10 de junho de 2026

Augusto Aras antecipa processo de escolha em colegiado do CNJ

Disputa pela sucessão da conselheira Ivana Farina Navarrete Pena foi deflagrada 14 meses antes do fim do mandato; dois aliados do atual PGR são favoritos
Augusto Aras, procurador-geral da República. Foto: Reprodução

Jornal GGN – O procurador-geral da República, Augusto Aras, antecipou em 14 meses o processo de sucessão da conselheira Ivana Farina Navarrete Pena no CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Ivana ocupa a vaga do Ministério Público dos Estados no CNJ. Ex-procuradora-geral de Justiça de Goiás, seu mandato termina apenas em 22 de outubro de 2021, mas segundo o jornalista Frederico Vasconcelos, do jornal Folha de São Paulo, a medida foi um recado de Aras de que ela não poderia ocupar o cargo novamente por pertencer ao grupo da ex-PGR Raquel Dodge, que a nomeou.

Segundo Aras, tal antecipação ocorreu para que seja possível fazer a sabatina e não seja necessário esperar até um ano pela apreciação pelo plenário do Senado. Dentre os favoritos para ocupar o cargo de Ivana, estão dois aliados de Aras: o promotor Carlos Vinícius Alves Ribeiro, de Goiás, e o promotor João Paulo Santos Schoucair, da Bahia.

Ivana Farina foi a conselheira responsável pela Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), onde também atuou na Comissão de Controle Externo da Atividade Policial, no controle do sistema carcerário e de medidas socioeducativas aplicadas a menores; comandou o Conselho Nacional de Direitos Humanos; e foi a primeira mulher a presidir o CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais).

 

 

Leia Também
Pela terceira vez, Barroso recusa plano do governo para proteção de indígenas na pandemia
Subnotificação de denúncias de exploração do trabalho infantil preocupa, diz MPT
Obrigatoriedade de vacina: Covid-19 não é a primeira, nem a única. Entenda

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. GalileoGalilei

    20 de dezembro de 2020 11:14 pm

    E como a ABI irá se manifestar?
    Aliás, a ABI vai se manifestar?
    Boca no trombone!!!
    Toda a solidariedade ao jornalista Luis Nassif!

Recomendados para você

Recomendados