12 de junho de 2026

STF pode impor nova derrota a Jair Bolsonaro

Corte decidirá a respeito de suspensão de MP que concede salvo-conduto a gestores públicos durante a pandemia do coronavírus
Foto: Reprodução

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) mudou o plano de análise de temas sensíveis ao presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus: foi inclusa na pauta desta quarta-feira o julgamento da medida provisória que criou salvo-conduto a gestores por eventuais irregularidades em atos relacionados à covid-19.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Ao invés de decidir sozinho a respeito do tema, o relator do caso, ministro Luis Roberto Barroso, vai encaminhar diretamente ao plenário o pedido de suspensão da medida. Assim, a análise de seis ações (da Associação Brasileira de Imprensa e dos partidos Rede, Cidadania, PDT, PSOL e PC do B) será compartilhada pela maioria dos integrantes da Corte.

De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, a movimentação foi acertada entre Barroso e o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que vem procurando sustentar um discurso conciliatório entre os Poderes com o chefe do Executivo.

Além disso, uma decisão colegiada ajuda a blindar o Supremo das críticas recebidas pelo excesso de decisões individuais proferidas por cada gabinete – e também dificulta a vida de Bolsonaro.

 

Leia Também
Salvar vidas? Fora Bolsonaro!, por Carlos Ocké 
“Intervenção militar constitucional”, mais uma Fake News da seita bolsonarista, por Eduardo Borges
Dino: Cloroquina é falsa polêmica para Bolsonaro fugir de outras obrigações
GGN prepara dossiê sobre trajetória de Sergio Moro. Saiba como apoiar

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados