasil por oito anos. E agora que o PT virou social-democracia (que é o programa mínimo que se pode esperar de qualquer partido num país onde quem não mora em favela é vizinho de uma…), o PSDB vive uma crise de identidade. Não tem o que apresentar no debate político, não tem como defender seus oito anos de governo, e a sua indiferença pelos problemas crônicos do país o deixa cada vez mais parecido com o PFL.

  106. Lamentável Naif!

    “A inação, a falta de propostas, o vazio intelectual de FHC, sua posição de mais impopular ex presidente da história, tornavam quase inexplicável sua ascendência sobre o partido”.

     

    Absurdo – as informações carecem de consistência: inação (grande reforma do estado), vazio intelectual (FHC foi e ainda é um dos maiores intelectuais do Brasil), mais impopular ex presidente da história (onde foi apurado isso???).

    FHC pode ser criticado, questionado, confrontado pelo que fez ou deixou de fazer, mas como a crítica se assenta em afirmações tão absurdas, perde toda credibilidade.

    1. “Um dos maiores intelectuais do Brasil”

      Adivinhe de quem é este texto claro, objetivo, profundo, enxuto:

      “É evidente que a explicação técnica das estruturas de dominação, no caso dos países latino-americanos, implica estabelecer conexões que se dão entre os determinantes internos e externos, mas essas vinculações, em que qualquer hipótese, não devem ser entendidas em termos de uma relação “casual-analítica”, nem muito menos em termos de uma determinação mecânica e imediata do interno pelo externo. Precisamente o conceito de dependência, que mais adiante será examinado, pretende outorgar significado a uma série de fatos e situações que aparecem conjuntamente em um momento dado e busca-se estabelecer, por seu intermédio, as relações que tornam inteligíveis as situações empíricas em função do modo de conexão entre os componentes estruturais internos e externos. Mas o externo, nessa perspectiva, expressa-se também como um modo particular de relação entre grupos e classes sociais de âmbito das nações subdesenvolvidas. É precisamente por isso que tem validez centrar a análise de dependência em sua manifestação interna, posto que o conceito de dependência utiliza-se como um tipo específico de “causal-significante’ — implicações determinadas por um modo de relação historicamente dado e não como conceito meramente “mecânico-causal”, que enfatiza a determinação externa, anterior, que posteriormente produziria ‘conseqüências internas’.”

      Não entendeu? Clique aqui que o Millor explica.

  107. Joaquim colocou processo na gaveta e esqueceu?

    No que tange o Ministro do STF, é de bom alvitre dizer: Estava eu lendo o edital do Concurso Público para o cargo de Tabelião dos vários cartórios do Distrito Federal, pois é uma questão de moralidade, impessoalidade e legalidade, uma vez que todos esses princípios norteadores do concurso público, até então eram desprezados, eis que o cidadão para exercer o cargo de tabelião não precisava passar pelo crivo do instituto do concurso público, ou seja, os cartórios eram uma espécie de capitania hereditária. Contudo no anexo I do edital que estava lendo o Desembargador Presidente do TJDFT assevera:

    “ANEXO I (…)

    1) 1º Ofício de Notas e Protesto de Títulos de Brasília: Data da vacância: perda da delegação por meio da
    portaria GPR nº 501 de 27/8/2003, publicada em 29/8/2003. O Titular Maurício Gomes de Lemos
    perdeu a delegação por decisão deste Tribunal (PAD nº 6.805/03). Contudo, a vacância ainda se
    encontra sub judice, pois o tabelião impetrou Mandado de Segurança (2006.00.2.009455-4), que teve a
    ordem denegada pelo Conselho Especial (acórdão 225805, publicado em 18/10/2005). Após interpor
    Recurso Ordinário, o Superior Tribunal de Justiça negou provimento ao recurso em mandado de
    segurança (EDcl no recurso em Mandado de Segurança nº 21.719-DF). Ainda inconformado, interpôs
    Recurso Extraordinário contra a decisão do STJ, tendo sido julgado prejudicado. Por fim, manejou agravo
    (nº 766975 – STF) contra a decisão que julgou prejudicado o Recurso Extraordinário, o qual ENCONTRA-SE NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, COM CONCLUSÃO PARA O RELATOR, MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, DESDE 24/2/11″. Grifei.

    Diante do exposto, ao que tudo indica para o todo poderoso Ministro do STF acabar com as vergonhosas capitanias hereditárias no Distrito Federal e no resto do Brasil, fazer cumprir a Constituição de 1988 e exigir Concurso Público para Tabelião não merece celeridade, celeridade merece outras questões que o PIG impingiu garganta abaixo de alguns ministros da mais alta corte do Brasil.

    PS: O trecho transcrito está no sítio do CESP/UNB, mas se essa história for disseminada pela internet, logo, logo o Batman manda extrair essa importante informação do edital.

  108.                             A

                                A MORTE DE UM REI IMORTAL:

    (MT.23.1)  Então, falou Jesus às multidões  e aos  discípulos, (EX.1.16) Dizendo: (JB.12.23)  É chegada a hora de ser  glorificado o Filho do Homem: (MT.15.10) Ouvi e entendei: (EC.37.28) A vida do Homem se encerra num certo número de dias; porém os dias de Israel são inumeráveis: (AT.20.10) Não vos perturbeis, que a vida nele está; (JB.5.26) porque assim como o Pai tem vida em si mesmo,  também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo:(LC.13.27)  Mas ele vos dirá: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna: (GL.2.20) Logo, já não sou eu quem  vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus,  que me amou e a si mesmo se entregou por mim: (RM.6.19) Falo como Homem, por causa da fraqueza da vossa carne:

    Agora que o meu corpo já se curva ante o peso da idade, e já não  dispondo de visão ocular suficiente para este Trabalho; penso que já é hora de retornar para junto do nosso Pai Eterno, pois Sinto que já estou pronto para voar rumo à glória; (LC.22.37) pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito:

    (SL.40.7)  Então, eu disse: (IS.14.14) Subirei acima dàs mais altas núvens e serei semelhante ao Altíssimo; (SL.18.22) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei:(SL.122.1)  Alegrei-me quando me disseram:Vamos à Casa do Senhor:: ($C..41.5) Não temas o decreto da morte: Lembra-te de todos aqueles que foram antes de ti e dos que virão depois de ti; este é um decreto que o Senhor pronunciou contra toda a carne: (JÓ.5.26/27)) Em robusta velhice entrarás para a sepultura como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo: Eis que isto já o havemos inquirido e assim é; ouve-o e medita nisso para teu bem: (SL.116.15) Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus Santos: (JB,15.25) Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: (LC.19.9) Hoje houve salvação nesta casa; (LC.19.10)  porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido:(1CO.15.54) Tragada foi a morte pela vitória: (1JB.5.4)  E  esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé: (JB.15.13) Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida em favor dos seus  amigos:  (EC.11.24) A benção de Deus se apressa a recompensar o justo, e numa rápida hora o faz crescer: (JB.3.13) Ora, ninguém subiu ao céu senão Aquele que de lá desceu, à saber: O Filho do Homem: (LC.22.69) Desde agora estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus: (JB.8.19) Eis em que deu a tua vida! E do pó brotarão outros: (OS.14.9) Quem é sábio, que entenda estas cousas; quem é prudente que as saiba; porque os caminhos do Senhor são retos e os justos  andarão neles,  mais os transgressores neles cairão:                                                                                                                                                                                                                            Quem revelará o nosso Juizo Final?…

     

  109.                        A

                           A MORTE DE UM REI IMORTAL:

      (MT.23.1)  Então, falou Jesus às multidões  e aos  discípulos, (EX.1.16) Dizendo: (JB.12.23)  É chegada a hora de ser  glorificado o Filho do Homem: (MT.15.10) Ouvi e entendei: (JB.3.27)  O Homem  não pode receber cousa alguma se do céu não lhe for dada: (EC.37.28) A vida do Homem se encerra num certo número de dias; porém os dias de Israel são inumeráveis: (AT.20.10) Não vos perturbeis, que a vida nele está; (JB.5.26/27) porque assim como o Pai tem vida em si mesmo,  também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo; e lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem:(LC.13.27)  Mas ele vos dirá: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna: (GL.2.20) Logo, já não sou eu quem  vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus,  que me amou e a si mesmo se entregou por mim: (RM.6.19) Falo como Homem, por causa da fraqueza da vossa carne: (JÓ.33.2)  Passo agora a falar, em minha boca fala a minha língua:

     

    Agora que o meu corpo já se curva sob o peso da idade, e já não  dispondo de visão ocular suficiente para este Trabalho; penso que já é hora de retornar para a casa do nosso Pai Eterno, pois sinto que já estou pronto para voar rumo à glória infinita; (LC.22.37) pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito:

    (JB.5.41) Eu não aceito a glória que vem dos homens, (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (SL.14.3) Todos se extraviaram e juntamente se corromperam, não há quem faça o bem, não há nem um sequer: (2PE.2.3)  Também, movidos por avareza, farão comércio de vós com palavras fictícias: IRRESIGNAÇÃO: Para eles, o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme:(LE.3.17)   Então,  disse comigo: (IS.14.14) Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo; (SL.18.22) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei:

    (SL.122.1)  Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor(1PE.4.7) porque a ocasião de começar o juízo pela Casa de Deus é chegada:   (EC..41.5) Não temas o decreto da morte: Lembra-te de todos aqueles que foram antes de ti e dos que virão depois de ti; este é um decreto que o Senhor pronunciou contra toda a carne: (JÓ.5.26/2) Em robusta velhice entrarás para a sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo; (1SML.12.17)  não é agora o tempo da sega do trigo?

    (DT.10.12) Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? (SL.74.18) Lembra-te disto: (LC.2.26)  Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte, antes de ver o Cristo do Senhor: (GN.15.13) Então lhe foi dito: (EZ.2.3)) Filho do Homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim,  eles e seus pais prevaricaram contra mim até precisamente ao dia de hoje:  Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração, eu te envio a eles e lhes dirás: (ÊX.3.14) Eu sou o Senhor que me enviou a vós outros, (JD.1.15)  para exercer juízo contra todos e para fazer convictos os ímpios de todas as obras impias que impiamente praticaram, e acerca de todas  as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele::  (Z.39.22) Desse dia em diante os da casa de Israel saberão que eu sou o Senhor seu Deus: (PV.1.23) Atentai  para a minha repreensão, eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras; (JB.6.45) e serão todos ensinados por Deus: (SL.1.5)  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;(EZ.12.24) porque  já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação  lisonjeira, no meio da Casa de Israel: (JB.20.22) Recebei o Espírito Santo:

    (DT.29.25) ) Então se dirá:  LC.19.9) Hoje houve salvação nesta casa; (LC.19.10)  porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido:(TG.2.23)  E se cumpriu a escritura  a qual diz: (1CO.15.54) Tragada foi a morte pela vitória: (1JB.5.4)  E  esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé: (JB.15.13) Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida em favor dos seus  amigos:  (EC.11.24) A benção de Deus se apressa a recompensar o justo, e numa rápida hora o faz crescer (LC.22.69) Desde agora estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus:

     (JB.8.19) Eis em que deu a tua vida! E do pó brotarão outros; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução, e a esperança deles é vã e os trabalhos  sem fruto, e inúteis as suas obras: (JÓ.4.20) Nascem de manhã e à tarde são destruídos, perecem para sempre, sem que disto se faça caso:(JB.5.44) Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros, contudo, não procuram a glória que vem do Deus único?(EC.32.20) Aqueles  que temem ao Senhor conhecerão o que é justo, e farão luzir as suas boas obras como farol:  (OS.14.9) Quem é sábio, que entenda estas cousas; quem é prudente que as saiba; porque os caminhos do Senhor são retos e os justos  andarão neles,  mais os transgressores neles cairão:  (AP.22.11) Continue o injusto fazendo injustiça,  o imundo ainda sendo imundo;o justo continue na pratica da justiça, e o Santo continue a santificar-se…

                                                                                                                                                                                                                           .

     

  110. Só discordo do texto com
    Só discordo do texto com relação às criticas ao Joaquim Barbosa, que para mim, é o único homem, detentor de poder, que é muito mais do que autentico, é decente e honesto, uma exceçao nesse lixo de país! É tão raro que é tido como alucinado! Realmente, em um país em que bandidos procurados pela Interpol e FBI, são Deputados, um homem como Joaquim Barbosa, para os alienados, deve ser alucinado, mesmo!

  111.  
    DEUS É AMOR: E É O 

     

    DEUS É AMOR: E É O  EXERCÍCIO DESTE AMOR QUE  PROVA  A SUA EXISTÊNCIA:

    (JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes  olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13)  porqu Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:

    (HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau:  Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades,  ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar  ao próximo como a si mesmo:

    (JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem  desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas:

    (HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o  Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o  seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o  de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não  parta homens; cientes de que recebereis  do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos  que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes,  inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão:

    (LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida  e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar  as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto  e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o  culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida:

    (AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16)  porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121)  Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade;  acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma:

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador