5 de junho de 2026

A diferença entre socialismo e capitalismo em três atos, por Roberto Bitencourt da Silva

A diferença entre socialismo e capitalismo em três atos

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Por Roberto Bitencourt da Silva

Algumas comparações extremadas tendem a iluminar os problemas sociais e econômicos e as visões de mundo das pessoas e dos grupos sociais.

Assim, a respeito da grave crise econômica, administrativa e moral que assola o Rio de Janeiro, bem como por conta das gratuitas ofensas recebidas por Chico Buarque, na capital, talvez valhar assinalar as diferenças de atitudes e de visão, como também possibilidades de ação, a partir de personagens e experiências modelares:

1. O nacionalista e socialista Leonel Brizola, após longo exílio, foi governador do Rio, nos anos 1980, para o profundo desgosto da ditadura empresarial-militar e da Globo. Em seu governo, não recebia verbas federais para nada. Não havia Fundeb, royalties de petróleo e outras transferências “constitucionais”, já que, a rigor, não havia Constituição, apenas arbítrio e boicote federal, primeiro com os milicos, depois com José Sarney. Ainda teve a dívida do Metrô, que era federal, transferida para o estado. Brizola governou em um período marcado pela crise da dívida externa do Terceiro Mundo, com repercussões muito negativas no país e no estado. Mesmo assim, privilegiou a educação, dotando cerca de 50% do orçamento no setor.

2. Cuba, no chamado “período especial”, dos anos 1990, sem o apoio comercial da antiga Rússia Soviética e dos países do bloco socialista – que erodiram e adentraram o caminho do “choque de capitalismo” -, ficou praticamente isolada, convivendo com escassos recursos econômicos e materiais. O país sujeito a um intercâmbio internacional muito restrito, problema direta e igualmente associado ao bloqueio econômico e à sistemática sabotagem norte-americana. As coisas ficaram muito difíceis, mas a educação e a saúde foram mantidas de pé, privilegiadas pelo governo cubano, sob a firme liderança de Fidel Castro.

3. Por sua vez, o atual governador fluminense, Luiz Fernando Pezão (PMDB), tendo à disposição royalties do petróleo, inúmeras transferências federais etc., tem a capacidade de desmontar a saúde, a educação e demais serviços públicos, cortando ainda direitos básicos dos servidores. Mas, vai sediar Olimpíadas, com recursos públicos garantidos. O governador assegura volumosíssimos recursos orçamentários, ou que poderiam servir de receita para atender ao povo, para financiar grandes empresas, inclusive multinacionais e privatizadas concessionárias de serviços públicos. As escolas e universidades podem fechar, crianças e idosos podem morrer nas filas dos hospitais, a população encontra-se no momento em absoluto desespero sem atendimento médico-hospitalar, mas as prioridades são claras.

Em meio a uma cultura política em que a ruminação reacionária e anticomunista circula folgadamente, capaz de, absurdamente, hostilizar a um ícone da cultura nacional, como Chico Buarque, me parece que dá pra ver bem a diferença entre uma orientação política republicana e socialista e outra norteada pelo espírito do capitalismo. Inclusive, talvez especialmente, em momentos difíceis e dramáticos.

Roberto Bitencourt da Silva – historiador e cientista político.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

24 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. VIXE

    24 de dezembro de 2015 3:24 pm

    CLAP! CLAP! CLAP!
    Uma

    CLAP! CLAP! CLAP!

    Uma bofetada com luva de pelica na cara dos coxinhas.

  2. Mario Mesquita

    24 de dezembro de 2015 3:44 pm

    Mais um…

    Texto besta. O PMDB é em essência, socialista.

     

    O desgoverno de Pezão não tem nada a ver com ideologias, é incopetência com corrupção que vem desde o tempo de seu mentor, Sérgio Cabral.

     

    O (des) governo Brizola foi o “padrinho” do atual narcotráfico com a tese do “bandido cidadão” e a proibição da polícia ir aos redutos do comando vermelho reprimir o tráfico de dorgas.

     

    Deu nisso aí… 

     

    Todo mundo ama Cuba mas ninguém quer morar lá, só passear de carro antigo, curtir as praias e o sexo barato praticado nas ruas.

     

    Que o Chico troque Paris por Havana. Mas ele quer? Díficil para um membro do Partido Comunista de Ipanema.

     

    #vaipracubachico

     

  3. Jorge Pereira

    24 de dezembro de 2015 4:00 pm

    Pois é…

    Os reacionários apresentam Cuba como exemplo de país socilaista. Até nos mandam ir para lá. Eu iria, numa boa. Entretanto, poderíamos dizer a um reacionário estrangeiro que fosse viver numa favela brasileira, como um exemplo do sucesso capitalista. Melhor, viver no Brasil, ou nos outros 160 países do planeta que são capitalistas, como Burkina Faso, Libéria, El Salvador, Bangladesh…

     

    1. Cintra Beutler

      24 de dezembro de 2015 4:59 pm

      Boa!

      Exato! Da próxima vez que mandarem para Cuba, responda mandando pra Somália ou pro Haiti…

      1. Pedro Mundim

        24 de dezembro de 2015 5:30 pm

        Somália e Haiti, exemplos de capitalismo?

        Os países de terceiro mundo praticam um capitalismo incipiente e ainda marcado pelos ciclos econômicos pré-capitalistas, em particular o Haiti e aqueles mais pobres da África, onde grande parte da população pratica uma economia de subsistência. Mesmo no Brasil, nosso capitalismo ainda é muito marcado pelo mercantilismo dos tempos coloniais. Para quem não sabe, o mercantilismo foi o sistema econômico que vigorou até a abertura dos portos por Dom João VI, mas que muitos de nossos empresários bem gostariam de restaurar a fim de viver só de monopólios concedidos pelo Estado. Apontar Haiti e Somália como prova de que o capitalismo fracassou é o mesmo que apontar um perneta como prova de que pernas são uma inutilidade.

        Todos os países capitalistas antigos, aqueles que aderiram a esse sistema ainda no século 18, hoje são ricos e têm pouca distância entre ricos e pobres. É nessa direção que devemos caminhar – quanto mais capitalismo, mais riqueza e menos desigualdade. No mundo pós-queda do muro, o PT não tem mais cacife para implantar um regime comunista no Brasil, mas os preconceitos anti-capitalistas que espalha contribuem decisivamente para desordenar nossa economia e brecar nosso crescimento, mantendo-nos no terceiro mundo. Enquanto isso os demais países emergentes nos fazem comer poeira.

        1. João Luis

          24 de dezembro de 2015 8:36 pm

          A comparação está errada.
          A comparação está errada. Ninguém espera que um perneta desenvolva uma perna no lugar da que está faltando, mas se espera que um sistema econômico desenvolva as carências de um país. O Haiti foi o primeiro país independente das Américas, onde está o seu desenvolvimento?

          Você também despreza o colonialismo moderno, através do qual países subdesenvolvidos são mantidos na pobreza para garantir o fornecimento de matérias primas. Esses países são parte integrante do sistema capitalista global, papel que Cuba se recusa a desempenhar, mas ao qual Haiti e Nigéria se entregam gostosamente.

          Finalmente, é uma piada dizer que os países capitalistas têm a menor distancia entre pobres e ricos. Os próprios EUA são contra-exemplo disso, com suas manifestações dos 99%.

          1. Pedro Mundim

            25 de dezembro de 2015 9:22 pm

            Onde está o desenvolvimento do Haiti

            O Haiti foi o primeiro país independente da América Latina, mas a forma como obteve sua independência (revolta de escravos) destruiu sua economia. O Haiti na época era o maior produtor se açúcar do mundo, mas a libertação dos escravos privou as plantações de trabalhadores, e o país recuou a um estágio de agricultura primitiva e altamente lesiva ao meio-ambiente, tornando-se o mais pobre das Américas. Seus vizinhos que obtiveram a independência conservando a ordem econômica e social não enriqueceram, mas também não ficaram mais pobres do que antes. O que vem a mostrar que a pobreza na região não está relacionada à falta de independência, mas à persistência de um modelo econômico pré-capitalista, o mercantilismo inerente ao período colonial.

            Oa países subdesenvolvidos não são mantidos na pobreza, eles são pobres, e só produzem matérias primas porque não possuem tecnologia para produzir outra coisa.

            Qualquer consulta a um mapa do índice de desigualdade econômica mostra que os países capitalistas antigos – isso é, os países desenvolvidos – têm muito menor distância entre ricos e pobres do que os países do terceiro mundo.

    2. Pedro Mundim

      24 de dezembro de 2015 5:48 pm

      Uma coisa que você falou, eu concordo

      Uma coisa que você falou, eu concordo: as favelas são um exemplo da eficácia do capitalismo. Pode parecer estranha essa afirmação, mas as favelas são conhecidas como locais onde os habitantes são extremamente criativos para inventar expedientes de ganhar a vida, muitos desses expedientes ilícitos, infelizmente, mas estou aqui referindo-me unicamente ao aspecto econômico, e não o legal. Essa “criatividade” do favelado nada mais é do que o capitalismo no estado mais puro, brotando como o capim brota nas frestas da calçada. Compreende-se: as favelas são um espaço onde a presença do Estado é zero, e portanto, o grau de socialismo ali é zero, tornando indispensável que o capitalismo surja com grande fulgor para garantir a sobrevivência dos habitantes. É como dar doses maciças de um remédio a um paciente que está em estado muito grave.

      E apesar de tudo, as favelas são um exemplo de sucesso, tanto que têm crescido enormemente: o povo prefere a pobreza das favelas à miséria do interior, onde se pratica uma economia pré-capitalista de subsistência. Eu me lembro de como eram as favelas 40, 50 anos atrás: barracos de pedaços de madeira, papelão e lata, nada de luz elétrica, lata d´água na cabeça… Nenhum bairro da cidade teve um incremento tão grande de renda quanto as favelas, graças à dose maciça de capitalismo que existe ali.

      (Já sei o que vão responder: vai para a favela. Eu não vou, pelo mesmo motivo por que vocês não vão para Cuba: tenho um lugar melhor para morar. Mas isso não me impede de avaliar o sucesso do capitalismo nas favelas).

      1. João Luis

        25 de dezembro de 2015 4:50 am

        Bem se vê que você não

        Bem se vê que você não entende nada do que está falando. 99% dos habitantes das favelas são trabalhadores assalariados explorados pelo sistema capitalista até não mais poder. Não são empreendedores e nem “criminosos criativos”. E mais, nas favelas existe um modo de vida comunitário, solidário, em que recursos são compartilhados justamente como uma forma de sobrevivência em um sistema capitalista cruel e opressor.

        Mas não adianta argumentar com você, afinal você não vai para a favela e acha que a entende.

         

        1. Pedro Mundim

          25 de dezembro de 2015 9:10 pm

          A maioria dos favelados são trabalhadores informais

          A maioria dos favelados não trabalha com carteira assinada, e você confunde informalidade com solidariedade.

  4. agincourt

    24 de dezembro de 2015 4:31 pm

    Bigfoot, o PAC-consorte.

    Sempre é bom lembrar: Pezão é o PAC-consorte de Dilma Roussef – o juiz de paz que oficializou o casório foi o próprio Lula – “Esse homem e essa mulher são os chefes que vão olhar a cada dia, a cada semana, a cada mês, as obras do PAC.”

    Pra quem tem memória curta, recuperemos trechinhos do romantissíssimo idílio entre Dilma e Pezão durante a campanha de 2014…

    (Dilma):”Descobri no Pezão uma grande humanidade. Tem uma característica que para nós é imprescindível, sem a qual não conseguiríamos governar”

    (Bigfoot) :”A senhora foi a maior amizade que fiz na política. Nada nos separa”

    http://www.valor.com.br/politica/3626146/dilma-abre-campanha-com-pezao-no-rio-e-irrita-pt-que-recorre-lula

    Em rigor, Dilma, no que se refere à campanha de 2014 para governador do Rio de Janeiro, adotou oficialmente a prática da poliandria – aquela em que uma esposa tem vários maridos.

    Não obstante a suruba político-abençoada, e por menos que Dilma dissesse, dava pra sentir que seu coração era todo Pezão.

    Para os outros maridos – Bispo Crivella, Garotinho e Lindinho – restou pouca coisa além do mínimo aceitável e socialmente reconhecido nas obrigações matrimoniais.

    (De repente, dia desses, o Lindinho é bem capaz de seguir ex-petotraído Alessandro Molon: vai cair nas redes amorosas dos braços de Marina.)

  5. Pedro Mundim

    24 de dezembro de 2015 5:16 pm

    Argumentação tosca

    Então é assim: Cuba e o RJ de Brizola foram um sucesso porque eram socialistas, e a crise do governo atual do RJ acontece porque o governante é capitalista. Nada a ver com a grau de competência com que a administração e as finanças são conduzidas, só com definições arbitrárias: capitalismo X socialismo, né? No mínimo uma argumentação tosca e incompleta.

    Se o governo de Brizola foi um sucesso, por que o PDT não venceu a eleição seguinte? Por que o povo elegeu Moreira Franco? Brizola até retornaria ao governo em 1990, mas depois nunca mais. Na última eleição para presidente de qu participou, chegou a ter menos votos do que Enéas Carneiro.

    Se Cuba é tão boa assim, por que tanta gente quer sair de lá? Culpa do embargo? Essa desculpa até pode colar no pessoal mais novo, mas quem conheceu o mundo no tempo da guerra fria sabe que o racionamento e a escassez eram norma de todo país socialista, mesmo aqueles que nunca sofreram embargo nenhum.

  6. orlando soares varêda

    24 de dezembro de 2015 6:10 pm

     
    O capitalismo é uma

     

    O capitalismo é uma maravilha para criar riqueza. O diabo são as consequêcias. Tal qual as celulas que de repente se danam a reproduzir-se descontroladamente matando tudo ao redor.

    Os Estados Unidos, embora ainda não em estado terminal, são um exemplo da agressividade dessa doença sem cura. Ali nem intervenção cirúgica radical resolve mais.

    Orlando

    1. Pedro Mundim

      25 de dezembro de 2015 9:07 pm

      Que consequências são essas?

      Que consequências são essas a que você está se referindo? Agressões ao meio-ambiente? Mas o comunismo fez e está fazendo coisa muito pior. O assoreamento do Mar de Aral foi o pior desastre cológico da História. E a China está prestes a se tornar o maior poluidor do planeta. Isso acontece porque os regimes comunistas são totalitários onde lugar de ambientalista é a cadeia, enquanto entre os regimes capitalistas há muitas democracias onde os protestos da comunidade contam.

  7. luiz claudio pontes

    24 de dezembro de 2015 6:59 pm

    a culpa jogada – de novo – sobre Dilma

     

    “Pezão diz que atraso nos repasses federais agravara a crise econômica do estado.”

    Esse negócio de crise no RJ é conversa para boi dormir. O que aconteceu, na verdade, foi má gestão mesmo e não falta de grana. Claro que a queda nos preços do petróleo e a das empreiteiras e estaleiros ligados a Petrobras trouxeram prejuízos enormes à economia do RJ, uma vez que a base econômica do estado está assentada na produção naval e petrolífera. No entanto, o RJ, segundo propaganda do próprio governo do estado, foi o estado que mais recebeu recursos do governo federal. Ora, se o estado ganhou rios de dinheiro nos governos petistas o que foi feito dos recursos gerados pelos tributos estaduais ao longo desses anos, visto que a economia local estava a pleno vapor?  Não teria sido prudente economizar o orçamento advindo de impostos estaduais, já que tudo de importante que foi feito no RJ era visivelmente fruto de grana do BNDES?   O que hoje assistimos no segundo estado mais rico do Brasil foi a roubalheira perpetrada pelo PMDB que agora extorque o governo federal através do “apoio” à presidente . O governo do PMDB não presta contas dos gastos feitos com dinheiro do governo federal e por esse motivo não tem recebido os aportes financeiros de Brasília, além de torrar de forma criminosa os recursos obtidos dos contribuintes fluminenses. Diante dessa total incapacidade de gerir o erário o PMDB comandado pela família Picciani viu no impeacment de Dilma a saída para tapar o rombo rpoduzido por Cabral e CIA. Todos aqui sabem que Cabral Pezão e os Picciani fizeram campanha aberta para Aécio no ano passado e o apoio à presidente pode durar somente até que os recursos federais sejam liberados para sanar a hecatombe que caiu sobre nosso povo

    PS: duvido que o governador Pezão prestará contas dos recursos federais gastos no estado em 2015. Todos sabem que recursos liberados em caráter emergencial – ainda que esse carater emergencial tenha sido artificialmente criado para extorquir recursos – acabam no ralo da corrupção e nunca são justificados.

  8. jose adailton v ribeiro

    24 de dezembro de 2015 7:11 pm

    Diga que fico

    Covardia querer comparar Cuba com uma favela das grandes cidades metropolitanas.Neste caso prefereria morar no país de Fidel.Entretanto, na minha condição social e econômica (podem me chamar de Homer, coxinha,manada  tucano-menos de simpatizante polítco partidário) , o nosso Brasil ainda é uma boa terra para se viver, apesar de toda a esculhambação institucionalizada

    1. Andre Araujo

      25 de dezembro de 2015 11:27 am

      Por incrivel que pareça, os

      Por incrivel que pareça, os hatianos , que estão muito mais perto de Cuba do que do Brasil, preferem o longuissimo trajeto para chegar a São Paulo via Acre do que ir para Cuba ali ao lado e no Brasil vão morar em abrigos ou favelas na melhor das hipoteses.

      Alguem ouviu falar de algum refugiado do planeta que optou por morar em Cuba? Nenhum.

      Porque essa “lenda” de Cuba continua sendo propagada? Em Cuba existe apenas rudimentos de sobrevivencia e qualquer abertura para sair milhares saem correndo, porque a “”lenda” persiste?

  9. fabio da silva2

    24 de dezembro de 2015 7:26 pm

    No video nao vi nenhuma
    No video nao vi nenhuma crítica ao socialismo, somente ao PT. Que é inegavelmente um partido corrupto.

    1. Ricardo Moura

      26 de dezembro de 2015 1:09 pm

      O PT não é um partido corrupto.

      Mas, infelizmente, apodreceu-se com a corrupção no país. Mas é o único partido verdadeiramente social do país, e totalmente necessário para debelar a corrupção, é só olhar o que esta acontecendo.

      Não temos outros partidos melhores, mas estamos vendo, graça a Deus, abrindo-se novas frentes, para

      melhorar nossa Democracia, o fracasso do impeachment irá fortalecer o Brasil, nossa Constituição, nossa República. O Fracasso do impeachment será a vitória do povo brasileiro.

       

      É preciso continuar com o PT mais alguns anos, confrontar a mídia mais ainda, confrontar os ricos, fazê-los mexer-se

      contra a corrupção. Fora do PT o silêncio fará a corrupção reinar solenemente como nos tempos do governo FHC,

      estamos muito bem assim, com Lava a Jato; embora o Castelo de Areia e Sathiagraha deveriam voltar. Vamos

      continuar implodindo a corrupção, o caminho é longo mais é necessário que o PT esteja na Presidência da República.

  10. fabio da silva2

    24 de dezembro de 2015 7:43 pm

    Vc moraria sob o regime de
    Vc moraria sob o regime de fidel castro? Come no mcdonalds? Que marca de tenis vc usa? Qual o computador vc usa? Tá usando smartfone? Vai no restaurante pra comer ração ou um sushizinho? Pega um cineminha? Tá tendo que trabalhar na lavoura pq o governo quer? Pq em cuba, coreia do norte e na china só há um partido político?
    Um vegetariano que come una carninha de vez em quando é vegetariano mesmo ou só um falastrão?
    Tem gente passando fome no brasil, vc acha justo ter uma casa em paris? Eu acho.
    A presidente só ganhou pq mentiu na propaganda e mentiu com as pedaladas, o partido dela tá envolvido em um esquema de corrupção bilionário, a economia tá uma porcaria, pode ficar revoltado? Acho que sim, mas Petista acha que é coisa de fascista ou burguês (como se eles tb não gostassem de um dinheirinho)

  11. Marinho

    24 de dezembro de 2015 10:43 pm

    Sucesso do capitalismo nas

    Sucesso do capitalismo nas favelas? onde o estado não entra e portanto não entra socialismo. este tal de Mundim é humorista não é?

  12. Malú

    24 de dezembro de 2015 11:44 pm

    Afffff…. deve ser “efeito

    Afffff…. deve ser “efeito Natal”, o pessoal que frequenta diariamente o Blog deve estar festejando, a oposição aproveitou e soltou aqui robôs abestalhados que estão se sentindo todos a vontade. Trolls, os socialistas querem socializar a riqueza,  não a pobreza, viu? Xô! 

  13. João d'CUia

    25 de dezembro de 2015 3:31 pm

    no capitalismo selvagem,

    no capitalismo selvagem, banco estatal  pede falência de empresa enquanto no socialismo humano se empresta o que for necessário para preservar os empregos

    ==================

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/bndes-pede-a-falencia-do-grupo-empresarial-do-amigao-de-lula/

  14. Ricardo Moura

    26 de dezembro de 2015 1:16 pm

    A Favela é o Resultado, o Fruto da exploração e do abandono.

    A favela é o resultado e o fruto do espoliamento do nosso país, que são rapinados por bancos, estados

    estrangeiros, políticos e militares outrora, corruptos, que atulharam o povo a própria sorte. Embora

    que falte na favela o estado, mas a conta de energia elétria e de telefonia, esta lá, com seus 28% de ICMS,

    e mais uns 9% de PIS e COFINS. O estado só esta lá nos impostos, onde não se pode fugir deles, estão no consumo dessa

    gente.

Recomendados para você

Recomendados