Revista GGN

Assine

Planilhas escondidas da Odebrecht foram recuperadas pela Suíça


Foto: Marcos Bezerra/Futura Press
 
Jornal GGN - Um dos principais mistérios das delações da Odebrecht que comprometiam boa parte das acusações contra políticos era a falta de acesso ao MyWebDay, um sistema utilizado pela empreiteira para registrar os repasses de caixa dois e propinas a contas de beneficiários pelo setor de operações estruturadas.
 
Até recentemente, nem o próprio coordenador da força-tarefa de Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol, teria conseguido o acesso aos dados da contabilidade de remessas ilegais da Odebrecht. O arquivo havia sido descoberto no ano passado, quando uma funcionária do departamento foi presa, e indicou que os registros traziam as ordens de pagamentos não somente a políticos, como também integrantes do Judiciário, diplomacia e tribunais de contas.
 
Entretanto, as informações eram supostamente armazenadas pela Suíça, uma vez que os materiais são de extratos bancários de pagamentos a offshores no exterior, além de planilhas destas transferências bancárias e, segundo Dallagnol, o país ainda não tinha compartilhado os dados com os investigadores brasileiros.
 
A resposta do coordenador da força-tarefa foi dada à própria Justiça Federal do Paraná, quando os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram o acesso a estes materiais para comprovar que não há provas das acusações de propinas ou favorecimentos da Odebrecht à ele.
 
Assine
 
Além da Suíça, teriam acesso à chave do sistema alguns executivos da companhia, como o diretor Hilberto Mascarenhas que, inicialmente, afirmou à Justiça que tinha a senha e depois voltou atrás, afirmando que havia se desfeito dela. De acordo com coluna da Monica Bergamo no início do mês, até o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o DOJ, teria tentado abrir o arquivo, sem sucesso, por ser "aparentemente inviolável", apontou a jornalista.
 
O que se tinha de público do MyWebDay eram planilhas de alguns acordos de delações de executivos da companhia, que partiram de correspondências antigas entre diretores da Odebrecht. Entretanto, a defesa de Lula acreditava que os investigadores teria, sim, o acesso aos dados, mas queriam criar dificuldades para a transparência junto aos advogados. 
 
Tal mistério parece ter sido solucionado. Isso porque a força-tarefa de Curitiba teria recebido boa parte dos documentos do sistema MyWebDay. De acordo com os investigadores, os materiais poderão corroborar delações que não foram levadas adiante por falta de provas e, ainda, abrir novas frentes de investigações, podendo as planilhas e documentos indicar nomes de beneficiários de recursos ilícitos que ainda não foram investigados.
 
O silêncio, até agora, destes documentos foi justificado porque, segundo os procuradores, o programa criado nos anos 90 foi apagado em 2014, quando a Lava Jato começou a apurar as irregularidades junto à Petrobras. Além de extratos bancários e comprovantes, planilhas com nomes e codinomes, valores relacionados a obras, e planejamentos de pagamentos ilícitos estavam registrados.
 
Os investigadores suíços teriam conseguido recuperar grande parte do material, entregue à Odebrecht, o que foi uma das portas de entrada da empreiteira para conseguir os acordos de delações e leniência junto ao Ministério Público Federal brasileiro. Os dados teriam chegado à Curitiba nesta semana.
 
Média: 4.9 (8 votos)
11 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Wlisses Feitosa
Wlisses Feitosa

999

Não seria 999?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de fernando oliveira
fernando oliveira

Eu quero mesmo é que "ESSA

Eu quero mesmo é que "ESSA PORRA" se lasque todinha do primeiro ao quinto mesmo. Só assim essa canalha sem-vergonha que orbita o poder irá comer da banda podre mesmo. Fora isso, tudo pode ser remendado. Mas, se eu chegar a ver o Michelzinho pedindo esmola com um saco nas costas, já valeu à pena. Os pobres atuais, já estão no lixo mesmo, pouco irá fazer diferença.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de franciscopereira neto
franciscopereira neto

Não aguento mais

Essa nojeiras todas, STF, MPF, PF, banqueiros, empresários picaretas, parlamenteres corruptos e ladrões, classe média idiota, PIG, notícias tratando desses assuntos, comentários sobre esses assuntos, nada mais me interessa. Não aguento mais.

Se a notícia abre uma oportunidade para esclarecer se o "ladrão" do Lula é realmente ladrão, pouco importa porque não vai resolver nada. Não será utilizada para fazer justiça, porque a justiça sempre foi essa bosta que nós conhecemos, então nem se diga o que é atualmente, nas mãos desse bando de filhos da puta.

Ciro Gomes morde e assopra Lula. Não sei onde ele chegará com isso.

Se ele acha que com esse discurso - fez isso no Pânico e no Ultrajano em entrevistas - vai viabilizar sua candidatura com possibilidade de ganhar, pelo menos é o que ele acredita, está redondamente engando.

Com Lula candidato, fato que não acontecerá, mas supondo que venha, ficará com um percentual identico na margem de erro.

A esperança dele é que Lula seja aniquilado pelo imbecil do Moro, esperança que é mais real do que a realidade do golpe, ele acredita que todos os possíveis candidatos ficarão num patamar de inteção de votos na casa dos 15 a 17%. É nisso que ele acredita. Para mim ele continuará com uma intenção de votos igual a margem de erro, mesmo sem o Lula.

Com tanta merda que venho lendo e ouvindo não dá mais ficar discutindo, escrevendo, comentando porque não tem levado a lugar nenhum.

Lindbergh Faria, faz um escarceu no conselho de ética que queriam condenar as senadoras que tomaram a mesa na votação da reforma trabalhista e aqueles bandidos se indignaram e disseram que era uma vergonha auilo tudo e que não combinava com o senado da república. Eles ainda acreditam que esse senado é virtuoso e que o povo o respeita. Falam com uma convicção que eles estão que eles são respeitados.

Livraram Aécio e queriam condenar as senadoras.

Aprovam as reformas de costas para o povo. Recebem mais de 4 bi em emendas parlamenteres para salvar o chefe da quadrilha e acham que tudo está dentro da normalidade

A imprensa repecute, mas nem de longe, chega aos pés do que fizeram com a Dilma.

Esta por sua vez, ficou imóvel como uma pilastra de concreto, só esperando o golpe final.

Já que era para salvar o seu mandato, que distribuisse todos os recurso, que o Tinhoso distribuiu.

Não, ficou com aquele discurso idiota de honesta e foi defenestrada do palácio.

Quem perdeu, foi ela ou o povo que a elegeu?

O resultado estamos vendo agora.

O script já estava escrito, mas não quiseram ler e muito menos entender.

O que fazer agora?

Ficar lendo, escrevendo e comentando?

Não farei mais isso.

A mínima oportunidade que aparecer para abater essa quadrilha, estarei a disposição.

Seja no tapa ou na bala.

O melhor são os dois juntos.

Blá blá blá não resolve mais nada.

Seu voto: Nenhum

vão divulgar todos os nomes,

ou só os que vem ao caso?

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico" MT

A vida é curta demais para se beber cerveja barata!!

A diferença entre o Brasil e a República Checa é que, a República Checa tem o gove

imagem de OBS
OBS

E os valores que foram

E os valores que foram acordados com a Suiça e USA nos acordos? saíram por qual razão se não houve compartilhamento?

Seu voto: Nenhum
imagem de OBS
OBS

E os valores que foram

E os valores que foram acordados com a Suiça nos acordos? saíram por qual razão se não houve compartilhamento?

Seu voto: Nenhum
imagem de Jaime Iglesias Serral
Jaime Iglesias Serral

Essa lsita só vale se tiver o

Essa lsita só vale se tiver o nome LULA nela, caso contrário, vai pro lixo.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de mauro silva 1
mauro silva 1

juízes?

juízes recebendo propinas e o lula não?

então não interessa, principalmente aos cidadãos brasileiros de 2ª classe, isto é, aqueles que pagam imposto de renda.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Rei
Rei

Quebrar Criptografia é fácil... quero ver quebrar a blindagem

A tecnologia para quebrar a criptografia e acessar os dados a Suíça tem de sobra... o que falta é tecnologia para quebrar a blindagem Tucana e a parcialidade da Justiça brasileira.

Não importa o que exista nesses arquivos... o resultado todo mundo já sabe:

1-Pode ter 500Kg de Cocaína, gravações de Aécio ameaçando morte e pedindo propina, pode ter mala de dinheiro, pode ter vídeo de político recebendo dinheiro, pode ter números de contas em paraísos fiscais, pode ter gravação de Aécio ligando para ministros do STF, pode ter político falando abertamente em estancar a sangria... NADA DISSO VAI LEVAR TUCANO PARA CADEIA NO BRASIL!!!!

2-Pode ter provas que o apartamento não é do Lula, pode ter provas que Lula e Dilma nunca tiveram contas no exterior, pode ter provas que o sítio nunca foi do Lula, pode ter provas que o acervo de presidentes sempre foi pago por empresas... NADA DISSO IMPEDIU A CONDENAÇÃO DE PETISTAS...

LOGO... ESSA PORCARIA TODA É UMA FARSA!!!

PODE APARECER VÍDEO DE AÉCIO ESTUPRANDO UMA CRIANÇA... PODE APARECER VÍDEO DE LULA SENDO ABENÇOADO POR JESUS CRISTO... NADA DISSO TEM NENHUMA IMPORTÂNCIA... É TUDO UMA ENORME FARSA!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

" não somente a políticos,

" não somente a políticos, como também integrantes do Judiciário, diplomacia e tribunais de contas."

-E contra o meliante Lula, há algo?  Nããão?

-Então NÃO VEM AO CASO!

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

Daria pra  chegar aas

Daria pra  chegar aas iniciais g e m mais rapidinho, por favor?

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de WALDOMIRO PEREIRA DA SILVA
WALDOMIRO PEREIRA DA SILVA

Ja não da para acreditar nos

Ja não da para acreditar nos procuradores brasileiros.

A suiça deve divulgar tudo o que tem.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Todo País, espera que dessa

Todo País, espera que dessa vez esses procuradores,trabalhem com provas não com falsas convicções.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.