Os idiotas perderam a modéstia?

Vivemos momentos em que a modéstia, a prudência e o resguardo parecem ter sido deixados de lado.

Poucos souberam ler tão bem o momento em que o Brasil e eles mesmos viviam como Nelson Rodrigues. Cruel e visceral, como só os que têm uma úlcera como companheira podem ser, decretou: “Existem situações em que até os idiotas perdem a modéstia”.

Pois bem, vivemos momentos de um recrudescimento tal da intolerância que parece-me que alguns agentes políticos se acham, se não a salvos de críticas, imunes à suas conseqüências e, assim, se permitem declarações que em momentos de maior cuidado não cometeriam.

O Ministro Joaquim Barbosa resmungando entre dentes, mas não em baixo tom como quem falasse a si, saiu-se com o revelador “Foi por isso mesmo, ora” e desnudou a manipulação das sentenças da AP 470 para garantir a condenação a regime fechado dos réus.

Depois, o Senador e candidato do PSDB às eleições presidenciais de 2014, Aécio Neves, em uma recepção em que era homenageado pela fina flor da plutocracia nacional, provavelmente sentindo-se protegido por estar entre iguais, entregou-nos sua proposta de governo: “Estou preparado para tomar as medidas necessárias, por mais que elas sejam impopulares”. Como não falava a populares e foi aplaudido, é certo que tais medidas não seriam o aumento dos impostos para os ricos.

Agora, outro senador pelo PSDB, Álvaro Dias, em entrevista relâmpago a Noblat nos deixa a todos boquiabertos com a sinceridade da revelação da estratégia de campanha tucana: Ao mesmo tempo, precisamos desconstruir a imagem do governo, alimentando o noticiário negativo com ação afirmativa. A instalação da CPI da Petrobras vai ajudar nessa desconstrução”.

Sem dúvida, vivemos momentos em que parece que a modéstia, a prudência e o resguardo, assim como os pruridos de consciência em 68, foram mandados às favas. E por personagens que podem ser acusados de muitas coisas, mas não de serem idiotas.

Sinais de tempos novamente imprudentes?

Redação

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelo contrario, Sergio, vi a

    Pelo contrario, Sergio, vi a na esquina agorinha mesmo procurando, procurando.

    Foi a modestia que perdeu seus idiotas.

  2. Tem comunistóide ali do lado defendendo o ultra-reaça Putin

    Com toda a certeza, perderam!

    Almerdinhaaaaaaaaaaaa!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      1. A modéstia…

        …. coitada…. morre de inveja e vê a imbecilidade cheia de filhotes…. todos de mãos dadas pela mão direita… e parece sim, Ivan, que ela achou outro…

    1. Fico intrigado com a defesa

      Fico intrigado com a defesa acanhada dos nazistas do Svoboda feita pelo Argola, justo ele, diversas vezes acusado de antissemitismo.

  3. A vergonha, na certeza da impunidade.

    Os idiostas  perderam também a vergonha, na certeza da impunidade e sabedores que, apesar de suas insanidades criminosas, são aplaudidos pela parcela da população que se julga ” elite “. 

    1. Ops!

      Considerem “idiotas” no comentário acima. Desculpem-me, mas acho que estava com uma palavra feia em mente, parecidíssima com ” idi ostas” e que começa com a letra B. 

  4. O Nelsão foi mais incisivo

    O Nelsão foi mais incisivo ainda….

    “Até o século XIX o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar um cadeira do lugar. Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente, não pensava. Os “melhores” pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas. Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas. Nelson Rodrigues

    1. A vida como ela é.

      Muito obrigado, Walker.

      Nelson Rodrigues é maravilhoso em seu sarcasmo ranzinza e depressivo muito mais que em seu reacionário conservadorismo.

      Como explicar melhor o incômodo à beira da repulsa que nossas classes média e alta sentem por qualquer ascensão social das classes pobres?

      De Lula aos rolezinhos.

      Quanto disso não está presente no inacreditado “esquerdismo” de FHC, por exemplo?

  5. Nesse episódio de Joaquim

    Nesse episódio de Joaquim Barbosa em que ele confessa ao vivo o crime de manipulação das sentenças da AP 470 para toda a Nação, através da TV Justiça, o que mais espanta é o silêncio dos idiotas, nada modestos, que o ouviram em silêncio sepucral e que perdura até hoje.

    Foi aí que eu tirei uma conclusão definitiva sobre este país: aqui não há Justiça.

    Mas os idiotas não são somente os Ministros que ouviram Joaquim Barbosa em silêncio. Este silêncio sombreia a todos nós, tornando-nos uma sociedade de idiotas.

    Uma tal sociedade de idiotas que não é capaz de questionar, em alto e bom som, de tal forma a enterrar de vez a candidatura de Aécio Neves, que “medidas impopulares” são essas que o candidato pretende implementar em prejuízo, óbvio, das camadas populares da população e em benefício, óbvio, das elites empresariais, rentistas e privilegiados de toda sorte, invertendo o rumo do Governo Popular que produziu aumento do emprego, da renda do trabalho e da distribuição de renda.

    Resta a esperança de que parcela majoritária dessa sociedade não tenha se idiotizado em definitivo e saiba reconhecer e distinguir com o voto aqueles que implementam medidas efetivas que atendam as demandas concretas dos trabalhadores

     

     

  6. O Sérgio Saraiva, como

    O Sérgio Saraiva, como sempre, muito preciso e arguto. Sem esquecer o estilo de escrita impecável, elegante, mas objetivo. 

    Sim, são tempos imprudentes. Mais: tempos de cinismo. “Ó tempora! Ó Mores!”Falta-nos um Cícero para expressá-lo porque “Catilinas” já os temos aos montes. 

    Tempos nos quais um canal de televisão, uma concessão pública, e ainda mais criada  e sustentada pelo Poder Público, no caso o estado de São Paulo, para disseminar a educação e a cultura, convida para um programa entitulado “Café Filosófico” um ex-cantor de rock frustado para elucubrar por quase três horas sobre o tema “Os deuses embusteiros”.

    E a “vídeo-aula” não poderia apresentar tema mais consentâneo que esse tendo em vista o que veio a seguir: um verdadeiro embuste. Um desequilibrado desfiando baixarias que fariam corar frade de pedra. 

    Refiro-me a TV Cultura e seu mais novo “pensador” Lobão. Recuso-me a mostrar o vídeo porque acato as regras do blogs quanto ao recurso à baixaria e que tais. Quem tiver estômago forte que se aventure.

    https://www.youtube.com/watch?v=GUTIOdcypco

  7. modestia de idiotas

    Sergio Saraiva nos brinda com os melhores exemplos de idiotas nacionais, entretanto não costumo ver modéstia como caracteristica de idiotas. vejo com mais frequência ambição, orgulho, destemperamentos, preconceitos como caracteristicas mais comuns.

  8. A grande verdade é que

    A grande verdade é que vivemos tempos de absoluta mediocridade em termos de pensamento no país.

    Temos uma nova “classe média” que de média não tem nada, são batalhadores que tem que ralar muito para ter uma condição de vida bem mais ou menos, embora possam comprar geladeira duplex e TV de 42 polegadas. Estão mais preocupados com a sobrevivência do que com outras questões filosóficas.

    Já dentre a classe média dita tradicional, há uma reduzidíssima minoria intelectual, dotada de senso crítico e capacidade de discernimento, capaz de enxergar além do Fla-Flu ideológico atual. O restante, ou é leitor da Veja e fica a cada dia mais louco furioso e desconectado da realidade (embora se achem muito inteligentes e bem informados), ou é militonto petista que defende com unhas e dentes até as maiores barbeiragens do governo (também se acham muito bem informados e inteligentes).

    Por fim, a nossa oligarquia ou “elite”, que ainda vive como no século XVIII, trata o país como se fosse uma grande plantation, devendo ser explorado, sugado até o bagaço, para enriquecer os senhores de engenho e permitir que seus filhos estudem e/ou vivam na Metrópole. O sonho de consumo dessa “elite” é viver em NY, Boston ou Chicago (Miami é coisa de classe média), mas é aqui na colônia que ganham seu dindin, então não podem simplesmente largar tudo e se mandar.

    Em comum a todas essas classes, o péssimo sistema educacional, o parco hábito da leitura e do estudo (mesmo ricos não lêem nada, e estudam apenas para passar de ano), a fraca formação moral, a ausência de senso de dever (mas todos cheios de “direitos”), a cultura do oba-oba em que tudo é permitido (ainda vivemos o refluxo da ditadura, o lado oposto do pêndulo), a impunidade absoluta.

    É desse meio que saem nossos políticos e demais dirigentes. Como se vê, boa coisa não pode sair (salvo raras e honrosas exceções).

  9. Aécio também correndo atrás

    http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/2014/04/rosa-weber-manda-aecio-aguardar-sua.html

    Um bando de senadores demotucanos, encabeçado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) resolveram ser inconvenientes e desrespeitosos com a independência entre poderes. Tentaram “encostar a faca no pescoço” da ministra Rosa Weber, do STF, para pressioná-la a julgar ao gosto deles um Mandato de Segurança do qual ela é relatora e é do interesse politiqueiro deles sobre a disputa por CPI no Congresso. Fizeram um inconveniente pedido de audiência à ministra.  Segundo a agenda oficial da ministra, oito senadores pediram para ir “encostar a faca no pescoço”. Apareceram lá com suas equipes de filmagem da TV Globo. Pelo noticiário, a segurança do STF só deixou entrar uma comitiva de três senadores. Portanto, cinco podem ter sido barrados ou desconvidados a comparecer ou algo parecido, não sei ao certo.

     

    Leia mais, no link

     

     

  10. Já perderam a prudência a

    Já perderam a prudência a muito. Sabe por que? Pela omissão do PT e do próprio governo em se defender. A mídia está com eles, o judiciário também, o MPF e MPE idem. Temer o que?

    1.  
      Outra pergunta pertinente é

       

      Outra pergunta pertinente é Temer para que? De que serve um vice Presidente que não defende o governo do qual participa e seu partido sob o qual não tem o menor controle e nem ao menos influência?

       

  11. Idiota é idiota, ontem, hoje

    Idiota é idiota, ontem, hoje e sempre. Como idiota, vê-se (haja espelho) como o herói da superioridade: por isso, sua idiotia é permanente. Não se conhece algum ex-idiota. Aliás, todo idiota é irmão congênito do cretino e do hipócrita. É só buscar nos dicionários suas conceituações e comparar com seus diariamente. Ah, sim, estava esquecendo que todo idiota é arrogante, frívolo e – também – imbecil. Com quantos nos deparamos nos noticiários?

  12. Não sei que exista o intuito

    Não sei que exista o intuito de alguns PSDBistas provocarem ativamente nos seus “posts” cheio de raivas. Por que não vão aos espaços cedidos por Olavo de Carvalho, Reynaldo de Azevedo, a qual serão sempre bem atendidos sempre com os argumentos estreitos, mas cheio de raivas. 

     

    Aqui é um espaço aberto para o diálogo.

     

    Ótimo texto, boa reflexão nesses tempos tão sombrios, cheio de hipocrisias. Realmente para um supremo que tem Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes está aberto o esculacho geral. Péssimo juristas, péssimas pessoas, péssimos cidadãos…

  13. Estive pensando exatamente

    Estive pensando exatamente sobre isso ontem à noite numa lanchonete de um bairro classe média em Olinda (PE) ao escutar uma roda de amigos (jovens). Falava-se sobre tudo de política e economia, mas com pouquíssima propriedade, não por questões ideológicas, mas pela falta de elementos que embasassem o diálogo. Um bate-papo raso e raivoso daqueles que pretenderam a “revolução” de junho/2013.

    E em toda a mazela de um “Brazil que não presta” imagina quais os culpados?

    A mídia e a oposição deram a pauta, o governo e o PT vem perdendo de goleada essa batalha pelo silêncio e convardia.

    De fato, a idiotia nesses tempos bicudos tem se apresentado muito mais ousada e pronunciativa.

  14. O problema do mundo de hoje

    O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas. (Henry Charles Bukowski Junior – poeta alemão)

  15. Discordo

    Acho muito fácil pegar um comentário infeliz, mas só funciona com adversários, ou melhor, inimigos, políticos, para desqualificar a pessoa como um todo e deixar subentendido que é idiota, apesar de dizer no final que não o é.

    Poderia sem problema estender o argumento com a célebre frase da então Ministra do Turismo Marta Suplicy quando confrontada com os problemas nos aeroportos – Relaxe e Goze. No entanto, duvido muito que alguém nesse blog considere a Marta uma idiota.

    Aliás, se entrar um pouco mais fundo na análise do segundo e terceiro exemplos, posso chegar a conclusões bem diferentes do que falta de modéstia de idiotas. O primeiro infelizmente é realmente escandaloso, trata-se afinal da admissão em público por um membro da mais alta corte judiciária do país da manipulação das penas para garantir maior punição para condenados.

    O segundo me parece um falso silogismo por parte do autor do post, decorrente de sua posição ideológica, mas baseado  uma premissa incorreta: “Aécio Neves é tucano (verdadeiro), tucanos só tomam medidas em favor dos mais ricos e contra o resto da população (falso), então medidas impopulares que Aécio Neves for tomar só podem ser em favor dos ricos e contra os pobres (falso).

    Quanto ao terceiro, se formos comparar a declaração de Álvaro Dias com declarações de petistas querendo instalar uma CPI contra a SABESP, veremos que o objetivo desses é exatamente igual ao objetivo daquele. Ou afinal a CPI da SABESP não seria para desconstruir a imagem de boa gestão dos tucanos em São Paulo? Isso faz parte do jogo político em qualquer lugar, não é exclusividade de um ou outro lado do espectro político.

    Os participantes do blog aplaudem esse tipo de post que demoniza o adversário (não, o inimigo) político, mas reclamam quando o outro lado usa a mesma tática. Tirando o nível da linguagem utilizada, mais alto aqui em função de regras impostas pelo Nassif, o teor dos argumentos não difere muito do que se pode encontrar em blogs de oposição ao PT.

    Demonizar o adversário não nos fará avançar um milímetro no caminho do diálogo.

  16. E desde quando idiotas tem

    E desde quando idiotas tem modéstia? E outra: desses nomes que foram citados no artigo qual deles tem modéstia? e qual deles não é idiota? Pra mim quem faz o jogo dos outros, ou se preocupa em destruir o próprio povo e país não pode ser chamado de outra palavra.

  17. “Demonizar o adversário não

    “Demonizar o adversário não nos fará avançar um milímetro no caminho do diálogo.

    Está me parecendo que a última coisa que os inimigos(tucanos idiotizados) querem é o diálogo.

    E para por fim ao diálogo, estão apelando para o judiciário, que faz o jogo deles juntamente com a mídia conhcida por PIG.

  18. Se Aécio for ao segundo

    Se Aécio for ao segundo turno, com chances de ganhar, vou limpar minhas contas bancárias, afinal quem sabe se uma das medidas impopulares não será o golpe nos nossos bolsos.

  19. A vantagem da perda de

    A vantagem da perda de modéstia por parte dos idiotas é que ao colocarem as cartas na mesa obrigam os aproveitadores a tomarem posição sem a possibilidade de uso do bom e velho moralismo como escudo legitimador do abraço a direita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador