4 de junho de 2026

Freixo outra vez; por Caetano Veloso

Freixo outra vez

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Por Caetano Veloso

De O Globo

Gosto de Freixo não porque ele é do PSOL. Acho que gosto um tanto do PSOL por ele abrigar Freixo. Sou independente, conforme se vê. Ser estrela é bem fácil. Nada importam as piadas dos articulistas reacionários que classificam minhas posições como Radical Chic. Desprezo a tirada de Tom Wolfe desde o nascedouro. Antigamente tentavam me incluir na chamada esquerda festiva. Isso sim, embora incorreto, me agradava: a expressão brasileira é muito mais alegre, aberta e democrática do que a de Wolfe. Mas tenho vivido para desmontar o esquema que exige adesão automática às ideologias da moda. Deploro o resultado das revoluções comunistas. Todas. E, considerando o Terror que se seguiu a 1789, sou cético quanto a revoluções em geral. Na maioria das vezes, a violência se dá, não para fazer a história humana caminhar, mas para estancar seu fluxo. Olho com desconfiança os moços que entram em transe narcisista ao quebrar vidros crendo que desfazem a trama dos poderes. Ainda hoje não consigo adotar a posição que considera Eduardo Gianetti, um liberal crítico, ou André Lara Rezende, o homem que põe em discussão o crescimento permanente, conservadores. Nem acho que o conservadorismo seja necessariamente um mal. A adesão de alguns colegas meus à nova direita me deixa nauseado, não por ser à direita, mas por ser automática.

Simplesmente me pergunto qual exatamente será a intenção do GLOBO ao estampar manchetes e editoriais induzindo seus leitores a ligarem Marcelo Freixo aos rapazes que lançaram o rojão que matou Santiago Andrade. A matéria publicada no dia em que saiu a chamada de capa com o nome do deputado era uma não notícia. Nela, a mãe de Fábio Raposo, o rapaz que entregou o foguete a Caio Souza, é citada dizendo acreditar que o filho “tem algum tipo de ligação com Freixo”. Isso em resposta a uma possível declaração do advogado Jonas Tadeu Nunes, que, por sua vez, partiu de uma suposta fala da ativista apelidada Sininho. O GLOBO diz que esta nega. Como então virou manchete a revelação da possível ligação entre o deputado e os rapazes envolvidos no trágico episódio? Eu esperaria mais seriedade no trato de assunto tão grave.

Li o artigo do grande Jânio de Freitas em que ele defende a tese de intenção deliberada de assassinar um jornalista, o que está em desacordo com as imagens exibidas na GloboNews. Sem falar na entrevista do fotógrafo, que afirma que o detonador do artefato tinha mirado os policiais. Claro que me lembrei, ao ver a primeira reportagem na GloboNews, dos carros de emissoras de TV incendiados durante as manifestações, o que me levou a participar da indignação dos âncoras do noticioso. Um vínculo simbólico entre aquelas demonstrações de antipatia e o ocorrido em frente à Central é óbvio: um rojão sai das mãos de um manifestante e atinge a cabeça de um jornalista. Mas parece-me abusivo ver nisso o propósito de matar o repórter. Nas matérias que se seguiram, O GLOBO, ecoando falas do advogado Jonas Tadeu, que diz não ser pago por ninguém para defender os dois réus mas conta que um deles diz receber dinheiro para ir às manifestações, insiste em lançar suspeita sobre Freixo, por ser o PSOL, seu partido, um possível doador do alegado dinheiro. Na verdade, as declarações do advogado, mesmo nas páginas do GLOBO, soam inconvincentes. O mesmo Jânio de Freitas, em artigo posterior àquele em que defende a tese de assassinato deliberado, se mostra desconfortável com o comportamento de Jonas Tadeu. Já O GLOBO, no qual detecto uma sinistra euforia por poder atacar um político que aparentemente ameaça interesses não explicitados, trata as falas de Tadeu sem crítica. Uma das manchetes se refere a vereadores do PSOL que teriam contribuído para uma ação na Cinelândia, na véspera de Natal, sugerindo ligação do partido com vândalos, quando se tratava de caridade com moradores de rua. O tom usado no GLOBO é, para mim, de profundo desrespeito pela morte de Santiago.

Freixo, em fala firme ao jornal, desmente qualquer ligação com os dois rapazes. Ele também lembra (assim como faz Jânio) que Jonas Tadeu representou o miliciano Natalino.

Quando Freixo era candidato a prefeito, escrevi artigo elogioso sobre ele. O jornal fez uma chamada de capa que, a meu ver, desqualificava meu texto. Manifestei minha indignação. A pessoa do jornal que dialogava comigo me assegurou não ter havido pressão dos chefes. Acreditei. Agora não posso deixar de me sentir mal ao ver a agressividade do jornal contra o deputado. Tudo — incluindo os artigos de autores por quem tenho respeito e carinho — me é grandemente estranho e faço absoluta questão de dividir essa estranheza com quem me lê.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

112 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Raí

    16 de fevereiro de 2014 2:20 pm

    O Caetano comentando política, é…

    O Caetano Veloso, quando faz incursões pela política, demonstra logo na primeira frase, que escolheu a carreira certa, a de músico, pois como analista político, não sobreviveria. 

    Ele como analista e metido a sociólogo, é um ótimo cantor.

    1. Mário Mendonça

      16 de fevereiro de 2014 5:10 pm

      Prezado RaíNeste ponto

      Prezado Raí

      Neste ponto concordamos….

      Ele pensa que sua boa linguista nos convence….

      É um mentecapto metido a escol…..

      Temos que indicar para ele também um pouco de leitura sobre Hannah Arendt….

       

    2. Nira

      16 de fevereiro de 2014 6:24 pm

      Como analista, ele pelo menos

      Como analista, ele pelo menos canta.

  2. Raí

    16 de fevereiro de 2014 2:32 pm

    A intenção era atingir os policiais militares.

    Do têxto em questão, despende-se esta joia: A intenção de matar, existia, por parte dos manifestantes treinados e remunerados pelos partidos extremistas, que todos sabemos quais são, porem a ideia era atingir a policiais, e não a jornalistas, como infelismente ocorreu.

    Então a vida de um policial a serviço, seria  menos importante, que a vida de um cinegrafista, tambem a serviço ?

    Pelo ponto de vista do Caetano, sim, e este é o ponto de vista tambem da maioria dos líderes destes partidos, quando questionados pelo crime, que “mandaram” cometer.

    Imaginemos agora, se aquele artefato, tivesse atingido mortalmente um dos manifestantes, e as consequencias espalhafatosas, que esta hipotética morte causaria, e sua repercussão, provavelmente mais explorada, que o que ocorreu com o cinegrafista da Band, que só queria trabalhar.

    Foi um “tiro no(próprio)pé” de quem queria causar embaraços ao governo e à segurança pública, ou tudo estava planejado, so que o “tiro”(morteiro assassino) saiu pela culatra, e atingiu literal e mortalmente os fins políticos dos patrocinadores ? 

    1. Mário Mendonça

      16 de fevereiro de 2014 5:06 pm

      Prezado Raí
      Por favor, sugiro

      Prezado Raí

      Por favor, sugiro que leia um pouco sobre Hannnah Arendt, principalmente sobre o Totalitarismo e os Artigos sobre Eichman…..

      Forte abraço

  3. Alessandre de Argolo

    16 de fevereiro de 2014 2:33 pm

    Se não foi erro de digitação

    Se não foi erro de digitação (uma crase onde não deveria existir), falar em adesão à nova direita à direita foi interessante. Não sei exatamente como se poderia aderir à direita à esquerda (ou seja, vindo pela esquerda ou sendo de esquerda), mas não é de todo modo implausível a ideia.

    Caetano diz que essa adesão de alguns de seus colegas o deixa nauseado, não por ser à direita, mas por ser automática. Uma adesão à direita à direita. Eles quis dizer que algumas pessoas estão aderindo à direita não por serem de direita, mas sim automaticamente, como uma forma de criticar o que se enxerga numa auto-denominada esquerda que não agrada. Isso pode realmente estar acontecendo.

  4. Bispo da Dama

    16 de fevereiro de 2014 2:37 pm

    Caê Calado é Um Poeta

    Freixo…

     

    1. Pedro Penido dos Anjos

      16 de fevereiro de 2014 2:44 pm

      A foto é falsa e a intenção é

      A foto é falsa e a intenção é desprezível.

      1. Bispo da Dama

        16 de fevereiro de 2014 3:34 pm

        Diga Me Com Quem Andas…

        Como assim, “a foto é falsa”?

        Você garante que Batman é mesmo um sujeito decente e não anda em má companhia?

        1. Anarquista Lúcida

          16 de fevereiro de 2014 7:10 pm

          Desprezível 2

          Arre, Bispo, francamente. 

      2. Ivan de Union

        16 de fevereiro de 2014 4:56 pm

        Bispo, infelizmente a foto eh

        Bispo, infelizmente a foto eh verdadeira.  O contexto eh falso, falsissimo.  Linkei a explicacao em comentario ao AA.

  5. sergio ferreira

    16 de fevereiro de 2014 2:37 pm

    Taí, excelente texto do

    Taí, excelente texto do Caetano!

    Discordo do que ele fala do Lara Rezende, por exemplo, por ser ele um oportunista; discordo do que ele fala das revoluções.

    Mas o texto é excelente e acho que ele, de dentro, peitou a Globo.

    1. Anarquista Lúcida

      16 de fevereiro de 2014 7:15 pm

      Pois é. Por uma vez ele deu uma dentro

      Mas até relógio parado dá a hora certa duas vezes ao dia… E ele nao podia perder uma ocasiao para aparecer. Mas por uma vez, peitou a Globo e disse algo correto. 

      Triste é ver gente do Blog fazendo até o jogo da Globo para atingir o Psol. E nao adianta fazer como crianças, dizer : ele fez primeiro. Se sempre censuramos o Psol por fazer isso, nao podemos repetir com sinal trocado. 

  6. Ricardo,.,.,

    16 de fevereiro de 2014 2:41 pm

    Caetano identifica um dos

    Caetano identifica um dos pontos relevantes nessa confusão. Diante do homicídio do Santiago, os veículos de imprensa ativaram o espirito de corpo e se fecharam a qualquer análise que não passasse por defender seu ofício com a maior força possível. É sempre admirável sua vontade de de remar contra-corrente, mesmo sofrendo os insultos que sofre, das vaias de 1967 até os xingamentos cotidianos aqui no blog. Que venham as ironias, pois é para a reflexão que ele estimula o pensamento.

    1. Chris

      16 de fevereiro de 2014 3:24 pm

      Sim, apesar de Caetano ter se

      Sim, apesar de Caetano ter se expressado de forma independente, contrário ao modus operandis da Globo e de acordo com o que a maioria aqui do blog concorda, é bem possível que seja criticado por ser o Caetano, não pelo seu texto. Talvez apenas seja ignorado, para não ficar muito feio.

      Enfim, só quero parabenizar Caetano pela lucidez do texto, artigo tão raro nesse momento conturbado, em que a radicalização e o fascismo parece brotar em cada esquina.

      Eu também não concordo sempre com Caetano, as vezes acho o texto dele confuso, mas reconheço o valor da sua independência. A crítica dos independentes tem muito mais valor do que a adulação ou o pensamento uniforme e homogêneo dos companheiros que vivem se auto-afirmando com estrelinhas. É a crítica que imprime a mudança.

  7. Bispo da Dama

    16 de fevereiro de 2014 2:47 pm

    No dos Outros É Refresco

    Talvez agora Caê se de conta do que sentimos quando alguém que gostamos é acusado injustamente.

  8. Motta Araujo

    16 de fevereiro de 2014 2:48 pm

    A foto de Caetano como Blac

    A foto de Caetano como Blac Bloc desmente todo o artigo. Trata-se de um oportunista ideologico, o “must” dele é estar na “onda”, novidadeiro, “aggiornato”, precisa de midia e faz qualquer coisa para aparecer, a foto com mascara de blac bloc é um incentivo aos blac bloc, glamouriza o mascarado e seus atos, torna “artistica” a mascara, algo como tipo Lawrence da Arabia, que romantico, é lindo, Caetano já navegaou em todas as faixas, é flex ideologico, foi da extrema esquerda à direita, só é neutro quando se trata de dinheiro, está ai a ilustre ex-consorte com cara de caixa registradora pensando nos “royalties” das biografias autorizadas, de seu texto contorcionista nada se salva, a foto mascarado fala mais alto.

    1. Ricardo Cesar

      16 de fevereiro de 2014 3:28 pm

      Perfeito! Caetano continua um

      Perfeito! Caetano continua um perfeito porra loca, como isso tá um pouco fora de moda, agora ele dá de fazer análises políticas. Arre!

    2. Ivan de Union

      16 de fevereiro de 2014 4:01 pm

      Pera la!  Eu pensei que essa

      Pera la!  Eu pensei que essa foto era montagem -quando descobri que aquele estava suposto a ser Caetano!

      Nao era?

      No mais, calado ele eh um poeta:  li o item -felizmente Caetano continuou calado em todas as sentencas!

    3. Ivan de Union

      16 de fevereiro de 2014 4:13 pm

      Exatamente o que eu

      Exatamente o que eu pensei:

      http://www.materiaincognita.com.br/o-hoax-de-chico-e-caetano-como-se-fossem-do-black-bloc/#axzz2tVCCcY9V

    4. Fulvia

      16 de fevereiro de 2014 9:25 pm

      está ai a ilustre ex-consorte

      está ai a ilustre ex-consorte com cara de caixa registradora pensando nos “royalties” das biografias autorizadas

      Quase caí do sofá de tanto rir…, e máscara de Lawrence das Arábias é impagável.

  9. JB Costa

    16 de fevereiro de 2014 2:51 pm

    Acho o Caetano um pedante

    Acho o Caetano um pedante genial. Como artista, insuperável. Como político, claudicante e oportunista. Megalomaníaco, sim. Mas isso faz parte do alforge daqueles que marcam seu tempo.

    Constrangido, escrevo: deploro o narcisismo do Caetano. Mas que ele é um espírito arguto de uma época esquizofrênica, isso é. 

    Eu amo e ao mesmo tempo odeio Caetano Veloso. 

    1. Francisco J. Corrêa

      16 de fevereiro de 2014 3:39 pm

      Pedante é a palavra mais

      Pedante é a palavra mais apropriada para descrever esse narcisista.

      Eu mais odeio do que amo, porque me lembro de tê-lo visto num Arena Conta Bahia, em 1965, no TBC.

      No palco, junto com ele, Bethania, Gil, Maria das Graças (rebatizada Gal mais tarde) e musicos de apoio.

      Em determinado ponto do espetáculo, Gil informava  à plateia que a censura havia feito um corte  grande

      no espetáculo, então seriam apresentadas algumas musicas fora do roteiro do espetáculo.

      Bethania, postava-se de costas para a plateia, com as mãos tapando a boca.

      Cantou Gil, muitos aplausos, Maria das Graças, também muito aplaudida, era o normal na época, em que

      ainda nem se podia pensar em vaiar a censura.

      Cantou Caetano, aplausos esparsos. Ele, prenunciando o que já era, fez um gesto para a plateia e disse:

      “- Essa musiquinha bonitinha, é uma composição minha”.

      Haja narcisismo!

  10. Fabio Passos

    16 de fevereiro de 2014 2:52 pm

    Boa crítica contra a globo.

    Caetano fez correta defesa do Freixo contra o ataque da rede globo.

    Manipulação grosseira do PiG contra um candidato da esquerda que pide voltar a governar o Rio de Janeiro.

     

    Já as críticas as revoluções e a esquerda são típicas da classe média burra e preconceituosa que lê revista veja. rsrs

    1. Alessandre de Argolo

      16 de fevereiro de 2014 3:19 pm

      Discordo sobre as críticas às

      Discordo sobre as críticas às revoluções e à esquerda serem “típicas da classe média burra e preconceituosa que lê revista veja”. Nada a ver. Caetano se reporta a fatos históricos e explica porque não confia em revolução, uma opinião que nem de longe pode ser classificada como preconceituosa ou burra. Foi uma opinião historicamente embasada. Muita gente faz isso sem que seja de classe média, preconceituosa ou burra que lê revista veja.

      É uma opinião sobre a natureza dos processos revolucionários, tomando como parâmetros as revoluções comunistas e a fase do terror da revolução francesa, onde muitos dos revolucionários, depois que chegaram ao poder, foram guilhotinados. Faz todo um sentido isso para quem diz não apoiar revoluções. Ele está querendo preservar o seu pescoço. O negócio chegou num ponto em que não se podia mais retroagir, sob pena do processo revolucionário ruir sobre as próprias premissas. Nisso tudo, houve muita mentira, muito complô, muita acusação falsa, muito entendimento deturpado do momento histórico, o que é normal num processo revolucionário, onde decisões dramáticas devem ser tomadas em tempo rápido, no calor dos acontecimentos extraordinários.

      Revoluções são sempre muito complicadas e é consagrado em ciência política a ideia de que uma revolução pode até mesmo piorar a situação ao invés de melhorar. A opinião do Caetano está muito longe de ser absurda, preconceituosa ou burra. Ele simplesmente não é adepto de violência, que ele considera algo que estanca o fluxo da História. É uma opinião respeitável, goste-se ou não disso.

      1. Fabio Passos

        16 de fevereiro de 2014 4:17 pm

        Monarquia e o direito divino?

        Desculpe, não considero séria e muito menos respeitável qualquer defesa da monarquia e do direito divino.

        revista veja. Sem dúvida.

         

        1. Alessandre de Argolo

          16 de fevereiro de 2014 4:28 pm

          Ser contra a violência das

          Ser contra a violência das revoluções comunistas e, particularmente, da revolução francesa é o mesmo que defender a monarquia e o direito divino? Tem certeza de que quer levar essa ideia binária adiante? Não existe uma outra via, como ser contra a violência do processo revolucionário, mas ser favorável a implementar as mudanças desejadas de uma outra forma, ainda mais numa democracia, onde o que vale são as ideias, o consenso que se cria em torno delas?

          1. Fabio Passos

            16 de fevereiro de 2014 4:56 pm

            Sem dúvida!

            Sim. Criticar genericamente a violência de revoluções é coisa de classe média burra que lê veja. O cúmulo do ridículo. Inacreditável Caetano se expor de forma tão idiota. rsrs

          2. Alessandre de Argolo

            16 de fevereiro de 2014 5:18 pm

            Ihhh, vejo que você é incapaz

            Ihhh, vejo que você é incapaz de sustentar o discurso na primeira oportunidade. Caetano, que se declarou contra a violência das revoluções comunistas e da revolução francesa, é, por isso, burro, preconceituoso de classe média que lê veja. Depois, Caetano é burro porque ser contra a violência das revoluções, sua imprevisibilidade, que pode se voltar até mesmo contra os revolucionários, como evidencia a História (não, ele não quer saber da História), significa apoiar a “monarquia e o direito divino”, falácia contrabandeada para a discussão. Depois de mostrada a falácia em que consiste o argumento, ele retorna ao ponto inicial, dizendo que criticar genericamente a violência de revoluções é coisa de classe média burra que lê veja (não sei em quê seria burro alguém ser contra uma revolução que pode não só matar muita gente, mas também e principalmente matar ele mesmo, a pessoa que apoiou a violência; só o risco implica considerar a posição não burra, mas sempre há aqueles que queiram embarcar em aventuras, para depois pagarem o pato ou serem coniventes com massacres). Não sei de onde você retirou que Caetano apóia a monarquia e o direito divino hehehe (ser contra a violência das revoluções, antes de ser uma posição democrática e de respeito aos direitos humanos, deve significar isso mesmo, necessariamente, vai saber rsrs). Afirmação que se trata de um verdadeiro contrabando em termos de argumento. Mas enfim, isso já é trollagem.

          3. Fabio Passos

            16 de fevereiro de 2014 5:26 pm

            Sou culpado! Admito.Sou incapaz de argumentar contra a burrice

            Sim. Sou incapaz de argumentar contra burros que criticam genericamente a violência das revoluções. Penso que são leitores de veja. rsrs

          4. Alessandre de Argolo

            16 de fevereiro de 2014 6:05 pm

            A confissão indireta de

            A confissão indireta de burrice é justa rsrs. Quem admite ser incapaz de argumentar contra a burrice, seja ela qual for, não está numa posição mais confortável do que a posição em que supostamente estariam os leitores da veja rsrs.

          5. Fabio Passos

            16 de fevereiro de 2014 6:24 pm

            Socorro! puxa-saco do Caetano me perseguindo.

            Teu problema é emocional. Se identificou com a classe média mal instruída que le veja e concorda com a burrice escrita pelo Caetano. Não é minha culpa o Caetano escrever burrice! rsrs

          6. Alessandre de Argolo

            16 de fevereiro de 2014 6:33 pm

            Hehehe, vejo que o troll

            Hehehe, vejo que o troll começou a perder a esportiva hehehe. Depois de constrangedoramente refutado, a próxima etapa é o xingamento pessoal rsrs. Previsível. Se o meu problema é emocional, o teu parece ser estar abaixo dos leitores da veja quando o assunto for burrice rsrs. Não adianta tergiversar: você confessou que era incapaz de argumentar contra burrice hahahahaha. Como pode argumentar contra algo inteligente? Há uma impossibilidade lógica insuperável: refutar burrice é muito mais fácil do que refutar algo inteligente. Isso até os leitores da veja, supostamente burros, entenderiam rsrs.

          7. Fabio Passos

            16 de fevereiro de 2014 6:50 pm

            Ih… agora tá dando piti.

            Segura a onda… não quis ofender ninguém. Pensei que sua defesa incondicional do Caetano, até quando ele escreve burrices dignas de classe média que lé veja, fosse característica de um puxa-saco abalado emocionalmente. Mas se você nega… prá mim está bom. rsrs

          8. AlexandreCB

            16 de fevereiro de 2014 9:44 pm

            Refutar a burrice é mais fácil?

            Não vejo impossibilidade lógica em ser mais fácil refutar algo inteligente do que algo burro. O burro não reconhece argumento, não parte de premissas razoáveis, nega arrgumentos óbvios, não percebe quando sua posição não se sustenta. Experimente debater com os missivistas da Veja, ou da página do Reinaldo Azevedo.

          9. Alessandre de Argolo

            17 de fevereiro de 2014 7:04 am

            O entendimento que uma pessoa

            O entendimento que uma pessoa que defende algo incorreto, falso, possa ter sobre o assunto não muda o status da refutação. Passa a ser um problema pessoal de quem insiste com o erro. O que eu digo é que é muito mais fácil refutar o erro de um argumento ruim, burro por assim dizer, do que refutar um argumento inteligente. E sim, um argumento inteligente não deixa de ser assim considerado depois de ter sido refutado. No máximo, pode ser considerado menos inteligente do que o argumento contrário, que promoveu a refutação.

  11. Alessandre de Argolo

    16 de fevereiro de 2014 2:59 pm

    Não dá para levar a sério

    Não dá para levar a sério gente que esculhamba o genial Caetano Veloso, músico brilhante, artista excepcional, apenas porque ele é independente politicamente, no sentido de não ser oficialmente vinculado a qualquer agremiação partidária, o suficiente para falar o que pensa, com a liberdade que lhe é de direito. Essas pessoas apenas justificam as opiniões de Caetano Veloso e de outros que apontam os mesmos erros na suposta esquerda que apóia o governo, que mais é governista do que propriamente esquerda. É assinar o atestado.

    De resto, gente que não mostra o menor respeito por um nome fundamental da música brasileira por questões políticas mesquinhas, sectárias, mostra bem com que tipo estamos lidando. É o que alguns chamavam de “macaca de auditório”, um negócio um tanto cafona, ridículo. Perderam as estribeiras, completamente. Virou briguinha de torcida infantilóide. Racionalidade política, nenhuma. Noção mínima de como as coisas devem ser numa democracia, idem.

     

    1. Francy Lisboa

      16 de fevereiro de 2014 4:30 pm

      Não dá para levar a sério

      Não dá para levar a sério gente que esculhamba o genial Caetano Veloso, músico brilhante, artista excepcional, apenas porque ele é independente politicamente

       

      Como a fé é admirável.

      1. Alessandre de Argolo

        16 de fevereiro de 2014 4:38 pm

        Coloca o resto do texto, ô

        Coloca o resto do texto, ô filhinho. Está manipulando o texto agora, como vocês dizem que o “PIG” faz? Embaixador do” PIG” no blog é?

        Que fiasco. Ele pensa que ninguém viu. Esse é honesto rsrsrs.

  12. lenita

    16 de fevereiro de 2014 3:11 pm

    Ah ! Caetano, Caetano ! Cala

    Ah ! Caetano, Caetano ! Cala a boca, Bárbara…. em  respeito a dona Canô .

  13. Marcus Netto

    16 de fevereiro de 2014 3:23 pm

    Cara de Pau

    Esse Caetano não é o mesmo dos anos 70. Trata-se de uma caricatura mal feita daquele músico . É mais um Whitebloc reacionário , que se rendeu as críticas fáceis e levianas que a extrema direita sempre utiliza. Perfila com o Gabeira como traidor da classe trabalhadora Brasileira . Um pusilanime vaidoso que gosta de posar como intelectual . Não dou a mínima para o que ele diz . Aliás ele tem o dom de escrever como a blablarina . Fala fala e não diz nada . Aquele Caetano dos anos 70 morreu a muito tempo .

  14. Bispo da Dama

    16 de fevereiro de 2014 3:27 pm

    Desconfiança Seletiva

    “Olho com desconfiança os moços que entram em transe narcisista ao quebrar vidros crendo que desfazem a trama dos poderes.”

    Estranho é Caê não desconfiar de quem financia “os moços”.

    1. Alessandre de Argolo

      16 de fevereiro de 2014 3:33 pm

      Caetano disse que Freixo não podia ser acusado como foi

      Faltavam provas, os fatos eram controvertidos.

      Você, pelo visto, pensa diferente. Caso você não pense diferente, poderia então dizer para nós quem financia “os moços”.

      1. Bispo da Dama

        16 de fevereiro de 2014 3:40 pm

        Dúvida…

        Você está querendo dizer que o PSOL não é um dos financiadores dos blacks blocs?

        1. Alessandre de Argolo

          16 de fevereiro de 2014 4:09 pm

          Não, estou querendo dizer que

          Não, estou querendo dizer que você disse que Freixo financia mesmo os protestos, apesar disso ser aparentemente contraditório com o que você falou antes disso, quando disse que Caetano agora sabia o que é alguém de quem gostamos ser acusado injustamente. Afinal, a acusação contra o Freixo é injusta ou não?

          Você aparece, comentando o mesmo artigo em que Caetano defende Freixo das acusações sem provas de que foi alvo, dizendo que é estranho Caetano não desconfiar de quem financia “os moços”, quando antes tinha dito que ele agora sabia o que era alguém de quem ele gosta ser acusado injustamente.

          De quem Caetano deveria desconfiar, neste contexto, se não de Freixo? Não faz o menor sentido dizer que ele deveria desconfiar de outras pessoas, que sequer foram objeto do artigo (nem poderiam ser: o texto fala da falta de provas). 

          Das duas, uma: ou você realmente acha que o Freixo é culpado das acusações, o que torna a frase anterior contraditória, ou então você falou o que falou acima apenas por falar e, na verdade, não tem nenhum compromisso contra o que é injusto, como acusar sem provas, salvo quando a pessoa acusada é “alguém de quem você gosta” (sic).

          1. Bispo da Dama

            16 de fevereiro de 2014 5:23 pm

            Argolo, eu acredito que o

            Argolo, eu acredito que o Freicho/PSOL financia, sim os black blocs, mas Caetano não acha e por isso, agora, ele deve estar sentindo o que é ter alguém de nossa estima acusado injustamente. Injustamente para quem não concorda com o agravo, claro.

            De mais a mais Caê pisa em falso quando diz que desconfia dos moços, mas não tem a mesma atitude de desconfiança com quem participa, ainda que indiretamente, dos atos vândalos.

            Ou será que alguém em sã consciência pode dizer que o PSOL nada tem a ver com black blocs?

            Sabemos que Caetano pode ser chamado de qualquer coisa, menos burro.   

          2. Alessandre de Argolo

            16 de fevereiro de 2014 6:27 pm

            Caetano abordou outro aspecto do caso

            Não sei se o Caetano não acredita na hipótese de que o PSOL esteja realmente financiando a violência dos protestos. O que eu sei é que ele abordou outro aspecto do caso. Ele disse que as acusações contra Freixo eram injustas porque não havia qualquer prova ou fato concreto que indicasse isso. Para ser coerente com essa correta posição, pois, de fato, não existem provas da participação de Freixo no financiamento da violência dos protestos, ele não poderia mesmo desconfiar da participação de algum político nos atos vândalos, ainda que indiretamente. Ele exige provas e uma postura mais responsável dos grandes órgãos de comunicação, como “O Globo”. Esse é o ponto abordado no artigo, uma crítica à forma como a grande imprensa, especialmente “O Globo”, se comportou no caso.

          3. Bispo da Dama

            16 de fevereiro de 2014 6:33 pm

            Pau Que Bate Em Chico, Bate

            Caê exige provas e uma postura mais responsável dos grandes órgãos de comunicação, como “O Globo”.

            O problema de Caê é exigir isso apenas quando seus afetos são atingidos.

            Por que não se mostra tão triste e indignado quando homens, que não são seus amigos, são enxovalhados por essa mesma imprensa? 

          4. Alessandre de Argolo

            16 de fevereiro de 2014 7:02 pm

            Cite um exemplo para corroborar isso que você disse

            Ainda que eu saiba que isso em hipótese alguma desautorizaria o artigo, por vários motivos, por obséquio, você poderia citar um exemplo de homens que não são amigos de Caetano que foram injustamente enxovalhados por essa mesma imprensa, mas ele não se mostrou tão triste e indignado quanto se mostrou em relação ao Freixo? Freixo foi enxovalhado baseado num mero desencontro de afirmações entre a defesa dos réus e uma manifestante chamada Sininho.

            Quem são esses homens injustamente enxovalhados e que não contaram com a solidariedade do Caetano? Os réus do mensalão? Esse é o teu problema com a opinião do Caetano? O argumento é até ruim, porque se trata de uma falácia tu quoque (apelo à hipocrisia).

            Vale dizer, o suposto erro dele num caso (que ao meu ver, inexiste, e, além disso, são casos incomparáveis: o mensalão foi objeto de investigação numa CPMI, houve inquérito policial, houve processo, houve julgamento, etc, totalmente diferente do caso da acusação feita contra o Freixo, baseada num desencontro de afirmações feitas pela defesa dos réus e por uma manifestante chamada Sininho), não desautoriza o artigo. Hipócritas podem falar a verdade.

          5. Bispo da Dama

            16 de fevereiro de 2014 7:55 pm

            Besteira

            Na AP 470 houve uma CPI, investigação, processo, julgamento, mas acabaram condenando homens sem provas.

            Caetano não fica indignado nem triste com o linchamento que a mídia fez e faz todos aos dias contra José Dirceu, mas quer compartilhar seus “nobres” sentimentos de apoio a um político de um partido que se aliou às forças retrógradas que tentam apear do poder um governo popular e legítimo.

        2. Anarquista Lúcida

          16 de fevereiro de 2014 7:21 pm

          Vc tem algum fio de prova disso, Bispo? Tá caluniando?

          Arre! 

          Que o Psol apoiou esse pessoal, sem dúvida. Mas que organizou e financiou? Nem têm bala na agulha para isso. 

  15. Celio Mendes

    16 de fevereiro de 2014 3:46 pm

    Tadinho do menino do rio

     

    Descobriu que o jornal para o qual trabalha é parcial e manipulador e de quebra que alguns de seus amiginhos tambem são, só falta agora olhar-se no espelho para descobrir que não é diferente do jornal onde escolheu trabalhar ou dos colegas colunistas que agora critica, poderia aproveitar a ocasião  e fazer uma mea culpa por ter usado sua imagem e prestigio para apoiar os bardeneiros mascarados.

     

     

    1. ocator

      16 de fevereiro de 2014 4:50 pm

      Quando o “mimadinho” vê que

      Quando o “mimadinho” vê que atacam um de seus afetos a Globo não presta e Janio é um herói. Quando o herói defende os “mensaleiros” e desqualifica seu julgamento que está acontecendo com ele? Obsoleto, petista, comunista?.

    2. Jair Fonseca

      16 de fevereiro de 2014 10:06 pm

      Caetano não trabalha para O

      Caetano não trabalha para O Globo. Como Veríssimo, e muitos outros cronistas, ele trabalha para si mesmo. Jornalões recebem colaboração de autores independentes, como se sabe.

  16. lalo

    16 de fevereiro de 2014 3:51 pm

    Caraca, será que Caetano está

    Caraca, será que Caetano está acordando em relação à parcialidade fascista da grande imprensa brasileira?!?!?!

  17. Jair Fonseca

    16 de fevereiro de 2014 4:28 pm

    Ótimo texto.

    Chico Buarque, apoiador de Lula e Dilma, e tão adorado pelos colegas do blogue quanto estes odeiam Caetano, também apoiou Freixo, e é bem provável que continue a fazê-lo.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=L-YETwOnhS8%5D

    1. André LB

      16 de fevereiro de 2014 5:17 pm

        Chico Buarque apoiando quem

        Chico Buarque apoiando quem quer que seja não me diz nada. Em 2010 mesmo ele começou dizendo que nao via diferença entre Dilma e Serra. Pra mim foi o bastante, espero que ele nunca deixe de ser um grande artista, e só.

      1. Bispo da Dama

        16 de fevereiro de 2014 5:59 pm

        Caro Bucaneiro

        Você disse tudo.

        Chico Buarque não chega ao nível de insensibilidade de Caetano Veloso, contudo, claro que todos nós progressistas esperávamos muito mais dele que um combativo “Apesar de Você” e um insosso “Vai Passar”.

         

        1. lenita

          16 de fevereiro de 2014 6:53 pm

          Bispo, Bispo não fale assim

          Bispo, Bispo não fale assim do Chico ou vc mostra que não conhece a obra do Chico e fala mal mesmo assim. Vamos com calma que o assunto aqui é o Caetano!

          1. Bispo da Dama

            16 de fevereiro de 2014 7:37 pm

            Querida Companheira

            Querida Companheira Lenita…

            Não posso dizer que conheço toda a obra de Chico Buarque, pra isso eu teria que nascer, pelo menos, mais umas três vezes, contudo, Chico, quando diz que não vê diferença entre Dilma e Serra, demonstra claramente que não vivencia sua própria obra, o que, aliás, é tão ruim quanto não conhecê-la.

          2. lenita

            16 de fevereiro de 2014 7:53 pm

            Pois eu conheço toda a obra

            Pois eu conheço toda a obra dele, pois tenho desde o 1º LP. Assisti muito dos seus shows  e inclusive um que ele coordenou no Morumbi (acho que no final da ditadura) , onde a Simone cantou a célebre música do Vandré, Caminhando pu Prá não dizer q não falei das Flores, chorando o tempo todo.  Quanto a nascer umas 3 vezes….ninguem saberia quem foi Shakespeare ou os nossos grandes escritores. É preciso nascer quantas vezes heim Bispo? Não sejamos nós tão cegos e surdos , quanto outros que condenamos. Refletir é importante, embora quase não tenhamos tido mt tempo atualmente, né?

          3. Bispo da Dama

            16 de fevereiro de 2014 9:00 pm

            O Direito de Ser Estúpido

            Talvez não estejamos falando da mesma coisa quando nos referimos a “conhecer”. A percepção entre o conhecer e o de fato saber, pode ser o cerne dessa questão.

            Todavia, se Chico não vê diferença entre Serra e Dilma, então por que eu deveria ver diferenças entre ele e Caetano ou Luan Santana?

            Veja bem, a estupidez não pode ser primazia de ninguém, culto ou não. De repente eu também posso estar querendo ser idiota, ou não possuo também esse direito?   

          4. lenita

            16 de fevereiro de 2014 9:55 pm

            O Blog do “Seo” Nassif

            OK. Vc tem o seu direito, assim como eu tenho o meu. Eu gosto do Chico por toda a sua obra e vc não gosta pq ele disse não  ver diferença entre o Serra e a Dilma. Nunca li isso e não sei o contexto em q foi dito, portanto não posso opinar. OK? Não acho certo uma pessoa ser desconsiderada por uma frase e tudo o mais ser esquecido. Acho tb, embora vc possa discordar, que não devemos deixar que o Blog do “seo” Nassif possa um dia ser comparado a tantos que existem por aí, nos quais só vemos o ódio ser “vomitado.”

          5. Adma Andrade Viegas

            17 de fevereiro de 2014 3:22 am

            Antes de patrulhar o Chico,

            Antes de patrulhar o Chico, leia esta entrevista sem idéias preconcebidas.

             

            http://rollingstone.uol.com.br/edicao/edicao-61/entrevista-rs-chico-buarque

        2. Nira

          16 de fevereiro de 2014 7:28 pm

          Verdade, esperavam o apoio ao

          Verdade, esperavam o apoio ao Eduardo Paes. Chico, mais pragmatismo, rapaz ..,.

      2. lenita

        16 de fevereiro de 2014 7:08 pm

        Ambos artistas maravilhosos

        Ambos artistas maravilhosos que nos encantaram durante muitos e muitos anos. O Caetano gosta de estar na mídia ou então a cabeça dele é um tanto confusa mesmo. Quanto ao Chico, sinto muito André. Acho que entre O Marcelo e o Paes, ele optou pelo Marcelo, que sempre foi considerado excelente deputado. Vimos muitas bandeiras do partido dele nas manifestações, como antigamente víamos as do PT, mas penso q não deveríamos crucificá-lo de antemão, como a mídia anda fazendo.

      3. Adma Andrade Viegas

        17 de fevereiro de 2014 3:18 am

        Ele disse isso e depois se

        Ele disse isso e depois se penitenciou vendo as baixarias que Serra fez na campanha de 2010. Passou a dar seu apoio a Dilma publicamente. Dê uma olhada na entrevista que ele deu à revista Rolling Stone (2011).

      4. Adma Andrade Viegas

        17 de fevereiro de 2014 3:23 am

        Leia sem preconceitos

        http://rollingstone.uol.com.br/edicao/edicao-61/entrevista-rs-chico-buarque

  18. Marcio Bahia

    16 de fevereiro de 2014 4:29 pm

    Caê, fala de maneira BURRA,

    Caê, fala de maneira BURRA, como sempre.

  19. ohallot

    16 de fevereiro de 2014 5:09 pm

    O que Caetano escreveu na verdade é…

    sua insatisfação é com a imprensa que ele lê e assiste. Sente-se órfão de uma fonte de informação com credibilidade e apenas confirma o desconforto de ser considerado um imbecil manipulavel por ser leitor da grande imprensa e telespecador do quase-único jornal televisivel.

  20. Antonio Carlos Silva - RJ

    16 de fevereiro de 2014 5:25 pm

    Todo mundo é burro !!

     

    Caetano confirma que ainda não sabe o que ele é, e o que pensa, entendeu ? ou não ?

     

    [video:http://youtu.be/PESTf53BVvk%5D

    1. Bispo da Dama

      16 de fevereiro de 2014 5:43 pm

      Cafona é o Outro

      Caetano não acha que a imprensa deve ser apenas para elogios, maaaas quando o profissional da impressa não lhe agrada Caetano o chama de incompetente, desonesto e luta para que o mesmo seja demitido.

      Já pensaram se o Lula falasse algo ao menos parecido? Será que o Caê iria chamá-lo de cafona?

  21. Nelsonz

    16 de fevereiro de 2014 6:17 pm

    O companheiro que usa a

    O companheiro que usa a biografia (eu hein?) de Caetano para justificar suas posições politicas realmente se engana, pois existem gênios canalhas e e artistas que tanto. Ele se diz INDEPENDENTE POLITICAMENeTE, isto existe tanto quanto estar meio grávida. Politica vem de POLIS cidade, ajuntamento urbano, comunidade. Não existe comunidade independente, existem o indivudualismo/egoismo/narcisismo e os seus antonimos. Caetano é um narcisista pequeno burguêse como ele mesmo disse NARCISO ACHA FEIO O QUE NÃO É ESPELHO. Alguém como ele que simpatiza com EDUARDO GIANNETI e ANDRE LARA RESENDE (BANQUEIRO). Estes são a vanguarda do atraso, colaboradores contumases de teses do PSDB. Há financiamento por tras desses “manifestantes” sim e é muita coincidencia que esta SININHO venha aparecer pra ofertar ajuda e que o PSOL seja um dos ajudantes. Vamos investigar mesmo.

  22. Nelsonz

    16 de fevereiro de 2014 6:31 pm

    Argolo, você constextualiza

    Argolo, você constextualiza muito mais e melhor que a quem defende. Caetano não explicou a meu ver sua desconfiança das revoluções de esquerda e francesa. Temos que entender que asrevoluções engolem seus revolucionários, tem até livro sobre isto. Mas o termo REVOLUÇÃO é justamente o contrário do que semanticamente se entende por REVOLUÇÃO, termo astronomico que desigina fazer um périplo astral e voltar ao mesmo lugar. Ou seja, revolução é voltar ao mesmo lugar, STATUS QUO/STABILISHMENT, mudam as pessoas mas o sistema de opressão/dominação se mantém. Ou, assume uma eleite burocrática e/ou militar (comunismos que tais) ou uma elite economica ou militar. Caetano faz parte de uma elite cultural e economica e por isto não gosta de mudanças e posa de camaleão que não é nem cama nem leão, talvez um leãozinho.

  23. Luciano Prado

    16 de fevereiro de 2014 7:14 pm

    Interesses e “interesses”

    A questão central nâo é o apoio ao Freixo, mas porque é preciso apoiá-lo independentemente das preferêmcias partidárias. Apoiar Freixo é defender a cidadania contra o império dos interesses de uma imprensa financista

  24. Leo V

    16 de fevereiro de 2014 7:16 pm

    Sugestão para leitura e

    Sugestão para leitura e divulgação. Um pouco de informação de fato, diante desse mar de besteirol que se fala sobre black blocs, propositalmente ou não. Interessante do artigo é que ele aponta como não se pode analisar em separado, violência policial, dos manifestantes e a própria cobertura da imprensa.
    Do Estadão de hoje, artigo do professor da USP Pablo Ortellado:

    O bloco dos Desobedientes

    Na mira das discussões sobre a violência nos protestos, quão violentos são os black blocs?

    15 de fevereiro de 2014 | 16h 00

    Pablo Ortellado

    Há relação entre a morte do cinegrafista da Band e os black blocs?

    A trágica morte de Santiago Andrade está sendo mobilizada para que medidas mais duras sejam tomadas para reprimir as manifestações e o Black Bloc em particular. Mas haveria alguma relação entre a morte do cinegrafista e os black blocs? Os dois manifestantes que assumiram a autoria do disparo do rojão já declararam que não participam do Black Bloc. Não obstante, o Black Bloc está no centro do discurso contra a violência nas manifestações. Mas de que forma e em que medida esses manifestantes são violentos?

    A destruição de propriedade praticada pelo Black Bloc nasceu nos EUA a partir de um debate sobre os limites táticos da desobediência civil não violenta. A desobediência civil não violenta tinha se estabelecido como paradigma dos movimentos sociais daquele país desde a vitória do movimento pelos direitos civis nos anos 1960. A tática consistia em desobedecer a uma lei injusta e não reagir à violência do Estado que tentava defendê-la. Assim, no movimento pelos direitos civis dos negros, as imagens divulgadas pela imprensa de manifestantes de uma causa justa sofrendo a repressão violenta do Estado geraram indignação da opinião pública, que pressionou pelo fim da segregação racial.

    Nos anos 1990, uma parte do movimento social norte-americano entendia que essa tática já não funcionava porque os meios de comunicação tinham se tornado insensíveis à violência policial. Sem a cobertura da violência da polícia, não havia como os ativistas sensibilizarem a opinião pública. Foi assim que alguns deles decidiram importar da Europa o conceito do Black Bloc (grupos de autodefesa dos movimentos sociais na Alemanha) e ressignificá-lo à luz do debate norte-americano.

    Os black blocs nos Estados Unidos se voltaram então para a destruição de propriedade privada de grandes empresas transnacionais com o intuito de recapturar a atenção dos meios de comunicação e comunicar seu repúdio ao neoliberalismo, no contexto da luta contra os acordos de livre-comércio. É preciso enfatizar que havia o entendimento por parte deles de que essa destruição de propriedade não rompia totalmente com a tradição de não violência, já que a destruição era orientada a coisas e não a pessoas. Na verdade, a tática era frequentemente discutida na chave de uma intervenção autoexpressiva, na interface da política com a comunicação e a estética.

    O sucesso parcial da tática, ao capturar a atenção da imprensa, fez com que ela se espalhasse pelo mundo. Aqui, a tática tem sido empregada já há alguns anos segundo os princípios estabelecidos pelos primeiros black blocs norte-americanos: não atacar pessoas nem destruir propriedade dos pequenos comerciantes. Até onde sei, há apenas duas pesquisas empíricas de maior fôlego sobre os black blocs no Brasil. Uma em São Paulo, conduzida pelos professores Rafael Alcadipani e Esther Solano e outra em Belo Horizonte, pelo sociólogo Rudá Ricci. Ambas apontam que os manifestantes do Black Bloc entendem que a tática utilizada por eles é não violenta e de caráter fundamentalmente simbólico; entendem também que o ataque a pessoas e pequenos comércios deve ser condenado.

    É por esse motivo que vincular a morte de Santiago aos black blocs não faz sentido, assim como não faz sentido tratar como uma violência da mesma natureza a destruição de vidraças de bancos e o ataque violento a seres humanos, parta ele de manifestantes ou da própria polícia. Há pelo menos sete outros casos de cidadãos que, desde junho de 2013, morreram ao fugir de ataques da polícia a manifestantes. A imprensa quase não cobriu essas mortes – como se elas não existissem. Há, na verdade, uma gradação de destaque na cobertura dos protestos: em primeiro lugar, a violência dos manifestantes; em seguida, a destruição de propriedade; por último e nem sempre citados, a violência da polícia e a causa das manifestações. Essa desproporção está na raiz do fenômeno Black Bloc, que busca atrair a atenção dos meios de comunicação para comunicar uma insatisfação política.

    A trágica morte de Santiago deve servir como oportunidade para refletirmos sobre a violência nos protestos, mas em todas as suas dimensões e expressões. A violência nas manifestações é um sistema no qual estão interligadas as ações dos manifestantes, a repressão policial e a cobertura dos meios de comunicação. O que menos se compreende é que o destaque desigual dado à destruição de propriedade, à violência dos manifestantes e à violência da polícia seja um elemento central do problema.

    PABLO ORTELLADO É FILÓSOFO E PROFESSOR DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (EACH-USP)

    http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,o-bloco-dos-desobedientes,1130747,0.htm

  25. Anarquista Lúcida

    16 de fevereiro de 2014 7:26 pm

    Partidarismo sem limite é cegueira…

    Por uma vez que o Caetano diz algo que preste, essa bronca toda com ele? 

    Ou é porque vocês querem mesmo que o Freixo seja incriminado, mesmo sendo manipulaçao da Globo? Vale tudo em política? Francamente. 

    1. Bispo da Dama

      16 de fevereiro de 2014 9:22 pm

      Não, não dou a cara à tapa.

      Como não ser partidário? Como mostrar isenção partidária sem ser hipócrita?

      Qual é o partido mais atacado do Mundo? O PT, claro.

      A mídia desanca o PT todos os dias, acusa o partido do Lula até dos crimes do PSDB, vide a Veja dessa semana.

      O único programa da oposição é atacar o PT.

      Os partidos de esquerda se aliaram a oposição para tentar apear o PT do Governo Federal.

      Até os próprios petistas falam mal do PT. Você já viu algum tucano falar mal do PSDB?

      Diante do exposto, como não ser partidário? Só se for fazendo transfusão com sangue de barata.

      1. Anarquista Lúcida

        17 de fevereiro de 2014 1:31 am

        Ser honesto e justo nao é contrário de ser partidário.

        Pode-se ser partidário e SER DECENTE. Nao apelar para armaçoes, ter senso de justiça. Simples assim. Mas se você nao se importa com isso, só está se caracterizando… 

  26. Marcelo Mendonça

    16 de fevereiro de 2014 7:36 pm

    Argolo dando murro em ponta de faca

    Prezado Argolo,

    Essa batalha que você vem travando contra alguns (não raros) comentários rasteiros aqui no blog, embora admirável, é tarefa inglória.

    Perceba que não estão a desqualificar Caetano Veloso pelo artigo posto a público — excelento, por sinal —, mas sim por sua manifestada posição contrária ao Lula, tempos atrás.

    O blog não é petista porque Nassif tenta preservar certo grau de imparcialidade saudável; mas os leitores são, em esmagadora maioria, petistas.

    Não percebem que pra dizer coisas favoráveis ao PT não precisa ser petista. Nassif é prova disso. Alguns comentaristas aqui — eu me incluo — também são capazes de manter postura crítica a certos aspectos do governo, mesmo sem ser automaticamente contra o governo.

    Mas o militante não tem essa virtude. Ou é 8, ou é 80. Daí que sua batalha é inglória.

    Sugiro selecionar melhor os comentaristas para quem você dirige as suas réplicas, sob pena de atirar pérolas a porcos. Prestando um pouco de atenção, é tranquilo identificar quem realmente tem condições de travar um debate sério aqui.

     

     

    1. Dom Corleone.

      17 de fevereiro de 2014 12:45 am

      Em busca da imparcialidade perdida.

      Que tipo de gente acredita em imparcialidade?

      E pior, quem acredita que imparcialidade possa ser, de algum modo, saudável?

      Porca miseria.

      1. Marcelo Mendonça

        18 de fevereiro de 2014 4:18 am

        A questão é o grau, meu caro.

        A questão é o grau, meu caro.

  27. janes salete

    16 de fevereiro de 2014 8:15 pm

    Bom, a única coisa que vejo o

    Bom, a única coisa que vejo o psol fazer, desde que virou ex companehrio, é falar mal do governo federal. Ele dá a corda que a direita necessita para enforcar quem está, legitimamente, no poder. Não vou pra rua fazer terrorismo e atacar, covardemente, o psol, mas que eu tenho o direito de achar que eles não são santos, ah, tenho! Que eles pisam na bola, dia e noite, noite e dia, não há como negar. Repito, jamais sairei pra rua pra atacar o psol, mas exijo que eles  mostrem a verdade nas suas manifestações. Eles, na ânsia pelo poder, estão, agora, apenas recebendo o “retorno” do ódio que ajudaram a alimentar. Eles se sentiam realizados ao dar entrevistas para a globo, para folha, veja..Agora, amargam o veneno que, sabiam, ali existir. Gente, após mais de quinhentos anos de escravidão social, brincar num momento desses de disputa pelo poder contra ex-compoanheiros, é ser muito, muito…não acho nem palavra certa para dizer…Psol, o povo está no poder, gostem vocês ou não. Mas vocês darem voz ao atraso, é o que indigna. O caetano, até hoje, não sabe, ainda, “onde vai botar o ovo”. O Chico, ao contrário, ele sabe o que faz, tem plena cosciência de seus atos como cidadão, fale ele a favor ou contra à situação..

  28. Bispo da Dama

    16 de fevereiro de 2014 8:28 pm

    É Hora de Defender os Bravos Lutadores do PSOL

    1. nilccemar

      16 de fevereiro de 2014 9:16 pm

      Imagens dizem mais que mil palavras

      Já sabemos o que é o PSOL. Falta só eles se admitirem tal qual nós os vemos em todos acontecimentos. São mais ferrenhos em defender a legitimidade da farsa judicial aberrante que os próprios direitistas assumidos. Chamaram bastante, e ofereceram muito espaço em seu jornal para organizar baderneiros, até os incitando a cometer violências bárbaras contra os simples policiais. Agora não têm nada a ver com isso, e tentam se acomodar, desajeitamente, buscando lugar ao lado dos perseguidos pela midia assassina de reputações. A culpa é só da midia, a despeito de termos visto como estavam envolvidos nesses movimentos _ o que torna plenamente plausível o vínculo indicado _ embora possa ter havido alguma deturpação em narrativa tão controversa.

    2. Anarquista Lúcida

      17 de fevereiro de 2014 1:34 am

      Pior é agir igualzinho ao que se censura…

      Criticamos tanto o Psol por fazer isso, com razao. Agora faremos o mesmo? Perderemos a moral de criticar… 

      1. Bispo da Dama

        17 de fevereiro de 2014 3:37 pm

        Simples Assim…

        O PSOL preparou o veneno, mas agora se recusa a tomá-lo. O partido de Freixo acreditou que por frequentar os salões da casa grande estaria imune ao pelourinho. Erro crasso!

        De mais a mais não serei eu, ou qualquer progressista, que determinará se o PSOL deverá ou não provar de sua própria cicuta; podemos no máximo torcer para que sua agonia seja breve ou não.

         

  29. Marco Antonio Bergamaschi

    16 de fevereiro de 2014 9:15 pm

    Acho que o Marcelo Freixo e a

    Acho que o Marcelo Freixo e a Sininho estão sendo acusados injustamente, numa tentativa, orquestrada pela grande mídia, de desmoralizar os manifestantes. Também não acho que o PSOL financiou os manifestantes. Acho também que esta questão extrapola a disputa partidária. Sou petista e votarei na Dilma novamente.

    1. Bispo da Dama

      16 de fevereiro de 2014 9:35 pm

      Manifestantes?!

      Blacks blocs agora mudaram de nome?

      1. nilccemar

        16 de fevereiro de 2014 9:42 pm

        Me diga se souber, Bispo

        Sou de São Paulo, não fiquei sabendo. Sobre aquela invasão na Câmara, em que cometeram o ato político de fazer coco na mesa, quem assumiu autoria de tal ato ?

        1. Bispo da Dama

          16 de fevereiro de 2014 10:16 pm

          Querida Companheira Nilccemar

          Na verdade essas coisas ninguém assume autoria, mas o Marcelo Freixo e o Wagner Montes foram solidários com a rapaziada que só faltou cagar na mesa da ALERJ, ou não faltou?

          Freixo e Montes de Merd… Tuda a ver.

          Desculpe minha falta de tato.

          1. nilccemar

            16 de fevereiro de 2014 10:34 pm

            Me interessei por esse

            Me interessei por esse episódio, porque o acho muito emblemático, e sintoma de algo que nada tem a ver com movimentos sociais, reivindicatórios e protestos; mas sim com cafagestada, bandidagem, pilantragem da pior qualidade, digna de membros da UDR, e oriundas de quem tem interesse em desgastar os políticos. Foi uma grande ofensa à dimensão do Público, que nos afeta a todos. Desde ai os partidos políticos tinham que se afastar, e isolar esse tipo de gente para mantê-los sob controle. Além de não fazer isso e ainda incentivá-los, é claro que é suspeito, e já era antes desse episódio midiático.

          2. Bispo da Dama

            16 de fevereiro de 2014 10:47 pm

            Suspeitíssimo!

            Engraçada essa turma que acusa todo partidário de ser cego, mas age por puro partidarismo.

            Para estes, qualquer coisa que a Globo veicular só pode ser mentira, mesmo se for contra um sujeito que está mancomunado com tudo o que não presta nesse País.

      2. Marco Antonio Bergamaschi

        16 de fevereiro de 2014 11:59 pm

        Os manifestantes não se

        Os manifestantes não se resumem aos black blocs. Há uma diversidade impressionante de grupos e posições políticas participando. Inclusive com o apoio de muitos petistas.

        1. nilccemar

          17 de fevereiro de 2014 1:16 am

          Mas esses de que estamos

          Mas esses de que estamos tratando são só os Black Blocs. São os acusados do crime.

          1. Anarquista Lúcida

            17 de fevereiro de 2014 1:39 am

            Nao está claro nem mesmo que os envolvidos nesse crime sao BBs..

            Isso é uma ilaçao provável, mas nem isso é claro. Eles negam, nao estavam de máscara, nem vestidos de preto. Sao manifestantes violentos, sem dúvida, mas isso nao é exclusividade dos Black Blockers. 

            Nao estou dizendo que nao sao, apenas que nao é certo que sejam. Agora, se vocês preferem atirar para todos os lados a esmo… 

          2. nilccemar

            17 de fevereiro de 2014 2:06 am

            Não, Anarquista Lúcida. É que

            Não, Anarquista Lúcida. É que consta que só esses usam tais artefatos e táticas, ou não ? Depois, eles foram amparados por uma pessoa, a tal de Sininho, que se identifica como coordenadora dos Black Blocs, ou não ? Então, o que se deduz ? 

          3. Anarquista Lúcida

            17 de fevereiro de 2014 2:43 am

            De onde vc tirou isso?

            Só eles usam tais artefatos? Quem garante isso? Por mim, nao me espantaria nem que a polícia usasse, para incriminar os manifestantes, ela já fez coisas parecidas (nao estou dizendo que neste caso em especial tenha sido a polícia; só que nao se pode imputar autoria de nada a partir daí). 

            Quanto à Sininho, ELA NAO SE IDENTIFICA COMO COORDENADORA DOS BLACK BLOCKERS. Pode até ser que seja, mas nada prova isso. Ela negou com todas as letras. 

            Vamos parar de fazer o jogo da mídia, gente? Que a mídia queira encontrar bodes expiatórios de qualquer modo, a gente entende, é o jogo dela. Agora, a gente dar aval a isso é dose. 

            Ética é bom  e espírito de justiça também… 

          4. nilccemar

            17 de fevereiro de 2014 11:01 am

            Eu não leio globo, nem FSP,

            Eu não leio globo, nem FSP, nem vejo telejornalismo, só me informo pelos sites e blogs de jornalistas autênticos, que considero idôneos. Não tenho fontes primárias desses fatos, porque sou de São Paulo. Confio no Blog da Cidadania, e pertenço ao MSM _ Movimento dos Sem Midia. Eis aqui o exemplo de um link no qual obtive as informações, que considero terem sido obtidas eticamente http://www.blogdacidadania.com.br/2014/02/internautas-denunciam-envolvimento-de-partidos-com-protestos-violentos/ 

          5. Anarquista Lúcida

            17 de fevereiro de 2014 6:48 pm

            Senso de objetividade do Eduardo = zero

            O link dá mensagem de erro. Mas ele deve estar imputando coisas, como a maioria aqui, já vi calunias sérias no site dele (nao por parte dele, diga-se a bem da verdade). A moça negou que seja Black Block, e ela nunca esteve mascarada nas manifestaçoes de que participou. Nao significa que ela seja inocente, mas simplesmente nao há como saber, pelo menos por enquanto. 

            Há que se manter a cabeça fria, Nilccemar, para nao fazer parte do linchamento da Globo. Esse clima de “pega para capar” interessa à Globo, e aos que querem legislaçoes draconianas, que vao acabar caindo sobre os movimentos sociais em geral. Nao entre nessa. 

  30. Nelsonz

    16 de fevereiro de 2014 9:50 pm

    Marcelo Mendonça, eu não sou

    Marcelo Mendonça, eu não sou militante do PT mas voto e votarei neste partido enquanto sentir que ele é o melhor ou menos pior para o projeto que ele implantou neste pais desde LULA. Mas, vejo que você faz o que acusa os outros de fazer, milita a perseguição, desmoralização e a desconsideração das opiniões de quem você marca e rotula como PTISTA, e eu entendo-o então como ANTI PTISTA. É esta justamente a marca da oposição neste país, eles não tem projeto ou proposta, eles somente levantam a banfdeira de ser contra tudo e todos do PT. O PSOL assim como os outros partidos precisam apanhar um pouco também, pois não são imunes a erros e farsas. Eles eoutros  ajudam a aparelhar militantes dessas manifestações que sempre acabam em bagunça. Devemos urgentemente legislar sobre as responsabilidades de quem convoca e quem participa dessas passeatas que descambam em violencia urbana. Quem convoca e patrocina eventos deve se cercar de esstratégias, logistica para tanto.

  31. Nelsonz

    16 de fevereiro de 2014 9:50 pm

    Marcelo Mendonça, eu não sou

    Marcelo Mendonça, eu não sou militante do PT mas voto e votarei neste partido enquanto sentir que ele é o melhor ou menos pior para o projeto que ele implantou neste pais desde LULA. Mas, vejo que você faz o que acusa os outros de fazer, milita a perseguição, desmoralização e a desconsideração das opiniões de quem você marca e rotula como PTISTA, e eu entendo-o então como ANTI PTISTA. É esta justamente a marca da oposição neste país, eles não tem projeto ou proposta, eles somente levantam a banfdeira de ser contra tudo e todos do PT. O PSOL assim como os outros partidos precisam apanhar um pouco também, pois não são imunes a erros e farsas. Eles eoutros  ajudam a aparelhar militantes dessas manifestações que sempre acabam em bagunça. Devemos urgentemente legislar sobre as responsabilidades de quem convoca e quem participa dessas passeatas que descambam em violencia urbana. Quem convoca e patrocina eventos deve se cercar de esstratégias, logistica para tanto.

  32. Dulce (Madame X)

    16 de fevereiro de 2014 10:28 pm

    Caetano já esta “tirando o

    Caetano já esta “tirando o dele da reta”!!!

    Vai ver que esqueceu a sua FOTO, FANTASIADO DE BB…incentivanndo a garotada “sem rumo”.

    Claro…não foi por 0,20 que Caetano se fantasiou. Também não…por 150,00. Mas BADALAR NAS PÁGINAS DO GLOBO, E TER DIVULGAÇÃO GRATUITA…”NÃO TEM PREÇO”. 

  33. Dom Corleone.

    17 de fevereiro de 2014 12:41 am

    Muita vela para pouco defunto.

    As coisas como ela são:

    caetano é um idiota, que às vezes pode, como um relógio quebrado que marca a hora certa duas vezes no dia, escrever algo que presta. Reconhecer isto não é isentá-lo do imenso histórico de asneiras que disse ao longo de sua agonizante e obscura vida.

    Deve ser um desastre para alguém tão ególatra descobrir que só era capaz de veicular sua “mensagem” à bordo de algum truque semiótico ou de uma imagem escandalizadora, pretensamente transgressoras.

    Acabou a suposta transgressão, acabou o conteúdo e o interesse.

    Sua “qualidade” musical é para quem gosta do que ele fez (ou faz). E gosto é uma instância tão arbitrária quanto a fé.

    freixo é um semi-fascista, que desqualifica qualquer forma de fazer política que não seja a que ele considera “justa e honesta”, capaz de se dizer “ameaçado” por milicianos, pedir “asilo” a uma Ong internacional, e depois sair candidato a prefeito do Rio.

    freixo é uma espécie de caetano da política, eternamente vítima, eternamente “independente”. Só tem alguma interlocução se “chocar”.

    Como caetano, freixo atrai incautos, que logo depois, cientes do que se trata, se afastam ligeiro.

    Mas ainda assim, freixo (ou caetano) não pode ser incriminado sem provas, porque até gente como freixo (ou caetano) merece gozar dos benefícios da Democracia que eles insistem em atacar.

    Enfim, nem freixo nem caetano merecem uma vela de libra. São defuntos baratíssimos.

    Vai ver que foi para freixo que o bardo baiano escreveu Leãozinho, mesmo que o “visionário” ainda não soubesse.

     

    1. Bispo da Dama

      17 de fevereiro de 2014 10:46 am

      Perfetto, Dom Corleone!

       

  34. Shoshana

    17 de fevereiro de 2014 1:03 am

    Bastardos inglórios.

    Ouvir o pessoal pedindo cuidado para que Marcelo Freixo não seja tragado pela máquina da difamação, a qual ele tão bem serviu nestes últimos anos, não sem enormes vantagens políticas, é como assisitir alguém pedir que se contenham os soldados russos que tiveram suas mães, filhas e irmãs estupradas pelos krauts na operação alemã Barbarossa, quando eles chegaram em Berlim.

    Alguém disse aqui que não devemos estimular o vale-tudo em política. Concordo.

    Mas por que não disseram isto antes aos que atacaram com o mesmo vale-tudo?

    Só há uma forma de deixar Freixo sobreviver (politicamente), ou seja, se for marcado com a insígnia da infâmia na testa.

    Parece que o rojão não atingiu apenas o jornalista.

     

     

    1. nilccemar

      17 de fevereiro de 2014 2:21 am

      Principalmente exigir isso de

      Principalmente exigir isso de nós petistas, que temos lutado tanto sozinhos para corrigir o mais hediondo crime da midia de todos os tempos, um verdadeiro golpe, sem contar com a ajuda deles, muito pelo contrário, com a anuência enfática do PSOL, que até faixas fez como se vê nas fotos abaixo, pedindo a condenação dos mensaleiros e a punição de Lula, realmente, é pedir demais. É querer a solidariedade e apoio de quem eles querem derrubar.

    2. Nira

      17 de fevereiro de 2014 8:07 pm

      Cruz credo, porque não

      Cruz credo, por que não prender logo uma estrela amarela na roupa dele e embarcar num trem ?

  35. alessandroduarte

    17 de fevereiro de 2014 1:53 am

    Será enquadrado, semana que

    Será enquadrado, semana que vem volta ao normal e vida que segue… quem acredita?

  36. nilccemar

    17 de fevereiro de 2014 2:38 am

    Muito clara a posição do PSOL, quanto à midia e quanto ao PT:

    Abaixo, reprodução do tuite de Alencar.

    Site ligado a PSOL divulga pedido de emboscadas a políticos e PMs

    Buzz ThisPost to Google BuzzBookmark this on DeliciousBookmark this on DiggShare on FriendFeedShare on FacebookShare on LinkedIn

    Em um momento em que protestos violentos voltam a ocorrer em grande escala e concomitantemente com protestos pacíficos e legítimos como o dos professores do Rio de Janeiro na semana passada, as estratégias políticas que estão seduzindo jovens de várias classes sociais a promoverem esse tipo de ação precisam ser desnudadas.

    Até porque, há uma tentativa de glamourização dos grupos que saem às ruas para promover ações violentas usando como desculpa o despreparo das polícias militares, que, ao reprimir o vandalismo, acabam se excedendo e vitimando também quem não cometeu violência.

    O site Correio da Cidadania, por exemplo, vem desempenhando esse papel. É ligado ao PSOL. Segundo fontes fidedignas consultadas pelo Blog, seu conteúdo é avalizado por Plínio de Arruda Sampaio, que, em 2010, foi candidato a presidente por esse partido.

    O site quase não divulga conteúdo próprio, limitando-se a reproduzir notícias veiculadas pela grande imprensa e textos opinativos que lhe são enviados por “colaboradores” simpáticos à sua linha editorial.

    O “Correio” deixa clara a sua tendência política em “editorial” sobre o “mensalão” publicado no último dia 28 de setembro. O texto, publicado sob o título “A articulação da desigualdade e o Mensalão”, diz que o PT “traiu” os princípios que nortearam a sua fundação e concorda com a premissa da grande mídia e da oposição demo-tucana de que o julgamento do mensalão pelo STF “(…) comprovou, em forma indiscutível, a corrupção de deputados da base governista para o mais fácil apoio a medidas antipopulares, com destaque para a reforma da previdência dos funcionários públicos (…).

    Apesar de o “Correio” não se identificar com o PSOL oficialmente, a sua linha editorial, como se vê acima, reproduz exatamente a posição política do partido. Além disso, a interferência de Plínio de Arruda Sampaio nessa linha editorial é sabida e consabida, ainda que não assumida.

    O “Correio” não é, obviamente, a origem da ideologia que “justifica” a violência que se infiltra nos protestos. Há centenas de páginas na internet – sobretudo no Facebook – que exortam jovens pouco politizados a 

     

  37. Severino Fernandes

    17 de fevereiro de 2014 4:02 am

    Caetano Veloso é um
    Caetano Veloso é um “pensador” camaleônico, que acredita que as ideologias podem ser relativizadas, e que esquerda e direita servem apenas como sinais de trânsito, não para indicar posicionamentos políticos ou ideológicos. Por isso tem dificuldade em entender os posicionamentos do jornal O Globo (das Organizações Globo Overseas).Só quem acha que esquerda e direita não existem ou se existem são uma coisa só (cruz credo!!!) não percebem a clara intenção dos veículos de comunicação da Globo Overseas em rotular o PSOL como terrorista ou simpático ao terrorismo (dos black bobocas). A Globo Overseas quer desacreditar a esquerda como um todo, primeiro foi pra cima do PT com a lorota do “mentirão” e sentiu vitoriosa com a condenação (sem provas) dos réus, com o plenário do STF acovardado ou chantageado, fazendo exatamente o que interessava à Globo Overseas e outros veículos da mídia direitista.Ao rotular como “sucursal da corrupção” o maior partido de centro-esquerda da América Latina (o PT), a Globo Overseas atinge o governo trabalhista conduzido (com sucesso) pelos petistas no campo social. E assim sendo a Globo Overseas sente-se mais à vontade ainda para atacar outras legendas de esquerda, menos fortes e de menor expressão eleitoral. Afinal a Globo Overseas se por um lado quer desacreditar e aniquilar o PT, de outro lado tampouco quer que surja outra força de esquerda que venha a preencher o vácuo que esse PT desacreditado possa deixar: assim os alvos e a bola da vez são os nanicos PSOL e PSTU, ambos formados por dissidentes trotskistas ou oriundos da esquerda católica saídos do PT.A mensagem “global” e midiática é clara: a esquerda não presta, ou é corrupta (no caso do PT), ou é porra-louca (no caso do PSTU) ou é terrorista (no caso do PSOL).É isso que dá PSOL e PSTU darem uma de inocentes úteis e para atacar o PT formar fileiras junto com a direitolândia. Riram bastante da desgraça do PT… Agora terão que chorar a sua própria desgraça (e sem contar com a solidariedade dos petistas mais rancorosos…)

  38. autonomo

    17 de fevereiro de 2014 2:45 pm

    Não perco um minuto de minha

    Não perco um minuto de minha vida refletindo sobre o que o caetano diz.

    Muito menos em relação a tal sininho, meio debiloide.

    Mas penso com tristeza como um pais de 200 milhões de pessoas pode se deter discutindo sobre ideias de pessoas tão pobres de ideias.

    Uma nação que tem e teve grandes pensadores se encontra perturbada por uma sininho e sua turma de boteco.

    A que ponto de vacuos politicos chegamos.

    Não temos lideranças com capacidade de colocar esses debiloides em seus respectivos lugares.

    O Brasil para realmente sair da ditadura teria que encarar os fatos e decidi-los.

    Ao contrario, o chefe da tortura vai a tal comissão da verdade e ainda faz um discurso defendendo suas barbaridades.

    Ao mesmo tempo o Caetano, xodo do ACM, continua, inacreditavelmente,  sendo o guru da intelectualidade nacional.

    Não viramos a pagina.

    Ao contrario, chamamos o seu eterno parceiro,evidentemente, tambem parceiro de ideias politicas, para ocupar o cargo de ministro da cultura.

    Para coroar tantos enganos so faltava mesmo um batman na chefia do judiciario.

Recomendados para você

Recomendados