4 de junho de 2026

ONU comenta queda do preço dos alimentos no mundo

Enviado por Cláudio José

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Melhores perspectivas de colheita no Brasil impulsionam queda do preço do açúcar

Das Nações Unidas no Brasil

De acordo com FAO, preço global dos alimentos caiu quase 20% em relação ao ano passado, devido à grande quantidade de suprimentos e à alta do dólar.

Preço do açúcar segue caindo e já chega em seu nível mais baixo desde fevereiro de 2009. Foto: Agência Brasil.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) disse nesta quinta-feira (02) que o preço global dos alimentos continuou diminuindo em março, quando teve uma queda de 40 pontos em relação ao nível de 2014, com o preço do açúcar caindo ao seu nível mais baixo desde fevereiro de 2009. As informações fazem parte do Índice de Preços de Alimentos da FAO, publicado mensalmente.

Devido principalmente a melhores perspectivas de colheitas do açúcar nos países produtores, particularmente no Brasil – maior produtor do mundo –, o preço do produto caiu 9,2% desde fevereiro, para 187,9 pontos, no índice de preços da FAO em março. Foi a maior queda entre todos os alimentos. A constante desvalorização do real frente ao dólar também contribuiu para esse mudança.

Notando uma queda de 1,5% desde fevereiro e de 18,7% no preço dos alimentos em relação ao ano passado, a FAO concluiu que os baixíssimos preços de óleos vegetais, cereais e carne mais do que compensaram o aumento no valor dos laticínios – contribuindo para o índice mais baixo, que em março alcançou 173,8 pontos. A trajetória descendente, desde abril de 2014, dos preços da maioria dos alimentos foi impulsionada pela grande quantidade de suprimentos e pela alta do dólar.

Entretanto, de acordo com a nova previsão de produção mundial de cereais da FAO, uma colheita de milho maior do que a prevista na União Europeia levantou a estimativa de produção de cereal de 2014 para 2,5 bilhões de toneladas, que caso confirmada, vai ultrapassar o recorde de 2013 em 1%.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

4 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. jcordeiro

    4 de abril de 2015 7:58 pm

    Só Para O Resto do Mundo

    Nassif: a baixa nos preços isto é só no exterior. Por aqui a notícia diária (com constatação no mercado) é de aumentos especulativos, na tentativa de desestabilizar o Pais. E este prêmio aos atravessadores é dado pela grande mídia e fomentado pela oposição, na RepúbliKa de Hygienopólis, seja pelo Demoníacos baianos. São capazes de deixar a produção no campo, só para ver o circo pegar fogo. Esta é nossa realidade política, social e, sobretudo, agrícola, a partir de uma nojenta, mas poderosíssima oposição, composta pela grande fortunas e especuladores de plantão.

  2. oneide

    4 de abril de 2015 8:40 pm

    Inequívoca prova que o

    Inequívoca prova que o socialismo na venezuela é um sucesso absoluto.

    E ainda e o PIG que tem que admitir o suceso do socialismo venezuelano apesar da guerra economica que enfrenta contra os agentes estrangeiros que querem o petróleo Venezuelano.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=jsKysE0zUv8%5D

  3. marcio gaucho

    4 de abril de 2015 10:45 pm

    como assim

    Baixa nos preços dos alimentos so se for no primeiro mundo. Aqui estamos pagando cada vez mais caro.

    1. Laura

      5 de abril de 2015 10:20 am

      Eu só vejo aumentar. E MUITO

      Eu também não vejo ueda depreços. Só vejo aumento. E muito. Ontem fui fazer compras no Makroe não acreditei nos preços.CARISSIMO. Quase R$300,00 só frutas e verduras. Sinto muito é só exploração mesmo.

Recomendados para você

Recomendados