Os Grupos de Diálogo de David Bohm como caminho para superação de conflitos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Os Grupos de Diálogo de David Bohm como caminho para superação de conflitos

Ruben Bauer Naveira

Pode-se falar da vida de David Bohm (1917-1992) pelo prisma acadêmico (um dos maiores físicos quânticos de todos os tempos) ou político (foi perseguido pelo macarthismo), mas prefiro enaltecê-lo como o grande humanista que foi. Bohm deixou como legado para a Humanidade a sua metodologia dos grupos de Diálogo, ainda não compreendida decorridos mais de trinta anos, e necessária mais do que nunca nesses tempos tormentosos que atravessamos.

“Diálogo”, no senso comum, significa conversa, mas no sentido que Bohm o emprega (nota: usaremos a palavra Diálogo, inicial maiúscula, somente no sentido de Bohm) é um modo específico de conversação que a imensa maioria das pessoas não emprega… nunca. Ou seja, se poderia dizer que se trata um modo anti-natural de conversação – na medida em que “natural” seja somente o nosso modo habitual de conversarmos uns com os outros, que fazemos instintivamente e tomamos como o único possível.

Senão, vejamos: o que acontece quando, ao conversarmos, nos é dito algo de que discordamos? Continuamos a ouvir? Não. Nós ou interrompemos para de pronto manifestar nossa discordância, ou então começamos a ensaiar mentalmente uma contra-argumentação para quando chegar a nossa vez de falar – só que aí direcionamos nossa atenção para a nossa própria “voz interior” (o nosso pensamento), não mais para aquilo que continua a ser dito. Interromper, ou começar a pensar naquilo que iremos falar enquanto o outro ainda está falando, nos são coisas tão instintivas, tão naturais, que quase ninguém conseguiria não fazê-las mesmo se assim o quisesse.

Se assim é, não se poderia então dar instruções às pessoas sobre como conversar por esse modo específico que Bohm chama de Diálogo? Não, não se pode. O Diálogo não tem como ser descrito ou explicado, porque somente pode ser aprendido na experiência. Só se aprende a dialogar dialogando.

O Diálogo pode ser empregado em toda e qualquer conversação. Bohm, contudo, o viu como ferramenta para uma superação construtiva dos conflitos, por mais graves que sejam. Por exemplo, os chamados Acordos de Oslo entre palestinos e israelenses foram obtidos em grupos de Diálogo (ainda que tais acordos tenham sido posteriormente destruídos por aqueles que não tomaram parte no Diálogo). Ou ainda, o seguinte artigo discorre sobre os processos (estes, bem-sucedidos) de conciliação nacional na África do Sul e na Guatemala (ainda que o autor enfatize um outro instrumento, os cenários; no caso da Guatemala, o Diálogo está melhor abordado neste outro artigo).

O Diálogo é especialmente indicado para o tratamento de problemas complexos, porque problemas complexos são necessariamente considerados de formas diferentes pelas diferentes pessoas envolvidas, e assim os inevitáveis choques entre essas múltiplas perspectivas são também uma espécie de conflito, mesmo que inexistam animosidades de natureza pessoal.

O Diálogo acontece por meio de uma paulatina “dissolução” das individualidades na coletividade, com surgimento de um “ser” coletivo (o grupo). Essa dissolução conduz não a uma cessação dos conflitos mas, paradoxalmente, ela leva a um aprofundamento desses conflitos. Isso porque o conflito já não é mais entre as individualidades daquelas pessoas, e sim apenas entre os pensamentos delas (é isso mesmo: o método propicia uma dissociação entre as pessoas e os seus pensamentos). A partir daí, a exploração dos conflitos permite tomá-los como diversidade, a ser aproveitada pelo grupo como um rico manancial para a construção de soluções inovadoras. No final das contas, aquele que “descobre” a inovação que solucionará o problema não será ninguém em particular, mas o grupo como um todo.

Essa transição do individual para o coletivo é tudo menos abrupta: de uma forma sutil – e que necessariamente toma tempo – o próprio processo do dialogar vai aos poucos “assumindo controle”, como se dotado de vida própria fosse. É quando os resultados começam a ser colhidos pelo grupo como se espontaneamente brotassem.

Ouvir mais, Falar menos

A chave para essa passagem consiste na instauração de uma primazia do ouvir (a coletividade como referência última para a conversação) com arrefecimento do falar (as individualidades, e sua expressão, como as referências para a conversação).

O nosso modo costumeiro de conversação é tomado como o único possível porque nós já nos encontramos tão condicionados à primazia do falar sobre o ouvir que sequer imaginamos que poderia ser o contrário. Mas, ao longo da História, foi o contrário, com essa primazia do falar tendo se firmado apenas mais recentemente.

Pensemos na vida numa aldeia medieval. O que era o “mundo” para o aldeão? Era sua aldeia, sua família, seus costumes e tradições, a natureza circundante… e mais nada. A individualidade do aldeão (sua vida interior) provinha por completo desse seu mínimo mundo exterior. Ele não necessitava de muita autonomia, mesmo porque não teria para onde expandi-la, lhe faltariam referenciais para tanto.

Eis que surge um novo personagem, o comerciante medieval, que necessitava viajar para comprar mais barato e vender mais caro os seus artigos. Ao se deslocar, ele entrava em contato com novas realidades, mundos desconhecidos, onde costumes estranhos lhe pareciam desprovidos de sentido e de história. Ele necessitava encontrar meios de se “encaixar” nesse novo mundo, no qual, para ser bem sucedido, a sua individualidade e a sua autonomia lhe seriam cada vez mais preciosas. Ia ele assim se dissociando das suas raízes, sem tampouco fincá-las nesse seu “mundo novo”, um mundo que lhe parecia cada vez mais neutro e exterior: uma emancipação da individualidade. Cada vez mais o seu referencial de vida seria buscado interiormente, na sua individualidade singular.

Nas sociedades atuais o significado da vida de cada um provém de dentro, dessa sua individualidade singular. É devido a isso que, nas conversações, somos movidos muito mais pela necessidade de nos expressar perante os demais do que pelo desejo de ouvi-los.

Diálogo, no fundo, não é a descoberta de algo inédito, mas o resgate de uma sabedoria do viver humano há muito tempo esquecida, e que hoje em dia somente subsiste em sociedades tribais:

Obviamente ninguém advogará por uma regressão à vida tribal. Mas podemos (re)aprender a dialogar, algo que se encontra enclausurado na nossa natureza mais profunda – desde que nos disponhamos a uma reconexão com ela.

Conexão e Física Quântica

Conexão é uma ideia cara a Bohm. Numa obra até hoje referencial para a Física Quântica, A Totalidade e a Ordem Implicada, Bohm estabeleceu uma teoria do Universo que distingue duas realidades, a “ordem implicada” (no sentido de implícita) e a “ordem explicada” (no sentido de explícita). A ordem implicada é o mundo quântico das partículas subatômicas, ao qual não temos acesso. Já a ordem explicada é a realidade tal qual a conhecemos, com pessoas, árvores, bichos, pedras, estrelas, planetas etc. etc.

A ordem implicada abrange a Totalidade (Wholeness) do Universo – por isso o título do livro. Ao nível das partículas subatômicas, tudo no Universo é completamente interconectado, não existindo nada que possa ser chamado de uma “parte independente”: cada partícula pode, potencialmente, deter informação a respeito de todas as demais partículas, ainda que à distância de galáxias.

A Totalidade é descrita por Bohm como um todo indivisível, dotado de total coerência, preenchido por completo por campos de energia e informação que se movem em fluxo perpétuo e que, nesse movimento, compõem infinitas formas. Tomemos como analogia o fluxo de um rio, em que também há infinitas formas: ondulações, torvelinhos, respingos etc. Cada uma dessas “partes” não existe em si, elas somente existem com relação à totalidade do fluxo d’água do rio.

A ordem explicada (a realidade que se manifesta perante os nossos sentidos) são essas formas constituídas pelo fluxo da ordem implicada, ou seja, das partículas subatômicas. Com efeito, tudo no Universo é composto de partículas subatômicas. Um dia todos nós iremos morrer, nossos corpos irão se decompor, mas as partículas que nos constituem não irão desaparecer, elas tomarão parte em novas formas. O mesmo ocorre com as estrelas, as montanhas, os animais, as plantas e com tudo o mais no Universo. Tudo isso são variadas formas que, em relação à Totalidade (a ordem implicada), contam com uma autonomia apenas relativa (apesar da nossa ilusão de que cada um de nós seja estanque, separado, uma unidade em si e por si). As partículas que constituem tais formas, que são para nós as “partes” do mundo, ciclicamente se dissolvem na ordem implicada e se re-cristalizam como novas formas de autonomia relativa.

Como nós não temos acesso ao mundo das partículas subatômicas, nós não temos como verificar nada disso – a não ser em casos extremamente raros e considerados inexplicáveis, como o do cachorro que, no exato momento em que sua dona, a quilômetros de distância, toma a decisão de regressar para casa, invariavelmente “fica sabendo” disso e se desloca até a porta para esperá-la (conforme documentado neste vídeo, legendado em inglês).

Bohm teve o seu insight ao assistir na TV a um experimento da BBC britânica: dois cilindros de vidro concêntricos eram colocados um dentro do outro e o espaço entre eles preenchido com glicerina, que é um fluido translúcido e muito viscoso. Uma gota de tinta insolúvel era então pingada na glicerina. Ao ser girado o cilindro externo, a gota de tinta ia aos poucos sendo “esticada” tomando o formato de um fio cada vez mais fino até finalmente desaparecer da visão – como se houvesse sido diluída na glicerina. Mas, ao se girar de volta o cilindro, a tinta (que sempre esteve lá, apenas não podia mais ser vista), reaparecia na forma de linha fina que ia aos poucos “encurtando” e ganhando espessura, até voltar ao seu formato original de gota na exata posição em que fora pingada.

Aquela gota de tinta havia sido “envolta” (enfolded) e depois “des-envolta” (unfolded) pela glicerina. Bohm então compreendeu que o movimento perpétuo de fluxo da ordem implicada, ciclicamente, envolve e des-envolve “partes” que, quando des-envoltas, constituem a ordem explicada. Cada uma das “partes”, a um só tempo, por um modo des-envolto expressa sua autonomia e afirma a sua individualidade singular, enquanto que por um modo implicado opera como parte integrada e dependente do Universo na sua totalidade.

Diálogo e Pensamento Coletivo

Para um físico quântico não é difícil conceber os pensamentos como configurações de interrelacionamentos entre partículas subatômicas (já um neurofisiologista é capaz de descrever em termos físicos um dado estado mental, por exemplo um pensamento, como uma reconfiguração das interconexões nas redes de neurônios do cérebro).

Ademais, as partículas subatômicas podem ser descritas tanto como entes materiais quanto como manifestações energéticas – imateriais, assim como os pensamentos.

Bohm chegou ao Diálogo ao ver os pensamentos individuais (aos quais se tem acesso) como as “partes” da ordem explicada, com autonomia apenas relativa – ou seja, dependentes – em relação a sucessivos níveis implicados de “pensamento coletivo” (aos quais não se tem acesso). O Diálogo seria então um método para a investigação e descoberta desse pensamento coletivo, oculto a nós mas que condiciona os nossos pensamentos individuais.

Vamos a um exemplo, a mobilidade urbana. Em cada grande metrópole do planeta, o perfil da mobilidade urbana resulta das escolhas dos indivíduos daquela sociedade para sua locomoção (lógico que uns têm maior poder de escolha do que outros). Esse perfil varia bastante conforme a sociedade em questão, ou seja: ele varia conforme a incidência dos condicionamentos culturais locais (pensamento coletivo) sobre as escolhas (pensamentos) individuais.

A figura a seguir reúne flagrantes do perfil de mobilidade urbana na Alemanha (onde há maior consciência ecológica), China (onde há maior subordinação dos indivíduos aos ditames da sociedade), Estados Unidos (onde se espera que todo mundo tenha carro) e Brasil (onde o transporte individual por carro é símbolo de distinção social). O leitor seguramente não necessita de legendas para distinguir cada um deles:

A cultura, que condiciona o comportamento (e o pensamento) das pessoas, compõe assim o pensamento coletivo. Ocorre que, como não detemos consciência da maior parte dos condicionamentos culturais a que estamos submetidos, nós somente conseguimos discernir aquelas características mais evidentes da cultura (como por exemplo essas sobre mobilidade urbana). Algo como a “ponta do iceberg”:

Todas as convivências humanas geram acomodações comportamentais coletivas – ou seja, culturas – que passam a incidir sobre o pensar das pessoas. Mesmo uma relação afetiva a dois gera uma micro‑cultura (o “casal”) que afeta a ambos (isso é facilmente percebido sempre que uma pessoa encerra um relacionamento e ingressa em outro). O mesmo se pode dizer das famílias, e assim por diante. Cada um de nós, imerso em uma multiplicidade de convivências (família nuclear, família expandida, ambiente de trabalho, empresa, círculos de amizades, redes sociais na web, vizinhança, cidade, país etc.) não tem como se manter à margem dos efeitos desses pensamentos coletivos.

O Diálogo é um modo de conversação em grupo voltado à investigação e descoberta de pensamento coletivo, num esforço que requer perseverança e tempo. Somente quando trazido à tona, ou seja, tornado consciente no grupo, o pensamento coletivo se aperfeiçoa, com reforço dos seus aspectos positivos e reversão dos seus aspectos deletérios. É quando os conflitos são transcendidos de forma inovadora, trate-se de conflitos derivados das diferentes leituras de um problema complexo pelas diferentes pessoas, trate-se de conflitos propriamente ditos.

O processo do Diálogo é gratificante porém árduo, na medida em que demandará engajamento psíquico dos participantes. Mas o principal obstáculo ao sucesso de um grupo de Diálogo reside em como as pessoas se relacionam com o tempo. Se a minha experiência ao longo de vinte anos como facilitador de grupos de Diálogo me mostrou algo foi que pessoas incapazes tanto de relaxar o controle que elas acreditam poder exercer sobre o tempo, quanto de, ao contrário, permitir-se deixar o tempo agir sobre elas, acabarão por se mostrar também incapazes de suportar o processo do Diálogo pelo tempo necessário a auferir seus resultados.

Para os interessados em orientações metodológicas recomenda-se a leitura dos textos de William Isaacs, do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Ruben Bauer Naveira tem 52 anos, é pai de dois filhos, tricolor de coração e cidadão brasileiro.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Texto
    Texto interessantíssimo!
    Curiosamente semana passada tive que chamar a atenção por três vezes de um amigo coxinha. Ele estava rebatendo argumentos não utilizados.
    Vc fala uma coisa o cara responde outra que não tem qualquer relação com o que foi dito por vc.
    Difícil e aparentemente é a regra!

  2. Brilhante, Nassif.
    Se

    Brilhante, Nassif.

    Se possível, mantenha por mais tempo essa informação no Blog. É imprescindível à reflexão. Mantenha acesa essa chama. Pode vir a ser uma  ferramenta de educação política das mais promissoras.

    “O Diálogo acontece por meio de uma paulatina “dissolução” das individualidades na coletividade, com surgimento de um “ser” coletivo (o grupo). Essa dissolução conduz não a uma cessação dos conflitos mas, paradoxalmente, ela leva a um aprofundamento desses conflitos. Isso porque o conflito já não é mais entre as individualidades daquelas pessoas, e sim apenas entre os pensamentos delas (é isso mesmo: o método propicia uma dissociação entre as pessoas e os seus pensamentos). A partir daí, a exploração dos conflitos permite tomá-los como diversidade, a ser aproveitada pelo grupo como um rico manancial para a construção de soluções inovadoras. No final das contas, aquele que “descobre” a inovação que solucionará o problema não será ninguém em particular, mas o grupo como um todo.”

    Resumo da ópera: Tudo se resolve no coletivo! E possivelmente de modo civilizado. Dialética em estado puro!

    Mas, vá dizer isso pra um Reinaldo, pra um Constantino, pra um WW dos Marinho, pra um determinado rentista, pra um determinado juiz ou pra um banqueiro… (preconceitos de minha parte?)

    Seja como for, valeu, GGN.

    Algumas observações:

    1- “O Diálogo pode ser empregado em toda e qualquer conversação. Bohm, contudo, o viu como ferramenta para uma superação construtiva dos conflitos, por mais graves que sejam.”

    Nesse sentido, há alguma possibilidade de diálogo ou solução pacífica em situação não de conflito, mas, sim, de confronto aberto? E não seria esse o caso da luta pela hegemonia mundial que fomentou e apoiou moralmente o golpe de Estado na Ucrânia e que abre precedente para o acirramento definitivo de uma perigosíssima e derradeira conflagração mundial?

    2- Embora correndo o risco de repetir o texto, entendo que haja o diálogo uma das premissas fundamentais é a motivação. O que por sua vez jamais existirá sem a firme convicção de que o embate de ideias (contrárias) sempre resultará numa síntese ou num consenso necessariamente em nível mais culto, mais humano e mais elevado que as teses ou argumentos iniciais. E mais, nada disso poderá ser alcançado sem a firme decisão em suprimir temporariamente ou em abolir as resistências ou os preconceitos em relação às ideias contrárias, do outro.

    Enfim, o tempo passa e a maiêutica de Sócrates continua irreparável.

    Tese: Karl Marx

    Antítese: Hitler

    Síntese? … Bumm!? Haverá ainda uma síntese possível? Respondam aqueles que ainda tiverem o poder do diálogo.

    Ou… será que na delicadíssima [e ferocíssima] conjuntura atual, apenas um dos termos [ou a tese ou a antítese!], prevalecerá?  Parece que com o fim da URSS a referida luta pela hegemonia mundial tornou-se inexorável, irreversível, e já extrapolou o universo da política ou qualquer possibilidade de negociação, ou não? Entendo que com a globalização tentaram desmontar a China. Deram com os burros n’água! O que querem mais?

    Lembrei-me do “Consenso” de Washington [consenso?]; esse mesmo, o pai ideológico do neoliberalismo efeagacênico.

    Brilhante, Nassif.

    Se possível, mantenha por mais tempo essa informação no Blog. É imprescindível à reflexão. Mantenha acesa essa chama. É ferramenta de educação política das mais promissoras.

    “O Diálogo acontece por meio de uma paulatina “dissolução” das individualidades na coletividade, com surgimento de um “ser” coletivo (o grupo). Essa dissolução conduz não a uma cessação dos conflitos mas, paradoxalmente, ela leva a um aprofundamento desses conflitos. Isso porque o conflito já não é mais entre as individualidades daquelas pessoas, e sim apenas entre os pensamentos delas (é isso mesmo: o método propicia uma dissociação entre as pessoas e os seus pensamentos). A partir daí, a exploração dos conflitos permite tomá-los como diversidade, a ser aproveitada pelo grupo como um rico manancial para a construção de soluções inovadoras. No final das contas, aquele que “descobre” a inovação que solucionará o problema não será ninguém em particular, mas o grupo como um todo.”

    Resumo da ópera: Tudo se resolve no coletivo! E possivelmente de modo civilizado. Dialética em estado puro!

    Mas, vá dizer isso pra um Reinaldo, pra um Constantino, pra um WW dos Marinho, pra um determinado rentista, pra um determinado juiz ou pra um banqueiro… (preconceitos de minha parte?)

    Seja como for, valeu, GGN.

    Algumas observações:

    1- “O Diálogo pode ser empregado em toda e qualquer conversação. Bohm, contudo, o viu como ferramenta para uma superação construtiva dos conflitos, por mais graves que sejam.”

    Nesse sentido, há alguma possibilidade de diálogo ou solução pacífica em situação não de conflito, mas, sim, de confronto aberto? E não seria esse o caso da luta pela hegemonia mundial que fomentou e apoiou moralmente o golpe de Estado na Ucrânia e que abre precedente para o acirramento definitivo de uma perigosíssima e derradeira conflagração mundial?

    2- Embora correndo o risco de repetir o texto, entendo que haja o diálogo uma das premissas fundamentais é a motivação. O que por sua vez jamais existirá sem a firme convicção de que o embate de ideias (contrárias) sempre resultará numa síntese ou num consenso necessariamente em nível mais culto, mais humano e mais elevado que as teses ou argumentos iniciais. E mais, nada disso poderá ser alcançado sem a firme decisão em suprimir temporariamente ou em abolir as resistências ou os preconceitos em relação às ideias contrárias, do outro.

    Enfim, o tempo passa e a maiêutica de Sócrates continua irreparável.

    Tese: Karl Marx

    Antítese: Hitler

    Síntese? … Bumm!? Haverá ainda uma síntese possível? Respondam aqueles que ainda tiverem o poder do diálogo.

    Ou… será que na delicadíssima [e ferocíssima] conjuntura atual, apenas um dos termos [ou a tese ou a antítese!], prevalecerá?  Parece que com o fim da URSS a referida luta pela hegemonia mundial tornou-se inexorável, irreversível, e já extrapolou o universo da política ou qualquer possibilidade de negociação, ou não? Entendo que com a globalização tentaram desmontar a China. Deram com os burros n’água! O que querem mais?

    Lembrei-me do “Consenso” de Washington [consenso?]; esse mesmo, o pai ideológico do neoliberalismo efeagacênico.

    1. Prezado Sr. Mário Alves,

      Em atenção às suas duas perguntas, lhe digo que os participantes de um grupo de Diálogo precisam querer construir juntos algum denominador comum – do contrário, eles sequer se sentarão juntos para conversar.

      Por exemplo, no caso da conciliação nacional na África do Sul para superação do refime do apartheid, todos tinham muito a perder caso a conciliação fracassasse, e a transição se efetuasse de forma sangrenta (como aconteceu no país vizinho, Zimbábue). A maioria negra queria salvaguardar o estágio de desenvolvimento já alcançado pelo país (um dos mais desenvolvidos, senão o mais, no contexto africano). E a minoria branca queria resguardar sua pele e suas propriedades.

      No caso do Brasil de hoje, teria que haver tanto predisposição para uma conciliação quanto – e esse é o requisito que mais fará falta – que a maior parte da população se sentisse representada pelos interlocutores.

      Abraços.

       

       

      1. Prezado Ruben Bauer

        Prezado Ruben Bauer Naveira,

        Agradeço imensamente sua gentileza e desprendimento.

        E, sim, quanto à realidade local, tenho notado que a desinformação, a distorção e a respectiva manipulação política de parte da população, especialmente dos mais jovens, cresce assustadoramente, o que, parece, exige ação rápida, e de estadistas, inclusive.

        Claro que parte significativa do ódio veiculado através da Internet decorre mesmo da novidade de poder dizer livremente o vier à cabeça, de processos de autoafirmação e do poder comunicacional próprio desta tecnologia e, talvez, até mesmo, pela postura unilateralmente republicana defendida e praticada pelo Governo Federal, o que, por sua vez, permite a multiplicação da insensatez e de atos de barbárie.  Seja como for, creio, no entanto, que se trate de fenômeno comparável a um movimento de onda e que mais dia menos dia refluirá.

        Assim, qual o diálogo possível? Em qual instância ou instâncias, ou em que fórum, ele deveria se dar? E como você bem observou, com qual motivação real e com quais interlocutores?

        O risco é a inexistência de parâmetros que possam ser úteis para medir quando poderia se dar – naturalmente – tal descenso, especialmente se, a exemplo do que ocorreu na Ucrânia, o grosso da manipulação política estiver mesmo sendo fomentada por interesses e recursos publicamente inconfessáveis, decorrentes de geopolítca externa.

        De mais a mais, não temos certeza de quão significativo e em que grau o referido ódio não decorre de influência externa. Ou, a exemplo do que ocorreu na Ucrânia, e no Brasil em 1964, não temos como comprovar se o grosso da manipulação política atual não esteja sendo fomentado por interesses e recursos alienígenas publicamente inconfessáveis e em decorrência de ações externas criminosas. 

        Já no que tange à realidade global, percebo que o imperialismo chegou a um típico divisor de águas: ou domina tudo, globalmente, ou ruirá terminantemente. De fato, parece já não haver mais circunstâncias  para um diálogo em prol da Humanidade. Tese/antítese, sim, é evidente. Síntese… porém, qual? Onde se escondeu a esperança?

        Tudo de bom, mais uma vez, obrigado,

        Abraço,

        Mário.

        PS.: Considerei formidável o parágrafo que mostra a formação do caráter genérico do comerciante.

         

         

  3. David Bohm é um pensador

    David Bohm é um pensador brilhante, profundo e original. Foi uma das, senão a pessoa, que primeiro identificou a Mecânica Quântica como a evidência de que a natureza é não-local. Isso era tabu na época em que li: The Wholeness and The Implicate Order.

    Toda a Física foi construida a partir de uma Matemática local, o cálculo diferencial e seus desdobramentos na geometria, topologia e álgebra. Ao que tudo indica existe uma cumplicidade misteriosa entre a consiência individual e a linguagem local da Matemática e isto explica a estranhesa e a enorme confusão que se faz, hoje em dia sobre a natureza dos processos quânticos. É certo que a visão que se tem hoje de espaço, tempo e espaço-tempo necessitará de uma profunda revisão que abalará todo um quadro estabelecido de modelos da realidade. Talvez a humanidade terá que aguardar o nascimento de um gênio, que ao partejar uma nova forma de Matemática Não-local tornará a formulação dos fatos que possuimos hoje numa grande unificação…

    Os experimentos que estão saindo dos laboratórios atuais nos mostram fatos estarrecedores: coerência a longa distância sem transmissão de informações, decisões tomadas no futuro que influenciam fatos passados, partículas “Santo Antônio” que ocupam diferentes pontos do espaço e são pontuais, atributos de partículas que podem ser transmitidos sem as mesmas e etc. Tudo indica que o Universo é um gigantesco campo (no sentido matemático do termo) do qual toda a criação à nossa volta e nós mesmos não passa de excitações deste.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador