Dilma e a novela da carta aos senadores e brasileiros, por Andrei Meireles

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Primeiro, a carta aos brasileiros, endereçada aos senadores para que dessem votos contrários ao impeachment, seria entregue por Dilma Rousseff quando da votação do processo na comissão especial. Não saiu, e Dilma tomou 14 votos a 5. Depois, ia sair antes do plenário decidir se acolheria ou não a denúncia relatada por Antonio Anastasia. Não saiu, e Dilma tomou 59 a 21. Agora que a carta já é classificada como não “essencial” por Lula, a presidente promete lançá-la na próxima semana. Será que ainda está dentro do prazo de validade? Dificilmente, aponta Andrei Meireles.

Por Andrei Meireles

Em Os Divergentes

A incrível dificuldade de Dilma de concluir sua carta de despedida

Desde que o processo de impeachment chegou ao Senado, há quatro meses, fala-se sobre a possibilidade de Dilma Rousseff escrever uma carta aos senadores. Ela tergiversou. Em 12 de maio, o plenário do Senado confirmou por 55 a 22 votos a  decisão da Câmara de admitir a denúncia contra a então presidente da República.

Diante de tamanha derrota, Dilma intensificou as conversas com senadores tidos como indecisos e  com os aliados que ainda lhe restam para colher opiniões e subsídios para a tal carta. Havia divergências sobre o que propor.

Uns defendiam a narrativa de que há um golpe parlamentar no país e insistiam que a mensagem fosse de denúncia e, de preferência, acenasse com mudanças na política econômica que adotou em seu segundo mandato. Nessa linha, estavam os dirigentes do PT e de organizações como o MST.

Os senadores argumentavam que a carta fosse propositiva, e defendesse a convocação de um plebiscito para decidir sobre a realização de novas eleições presidenciais. Alguns sem votos ainda não definidos, como o senador Cristovam Buarque, em reuniões com Dilma, defenderam essa e outras propostas voltadas para o futuro.

Como sempre, Dilma demorou a decidir.  Em meio a um tiroteio com o PT, ela chegou a anunciar a adesão à proposta de plebiscito. Irritado com a entrevista de Dilma em que atribuiu à cúpula petista a responsabilidade pelo ingresso de dinheiro sujo em seu caixa de campanha, o presidente do PT, Rui Falcão, deu o troco. Detonou a proposta de plebiscito.

A novela da carta tem vários capítulos. Em algum momento, anunciou-se que ela seria divulgada antes da votação na Comissão Especial do Impeachment. Não vingou. Para variar, Dilma tomou uma surra na comissão – 14 votos a 5.

Do Alvorada saiu a notícia de que, sem falta, a Carta aos Senadores viria a público às vésperas da votação do relatório da Comissão do Impeachment pelo plenário do Senado. Não chegou. A derrota ainda foi ainda mais acachapante: 59 votos a 21.

No entorno de Dilma diz-se, agora, que a carta será mais enxuta e, em sua enésima versão, sai do forno semana que vem. Entre os petistas, inclusive senadores, a avaliação é de que  perdeu o prazo de validade, não causará impacto e nem mudará voto algum. A história registra cartas de despedidas de presidentes dramáticas. Uma delas, a Carta Testamento de Getúlio Vargas,  divulgada após o seu suicídio, teve enorme impacto na política brasileira – um deles foi atrasar o golpe de verdade dado pelos militares em 1964.

Até entre antigos aliados de Dilma, a expectativa é de que sua carta entrará para a história como um documento menor, um gesto patético, sem nenhum significado político relevante. O próprio Lula, em reunião com parlamentares em Brasília, não lhe deu nenhuma importância. Disse que a carta não era “essencial”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilma é nosso Hamlet. Sempre

    Dilma é nosso Hamlet. Sempre em dúvida, sempre adiando a decisão. Há na peça um momento em que Hamlet poderia se vingar do tio, que tinha matado o seu pai e casada com sua mãe. Mas ele recua e a vingança só ocorre no final da peça e custando a vida da sua mãe, da mulher que o amava e do amigo e admirado Laertes. Dilma teve esse momento quando já era claro que o impeachment iria passar pelo congresso ( me lembro de um deputado falastraõ que dizia que Dilma tinha 200 votos! ) e ido em rede nacional e propondo que a única solução era haver outra eleição para presidente e que isso era permitido pela consitituição desde que ela e o vice renunciassem. Óbvio que Temer não iria dizer que não iria renunciar. Numa nova eleição, Lula teria chance de ser eleito – inda mais num segundo turno com Marina Silva. E evitaria que o que há de mais retrógrado da vida nacional recebesse de mão beijada, sem um voto, a presidência, gente que, por exemplo, sonha em acabar com o SUS. Dilma no mundo político está completamente só = o PT e Lula já lhe deram as costas. A sua honestidade comprovada ( a certeza de que não embolsou um centavo do estado, ao contrário dos milhões de um Cunha ) é, infelizmente,inversamente proporcional à sua habilidade política. É melancólico para ela e está sendo trágico para o país. 

  2. Dilma demorou muito tempo

    Dilma demorou muito tempo para entender que as coisas estavam caminhando para um golpe e agora é tarde! Seus acessores diretos não deram conta que os inimigos eram seus amigos, né Cardozo!

  3. Comentário

    A Dilma devia ter publicado a carta como melhor lhe aprouvesse.

    Esta carta não saiu até hoje por causa da oposição do PT e de alguns de seus aliados. Uma vergonha…

  4. Acho indispensável, como

    Acho indispensável, como eleitora que lhe entregou um voto. É a última (na verdade penúltima) chance de “falar” para a posteridade, visando também expor os GOLPISTAS. É golpe, e Cristovam Buarque que “morra com essa bucha dentro”, “golpista”.

    Paralelo às apelações, em tribunais internacionais, sonho com o Dr. Ulyssis que VARREU a ARENA (hoje DEM, PP, PPS) de norte a sul do país. RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA. 

  5. Louvável por tentar mostrar

    Louvável por tentar mostrar que está fazendo algo, mas como o artigo descreveu é tarde demais e para uma audiência (os senadores) aonde quase todos eles já foram comprados pelos conspiradores com o pacote de sempre (suborno, cargos, favores ou ameaça de violência) como é praxe em países de terceiro mundo. Vocês são um país realmente complicado para quem quer investir de forma honesta, vocês sabem?

  6. Irresponsável !!! Vargas se

    Irresponsável !!! Vargas se sacrificou para nos livrar dos entreguistas…

    Dilma está sacrificando o país inteiro para ser uma nova Joana D’Arc.

    Jesus, segundo a biblia e para quem acredita nela, se sacrificou para que todos fossem salvos…

    Dilma vai para o sacrificio para que ela sejaabsolvida e todos condenados.

  7. Nojo da política

    Dilma não quer voltar ao poder. A esta altura, deve estar rezando todas as noites para que nada saia errado na votação do impeachment, e ela possa voltar para casa como vítima.

    A política é uma vocação muito específica. Você não pode partir de uma verdade, ou daquilo que lhe parece ser a verdade. Tem que “construir” uma verdade compartilhada por um grupo de pessoas suficientemente grande para lhe dar sustentação no exercício do poder. Dilma não sabe fazer isso, não gosta de fazer isso e só gosta de quem faz isso caso esteja subordinada a essa pessoa. Foi assim com Brizola. Foi assim com Lula. Se não está subordinada ao político, Dilma tem nojo da política (qualquer que seja ela) que esse político faz.

    Raramente um grande líder sabe escolher um sucessor à sua altura. Inconscientemente, não quer sombra. Não quer alguém que possa empalidecer sua figura, afirmando-se com força. Lula errou ao escolher ministros do Supremo, mas errou sobretudo quando escolheu Dilma Rousseff para sucedê-lo. Achou que seria um erro inócuo, que conseguiria conduzi-la, esquecendo-se que, não sendo mais subordinada a ele, toda e qualquer movimento político que ele fizesse seria visto por ela com desconfiança, com desdém, com nojo. 

    Há momentos na vida em que é fundamental saber dizer “não”. É o que Dilma Rousseff deveria ter dito a Lula quando foi convidada para sucedê-lo. Continuou atuando na presidência como atuava antes, esquecendo-se de que não havia mais ninguém acima dela fazendo o trabalho necessário que ela não sabe nem gosta de fazer.

    Ainda bem que a cobiça dos tucanos acabou pondo todos nessa nau dos incensatos comandada por Michel Temer. A economia não vai se recuperar (vejam o que o André Araújo escreveu a respeito). Se formos sábios, passaremos os próximos dois anos fazendo contas e formulando um programa alternativo a esse dotado de consistência e, acima de tudo, factível. Será fácil voltar ao poder, se tudo continuar assim. O problema é saber o que fazer a partir do momento em que estivermos novamente lá. 

    1. Não tenho “nojo da politica”,

      Não tenho “nojo da politica”, mas tenho nojo, muito nojo, de eduardo cunha, dos 200 picaretas comprados por ele, da marta suplicy, do temer, do juca, do eduardo paes, do serra, do aecio, do aluisio nunes e por ai vai.

      Politica assim é nojenta mesmo, podre, fedida.

      Ela caiu, mas contribuindo para deixar a bola na marca do penalti para o Brasil, se quiser, promover uma limpeza nesta privada.

      Se eles continuarem, vamos distribuir as responsabilidades a todos os brasileiros, não so a ela.

    2. Atento ao comentário de de

      Atento ao comentário de de João Virgilio Gallerani Cuter,12/08/2016 às 11:40.Concordo com tudo que você anota a respeito de nossa Presidenta.Tem um porém.Por que ela não disse antes que o odor era insuportavel,principalmente no segundo mandato,quando gritou para quem quisse ouvir,daqui não saio,daqui ninguem me tira.Pergunte ao nobre editor,se ele não ouviu algo semelhante.

  8. Tem coisas que custo a

    Tem coisas que custo a entender,mesmo atento aos dizeres de Papai, de que inteligencia não se herda,e cultura não é montepio.Postei ontem que a nossa Presidenta ou está adiantada de menos ou atrasada de mais.Não teve plateia.Hoje Andrei Meireles escreve,vamos por assim dizer,quase a mesma coisa,com o titulo do post em letras garrafais.Não quero nem acreditar que tenha sido pelo “quase”.

  9. “Até entre antigos aliados de

    “Até entre antigos aliados de Dilma, a expectativa é de que sua carta entrará para a história como um documento menor, um gesto patético, sem nenhum significado político relevante.”

     

    Duvido, duvido,duvido.

    Nunca houve pessoa mais injustiçada no pais que a presidente Dilma.

    Recentemente, ate o Nassif classificou seu governo como desastroso.

    Tenho lido comentarios de pessoas, que se apresentam como progressistas, a chamando de covarde e a responsabilizando por todas as mazelas da nação.

    A presidente em muitos aspectos falhou, como qualquer outro lider na historia, mas devido muito mais as dificuldades que encontrou de que por falta de coragem ou incompetencia.

    Na verdade a sua maior fraqueza esta na sua propria seriedade, tendo que gerir um pais dominado por pilantras de todas as naturezas.

    Muitos aqui a culpam por “falta de dialogo”, como se fosse possivel “dialogar” com o Eduardo Cunha e os “200” deputados que ele comprou.

    Vamos aguardar o que a “historia ira mostrar”.

    O tempo, em geral corrige enganos que as emoções do presente provocam.

    Se essa maxima ocorrer, poderemos no futuro sermos mais justos e gratos com uma mulher que lutou muito por um destino melhor para o pais.

    Ficou mais facil  culpar a presidente pelas dificuldades do presente de que a esquerda encontrar as suas proprias fragilidades.

    Comete assim um grande engano e perde a oportunidade para corrigir seus erros, que a derrota proporciona.

    Dilma teve que governar com martas suplicys, com eduardos cunha, com “400 picaretas”, com temers, contra todos os meios de comunicação, contra os novos messianicos da “justiça”, contra sua propria policia, contra um empresariado que tem como lider um skaf, contra interesse das grandes potencias, contra a falta de apoio de seu proprio partido.

    Não tenho a menor relação particular com seu governo. Os que acompanham, por aqui, comentarios fui um frequente critico de sua politica para a cultura e comunicação, porem reconheço nela uma pessoa de grande fibra, coragem, honestidade, seriedade e principios.

    Se a historia não errar nos mostrara isso.

    Seu governo errou, mas acertou em  aspectos que so uma guerreira como ela poderia conseguir.

    Tenho certeza que a manifestação de sua despedida estara na altura de suas virtudes e, como Getulio Vargas, saira  apontando as verdades, atacando e incomodando nossos inimigos por muito tempo.

      1. Não nos esqueçamos  nunca das

        Não nos esqueçamos  nunca das gravações de Sérgio Machado conversando com Sarney:  “ Ela (Dilma) não faz nada (para parar a Lava Jato) porque ela não tem rabo preso.”

        Realmente, não tem.  Dilma teve sua vida vasculhada no passado e mais ainda nos dias atuais e, nada, absolutamente nada encontraram contra ela.
        Se tem alguém que dedicou sua vida ao país, foi ela!

        1. Assino embaixo nesse,vamos

          Assino embaixo nesse,vamos por assim dizer,endeusamento da nossa Presidenta.Fiz ate um comentario um pouco menos endeusado sobre ela.Eu e os meus porem.Falo de um inseto que vive a rondar os Palacios da vida,e nenhuma inseticida conseguiu extermina-la.Refiro-me a uma tal de “mosca azul”.Do primeiro para o segundo mandato picou nossa Presidenta.Ate hoje nao tenho conhecimento de quem dela foi vitima,tenha sobrevivido.

    1. Dilma é o próprio

      Dilma é o próprio anti-cristo. Antes de me chamarem de alucinado e extremista, não falo que ela é nefasta como o ser descrito no livro do apocalipse, mas falo da trajetória dela…

      Jesus Cristo, ao menos segundo a Bíblia, se sacrificou para estender o pecado aos homens e permitir que fóssemos salvo. Não tentou fugir, teve até um pouco de medo, mas enfrentou o seu destino com coragem e dignidade.

      Assim como Cristo, Dilma foi como um boizinho para o abate… Não tentou se salvar (As tentativas foram tão ridículas que para mim ficam claro que ela jamais pensou em voltar), mas ao contrário de Cristo, que foi para o sacríficio para que fóssemos salvos, Dilma foi para o abate por um motivo infinitamente menos nobre, preservar sua biografia !!! Não é para nossa salvação que ela se oferece para ser imolada, e sim, para salvar a própria biografia, mesmo sabendo que está entregando nossas riquezas, nossos direitos trabalhistas, e o futuro do país no lixo. Arremessando milhões de volta a pobreza. Nada disso tem importância perto da Biografia dela !!!

      Criticam Getúlio, mas Getúlio se matou para nos livrar dos entreguistas, e nos livrou por 10 anos. Dilma se orgulhava de não se matar nem renunciar, mas sua resistência só serviu para expor os bandidos, o que é muito pouco no novo Brasil, onde ser bandido é motivo de orgulho e não dá cadeia… Na prática, Dilma trocou o futuro dos Brasileiros pela sua biografia.

  10. Dilma….

    Dilma, a esquerda covarde e traidora lhe abandonou. Não lhe propiciou alternativas. Era o bolivarianismo infundado de um lado ou o entreguismo de incompetentes vendilhões da patria de outro. Nada disto serve para você, muito menos ao país. Poucos te compreenderam. Os mesmos poucos que tem visão e possibilidades concretas para o país como Katia Abreu, Requião ou Gleisi. Incomodada pelas investidas de Lewandowski, de ampliar a nababesca carreira juridica publica e alargar a distancia entre a Corte, a Casa Grande e a senzala, deu-lhe às costas. Os golpistas agradaram-lhe na 1.a chance. Abandonada por movimento sociais como os “Sem Terra”, que mesmo recebendo um estado do PR em áreas desapropriadas, não mudou a realidade agrária, nem a fixação da população rural, muito menos a produção agropecuária do país. Mas continuam a exigir as mesma condições mesmo apresentando resultados medíocres. Um país inviável produzido por um sistema politico-público inviável está a derrubando. Mas poucos sairão desta situação de cabeça erguida. Uma delas será a Presidenta da República. 

  11. honesta, competente administradora, incompetente politicamente

    Até onde li, e li muito, Dilma parece ser de uma honestidade e boa intenção pra com o país e o povo à toda prova.

    Como dirigente, administradora pública, de estatais e mesma ministra em cargos técnicos foi muito bem, coma Petrobrás em pleno cresciemnto em sua gestão. mas como política, negociadora, política, agente política ela é , infelizmente, horrível, péssima, incompetente ao extremo. Até mesmo por ser tanto arrogante e ditatorial (como muitos já a descreveram), como também por não ter traquejo mínimo pra negociar ou saber quando ser dura.

    Porque foi tão mole rpa peitara globo, o empresariado e as propostas do ex-minstro da economia? Porque, já que não quis ser esquerdista e combativa desde o começo, porque então não negociou melhor com o pmdb e o centrão pra manter o pais no caminho do cresciemtno, ainda que lento?

    Incompetente pra negociar o fim do impechment, incomeptente até pra fazer uam carta pra unir a esquerda e os indecisos. E, repito, se a questão era ser integra, então porque um ministro como tombini, todas as medidas direitistas do começo do governo, todos os acordos com o pmdb? A integridade nãoe ra como país, com as necessidades do país, com o ideal da q esquerda, era integra só com as idéias e objeitvos particulares que ela gostava ou não?

    Dilma foi a mais incompetente presidente da história do país. Não bastou toda a honestidade a quem não tem o menor jeito com política. Nem dá pra culpar Lula pela escolha. E quem mais? Zé Dirceu e Palocci foram queimados, Mercadante é anda  ais incompetente, Marian Silva é uma hipócrita que ama mais o verde dos dólares que da natureza. Quem m asi o lula tinha pra escolher, com chances reais de crescer e ser seu sucessor?

     

    Taçvez o grande problema do Brasil seja a absouta ausencia de nomes, pessaos, líderes e estadistas pra nos guiar pra algum lado. lula é o único mas vão dar um jeito de cassá-lo. E, se isso não bastar, sempre existe um envenenamentozinho, um acidentezinho, né…

  12. honesta, competente administradora, incompetente politicamente

    Até onde li, e li muito, Dilma parece ser de uma honestidade e boa intenção pra com o país e o povo à toda prova.

    Como dirigente, administradora pública, de estatais e mesma ministra em cargos técnicos foi muito bem, coma Petrobrás em pleno cresciemnto em sua gestão. mas como política, negociadora, política, agente política ela é , infelizmente, horrível, péssima, incompetente ao extremo. Até mesmo por ser tanto arrogante e ditatorial (como muitos já a descreveram), como também por não ter traquejo mínimo pra negociar ou saber quando ser dura.

    Porque foi tão mole rpa peitara globo, o empresariado e as propostas do ex-minstro da economia? Porque, já que não quis ser esquerdista e combativa desde o começo, porque então não negociou melhor com o pmdb e o centrão pra manter o pais no caminho do cresciemtno, ainda que lento?

    Incompetente pra negociar o fim do impechment, incomeptente até pra fazer uam carta pra unir a esquerda e os indecisos. E, repito, se a questão era ser integra, então porque um ministro como tombini, todas as medidas direitistas do começo do governo, todos os acordos com o pmdb? A integridade nãoe ra como país, com as necessidades do país, com o ideal da q esquerda, era integra só com as idéias e objeitvos particulares que ela gostava ou não?

    Dilma foi a mais incompetente presidente da história do país. Não bastou toda a honestidade a quem não tem o menor jeito com política. Nem dá pra culpar Lula pela escolha. E quem mais? Zé Dirceu e Palocci foram queimados, Mercadante é anda  ais incompetente, Marian Silva é uma hipócrita que ama mais o verde dos dólares que da natureza. Quem m asi o lula tinha pra escolher, com chances reais de crescer e ser seu sucessor?

     

    Taçvez o grande problema do Brasil seja a absouta ausencia de nomes, pessaos, líderes e estadistas pra nos guiar pra algum lado. lula é o único mas vão dar um jeito de cassá-lo. E, se isso não bastar, sempre existe um envenenamentozinho, um acidentezinho, né…

  13. Dilma foi o maior acerto

    Dilma foi o maior acerto ético de Lula e o seu maior erro político. Se esquecermos as babaquices que os coxinhas escrevem contra ela e a vermos como ela realmente é, o que vemos na verdade é uma pessoa extremamente zelosa da coisa pública que só se compara com  sua incapacidade de se flexionar. Expico; flexionar no sentido de ouvir o contaditório, ver auternativas e buscar soluções conciliatorias. Teima no erro e não aceita tomar atitudes diferentes daquilo que se propõe a fazer. O exemplo cabal da sua teimosia chama-se José Eduardo Cardozo. como pode uma camarada como esse continuar sendo o principal conselheiro da presidenta depois de tudo o que fez, ou menhor, não fez?  E pessoalmente, acho que a principal vítima dessa teimosia toda chama-se Luiz Inácio Lula da silva. Esntregou uma presidência com oitenta e cinco por cento de popularidade e hoje luta praticamente sozinho. Porque sinceramente não vejo ninguém falar por ele, lutar por ele, dar apoio público, contra uma perseguição que só se tornou possível, entre outras coisa, graças a inaçao ddo zé da justiça en relação aos sabotadores da pátria de curitiba. Desculpem o desabafo, mas falei.

  14. A NOVELA DA CARTA

    A NOVELA DA CARTA

    Diz que a carta começa assim: “No que se refere”.

    E termina assim:

    ”Eu bato o portão sem fazer alarde

    Eu levo a carteira de identidade

    Uma saideira, muita saudade

    E a leve impressão de que já vou tarde.”

    Jamais apoiei o impeachment da infeliz; porém, nesta altura do campeonato, cartinha melodramática pra senador é paupérrimo recurso novelesco – na grade de programação do Espetáculo vai dar traços.

    Sugiro algo igualmente batido mas que sempre funciona.

    Saca só.

    …Dilma chega pra Temer e declara solene: “Michel, eu nunca lhe disse isso, mas você é meu filho. Eu sou sua verdadeira mãe.

    “Temer: Mãe?!!!Então quem é meu pai?!”

    “Dilma: Você nunca desconfiou de seu sobrenome? Lulia…”

    “Temer: É ele?!!!- Não!Não! Eu não posso acreditar!”

    “Então, Dilma abre uma pasta no seu famoso lepitópi e mostra as provas incontestes dessa afeição paterna:

    “Em carta lida pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, na Convenção Nacional do PMDB realizada neste sábado em um hotel em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a “sólida coalizão de governo” formada pelos dois partidos que realizaram no país “uma verdadeira revolução democrática”. Lula elogiou o papel do vice-presidente Michel Temer, que tem cumprido papel particularmente significativo” no governo Dilma Roussef.”

    http://www.valor.com.br/politica/3029022/lula-elogia-temer-e-destaca-coalizao-pt-pmdb

    “Em conversas reservadas, o ex-presidente Lula avalia que Michel Temer tem chance de fazer um governo melhor do que Dilma Rousseff. E pensa assim por uma razão simples: Temer terá Henrique Meirelles na Fazenda, justamente o ministro que o ex-presidente tantas vezes recomendou a Dilma.”

    http://www.blogdokennedy.com.br/lula-ve-chance-de-temer-governar-melhor-que-dilma/

    “O colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, revelou, neste domingo (10/7), uma confidência do ex-presidente Lula, que deve causar mal-estar na cúpula do Partido dos Trabalhadores.

    Segundo o jornalista, em conversa com um aliado na última semana o petista teria dito que “Temer está fazendo tudo certo na economia”.

    “Quanto à Dilma, Lula não mudou de opinião. Reclamou — e muito — de sua sucessora”, finaliza Lauro Jardim.”

    http://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/critico-de-dilma-lula-elogia-medidas-economicas-de-temer-70368/

    ………………………………………………………….

    Vejam o carinho que uma mãe e um pai têm por um filho:

    https://www.youtube.com/watch?v=dTc_8j_57iM

    Quanta ingratidão…

    1. ““Em conversas reservadas, o

      ““Em conversas reservadas, o ex-presidente Lula avalia que Michel Temer tem chance de fazer um governo melhor do que Dilma Rousseff.”

       

      E tem mais, “em conversas reservadas” o ex presidente Lula declarou tambem que nas ultimas eleições votou no aecio.

      Disse ainda que pretende dedicar o seu voto para prefeito de SP ao joão doria, por qualifica-lo como o candidato mais preparado e experiente.

      Pois é Agincourt, lendo o Lauro Jardim é que a gente sabe das coisas.

       

      1. criptotucano

        “que nas últimas eleições votou no Aécio.”

        Rapaz…Dessa eu não sabia.

        Eu sabia que ele tinha mantido o Dimas Toledo na diretoria de Furnas, por indicação do Menino do Rio.

        Deu aqui mesmo no GGN:

        “Desta vez, contudo, o lobista Fernando Moura recuperou o caso de Furnas e disse que a estatal era controlada pelo tucano, durante o governo do ex-presidente Lula, e que o esquema de corrupção se assemelhava ao instalado na Petrobras. “É um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio”, revelou ao juiz Sergio Moro.”

        https://jornalggn.com.br/noticia/delator-afirma-que-um-terco-da-propina-de-furnas-era-para-aecio-neves

        Enfim: de que não se ri o Diabo?

        Antonio, mas, pensando bem, sua bombástica revelação é a peça que faltava no quebra-cabeça: Lula é um criptotucano.

  15. O que mudaria essa carta no

    O que mudaria essa carta no frigir do ovos? Nada. Tudo já foi decidido previamente. O que esperar de Cristovam Buarque e Cia.? Talvez Dilma pense nessa direção, dai a demora. Eu pessoalmente tenho a seguinte oipinião: Dilma dê uma BANANA bem grande para os senadores, deputados para o STF, o PGR o TCU e a mídia, vocêe fez sua parte. Deixe os golpistas e seus asseclas seguirem em frente. Vá para Porto Alegre curtir sua vida e seu neto e tchau!

  16.  
    É inacreditável como o

     

    É inacreditável como o discurso dos vitoriosos – mesmo que a vitória tenha sido de canalhas, bandidos e criminosos – ganha aceitação e relevância enquanto que os atos dos que lutaram bravamente para defender direitos universais servem ao deboche.

    Merecemos! E talvez muito se justifique por isso.

    1. A diferença entre homens e porcos

      Em momentos de crises agudas é que se separa o joio do trigo. Da parte dos golpistas não há que se esperar gestos de grande envergadura ou discursos razoáveis. 

      O pior, e aí entra a questão da diferença entre homens e porcos, é ver gente que supostamente se diz de esquerda e que comemora a desgraça do golpe de estado postando desenhozinhos e memes que muito bem poderiam ter sido feitos e postados por gente como Bolsonaro, Cunha ou Feliciano, entre outros detritos humanos que perambulam pelas ruas. 

      Alguém que se diz de esquerda e que ao invés de denunciar o golpe de estado ainda se dá ao trabalho de escarnecer contra a legítima presidenta eleita, fazendo desenhozinhos de quinta categoria e postando memes imbecis, definitivamente se encaixa na categoria dos porcos. Dos porcos que se juntam aos cães que desfecharam o golpe de estado.

      Temos um exemplo disso aqui mesmo nessa postagem, logo mais abaixo. 

      Temos um exemplo disso, logo mais abaixo, onde um ser abjeto comemora um golpe de estado que irá desgraçar o país por duas décadas fazendo desenhozinhos e memes imprestáveis que ele deve ter copiado do site do MBL ou do Revoltados On Line. 

  17. Dilma, manda esses filhos da

    Dilma, manda esses filhos da puta que sabem tudo, vivem cagando regras e sujestões, tomar naquele lugar e vai viver tua vida, se possível longe deste país de bosta, de gente de quinta e última categoria, bandidos, ladrões, que tomaram de assalto todas as instituições públicas do Brasil e que nem posarem de vestais estão mais preocupados em fazê-lo, despindo-se de toda e qualquer dignidade ou pudor.

  18. Isso aqui é uma piada

    O PT teve uma excelente chance de virar no senado. A votação de admissibilidade só passou por 2 votos. Antes daquela votação era a hora de soltar a carta.Nunca vi um golpe tão atrapalhado. Se não fosse a participação do judiciario, esse golpe nem teria dado certo. Bem, de qualquer forma, a atual situação é extremamente intrigante. 

    O governo Temer é a completa antitese do que os manifestantes pediram nas jornadas de junho, em todos os sentidos. Eles pediram mais garantias de cumprimento de seus direitos sociais, Temer esta desmontando. Eles pediram menos corrupção e maior participação politica da população. Temer fechou a porta na cara do povo e esta incrementando a corrupção.

    Agora, vamos  celebrar o caos e ver o pato sendo pago. Vamos ver se a população irá continuar a cair na narrativa da globo. O brasileiro sempre me impressiona pela burrice e conivencia com os opressores. Vamos ver até onde isso vai.

  19. Respondendo aos varios

    Respondendo aos varios comentarios acusando, inacreditavelmente, a presidente Dilma de covardia e falta de flexibilidade, digo que, nas atuais circunstancias politicas, a unica solução para o seu governo ou para qualquer outro obrigado a governar com esse congresso seria fecha-lo.

    Mas precisaria para tal atitude da “coragem” de seus aliados,  inclusive da valentia dos comentaristas “progressistas”que aqui a atacam .

    A situação ficaria feia e creio que muitos que a acusam de covardia fugiriam da raia.

    Quanto a sua “falta de flexibilidade politica” desafio aos que a acusam tentarem falar o mesmo para a senadora Katia Abreu, ou para a dona do magazine Luiza, figuras notorias e naturais da direita.

    Alias, a senadora Katia Abreu, que muito erradamente ataquei, é uma das que mais defende a presidente Dilma, prova de que ela não é tão inflexivel assim.

    Talvez os que a acusam gostariam que a presidente orientasse o seu partido a salvar o eduardo cunha naquela comissão de etica.

  20. A dilma caiu por seus

    A dilma caiu por seus próprios (de)méritos. Nenhum governante se aguenta orientado por mercadante e o sempre zé cardozo. Nada fizeram quando as instituições aniquilavam injustamente Genoíno e Dirceu. De novo estavam deixando Lula ir pro abate.

    E ainda por cima vinham com conversa mole de controle remoto, mídia técnica e etc…

    Agora é começar de novo. Se livrar desse encosto : dilma e os dois escudeiros. E a luta continua.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador