5 de junho de 2026

Lula anuncia parceria estratégica com Argentina e defende moeda regional

Presidente defendeu ainda financiamento de exportações ao país vizinho, para que o Brasil não perca participação de mercado.
Lula recebe Alberto Fernández, presidente da Argentina. Crédito: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o presidente da Argentina, Alberto Fernández, para comemorar os 200 anos de relações diplomáticas entre os países nesta segunda-feira (26) e aproveitou para discutir novos projetos.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Entre as novidades, Lula anunciou em coletiva de imprensa o Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica, descrito pelo chefe de Estado como ambicioso e que contempla quase 100 ações para impulsionar o desenvolvimento de ambos os países.

Entre as medidas propostas está o aporte financeiro de projetos para os hermanos. “Fico muito satisfeito com as perspectivas positivas de financiamento do BNDES à exportação de produtos para a construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner”, comentou Lula.

Ganha-ganha

Lula comentou ainda que o governo brasileiro “está trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina”, tendo em vista que “não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito e o Brasil não”.

O financiamento do BNDES faz, segundo o presidente brasileiro, com que todos os envolvidos, sejam empresas e trabalhadores brasileiros e os consumidores argentinos, ganhem.

O petista ressaltou ainda o potencial da Argentina como parceira estratégica, já que o intercâmbio comercial pode voltar a superar 40 bilhões de dólares, a exemplo do registrado em 2011.

Já os investimentos bilaterais geram quase 100 mil empregos.

Moeda

Outro projeto defendido por Lula é a criação de uma moeda regional, que não elimine as moedas nacionais, mas permitam maior integração financeira e comercial entre Brasil e Argentina.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados