Foto Agência Brasil

O Ministro Marco Aurélio de Mello é uma figura anacrônica. Quando discute a resistência do presidente do Senado, Eunício de Oliveira, em afastar Aécio Neves, empunha a Constituição e fala grosso contra ele. Quando analisa as razões para manter Andréa Neves na prisão, invoca a Constituição e os códigos para defender o fim da prisão provisória.
Nesses tempos em que cada jurista interpreta a Constituição de acordo com seus interesses midiáticos, ideológicos ou partidários, e que Ministros, como Luís Roberto Barroso, se julgam no direito divino de reescrever a Lei Magna, Marco Aurélio teima nesse anacronismo de continuar considerando o STF o guardião da Constituição e de interpreta-la de acordo com a vontade dos constituintes.
E ele indaga: qual o motivo da manutenção de Andrea Neves na prisão, antes de qualquer instrução, qualquer processo?
O episódio de Andrea sendo achincalhada no momento da prisão é vergonhoso, da mesma maneira que os escrachos contra Gleise Hoffmann no aeroporto de Curitiba ou as manifestações estridentes na frente do apartamento José Dirceu, em Brasília, ou de Adriana Ancelmo, esposa de Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro.
Assisti, por acaso, as manifestações na frente do apartamento de Adriana. Não respeitaram filhos pequenos. Um grupo de desocupados babando sangue, representando a pior escória humana, os linchadores do Santo Ofício, os vampiros do macarthismo, as hordas do nazi-fascismo, berrando palavras de vingança. Eram personalidades retorcidas, como nas sessões de exorcismo, espíritos ruins contaminando o comportamento da Nação.
Não é por coincidência – nem por visão moralista da história – que, depois da sessão escabrosa, em que a Câmara votou a favor do impeachment, os mais retumbantes moralistas caíssem alvos de operações anti-corrupção.
No Facebook ocorreu um movimento curioso. Sempre que aparecia alguma denúncia contra golpistas e meliantes de várias estirpes, internautas corriam para analisar seu perfil na rede. E constatavam que a maioria deles tinha sido ativo participante das cruzadas moralistas pró-impeachment.
O linchamento é o momento em que os piores gozam a possibilidade de se confraternizar com os bons; e os “bons” conseguem explicitar seus sentimentos mais tenebrosos, como se estivessem em um desses ambientes de realidade virtual, em que são autorizados a matar, linchar sem riscos, com o álibi de estarem a favor de uma causa do bem.
Ainda que o grupo de Aécio tenha mandado para a prisão um jornalista cardíaco, por supostos crimes de opinião.
anarquista sério
14 de junho de 2017 5:16 pmSe esquece o crime que a
Se esquece o crime que a pessoa cometeu (grave como a falência de um Estado) pra focar no linchamento.
Não está se linchando a pessoa. Na verdade estão linchando a justiça que não os prendeu ou está dando pena branda pra pessoas que faliram o Estado,a sociedade, a democracia e o país.
Nenhuma pessoa honesta é linchada.
jossimar
14 de junho de 2017 5:42 pmConcordo.
Na verdade as
Concordo.
Na verdade as pessoas deixam sua revolta extrapolar não contra a pessoa mas contra a justiça que além de não os punir ainda permite que fiquem soltos.
O povo sabe que muitos são presos por ter roubado uma bala e fica furioso com pessoas como as citadas no post por saber que roubaram milhões de vezes mais que uma bala e não há punição para elas.
Se fossem odientos de verdade estas pessoas teriam sido linchadas literalmente. inclusive qem não as pune.
j2c
14 de junho de 2017 5:50 pmEscola Base! Lembre do caso
Escola Base! Lembre do caso Escola Base…
anarquista sério
14 de junho de 2017 8:03 pmSim,eu lembro da escola
Sim,eu lembro da escola Base..
Mas foi um de milhares de casos que imprens q a imprensa errou.
Vide NASSA:
Ele acertou nesse e errou em trocentos.
Atirando trocentas x até eu acerto no alvo.
sergior
14 de junho de 2017 5:19 pmPosso estar completamente
Posso estar completamente errado, mas não me lembro de texto de Nassif nesse blog a respeito da Marco Aurélio Carone, seus nove meses de cadeia, três deles na solitária, seu ataque cárdiaco na prisão, os problemas de saúde que hoje enfrenta fruto desse período. A garantia dos direitos constitucionais é para todos, e o desagravo deve vir primeiro às vítimas de Aécio e Andrea, que perderam empregos e saúde com as perseguições sofridas e, pior, não tinham outros meios de se manter que não fosse o seu próprio trabalho. A manutenção da prisão de Andrea pode ser absurda, mas, se assim o é, por que razões o irmão não veio a público defendê-la e assumir suas responsabilidades?
joel lima
14 de junho de 2017 7:38 pmÉ que nesse período o Nassif
É que nesse período o Nassif estava ainda sendo enganado pela competente blindagem de Andréia Neves, nossa lady mcbeth que gosta de pão de queijo (rs). . Olha, não é pouca coisa alguém que consegue transformar Aécio em um político de valor até para um jornalista que tem um imenso faro pra detectar truques. E eu diria que essa capacidade de Andreia de tornar carne estragada com aparência de file mignon (rs) deve ser mais um motivo pra ela ficar na prisão. Eu vejo uma vantagem pra Andréia ficar presa = ela obriga seu irmão a ter que agir por conta própria, ou seja, certeza de lambanças que vão nos deleitar (rs).
Mário Augusto Gomes
14 de junho de 2017 5:20 pmNão adianta nada prender as
Não adianta nada prender as pessoas que não são violentas.
deve-se prender os recursos, o dinheiro, empresas, recursos.
João de Paiva
14 de junho de 2017 5:21 pmDe acordo, Nassif.
Em que pese a implacável perseguição que Andrea Neves impôs aos jornalistas que ousavam investgar e denunciar as falcatruas do irmão e dos aliados políticos, quando governou MG, nem ela nem qualquer outra pessoa investigada, processada ou mesmo condenada por prática criminosa deve ser linchada. Expressei a mesma opinião em relação a Sérgio Cabral e esposa, José Dirceu, José Genoíno, Eduardo Cunha, Eike Batista e outros.
Roxane
14 de junho de 2017 5:36 pmConcordo e concordei com vc,
Concordo e concordei com vc, Nassif e muitos outros em todos esses casos. Não ao linchamento, Santo Ofício que seja uma página virada na história.
jossimar
14 de junho de 2017 5:52 pmHá uma diferença. Dirceu e
Há uma diferença. Dirceu e Genoíno foram condenados sem provas de crime. Criminalizaram loby e assinatura em contrato de empréstimo que incusive foi pago. Mas quase foram linchados de fato.
Se um partido pega um empréstimo bancário quem assina o contrato? O presidente e o tesoureiro do partido, óbvio. Mas viram nisso um crime para condenar o genoíno e o vaccari.
No caso do dirceu o crime foi fazer a mesma coisa que o dória faz com seu lide, ou seja, colocar empresários em contato com políticos.
Vamos aos outros.
Aécio é bandido perigoso pois além de ladrão comprovado pode ser também traficante e assassino. A irmã é parceira no crime.
Sérgio cabral e esposa e eduardo cunha são ladrões comprovados.
Quanto ao Eike não sei.
João de Paiva
14 de junho de 2017 7:46 pmNão comparo as condutas. Apenas discordo do linchamento
Caro Jossimar,
Você tem razão em mostrar as diferenças de conduta entre as pessoas que citei no comentário anterior. Não comparo essas condutas. Quis dizer que discordo dos linchamentos, mesmo contra aqueles que comprovademente cometeram crimes, casos de Aécio Cunha, Andrea Neves, Sérgio Cabral e Eduardo Cunha.
ze sergio
14 de junho de 2017 5:25 pmandrea…..
Nada como um dia após o outro. A verdade vos libertará. Brasil exposto e discutido finalmente. A Imprensa livre a censurar. Condenando a Justiça Democrática a condenar. Enquanto em presídos abarrotados a miséria humana é inaudível. O Brasil se explica. E se lamenta. .
Carlos Alberto Freitas Lima
14 de junho de 2017 5:40 pmCARONE FOI LINCHADO, PRESO SEM COMETIMENTO DE CRIME EM MG.
Quem será amordaçou a imprensa e bancou tudo isso? Quem será, Nassif, deveras não gosto desse tipo de justiça ou execração pública de ninguém, mas também acredito que quem planta colhe. Discordo de todo tipo de agressão ou agressividade manipulada, isso é coisa de gente sem sensatez, mas qual forma alguém pode ser ouvido diante de uma mídia totalmente manipuladora? Qual a forma você sugere a quem quer ser ouvido senão os escrachos diretos?
vera lucia venturini
14 de junho de 2017 5:40 pmSe é anacrônico, virou agora.
Se é anacrônico, virou agora. Não me lembro do ministro ter sido anacrônico na AP 470. Votou com a turba sem o “livrinho” na mão.
No mais, sabe porque Aécio Neves e sua irmã continuaram delinquindo? Porque confiavam que “a lei é para todos” somente para o Lula e o PT. Pois que a lei desrespeitada em Curitiba e apoiada por eles (lembra dele aos biejos com o Moro?) seja agora aplicada com desrespeito a eles também.
Carlos Eduardo Cardoso
14 de junho de 2017 5:44 pmAndreia Neves
Nassif, você está se contradizendo: defende a “civilização”, quando se trata de Andreía Neves e nem tanto assim quando se trata da Míriam Leitão. Nenhuma das duas vale a farofa que comem. Mas a prisão de Andréia Neves e´justificável sim pelo fato sabido e notório que ela é “habilíssima” em apagar rastros, e nesse sentido, é mais eficaz prendê-la para o andamento processual ou investigatório do que a prisão do irmão, que é um fantoche nas mãos dela. Então, por favor, eu sei que você defendeu o choque de gestão do Anestesia, mas não incorra em outro erro de avaliação, ao menosprezar a capacidade de organização criminosa desa gente.
Carlos Eduardo Cardoso
Carlos Eduardo Cardoso
14 de junho de 2017 5:45 pmAndreia Neves
Nassif, você está se contradizendo: defende a “civilização”, quando se trata de Andreía Neves e nem tanto assim quando se trata da Míriam Leitão. Nenhuma das duas vale a farofa que comem. Mas a prisão de Andréia Neves e´justificável sim pelo fato sabido e notório que ela é “habilíssima” em apagar rastros, e nesse sentido, é mais eficaz prendê-la para o andamento processual ou investigatório do que a prisão do irmão, que é um fantoche nas mãos dela. Então, por favor, eu sei que você defendeu o choque de gestão do Anestesia, mas não incorra em outro erro de avaliação, ao menosprezar a capacidade de organização criminosa desa gente.
Carlos Eduardo Cardoso
Ivan de Union
14 de junho de 2017 6:36 pmNoite e dia…
“Nassif, você está se contradizendo: defende a “civilização”, quando se trata de Andreía Neves e nem tanto assim quando se trata da Míriam Leitão”:
Nao ha “contradicao: o caso de Andrea Neves aconteceu; o de Miriam Leitao tem testemunhas contra -e nao a favor- o incidente jamais ter acontecido.
luisnassif
14 de junho de 2017 7:59 pmObrigado, Ivan, por mostrar o
Obrigado, Ivan, por mostrar o óbvio.
WG
14 de junho de 2017 5:46 pmSe não mantivermos um mínimo
Se não mantivermos um mínimo de coerência e lucidez, o debate nada acrescentará. Nassif está certo. Podemos apontar todos os erros,mentiras e crimes cometidos, mas de forma civilizada, mantendo distância da mentalidade fascista.
Fernando J.
14 de junho de 2017 6:00 pmE o ministro MAM é o bão do STF…
Imagine os marvado…
Jota Lopes
14 de junho de 2017 6:12 pmEsta mulher durante o governo
Esta mulher durante o governo de Aécio e Anastasia atuou como um verdadeiro Rasputin de saias. Fez o que quis e o que pode para anuquilar a oposição, e quando não podia agir coloca a Justiça de Minas o MPE e a Polícia para fazer o papel sujo de bandoleiros do goiverno. Espero que não se esqueça o que sofreu o jornalista Marco Aurélio Carone. A primeira turma do STF não reinventou doutrina para manter presa Andrea Neves. Simplesmente viu com muita clareza os riscos de devolvê-la `liberdade
Geraldo Galvão
14 de junho de 2017 6:26 pmEnquanto o Aécio se esbaldava
Enquanto o Aécio se esbaldava nas noites do Baixo Leblon, a Andrea e Anastásia tocavam a máquina pública do Estado de Minas. Aécio era o governador de direito, e a 1ª irmã governava de fato.
Maria Luisa
14 de junho de 2017 6:50 pmSem odio, sem rancor, sem pena
Linchamento nem moral nem fisico. Imagino que a prisão de Andrea Neves se deva ao fato de a PF/MPF terem bastante materialidade contras os irmãos Neves. Não fosse isso, jamais ousariam prender alguém do clã Neves. Enfim, que Justiça seja feita, apenas isso.
Guilherme Souto
14 de junho de 2017 7:10 pmO devir dirá!
Tenho para mim que estão oferecendo um anel do psdb, para salvar os dedos. Mais, e mais fundo, para justificar a cabeça de um certo ex presidente.
Marcos Videira
14 de junho de 2017 7:22 pmAnalise o depoimento e tire sua própria conclusão
Para quem não conhece o caso do jornalista Marco Aurélio Carone, veja no endereço abaixo os vídeos de seu depoimento na Câmara Federal. Basta o primeiro vídeo (17 min) para poder avaliar o caráter de Andréia e Aécio Neves.
https://jornalggn.com.br/noticia/absolvido-jornalista-mineiro-revela-acusacoes-contra-aecio-que-foram-censuradas
Marly
14 de junho de 2017 8:57 pmNão abriu o link.
Existe o vídeo de Carone na Comissão de Direitos Humanos:
[video:https://youtu.be/fG2jS9bFU90%5D
Cristiana Castro
14 de junho de 2017 7:38 pmPrisão deveria ser coisa
Prisão deveria ser coisa séria. foi transformada em instrumento de chantagem pelo MPF/STF. Presídios, na minha opinião devem ser extintos assim como foram os manicômios. Depósitos de seres humanos “indesejáveis”, e, atualmente, tb de desafetos e/ou adversários políticos da turma do MPF/STF. QQ ação no sentido de libertar reféns desses grupos terá meu apoio. E, não me interessa se, Aécio e a irmã lideravam essa perseguição “jurídica. Se, seus ” empregados”, resolveram mudar de grupo, continuam impedidos de usar seus cargos e posições pra tortiurar, seja quem for.
Fernando
14 de junho de 2017 10:31 pmApoio
Cristiane,
tenho a mesma opinião quanto aos presídios.
Construam escolas, praças, parques,quadras esportivas, ateliês públicos etc ao invés de presídios.
Infelizmente aqui um faz o outro desfaz . Brizola que o diga.
Depois de um passo rumo a civilidade na cracolandia, eis que voltam as trevas.
Alguem já disse que se mede o grau de civilização de uma sociedade pelo aspecto de suas prisões ( ou coisa parecida ).
No nosso caso não se faz necessário descer às masmorras para conhecer nosso grau de civilização.
Os crescentes escrachos, linchamentos, sessões plenárias etc , bradam ao mundo que somos qualquer coisa, menos civilizados.
Eduardo Ramos
15 de junho de 2017 3:49 amCristiana, tô contigo nessa
Cristiana, tô contigo nessa 100%. Moro, Janot e cia usam as prisões ou para chantagens explícitas ou para lucros políticos, como essa, em que o PGR anda doido para mostrar “isenção”, esse calhorda do Janot….. Que Andrea e seu irmão sejam punidos por seus crimes, dentro da Lei, porque foie pala não observância á Lei que Direceu e tantos outros foram presos. Essa coisa de “convicção” é coisa de fascista.
jcordeiro
14 de junho de 2017 7:59 pmNassif: você sabe que só tá
Nassif: você sabe que só tá no mundo o que ta nos autos. Esse é o ambiente jurídico em que se insere o ministro Marco Aurélio. Não poucas vezes li seus votos, muitas vezes contrariando coisas que eu entendia por correto. Sempre foi coerente com suas idéias. E mesmo não gostando, respeitei-as. Acho que seria preciso conhecimento dos processo em questão.
Agora mesmo, seja no caso da irmã de Mineirinho, seja no seu caso desse meliante no Senado. São cenários diferentes. Cada qual com seu cada qual.
Quanto a prisão provisória, tenho que ele não faz destinação se é a de Andrea o de quem quer que seja. Não defende a pessoa, mas os princípios que norteiam os atos jurídicos. Ele nunca disse que o achincalhamento, seja de Gleise, seja do Zé o de Lula, que seriam válidos ou louváveis. Por isto o dito “anacrônico” não se assenta na figura desse ministros, um dos poucos (ainda) decentes naquilo que já foi a mais alta Corte da Nação.
Compare-o ao eletista Barroso. Ao Carrasco de Diamantino, a Kojak, que já chegou “limpando a eira”, a Penelope Charmosa, a que “condena por que a lei lhe permite” (dizem que o pai da frase, na verdade, é Savonarola dos Pinhais). E o Decano, amigo íntimo daquele cujus crimes tão prescritos, por isto anda livre, leve e solto? Tem também aquele que vota no que o Carrasco mandar. Lembra das últimas que a grande mídia publicou sobre aquele Circo dos Horrores?
Dizem que Minierinho, no fundo no fundo, é mero laranja. Quem comandava, política e materialmente, era essa que tá na cana e tida por real cabeça das coisas. O Playboy das Alterosas só desfrutava das benesses, emprestando o nome. Coisa de Minas..
Se a grande mídia, ou parte dela, repentinamente separou a figura de Andrea, como já havia feito do Dilma, com Jenoino, com os Odebrecht etc., para crucifica-los publicamente, isso é outra história. Comércio é comércio.
Mas, voltando ao ministro, acho que você foi infeliz na análise dele. O clichê foi impróprio. Pode (e dever) ter muitos defeitos, mas não nesse sentido. Pois é um dos poucos que ainda merece nosso respeito. Pelo menos o meu.
Jorgee
14 de junho de 2017 9:01 pmO ‘anacrônico’ Marco Aurélio
Usar a ironia sem fazer acompanhar um manual explicativo dá nisso…
walter araujo
15 de junho de 2017 2:21 amNassif é mineiro e mineiro é
Nassif é mineiro e mineiro é sabido. Fustiga alisando.
Celio Mendes
14 de junho de 2017 8:38 pmNão vou derramar uma lágrima
Não vou derramar uma lágrima pela abominavel Andréa das Neves, Dirceu amarga prisão a anos sem um fiapo de prova, apenas porque a literatura jurídica permite, pois então que se derrame sobre os Neves toda a literatura jurídica que for possível.
MarFig
14 de junho de 2017 8:56 pmDe linchamento e tortura os
De linchamento e tortura os Neves entendem muito bem,
Ninguém
14 de junho de 2017 9:30 pmNão tenho pena de golpista, não. Nenhuma.
Golpista não merece perdão. Golpista não merece compaixão. Golpista merece tudo de ruim.
Golpista tem de ser escrachado DIA E NOITE!
Lugar de golpista é na cadeia, no cadafalso ou no cemitério.
Contra golpista não tem quartel!
“Traidor da Constituição é traidor da Pátria.” (Ulysses Guimarães)
Marcos K
14 de junho de 2017 11:19 pmPois é. Queria saber se essa
Pois é. Queria saber se essa corja imunda pensou alguma vez nas milhares de vidas que iam arruinar apenas para satisfazer seus egos mesquinhos.
Pena? Tá louco. Merecem a forca.
Rei
14 de junho de 2017 10:13 pmMuito desse “linchamento” é fruto da cultura da impunidade
Chega a ser quase impossível não vibrar com a prisão de corruptos que acumularam décadas de mals feitos à sociedade aliado ao completo sentimento de estar acima de todas as leis.
No caso do clã de Aécio a impunidade era total: nem mesmo a imprensa questionava seus atos, diferente de outros corruptos notórios que escapam impunes da justiça mas no mínimo tinham seus nomes associados à corrupção.
Infelizmente é bem previsível que isso aconteça no Brasil… vários excessos e injustiças realmente vão ocorrer.
Porém, nesse caso eu não vi nada que se aproxime do “linchamento”. Isso ocorreu com Dilma, Dirceu, Genoíno, Collor, Maluf. Com Andrea Neves houve leve xingamento durante a prisão. No caso, eu também considero a prisão dos irmãos necessária pois eles obviamente apareciam tentando intervir nas investigações e tem um histórico de agressividade quando são confrontados.
Celso Paulo da Silva
14 de junho de 2017 10:39 pmSou progressista e até por
Sou progressista e até por ver tanta perseguição aos partida´rios de esquerda, não aprova em nada o que fazem com essa figura de MInas. Está errado como esteve errado todas as vezes que fizeram o mesmo com figuras do Pt. Se todos fossem anacrônicos com o Marco Aurélio, não teríamos moros, janots, gilmares, dalagnois, fernandos limas e afins. Em compensação, teríamos mais justiça e menos espetáculos. Teríamos menos desclabros e, provavelmente, teríamos uma presidenta eleita democraticamente trabalhando para o povo e não para o capital financeiro.
Marcos K
14 de junho de 2017 11:17 pmOlha, estou tentando
Olha, estou tentando encontrar uma palavra para expressar o que sinto sobre aqueles que aqueles que arruinaram o país….
Gilson Otsedom
14 de junho de 2017 11:49 pmE o povo confia na justiça?
Um povo que confia nas instituições, na justiça, não comete linchamentos, não investe contra criminosos, aguarda seguro e tranquilo pois sabe que o que de pior poderia acontecer ao criminoso, aconteceu: cair nas garras da justiça que lhe dará punição justa, nem severa nem generosa!
No Brasil atual temos duas condicionantes para linchamentos: 1 – o povo não confia na justiça (e poderia?) 2 – a cizania e o ódio disseminados na sociedade pela imprensa, principalmente, não nos permite um olhar de serenidade diante do criminoso.
Rui Ribeiro
15 de junho de 2017 11:04 amNão é só pq o Aécio deve ser preso que sua irmã deve ser solta
A Irmã do Aécio Neves, se solta, pode destruir provas e obstruir a justiça. Há provas contra ela. Já contra petistas não há provas, apenas convicções, e mesmo assim eles ficam apodrecendo nas masmorras da lavabosta moreira