4 de junho de 2026

Quem deve Temer o Michel?

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Eduardo Cunha serviu aos propósitos de Michel Temer e caiu em desgraça. Afastado da presidência da Câmara dos Deputados ele corre o risco de perder o mandato em plenário e ser condenado e preso pelo STF. Mesmo que ganhe a batalha no plenário da Câmara ele ainda poderá ser condenado e preso pelo STF se tornando inelegível. Resumindo, Cunha jogou para ganhar e se tornou um perdedor.

Michel Temer usou Cunha e já começou a descartá-lo. A revogação do passaporte diplomático concedido ao filho dele é, sem dúvida alguma, o símbolo de um rompimento inevitável. Além disto, o ex-presidente da Câmara dos Deputados já caiu em desgraça e não tem mais nada a oferecer ao presidente interino. De fato, a proximidade entre ambos pode prejudicar a imagem de Temer, pois Eduardo Cunha é um bandido perseguido pela Justiça.

Temer provou que é um vilão à moda antiga. Ele traiu a estadista que o transformou em vice-presidente e, sempre que pode, demonstra desprezo senão ódio pela soberania popular. Em dois meses de governo ele revogou vários programas sociais, começou a entregar o pré-sal aos norte-americanos e aumentou assustadoramente as despesas correntes para comprar o Impedimento de Dilma Rousseff no Senado. O interino está decidido a ficar no poder de qualquer forma, nem que para fazer isto tenha que paralisar e destruir o Brasil.

Nesse contesto, uma pergunta é inevitável: Michel Temer seria capaz de matar e de mandar matar para conservar o poder que conquistou de forma ilegítima? Todo homem que chega ao poder de maneira violenta ou ardilosa sente a imperiosa necessidade de afundar mais e mais na lama em razão do desejo de preservar o cargo. O medo de ser punido pelos abusos que cometeu também fortalece impulsos homicida no tirano. Portanto, creio que o interino é sim capaz de matar e de mandar matar para ficar na presidência.

Quem será a primeira vítima de Temer? Se eu tivesse que apostar, diria que Eduardo Cunha é um forte candidato a morrer em situação suspeita. O interino não ousaria mandar matar Dilma ou Lula, pois a morte de ambos poderia apressar a destruição de sua tirania. Cunha, por outro lado, pode comprometer Temer e, além de não ter mais nada a oferecer, conseguiu se transformar num personagem odiado por todos os defensores da democracia. Além dos familiares dele, quem lamentaria a morte de Cunha?

Uma votação sobre a questão está sendo feita no Twitter. Votem logo, pois se Michel Temer conseguir ficar no poder ele censurará a internet e cancelará as eleições de 2018:

 

https://twitter.com/FabioORibeiro/status/760811635581841412

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro, 22/11/1964, advogado desde 1990. Inimigo do fascismo e do fundamentalismo religioso. Defensor das causas perdidas. Estudioso incansável de tudo aquilo que nos transforma em seres realmente humanos.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados