Como o Ministro Cardozo (não) agiu no golpe do TCM contra Erundina

Na sua gestão de prefeita de São Paulo, Luiza Erundina foi alvo de uma tentativa de golpe perpetrada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). Em tudo igual ao jogo das pedaladas.

O TCM acusou Erundina de supostas irregularidades que, na verdade, eram práticas adotadas por todos os prefeitos que a antecederam. A prefeita recorreu então ao seu Secretário mais habilitado para o tema, o jovem e brilhante advogado José Eduardo Cardozo.

Cardozo passou dias elocubrando teses jurídicas a dez por hora, enquanto a conspiração marchava a mil por hora. Foi quando a fiel assessora de Erundina, Muna Zein, rodou a baiana.

Convocou uma manifestação na Câmara Municipal em reação contra o golpe. Cardozo reagiu, julgando que a manifestação iria piorar a posição de Erundina no TCM, como se o Tribunal fosse composto por notáveis homens públicos, puros e isentos.

Lembro-me até hoje. Pilotava o programa Dinheiro Vivo, na TV Gazeta, voltado exclusivamente para o mundo empresarial. Lá mesmo ecoei a indignação contra o golpe do TCM.

No dia seguinte, a convocação de Mona tinha atraído à Câmara 5 mil pessoas incluindo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Mário Amato.

Encontrei-me com ele por aqueles dias e perguntei a razão do gesto. E ele:

— Como vamos permitir, em plena redemocratização uma baixaria dessa contra a nossa prefeita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  O envenenamento da política cobra seu preço, por Henrique Matthiesen

30 comentários

    • rs………………essa Vânia, viche Maria…………………

      que danadinha

      rs contínuos………………………mas acrescente 4 letras e fica acomodar o bebê no berço

      vamos ver no que dará e deu no que deu como dado

      • gosto de brincar com as palavras assim…

        aprendi tudo muito rápido, educandário Pitágoras, e a ler, num livro que achei, sozinho

        de gramática nunca saquei nada, é matemática

        comigo não tem disso não, regras

        ou é zero ou é um………………………..lápis, papel, dedos, teclados, cuca

        uma vez quase acertaram com um filme ridículo, uma esfera…………………………… como teclado

        às vezes espaço

        no momento estou bem, sossegado

          • Peregrino, tenho uma gravação de música de povos da Polinésia

            em breve, aprenderei a levar pro youtubee porei um link no MUltimídia do Dia. Obtive cópia depois de ter ouvido a maravilha na rádio, programa Cantares dos Povos, Porto Alegre, Rádio Cultura, da mesma Fundação da TV-E.

          • bom dia, NICKNAME…

            peço desculpas pela demora na resposta

            é que ontem me desliguei e só voltei hoje

            faz isso sim, mostra pra gente, pois são sempre bonitas, por surpreendentes e interessantes

            muitos vezes têm vários significados,

            mas que os povos ditos civilizados moldam de acordo com o que pretendem fazer com eles

            este que cologuei, por exemplo, tem pelo menos 5 siginificados, indo da alegria à tristeza, o que, cá pra nós, o povo civilizado adora moldar como violência, felicidade ou infelicidade

            nada a ver, tento crer, pois a alegria pode vir até do encontro de um ente querido desaparecido, por exemplo, voltando morto ou vivo…………………………………….vida e morte, ou zero ou um

            aquele abraço colega

            sei muito bem que és um daqueles que sabem aproveirar muito bem tudo da vida, vendo mais o tudo que há de bom e bonito, mas não em um ou no outro, no espaço que hemos de entender um dia como sendo o melhor que temos a fazer neste plano

            às vezes devemos “espaçar” sim, melhor seria sempre……………………………

            é aí que está o segredo de tudo, o princípio

            ciência entendeu tudo errado acertamente, com dados que tinham na época, portanto, definindo e marcando, mas após já ter definido um começo e um fim

            ou seja, definiu o começo com princípios que ainda não existiam

            tente mudar agora, quase impossível entre ditos civilizados…………………..ou inconscientemente guiados?

            capacidade de nosso cérebro atual ainda é mínima, e é por isso que deitam e rolam com e nas nossas realidades

          • Oi, Peregrino,

            desconte se não sigo regras de etiquetas de intenetês.

            Não sei se vc viu uma postagem em que gilberto freyre (criticado principalmente por aqueles não não leram e releram, e tem alguams coisas que devem ser critcadas, vou ler algum dia o livro de Palhares-Burke que documenta contradições de G. Freyre, muito vaidoso, mas muito crítico sobre a aodração aa ciencia): naquele artigo de jornal antigo, ele escreveu artigos em jornal também, ele fazia uma critica aa fé da ciência. Há muitos mal entendiods sobre ciência, que é dinâmica, assim como o mundo civilizado ou nem tanto). Se quiseres te posto de novo pra ti).

            abraços. Aprecio muitíssimo tuas postagens.

  1. CPI dos correios

    Lembro dele e da Ideli Salvati na CPI dos correios. Falavam muita, muita bobagem. Incrivel ocuparem os cargos que ocupam.

  2. Meu querido Nassif,
     
    Até as

    Meu querido Nassif,

     

    Até as pedras sabem que cachorro morder um homem não é notícia, já homem morder um cachorro, é. Daí, nosso insigne Ministro Cardozo não ter feito nada, ou não fazer nada, não é notícia. Abraço.

  3. …pois é

    e até bem pouco circulavam ‘noticias’ da possível indicação ao STF. Caso evoluísse o disparate, seria o quê ? Toffoli 2, o eterno acadêmico dislumbrado ?

    • Não ofenda Toffoli, nem

      Não ofenda Toffoli, nem Dirceu. Você pode criticar Tofoli como quiser, mas não pode acusá-lo de  Bom Vivant. Nem o Dirceu é um autoritário desconectado, que se engana com qualquer oportunista simpático que fala o que ele quer ouvir.

  4. Eu fui.

    Eu estava presente na manifestação em frente a camara. 

    Quanto a Zeduardo, já falei dele aqui longamente, quando era assessor da vereadora  e jornalista Irede cardoso (PT) e nós, trabalhadores dos Correios instalamos no gabionete dela o Comando de Greve em maio de 1985.

    O cara não nos dava um bom dia, não perguntava se estávamos precisando de algo, coisa que os demais assessores, bem como a própria vereadora era sempre solícita.

    Para ele o comando de era um estorvo.

    Como ele conseguiu esconder esse seu passado de tanta gente por tanto tem é um grande mistério.

    A Dilma tem uma Mona? Tem, o Lula, mas o Lua ela não quer.

    • Conheço um rapaz, filho de

      Conheço um rapaz, filho de gente simples, que vive em uma zona distante do centro, mas, sempre tem boas casas nos bairros da cidade para ficar, em seus fins de semana. É convidado e muito bem recebido. As maes dos amigos o adoram, é educadissimo e extremamente gentil, é a companhia mais agradável que já conheci. Com ele em casa, me sentia com 20 anos e 50kg, tamanha  a delicadeza de seus elogios.

      Sempre o vejo no Face, em  viagens internacionais, com amigas mais velhas. Que eu saiba, nenhuma dessas mulheres, que adoram sua companhia, deu seus negócios para ele administrar e muito menos um Ministerio da Justiça.

      Não pensem mal das coroas, ele é gay.

       

  5. Só tenho uma pergunta:

    Porque ele continua empregado E no governo?

    A postura dele e do Mercadante é VERGONHOSA!

    Vão ao FHC, o Vingador, buscar proteção contra as operações que irão mandar pra cadeia TODOS os petistas quando (pausa para risadas hahahahhahahahaha) o PSDB voltar ao governo.

    Traídores! Têm o DNA do PMDB!

  6. Às vezes chego a pensar que a

    Às vezes chego a pensar que a cúpula do PT, particularmente a de São Paulo, trabalha para acabar com o partido e ferrar com o Lula.

    Senão, conhecendo os antecedentes políticos do Mercadante ( o aloprado da eleição de 2010) e agora fico sabendo do empenho (?) do Zé da Justiça no caso da Erundina, como é que esses dois foram parar e são mantidos em ministérios importantes do governo federal?

    Parece coisa de principiante.

  7. Cardozo inútil

    Ah! então ele tem um histórico de inércia ? A maior dúvida é : como uma ameba dessas se mantém como Ministro dsa Justiça de uma panela de pressão como o Brasil , com suas Lava Jato , Policia Federal política ,Procuradores psicóticos ?

  8. O ministro José da Justiça

    É sabido que a meta do José ministro Cardozo é ser indicado como um membro do STF.

    Trata-se de uma figura interessante. Tem a mania de se achar um galã, um boa pinta, um George Clooney ou um Richard Gere tupiniquim. É chegado a conquistador de balzaquianas, ainda mais quando aparece para mostrar os seus dotes pianísticos. Ademais, deleita-se em ser entrevistado em talk-shows, especialmente aquelas comandadas por jovens mulheres. Lindo !

    Isso lá o postura de Ministro da Justiça??

    Queria ver o Zé ministro ser entrevisto por alguém do porte de Oriana Fallaci ou Christiane Amanpour. Não passava da primeira pergunta!. Como aquela última do Fernando Henrique no Hard Talk da BBC, que achou que iria abafar (leia-se falar mal de Lula e do Brasil, as usual), mas acabou sendo abafado tão quanto uma calabreza defumada. 

     

    • Será que ele galanteou a

      Será que ele galanteou a Dilma? Porra, para manter um merda desse como ministro só galanteio pós-balzaquiano.

  9. Grande parte, mas grande

    Grande parte, mas grande parte da crise política que enfrentamos hoje é pela inércia desse triste personagem que ocupa uma das mais importantes, senão, a mais importante Ministério de um governo. Dilma teimosa vai até o fim e com ela destroi todo um sonho e esperança de um Brasil mais justo, mais eqüânime, mais completo.

  10. Decepção

    Lembro de ver o deputado Cardoso na cpi do mensalão, e ficava impressionado com suas abordagens consistentes e sempre muito pouco ou nada constestadas. Impressionava.

    Ilusão…..vendo sua inercia enquanto tudo e todos conspiram em alta velocidade, me vem uma indiscutível necessidade para que Dilma em algum momento venha a público dizer o porque de tanto apego a esse pseudo ministro.

    Vendo esse senhor dando tapinhas nas costas do revoltado, como bons vizinhos e amigos, enquanto um verdadeiro bando de idiotas o insultam destemperadamente,.me traz de volta as visões de Lula e Dilma defendendo a “liberdade da imprensa” em vários eventos dessa mesma mídia, que só não pedem que alguém os fusilem em praça pública porque lhes faltam ainda um pouco de culhões.

    Ainda deveremos ter uma explicação, mesmo que tardia.

     

  11. Bater em Cardozo

    É o segundo post que envio em relação a esta matéria. O primeiro, não sei, parece que se perdeu. Em ambos, lamento que se bata tanto em José Eduardo Cardozo neste espaço. Trazer de volta um fato acontecido há mais de uma década é demais.E querer culpar o ministro pela crise atual também. Se existe um grande culpado foi a presidente Dilma, em quem votei no 2º turno, mesmo consciente de seu cansaço físico. Ela  começou o 2º mandato sem nenhum plano imediato para assuntos que já eram relevantes em dezembro de 2014: as contas públicas, o INSS, o número excessivo de ministérios. Ela se atrapalhou mais ainda ao fazer seus conchavos políticos. Querer culpar Cardozo é injusto. 

  12. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome