Tarso Genro defende realização de novas eleições presidenciais

Da Agência Brasil

O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Justiça Tarso Genro defendeu ontem (18) novas eleições no país. Segundo ele, um eventual governo do vice-presidente da República, Michel Temer – em caso de impeachment da presidenta da República, Dilma Rousseff – teria legitimidade escassa e poderia aumentar a crise social e política.

“Seria muito melhor para o país convocar eleições. Até com a concordância dele [Michel Temer]. Certamente, jurista que ele é, ele vai reconhecer que sua legitimidade é escassa para terminar o mandato, porque não houve um julgamento de crime de responsabilidade, houve eleição indireta”, disse, referindo-se à votação do processo do impeachment, no domindo (17), na Câmara dos Deputados.
 
“Nós não somos ingênuos, sabemos que isso aí [novas eleições] só por acordo. Mas não tenho nenhuma dúvida que é perfeitamente possível. O que eu acho que é muito ruim para o país ter dois anos e meio com um presidente sem legitimidade para governar, que não tenha vindo das urnas. Isso pode gerar uma crise social e política mais aguda que essa que estamos vivendo”, disse em entrevista após uma palestra na capital paulista.

 
Segundo Tarso, a falta de legitimidade de um governo não escolhido pelas urnas poderá gerar na sociedade um sentimento de anomia, ou seja, ausência de lei ou de regras, uma espécie de “cada um por si e Deus por todos”.
 
“Ele [Temer] saiu do governo, esteve todo tempo no governo. O partido que o apoia, sustancialmente, era um partido de governo e tem tanto compromisso com as coisas boas que ocorreram como com as coisas ruins. Então ele tem escassa legitimidade”, disse. “Essa escassa legitimidade em um regime presidencialista pode gerar anomia. Um reconhecimento, por setores da população, de que há uma ausência de normas”.
 
Golpe
Tarso ressaltou que a votação no domingo na Câmara dos Deputados teve um desvio de finalidade: não julgou o suposto crime de responsabilidade da presidenta e, portanto, segundo ele, pode ser considerado um golpe. “Todos os votos ou 90% dos votos, que inclusive afirmaram o sim, não falavam em crime de responsabilidade, porque não ocorreu, então é perfeitamente natural que se chame de golpe a esse processo com desvio de finalidade”, disse.
 
De acordo com Tarso, a votação foi um juízo de valor sobre o governo Dilma, uma tentativa de eleição indireta e está em uma “margem de exceção que um regime constitucional permite”. Para o ex-ministro, isso pode ser uma solução provisória para a crise. “Importante que, mesmo tendo ocorrido isso tudo, está sendo feito com controle do Poder Judiciário, com a participação de todas as forças políticas, em uma margem de exceção que um regime constitucional permite”.
Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Outro que continua com o

    Outro que continua com o delírio. Essa tese não tem nenhuma viabilidade de ser praticada.

    Só com a ajuda do exército Dilma conseguiria, neste momento, que Temer não assuma em breve.

    Então ela deveria tentar isso ou desistir e renunciar de vez. Seria melhor para o Páis e para ela própria.

    Dai ela e Lula poderiam pedir anistia em outro País para não serem presos aqui.

     

      1. Não tem nada de

        Não tem nada de coxinha.

        Infelizmente meu comentário é sério.

        Voce acha que Dilma tem chance de reverter no Senado ou no STF ?

        Acha que nao é bem possível que Lula seja preso ? Se for, por que não também Dilma ?

         

  2. Nao vão concordar. Então não

    Nao vão concordar. Então não haverá consenso. O problema todo é este. Os sem voto querem a presidência. O temer e os demais sabem que por eleições diretas jamais chegarão à presidência. Como temer já está caindo pelas tabelas – 75 anos – não  está nem aí para o  País. O que importa é ser presidente e o resto que a PM e as FA resolvam. Quanto à Economia pouco importa. O da mulher e do filho já está garantido no exterior.

  3. Trapalhão

    O Tarso é o principal responsável pela quase implosão do PT no RS, e que culminaram com a vitóroria de Yeda Crusius na disputa pelo governo do RS.. Agora vel ele dizendo que “… jurista que ele (Temer) é, … vai reconhecer a escassa legitimidade para terminar o mandato…”, como se Temer estivesse preocupado ou não com legitimidade. Mas o pior é que, lendo bem o texto, ele acaba justificando o golpe. Ele é um destes nefastos, no sentido em que o Nassif qualificou o ex-ministro Cardozo.

     

  4. Julgar o mérito

     Lewandowski já sinalizou que o STF pode julgar o mérito da acusão do impeachment. Mas todo jurista sabe que isso só pode ser julgado pelo senado, que é o único que pode emitir parecer sobre o impeachment. Logo, ele está falado tanto isso na Midia, que esta na hora do advogado da União agir. Tem que fazer o STF julgar se as pedaladas e os créditos por decreto emitidos são crimes. Se não for, Dilma será inocentada no Senado. Se for, ela pode ser inocentada, pois ninguem pode ser condenado com data anterior , e tem respaldo já que todos os governantes anteriores fizeram esse ajuste contábil 

  5. PEC

    A PEC deveria mudar o dispositivo de impeachment incluindo que o afastamento do presidente levaria a novas eleições gerais, também dos deputados e senadores.

    Talvez pensassem duas vezes antes de cometerem ilegalidades.

  6.  
     
    Alguém pensa que é

     

     

    Alguém pensa que é possível os criminosos aceitarem novas eleições, justo agora que conseguiram derrubar a democracia?

    1. Não aceitariam mas…..

      Não aceitariam mas, se a Dilma solicita a convocação de novas eleições, e VAI À TV ANUNCIAR QUE ESTÁ CONVOCANDO E PEDE PARA OS ELEITORES COBRAREM APROVAÇÃO DE SEUS DEPUTADOS, aí vamos ver o que acontece…..

  7. Ação no STF

    Todos os juristas deve que entrar com mandado de segurança no STF para que julguem se as pedaladas e os créditos emitidos por decreto são crimes de responsabilidade. Antes que se inicie o julgamento no Senado. Lá o julgamento será mais justo. Caso se qualifique como NÃo CRIME. Dilma será inocentada no senado, já que terá esse argumento de defesa. Caso seja configurado como crime. Ela não poderá ser culpada também, já que ninguém pode ser culpado em retroativo. E todos sabendo, que as pedaladas são são crimes. O pessoal está perdendo tempo. Lewandowski já sinalizou que isso pode ser Feito. Mas deve ser feito antes de iniciar o julgamento no Senado, pq somente ele pode julgar o presidente. O Senado não condenará, se antes, isso não for tipificado como crime. Algum advogado, alguém entre com essa ação no Senado, é nossa única chance

  8. #Anticonstitucionalìssimamente

    #Anticonstitucionalìssimamente Art. 60. § 4o Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir… o voto… periódico;

    Eleição periódica é cláusula pétrea da Constituição. Periódica não é quando os senadores acham conveniente.

  9. Michel Temer e Eduardo Cunha governarão uma terra arrasada.

    O Brasil vai regredir muito mais do que já regrediu. A credibilidade internacional está em queda livre. O pretenso novo presidente não tem legitimidade. O pretenso vice é muito pior. Investidores estão começando a fugir da instabilidade política do Brasil. Os movimentos sociais não darão trégua a eles. Sim, eu também acho que ele não teria condição alguma de governar. Se bem que a ambição pelo poder do “mordomo de filme de terror” (adorei essa definição) e do seu assecla não deixariam ele querer isso. Que se dane o país, eu quero é ser presidente sem voto. E nisso, somemos o STF, q lava as mãos de forma “pônciopilateana” (como diria meu pai)…

    Mas as eleições presidenciais antecipadas tem que ser acompanhadas de eleições para o Legislativo também. Afinal, não adianta eleger um novo presidente se ele não tiver apoio no Congresso. E um eventual presidente eleito, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto (que o Datafalha apresentou) apontam que se deixarem o velho torneiro mecânico falar, ele se elege pela terceira vez.

    Se eles tentarem o golpe do parlamentarismo, o povo não aceitaria de bom grado: Parlamentarismo não é da nossa tradição democrática, já rejeitamos no plebiscito de 1993 (votei pelo presidencialismo) e o Congresso, mais sujo que um galinheiro inteiro, não conseguiria emplacar essa forma de governar sem voto.

    Estamos com um nó de Górdio para desatar. Esses são os resultados das “jornadas de junho de 2013”: A esquerda não fez nada, e a direita fisgou muitos analfabetos políticos para suas intenções. Vivendo e aprendendo… Mas não queria estar vivendo esse momento. Não mesmo.

  10. Debatedores, bom

    Debatedores, bom dia.

    Profundamente preocupado. Sério. Porém, sem perde o senso de humor.

    A falta de diálogo e de pacto pipoca em qualquer esquina e , sobretudo, na cidade “que não tem esquinas”.

    Numa análise rápida, a proposta de novas eleições presidencias não me soa bem. Isso porque as eleições já ocorreram no ano de 2014, e ainda:

    -Não houve fraude nas eleições. ( já atestado pelas instituições brasileiras)

    -Não houve fraude na contagem dos votos.( devidamente atestado)

    -Houve gastos enormes, bilionários, em todo o processo eleitoral.

    -Muitos especulam que o dinheiro destinado à campanha do  PT” saiu do caixa 2, sujo, propina pura,  das empresas filantrópicas sem fins lucrativos. Nem precisava vez que as “empresas”, especula-se,  possuem objeto social sem fins lucrativos de caráter filantrópicos para o bem comum da nação brasileira.

    -Por outro lado, muitos especulam que o dinheiro destinado à campanha dos partidos de oposição,  saiu do caixa 1, limpo, devidamente contabilizado na conta caixa/bancos ( nacionais ou internacionais) cuja tributação foi devidamente apurada e recolhida  aos cofres públicos. Dinheiro este  oriundo do mérito pessoal de empreendedores  com DNA e  inteligência superiores e que estariam devidamente separados na própria empresa filantrópica em cofre separado. Todavia, tudo está sendo devidamente apurado na operação lava roupa suja, ops, lavajato e , em breve, especula-se, teremos mais “notícias”. Portanto, nesse particular é preciso aguardar as próximas  decisões da operação “mão invisível” limpa. 

    -Por fim, ao contrário de alguns, outros dizem: o povo é bobo. Viva a rede globo.

    Então, concluindo, acho que não é a melhor opção a realização de novas eleições.

    Vamos aguardar o julgamento “justo”, com ampla e irrestrito direito de defesa da sua excelência, a predisenta da república, perante a “casa grande ” do Senado federal das capitanias hereditárias, ops.

     

    Sem jamais perder a ternura, há que endurecer-se

     

  11. Sou absolutamente contra. Se
    Sou absolutamente contra. Se nossa sociedade não é capaz de reagir à altura do golpe para impedí-lo, pois que sofra as consequências de sua inércia. Chega de tentar levar nas costas milhões de pessoas que preferm assistir novelas do que cuidar de sua comunidade e de seu país. Infelizmente, nós que lutamos seremos muito atingidos por um governo golpista, mas faz parte, quem tá na chuva sabe que vai se molhar.
    Dilma deve permanecer até ser arrancada do Planalto; deve deixar bem claro que sua saída é ilegítima e ilegal, que o povo está sendo usurpado.

  12. Não! Nada de novas

    Não! Nada de novas eleições!

    Pra que? Se o resultado não agradar a plutocracia outro golpe será dado.

    Não!

    Quem pariu Mateus que balance!

    Agora os coxinhas e demais arautos querem se livrar da peste? Não!

    Aguentem, se vejam refletidos diariamente nos representantes que escolheram.

    Assumam a vergonha histórica de aliarem-se a ladrões e traidores!

    Luciana Mota.

    1. Servidão Voluntária

      LUCIANA

      Estou com você completamente !

      Nada de contemporização, acordos para mudar sem alterar NADA !

      Enfrentamento nas ruas em defeda do Estado Democrático de Direito.

      Não aceito a servidão voluntária !

       

  13. Proponho aumentar a velocidade da Terra

    Sim, aumentando a velocidade de translação da Terra, chegaremos mais rápido em 2018.

    É claro que isso trará alguns problemas de muito difícil solução, e teríamos que consultar, não apenas aos russos, mas também aos chineses, estadunidenses e paraguaios.

    Teria que haver um consenso, difícil, reconheço. Mas temos que tentar alguma coisa.

     

  14. Método Cunha

    Pela presente, instituímos a realização contínua de eleições até que nosso candidato vença. Revogados todos os dispositivos morais em contrário. Cumpra-se.

     

  15. Novas eleições presidenciais

    Novas eleições presidenciais para quê?  Vamos dizer, só por hipótese: Se Lula vencer, ele poderá governar com este Congresso? Vai ser torpedeado  dia e noite, não vai poder fazer nada a menos  que ele faça como fez: con tinue afagando a midia golpista, entupindo-lhes as burras com verbas públicas da Comunicação, continue viajando mundo afora vendendo ilusões aos governos amigos, tentar trazer nova Copa Mundial para o Brasil e novos  Jogos Olimpicos, procurando nova turma de amigos do naipe de Aécio Neves, Roberto Jefferson, Bumlai, diretores das novas empreiteiras, todos capazes de delações premiadas contra ele, e principalmente impedindo toda e qualquer investigação contra o governo de FHC. Se ele não vencer as eleições, pura perda de tempo e dinheiro. Vai continuar tudo como dantes no quartel de Abrantes

  16. O PT nunca deu a mínima para

    O PT nunca deu a mínima para Tarso Genro e suas ideias de refundação do partido. Seria o cúmulo da desfaçatez pretender fazê-lo agora, quando não sobrou mais nada para ser refundado.

    1. Concordo, mas…

      Um primeiro golpe já foi consumado (não vejo nenhuma chance de revertê-lo no Senado).

      Apesar disso, ou por isso mesmo, nenhuma corrente política possui hoje condições de governabilidade. Graças à ação do Legislativo, à omissão do Judiciário, à ativa militância da mídia em conlúio com a oposição e a erros do Executivo, um grande impasse se formou. Na minha opinião, um nó impossível de ser desatado de dentro da “institucionalidade” vigente após este primeiro golpe.

      Infelizmente, não tivemos forças para impedir o ato de rebelião que subverteu e passou como um trator sobre a institucionalidade então vigente. Nossa única força, hoje, é a de impedir o caminho livre que o golpismo acreditava poder desfrutar e gritar pela sua ilegitimidade.

      Para quem já deu o primeiro golpe, não vejo, nem escrúpulos nem muitas dificuldades em dar o segundo, que é o de colocar na ilegalidade todas as forças que a ele se opõem. Em suma, o golpe tradicional sem disfarces com ajuda judicial, policial e, provavelmente militar. É a clássica maneira de desatar os nos górdios.

      Este seria muito mais duro e violento. Até por que haveria muita resistência.

      Se esta análise for pertinente, seria importante avaliar a relação de forças ante um embate dessa natureza. Meu feeling me diz que seria um massacre anuncuiado.

      Por isso até entendo o apelo que a proposta de antecipação das eleições posssa ter. Que é um segundo golpe, não há dúvidas. Que é dificílimo, quase impossível, alcançar um consenso para aprovar esta antecipação, também não tenho dúvidas. Mas diante do impasse criado e das alternativas assustadoras que se nos apresentam, até posso torcer para que uma engenharta política criativa consiga alcançar esse milagre.

       

      1. Realmente, como diria o Millor o Brasil está na beira do abismo,

        Realmente, como diria o Millor o Brasil está sempre na beira do abismo, talvez a solução seja o abismo.

        Não sei porque uma eleição salvará alguma coisa, teremos a mesma imprensa, o mesmo congresso e o mesmo judiciário. Talvez seja o momento de testar o abismo. Que se deixe tudo ruir e neste momento possa se achar uma nova solução em que se reforme tudo.

        Não adianta Lula tentar a concertação social, pois esta só é possível quando se pode retirar de alguém para dar aos outros, e não é com papos amigáveis de corredores que se vai conseguir isto.

        Que se exploda, depois se faz o rescaldo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador