Coronavírus: Negacionistas climáticos também negam a pandemia

Pesquisa mostra que teóricos da conspiração estão entre aqueles que espalham fake news e subestimam a seriedade do Covid-19

Alex Jones, um dos conspiracionistas por trás das fake news sobre o coronavírus. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – Os negacionistas da ciência climática que disseminam fake news pela internet estão entre aqueles que subestimam a seriedade da pandemia do Covid-19.

A constatação foi feita pelo DeSmog, um blog e organização que rastreia os responsáveis por espalhar notícias falsas sobre a crise climática. Segundo informações do jornal britânico The Guardian, o grupo identificou cerca de 70 indivíduos e grupos questionam a mortalidade do coronavírus e pressionando pelo fim do distanciamento social, junto com manifestantes estimulados pelo presidente norte-americano Donald trump.

Ou seja: os mesmos influenciadores que tentam questionar a opinião pública sobre a severidade do aquecimento global estão entre aqueles que não levam a ciência a sério em torno do Covid-19. Dentre os identificados, estão o teórico conservador Alex Jones, o Heartland Institute dos Estados Unidos e James Delingpole, conservador britânico.

O DeSmog também detectou interesses alinhados da indústria química e de combustíveis fósseis, por conta do material usado em equipamentos de proteção individual, embalagens de alimentos e sacolas de compras.

“Pessoas politicamente conservadoras e que valorizam os direitos individuais sobre a responsabilidade coletiva apoiam menos as políticas de distanciamento social e também têm um entendimento menor dos perigos do Covid-19”, disse Jonh Cook, que estuda a negação climática no centro de comunicação sobre mudanças climáticas da George Manson University, citando dados de pesquisas emergentes.

 

Leia Também
Brasil se transforma no parquinho do coronavírus, por Luis Felipe Miguel
EUA aumentam estimativa de mortes por COVID após flexibilização em 9 estados
Profissionais de saúde: a arte de continuar remando num mar de incertezas
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador