A jogada chicaneira de Cármen Lúcia para prender Lula, apoiada pela Globo, por Rodrigo Vianna

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

da Revista Fórum / O Escrevinhador

A jogada chicaneira de Cármen Lúcia para prender Lula, apoiada pela Globo

por Rodrigo Vianna

Cármen Lúcia estava há semanas sob pressão da Globo. Era mais uma ministra “que faz a diferença” (recebeu o prêmio da emissora, chancelando o acordo tácito entre Justiça e império midiático).

Mas nas últimas horas, havia outra pressão: feita pelos ministros que ainda não se dobraram ao golpe.

A emissora não quer que o STF reveja a decisão (absurdamente inconstitucional) que permite prender réus após julgamento em segunda instância.

Claramente, há nova maioria entre os 11 ministro, para que a prisão ocorra somente após o “trânsito em julgado”.

O que Cármen fazia até agora era usar o cargo de presidenta do tribunal para praticar obstrução, e assim garantir que Lula seja preso nos próximos dias.

A tensão chegou a tal ponto que o Ministro Marco Aurélio Mello preparava-se hoje para levantar questão de ordem em Plenário (humilhação suprema para uma presidenta minúscula, que segue orientações da Globo e se reúne com Temer), exigindo que as Ações Declaratórias de Constitucionalidade fossem levadas ao voto, mesmo contra a vontade da presidenta.

O que fez então Carmen?

Na undécima hora, pautou não as ADCs (que gerariam uma discusão em tese, afastada da ação específica de Lula), mas sim o Habeas Corpus pedido pela defesa do ex-presidente. O HC será julgado na quinta.

Trata-se de clara jogada chicaneira.

Os ministros terão que votar com a faca no pescoço, sob pressão da Globo, que teria designado um de seus sócios (João Roberto Marinho) nas últimas horas para articular uma saída que permita a prisão de Lula.

O que se imagina? Nas ADCs que seriam levadas a plenário a pedido de Marco Aurélio, o placar provável seria de 6×4 – impedindo assim a prisão na segunda instância. E assim seria porque é o que diz a Constituição. Nada mais que isso. Lula permaneceria solto.

Mas como Cármen deixou a discussão em tese pra lá, e levou à pauta o HC, podemos ter novidades ao gosto da Globo… A ministra Rosa Weber, por exemplo, que nas ADCs pretendia engrossar a nova maioria contra prisão em segunda instância, pode adotar outro discurso no debate sobre o HC: “Ora, a decisão que vale atualmemte permite a prisão, então não há porque dar o HC. Posso até rever isso mais adiante; mas nesse momento o mais adequado é que se cumpra a prisão”.

Teríamos então o seguinte quadro:

– Facchin, Barroso, Fux, Alexandre e Rosa (contra o HC)

– Marco Aurelio, Lewandovski, Toffoli e Gilmar (a favor do HC).

E Celso de Mello? Esse em tese já avisou que é a favor de respeitar a Constituição, permitindo prisão só após trânsito em julgado.

Mas e se Celso tiver sido “convencido” (da mesma forma que Rosa) a votar contra o HC agora, e deixar pra fazer essa discussão em tese depois?

Nesse caso, teriamos 6×4 contra o HC. E Cármen poderia manter-se olimpicamente “impedida” de atuar na ação que envolve o primo dela Sepúlveda Pertence (advogado de Lula)

Lula seria preso.

Algumas semanas depois, Celso e Rosa voltariam ao leito teórico ao qual se filiam, e as ADCs iriam a julgamento.

Mas aí Lula já teria sido preso, filmado e fotografado para desfrute da família Marinho.

Se Celso resistir, teríamos um curioso 5×5 – e aí Cármen talvez seja convocada a votar – revendo seu “impedimento”.

Esse parece ser o jogo…

A consequência? Lula preso na segunda; logo depois a interpretação muda para salvar Temer, Moreira – e quem sabe até Aécio.

Cármen joga pra torcida, joga para a Globo.

Resta saber se Celso de Melo também se rendeu ao mesmo jogo.

Nesse caso, teríamos o golpe completo – com a Globo, com o Supremo e com tudo.

Espero estar errado.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. deus te ouça

      Mas considerando a forma como a nossa “esquerda” vem se movimentando, acho muito difícil que isso aconteça. Tá todo mundo preocupado com essa eleição fajuta que vem aí – e Lula que se dane! Acho até que estão doidos pra que Lula seja logo preso e possam virar a página. “É preciso parar de falar em Lula”, disse Paula Lavigne à Folha, ela que é eleitora de Boulos, candidato que até me agrada, mas que jamais terá meu voto enquanto for apoiado por gente como Lavigne, porta-voz “esquerdista” dos interesses da Globo. A Globo enche a bola do PSOL porque sabe que suas candidaturas são olímpicas. Já fez isso com o PT em tempos outros. ESTAMOS É NO MATO SEM CACHORRO.

  1. Ela não é a unica chicaneira
    Ela não é a unica chicaneira no Judiciário.

    Farei aqui uma previsão singela.

    O STF concederá HC a Lula.

    A prisão dele será decretada pelo TRF-4.

    Sérgio Moro mandará prender Lula obrigando-o a impetrar um novo HC.

    O novo HC será concedido, mas Lula já terá sido humilhado diante das câmeras de TV pelo juiz-agente da CIA.

    Quando for intimado para responder pelo abuso, Moro dirá candidamente que não foi pessoalmente intimado do primeiro HC concedido ao réu pelo STF.

    Ele será absolvido da acusação de abuso.

    Lula ganha o HC com imenso prejuízo político.

    Moro sofre uma derrota jurídica, mas sai politicamente vitorioso.

    Registrem o que eu disse e confiram.

    1. Dia 27 Lula deve ser
      Dia 27 Lula deve ser preso
      Dia 27 eh ultimo dia de funcionamento da Justica Federal antes da Semana Santa
      Lula nao tem a quem recorrer
      Uma lideranca sendo alvo de covardia por parte destes moralistas sem moral que abusam do poder que tem

  2. O Judiciario coxinha golpista
    O Judiciario coxinha golpista so funciona ate 3a feira dia 27 e ai fica uma semana de recesso com Lula preso e sem ter a quem recorrer.
    De poder a pessoas como Carmem e Moro e saiba quem eles sao: covardes
    Vamos todos as ruas

  3. Semelhanças
    A imprensa quando usa o verbo no condicional narrando fatos que envolve desafetos se nivela por baixo.Este expediente é usual tanto na nova como na velha mídia.

  4. Corrija a informação.
    Esta

    Corrija a informação.

    Esta minúscula figura que preside o stf não está sendo pressionada pela globo, ela está sendo CHANTAGEADA pela globo.

    HOje um destes miseráveis, que ainda vão acabar linchados pelo povo, foi pessoalmente a brasília MANDAR diretamente que o stf cumpra a ORDEM emitida pela globo e autorize a prisão do Lula.

    Penso que não vai adiantar nada e o LUla subirá ainda mais nas pesquisas.

    Caso O Lula consiga disputar a eleição será eleito presidente.. Seu primeiro ato deveria ser cassar a concessão da globo e mandar prender os marinhos, o merval, o ali kamel e a miriam leitão, verdadeiros terroristas. 

    Logo após, mandar prender TODOS os integrantes da lava rato e se possivel, passar uma lei no congresso que autorize o fuzilamente de todos eles.

    A globo é o maior inimigo que o Brasil poderia ter, enquanto ela existir o Brasil permanecerá ingovernável, seja o governo de direita ou esquerda.

    É URGENTE e INADIÁVEL que a globo seja fechada e seus donos e paus mandados presos.

  5. Creio que ainda não sabem o que fazer

    Certamente este é o plano da Globo e da Dna. Carminha, Deve estar havendo uma pressão danada da Globo, da Lava Jato e dos portadores do ódio a Lula-PT-Pobres para acontecer a prisão de Lula. Seria como colocar o “negro desobediente no tronco” por alguns dias, para satisfazer ao sadismo dos senhores e também servir de exemplo aos outros que se atreverem a querer partilhar a casa grande com os senhores.

    Mas acredito que há também, nas hostes golpistas, gente que pensa mais friamente. Eles também odeiam Lula-PT-pobres mas não se deixam  cegar pelo ódio. Creio que Gilmar e FHC estão entre eles.  Esse pessoal ainda tem dúvida se prender Lula vai enfraquecê-lo ou fortalece-lo. Lula é um mitto vivo, Quanto mais os heróis míticos sofrem, mais eles crescem no coração do povo.

    Lula dorme o sono calmo dos heróis, esperando tranquilamente o seu destino, seja ele a prisão ou a liberdade, o direito de se candidatar ou não.

    Os golpistas estão em convulsão, envoltos em turbilhoões de ódio, medo, covardia, mentiras…

    “Que fazer?” Eles se perguntam. Prender or not prender? Esta noite será longa e terrível para os golpistas.

    1. Preço a pagar

      Infelizmente, acho que já sabem. Ou descobriram com a visita do dono da Globélica hoje.

      Se tivessem qualquer dúvida mais fácil teria sido julgar as ADCs   e não passar entre os golpistas como favoráveis ao Lula em seu caso específico. 

      Fachin negou o HC e liberou para plenário em 09/02/2018. Por que a demora em julgar o HC no plenário se sabiam que o julgamento dos recursos no trf4 ocorreria em breve? Para não dar tempo de pressionar pelo julgamento das ADCs em função da iminência da prisão. 

      Entre quinta-feira e segunda-feira, haverá tempo para isso? Claro que não. 

      O que explica a chicana dos prazos e do jogo de empurra, tanto pior que manipulou a divergência interna de ministros que discordam da tese em disputa há muito tempo e não por inclinação partidária? Talvez este caso seja o único resquício de independência jurídica por respeito ao Direito e sua autonomia – e à própria decência-, mas se parece tão frágil diante de figuras deploráveis como Súcia, Fux Luxo, Barr@co, IMoraes, Fraquin… o que o país que patina para escapar da areia movediça fascista pode esperar? 

      O que eles, golpistas dentro e fora do stf, ganham se o HC for concedido? 

      Considerando a hipótese de que tenham medo da reação em plena luta cívica que envolve a situação no Rio de Janeiro após a a morte da ativista Marielle Franco, existe a menor possibilidade de inverterem a ordem dos fatos e concederem o HC para impedir provisoriamente a prisão e maior pressão nas ruas, alterarem a maioria nas ADCs para alterar ilicitamente o texto constitucional, depois realizarem a prisão, quando o país estiver mais apaziguado? Pouco provável pela repercussão das ADCs para os golpistas. E pouco provável que a luta por Marielle se confunda com a luta por Lula, nas ruas e nos discursos, o que acho que deve mesmo ser mantido em órbitas autônomas mas não conflitantes, aliás, penso que para a Globélica seria resolver dois problemas com uma única jogada, realçar a divisão, diluir a luta, o espaço e a atenção da população e nas esquerdas, enfraquecendo ambas.

      Não iam perder a chance de uma vitória simbólica tão aguardada por medo das ruas. 

      Também espero estar errada, como o autor do artigo.

      Mas em se tratando de Globélica e de covardia institucional, não dá pra esperar coisa melhor. Ninguém dá um golpe, tenta tirar o golpista para aperfeiçoar seu projeto – ou de quem ela representa – de manutenção do poder e perde, divide deliberada e estrategicamente um país através da inoculação diuturna de fascismo e cinismo pra aceitar que a Democracia e o Estado de Direito e de direitos sejam respeitados. 

      Como a empresa Globo conseguiu abafar o caso Fifa, que a envolvia até a quinta geração, junto às agências de investigação e órgãos de justiça  do governo USeiro, que assumiram a torpe participação na LesaPátria? Pagou como?

      Se o HC for concedido, não será por respeito à Constituição pois a Globélica não dá ponto sem nó nem abdica de seu poder por nada. 

       

      Sampa/SP, 21/03/2018 – 23:06 (última atualização às 23:27). 

       

      1. Se o HC for concedido, não será por senso de justiça

        Se o HC for concedido, certamente não será por senso de justiça ou respeito constitucional. Essas coisas pouco existiam, agora não existem mais.Será porque venceu, entre os golpistas, a opinião dos que acreditam que Lula preso fortalece o próprio Lula e a luta contra o golpe.

  6. Silenciamento de lideranças

     

     

    Uma liderança como Lula convém ser silenciada através de prisão: o assassinato somente como última opção, o que não está descartado como saída para calar o ex-presidente, uma pedra no sapato dos donos do golpe: Lula faz o contraponto com a golpe, o povo o ouve, e isso dificulta o desmonte deste pais.

     

    Uma liderança, também importante, mas desconhecida das massas, como  Marielle, irmã Dorothy e tantos outros, são tocaiadas e executadas de forma sumária e a sangue frio.

     

    Tanto num como noutro caso, embora por meios diferentes de silenciamento, o  objetivo é o mesmo: silenciar matar uma lideranças em que o povo ou parte dele tem como porta-voz e guia.

     

    Em se tratando de peixe grande para satisfazer a fome do imperialismo, não há moleza, sendo que o fim trágico para estes líderes,  todos sabemos: Allende, Vargas, Jango, Kadafi…

     

    Uma informação: o conluio midiático-penal deu um jeito de encaixar a prisão de Lula no começo da próxima semana, de forma casada com o recesso da Justiça Federal, que funciona somente até 3a. feira dia 27.

     

    Bandidos de toga…

    Resultado de imagem para cabra marcado para morrer

  7. Pior é saber que essa safada

    Pior é saber que essa safada que é submissa a globo se ajoelhou para Lula e doutros para ser indicada para o STF e agora posa de virgem.

  8. Escolhamos a Democracia: abaixo as Organizações Globo

    É o tipo de comoção incendiária que a Globélica precisa para recuperar seu terreno, que devolveria o país aos ânimos de 2013-2016 de ira demoníaca contra a esquerda em geral e o PT com requintes de crueldade, arrefecida parcialmente nos últimos meses em sua fachada moralistóide pelas derrotas sucessivas do golpismo no terreno simbólico (manifestações no Carnaval, principalmente) e das ruas (As caravanas de Lula e as intensas e diversificadas manifestações contra as reformas, não apenas do PT e alinhados). Devolveria o país e a Globélica à sua zona de conforto de bater nos adversários conhecidos sem qualquer mediação constrangedora para seus apetites de abutre, como proporcionada pela tragédia da morte da ativista e vereadora Marielle no Rio de Janeiro.  Vai ser feio, sem freios e sem limites. Querem recuperar o atraso desse período de breve constrangimento, descarregar toda sua podridão e fazer uma exibição de força, como é típico de desprezíveis tiranos. 

    É necessário que se assuma de vez a polarização e se escolham lados.

    Ou a Globélica ou a democracia. Parece não haver outra escolha possível, a não ser para quem gosta de ser mordido e assoprado. Não tem cabimento um país deste tamanho ter uma emissora de tv como stink tank que intimida até o supremo tribunal federal, a supremacia das tristes figuras. 

    A hora do basta chegou. Ou vamos assistir o país passar na TV debaixo de porrete, como ocorreu durante 21 anos. 

    Que nojo de ser brasileira, pela primeira vez e infelizmente não será a última. 

     

     

    Sampa/SP, 21/03/2018 – 21:47 (alterado às 21:52)

  9. Seria verdade que Lula está

    Seria verdade que Lula está condenado em segunda instância? Pergunto a quem me possa responder: (a) se a pena morista de 9 anos e meses (atribuídos ao Nine) permitiria à defesa alegar prescrição; e (b) se a majoração para 12 anos e 1 mês, feita pelo, digamos, tribunal revisor, não foi objeto de análise de nenhum outro juízo, estaria o meu presidente Lula realmente condenado em segunda instância? Parece-me que não: a única decisão analisada em dois graus de jurisdição é a de 9 anos e meses, que justificaria a prescrição. A majoração, que levaria o réu à cadeia, não passou por crivo duplo. Com a palavra, os juristas.

  10. Tenho minhas dúvidas de que o

    Tenho minhas dúvidas de que o Alexandre Moraes vote contra o HC agora, para logo após votar pela constitucionalidade da presunção de inocência como consta na CF 1988. Isso vale também para Rosa Weber apesar das ligações dela com o fascista juiz de Curitiba. 

     

    1. A turma de Herodes pos nas

      A turma de Herodes pos nas ruas os escribas para manipular o povo para que este grite: queremos Barrabás Serra AEcio fhc

  11. Os juizecos do brasil estão

    Os juizecos do brasil estão com alguns problemas. Aliás estão bem descontrolados. É que para cumprir a farsa de criminalizar Lula e o PT, como feito também no mensalão, sem crime e manipulando os fatos, a coisa tomou um rumo tão grotesco que não há saída que não os façam passar por vexame atrás de vexame. e aí o primeiro enrosco deles. Quando a farsa restringia-se ao consumo interno, tudo bem. Com a mídia fétida nacional, dá-se um jeito de enganar os patos amarelos e os batedores de panela, bocós e ignorantes da pátria servil. Só que com a perseguição `a principal liderança mundial, chegando na reta final, ou seja, do seu encarceramento, entra em jogo um novo ator importante, a comunidade internacional. Imaginem a notícia da prisão de Lula, o cara, pegando muita gente de surpresa ap redor do mundo. A opinião publica mundial, mídia, orgãos de defesa humana, judiciário ao redor do mundo, vão querer conhecer melhor e Entender o que levou a uma situação tão drástica como essa de encarcerar um presidente tão bem avaliado interna e mundialmente. Autor de políticas de distribuição de renda e medidas imitadas ao redor do planeta para ajuda aos pobres e necessitados. E como uma pessoa que mora no mesmo apartamento de padrão rigorosamente médio, perto de uma comunidade carente, há dezenas de anos. Sem propriedades de luxo, Pode ser acusado de corrupto. Por uma reforma de uma cozimha, por um eventual interesse, em trocar uma cota de apartamento sua, paga com seu dinheiro, por um outro um pouco maior no mesmo edifício, em um balneário decadente com praias impróprias para banho.. isso por facilidades em uma estatal de petróleo, uma das maiores do mundo, em que quem realmente a roubou, levou centenas de milhões e está livre, leve e solto? E o presidente Lula, com todas as oportunidades que com certeza já teve na vida de ficar milionário na vida, nunca as aproveitou para não trair sua causa, faria isso agora, nessa fase de sua vida? A troco de uma reforma na cozinha, ou pela troca de seu ap, por um com uns 50 m2 a mais? A comunidade internacional conhecerá melhor a acusação, as provas, os julgamentos, os vereditos, os powerpoints. E aí….

    E a 2a. Questão é que esses juizecos ficaram marcados na história por encarcerar o maior presidente popular do Brasil por um processo, viciado, ridículo, parcial, fraudulento. Serão eles os criminosos a sujar seus nomes e sobrenomes para sofrimento de seus herdeiros. Bem feito. Bandidos de toga!!!

  12. sitio do lula.mesada do irmao

    sitio do lula.mesada do irmao do lula,desvios da petrobras para financiar campanhas do pt,construçao de belo monte detonando

    o meio ambiente,os indios e com muita corrupção,palestras do instituto lula financiadas pela odebrecht.delaçao premiada foi criada pela dilma e o lugar de lula pelo exposto é na cadeia

    1. Esqueceu o “triplex” ? E o

      Esqueceu o “triplex” ? E o lugar dos manifestoches, midiotas, lobotomizados pela Globo, é na PUTA QUE O PARIU .

  13. E o bom debate jurídico, cadê?

    Até o início da lava-jato eu era contra a decisão do STF por ver que só pode prender sem trânsito em julgado se o Congresso aprovar uma PEC. E aí o STF poderia se manifestar numa ADIn, num bom debate jurídico.

    Mas, vendo nos últimos anos que nem o CNJ e nem as instâncias superiores de juiz de 1º grau corrigem seus erros. Acho que teve algo bom deste erro do STF; ver na prática, por um período, que não estamos pronto pra prisão após condenação em 2ª instância.

    Creio que estaremos pronto quando reformarem o CNJ pra ter maioria de juristas imparciais, em vez de juízes corporativistas, e o Senado cobrar e punir os juízes dos tribunais superiores por seus grandes erros.

    O fim das gratificações e verbas acima do teto será bem útil, pois, com este problema resolvido, as demais falhas deles serão mais expostas e cobradas pelo povo.

  14. Suprema toca federal

    Que barraco ontem hein?  Isso vem mostrando como o judiciário, desde o Juiz de piso até o STF, tem perdido o rumo, a liderança (que fraca essa Carmen Lucia!), afastando-se tecnicamente da constituição e das leis, e cada vez mais entrando em temas políticos e de opiniões de convicção, pelos seus integrantes. O judiciário tornou-se um conjunto de franco-atiradores, agindo em causa própria, ávidos por holofotes. Com raras exceções se encontra trabalho técnico e imparcial do judiciário. Terá que ser tudo reformulado e exonerados muitos dos seus membros. É hoje o pior poder da república e teria que ser alterado e/ou renovado na nossa próxima fase de vida democrática.

  15. Já sabemos

    Já sabemos que Carmen Lúcia não vale um tostão furado, ainda mais depois do que li que ela praticamente ajoelhou para que Lula a colasse como ministra, isso prova que ela é pior que Gilmar, pois esse pelo menos mostra quem realmente ele é.Com todos os defeitos ainda prefiro Gilmar Mendes do que Carminha, Barroso  e Fux são todos capachos da Globo.  De todos os presidente de corte que já passou ela é a pior. Ela está igual ao Temer o mesmo lixo.

  16. Atriz de programa

    Artistas de programa global fazendo proselitismo pela condenação do presidente popular?

    Supremos juizes pilotados por sentimentos de classe social e por índices de popularidade televisiva ?

    Dono do jornal nacional despachando nas altas esferas em Brasilia?

    Lobotomizados armados em guerra contra a caravana do Lula?

    Povo desempregado e hipnotizado nas ruas torcendo pela prisão do “maior ladrão do Brasil”?

    Isso não vai acabar bem!

  17. Às moscas…

    De alguma maneira, Carmén Lúcia e o Supremo nos recordam o famoso conto de Robert Musil,  “O papel mata-moscas”. Acomodaram-se às às armadilhas da Globo  e do golpe. e paulatinamente paralisados em seus movimentos,  vão agonizando  com a Constituição, a  Democracia e o Estado de Direito.

    Henri MIchaux –  Peinture à l’encre de Chine, 1954

     

    O PAPEL MATA-MOSCAS

     

    O papel mata-moscas Tangle-foot tem, aproximadamente, trinta e seis centímetros de comprimento por vinte e um de largura; vem revestido de uma cola amarela, tóxica, e sua origem é canadense. Quando uma mosca pousa nele – não necessariamente por voracidade e sim por convenção, já que muitas outras ali se encontram -, grudam-se, em primeiro lugar, suas pequenas patas através dos apêndices externos que se dobram. Uma sensação de todo agradável e estranha, semelhante à de caminharmos no escuro e com os pés descalços pisarmos, subitamente, em algo que não é senão uma suave, quente e incompreensível resistência; algo para o qual pouco a pouco vai afluindo o pavoroso humano, reconhecido como uma mão, que sem se saber por que, ali se encontra e nos crava os cinco dedos, cada vez mais penetrantes.

    Ali estão todas elas, retesadas, tal qual vítimas de dores lombares, sem intenção de deixar transparecer qualquer coisa, ou como velhos e alquebrados militares (com as pernas levemente arqueadas, como se estivessem no alto de um monte inclinado). Mantêm-se em posição de sentido, reunindo força e concentração. Depois de alguns segundos, tomam uma decisão e, zumbindo, procuram erguer-se tanto quanto possível. Executam essa ação furiosa por longo período, até que a exaustão as obrigue a parar. Seguem-se uma pausa para descanso e uma nova tentativa. Mas os intervalos vão-se tornando mais e mais espaçados. Ali estão elas, e percebo seu desnorteio. Erguem-se uns vapores túrbidos. Suas línguas, tal qual pequenos martelos, passam a tocar o exterior. Sua cabeça é marrom e peluda, lembrando um coco, como ídolos negros antropomórficos. Inclinam-se para frente e para trás sobre as pequenas patas firmemente presas; ajoelham-se e se levantam, como fazem os homens ao tentar de todas as maneiras mover uma carga pesada demais; mais trágicas que os operários, mais verdadeiras na expressão esportiva que o extremo esforço de Laocoonte. E eis que chega o momento sempre igual e estranho em que a necessidade do segundo que passa triunfa sobre todos os sentimentos poderosos e permanentes do ser. É o momento em que um alpinista, ao sentir os dedos doendo, abre voluntariamente as mãos; o momento em que alguém, perdido, deita-se na neve como uma criança; o momento em que um perseguido pára, com os flancos a lhe arder. Elas já não têm mais forças para manter-se ali em baixo, vão afundando pouco a pouco e, nesse momento, são inteiramente humanas. Vêem-se de súbito presas numa nova posição, pela parte superior de suas patas, ou pela parte de trás do tronco, ou ainda pela ponta de uma das asas.

    Vencido o esgotamento anímico, e retomada, depois de um breve momento, a batalha pela vida, estão agora em condições desfavoráveis, e seus movimentos se tornam antinaturais. Ficam pois deitadas, com as patas traseiras apoiadas nos cotovelos, na tentativa de se levantar. Ou sentadas no chão, enroladas, com os braços estendidos, como mulheres que buscam em vão desvencilhar as mãos dos punhos de um homem. Ou deitadas de bruços, com a cabeça e os braços para frente, como se tivessem sofrido uma queda em meio a uma corrida, com a cara para o alto. Mas o inimigo continua passivo, fazendo progressos graças aos instantes desesperados e confusos delas. Um nada, um isto, as vai puxando para dentro. Tão lentamente que mal se pode acompanhar e, na maior parte das vezes, com uma rapidez brusca ao final, quando lhes sobrevém o último esmorecimento interior. Elas deixam-se cair subitamente, com a cara para a frente e as patas separadas; ou de flanco, com todas as patas esticadas; não raro também, de lado, impelido para trás as patas como remos. E assim continuam ali. Como aeroplanos derrubados, com uma das asas apontadas para o ar. Ou como cavalos arrebentados. Ou com gestos infinitos de desespero. Ou como pessoas adormecidas. No dia seguinte, uma delas ainda volta a despertar; põe-se a tatear por instantes com a pata ou a vibrar as asas. Às vezes, tal movimento se dá em todo o grupo, para só então afundarem todas um pouco mais em sua morte. E nos flancos, na região da qual lhes saem as patas, resta-lhes um órgão qualquer, vibrante e pequeno, que pulsa ainda por um certo tempo. Para cima e para baixo – impossível caracterizá-lo sem uma lente de aumento -, assemelha-se a um minúsculo olho humano que se abre e fecha sem cessar.

     

    Trad.  Nicolino de Simone Neto, Ed. Nova Alexandria, 1996.

     

    http://brejaodoumbigo.blogspot.com.br/2005/08/o-papel-mata-moscas.html

     

     

  18. Lula não obterá esse HC do

    Lula não obterá esse HC do plenário. Poderia acontecer se ele estivesse sendo julgado. Aí poderíamos pensar que Barroso e Facchin também pudessem dizer “Oras,  a decisão que vale atualmente não obriga a prisão, então porque não dar o HC ? Podemos rever isso mais adiante. No momento o mais adequado é que se evite a prisão”. Também, se fosse realmente um julgamento, poder-se-ia confiar que Gilmar e Toffoli estivessem convencidos de que prisão em 2a.Instâcia é inadequado para todos.Alguém confia neles ? Como essa discussão será muito mais linchamento do que julgamento, minha previsão será dada só no final da tarde, quando o HC será negado com desnecessidade do voto dA presedentE, e por um placar superior a 6 x 4. Difícil de prever é o que vai acontecer em seguida.

  19. bom post.

    Bom post do Rodrigo. Gostaria de ve-lo por aqui mais vezes.

    Estou dando uma passada nas materias postadas ontem e hoje e vejo que tem muita coisa para não perder.

    Continue assim e cada vez me convenço que não preciso dos jornalões e revistonas.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador