Os fundamentalistas, a Bíblia e o “direito”… a assassinar? Por Jean Wyllys

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sugerido por Hugo 1

Por Jean Wyllys

Da CartaCapital

O deputado Peninha (PMDB-SC), integrante da “bancada da bala”, pretende aumentar a circulação de armas no país e usa a Bíblia para pregar o assassinato

A abolição da pena de morte é um marco civilizatório, embora alguns estados ainda a pratiquem — e muito embora, no Brasil, como tantas outras hipocrisias do nosso sistema, ela seja formalmente ilegal, mas costumeiramente aplicada pelas polícias, sem sequer acusação, defesa, julgamento e condenação. O Brasil é signatário de tratados internacionais que proíbem a pena de morte e, por isso mesmo, é alvo de sanções por parte dos organismos internacionais encarregados de fazer cumprir esses tratados: pela persistência das execuções sumárias praticadas pela polícia no vácuo da legalidade. É por isso que existe hoje na Câmara dos Deputados uma CPI (da qual faço parte) que investiga o extermínio da juventude negra e pobre, alvo predileto das execuções ilegais.

Apesar disso tudo, e por incrível que pareça, os fundamentalistas do novo congresso House of Cunha, ignorando o Estado de Direito, no seu empenho por levar o Brasil de volta para a Idade das Trevas, querem legalizar os homicídios hoje praticados na ilegalidade. O deputado Peninha (PMDB-SC), integrante das bancadas “da Bíblia” e “da Bala” e autor de um projeto de lei que pretende aumentar a circulação e o uso de armas no país (um incentivo ao aumento da violência e da morte num país que já tem muito de ambas as coisas), fez nessa semana um post assustador, com uma imagem de um revólver em cima de uma Bíblia com a seguinte legenda: “Bandido bom é bandido morto”.

O que este fundamentalista defende é algo ainda pior que a legalização da pena de morte: ele está convidando as pessoas a matar — e o “Não matarás”? Ele justifica citando uma passagem do Antigo Testamento: “Se o ladrão for achado roubando e for morto, o que o feriu não será culpado do sangue” (Êxodo 22:2).

Uma das coisas que causa estranhamento é o uso do Êxodo. Primeiro, por ser o segundo livro mais antigo do Pentateuco (nome dado aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, que a tradição judaica atribui a Moisés); trata-se de um texto anterior à existência de um sistema judiciário, código penal, dos exércitos regulares, polícias e de prisões, tudo aquilo que este deputado e a bancada da Bala e da Bíblia defendem.

O que se coloca aqui? Defende-se as polícias ou a justiça pelas próprias mãos? Código Penal ou Lei de Talião? Se a defesa for desta última, deveriam, por coerência, parar de apresentar projetos de redução da maioridade penal, de novas tipificações de crimes hediondos, e coisas do tipo. Rasga-se a lei, decreta-se o fim do judiciário e das polícias e voltamos todos aos tempos bíblicos. Segundo, o Êxodo faz parte de um código amplo de regras destinadas a um povo específico no meio do deserto: o povo hebreu. Tem regras sociais, culturais, religiosas e até dietéticas. Poderíamos pegar uma lei do Código Penal Brasileiro e dizer que não vamos cumpri-la porque não gostamos dela? Claro que não. Bom, para o Pentateuco vale o mesmo, ainda mais que a bancada da Bíblia diz que é a palavra de Deus e não pode ser modificada. Ou se cumpre tudo, ou não é bem assim que a banda tem que tocar. Cumprir tudo significa não só não misturar linho com seda ou não comer camarão, mas fazer todos os sacrifícios animais previstos no texto –esses que os fundamentalista condenam quando querem injuriar o povo de terreiro.

Salta aos olhos a “seletividade” da citação. Como também, a “seletividade” das leis, dos homens e de Deus.

Se o deputado Peninha e seus comparsas fundamentalistas quiserem levar a sério, na nossa época e com tanta literalidade, a passagem 22:2 do Êxodo, ele deveria também fazer menção ao horário permitido para “matar o ladrão”. Pois é: na passagem seguinte, 22:3, o Êxodo diz que se o ladrão for morto “depois de nascer o sol”, será considerado homicídio. Aí não pode! Nesse horário, o certo é obrigar o ladrão a devolver o roubado e, se ele não fizer, vendê-lo como escravo para pagar pelo roubo. Será que o deputado Peninha também vai defender a venda de ladrões como escravos? Ele vai propor, para isso, a revogação da lei Áurea? Claro que não, da mesma forma que eles usam o Levítico para injuriar os gays, mas nada dizem sobre as passagens do Levítico que proíbem comer frutos de mar.

Mas a seletividade não acaba aí.

Peninha esquece, como cristão que ele afirma ser, as lições de Jesus Cristo quanto ao amor e ao perdão e seus ensinamentos, que contradizem a interpretação que pessoas cheias de ódio, como ele, fazem de alguns trechos do Antigo Testamento, como a passagem do Êxodo que ele cita. Aliás, Jesus foi executado em sua época por gente como esse deputado. Foi executado junto a dois ladrões (Mateus, 27:38). De fato, o Antigo Testamento, considerado “a lei morta de Moisés”, foi proibido pela igreja e a simples leitura dele era considerada uma heresia, condenada (outra vez) com a pena de morte, executada nas fogueiras da Inquisição. Os falsos profetas das igrejas fundamentalistas neopentecostais voltam ao Antigo Testamento apenas para resgatar passagens isoladas, fora de contexto, mal contadas e pior compreendidas, para justificar seus discursos de ódio, seus projetos medievais e, enquanto isso, continuar enriquecendo.

Será que a pena de morte para os ladrões que o deputado Peninha propõe vai valer, também, para os pastores ladrões, esses que ficam milionários tirando dinheiro do bolso dos fieis, praticando o charlatanismo e participando em todos os esquemas de corrupção?

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Peninha (PMDB-SC),

    “Peninha (PMDB-SC), integrante da “bancada da bala”, pretende aumentar a circulação de armas no país e usa a Bíblia para pregar o assassinato”:

    Hei, eu ja conheco isso!

    Ele fala ingles sem sotaque, nao fala?

  2. A melhor resposta

    Os fundamentalistas proclamam a necessidade de seguir a Bíblia à risca. Referem-se tanto ao Novo Testamento quanto ao Velho Testamento. A melhor resposta é a que um estadunidense deu à fundamentalista Laura Schlessinger:

    “Cara Dra. Laura,
    Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.
    Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como seguí-las:
    a. Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?
    b. Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?
    c. Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
    d. Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?
    e. Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?
    f. Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?
    g. Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
    h. A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?
    i. Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? [as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco]
    j. Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19 porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliéster). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?
    Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo e fã ardoroso.

    O que os fundamentalistas brasileiros responderão?

  3. Alguém precisa avisar ao

    Alguém precisa avisar ao nobre deputado, que foi realizado um plebscito onde a maioria da população votou contra a proibição da venda de armas!!!

    Hoje o cidadão de bem que quer ter uma arma, é impossibilitado de conseguir o porte, e o governo dificultou ainda mais a renovação.

    Enquanto isso só no Rio de Janeiro, foram aprendidos nos primeiros 122 dias do ano, 123 fuzis, sendo que uns 35 foram de AK47, na mão de bandidos!!!

    Hoje apenas bandidos tem acesso livre e andam impunemente armados!!!

    Aconteceu um caso na Praia Grande o absurdo de um cidadão, ao ser assaltado, no carro com o filho e a esposa, trocar tiros com os bandidos, matar um deles e ferir outro, e ele ser preso, e depois a esposa tbm foi presa, pois não apresentaram a arma….

    Alguma coisa está muito errada nesse país!!!

    1. Argumente, caro, mas não

      Argumente, caro, mas não invente. Bandidos são bandidos e sempre existirão. Não podem ser tomados como exemplo. E só andam “livremente” até quando não são pegos. 

      Se a Pena de Morte for apresentada para o público decerto será aprovada. Idem para o esquartejamento de marginais em praças públicas. Isso é instrumentalizar a indignação pública para institucionalizar práticas medievais.

      Se for cidadão de bem para que ter uma arma? Não seria razoável buscar outras medidas como a prevenção? O que vai ocorrer se houver a liberação é muita festa no cafôfo da bandidagem porque sabem que terão sempre um arsenal a sua disposição. 

      Se armas fosse remédio para a violência os Estados Unidos seriam um “éden”. 

       

    2. Concordo. É lícito ao cidadão se defender.
      O cidadão deve ter o direito de defesa assegurado contra um agressor, seja um criminoso ou o governo. Se não me engano a quinta emenda da Constituição dos EUA tem o objetivo de assegurar a defesa do cidadão contra a opressão do colonizador, a época Inglaterra.
      Como o cidadão não pode portar armas, este é a presa indefesa e certa do bandido e do servidor público descontrotado ou sob comando mas autorizado ao porte de armas.
      Chegamos ao absurdo da discriminação onde o cidadão com uma carabina de pressão ser visto como criminoso.
      O grande erro do Congresso no governo Lula foi essa orquestração em desproteger o cidadão de bem, mesmo a contra vontade do povo. Tah parecendo muito com a PL4330. Se a presidente não vetar é capaz de recebermos isso também goela abaixo.

  4. A interpretacao de Exodus

    A interpretacao de Exodus 22:2 em relacao noite/dia tem uma interpretacao mlhoer de que se o ladrao entra na sua casa e vc o mata em defesa propria, nao eh considerado crime (noite), mas de dia, apos consumado o crime a vitima procurar o ladrao, eh considerado homicidio.

     

  5. Nunca um Congresso espelhou

    Nunca um Congresso espelhou tanto a “cara” de um país(ou de boa parte dele). Involuímos uns trinta anos. 

    Como se conceber ao menos se debater essa possibilidade de alteração no que tange ao porte de armas? 

    Que coisa mais absurda!

     

     

  6. Os dez mandamentos…

    Quem se diz cristão evangélico deveria lembrar dos “DEZ MANDAMENTOS” “NÃO MATARÁS” e é amplo em todos os sentidos…para todos os reinos… esqueceram disso? e o mstre socialista Jesus  não perdou o ladrão? aceitou a prostitutas e etc ?…vivia no meio das minorias oprimidas… perfeitos ignorantes,intolerantes cegos em todos os sentidos…

  7. Os dez mandamentos…

    Quem se diz cristão evangélico deveria lembrar dos “DEZ MANDAMENTOS” “NÃO MATARÁS” e é amplo em todos os sentidos…para todos os reinos… esqueceram disso? e o mstre socialista Jesus  não perdou o ladrão? aceitou a prostitutas e etc ?…vivia no meio das minorias oprimidas… perfeitos ignorantes,intolerantes cegos em todos os sentidos…

  8. Hermenêutica

    Eu desconheço a formação acadêmica do Deputado Jean Wyllys, mas com certeza não deve ser nas áreas de direito, nem teologia, que o capacitem a tecer considerações sobre um texto antigo, produzido por outra cultura, bem distante do nosso contexto brasileiro. Mas, como ele parece buscar um texto para virar pretexto para suas argumentações; eu dou-lhe a sugestão para que estude a hermenêutica do Antigo Testamento e dos demais textos jurídicos da antiguidade.

    1. Já que você parece ser

      Já que você parece ser entendido no assunto diz ai para gente: a hermeneutica justifica o assassinto e a venda de armas?

      1. Opinião

        Nenhuma crença, dogma, doutrina ou cultura é capaz de justificar o injustificável. Eu apenas me referi ao pretexto do Deputado Jean Wyllys ao introduzir o assunto usando um texto da Bíblia. Ele podia usar do Alcorão; do Mahabharata, dos Vedas, do Tao te Ching, ou qualquer outro. Porém, ele quer ofender, ou atingir, ou espetar o presidente da Camara dos Deputados. Eu acho uma pobreza de espirito.

  9. Moisés falou de 10

    Moisés falou de 10 mandamentos e Jesus falou de 2( Mateus 22 vs.34-40, Marcos 12 vs. 28-34 e Lucas 10 vs. 25-27).

    Entendo que somos seres em evolução também olhando pelo lado da religião. Quanto à ciência, acho indiscutível.

    Mas, isso é a teoria. Na prática, cada um entende de acordo com seus interesses.

    O próprio Mestre Jesus ensinou que “aquele que com a espada fere, com a espada será ferido”.

    Bem, quem precisa de armas deve ter motivos. 

    E por falar em mandamentos, qual o mais importante  2 mil anos depois?

  10. TODO O CIDADÃO QUE NÃO TENHA

    TODO O CIDADÃO QUE NÃO TENHA ANTECEDENTES CRIMINAIS DEVE TER O DIREITO A PORTE DE ARMA.

    SE TODOS, QUE REUNISSEM ESTA CONDIÇÃO, ASSIM O FISESSEM EU DUVIDO QUE OS MELIANTES E BANDIDOS PRATICASSEM SEUS CRIMES COM A IMPUNIDADE E A CERTEZA DE QUE NÃO SOFRERIAM AS CONSEQUÊNCIAS PELOS SEUS ATOS, NO MOMENTO EM QUE OS PRATICASSEM.

    SOU A FAVOR DO PORTE DE ARMA PARA CIDADÃOS DE BEM.

    E QUE SE EXPLODAM OS HIPÓCRITAS E MANSOS QUE ACEITAM A IMPOSIÇÃO DA VONTADE DA SOCIEDADE DO CRIME, QUANDO SABIDAMENTE O ESTADO NÃO TEM CONDIÇÕES PARA DAR A SEGURANÇA DE QUE TANTO PRECISAMOS.

  11. Adorei as referências a esses

    Adorei as referências a esses pastores ladrões e enganadores do povo . Sem generalizar, mas uma boa parte deles tinha q estar e nas prisões, por roubo  e charlatanismo. E inaceitável que os absurdos que fazem sejam tolerados. Cadeia para esses pastores pilantras.

  12. Por enquanto, o “direito de

    Por enquanto, o “direito de assassinar” só existe para os …. bandidos! Tipo aqueles que queimam dentista porque não tem mais de R$ 30,00 no consultório ou dão tiro na cabeça do jovem que está chegando (da aula) em casa! Esses “anjinhos” com certeza não precisam registrar a arma,   pagar trocentas taxas e convencer o delegado da necessidade do porte! Demagogia pouca é bobagem!

  13. E contra o extermínio dos

    E contra o extermínio dos taxistas, dos frentistas, dos caminhoneiros, dos bancários, dos vigilantes, dos policiais???!!! Nenhum “movimento”???!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador