O Hamas aceitou, nesta terça-feira (11), a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o plano de paz para acabar com a guerra de Israel na Faixa de Gaza, informou Sami Abu Zuhri, alto funcionário do grupo palestino.
Segundo Zuhri, o Hamas está pronto para negociar os detalhes do acordo, proposto por Israel e aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU, em reunião na segunda-feira (10). O placar da votação foi de 14 votos a favor, zero contra e 1 abstenção, da Rússia.
O texto de Israel e proposto ao Conselho pelos Estados Unidos, prevê três fases para o fim da guerra. Na primeira fase, o plano propõe um cessar-fogo absoluto com duração de seis semanas; retirada das tropas israelenses de áreas super povoadas no território palestino; e a libertação de reféns mantidos pelos Hamas, entre eles mulheres, idosos e feridos, em troca da libertação de prisioneiros palestinos detidos por Israel.
Já a segunda fase incluiria a libertação dos demais reféns, entre eles homens e soldados, em troca de mais prisioneiros palestinos; e a retirada total dos militares israelenses da Faixa de Gaza. A terceira fase prevê a reconstrução do território palestino.
O plano foi mediado pelos Estados Unidos, após oito meses do conflito, iniciado em 7 de outubro de 2023 e que causou a morte de mais de 37 mil palestinos, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. Vale ressaltar ainda, os esforços do Egito e Catar na mediação da guerra.
Leia também:
Deixe um comentário