23 de junho de 2026

O amigo Trump avisa que vai taxar o aço brasileiro

Essa é a dimensão do presidente colocado no poder depois que o STF permitiu a destruição do sistema partidário.

Em Twitter divulgado agora há pouco, o presidente norte-americano Donald Trump afirmou:

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“O Brasil e a Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas.  o que não é bom para os nossos agricultores.  Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países.

O Federal Reserve também deve agir para que os países não aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas.  Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa”.

Nem era preciso ser tão explícito. É evidente que o papel de um presidente da República é o de defender os interesses de seu país. O inacreditável presidente brasileiro ambicionava coisa muito menor: bastava a atenção pessoal de Trump. Para Bolsonaro, bastava uma pequena atenção, um pequeno tapa nas costas, depois de esperar por uma hora na fila, qualquer gesto que ele recebia com o sorriso apalermado.

Essa é a dimensão do presidente colocado no poder depois que o STF permitiu a destruição do sistema partidário.

 

 

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

17 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Euclides Santa Cruz

    2 de dezembro de 2019 8:34 am

    Em Twitter divulgado agora há pouco, o presidente norte-americano Ronald Reagan ???? ressuscitou???? ou está mandando twwitter do inferno??

    1. claudio marcos

      2 de dezembro de 2019 10:34 am

      Ronald Reagan?????????????Onde você leu isso?

      1. Naldo

        2 de dezembro de 2019 12:58 pm

        Escreveram o nome do “ronaldo” no lugar do “donaldo”, visivelmente um lapso corrigido…

  2. Anônimo

    2 de dezembro de 2019 9:03 am

    “Essa é a dimensão do presidente colocado no poder depois que o STF permitiu a destruição do sistema partidário.”

    Nao foi SOMENTE o STF: o bloco reacionário em peso melou o jogo democrático, para isso aí.

    É essencial compreender isto, para não desperdiçar tempo, energia e esperança em busca de supostos “setores responsáveis”, “liberais”, “centro democrático”, etc.

    Agora é amassar o barro, aprender a se comunicar, e encontrar novos caminhos para defender os interesses populares.

  3. Edivaldo Dias de Oliveira

    2 de dezembro de 2019 9:22 am

    Quem precisa de inimigo com um amigo desses?
    E bozo acha é bom que ele nos ferre sempre.
    Sinal que se lembrou de nós.
    Alvíssaras!

  4. Joel Lima

    2 de dezembro de 2019 9:57 am

    Acho que o equívoco de colocar Reagan e não Trump tem razão de ser = quando Reagan venceu Carter, os milicos no Brasil lançaram rojões, pois Reagan apoiava integralmente a violência das ditaduras sul-americanas. Mas Reagan não pensou duas vezes em mandar subir os juros americanos, mesmo sabendo que isso custaria a quebra financeira da América Latina inteira, jogando toda a região numa crise que de fato até hoje não saiu. E pra finalizar, os fdps dos milicos argentinos contavam que Reagan ficaria neutro no confronto Argentina x Reino Unido de Thatcher. Ledo engano – que pro bem dos argentinos lançou a pá de cal pruma das mais crueis ditaduras da américa do sul – e olha que a concorrência é forte.

  5. Claudio Melo

    2 de dezembro de 2019 10:26 am

    “…um pequeno tapa nas costas, depois de esperar por uma hora na fila, qualquer gesto que ele recebia com o sorriso apalermado.”
    Mamonas Assassinas, hino nacional: “Já me passaram a mão na bunda, e eu inda não comi ninguém.”

  6. Mário Mendonça

    2 de dezembro de 2019 10:47 am

    O petismo permitiu que a grande midia pautasse os poderes no patropi!

  7. Evandro Condé

    2 de dezembro de 2019 11:40 am

    Por favor, não atirem pedras, mas se olharmos o governo Lula, veremos que havia país amigo.

  8. Dermeval Santos Lopes Junior

    2 de dezembro de 2019 11:40 am

    Livre pensar é só pensar,segundo Millor.Eu gostaria de saber do meu amigo Ricardo Kotscho,que por sinal tem escrito belíssimos textos,principalmente depois que desatrelou-se da sacolinha do Bispo Macedo,se ele chorou quando viu Roberto Carlos (um pilantra enganador de balzaquianas que não deram muita sorte no amor),abraçado com Moro e Da.Rosangela,a bilheteira.A venda dos ingressos da loteria é feito por ela.Roberto Carlos é uma figura humana da pior qualidade.Reza a lenda de que aqui se faz,aqui se paga.Desconfie sempre de quem anda com uma cruz de Cristo crucificado adornada no peito.

  9. Pietro

    2 de dezembro de 2019 12:06 pm

    Agora quero ver o Guedes falando que a preocupação com o dólar alto é zero. Será que vão chamar o trump de comunista?

  10. Bo Sahl

    2 de dezembro de 2019 1:11 pm

    Rapáááááá, tá “defícel” escolher “lados” nesta atualidade besteirona.
    Trump, o empresário das falências ou Bozo “I love you”…
    E nós, como(não o verbo) mariscos, entre o rochedo e o mar.

    Bozo passou a “se achar” depois que começou a se achar “íntimo” de Trump.
    Uma intimidade “nádego-anal” apaixonada oferecida por nosso vergonhoso presidente adolinquente.
    Que acha que resolve conflitos comercial-diplomáticos com uma ligação telefônica.
    Com tradução simultânea de nosso infame” chanceler” (?!).
    (ou será um telefonema em Libras?)
    Como se isso fosse tão fácil quanto autorizar uma portaria de condomínio para a entrada de um visitante.
    O gigante BraZil, com lugar entre as maiores nações, não está passando de uma chacota planetária.

  11. Bobby Jr.

    2 de dezembro de 2019 1:31 pm

    Ah, a falta de cultura da nossa elite Lady Kate: dinheiro eu tenho, só me falta-me o gramúr! Quequié? Tô pagando!

    Uma das primeiras coisas que se percebe ao lidar com povos de origem anglo-saxã-germânica é que eles sentem um desprezo gigantesco por capachos e gente “boazinha” demais, eles interpretam isso de duas formas:

    1) Essa pessoa é interesseira e nem um pouco sincera, ou seja, não é confiável e está agindo assim porque vai querer algo em troca depois – não tenho a obrigação de dar nada em troca, se ela quer ser submissa assim, problema dela…

    2) Essa pessoa vai ganhar minha confiança e depois me dar uma bela facada pelas costas – pois eu dou a facada antes!

    Isso se aplica a relações de negócio e diplomáticas também. Vejo um pouco das duas nas atitudes de Trump, e vejo o bolso e seus asseclas como capachos, que vão sair dessa aventura com o bolso cheio de migalhas…

    Sabe como é… É bem mais fácil ser “o cara” só na sua quebrada e tocar o terror, tipo Idi Amin, Mugabe e outros. Dá muito trabalho ser o cara a nível mundial e levar seu povo/país a outro nível, é muita responsabilidade pra pouco retorno financeiro…

  12. peregrino

    2 de dezembro de 2019 2:40 pm

    Bolsonaro já falou que tem um canal direto com Trump e vai resolver isso aí…
    deve confirmar que com mais esta gamou de vez

    todo amor de fascista tem um custo, o futuro do seu país

  13. Carlos Elisio

    2 de dezembro de 2019 3:18 pm

    Isso é uma verdadeira parceria CARACU. Mas Bozo já devia saber, afinal nem o rebento ele emplacou na embaixada.

  14. Dogbert

    2 de dezembro de 2019 4:00 pm

    Meu Deus, que desastre. Seria engraçado ver o Paulo Guedes dando com os burros n’água se isso não causasse ainda mais desemprego e fome na população…

  15. Anônimo

    3 de dezembro de 2019 3:43 pm

    Ainda está confuso, mas nas próximas teremos mais indicações.
    Mas as questões mencionadas na mensagem dizem muitas coisas.

    Brasil e Argentina não estão no radar do presidente, provavelmente ele utiliza assessores e o serviço de inteligência, e deles devem ter vindo alertas que gerou estas recentes mensagens.

    A questão da “desvalorização maciça e não é bom para nos agricultores”, mencionada nas mensagem. deve ter sido ser em função dos alertas de assessores sobre a tentativa do Brasil de se reaproximar da China, por pressão dos produtores de soja, e do recente caso de manipulação da taxa de câmbio que erro de 40% nos dados divulgados da Balança Comercial, e ministro declarando em um evento nos EUA que o dólar no Brasil “tende a ir para um lugar mais alto”.

    Se houve manipulação da taxa de câmbio os serviços de inteligência tem meios para verificar, o reforças as suspeitas coma questão da taxa de câmbio.

    Nas próximas saberemos, se está havendo uma mudança de rumo na política externa, ou foi mais um erro grosseiro.

    Se Guedes for afastado,indica que foi um erro grosseiro, se o sair o ernesto, pode indicar uma mudança da política externa, com uma tentativa de se reaproximar da China, por pressão dos produtores de soja.

Recomendados para você

Recomendados