O cerco se desmoraliza, por Jandira Feghali

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
O cerco se desmoraliza, por Jandira Feghali
 
As capitais brasileiras pulsaram democracia no último dia 18. Emoção, alegria e, principalmente, respeito ao Estado democrático de Direito, tomaram as ruas de nossas cidades. Foi em paz que milhares de brasileiros mostraram que não aceitarão rupturas institucionais ou se intimidarão frente a onda fascista que pretende derrubar um governo legitimamente eleito pela maioria. A cada dia, cresce no seio do país o sentimento de luta contra o golpe alimentado pela intolerância, a grande mídia e aqueles que pretendem chegar ao poder a qualquer custo.
 
Nos últimos dias, inúmeros artistas se insurgiram, com coragem e altivez, contra arbitrariedades cometidas. Além deles, nossa juventude e os movimentos sociais e culturais da periferia também se posicionaram, em vídeos gravados ou presentes nos atos da Frente Brasil Popular. A classe artística se somou ao coro de defesa de nossa democracia. Atores, grupos de dança, bandas, cineastas, professores e escritores, perfilados em diversos momentos. Um desses, na Fundição Progresso, no Rio, reuniu nomes como Gregório Duvivier, Renata Sorrah e Elisa Lucinda.

 
Diferente de 1992, com Collor, não há consenso no país sobre o impeachment de Dilma. E não há porque não existe uma prova sequer de que tenha cometido crime. Não há porque a sociedade não aceitará derrubar um Governo em função de crises, dificuldades econômicas ou insatisfações. É preciso respeitar o voto de 54 milhões de brasileiros que optaram em 2014 por este projeto.
 
As evidências do golpe surgem a todo instante. Na Comissão do Impeachment, da qual faço parte pelo PCdoB, conseguimos impedir uma manibra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que tentou  aditar denúncias com delações sem provas para reforçar o pedido de afastamento da presidente Dilma. Logo ele, réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no Supremo Tribunal Federal.
 
Poucos sabem que o que se debate na Comissão é a edição de seis decretos orçamentários, para os quais não se acha um só argumento para que se enquadre a presidente em crime de responsabilidade.
 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mesmo dividida, tentou fechar apoio ao golpe, numa espécie de releitura de 1964. Mas é preciso registrar que milhares de advogados ergueram suas vozes contra essa postura. Nas últimas semanas, até conselheiros antigos pediram desfiliação da entidade.
 
O cerco está se desmoralizando. Dentro do Parlamento, com tantas ilegalidades, nas ruas, onde a sociedade se torna mais consciente no papel da Grande Mídia – principalmente a TV Globo – de criar um clima artificial de instabilidade, e no Judiciário, onde o ministro Teori Zavascki desautorizou o juiz Sergio Moro na condução arbitrária e repleta de ilegalidades, como a divulgação dos grampos envolvendo a presidenta Dilma.
 
Está mais claro que nunca que é preciso defender a democracia e o Estado Democrático de Direito. É preciso unir todos os progressistas, democratas e defensores da liberdade. Qualquer tentativa de impeachment nas condições postas é uma clara ruptura de nosso processo democrático. E a sociedade sabe disso.
 
¹Médica e deputada federal (PCdoB/RJ)
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Impeachment

    Saimos com força dia 18 e sairemos novamente dia 31. Estarei lá apoiando a democracia e o projeto Brasil que este governo tenta, com extrema dificuldade, prosseguir.

     

    Não podemos deixar tudo o que conseguimos com árdua luta ir por água abaixo. A oposição não tem outro projeto para o Brasil senão entregar nossas riquezas e tornar este país um satélite, uma fonte de exploração e humilhação do capital internacional.

     

    Vamos às ruas e para à luta, caso necessário.

  2. Tem muita voz para ecoar,

    Tem muita voz para ecoar, exceto a da Jandira. 

    Estou contra o Golpe, fui à Paulista, ao Largo, acompanhei à distância o TUCA, os estudantes de Direito da PUC e Mackenzie, as manifestações no RJ e NE. Tenho lido e repercutido o quanto posso os argumentos dos nossos melhores juristas, do Bandeira, do Badaró, Comparato, Serrano, Shecaira, e tantos outros, além de um outro jornalista que dê uma opinião consistente. Li e ouvi todos os documentos jurídicos, desde o depoimento na PF em que a Jandira queria entrar, até os grampos, decisões em MS e HC, para poder opinar sobre as coisas com consistência e ajudar a rebater a nuvem golpista que se formou.

    Mas como servidor do Judiciário, menos de 6 meses depois da Jandira se unir descaradamente ao PT do Delcídio contra os trabalhadores, para fazer o que nos fez, e vir agora com esse discursinho de defensora da legalidade, menos de 06 meses depois de o Renan encerrar a votação da derrubada do veto na reunião conjunta do Congresso Nacional antes da hora, na cara dela, e da Dilma tesourar a autonomia financeira do Judiciário, não junto com a Jandira para defender sequer o Dalai Lama, quanto mais o Estado de Direito mambembe do Brasil. Que autoridade vai ter a Jandira para se pronunciar se os golpistas resolverem encerrar a sessão no Congresso antes do cômputo dos votos dos legalistas?

    Há vozes melhores à esquerda, começando pelo Randolfe, atingindo o ápice da Erundina, terminando pelo Paim e Genro. Se for para despontar uma Jandira como líder depois dessa névoa, que a gente fique no inverno. Que vista a toga da legalidade quem sempre foi legalista, e a Dilma o é. Quando escorregou foi diante das grandes decisões que o cargo impõe. A deputada Jandira é legalista-democrata de ocasião.

  3. Avante!…

    A Lava Jato era e é a motivação básica dos “inconformados” com o resultado da Eleição. Estão atolados até o pescoço no Esquemão de propinas pagas pelas empresas que prestam serviços para a Petrobras.

    Queriam um perfeito bode expiatório e depois Operação Abafa!…

    A Lava Jato tem que seguir sem esses procuradores e juiz ilegais e golpistas.

    A seletividade ruiu e a casa caiu. A farsa está desmontada!…

     

    Às ruas dia 31!…

     

  4. Precisamos de Informação

    Nossa participação em atos, passeatas, conversas informais no trabalho, escola, família etc. é fundamental.

    Porém, precisamos de informação para uma ação democrática no campo econômico. 

    As empresas que anunciam na Veja, Época, Globo estão sustentando financeiramente a publicidade golpista. Os jornalistas da internet precisam nos informar quais são essas empresas para que possamos iniciar um gigantesco boicote no consumo de seus produtos.

    Isso é urgente !

  5. Discordo

    Discordo da nobre deputada: No caso do collor ele restou isolado e no de agora, Dilma está isolada em Brasília, mas abraçada por muitos brasileiros. Collor se viu defronte a esquerda , a direita e a globo e Dilma ainda tem a esquerda , o povão a seu favor. Por isto ainda não caiu e talvez nem caia. Collor er aum caso perdido. As provas, no entanto , no final , também o abolveram.

  6. E o PGR ?

    Está esperando o que para enquadrar o Cunha ? Ele é um dos culpados e jamais será perdoado se acontecer o golpe. Mentiroso , disse “que o pau que dá em Chico tb dará em Francisco. Não é o que estamos vendo. Será considerado um vendido.

    1. O Janot não pode fazer mais

      O Janot não pode fazer mais nada.

      Ele já denunciou várias vezes o Cunha ao STF.

      O STF por sua vez também não, pois o Cunha é presidente da câmara, um dos braços dos três poderes

      Só quem pode defenestrar esse diabo é o conselho de ética e depois a câmara.

      Ele sabe e joga com isso.

      Ele só perderá força de luta se a mulher e a filha forem presas, aí ele desmonta.

      Mas por enquanto nenhum juízo se interessou pelas dondocas, até porque, elas não fazem parte dos 4ps.

      1. Gilson

        Presado Gilson.

        É somente uma pressãozinha a mais para o PGR. Mas quando as excelências querem, passam por cima de tudo, né?  É “cilada” para senadores serem presos e forçar uma delação premiada, é “prender” um ex presidente p/ “alvoroçar a mídia; grampos p/ a Presidente da República; é pedalinho dos netos , etc. Sempre, invariavelmente p/ prejudicar o governo e o PT. Faço a minha parte rsrsrs . Falando em rsrs, por onde andará o Leônidas ? Já estou saudosa dos comentários dele.

        Abração e uma “ótima ” semana para nós,  course !

  7. Sei não ! 
    Fico meio cabreiro

    Sei não ! 

    Fico meio cabreiro com o Moro, esse cara é meio porra louca.

    Ele ainda é capaz de aprontar alguma para levantar a bola da coxinhada.

    Eles não vão deixar isso barato, depois de dois anos de armação.

    Ele ainda é capaz de aprontar alguma !

  8. A AFIRMAÇÃO EXTERNA À CÂMERA TEM QUE SER VIGOROSA!

    A AFIRMAÇÃO EXTERNA À CÂMERA TEM QUE SER VIGOROSA!

    Por que na câmera é ou salva cunha ou Dilma!

    Infelizmente a OAB seguirá apresentando pedidos de abertura de impeachment e o cunha vai aceitar, quantas vezes for necessária, não só o cunha, mas os apoiadores do cunha que poderá ser quem o sucederá em caso de seu afastamento!

    Politicamente, não há salvação, POR ISSO A MOBILIZAÇÃO POPULAR PODE INTERFERIR NA OBSESSÃO DE QUEM REALMENTE QUER O IMPEACHMENT – os deputados apenas obedecem…

    Só a GRANDE MÍDIA pode parar o impeachment, e SOMENTE A GRANDE MAIORIA DO POVO PODE INTERFERIR NA VONTADE DA GRANDE MÍDIA!

    O governo golpista NÃO SOBREVIVERÁ SEM A GRANDE MÍDIA!

    Sem a mídia ruirá em PEDAÇOS!

    Os golpistas só chegaram até aqui por que  A GRANDE MÍDIA OS TROUXE! Eles não têm plataformas, nem verdades que sobrevivam à VERIFICAÇÕES SIMPLES!

    A manipulação da verdade os trouxe até aqui…

    A GRANDE MÍDIA TERÁ LUCROS ABSURDOS COM A CRISE!

    O nosso desespero e dor renderão BILHÕES PARA ELES!

    ESSE É UM CRIME GIGANTESCO!

    MENTIR, DESINFORMAR, ADULTERAR PARA LUCRAR!

    O PAIS COMERÁ NAS MÃOS DELES!

    É PRECISO ALERTAR A POPULAÇÃO CONTRA  AS INTENÇÕES DA MÍDIA!

    Basta ver quem se enriqueceu com a ditadura…

    E esse novo golpe pode DOBRAR A FORTUNA DELES…

    ANTES QUE HAJA DERRAMAMENTO DE SANGUE QUEM PODE EVITAR É A GRANDE MÍDIA!

    SÓ A GRANDE MOBILIZAÇÃO POPULAR VAI FAZER A GRANDE MÍDIA RECUAR!

     

  9. Paraty House

    Jandirá

     

    Leva o Lula pra Paraty House. Isso iria escancarar está parte mal contada da Lava Jato.

    A Globo precisa ser esposta. A imprensa, necessariamente, teria que noticiar. 

    As falcatruas da Globo precisam ser expostas.  Nada melhor que usar a Paraty House pra isso. Leva o Lula pra lah. Da uma entrevista lah para a imprensa na inalação e internacional.

    A Globo precisa passar a se defender. Paraty tem o potencial pra isso.

    #Lulavaipraparaty

     

    Abc

  10. Entrando em uma furada

    Faz tempo que Lula disse que no congresso existiam 300 picaretas. Porém, justamente no momento atual, em que tentam por todos os meios não ortodoxos incriminá-lo em qualquer coisa que sirva de pretexto para evitar a sua candidatura em 2018, surge a lista da Odebrecht com mais de nomes de corruptos que se somados aos nomes da lista de Furnas, da lista da operação Zelotes, da lista da operação Satiagraha, etc… poderia, talvez, duplicar os nomes já que muitos se repetem em muitas delas. Assim, não é de nos surpreender que todos esses picaretas, que se encontram espalhados nos diversos segmentos da república, estão se borrando de medo caso não consigam derrubar o governo de Dilma, que é o verdadeiro caçador de corruptos. Em primeiro lugar porque, é claro, a vitória de Lula seria mais um show humilhante dele, contra a maior aglutinação de poderes, até então criada e jamais vista no Brasil, para tentar vencer uma única pessoa. Em segundo, eles sabem que perdendo, muitos deles terão bastante assuntos para acertar com a justiça. Então, uma das possibilidades desse cerco estar se desmoralizando, pode ser a incompetência da oposição que é tão flagrante, que leva para o abismo todo aquele que, não sendo da área política, acabam pagando o pato pelo desconhecimento mais profundo da questão.

  11. Bem lembrado

    Poucos sabem o que é a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) onde imaginam culpar Dilma. Ela segue determinações que estão na Constituição, mas renovadas a cada ano. Infelizmente, diz que a prioridade no orçamento é o pagamento de juros da divida aos banqueiros. Na de 2016, depois de apreciada pelo congresso, Dilma vetou a maldade direitista contra o Bolsa Família na lei. Também vetou a inclusão de parágrafo que impedia o BNDES de fazer emprétimos a investimentos ou obras no exterior, o que favorecia concorrentes externos, prejudicando nosso setor exportador. A mídia não contou corretamente a atuação desses velhacos entreguistas, eles são sócios. Se, o povo entenderia melhor quem são os ladrões.

  12. PASSEATA BRANCA

    Bem, acredito que há razões para os dois lados do povo se univerem contra o que está posto, pela midia e partidos oporutnistas. Deveríamos criar uma passeata apartidária, pois acredito que uma maioria dos dois lados é contra o golpe e contra a corrupção. Quem é contra o golpe, aparenta ao outro lado ser conivente com a corrupção. Quem é contra a corrupção do outro  lado aparenta conivência com o golpe. Creio que a maioria dos dois lados é contra o golpe e contra a corrupção. Se criarmos um movimento, sem cor, nem partido, todos de branco. Com escritas “contra o golpe” e “contra a corrupção”, para o dia 21 de abril de 2016, tenho certeza que colocaríamos a maioria da população do mesmo lado. O que está ocorrendo hoje, é que estão colocando a situação como se fosse, partido A contra partido B, assim aqueles que não fazem uma leitura correta do que está ocorrendo, acabam fazendo opção pelo voto realizado em 2014.”VOCÊS PODEM ATÉ DIZER QUE SOU UM SONHADOR, MAS TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE NÃO SOU O ÚNICO”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador