12 de outubro de 2026

Total assume participação de 50% da Petrobras no campo de Xerelete do Sul

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – A empresa francesa Total assumiu a fatia de 50% da Petrobras no campo de Xerelete do Sul, na Bacia de Campos, passando a ter 100% da concessão. O campo ainda está em fase de desenvolvimento.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a operação, que consiste na cessão gratuita da participação da petrolífera brasileira. A Petrobras alegou que decidiu sair da exploração do campo porque o ativo “não foi priorizado na revisão de seu portfólio”. Também afirmou que o campo representa uma oportunidade de crescimento da Total no Brasil.

No final de outubro, as empresas assinaram um memorando de entendimento para explorar os segmentos de Exploração e Produção e de Gás e Energia. Petrobras e Total são parceiras em consórcios de exploração no Brasil e no exterior.

“Essa parceria pode incluir tanto ativos já existentes quanto a participação em futuros leilões e futuros campos”, disse, à época, o presidente da Petrobras, Pedro Parente. Já Patrick Pouyanné, da empresa francesa, afirmou que o Brasil é um enorme mercado com grande potencial de crescimento. “Para uma empresa como a nossa, a visão deve ser de médio e longo prazo. O importante é encontrar os parceiros certos. E acreditamos que o Brasil e a Petrobras serão um parceiro importante para o futuro”, afirmou.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

13 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. henry H

    14 de dezembro de 2016 8:31 pm

    Djisas Craist….

    … já estão dando de graça agora?… vai tudo pro inferno!… 

    1. Jaide

      14 de dezembro de 2016 9:40 pm

      Mas vc não viu a

      Mas vc não viu a justificativa?

      “O ativo não foi considerado na revisão do portfólio”.

      Entendeu agora?  EU NÃO.

      1. Frederico69

        14 de dezembro de 2016 11:55 pm

        deve significar que caiu do céu,

        nem gastaram em pesquisas e compra do direito de exploração.

        pouco provavel, mas que seria mais desejável, é que esse seja que nem o do eike fake.

  2. Maria Luisa

    14 de dezembro de 2016 8:41 pm

    Tant pis pour nos enfants!

    Cadê o povo de verde e amarelo para protestar contra isso? Tai uma coisa que não para entender. Entregar nossos ativos assim, de bandeja para um tubarão como a Total…

  3. Frederico69

    14 de dezembro de 2016 8:43 pm

    a comissão deve ter sido grande!

    pra dar tamanho desconto!

    não dá pra acreditar.

    amigo eu tenho um dinheiro pra desenterrar aqui. como eu não gastei muito pra isso ainda, vamos fazer assim, voce fica com tudo e não precisa me pagar nada!

  4. R R

    14 de dezembro de 2016 9:04 pm

    Como no programa Silvio Santos

    Statoil, Shell, Total… são por enquanto as europeias que recuperarm o atraso em relação às companhias chineses de petróleo na exploração do pré-sal. Onde estão as americanas? Som na caixa, Nassif:

    – Chevron/Exxon vem aí, trá lá lá lá lá lá…

  5. Carlos Henrique Pereira

    14 de dezembro de 2016 10:06 pm

    Buraco Profundo…

    O Sr, Pedro Parente, este FDP, merece um buraco profundo…na sua TESTA…feito de preferencia por uma perfuratriz MAGNUM 44.

    1. ze sergio

      15 de dezembro de 2016 12:01 am

      buraco….

      Não se apavorem ! Os europeus e os americanos também cederão seus campos de petróleo para a brasileira Petrobrás. E Israel abrirá sua fronteiras com a Palestina e Siria. Os americanos começarão a apoiar Putin na Ucrania. A China aceitará Taiwan como um Estado soberano e independente. Papai Noel irá presentear todos os brasileiros. O ISIS se converterá ao Budismo. Como pensam os políticos brasileiros a partir de amanhã o Planeta será uma grande família e o petróleo não terá mais o mesmo apelo comercial e energético. 

      1. ze sergio

        15 de dezembro de 2016 11:39 am

        buraco….

        Somente neste ano, aumenta a produção de petróleo e gás em 16% no Pré-Sal no estado de SP. Que mal negócio para os franceses este da Total?

  6. alvaro f

    15 de dezembro de 2016 12:34 am

    Brasileiro é bonzinho né!

    Uma empresa de petróleo (quebrada!) doa campo de petróleo para uma concorrente/parceira ? É muita gentileza mesmo! Esse povo merece e terá que trabalhar 70 anos para conseguir uma aposentadoria mereca mesmo.

  7. ritace

    15 de dezembro de 2016 1:54 am

    mas até a frança tá ganhando

    mas até a frança tá ganhando a sua parte no golpe??

  8. João de Paiva

    15 de dezembro de 2016 8:22 am

    Enquanto de se discutem delações, o saque continua

    Prezados leitores,

    O gângster, o saqueador Pedro Parente foi colocado na presidência da Petrobrás xtamente pra fatiá-la, privatizá-la, ou mesmo doá-la aos alienígenas que patrocinaram e comandaram o golpe. Pedro Parente, Pedro Malan e José Serra são réus no STF, por improbidade administrativa, acusados de dar um prejuízo de US$4 bilhões a empresa. E o que faz o governo golpista? Nomeia Pedro PArente presidente da Petrobrás. O saqueador trabalha rápido, destruindo o que sobrou da Petrobrás, combalida pelo ataque da Fraudea  Jato, Enquanto as atenções se voltam para delações da Odebrecht, Pedro parente e sua quadrilha de saqueadores vai entregando , dia após dia, fatias da Petrobrás às petroleiras interncionais. Agora nem é venda de ativos, é doação explícita. O argumento? Ah, aí vem o tucanês em estado puro – “o campo de Xerelete do sul  não foi priorizado na revisão do portfólio”. 

    Fosse o Brasil um país sério, Pedro Parente e sua quadrilha de saqueadores já estariam presos.

  9. André élebê

    15 de dezembro de 2016 12:45 pm

    “O Conselho Administrativo de

    “O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a operação, que consiste na cessão gratuita da participação da petrolífera brasileira.”

    “O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a operação, que consiste na cessão gratuita da participação da petrolífera brasileira.”

    “O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a operação, que consiste na cessão gratuita da participação da petrolífera brasileira.”

    “O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a operação, que consiste na cessão gratuita da participação da petrolífera brasileira.”

    “O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a operação, que consiste na cessão gratuita da participação da petrolífera brasileira.”

    “O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já aprovou a operação, que consiste na cessão gratuita da participação da petrolífera brasileira.”

Recomendados para você

Recomendados