21 de junho de 2026

Coronavírus: laboratório francês oferece antimalárico para tratamento

Estudo do grupo Sanofi é considerado “encorajador”; volume ofertado poderia tratar cerca de 300 mil casos, mas outros testes precisam ser feitos
Resultado do teste com cloriquina é considerado "encorajador", mas outros testes precisam ser feitos. Foto: Reprodução

Jornal GGN – O grupo francês Sanofi divulgou que pode oferecer doses do remédio Plaquenil (Cloroquina no Brasil) para o combate ao coronavírus. O laboratório declarou que o volume ofertado poderia tratar de forma potencial 300 mil doentes, depois que testes mostraram bons resultados contra o Covid-19.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

De acordo com a agência de notícias francesa RF1, um porta-voz da Sanofi considerou “encorajador” o resultado de um estudo elaborado por uma equipe médica da cidade de Marselha, e afirmou que a empresa está disposta a trabalhar com as autoridades para a confirmação de tais resultados.

A cloroquina já é empregada no tratamento da malária. O professor Didier Raoult, especialista em doenças infecciosas e diretor do Instituto Mediterrâneo de Infecção de Marselha, chegou a fazer a pesquisa sobre o uso da medicação em 24 pacientes com coronavírus – seis dias após o início do tratamento, o vírus tinha desaparecido em 75% deles.

Após o aval das autoridades francesas, uma equipe independente de pesquisadores fará novos testes.  “Por enquanto, não temos nenhuma prova cientifica de que o tratamento funcione”, antecipou a porta-voz do governo, Sibeth Ndiaye. A afirmação vai de encontro com o posicionamento dos pesquisadores norte-americanos, após a euforia do presidente Donald Trump com relação ao uso do medicamento.

Além disso, especialistas pedem prudência enquanto a eficácia da cloroquina não é comprovada, e alertam principalmente para os efeitos secundários da medicação – incluindo o seu uso excessivo.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. C.Poivre

    19 de março de 2020 10:58 pm

    É preciso do aval dos cientistas chineses, para comprovar sua eficácia:

    https://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/mercado/5293-requinol-hidroxicloroquina.html

Recomendados para você

Recomendados