
A Lava Jato marca uma inflexão na imagem do Ministério Público Federal. Não pela extensão do caso, em si, mas pelo fato de ter consolidado uma imagem institucional de um poder atrás de holofotes.
Nos anos 90 houve participações individuais de procuradores atrás de manchetes.
Na gestão Rodrigo Janot tornou-se prática institucionalizada, mais adequada a um candidato político, com necessidade de aparecer diariamente nos jornais. A maneira de criar fatos, factoides, de vazar qualquer nome que apareça nos depoimentos, independentemente da apuração dos fatos, a disputa de protagonismo midiático com a Polícia Federal é um comportamento indigno, ainda mais para um órgão com as responsabilidades institucionais do Ministério Público Federal.
A criação do hotsite foi uma boa iniciativa. A prática de entrevistas coletivas diárias, um desastre institucional de responsabilidade do secretário de comunicação da Procuradoria Geral da República, Raul Pilatti. E o viés dado à divulgação e ao vazamento de fatos, algo que contaminou a imagem de isenção que deveria ser a marca do MPF.
Tive um contato com Pilatti, quando obtive informações sobre algumas atividades do MPF, mas recorrendo a um procurador. Pilatti enviou as informações para um email que constava no site do GGN, não se preocupou em saber se havia chegado. Depois, telefonou para alertar que “não participa de discussões desinformadas” e que só prestara esclarecimentos porque solicitado pelo procurador”.
Julguei tratar-se de algum jovem procurador deslumbrado e ignorante em relação ao jornalismo. Houve uma discussão rápida. Depois de desligar o telefone fui conferir e descobri tratar-se de um jornalista. Voltei a telefonar para ele para manifestar minha absoluta surpresa com o fato de ele ser jornalista e brandir argumentos tão rasos e arrogantes.
Agora, a revista Forum divulgou um manifesto de funcionários da comunicação do MPF, protestando contra a nova política de comunicação do órgão (http://goo.gl/vBnVw2). E aí é possível entender a barafunda em que a PGR se meteu com a Lava Jato e com o fator Raul Pilatti.
O manifesto dos assessores de comunicação
Em uma Carta ao Procurador Geral, o grupo fala de seu orgulho de trabalhar para o MPF e as preocupações com a imagem do órgão em um momento delicado, como da operação Lava Jato. Depois, aponta os problemas que vêm enfrentando.
Em dezembro passado transmitiram ao PGR a preocupação com a contratação da Oficina da Palavra, a assessoria a quem Janot conferiu a gestão de informações críticas do MPF. A carta denuncia a desarticulação da informação interna, um descontentamento generalizado que provocou, inclusive, a paralisação dos funcionários do órgão.

Menciona, então, criação de um Centro de Comunicação Integrada, que deveria implementar uma estratégia de comunicação mas terminou a reboque da assessoria privada, sendo demandado para ” ações totalmente descoordenadas e descontextualizadas”, de apagar incêndios.
A carta menciona claramente os problemas advindos do vazamento de informações. “Pode ser que exista uma diretriz de segurança de informação que visa impedir vazamentos de detalhes que comprometem não só a instituição mas o destino de um processo que afeta de todas as maneiras a vida e os direitos de todos os brasileiros”.
O diagnóstico é duro: “A análise que fazemos é que a estratégia adotada tem redundado em uma série de ações questionáveis que prejudicam a imagem e a reputação institucional”. Prossegue o relato: “Não só na imprensa mas mesmo nos mais diversos círculos de convivência, a instituição tem sido ridicularizada e sua isenção questionada por certas declarações e imagens consideradas demagógicas e personalistas”.
Na reportagem da Fórum, há um printscreen de conversas de Pilatti com jornalistas que têm sido beneficiados por vazamentos, demonstrando uma militância política inconcebível com quem comanda a comunicação na PGR.
Fábio de Oliveira Ribeiro
4 de maio de 2015 8:43 pmMPF costumava significar
MPF costumava significar Ministério Público Federal. Atualmente significa Monastério Publicitário Franquista. Pau no PT, no PSDB nem pensar.
edson x
4 de maio de 2015 9:02 pmHuuum, o Nassif descobriu
Huuum, o Nassif descobriu quem é o espalhador geral da república. Lamentável!
Paneleiro
4 de maio de 2015 9:03 pmLava Jato, degeneração total
E Paulo Henrique Amorim deita e rola.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=CTF-GrTUopI align:center]
Paneleiro
4 de maio de 2015 9:04 pmLava Jato, degeneração total
E Paulo Henrique Amorim deita e rola.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=CTF-GrTUopI align:center]
Flavio Martins e Nascimento
4 de maio de 2015 10:06 pmTempos dramáticos, mas
Tempos dramáticos, mas fundamentais. Tava na hora mesmo dessas instituições todas serem recicladas.
Renato Lazzari
4 de maio de 2015 11:45 pmVerdade, é bom saber com
Verdade, é bom saber com clareza “como é que a banda toca”. Não são tempos ideais, daqueles em que todos os brasileiros estarão incluídos e em que tudo o que se produzir ficará por aqui mesmo. Mas a atual transparência nem se compara ao tempos de antes de Lula, tudo às escondidas, tudo devidamente engavetado”.
Resta saber: quanta verdade pode suportar o cidadão comum, esse que “nesse filme, como extra” também quer se dar bem? Abrirá mão de buscar ser VIP, de querer mater um olho em terra de cego? De que tamanho é nosso patriotismo, nossa responsabilidade cidadã?
Cunha
4 de maio de 2015 10:14 pmSucursal do PIG dentro do MP.
Sucursal do PIG dentro do MP. O que mais está faltando?
veras
4 de maio de 2015 10:56 pmOficina da Palavra
Nassif
VC viu os clientes dessa empresa?
Ministério da Agricultura, do Planejamento, Direitos Humanos, TCU, Banco do Brasil etc…
O governo está carregando cobra, escorpião etc na camisa pra esquentar?
http://oficinadapalavra.com/site/portfolio/
veras
4 de maio de 2015 11:08 pmPara quem escreve Pilatti?
Para o PSDB, claro!
http://www.psdb.org.br/o-governo-ainda-nao-comecou-raul-pilati/
http://www.psdb.org.br/atos-suplantam-discursos-raul-pilati/
Ruy Messi
4 de maio de 2015 11:08 pmQue baixaria do MPF é esta?
É inaceitável e inconcebível o papel que o MPF está prestando aos brasileiros e ao país! Ou o Janot em uma atitude de autoridade para acabar com esta baixaria no site, ou acabamos com o MPF nas instâncias competentes! Pergunto: afinal, prá que serve o MPF, é para difamacão a honra alheia e tem lado? Ele não faz parte da Justica e a Justicão não é neutra? Manifestacões de membros do MPF está tornando-se perigo para nossa democracia! Estão utilizando de uma condicão de poder que não lhes é de direito nem na Constituicão. Não seria o caso de extinguir o MPF e exonerar todos os Procuradores?
Marco VitisM
5 de maio de 2015 3:39 amTem que acabar
Ruy,
Repito o que disse há alguns dias: esse MP que aí está tem que acabar.
serralheiro 70
4 de maio de 2015 11:21 pmprocuradores iluminados
Não acredito que procuradores frequentemente iluminados pelos holofotes globais tenham qualquer consideração pela opinião pública, interessados que vivem das opiniõesveiculadas pela rede groub0 de TV.mas o post do Nassif mostra que o pmf ainda possui servidores que merecem respeito,interssados num bom serviço. Separar o joio do trigo me parece impossível pelocorporativismo do CNMP. lamentável
serralheiro 70
4 de maio de 2015 11:22 pmprocuradores iluminados
Não acredito que procuradores frequentemente iluminados pelos holofotes globais tenham qualquer consideração pela opinião pública, interessados que vivem das opiniõesveiculadas pela rede groub0 de TV.mas o post do Nassif mostra que o pmf ainda possui servidores que merecem respeito,interssados num bom serviço. Separar o joio do trigo me parece impossível pelocorporativismo do CNMP. lamentável
José C Lima
5 de maio de 2015 12:53 am…..
DNA tucano:
José C Lima
5 de maio de 2015 12:54 am….
Petróleo: retirada taxa de fiscalização
Integra: 16514.gif
Pilati, Raul
Gazeta Mercantil
em 19/02/1997
O deputado Eliseu Resende desistiu de criar uma Taxa de Fiscalização das Atividades da Indústria do Petróleo, cujos recursos seriam recolhidos mensalmente à taxa de 0,1% do faturamento das refinarias e unidades de processamento e destinados à manutenção da Agência Nacional de Petróleo. Outra alteração se refere aos financiamentos. Depois da flexibilização do monopólio, a Petrobrás terá três meses para apresentar à ANP seu programa de exploração de petróleo, se candidatando a manter as áreas onde já atua. As áreas onde existe produção de petróleo serão concedidas automaticamente. A agência, entretanto, vai analisar a capacidade financeira da estatal para desenvolver os campos ainda não explorados. Nesse item serão considerados os financiamentos. A abertura do setor petrolífero prevê uma fase de transição de três anos, após a qual o mercado estará liberado nos preços (incluindo os da Petrobrás) e nas importações de petróleo e derivados. Serão extintos os subsídios do setor. O texto final da proposta de Resende será apresentado hoje aos parlamentares da comissão que estuda o assunto.
http://infoener.iee.usp.br/scripts/infoener/hemeroteca/EmDiaComEnergia.asp?decriterio=19%2F2%2F97&buPesquisar=Pesquisar
José C Lima
5 de maio de 2015 12:55 amTucano de carteirinha
Deu no site do PSDB
O governo ainda não começou – Raul Pilati
12 de fevereiro de 2007
Brasília (12 de fevereiro) – Enquanto não dá início ao segundo mandato, Lula é imobilizado pelas divergências dos ministros e atacado pelo PT, que já está preocupado com sua sucessão
Fevereiro vai pela metade, março está chegando, mas o país ainda aguarda o início do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nada além da tradição nacional, pela qual o ano só começa depois do carnaval. Graças ao estilo presidencial e às dificuldades partidárias, principalmente dentro da casa de Lula, o PT.
Por enquanto, o Brasil tem uma declaração de intenções para o segundo mandato, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). É uma amarração de projetos que reflete a ânsia do presidente de fazer o país crescer mais rápido e de forma consistente. Na verdade, uma reação de Lula às cobranças sofridas durante a campanha contra a política econômica do primeiro mandato, que centrou fogo no controle da inflação e da dívida interna. “É uma resposta a esse desafio“, opina o cientista político Antonio Lavareda.
Dívida presidencial
A pressa e a pressão de Lula sobre a equipe demonstram o desejo de um homem que se sente em dívida com a sociedade e, principalmente, com sua história política e com seus companheiros de espectro ideológico. Mal sã, sua preparação deixou clara o quanto falta de articulação e coordenação. Depois de quatro anos no governo, o plano levou meses para ser preparado e anunciado. O que se esperaria que fosse fruto da reflexão cotidiana do governante e de seus assessores sobre os rumos a serem induzidos ao país, o PAC foi uma interrupção no estilo dispersivo e confuso de administrar.
E, pior, tornou transparente a confusão de pensamentos que reina nos ministérios e no Palácio do Planalto. Os conflitos de idéias e lógicas econômicas são enormes. Há alas que comungam pensamentos próximos, mas, ainda assim, com divergências, como os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Guido Mantega (Fazenda). E outros, completamente isolados. É o caso do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para quem ficou o custo de responder por uma política econômica ortodoxa e gradualista.
Cadê o maestro?
O condutor desta orquestra desafinada é Lula, que arca com o desgaste de fazê-la tocar parecendo, minimamente, um conjunto. Ele banca a linha de Meirelles, mesmo que preferisse um caminho mais rápido e fácil, como a aceleração da redução dos juros. Coerente, o presidente aguarda pacientemente.
Mas cada vez que um ministro como Luiz Marinho (Trabalho) dispara críticas ao BC, está atacando o próprio Lula, que afirmou ser dele a política econômica. O presidente não consegue colocar ordem no local de trabalho. Quando um ministro sai falando mal de colegas em público é sintoma de falta de liderança de equipe.
Para completar, os companheiros do PT não estão nem aí para as dificuldades do governo de emitir um discurso coerente e homogêneo, capaz de induzir expectativas positivas nos brasileiros, nos investidores e nos mercados. Soltou farpas e mais cacetadas contra Meirelles, o BC e, portanto, contra o próprio Lula.
PT olha 2010
A atitude petista “tem muito a ver com a preocupação do partido com a sucessão de Lula“, opina Lavareda, cientista político. É uma tentativa de aproximar-se dos anseios da sociedade e plantar um possível sucessor para 2010, acredita. “Não é inusual, porém, um partido de esquerda atacar o governo do qual participa“, ressalta Lavareda. “O partido tende a andar um pouquinho à frente do mandatário.“
Assim como o país, o PT também espera o segundo mandato começar. “Esse governo começa com dois momentos“, diz Lavareda. O primeiro foi o PAC, que é o roteiro pretendido para o mandato. O segundo, que ainda se espera, o novo ministério que definirá a composição de forças em torno de Lula. “O segundo governo Lula ainda não começou“, conclui.
Com seus ataques de palanque, o partido do presidente contribui para formação de um clima de insegurança e incerteza agravado pelas divergências públicas entre ministros. No passado, quando o país estava muito mais vulnerável, episódios desse tipo desencadearam verdadeiras crises. Hoje, com a situação estável e muito mais segura tanto no campo externo quanto no controle da inflação, essas confusões soam apenas como sinais de um governo complicado, incapaz de trabalhar em conjunto. Ou, como disse o próprio Lula, tiros nos pés.
Perdendo o controle
Aos poucos, Lula está perdendo o controle do PT. A saída dos assessores que faziam o meio de campo com o partido revela seu custo. E a incapacidade de por ordem no governo e deixar ministros falando como se fossem do PD (ex-PFL) revelam as falhas de liderança do presidente.
http://www.psdb.org.br/o-governo-ainda-nao-comecou-raul-pilati/
Professor de Direito
5 de maio de 2015 1:10 amMP seletivo e holofoteiro
Lamentável.
O monstro MP mostra as suas garras…
E não há ninguém para lhe controlar…
Uma instituição composta por atores que buscam holofotes…
Que selecionam quem e o que vão investigar…
bfcosta
5 de maio de 2015 1:52 amfalta peça nesse quebra-cabeças
A matéria da revista fórum indica que Pilati começou a trabalhar na “SECOM da PGR” em janeiro de 2015. Só que a estratégia de vazamentos para a imprensa vem pelo menos desde abril de 2014. Está faltando gente no meio dessa história.
José C Lima
5 de maio de 2015 10:13 amLigações entre a In Press Poster Novelli e Oficina da Palavra
Raul Pilati atua por outros meios junto ao MP desde 2007
”Diante disso, em julho de 2007, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu um edital de concorrência para contratar uma agência de comunicação para realizar media training para os procuradores do MPU nos quatro ramos, não apenas para qualificá-los a falar com a imprensa, mas, para desenvolver, de maneira participativa, as diretrizes de uma política de comunicação. Estruturada em 70% técnica e 30% preço, a Oficina da Palavra foi escolhida entre as principais agências de comunicação que participaram do processo de seleção. O treinamento para relacionamento com a Imprensa integra o currículo do curso de preparação à carreira dos novos membros do MPU.
Estratégias: O diferencial na metodologia de treinamento estruturada pela Oficina da Palavra foi, além de qualificar os procuradores federais para falar com a imprensa, agregar à proposta de media training um modelo que permitisse à instituição ter a participação dos seus membros na construção das diretrizes que norteariam a política de comunicação da instituição, com sugestões e observações de procuradores de várias regiões do País.”
http://oficinadapalavra.com/site/casos-de-sucesso/media-training-mpu-2/
ociativas/
Pitombeira
5 de maio de 2015 2:00 amO motivo para o desespero da oposição: obras, muitas obras
Alberto Kopittke: Os motivos para o desepero da oposição
publicado em 04 de maio de 2015 às 15:09
http://www.viomundo.com.br/politica/alberto-kopittke-os-motivos-para-o-desepero-da-oposicao.html
O desespero da oposição tem fundamento
por Alberto Kopittke*, no Sul21
É preciso olhar o atual ataque que a oposição político-midiática-financeira está fazendo ao Governo Dilma para além da onda de ódio disseminada em setores da classe média para que se compreenda os seus reais motivos.
As razões para um ataque tão virulento, beirando ilações de apoio a um Golpe de Estado, obviamente não estão na indignação do PSDB, da Rede Globo, da Veja, ou do capital financeiro em relação a corrupção, com a qual sempre conviveram tranquilamente, quando lhes convinha.
O que a oposição percebeu é que, após atravessar mais um ou dois semestres com dificuldades econômicas, os últimos três anos do Governo Dilma podem ser o ápice do atual projeto nacional-desenvolvimentista, iniciado em 2002.
A partir do segundo semestre do ano que vem, o Governo começará a inaugurar as grandes obras dos Governos Lula e Dilma, como a transposição do Rio São Francisco; as Hidrelétricas de Belo Monte (a terceira maior do mundo), de Jirau e de Santo Antônio; a expansão e construção de pelo menos 6 metrôs que estão em obras e dezenas de BRTs; pontes, como a de Laguna (SC) e a segunda Ponte do Guaíba (RS); grandes trechos da Ferrovia Norte Sul; ampliação e modernização dos maiores aeroportos do país; plataforma de petróleo; refinaria Abreu e Lima, que será a mais moderna do país; entre muitas outras.
A Petrobrás que nos últimos anos fez muitos investimentos para se preparar para o pré-sal, volta a se capitalizar a partir de 2016 e as extrações de Petróleo quadruplicam nos próximos três anos.
Além disso, a inflação tende a recuar e a economia voltar a crescer, gerando mais alguns milhões de empregos. E, de quebra, a Presidenta ainda inaugura a Cidade Olímpica e o Parque Olímpica e recepciona as Olimpíadas e as ParaOlimpíadas de 2016, em um megaevento que tende a ser 6 vezes maior que a Copa do Mundo.
Neste cenário, dá para entender o desespero da oposição e seu desatino golpista. Eles sabem que tudo o que foi plantado nos últimos 12 anos, será colhido nos próximos quatro.
*Alberto Kopittke é advogado e vereador de Porto Alegre.
Ivo Miter
5 de maio de 2015 2:09 amO nome dele é Deltan Dallagnol
Publicado em 04/05/2015
Burburinho desmoraliza
procurador da Lava Jato
Procurador passou vexame no Facebook
COMPARTILHEVOTE (+81) IMPRIMIR
O Conversa Afiada reproduz post de O Cafezinho:
PROCURADOR DA LAVA JATO PASSA VEXAME NO FACEBOOK
O procurador da república responsável pela operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, postou uma mensagem em seu Facebook pedindo manifestações sobre o trabalho que está fazendo no Ministério Público.
A estratégia faz parte do plano da força-tarefa que investiga os escândalos da Petrobrás para se manter sob os holofotes da mídia.
Só que aí, as pessoas, entre elas o nosso indefectível Stanley Burburinho, começaram a postar perguntas incômodas na página do procurador, e ele rapidamente passou a apagar as perguntas e a bloquear as pessoas.
Mas as redes são mais espertas, e fotografaram as perguntas que incomodaram o procurador, antes que ele as apagasse.
Que papelão, procurador!
Imagem retirada do facebook
Marcos BBP
5 de maio de 2015 2:21 amSou profissional de
Sou profissional de comunicação, trabalho com comunicação pública. É inconcebível imaginar gente cm esse grau infantil de partidarismo onde trabalho, quanto menos no MPF. VERGONHOSO.
Marcos BBP
5 de maio de 2015 2:21 amSou profissional de
Sou profissional de comunicação, trabalho com comunicação pública. É inconcebível imaginar gente cm esse grau infantil de partidarismo onde trabalho, quanto menos no MPF. VERGONHOSO.
Roberto Monteiro
5 de maio de 2015 2:25 amBoa, Nassif.
Dia desses te defendi, por aqui. Nâo que faça alguma diferença a minha defesa, mas faço isso por que admiro o teu trabalho. Valeu!
Marcos Kammer
5 de maio de 2015 2:52 amnassif!
E esta é melhor
nassif!
E esta é melhor ainda:
http://www.tjpe.jus.br/noticias_ascomSY/ver_noticia.asp?id=8446
Os caras qualificam juizes e são experts nisso.
José C Lima
5 de maio de 2015 7:39 amO figura ae é o mesmo desta
A comunicação do MPF está a cargo de um office boy do Diego Escosteguy , responsável pela lambança da Epoca com o objetivo de assassinar a reputação de Lula. Vejam como os tuites dele são na verdade retuites de Diego Escosteguy.
https://twitter.com/raulpilati
José Marco Antonio
5 de maio de 2015 8:53 amSecretaria de Comunicação Social
Secretário: Raul Pilati
http://www.pgr.mpf.mp.br/conheca-o-mpf/procurador-geral-da-republica/gabinete-do-pgr
Pois é…
João Emanuel Evangelista
5 de maio de 2015 9:12 amEssa denúncia deveria virar
Essa denúncia deveria virar escândalo nacional. É um verdadeiro absurdo a partidarização do MPF!
José C Lima
5 de maio de 2015 9:19 amnão sabia quem era o gravataí merengue do mpf
Em fevereiro o tema foi abordado por Nassif que, naquele momento, não sabia quem era o gravataí merengue do mpf
https://jornalggn.com.br/noticia/a-pgr-e-o-mpf-precisam-de-uma-politica-de-comunicacao
emerson57
5 de maio de 2015 10:02 ammpf governa !
Formula Indy em Brasilia, com quase todos os ingressos vendidos não aconteceu. MPF cancelou.
Petrobrás parou porque o mpf mandou,
Ciclovia do Haddad quase que não pedala, by mpf.
A quebra da Sete Brasil por mpf:
http://minasgerais.ig.com.br/?url_layer=2015-05-04/11033683.html
Liminar suspende contratos entre Petrobras e fornecedora do pré-sal
Decisão também impediu o BNDES de liberar recursos à empresa, que esperava levantar pelo menos US$ 9 bilhões com o banco estatal para não quebrar
iG Minas Gerais | Folhapress |
04/05/2015 22:33:04
A Justiça Federal em São Paulo determinou a suspensão imediata dos contratos entre a Petrobras e a Sete Brasil, principal parceira da estatal na exploração do pré-sal. A decisão também impediu o BNDES de liberar recursos à empresa, que esperava levantar pelo menos US$ 9 bilhões com o banco estatal para não quebrar.
Esse bloqueio judicial na Sete é resultado de uma ação popular movida pelo advogado Paulo Henrique Fantoni. No processo, que tramita na 13ª Vara Federal, Fantoni considera que os contratos assinados entre a empresa e a Petrobras para a construção de sondas de perfuração de petróleo são “lesivos ao patrimônio público”.
Além da Sete, são réus no processo a Petrobras, o BNDES e a União Federal. A Petrobras não quis se pronunciar porque ainda não foi notificada. A reportagem não conseguiu contato com o BNDES.
A Justiça deu à causa valor de R$ 25,4 bilhões, menos da metade do valor do investimento previsto na Sete. A Sete foi um projeto da presidente Dilma Rousseff para estimular a indústria naval brasileira. A ideia era criar uma empresa com empreiteiras nacionais e construtores estrangeiros nos estaleiros nacionais para desenvolver conteúdo local.
Mas a Sete acabou envolvida no esquema de corrupção entre as empreiteiras e a Petrobras e, desde então, entrou em uma situação complicada. Sem crédito e sem caixa, a empresa não consegue honrar seus compromissos e tenta buscar uma forma de resolver o problema.
O BNDES, que tinha prometido liberar US$ 9 bilhões, passou a exigir garantias cada vez maiores e, no final, decidiu que só liberaria os recursos aos bancos que hoje são credores da Sete -uma forma de repassar para eles o risco da empresa.
Hoje, os acionistas tentam buscar financiamentos na Ásia, seguindo o caminho da própria Petrobras que, com restrições de crédito na praça, encontrou uma saída com bancos de desenvolvimento da China.
Com essa ação popular, a Sete ganhou mais um problema. Agora, ela e os demais réus terão, no máximo, 20 dias para apresentar sua defesa e derrubar a decisão judicial. Mesmo que ela seja mantida, caberá recurso.
José C Lima
5 de maio de 2015 10:38 amA Praça dos Quatro Poderes
De forma inequivoca chegamos a esta aberração: Uma República com quatro poderes e ninguém pode tomar qualquer atitude para cessar esse estado de insanidade. Depois que a Italia afundou por causa da falta de redeas em promotores ensandecidos na condução da Maos Limpas, os italianos cairam a ficha e cortaram as as asas da molecada do MP….os EUA fizeram o mesmo quando se depararam com condenações erradas por causa de Promotores safados, partidarizados e midiotas que no momento pintam e bordam no Brasil. Uma aberração a extstenciaxdeste quarto poder formado pelo conluio midia-mpf
Álvaro Noites
5 de maio de 2015 12:03 pmAbsurdo dos absurdos.
A impressão que fica é que enquanto muitos cidadão brasileiros, relés mortais, remam para levar adiante o barco chamado Brasil, o MPF e seus intocáveis utilizam motor de popa para levar o mesmo barco em direção oposta.
Heloísa Coellho
5 de maio de 2015 11:33 amMPF desmoralizado?
Quando um Ministério Público assume posturas que a sociedade entende como partidarização, seu prestígio e confiabilidade tendem a cair. Fiquei estarrecido com essa matéria. Espero que o PGR extinga esse contrato e profissionalize a comunicação social de forma mais republicana.
Carlos Lima
5 de maio de 2015 12:41 pmUMA CPI PARA APURAR, O QUANTO A GLOBO INFILTROU NAS INSTITUIÇÕES
É preciso urgente uma CPI para apurar o quanto a GLOBO infiltrou nas instituições da república, como, MF, PF, JUSTIÇA e etc.
Tá muito na cara, os vazamentos só tem um destino, a GLOBO, a articulação da informação das operações parecem saírem do mesmo script, tudo só não é segredo para GLOBO, a seletividade de cidadãos investigados chama a atenção. A rede de prenúncios indica um forte um viés de GOLPE, isso não é mais segredo, isso tem indícios se não claros pelo menos há indícios de conspiração. O Grau de deslize dessas instituições chama a atenção pela quantidade e forma. O descumprimento da constituição passou a zeloso para as ambições midiáticas e PESSOAIS com o apelo a enrolar a sociedade com informações descontextualizadas e desconexas com a verdade verdadeira, MEIAS VERDADES para clarear. Não pode procuradores dizerem que prendeu pessoas sem terem nada contra elas e usarem gíria do código penal para ilustrar suas espertezas se não desonestas, mas sem nenhum padrão ético como “171” dito por eles mesmos, isso em qualquer lugar do mundo os levaria para a cadeia. Esta CPI já está passando da hora, mas…mas…E O MEDO HEIN…Será que pediram o nosso voto para ficarem encastelados tremendo as pernas? Deixaram uma JUSTIÇA MÔCA E SELETIVA inconstitucionalizar a república, foi uma covardia para com um povo avido por JUSTIÇA QUE FAÇA JUSTIÇA e não por JUSTIÇA QUE FAÇA SHOW. UMA PERGUNTA FICA NO AR, DE ONDE VEM TODO ESSE PODER DA GLOBO E PORQUE NADA LHES MOLESTA? NEM A RECEITA FEDERAL? Seria a GLOBO uma especie de uma nova ordem política e já haveria ela se tornado umbilicalmente a dona do Brasil e ninguém nos avisou? Seria isso uma obra de ficção em que o cineastra mor criou uma obra alucinante e a população alucinada passou a acreditar na obra virtual colocando suas vidas e anceios nas mãos de personagens antes confiaveis por suas posturas agora confiavéis pela distribuição de por assim de drogas por imagens ficcionais. e vituais? Será que somos “AVATARES” de ratos de estúdios? Seria isso que os pseudos intelectuais pessaram para o povo brasileiro? QUEM SERÁ GOLPEADO PRIMEIRO, O GOLPEAVEL OU OS GOLPISTAS? O POVO está vendo muita coisa e ainda não opnou, são se iludão. Pausa, é hora dos comerciais..PLIM..PLIM..
Carlos Lima
5 de maio de 2015 12:41 pmUMA CPI PARA APURAR, O QUANTO A GLOBO INFILTROU NAS INSTITUIÇÕES
É preciso urgente uma CPI para apurar o quanto a GLOBO infiltrou nas instituições da república, como, MF, PF, JUSTIÇA e etc.
Tá muito na cara, os vazamentos só tem um destino, a GLOBO, a articulação da informação das operações parecem saírem do mesmo script, tudo só não é segredo para GLOBO, a seletividade de cidadãos investigados chama a atenção. A rede de prenúncios indica um forte um viés de GOLPE, isso não é mais segredo, isso tem indícios se não claros pelo menos há indícios de conspiração. O Grau de deslize dessas instituições chama a atenção pela quantidade e forma. O descumprimento da constituição passou a zeloso para as ambições midiáticas e PESSOAIS com o apelo a enrolar a sociedade com informações descontextualizadas e desconexas com a verdade verdadeira, MEIAS VERDADES para clarear. Não pode procuradores dizerem que prendeu pessoas sem terem nada contra elas e usarem gíria do código penal para ilustrar suas espertezas se não desonestas, mas sem nenhum padrão ético como “171” dito por eles mesmos, isso em qualquer lugar do mundo os levaria para a cadeia. Esta CPI já está passando da hora, mas…mas…E O MEDO HEIN…Será que pediram o nosso voto para ficarem encastelados tremendo as pernas? Deixaram uma JUSTIÇA MÔCA E SELETIVA inconstitucionalizar a república, foi uma covardia para com um povo avido por JUSTIÇA QUE FAÇA JUSTIÇA e não por JUSTIÇA QUE FAÇA SHOW. UMA PERGUNTA FICA NO AR, DE ONDE VEM TODO ESSE PODER DA GLOBO E PORQUE NADA LHES MOLESTA? NEM A RECEITA FEDERAL? Seria a GLOBO uma especie de uma nova ordem política e já haveria ela se tornado umbilicalmente a dona do Brasil e ninguém nos avisou? Seria isso uma obra de ficção em que o cineastra mor criou uma obra alucinante e a população alucinada passou a acreditar na obra virtual colocando suas vidas e anceios nas mãos de personagens antes confiaveis por suas posturas agora confiavéis pela distribuição de por assim de drogas por imagens ficcionais. e vituais? Será que somos “AVATARES” de ratos de estúdios? Seria isso que os pseudos intelectuais pessaram para o povo brasileiro? QUEM SERÁ GOLPEADO PRIMEIRO, O GOLPEAVEL OU OS GOLPISTAS? O POVO está vendo muita coisa e ainda não opnou, são se iludão. Pausa, é hora dos comerciais..PLIM..PLIM..
Juliano Santos
5 de maio de 2015 12:55 pmEnquanto a presidenta e seu
Enquanto a presidenta e seu governo ficam de “republicanismo”, os demais orgãos de estado ficam de tucanismo, o mais escancarado possível, é só conferir no twitter e no Face.
Se houvesse um ministro da justiça, este questionaria o sr. Janot. “Meu caro, nós “republicanamente” optamos por não sugerir que o senhor se cerque de apaniguados do PT, para quem sabe facilitar sua recondução ao cargo. De forma alguma. Mas fazê-lo com indíviduos que tem militância partidária, vamos dizer assim, tendendo “um pouco” para a oposição, é um pouco demais, não?”
Mas é pior que isso. Segundo um colega aqui, esse tal Pilati presta assessoria para vários orgãos do prórprio Executivo. Infelizmente não posso deixar de constatar. Esse governo, o da Dilma, é o mais otário que eu já vi na vida. Eu só defendo porque os tucanos no poder é a desgraça absoluta.
NICKNAME
5 de maio de 2015 1:34 pmParabéns, Nassif
se minha opinião valer alguma coisa, é desses artigos que gosto. E o seu Brasilianas !!
Jair Fonseca
5 de maio de 2015 5:08 pmPior do que imaginávamos. O
Pior do que imaginávamos.
O conluio ministério público-mídia corporativa-oposição é mesmo na cara-de-pau.
Se fosse jornalista que escrevesse para o PT e tuitasse coisas contra os tucanos já seria denunciado e condenado pela mídia e pela oposição.
batista neto
13 de maio de 2015 6:01 pmE, com execução imediata de pena máxima…
…e seus braços institucionais, MP e PF dariam imediato cumprimento aos mandatos midiáticos!!!
Eh esse o picadeiro em que saltitam suas excelencias!!! Seria histriônico se não fosse tão vergonhoso.
José C Lima
8 de maio de 2015 3:31 pmO MPF, a mídia e a Praça dos Quatro Poderes
O MPF, a mídia e a Praça dos Quatro Poderes
A Globo vai dar pro figura ai o troféu que dias atrás foi dado a SMoro, só que agora na versão A agencia que faz a diferença…enfim, mais um gravatai merengue sendo pago com nossa grana, o que torna a situação dramatica ao sabermos que os Poderes da Republica neste pais não são tres e sim quatro…ah, a Praça dos Tres Poderes precisa ter seu nome e arquitetura mudada para Praça dos Quatro Poderes…ponham la a estátua do Roberto Marinho abraçado com o Geraldo Brindeiro cujo espirito continua ate hoje blindando tucanos no MPF/PGR….
In Press PN tem novo diretor executivo em Brasília
30/04/2009 – 08:30:00
A In Press Porter Novelli acaba de contratar Raul Pilati comodiretor executivo de seu escritório em Brasília.
O profissional foi editor de economia do Correio Braziliense por cinco anos e tem uma longa experiência no mercado de comunicação do Distrito Federal.
Raul registrou passagens pelos jornais Estado de S. Paulo, O Globo e Gazeta Mercantil e pelo comando da comunicação do Ministério da Saúde e da Confederação Nacional da Indústria.
O escritório de Brasília da In Press tem entre seus clientes o Ministério do Planejamento, a Petrobras e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
A agência atende ainda a Associação Nacional dos Magistrados (AMB), Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
http://www.megabrasil.com.br/vaivem.asp?paginan=219
Ligações entre a In Press Poster Novelli e Oficina da Palavra
As ligações entre a In Press Poster Novelli que contratou Raul Pilati em 2009 e a Oficina da Palavra de Raul Pilati terminou sendo contratado pelo MPF.,,
Em Brasília, a In Press Porter Novelli atua com a marca In Press Oficina, fruto da joint venture com a empresa Oficina da Palavra.
Por conhecer com profundidade a capital federal e o funcionamento dos Três Poderes, a In Press Oficina é especializada em analisar e antecipar cenários políticos-econômicos e no desenvolvimento de estratégias de construção de reputação.
Na área pública, a In Press Oficina tornou-se referência na personalização de projetos de consultoria estratégica em comunicação, mídias digitais, eventos e assessoria de imprensa.
A agência também é destaque em treinamentos de comunicação, sendo responsável pelo aperfeiçoamento de mais de 4.000 executivos e gestores; conceito de RP 2.0 e pelo desenvolvimento exclusivo – da metodologia GIC (Gestão Integrada à Comunicação), que congrega o planejamento estratégico das instituições à comunicação.
http://www.inpresspni.com.br/quem-somos-oficina.html
Raul Pilati atua por outros meios junto ao MP desde 2007
”Diante disso, em julho de 2007, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu um edital de concorrência para contratar uma agência de comunicação para realizar media training para os procuradores do MPU nos quatro ramos, não apenas para qualificá-los a falar com a imprensa, mas, para desenvolver, de maneira participativa, as diretrizes de uma política de comunicação. Estruturada em 70% técnica e 30% preço, a Oficina da Palavra foi escolhida entre as principais agências de comunicação que participaram do processo de seleção. O treinamento para relacionamento com a Imprensa integra o currículo do curso de preparação à carreira dos novos membros do MPU.
Estratégias: O diferencial na metodologia de treinamento estruturada pela Oficina da Palavra foi, além de qualificar os procuradores federais para falar com a imprensa, agregar à proposta de media training um modelo que permitisse à instituição ter a participação dos seus membros na construção das diretrizes que norteariam a política de comunicação da instituição, com sugestões e observações de procuradores de várias regiões do País.”
http://oficinadapalavra.com/site/casos-de-sucesso/media-training-mpu-2/
A Oficina da Palavra já ciscava no terreiro do MPF bem antes, através da In Press Porter Novelli que atuava em Órgãos como a AMB:
Porter Novelli – uma das 10 maiores empresas de comunicação do mundo, com 90 escritórios em 60 países – faz com que a In Press Porter Novelli atue globalmente.
Em 2011, chegou ao mercado a In Press Oficina, fruto da join venture da In Press com a Oficina da Palavra
http://www.informazione1.com.br/cms/opencms/abracom/pt/associados/resultado_busca.html?nomeArq=0020.html
”Os jornalistas Raul Pilati, diretor da In Press Porter Novelli, agência de comunicação que presta serviço para a Associação Brasileira de Magistrados (AMB) e Nino Carvalho (foto), consultor da mesma agência, ministraram, nesta tarde, no III Encontro Nacional dos Jornalistas das Associações Filiadas, palestra em que discutiram técnicas para melhoria da comunicação nas entidades associativas, além da discussão da inclusão das novas mídias sociais neste cenário. Pilati afirmou que o planejamento é essencial para uma política de comunicação satisfatória. Segundo ele, as assessorias de imprensa devem se valer de mensagens-chave que levem em conta o objetivo a ser alcançado. “A mensagem corretamente formulada é um meio para se chegar ao objetivo, que deve ser claro, completo e alcançável”.
http://asmego.org.br/2010/04/08/iii-ejafa-aborda-tecnicas-de-comunicacao-e-o-papel-das-novas-midias-sociais-para-entidades-associativas/