
Jornal GGN – Florentijn Hofman, um artista plástico holandês, diz que Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) plagiou sua obra ao adotar um pato amarelo inflável em sua campanha contra o aumento de impostos.
A obra Rubber Duck foi feita em 2008 e exposta em cidades como Amsterdã, Hong Kong e também em São Paulo. O pato de Hofman foi produzida por uma empresa de Guarulhos, que a BBC Brasil descobriu ser a mesma que faz os patos da Fiesp de Paulo Skaf. Segundo Denilson Sousa, dono da Big Format Infláveis, a Fiesp enviou uma foto da obra do artista como “referência”, mas que ele não sabe se tem o projeto do holandês ainda.
A equipe do artista plástico diz que aa Fiesp transformou o projeto artístico original em uma “paródia política”. Já a Fiesp nega as acusações e diz que se inspirou em “patinhos de banheira”.
Da BBC Brasil
Artista holandês acusa Fiesp de plagiar pato amarelo
O artista plástico holandês Florentijn Hofman acusa a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) de plagiar, em sua campanha contra aumento de impostos chamada “Não vou pagar o pato”, a obra Rubber Duck(ou pato de borracha), exposta em São Paulo, em 2008, e em cidades como Amsterdã e Hong Kong.
A BBC Brasil entrou em contato com a fábrica de Guarulhos (SP) que produziu a obra para o artista holandês em 2008 e descobriu que se trata da mesma que tem produzido os patos em contrato com a Fiesp.
Denilson Sousa, dono da Big Format Infláveis, reconheceu que empresa produziu os dois patos e disse que a Fiesp enviou uma foto da obra do artista como “referência”, mas que “nem sabe mais se tem o projeto de Hofman”.
À BBC Brasil, a equipe de Hofman afirmou que a Fiesp transformou o projeto artístico original em uma “paródia política” e que o uso do desenho é “ilegal” e “infringe direitos autorais”.
Adjacy
31 de março de 2016 12:35 pmSkafedeu
La vem o pato , pato aqui, pato acolá…lá vem o pato que o Skaff vai pagar.”.
Marco Vitis
31 de março de 2016 2:26 pmSindicato dos Ladrões ?
Skaf roubou o pato do holandês ? Nossa…-
Skaf também faz parte do Sindicato dos Ladrões ?
Será que é por tudo isso que Skaf é aliado de Eduardo Cunha, Temer e Paulinho da Farsa ?
W K
31 de março de 2016 12:52 pmPor essa, a jurássica FIESP não esperava:
… vai ter que pagar o pato sozinha!
Nem o Sensacionalista, nem o Tiririca, nem nenhum comediante brasileiro ia sacar essa!
Elvys
31 de março de 2016 12:59 pmO slogan ‘Não vou pagar o
O slogan ‘Não vou pagar o pato’ pelo visto tinha outro significado
GalileoGalilei
31 de março de 2016 1:15 pmOs puros
Já há algum tempo me convenceram de que todos os partidos políticos do Brasil são puros e honestos, com a única exceção do PT.
Agora, observo que todas as empresas e empresários do Brasil, principalmente os capitaneados pela FIESP, ABERT, etc, também são todos honestos e puros, com a exceção das malvadas empreiteiras que se tornaram corruptas a partir de 2003. Seus principais dirigentes estão todos presos.
Eu, ingênuo como sou, acredito.
Já estou até fazendo campanha:
Michel Temer para Presidente; Eduardo Cunha para vice; Serra Ministro da Saúde; Aécio Ministro, do que mesmo?
Vladimir
31 de março de 2016 1:22 pmÉ evidente que o pato dos
É evidente que o pato dos falidos é diferente,basta ver os olhos: o pato deles está morto!
W K
31 de março de 2016 3:12 pmQuac, quac, quac, quac,
quac, quac, quac, quac, quac,
Ops, errei, na verdade é: clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap !!!
W.Gusmão
31 de março de 2016 1:27 pmE eu tô torcendo..
Para que ela pague na casa dos milhões.
Se isso acontecer, já vai diminuir, em míseros centímetros, os quilômetros de chateação que nos causaram.
Antonio C.
31 de março de 2016 1:33 pmComentário.
FIE P tem em seu presidente golpe pra se manter como presidente da Federação. Tem moral tanto quanto o Cuña.
JigSawJr
31 de março de 2016 1:37 pmNão dá pra acusar a FIESP de
Não dá pra acusar a FIESP de propaganda enganosa: eles avisaram que não iam pagar o pato!
Edi Passos
31 de março de 2016 2:17 pmIsso é o mínimo.
Para uma quadrilha de sonegadores que já patrocinou um golpe civil-militar e patrocina o que pretende seja um novo golpe jurídico-midiático no seu prórprio país, plagiar uma obra de arte de alguém é “café pequeno”!
Juliano Santos
31 de março de 2016 2:27 pmNão paga o pato, mas paga
Não paga o pato, mas paga mico. Vou jogar no bicho hoje
Gilson AS
31 de março de 2016 2:36 pmEsse coxinhas são ridículos
Esse coxinhas são ridículos !
Patéticos !
Idiotas !
E agora descobre-se que nem originais eles são.
Imbecis !!!
mcn
31 de março de 2016 2:39 pmMentir e roubar é a cara do Skaf
O design desse pato é infinitamente superior aos pixulecos de Lula, Dilma e Teori, que lembram muito aquela restauração da tiazinha no afresco de Cristo na Igreja de Borja. É óbvio que o design foi roubado, assim como é esperado que um notório pilantra como Skaf, sonegador e oportunista, que usa dinheiro do Sistema S para se promover politicamente, não vá pagar os direitos autorais reclamados pelo artista.
Dizem ainda que ele gastou R$ 8 milhões do Sistema S em publicidade com esse pato ridículo nos jornais impressos de SP, nas capas e em várias páginas internas.
Está na hora do Conselho da Fiesp deletá-lo do comendo da entidade. Skaf como presidente compromete imagem de todos os empresários brasileiros diante da população brasileira e do mundo civilizado. Dá a impressão que os empresários brasileiros são malandros, sonegadores e golpistas, usam seu dinheiro para destruir o Brasil e não são confiáveis.
André Oliveira
31 de março de 2016 3:42 pmLa vem o pato
pato aqui pato
La vem o pato
pato aqui pato acolá.
Lá vem o pato
Para ver o que que há.
O pato pateta etc etc etc…
Ugo
31 de março de 2016 4:09 pmevolução
Antigamente ladrões de galinhas, hoje ladrões de patos.
mcn
31 de março de 2016 4:44 pmDo Twitter
Pato golpista, te vi em 1964! #BrasilContraOGolpe
Luciana Mota
31 de março de 2016 5:47 pmGente! O Skarf não estava
Gente! O Skarf não estava brincando quando disse que não ia pagar o pato!!!!!!!!!!!!!
Luciana Mota
alfeu
31 de março de 2016 5:51 pm*
Nas mostras do pato original, o clima era outro
[video:https://www.youtube.com/watch?v=r74LNLbM1C0 align:center]
O verdadeiro pato e seu criador